You are on page 1of 152

Este trabalho foi desenvolvido por Driade Ashalaye e Swami Paatra Shankara, com dados colhidos a partir de vrios

sites nacionais e internacionais. Esperamos que vocs apreciem a obra. Para mais contatos: eukristi@hotmail.com e swami.shankara@hotmail.com

Xamanismo o conjunto mais antigo de praticas e tcnicas para se entrar em contato com o mundo espiritual e tem sua origem no perodo paleoltico. Sua principal caracterstica a semelhana existente na essncia das prticas de povos muito distantes entre si, muitas vezes separados por continentes e oceanos como, por exemplo, os Esquims e nossos irmos indgenas aqui do Brasil. O xam produto do amadurecimento de um corao. Do amadurecimento do esprito. Somente um corao maduro entra no caminho do xam e, uma vez que se entra, se d conta de que o mesmo caminho, cedo ou tarde, far com que seu corao desaparea na imensido do corao desse maravilhoso universo. A palavra Shaman, originria na tribo tungus da Sibria, aplica-se tanto a homens quanto mulheres. Atravs de jornadas, um xam vai buscar auxlio e informao para ajudar um paciente, famlia, amigos ou a comunidade.

Os nativos americanos reconhecem o crculo como o principal smbolo para o entendimento dos mistrios da vida. Observaram que ele estava impresso em toda a natureza. O homem olha o mundo atravs dos olhos, que um crculo. A Terra, a Lua, o Sol, os planetas, so todos circulares. Quando um xam construiu uma Roda Medicinal, ele reconstruiu a representao simblica do Universo e da mente Universal. Para o nativo, medicina significa poder, energia vital que est em todas as formas da natureza. Eles tm um conceito de um vrtex (espiral de energia) em movimento.

A Roda significa um crculo ou espiral de gerao de poder, debaixo do controle da mente, que multidimensional. Considera o plano fsico, mental, emocional e espiritual. o mapa da mente, a carta da vida, que permite seu uso para obter maior autoconhecimento, mais autocontrole, melhorar a vida, obter satisfao. A Roda composta por um grupo de smbolos. Ela pode ser construda simplesmente colocando pequenas pedras em forma circular. A Roda no representa somente um universo de nossa prpria vida e o produto de nossa prpria mente, mas o Cosmos e a mente de Wakan Tanka, em manifestao de tudo na existncia e como manifestao do pensamento.

No simbolismo ancestral o crculo o smbolo do espao infinito, sem comeo e sem fim, e quando dividido por uma linha horizontal ele indicava a diviso do espao infinito na ordem para prover a vida no tempo, no aqui e agora. Dividido por uma vertical, representa tambm a fora receptiva, o princpio feminino, sem largura ou profundidade. Tudo nascido da mulher e o poder ativo e fora conceitual, o princpio masculino. A fuso das duas linhas no crculo formam um terceiro que uma cruz circundada.Tempo e espao. A cruz quando contida dentro de um crculo um smbolo do ilimitado e mudando a realidade das coisas, perpetuando o esprito. Pode representar tambm as quatro expresses do poder csmico fluindo para sua fonte, ou quatro elementos, quatro corpos, e muito mais.

A Roda da Medicina o caminho das quatro direes que conduz ao conhecimento. tambm chamada de Jornada dos Quatro Ventos. Uma jornada lendria que o principiante empreende para tornar-se uma pessoa de conhecimento. A Roda da Medicina a mandala do Xam, apesar de no existir um smbolo que a represente, assim como no h nada escrito, nem imagens a serem veneradas, profetas humanos ou filho de uma divindade. Nenhuma dessas coisas necessria. A meta da jornada por meio da Roda da Medicina despertar nossa viso, possibilitando-nos descobrir e abranger o divino que h em ns e, com isso, restabelecer nossa conexo com a natureza e com o mistrio do cosmo, adquirindo capacidade e sabedoria para utiliz-los.

Os "Quatro Ventos" so assinalados como os quatro pontos cardeais de uma bssola. Comea pelo Sul, pelo Caminho da Serpente, onde abandonamos as vestes do passado, como a serpente abandona sua pele. A Oeste fica o Caminho do Jaguar, onde perdemos o medo e enfrentamos a morte. Ao Norte pegamos o Caminho do Drago, onde descobrimos a sabedoria dos longnquos antepassados e estabelecemos o elo de ligao com o divino. O Caminho da guia a Leste, que o vo rumo ao sol e a viagem de volta a nossa casa, para exercitarmos a viso no contexto de nossa vida diria e no trabalho. A lenda explica que esta a jornada mais difcil que o xam tem que enfrentar.

Ao comear a viajar entre os mundos o xam deve buscar seus aliados espirituais: guias, mestres, auxiliares e animais de poder. No mundo superior onde encontramos os nossos mestres e ancestrais, que nos do conhecimentos, poder, equilbrio e sade, visando a nossa evoluo como Ser. No mundo inferior encontraremos nosso animal de poder e os animais auxiliares.

Existem vrias interpretaes para os animais de poder. Ns vamos encontrar vrias, pois a experincia que lemos em algum livro, ou que nos passam atravs da tradio oral de alguma forma o relato de algum povo, de sua tradio, energia que se preserva atravs dos tempos, sabedoria compartilhada. E to importante quanto conhecer a riqueza q nos passada tambm buscarmos cada um, dentro de sua experincia e vivncia, nosso prprio significado para os animais, pois eles expressam o que h de mais profundo em ns mesmos. Como diz o chefe nativo Dan George: "Se voc falar com os animais, eles iro falar com voc. E assim, vocs conhecero um ao outro. Se voc no falar com eles, no os conhecer... E aquilo que voc no conhece, voc teme. E aquilo que se teme, se destri".

No Sagrado Caminho do Xamanismo Ancestral o xam percorre as Quatro Direes, e aps concluir sua caminhada em cada direo, o xam recebe, como mrito, a energia do Animal Guardio da respectiva direo alcanada, incorporando essa energia animal em seu ser interior. Isso representa o nvel de conscincia adquirida pelo xam, o que possibilita, a formao do seu Totem de Poder. O Totem de Poder apenas formado quando da incorporao dos Quatro Animais Guardies no interior do xam, ou seja, aps o xam ter passado pelas experincias de vida e ensinamentos de cada Direo, iniciando pela Direo Sul, passando pelo Oeste, Norte e finalizando com os ensinamentos da Direo Leste. de muita importncia salientar que o caminhar das Quatro Direes no trata-se de um percurso linear. Trata-se de uma Roda Viva que contm diversas chaves para adentrarmos e sairmos, a todo e a qualquer momento. O significado das Rodas para o Xamanismo nos remete a compreender o verdadeiro tempo multidirecional, que est muito longe de ser linear.

O caminhar pelas Quatro Direes, no Xamanismo Ancestral, o segredo do desenvolvimento e crescimento espiritual do xam. Nesse processo, o xam assimilar as qualidades e experincias adquiridas. Para s ento, poder compreender a verdade do Grande Esprito. Para compreender a Verdade Absoluta, o xam precisa estar envolvido neste processo, passando pelos quatro aspectos de sua prpria natureza. Ao mover-se atravs destes portais interdimensionais, as Quatro Direes, o xam precisar, ento, ter um objetivo claro para avanar para o prximo portal, e o modo de alcanar este objetivo possuir aliados para isso. Dessa forma, os Animais Sagrados ganham funes importantssimas no Caminho do Xam.

Os atributos das Quatro Direes, possuem a rigor, o mesmo significado em todas as tradies xamnicas, tribos e cls do mundo inteiro. Desde a Sibria ao Norte das Amricas e desde a Austrlia Amrica do Sul.

As entidades fsicas que conferem poder tambm variam. Existe o poder do Corvo, o do Falco, o da guia, do Urso, do Lobo, do Coiote, do Gamo, do Salmo,de um Besouro, de uma Cobra bicfala, da tenda do suor, cachoeiras, do vento, do raio, do trovo, das estrelas, da Lua e do Sol. Tudo o que existe na natureza, visvel ou oculto, considerado Fonte de Poder espiritual que pode ser usado pelo curador a partir do momento em que ele aprende a contata-la. Mdico Urso-Pardo do Lago

A busca do animal de cura servir para a autocura e a cura dos outros, a cura distncia, a restaurao do poder animal e, entre outros, a busca da parte perdida da alma, numa clara analogia com o trabalho dos psicoterapeutas. A cura xamnica simplesmente uma ampliao da conscincia buscando a mobilizao do fator de autocura. Todo arqutipo pressupe uma contraparte. O curador contm o doente e vice-versa . Com a prtica do xamanismo ns nos tornamos co-criador na vontade coletiva da natureza. Nos tornamos agente da mudana no drama da evoluo. Mas do que isso, nos libertamos da iluso de isolamento e adentramos na realidade da inter-relao de toda vida. O xamanismo uma jornada e emocional, onde tanto o paciente quanto o xam ficam envolvidos. Atravs de sua herica viagem e de seus esforos, o xam ajuda seus pacientes a transcender a noo normal e comum que tm acerca da realidade, inclusive a noo de si prprios como doentes. Faz sentir aos seus pacientes que eles no esto emocionalmente e espiritualmente sozinhos em suas lutas contra a doena e a morte. Faz com que eles partilhem de seus poderes especiais, convencendo-os, em profundo nvel de conscincia, de que h outro ser humano desejoso de oferecer seu prprio Eu para ajud-los.

SMUDGING

DEFUMAO

A defumao uma prtica ancestral entre os nativos americanos. Da Amrica do Norte do Sul, vamos encontrar nestas culturas, diferentes maneiras de fazer uma defumao, alm de diferentes misturas de ervas. O objetivo a limpeza energtica do indivduo, bem como locais, espaos rituais e objetos, alm da utilizao da fumaa como veculo para as oraes e conexo com o Grande Esprito. A defumao parte importante de vrias prticas da medicina tradicional, e o aroma e a fumaa das ervas tambm conduzem o indivduo a um outro estado de conscincia, de relaxamento e sensao de bem-estar fsico, emocional e espiritual, proporcionando, ento, um estado apropriado para o processo de cura. A fumaa das ervas proporciona a limpeza do campo urico, desbloqueando energias "presas" e intrusas. Porm h tcnicas especficas para uma correta defumao.

As ervas mais utilizadas pelos nativos norteamericanos so a slvia branca, a "erva-doce americana"(sweetgrass), o cedro, e o tabaco. O tabaco de extrema importncia em vrias culturas das Amricas, sendo a planta que faz conexo direta com o esprito criador. Para fazer uma cerimnia de defumao, ou "smudging"(Smudging Ceremony), necessrio uma pena, ou um leque de penas, ervas, e uma concha (de abalone ou comum), ou um recipiente prprio para isso. Temos, ento todos os elementos, sendo a concha o elemento gua, as ervas o elemento terra, a pena representando o ar, o fogo que queima a erva, e a fumaa o nosso esprito em conexo com o Criador. A defumao uma arte que conta muito com a intuio de cada pessoa, buscando atender aos seus propsitos. Porm, algumas dicas so interessantes de observar.

Coloque as ervas de sua escolha no recipiente e queime-as. Com a pena na mo, segurando-a na horizontal, faa movimentos lentos para que a fumaa torne-se mais intensa. Para reverenciar a medicina que est sendo utilizada, muitas pessoas trazem a fumaa para si, fazendo um movimento como se pegassem a fumaa e trouxessem at o topo da cabea, alisando os cabelos da frente para trs e, depois, pegando a fumaa novamente e trazendo-a at o corao. Isto um gesto que significa que estamos fazendo uma conexo com o Grande Esprito e trabalhando com o corao. Com a pena e o recipiente na mo, puxe a fumaa sempre para o corao, em movimentos circulares, de baixo para cima. No faa o movimento contrrio, de sua direo para o recipiente, para no impregn-lo de energia densa que est sendo limpa.

Para defumar outra pessoa, inicie pela frente, de baixo para cima, comeando pelo lado esquerdo, suba at o corao, a cabea e desa novamente pela perna direita. Repita o mesmo atrs da pessoa. Para defumar objetos, basta pass-los na fumaa das ervas. Em ambientes, defume os quatro cantos, utilizando o recipiente e a pena, abanando as ervas. A pena, por conter filamentos que correspondem aos filamentos energticos de nossa aura, pode ser passada no corpo, nos objetos e ambientes para limpeza e consagrao, atravs de movimentos lentos e suaves, ou ento utilizando-a como uma "espada" que corta o ar e limpa energias intrusas.

Abelha A medicina da comunicao e da organizao. Para organizao, fortalecer e harmonizar comunidades, grupos de trabalho. Para obter o nctar da vida (associada sexualidade) as douras da vida. Simboliza a honra Grande Me (Abelha Rainha) e para louvar a Me Terra. A comunicao entre as abelhas excelente, evoca-las quando precisar comunicar suas idias e opinies, fazer apresentaes, palestras, etc

guia a medicina da viso ilimitada, da iluminao. Para ultrapassar os limites deste e mundo e alcanar outros reinos, desenvolver os poderes xamnicos, ver distncia, livrar-se de preconceitos. A medicina da guia amplia a percepo sobre ns mesmos, ensina-nos a enfrentar o novo, o desconhecido. Estimular a criatividade, clarear as idias. Para iluminar a escurido da iluso, e enxergar num nvel mais alto. Inspira a elevao do esprito a grandes alturas, e a viso interior. Eleva nossas oraes para o Universo. o poder masculino elevado. A conscincia elevada.

guias so consideradas um bom augrio. Elas representam a proteo, sabedoria, abundncia, fora, espiritualidade. Muitos xams dizem que quando se est rezando ou fazendo cerimnias, e elas aparecem no ar, significa que as preces sero atendidas. A guia carrega nossas preces diretamente para o Grande Esprito. Ela fala da energia e poder das Quatro Direes, do fluxo sagrado. Ela fala da verdade que ecoa em nossos coraes e espritos. E ela fala em andar na beleza.

A guia a mestra das alturas, ela mantm um perfeito equilbrio entre a Terra e o Cu. Representa a energia solar. o equilbrio de trs energias: o Cu simboliza nossa natureza espiritual, a Terra nossa natureza fsica e o Sol energia de vida. A guia guia e traz equilbrio e harmonia entre essas tres foras essenciais.

A guia nos ajuda a ver acima da ignorncia, ela a conexo do Eu Inferior com o Eu Superior. Os nativos norte-americanos dizem que ela voa perto do Sol, significando a iluminao do Grande Esprito. Ela ensina a atacar com coragem o medo do novo, do desconhecido, para conhecer novos horizontes, a ir por nveis superiores de conscincia. o simbolo da liberdade. A guia tem sido cultuada e reverenciada por muitos povos h milnios. incontestvel a fora do seu simbolismo no inconsciente coletivo da humanidade. Curandeiros e xams usam suas penas como um importante instrumento de poder curativo. Com os olhos da guia podemos ver com a viso da luz solar clareando a verdade na escurido da iluso. Esta viso clara permitenos ver distncia, para enxergar a nossa prpria vida, livre de preconceitos e preocupaes. Permite-nos voar longe dos limites dos detalhes, focando as coisas mais importantes e, desenvolvendo nossos espritos. A guia ensina a ampliar a percepo sobre ns mesmos alm dos horizontes visveis.

Alce a medicina da resistncia. Para habilidades organizacionais, e gerenciais. Evocar para estabelecer prioridades. Para poder, confiana, potncia, auto-estima. Para obter orientaes em negcios. Trazer energia. Dar ritmo para as coisas. Energia fraternal. Interao com pessoas. Autoconfiana, garra, motivao. Para assumir responsabilidades. Habilidade para delegar. Colocar energia, pr em prtica.

Este um remdio que nos ajuda a aplicar a nossa energia da melhor forma nos ajudando a otimizar as nossas foras para que no usemos mais do que o necessrio.

Andorinha A Medicina da proteo do lar. Calor ( no sentido das emoes ) Ela acompanha o ar quente, considerada um dos grandes sinais do vero. Algumas tribos dizem que a andorinha roubou o fogo do Sol e trouxe para a Terra, nas penas do rabo, por isso o rabo daquela forma. associada ao fogo e ao Sol. Reflete proteo para o lar e preservao de desastres, especialmente fogo e raios. Ela inspira que o tempo estar bom, quando voa baixo indica chuva. Ela tambm come insetos, ajuda a controlar os insetos e numa forma xamnica de pensar, que tipos de insetos nos aparece para atormentar ( principalmente os mentais ) ? Aquelas irritaes acumuladas Tambm nos ensina a livrar-nos de perspectivas mundanas. A chave para ela tambm a objetividade. Por manter sua objetividade voc estar hbil para proteger o lar e aquecer sua vida e a vida dos que se aproximam de voc. A andorinha ajuda a limpar o meio ambiente de pestes e a criar uma energia de amor e calor em nossos lares

Antlope A medicina da cautela, do silncio. A conscincia mstica atravs da meditao. A ao, a calma. Com ele compartilhamos a disciplina de sermos calmos e silenciosos. Podemos evoca-lo para conseguir um estado de meditao.

Sua medicina a sabedoria para poder saber quando permanecer quieto e quando tomar a ao apropriada.

Arara / Papagaio a medicina do arco-ris. Para rituais de cura, preces e para evocar a energia do Sol. Para conexo com o poder de cura das cores (cromoterapia) . Ponte entre o reino dos pssaros e o homem. Ajuda no senso de diplomacia. Excelente para trabalhar a retrica, comunicao com o pblico, palestras, aulas, apresentaes, etc.

Aranha a medicina da criao. Para compreender melhor a teia da vida. Evocar para criatividade e imaginao. Inspira a viso, e o poder para trazer nossos sonhos at a realidade. Para obter independncia e coragem para rompermos com armadilhas que criamos sejam emocionais, ou espirituais. Para rompermos a teia da iluso, construirmos novos sonhos, para sonharmos mais, para tecer sua prpria vida.

A Aranha um Animal de Poder muito reverenciado por vrias tradies xamnicas do mundo inteiro como tecel do Universo. Apesar de existirem uma srie de espcies de Aranhas, formatos, tamanhos, cores e etc, em geral, ela nos ensina a persistir na realidade presente e, ao mesmo tempo, compreender nossa relao individual com a totalidade da criao sua teia uma metfora dos pensamentos que expressam nossa paisagem interior. Para muitos xams, a Aranha um dos mais antigos dos seres. Para algumas tradies, o nosso mundo surgiu em consequncia da teia que ela teceu no Princpio. Para algumas tradies africanas ela representa um inseto e como tal um animal intruso. J no Xamanismo Ancestral, a Aranha associada Deusa Maya, ou seja, iluso da realidade tridimensional.

Avestruz a medicina da segurana, do centramento. Para que os conhecimentos de outros reinos possam ser colocados em prtica. Para esfriar a cabea, dominar impulsos calmamente. Para tornarse discreto, invisvel, passar desapercebido. Para aumentar o apetite e facilitar o processo digestivo. Assimilar novos conhecimentos com os ps no cho.

Baleia a medicina dos registros, da recordao, sabedoria. Proteo contra energias negativas, poder fsico, O poder da sabedoria ancestral, da inteligncia. Os registros antigos da Me Terra. Acessar o subconsciente, para explorar a histria do planeta. Os mistrios profundos. A cura do corpo fsico e o equilbrio do corpo emocional, aliviar tenses. Para ouvir e cantar canes e explorar a individualidade, desenvolver telepatia. Conexo com a Mente Universal. Para contar histrias e recordar histrias antigas, sejam as suas prprias, ou as da humanidade.

Sons que equilibram o corpo emocional. Atravs do rtmo e padres sonoros a baleia nos ensina e escutar a nossa voz interior, a entrarmos em contato com as nossas verdades pessoais e a termos sabedoria para sentir o pulsar do universo.

BEIJA-FLOR O Beija-flor uma das raras aves que exterioriza muita delicadeza e suavidade.

No xamanismo o Beija-flor simboliza cura, amor romntico, claridade, graa e proteo espiritual.
O xam que tem no Beija-flor seu Animal de Poder uma pessoa que busca sem cessar o contato com sua energia interior, com a sua magia e que busca muito a contemplao e a unicidade com o meio-ambiente. O xam Beija-flor um mensageiro do Grande Esprito, que veio para trazer a mensagem de cura para a humanidade, para curar suas doenas emocionais. Este Animal de Poder nos d claridade para enfrentar os obstculos da vida com muita serenidade e autoaceitao.

O Beija-flor nos ensina a suavidade do viver. Viver contemplando tudo que h, todas as pessoas, a humanidade e principalmente nos remete a buscar nosso estado de graa universal. E encontra sempre uma forma, uma maneira de fazer quem estiver ao seu redor se sentir renovado e feliz , pelo simples fato de estar vivo. A proteo espiritual tambm um aliado muito forte deste Animal de Poder, j que ele atua como arqutipo do amor as energias e fluidos que ele capta sempre so energias de altssima frequncia vibratria. Assim sendo, ao meditarmos no Beija-flor unimo-nos egregora do Amor Incondicional, que sustenta todo este Universo manifesto e imanifesto. A medicina do amor, da suavidade, da alegria, da claridade. Evocado para a graa, beleza, delicadeza, fora, paixo. Para clarear conflitos emocionais e questes envolvidas com o amor. Evocar para a felicidade, boa sorte, cura fsica. Para abrir o corao e a mente a se moverem para outras direes, em momentos que so necessrias mudanas. Para trazer mais alegria, mais colorido, poder voar em vrias direes. Para o amor romntico. o mensageiro da cura.

Besuros, joaninha, escaravelho. a medicina do renascimento. Associado com o Sol, para evocar deidades solares, mudanas, nova vida, transformaes, proteo, rever aspectos da vida, autoconhecimento, paz. Para trabalhar com vidas passadas, alinhamento espiritual.

Borboleta a medicina da transcendncia e da transformao. Para termos conscincia e compreendermos nossos sonhos, viagens astrais. Obtermos inspirao e transformarmos momentos difceis em momentos de crescimento e evoluo. Evocada para obtermos ajuda para o nosso desenvolvimento espiritual, buscar a transcendncia e transformao, liberdade e novas etapas, ir para dentro e transformar-se, clareza mental para encontrar o prximo passo.

A borboleta sai da segurana de seu casulo para se deparar com um novo mundo em sua nova forma confiando em suas asas frgeis em um vo ainda desconhecido. Insatisfaes com sua vida, com relacionamentos e crises lhe foram a tomar atitudes e promover mudanas radicais. A borboleta lhe trs a mensagem para voc se preparar para as mudanas antes que elas caiam sobre voc, sem aviso. Lembre-se que em todo fim h um novo comeo.

BFALO

O Bfalo muito diferente do touro. O touro est ligado fora fsica. O Bfalo resgata no apenas a questo do limite fsico mas tambm de reverncia e contato com seus ancestrais. Toda questo de limite e respeito est ligado inconscientemente aos nossos ancestrais. Bfalo o Animal de Poder do xam que busca um caminho de harmonia no Grande Mistrio. Os ensinamentos deste Animal de Poder tratam de questes ligadas reverncia e ao sagrado. Ele traz tambm um senso de fora feminina, ligada fora da Me-Terra. A questo do sagrado relacionado a este animal est ligado oferendas, porm, a oferendas de ensinamentos, ou seja, este o Animal de Poder de pessoas que doam seus ensinamentos comunidade e s pessoas sua volta.

Bfalo A medicina da paz e da harmonia. Evocado para rezar. Para que nossas preces sejam atendidas. Para buscar a paz e buscarmos a ns mesmos. Simboliza a energia ancestral. Ajuda na conexo com a Sabedoria Universal, com nosso corpo mental, nosso intelecto. Pose ser chamado para trazermos mais resistncia nos desafios da vida. Ressonncia harmnica, tolerncia, abundncia, gratido, louvar e honrar o nosso caminho, o sentido do sagrado, tambm so atributos do bfalo. o pacificador. Burro/Jumento a medicina da humildade. Ajuda-nos a aprender lies. Evocar quando precisar manter uma posio fixa, defender uma idia. Para pacincia, humildade, despertar o potencial, obter reconhecimento aps um trabalho rduo.

Cabra/Cabrito/Capricrnio a medicina da determinao para ir ao topo. Para vencer obstculos que nos impedem de subir, vencer as dificuldades naturais, continuar nosso caminho em direo a luz. Para sensualidade e sexualidade (Pan). Para nutrir-se de energias, proporcionar bom humor. Subir para encontrar o Eu Superior. Novos empreendimentos que exijam esforo. Novas escaladas, novos desafios.

Cachorro a medicina da lealdade, o guia, a habilidade para amar incondicionalmente. Nos ensina amor e fidelidade. Proteo em ataques inesperados. Quando precisar ser guiado, conduzido em seu pensamentos e tomadas de decises. Precisar de segurana. Para inspirarnos a amar incondicionalmente. Quando tiver algo a guardar, a vigiar.

Camaleo a medicina da clarividncia, da sensitividade. Para estimular a terceira viso, capacidade de distinguir luz da escurido, verdade e iluso. Habilidades psquicas e intuio, para captar energias e saber distingui-las. Ajuda a sentir a aura. Para aqueles que trabalham com bioenergtica, acupuntura, foto kirlian, etc.

Camelo a medicina da tolerncia e da resistncia. Evocado tambm, para economia, conservao, obter pacincia, administrar recursos.

Camundongo / rato a medicina da introspeco, observao, do senso aguado. Evocar para a adaptabilidade. Tomar conscincia das coisas pequenas e sutis da vida. Para apreciar as coisas simples e pequenas. Ensina a ter sucesso em atitudes simples, mas de grande sabedoria e poder, a nos autopreservarmos. Observar detalhes. O rato nos faz prestar ateno a cada detalhe que poderamos estar perdendo em nossa louca mania de querer ver amplamente, e tambm nos lembra para no desconsiderar o bvio

Canguru a medicina dos poderes maternais, da coragem para seguir. Quando precisar se sentir protegido e seguro, de estabilidade, de calor humano. Evocar-lo quando sentir-se muito vulnervel. Para nutrir a criana interior. Para cuidados com filhos.

Capivara Medicina da fecundidade e da maternidade. Pode ser evocada para habilidades de natao, nutrio, trabalho em grupo.

Caranguejo a medicina do lar, da comunidade. Para obter vrias solues para a mesma situao. Para evocar o poder da dana, habilidade para fazer flurem as emoes, achar novas formas, e proteo do lar.

CASTOR O Castor como Animal de Poder nos ensina a arcar de modo criativo com as responsabilidades do dia a dia. Ele nos ajuda a sermos mais produtivos e diligentes em nossas atividades. O Castor faz o que precisa ser feito, sem desperdiar energias com procrastinaes. Ele estimula a criatividade nas tarefas mais humildes e usa seus instintos para realiz-las com o mximo de eficincia, pois muito diligente e adora trabalhar. Como Animal de Poder, o Castor nos ensina a trabalhar em equipe j que, no desenvolvimento de seus projetos de construo, todas as contribuies se equivalem e toda ao desempenha uma funo necessria: na comunidade de castrores, todo mundo artista ou projetista. O Castor sintetiza o ditado: Antes da iluminao, corte a lenha e carregue a gua; depois da iluminao, corte a lenha e carregue a gua.

Castor A medicina da construo, dos novos pensamentos. Evocado tambm, quando precisamos de alternativas e sabedoria para no cair em armadilhas. Ajuda a construir novas idias, novos canais de comunicao, novas reas de conhecimento. Para obter conforto e segurana. Para as mulheres desenvolverem um lado mais forte e os homens um lado mais doce. Evocar para construes de casas, ou de qualquer coisa, colocar projetos em prtica, trabalhar em grupo.

CAVALO O Cavalo simboliza liberdade, fora e poder. Seu poder no esta ligado espiritualidade, no tem nada a ver com nenhuma doutrina tica, no smbolo de nenhuma ideologia. O Cavalo significa poder interior, liberdade de esprito, viagem xamnica, fora e clarividncia. Nada encarna melhor o esprito de liberdade do que os Cavalos selvagens. Para os xams, so considerados veculos seguros para viajar tanto no mundo fsico quanto no espiritual. Esse animal est relacionado ao planeta Marte, que nos Vedas (escrituras sagradas) exterioriza o arqutipo de Agni (Deus do Fogo), sendo o fogo um dos elementos mais poderosos da natureza. Agni reje os rituais, as celebraes e as cerimnias sagradas.

Cavalo a medicina do poder interior, da ao, das jornadas xamnicas. Evocado para a liberdade de esprito, fora, clarividncia. uma grande medicina. Nos mostra como carregar nossa carga, com calma e dignidade. Mostra-nos que devemos sempre ser livres. Evoca-lo para aumentar o poder pessoal, para acessar nosso prprio poder. Ajuda-nos a achar o nosso prprio lugar no mundo, a tornar-nos independentes. Tambm para novos estudos e pesquisas, novos projetos, iniciar alguma coisa. Para deixar nosso esprito achar seu prprio ritmo e caminhar na beleza e na graa. Simboliza a viagem xamnica, a projeo astral. Para evocar o poder em qualquer situao. Ensina a compartilhar o conhecimento recebido com os demais.
Quando compartilhamos o nosso poder com os outros e os ensinamos como eles devem cuidar de seus prprios poderes, a nossa jornada se torna mais rpida e mais agradvel.

Cavalo Marinho a medicina da suavidade. Evocar para fluir emoes, suavidade, elegncia, leveza, brincadeiras, conquistas amorosas, danas.

Cervo/Veado a medicina da gentileza e da delicadeza. Sua medicina ajuda a nos alertar nos momentos de perigo e sair delicadamente e com graa de situaes difceis. Para evocarmos a ternura, a benevolncia a suavidade. Nos ajuda a tocarmos com delicadeza no corao de outras pessoas. uma medicina sutil e penetrante, para trabalhar nossa prpria densidade. Faz a conexo do corao com o esprito, traz sensitividade, adaptabilidade.

Cigarra Cigarras esto relacionadas com a colheita. Aqueles que tem a cigarra como totem so apressados para descobrirem a realidade. Dirigem seus estudos para saber da sua jornada pessoal da alma e passam tempo buscando seu eu verdadeiro. Essa medicina ensina a mover-se rpidamente, assim como fazer seus parceiros moverem-se. a medicina dos sons acsticos. Ensina a comunicao atravs dos sons que pode ouvido de muito longe. Medicina para buscar coisas escondidas, verdades escondidas.Ela nos ensina como entrar no mundo subterrneo, profundo, sem medo de a descobrir segredos que esto guardados no fundo, para trazer superfcie. uma medicina para explorar a natureza e trazer o entendimentos sobre o que realidade e iluso

Cisne a medicina do galanteio. Evocado para celebrar o amor, para guardar e proteger nosso amor, fidelidade, f, superar separaes. Para compreendermos e aceitarmos as transformaes necessrias e aceitar os acontecimentos da vida. Na sua medicina incluem, graa, beleza, suavidade, paixo, criatividade romntica. Habilidade para navegar suavemente em estados alterados de conscincia, desenvolver a intuio, premonio, dons profticos a confiar na graa de nosso ser medida em que ela opera nos planos fsicos e espiritual e nos coloca para nos deliciarmos com os dons de nossos corpos fsicos e nossas mentes intuitivas. Para evocar elegncia e charme.

COBRA

As Cobras diferem das serpentes. Ela simboliza a cura fsica, mental, emocional e espiritual. So raras as pessoas pertencentes ao totem da Cobra. A iniciao no totem da Cobra pressupe que as pessoas tenham vivido e experimentado as mltiplas mordidas da Cobra, e que tenham se tornado capazes de transmutar todos os venenos, quer sejam de natureza fsica, mental, emocional ou espiritual. O poder de cura da Cobra representa o poder da criao, porque engloba a sensualidade, a energia psquica, a alquimia, a reproduo e a ascenso (ou imortalidade). O ciclo de transmutao, que consiste em viver-morrer-renascer, simbolizado pela troca de pele da Cobra. A energia da Cobra a energia da totalidade da conscincia csmica e da capacidade de viver todas as experincias de peito aberto, sem oferecer resistncia. a conscincia de que todos os elementos da criao possuem o mesmo valor. Assim, se a pessoa estiver centrada, no estado de esprito correto, saber que aquilo que normalmente encarado como veneno pode ser comido, digerido, assimilado e transmutado. O veneno sempre pode ser transformado em energias positivas.

Thot, o pai da Alquimia, criou o smbolo de duas cobras enroladas em uma espada para representar o processo de cura. Cada organismo vivo possui uma poro masculina e uma poro feminina. O processo de fuso da energia masculina com a energia feminina gera uma energia divina, a energia da criao e da transmutao. Quando aceitamos a idia de que possumos estas duas energias em ns, podemos criar um espao para que elas se mesclem e convivam em harmonia.

O totem da Cobra nos ensina que somos seres universais. Se conseguirmos aceitar e harmonizar todos os diferentes aspectos de nossa vida, poderemos alcanar a transmutao do nosso ser por intermdio da energia do fogo. Essa energia do fogo, atuando no plano material, gera paixo, desejo, procriao e vitalidade fsica. No plano emocional gera sonhos, ambio, criatividade e coragem. No plano mental gera inteligncia, poder, carisma e capacidade de liderana. Quando a energia do fogo atinge o plano espiritual, ela se transforma em sabedoria, compreenso, sentimento de integrao com o Todo e de conexo com o Grande Esprito que nos criou.

Como as cobras deixam para trs a sua pele, ns podemos deixar para trs as nossas iluses e limitaes para usarmos plenamente a nossa vitalidade e desejos para alcanar a totalidade.

Coelho a medicina da fertilidade, do crescimento. Para ter filhos, e para ter idias frteis. Ensina a nos tornarmos cuidadosos, evitando perigos. Para ficarmos alertas, atenciosos, conscientes. Evocar para abundncia, crescimento, prosperidade.

Coiote a medicina do otimismo, do humor, da malcia. Evocado para contatar com a criana interior, com a f e a inocncia. Para evocar o sucesso na vida. Quando precisar sair de problemas. Para animar reunies e festas, para que possamos rir mais, fazer mais brincadeiras ( a sagrada irreverncia), exercitar o nosso corpo. Considerado o Esprito Trapaceiro, derruba nossa seriedade quando queremos ser adultos demais e no nos permitimos expressar nossas emoes. Para buscar nossa essncia verdadeira.

O Corvo o mensageiro da magia cerimonial e um curador que opera distncia e que est sempre presente em qualquer Roda de Cura. ele que conduz o fluxo de energia de uma cerimnia mgica, guiandoa at o seu objetivo final. O corvo sempre foi o portador da magia. Este seu papel foi reconhecido nas mais diversas culturas, ao longo dos tempos, em todo o planeta. considerado sagrado honrar o Corvo como sendo portador da magia. Aqueles que trabalham com a magia de forma errada tm razes para temer o Corvo, pois isto sinal de que esto se imiscuindo em reas que no dominam, e os feitios que esto fazendo certamente acabaro retornando contra eles. A magia do corvo poderosa e pode lhe infundir a coragem necessria para penetrar nas trevas do vazio no qual residem todos os seres que ainda no tem forma definida. O Vazio denominado Grande Mistrio. O Grande Mistrio j existia antes que todas as coisas viessem a existir. O Grande Esprito oriundo do Grande Mistrio e vive no Vazio. O Corvo o mensageiro do Vazio.

O Corvo prenncio de mudana de conscincia, que pode, inclusive, significar uma viagem pelo Grande Mistrio ou por alguma senda situada margem do tempo. A cor do Corvo a cor do Vazio - o buraco negro do espao sideral que congrega todas as energias criadoras. Significa que voc conquistou por seus prprios mritos o direito de vislumbrar um pouco mais da magia da vida. Na cultura dos ndios norte-americanos, a cor preta tem diversos significados, mas no simboliza o mal. O preto pode simbolizar, por exemplo, a busca de respostas, o Vazio, ou o caminho para as dimenses suprafsicas. O Corvo o mensageiro da magia cerimonial e um curador que opera distncia e que est sempre presente em qualquer Roda de Cura. ele que conduz o fluxo de energia de uma cerimnia mgica, guiando-a at o seu objetivo final. Seu papel o de interligar as mentes dos praticantes do ritual com as mentes daqueles que esto necessitando daquele trabalho. A magia do Corvo no pode ser interpretada de forma racional porque a magia do desconhecido em ao, preparando a chegada de algum acontecimento muito especial. O Corvo o protetor dos sinais de fumaa e das mensagens espirituais representadas por ele.

Condor / Gavio / Harpia Possuem os atributos da guia. O Condor ainda pode ser evocado para morte e renascimento, dons profticos, amor da me, purificao.

CORUJA

A Coruja um dos passros mais controversos, que evoca uma srie de associaoes que vo desde morte e medo at sabedoria, proteo e vitria.
Muitas tradies xamnicas vem na Coruja o smbolo da morte. No entanto, ela nos fala de mudanas e transformaes e nos ajuda a superar o medo da transformao que chamamos morte. A Coruja uma silenciosa caadora noturna, que percorre a mais densa floresta. Embora mais conhecida por sua aguada viso noturna, ela enxerga muito bem luz do dia. No Xamanismo Ancestral existe o Cl da Coruja, que rege o elemento Ar. A Coruja a passagem para o desconhecido. Esta ligada verdadeira alquimia, que consiste em pegar o material bruto de que somos feitos e nos transformar em ouro alqumico - a pedra filosofal, a iluminao.

Coruja a medicina das habilidades ocultas, sabedoria antiga, a viglia. Para descobrir verdades ocultas, mistrios, intuio profunda. Evocar para auxlio nos obstculos quem impedem a presena de seus talentos e habilidades. Para que seus talentos se apresentem de acordo com a situao. Para aceitao do lado escuro (sombras) da realidade. Tambm para a benevolncia. Evocar quando quiser conhecer o lado sutil da conscincia, reas inexploradas da conscincia. Para discernimento da verdade, do que ns estamos buscando. Ligao com a lua. Para conhecer as sombras, poderes psquicos, habilidades ocultas. Para melhor observar, prestar ateno.

Se voc tem a coruja como o animal de poder, sua mensagem prestar ateno em seus sonhos e sentimentos. Questionar os seus medos e agir com intuio. Focalize em suas intenes e mova-se em direo as seus objetivos. Mantenha-se em silncio e conserve sua energia para o momento certo de agir. Se voc est enfrentando algumas incertezas e problemas, aquiete-se para poder enfrentar os seus medos e confuses. Evoque a coruja para ajud-lo com o discernimento e conhecimento. No tenha medo do escuro e do desconhecido. Explore seu mundo interior com confiana. Trabalhe para desenvolver clarividncia. Faa uso de rituais e de influncias da Lua para gerar poder e promover mudanas positivas.

Doninha, Furo, Marta a medicina para olhar alm do superficial. Para no subestimar, nem superestimar os outros ou situaes. Para intuio, ser inspirado por poderes sobrenaturais dentro de ns mesmos. Para determinao, coragem, tenacidade. A arte da dissimulao, da persuaso. Para perceber o que competidores faro. Poder de observao, de esconder, de manter segredos, da vidncia. Habilidade de ver razes escondidas atrs das coisas, poder de observao, astcia, ao secreta.

Elefante a medicina da memria ancestral. Evocar para guiar caminhos. Inspira amor prprio, auto-suficincia, fora, longevidade, cura. Para ser guiado em caminhos ancestrais. Para obter boa memria e habilidade para aprender. Pode ser evocado para estudos, provas e trabalhos intelectuais O elefante nos ensina a fora da gentileza, do comprometimento e da comunicao nos relacionamentos.. Eles so completamente envolvidos com todos com quem ele possuem qualquer tipo de relacionamento. Eles so poderosos ao proteger e

gentis ao cuidar.

Escorpio a medicina da intensidade. Para fora, inteligncia, sexualidade. Torna as coisas mais intensas, ir profundamente em tudo, instinto de sobrevivncia.

Esquilo a medicina da poupana. Preparao, planejamento, adaptabilidade e conservao. O esquilo nos ensina a planejar e nos prepararmos para o futuro. No use todas as suas reservas. Devemos sempre guardar alguma coisa para nos servir em tempos ruins. Prepare-

se tambm para as mudanas peridicas. Evocar para fazer investimentos, projetos futuros, oramentos. Para ajudar a encontrar objetos perdidos, ou muito bem guardados. Para conseguir reservas ( dinheiro, energia, etc.) Guardar apenas o que de utilidade, guardar e proteger coisas. Para observar pequenos detalhes bvios para divertimentos, programao de frias ou lazer.

Falco o mensageiro ! a medicina da preciso. Ajuda a levar preces ao Universo, a olhar em volta, a estar atento nos detalhes, observar distncia, a enxergar oportunidades. Desenvolver capacidades no conhecidas, ocultas. Olhar em volta, observar a distncia e ateno ao detalhe. O falco nos ensina a sermos observadores e a prestarmos ateno em coisas que esto passando desapercebidas. Os falces podem avistar uma presa do tamanho de um coelho 3 kms de distncia.

Foca / Leo Marinho a medicina da imaginao, sonhos lcidos. Evocar para criatividade, sonhos significativos, estimular a imaginao, lembrar de sonhos. Para colocar a criatividade em ao, inspirao, saber ouvir, imaginao ilimitada, equilbrio emocional. Para conectar com o reino das fadas. A voz interior, e ainda, sonhos lcidos, mover-se atravs das emoes, criatividade. A foca nos lembra de nossa conexo com os nossos ritmos, sentimentos e conhecimentos mais profundos representados pelo mar. Quando sentimos medo de nos afundarmos nestas profundezas, a foca nos lembrar com nadar.

Formiga Ns podemos evocar sua sabedoria para aprendermos como construir uma sociedade sustentvel. a medicina da pacincia, cooperao, a habilidade para trabalhar duro e em harmonia com os outros. o smbolo da construo, do trabalho bem-feito, do planejamento meticuloso, da resistncia. Ela rene o poder de 4 animais : a fora do leo, organizao da abelha, a agressividade do texugo, e o poder construtor do castor.

. Gafanhoto a medicina da voz interior. Para que sua voz interior te ajude a mover qualquer rea da vida, ouvir a prpria voz. Evocar para meditao, despertar instintos, saltar obstculos, para ir avante. De acordo com Ted Andrews, o autor de O Animal Fala, o gafanhoto considerado um smbolo da sorte boa, de boa graa, da abundncia, e da virtude. Usando seus ps especialmente projetados, move-se pulando e um pulo pode jogar um gafanhoto a distncias at vinte vezes seu prprio comprimento de corpo! Quando um gafanhoto se apresenta, porque est prximo um novo pulo para frente em sua vida. .Uma das ddivas desses insetos o poder da cano e do som. A cano uma maneira antiga para alterar a conscincia e comunicar-se com nossas relaes do mundo animal e dos espritos. Se estes insetos cantores chamou sua ateno com sua cano, podem estar lhe pedindo para voc honrar seus antepassados e se conectar com sua verdadeira herana. Escutando e respondendo sua voz interna assim como.us-la de uma maneira complementar em direo a voc mesmo e ao outro.

Gaivota a medicina da busca pela excelncia. Evocar para fazer conexo com o reino das fadas, espritos da gua, para trabalhar em outras dimenses. Mudana na comunicao, nova formas de comunicao. Para trabalhar na ecologia, para ter conscincia ecolgica. Para limpar certas reas em nossa vida.

Galo a medicina da sexualidade, da fertilidade. Para potencializar a sexualidade, elegncia, altivez, nas cerimnias (sociais, espirituais, artsticas, familiares, etc) e oferendas de energia. O poder da voz, proteo da famlia e da comunidade, ouvir a voz interior.

Gamb a medicina do campo de proteo. Habilidade de ver ou perceber coisas que os outros no vem. Quando precisar mudar pontos de vista ultrapassados, ortodoxos. Para quebrar paradigmas. Para aumentar a criatividade, encontrar novas formas de se fazer a mesma coisa. Para evitar a violncia e confrontos passivos de resistncia agressiva. Para estabelecer limites, para no chamar ateno. Para afastar pessoas que no nos respeitam. Auto-respeito. Quando ns nos aceitamos completamente e aprendemos a expressar a nossa essncia, sem ego, ns atramos aqueles que compartilham nosso caminho e repelimos aqueles que no. Seu lema "Faa o que voc diz".

Ganso Canadense - Crculo Sagrado, vigilncia e proteo. A migrao do Ganso Canadense marca a passagem do Grande Crculo do Ano e nos lembra da sacralidade dos ciclos da vida. Tambm podemos aprender muito do comportamento cooperativo e comunitrio desses pssaros que nunca abandonam um membro do grupo doente ou ferido e que sabem quando liderar e quando procurar alguem para tal.So conhecidos por seu destemor para defender a sua casa

GATO Muitas tradies xamnicas no trabalham o Gato como Animal de Poder, exatamente por este ser um animal j domesticado e muito ter perdido sua vida e habitat selvagem. O Xamanismo Ancestral no descarta a possibilidade de nenhum animal tornar-se um Animal de Poder. Assim, para os xams ancestrais, o Gato domstico o animal que mais exterioriza o arqutipo do sensitivo. Pois os Gatos em geral so extremamente sensitivos.

Os Gatos so independentes e no podem ser controlados, o que lhes d um ar de mistrio e alimenta sua reputao de amigos das bruxas. Certas criaturas, geralmente animais, so ajudantes e companheiras de quem trabalha com magia: o caso dos Gatos. Ao contrrio de outros animais, os Gatos no tem medo de seres espirituais invisveis e tm uma excelente comunicao teleptica com os seres humanos.

Gato a medicina do entendimento de mistrios. Sempre associado com a magia, sensualidade, intuio, inteligncia. Pode ser evocada para independncia, liberdade, habilidade para andar s, achar conforto, graa. Para obter vises msticas. Ele nos lembra que os mundos espirituais e fsicos no so separados, mas um s. Observe quando o seu gato no chega perto de algum. Talvez seja para voc tambm no querer esta pessoa por perto.

Girafa a medicina para ver grandes distncias. A ponte entre o alto e o baixo. Quando voc tiver que olhar mais para frente, ver pessoas por outra perspectiva, e como ver novas perspectivas afetam a sua vida, deve evoca-la. Para elevar sua mente e seus pensamentos. Obter imaginao para a soluo de problemas. Clarear a viso para ver antecipadamente o que vem vindo. Para empatia e simpatia. .

GOLFINHO Os Golfinhos so mamferos marinhos muito sensveis, brincalhes e desenibidos - e tem muito a nos ensinar sobre a pura alegria de viver.

O Golfinho rege a comunicao, que consiste de certos padres e regras. Padres e regras que ao observarmos, notaremos que sua comunicao com os demais realizada atravs de padres e ritmos, necessrios para ocorrncias de palavras. As pausas entre os sons tambm fazem parte da linguagem. Graas sua facilidade de comunicao considerado o "Hermes do Mar". prprio do golfinho, como Animal de Poder, perceber a continuidade em todas as aes da vida. Quando nadamos no mundo dos golfinhos valorizamos mais a simplicidade, alegria, as realidades material e espiritual, assuntos como telepatia (como tipo de comunicao) e viajens e experincias xamnicas, devido sua ligao com viajens ocenicas em grupo.

Golfinho a medicina do alinhamento, do amor incondicional, dos relacionamentos harmnicos. Para se conectar com as profundezas de nosso ser, a cura atravs do amor, para propsitos teraputicos. Sua medicina inspira inteligncia, diverses, jogos, comunicao e sociabilidade. Evocado para a cura, iluminao do ser, pureza, paz, harmonia com a natureza e a conexo com nossa fora vital.

Gorila a medicina da sabedoria. A sabedoria ancestral, ouvir nossa prpria sabedoria. Para obter paz interior, serenidade, tolerncia. Para evocar energia, fora e poder, adaptabilidade. Para agir com firmeza e poder.

Guaxinim a medicina do poder no mo, das prticas mgicas. Habilidade em disfarces, bom humor, habilidades para jogos e brincadeiras, so tambm seus atributos. Ajuda na produo de shows, apresentaes, comdias. Para versatilidade, poderes msticos, energia e habilidade nas mos. Para compreendermos nossas mscaras e nossa verdadeira face.

Hipoptamo a medicina do aterramento e desenvolvimento psquico. Ligao da gua com a terra. Para tocar a intuio, emoes e sensitividade e ao mesmo tempo ser prtico ( com os ps no cho ). Para terminar trabalhos com eficincia. Para relaxamento. Um caminho para os ancestrais. Ele ensina a caminhar calmo e sempre, e nossa conexo com todos os seres. Profundezas Emocionais. um animal sagrado para a tradio egpcia e Africana e o segundo mamfero em tamanho. Ele nos guia a nos firmarmos na realidade para podermos encarar e dissolver questes emocionais ( o poder da gua).

bis a medicina do alinhamento. Para conexo com as deidades egpcias. Evocar para entender a sabedoria ancestral, sabedoria, trabalhar em magia.

Jacar / Crocodilo a medicina do inconsciente profundo, da iniciao. Nos ensina a acharmos boas amizades e a fazermos alianas com pessoas que so diferentes de ns. Para transformar energias agressivas em positiva energia de ao. Para tocar em energias prima, reorganizao aps o caos (morte e renascimento), instinto de sobrevivncia. Profunda viso e clarividncia.

Javali a medicina da comunicao entre pares. Evocar habilidade para sentir o perigo, expressividade, inteligncia, coragem, proteo. Habilidade para achar a verdade

Koala a medicina do movimento lento. Habilidade para superar obstculos, para evitar brigas e desgastes. Evocar para prticas de yoga e tai chi

LAGARTO

O Lagarto um animal muito tmido, suas lies falam de solido, de alienao e de auto-imagem negativa. O Lagarto solitrio por natureza. O Lagarto parente do camaleo, embora seu habitat no lhe proporcione tantas oportunidades para se esconder de seus predadores. Assim como o camaleo muda de cor de acordo com o ambiente, o lagarto muda de aparncia durante toda sua vida. Como Animal de Poder, o Lagarto far que entendamos nosso processo evolutivo e como precisamos desenvolver nossa forte couraa para garantir nossa sobrevivncia nessa existncia material. Protegido por sua forte couraa, este animal nos remete a entender Quem Realmente Somos por baixo de nossa couraa e a explorar nosso prprio processo de autoproteo, que nos acompanha desde que nascemos. Compartilhando nossa histria de vida com o Lagarto, observaremos que nosso corpo e nossa alma se lembraro, no nvel celular, de um tempo em que ainda no precismos de proteo - da couraa invisvel que nos servia de escudo. Esta uma oportunidade maravilhosa para participar de nossa prpria evoluo. No espao seguro que o Lagarto nos proporciona, podemos sair da couraa protetora que criamos, assim como o Lagarto muda de pele, mesmo

a medicina do otimismo, dos sonhos. Ensina sobre o passado, sobrevivncia. Para questes de transformaes, quando no sabemos ao certo o que e se devemos transformar algo. Para obter coragem para ir em frente, em tempos difceis. Para deixar coisas velhas e criar novas coisas. Para renovar , adaptar-se ao novo. Para obter clareza em lados sbrios da realidade. Para obter sonhos esclarecedores, e prestar maior ateno a eles.

Leo/Leoa a medicina da liderana, da fora, do poder, da coragem. Associado ao Sol. Evocado para os poderes de fora, vitalidade, potncia sexual, sade, energia, prosperidade, proteo. Para aumentar a autoconfiana. Quando tiver pela frente tarefas difceis, desafiadoras. Para ter ousadia, audcia de iniciar algo. Para ter a pacincia necessria, fazer com que a inteligncia, vena o instinto. Quando necessitar de foras para vencer limitaes, bloqueios. Para equilibrar mente e corao, emoo e intelecto, consciente e subconsciente. Trabalhar com luz e escurido.

A coragem vem do corao e de um sentido profundo de autoridade pessoal que cria o poder para agirmos de acordo com o nosso esprito. Aquele que age verdadeiramente de acordo com seu corao capaz de liderana, conquistas e o tipo de sucesso que encoraja as conquistas do outros.

Leopardo a medicina para estudo dos mistrios das nossas prprias sombras. Para compreender melhor o subconsciente, mistrios da escurido, desenvolvimento de poderes ocultos e sensibilidades psquicas. Maior acesso a mente consciente. A encarar nossas sombras com coragem, fora, dignidade e graa..

Diferente dos outros felinos que espreitam a caa e depois pulam sobre suas presas para matar, o leopardo, a mais rpido animal de quatro patas, corre para pegar a sua presa. Esta uma lio para conseguirmos o nosso objetivo com grande velocidade, sem perdermos o foco. Quando nos sentimos paralisados, o leopardo pode nos dar o impulso para comearmos a nos movimentar. Se estamos j correndo numa grande velocidade mas sem direo, a energia do leopardo nos ajuda a mantermos os nossos olhos em nossos objetivos e a encontrarmos qual a melhor direo para consegu-los.

Liblula / Vaga Lume a medicina da iluminao, dos ventos da mudana. Evocar parra amadurecer as idias, clareza mental, autocontrole. Para tornar a vida mais leve, novas perspectivas, mudanas. Conexo com espritos da natureza, enxergar atravs da iluso, ir buscar a nossa prpria luz, enxergar as maravilhas da vida, misticismo, para trabalhar cromoterapia.

Lince a medicina do segredo, do conhecimento oculto. Para conexo com mistrios ancestrais, sabedoria oculta, desenvolvimento de poderes psquicos, sabedoria intuitiva, usar o poder de forma positiva. Usar esta medicina quando se sentir muito preso no cho, uma medicina forte. Para tornar-se alerta. Para compreender melhor as decepes de outros. Compreender o valor do silncio pode ser evocado para obter atmosfera de silencio e concentrao. Para saber coisas importantes sobre si mesmo. Poderes de clarividncia. Segredos interiores.

LOBO
O Lobo simboliza inteligncia, sabedoria e cura, ele partilha sua energia com os demais. Ele o arqutipo do professor, precussor de novas idias. Ele sai, aprende e volta ao seu cl para ensinar o que aprendeu. O Lobo quando encontra e escolhe uma parceira geralmente para o resto da vida, ligado famlia, embora mantenha um carter individualista e solitrio. A energia desse animal nos ensina a buscar nossa verdadeira matilha, nosso cl, famlia ou escolher um(a) companheiro(a) que possa acompanhar esse novo ciclo. A isolar-se de forma que possa escutar sua voz interior. Podendo ser um isolamento em algum Lugar de Poder, ou se no for possvel esse isolamento, busca pelos ensinamentos sagrados nos quais acredita que a sua voz interior possa vir a manifestar-se com clareza. Busca sua intuio. Com certeza, se h algum impasse, ao invocar a energia do Lobo como Animal Sagrado, o xam ser impelido a aprender com sua prpria sabedoria, ou com a sabedoria ancestral. Aprender a escutar sua prpria intuio e voz interior.

a medicina do ensinamento, do amor, dos relacionamentos saudveis. Para trabalhar os nossos medos, atravs de sua ligao com a Lua. Ajuda a eliminar as nossas fraquezas e pensamentos negativos, no produtivos. Para eliminar sentimentos e pensamentos que enfraquecem o esprito. Para defender, ou conquistar nosso espao. Ensina a caminhar longe, seja fsica, mental ou espiritualmente. Para minimizar conflitos ou situaes tensas. Evocar para sade, relacionamento familiar, amor romntico, esperteza, fora, habilidades de liderana, para seguir adiante e liderar os outros a caminharem junto com voc. Para quem professor, instrutor, consultor, tcnico, lder espiritual, etc. Para viso criativa, sabedoria, ao, fidelidade, para aprender novas coisas, ensinamento do inconsciente. O lobo o professor, o mestre.

Se um lobo entrou em sua vida, ento hora para compartilhar seus conhecimentos ensinando, escrevendo e dando palestras. O lobo sempre encontra uma maneira para aprender de algo corriqueiro e assim, ns podemos tambm descobrir novas verdades e compartilh-las, ao explorarmos os caminhos escondidos de nossa conscincia. Pode tambm estar sendo cobrado que voc reexamine sua relao de dependncia e independncia. Por ter uma organizao social muita desenvolvida, ele lhe ensina a equilibrar as necessidades de sua famlia e as suas prprias. Eles so muito leais e jamais abandonaro o grupo.

Lontra - A Curandeira. A lontra receptiva, alegre e livre de cimes. Ela nos ensina a habilidade de nos sentirmos em casa em ambos os mundos. Na mitologia, a lontra era reverenciada por sua habilidade de se mover sem esforo dentro e fora d'gua. Assim que homens e mulheres comeam a expressar suas qualidades mais nobres que vem da lontra, o mundo poder se tornar um lugar agradvel e alegre onde todos se divertiro sem medo de perdas ou danos. Lontra a medicina da eficincia. Para tornar seu trabalho eficiente e proporcionar tempo para lazer, diverses etc. Para sensitividade, intuio, perceber as emoes dos outros. Para compreender o feminino que est dentro de cada um (homem/mulher). Para desenvolver maior expresso verbal, eloqncia. Evocar para criatividade, capacidade de inventar, improvisar, jogos, brincadeiras, festas. Para evitar cimes, desconfianas. Para evocar os poderes femininos.

Louva-Deus a medicina da calma. Evocar para obter sonhos reveladores, meditao, concentrao. Para acalmar a mente, os pensamentos, o corpo, e outras pessoas. Estimula dons profticos, a terapia alternativa, pratica de respirao, artes marciais. Introspeco e silncio profundo cura fsica e emocional.

Macaco a medicina da inteligncia, da comunicao. Para realizar tarefas mentais importantes. Promover o bom humor em festas e comemoraes. Para conexo com a irreverncia e alegria. Para solidificar amizade, obter percia e agilidade.

Mariposa a medicina da transformao, movimento nas sombras, encontro da luz

Minhoca a medicina da renovao, da regenerao. Para rejuvenescimento, regerao de tecidos, para a pele. Evocar para auto-suficincia. Transformao, reparos, consertos, cura, regerao de maus hbitos.

Morcego a medicina da Iniciao. As habilidades ocultas, os poderes psquicos. A habilidade para ver nas sombras, na escurido. Evocar para expandir conhecimentos intuitivos. A ouvir nossos ecos, como o morcego, e sairmos de confuses. Quando precisamos abandonar velhos hbitos, padres, comportamentos (morte simblica), nos abrindo para novas experincias (renascimento). O iniciados do Xam passam por um ritual de morte onde eles encaram seus medos e renascem sem suas velhas identidades. O remdio do morcego nos ensina a libertar os nossos medos e qualquer outro padro que no se encaixa mais em nosso crescimento.

ONA PINTADA
A ona um animal deliberadamente solitrio. astuciosa, observa os movimentos da presa antes de atac-la. Possui a capacidade de aprender e conviver consigo mesmo e a no depender dos outros para atingir seus objetivos. Ensina a conquista do nosso espao, a cautela, o saber agir, a habilidade e a agilidade. Para muitos xams, suas presas so utilizadas como poderosos amuletos, como tambm serve de trofu para grande guerreiros.

Pantera / Jaguar a medicina da coragem, liberao de instintos, sensualidade, poder. Evocar para esperteza, para marcar territrio (conquistar espao) eliminar medos, para facilidade de julgar distncia. Para insights, conhecimento interior, desenvolver clarividncia, clariaudincia (ouvir mensagens de outras dimenses), saber escutar, sensitividade. Poderosas energias sexuais, para resolver traumas e bloqueios sexuais, fora, proteo, disciplina, renascimento. A pantera negra ligada a lua, smbolo feminino de poder, sensualidade, sexualidade, seduo. Ajuda a compreender as sombras, paixo, mistrios, elimina medos, e controla instintos e impulsos. O Jaguar promove a interao entre a mente e a alma, o mensageiro.

Pato a medicina da proteo maternal, conforto, nutrio de energia. Para nutrirse emocionalmente. Para mostrar afeio e carinho. Evocar para equilibrar as emoes com graa e conforto. Para lidar com as diversas situaes que a vida apresenta. Ligado a lua.

Pavo a medicina da proteo psquica. Para coragem, sensualidade, beleza, exuberncia. Para danas e peas teatrais e movermos nosso corpo com sensualidade e suavidade, danas cerimoniais. Para celebrar a vida. Ajuda proporcionando serenidade, paz mental, relaxamento, auto-expresso, dignidade. PAVO
O Pavo simboliza bondade, generosidade e magia. Ele possui um antigo conhecimento de magia e capaz de trabalhar a energia para criar tudo o que quer.

Na ndia suas penas so utilizadas para afastar espritos malignos. No Xamanismo Ancestral existe o Cl do Pavo, que rege o elemento Fogo. Este animal tambm nos trs o senso da bondade, generosidade e capacidade de abarcar a vida. Passro grande e gracioso, o Pavo vive num corpo no plano terrestre e que precisa aproveitar sua capacidade para manifestar prazeres hedonsticos. Sua forma bela, mas ele no esta apegado a ela: estar em um corpo como usar uma mscara. Quem domina a arte de pr e tirar as mscaras quando bem entende vive no corpo com uma liberdade que lhe permite brincar. O Pavo tem muito a nos ensinar sobre humor, o tipo de humor que nos impede de abusar do poder. Possui o dom de pegar as coisas no ar. E como todos os dons, deve ser tratado com gratido e alegria. Pois h uma grande generosidade nesse modo de ser.

Peixes a medicina do oculto, mediunidade, espiritualidade, mstico. Para situaes que envolvam emoes, o psiquismo, transformaes. O esturjo: determinao, sexualidade, profundidade, consistncia.

O salmo: fora, perseverana, ir contra a correnteza ( desafios) determinao, coragem.

O pirarucu: sabedoria ancestral.

Pelicano a medicina da reconstruo. Evocar para abundncia, controlar o ego, descobrir solues quando se sente perdido, fluir atravs da emoes, controlar o ego, habilidade para reconstruir PELICANO

O Pelicano como Animal de Poder simboliza um tipo de alimento e proteo para a nossa criana interior.
O Pelicano uma das poucas criaturas da Terra que quase no sofreram alteraes desde os tempos pr-histricos.

Ele uma ave aqutica que, segundo uma lenda xamnica, amava tanto os filhotes que os alimentava com seu prprio sangue, abrindo o peito com o bico para esse fim. Essa uma das mais conhecidas alegorias de Cristo (...)

A fmea do Pelicano protege os filhotes com determinao implacvel, sabendo que s ela os proteger. Por isso, feroz, firme e irredutvel. Proteger os filhotes sua misso e ela motivada por um saber puramente instintivo, maternal e primordial. Mesmo quando tudo est perfeito, ela tem que avanar mais um passo.

Periquito a medicina da comunidade. Evocar para a habilidade para mudar suavemente de direo, imitao, amor, confiana. Ajuda nas metas comunitrias.

Peru a medicina das benes, da purificao, da nobreza, dignidade. Para ter conscincia daquilo que sagrado. Iluminao e o despertar do Eu Superior. Evoca a compaixo, a solidariedade, de colher o que plantamos. o smbolo das bnos, da boa colheita, de honrar a vida. Para afastar maus espritos, ms energias, expandir a terceira viso. Conexo com energias da Me Terra.

Pica-pau a medicina da limpeza, ritmo e amor curativo. Conexo com novo ritmo, mudanas. Para ultrapassar limites, crescimento espiritual. Talento, intuio, dons maternais. Para aumentar a criatividade, criar novas imagens mentais, , estimular para novas atividades. Evocar para tocar ou aprender a tocar instrumentos de percusso ( tambor, bateria , maracs, etc.) Energia de cura, manifestada no ritmo do poder do amor. Para mudanas ou transformaes rpidas e urgentes. Vibrar ao ritmo da Me Terra e dos Espritos do Trovo. Para inteligncia, esperteza, regenerao.

Pingim A medicina de viver em comunidade, adaptao ao novo. Para aumentar a sociabilidade, para ser feliz com seu companheiro (a), fidelidade conjugal, lealdade nos romances. Para preservar relacionamentos e relaes. Evocar para se adaptar novas situaes, para enriquecer nossa vida com maiores relacionamentos e com maior qualidade de interao. Entender a energia feminina no homem, paternidade.

Porco-espinho a medicina da f, da inocncia. Para ter habilidades que necessitamos no momento. Simboliza a proteo da no-ao. Boa-memoria, inteligncia, inspirao para realizar coisas grandes, habilidade para expressar-se de maneira original, natural. Humildade, alegria de viver, o poder da f, liberar a criana interior, conectar com a essncia.

Preguia a medicina da contemplao e logevidade.Compreenso sobre os espritos da rvore, sabedoria de mover-se lentamente . O valor do cio . cio criativo. Habilidade de alcanar as bibliotecas dentro das rvores onde todo o conhecimento da terra prendido .Ver o mundo de cabea para baixo Tenacidade

Puma / Leo da Montanha Liderana. Ser verdadeiro consigo mesmo no permitindo nem o medo da responsabilidade e o cimes e inseguranas de outros interfira em seu caminho. Esta a marca de um verdadeiro lder. a medicina da liderana, do mistrio, do psiquismo. Conexo com outros reinos, mediunidade, poderes psquicos, o poder do silncio. Para nos responsabilizarmos por ns mesmos. Habilidade para permanecer em silncio e coragem para andar s. Para compreendermos e seguirmos nossas intuies. Capacidade de assumir responsabilidades. A graa, a fora, a iniciativa, a velocidade, a coragem.

Raposa a medicina da astcia, sutileza, esperteza. evocada para adaptabilidade, para harmonizao com a natureza, invisibilidade (habilidade pra no despertar ateno, passar desapercebido) Para reagir rapidamente s situaes que apaream, para observar mais, ouvir mais, sentir mais, melhorar a memria, criar estratgias. O maior dom da raposa saber quando sair para caar sem ficar correndo em crculos. Quando estivermos prontos para nos desapegarmos de nosso ambiente a observar com todos os nossos sentidos, ento estaremos prontos para antecipar e criar o nosso prprio futuro.

Rinoceronte a medicina da sabedoria ancestral. Para ficar em harmonia consigo mesmo. Para estabelecer conexo espiritual atravs de rituais e cerimnias. Evocar para formar alianas e trocas de servios. Para ter satisfao em suas atividades, inspira aos prazeres da vida. Evocar para longevidade e sade

Sapo a medicina da evoluo, da transformao. Evocado para a fertilidade, amor, parto. Habilidade para mudanas, crescimento, amor romntico. Para trazer abundncia, criatividade, purificao e limpeza. Pedir poder para o curador. Para limpar a mente, as idias, expulsar energias negativas e zombeteiras. Evoluo, limpeza, transformao, cura, mistrio, humor, emoes. A gua limpa a terra rida e devolve a vida; como o sapo limpar as nossas energias fsica e mental que nos privam de harmonia e paz, e ajuda a reabastecer nossa prpria habilidade de nos curarmos em todos os nveis.

SERPENTE

A Serpente a personificao de uma fora, de uma inteligncia, sendo a Naja a mais letal entre as Serpentes.
A muito tempo este Animal de Poder representa o emblema da fora energtica e da sabedoria de diversas escolas de misticismo e ocultismo do passado e da atualidade. Aperece na coroa dos faras egpcios e demais imprios do passado, representa o Eu Inferior Oculto, que a mente subconsciente ou inconsciente.

No Xamanismo Ancestral este Animal de Poder um grande aliado de cura, ela poderosa e indispensvel. Ela tem a capacidade de devorar doenas comendo tumores e outros patgenos virulentos, pois o organismo da Serpente no vulnervel s mesmas doenas que os nossos. medida que for desenvolvendo sua relao com essa nova aliada, pergunte a ela quando o uso desse poder indicado. importante observar que o veneno da Serpente, embora sempre txico, til produo de vrios tipos de remdios. O xam Serpente deve sempre procurar presentear este seu Animal de Poder, pois estes presentes sempre sero oportunidades do xam lhe presentear com coisas que j no lhe servem mais, alguma coisa que no queira, como uma doena, comportamentos indesejados ou hbitos e pensamentos negativos. Antes, certifique-se de ter escolhido algo que a Serpente esteja disposta a devorar naquele momento.

No RXA (Reiki Xamnico Ancestral) a Serpente est associada ao chakra bsico e kundalini. A kundalini tem um simbolismo voltado para a Serpente exatamente por ela ser representada como uma Serpente adormecida, enrolada na base da espinha (coluna vertebral) desperta. Como resultado, abre-se o acesso corrente espinhal de energia, permitindo que se tenha contato com a energia da fora vital, que tudo cura. Seu corao entra em contato com seu Eu Superior e a serpente cria um canal direto entre seu corao, no Eu Inferior, com sua Conscincia Csmica. E saiba que a Serpente o centro de nossa fora vital, assim como o rio Ganges a corrente espinhal da Me-Terra.

Tartaruga a medicina da estabilidade. Para obter estabilidade, perseverana, resistncia, pacincia, conhecimento ancestral, sabedoria, proteo. Evocar o poder medicinal da longevidade e a ligao com a Me-Terra. Para estar no lugar certo e na hora certa. Proteo contra inveja, cimes, ms palavras, da ignorncia. Experincia, energia de cura, organizao, para construir imveis e etc.

Tatu A medicina de estabelecer limites. Em situaes de estresse, a proteo de sua casca como um escudo protetor, estabelecendo limites emocionais. Um excelente aliado para resistirmos injustias. Evocado quando necessrios compreendermos nossos prprios limites e quando precisamos dar o limite para algum. Sua mensagem lhe lembrar que voc pode estar precisando fazer algumas mudanas no que diz respetio a seu espao pessoal. Estabelea limites. Proteja-se mas tenha f para poder viver sua vida de forma plena. Tome conscincia para definir suas fronteiras emocionais e fsicas.

Texugo H uma idia aceita no xamanismo que sua medicina a da agressividade. Prefiro colocar como a medicina da persistncia, da luta pelos objetivos. A agressividade no sentido de obter coragem, ousadia, iniciativa, dar o primeiro passo. Ele ensina a nunca deixar de lado um sonho. Evocar para que a frustrao, no nos abata de prosseguirmos em nossa caminhada. Bom evocar para a comunicao em pblico, para formar alianas, relacionamento com vrios tipos de pessoas e seres.

Tigre a medicina da preparao meticulosa. Para aproveitar as oportunidades que chegam, fazer boas estratgias/planos, a dar pausas para reavaliar a situao. Encoraja a agir rapidamente, ensina iniciativa e persistncia, d independncia e auto-suficincia. Para interagir com qualquer tipo de pessoa. Aprender a aproximar lentamente. Ele simboliza a remoo de todas as distraes da mente e o foco no momento presente. Assim o tigre capaz de reunir todas as suas habilidades para obter sucesso.

TIGRE
O Tigre o animal mais feroz, enfrenta inclusive o Leo, que considerado o rei das florestas. Ele um animal felino. Representa beleza, vaidade, astcia, inteligncia e coragem. Um caador nato, porm solitrio e silencioso. De to grande, ele chegando a medir em mdia trs metros de comprimento e a pesar quase quatrocentos e sessenta quilos. No Xamanismo Ancestral o Tigre possui um simbolismo muito importante, ele serve de acento para Shiva Shankara, o Pai-Cu, significando que Shiva dominou s foras da natureza! O Tigre um animal de aproximao lenta, de preparao cuidadosa e que aproveita as oportunidades para atacar, chegando a alcanar oitenta quilmetros por hora em suas cassadas. Por ser possuidor de uma fora muscular imensa, capaz de correr distncias para perseguir suas presas. Ele estuda suas presas e tambm seus inimigos. Possui uma audio fora do comum, olfato aguadssimo e viso seis vezes maior que a do ser humano, principalmente noite. Este animal nos ensina a ter foco na vida e pacincia. um animal independente e muito confiante.

Touro A medicina da fertilidade. evocado para paixo, sexualidade, poder. Sua medicina tambm desenvolve o esprito guerreiro que h em ns. Proteo contra energias negativas. Poder, liderana, potncia.

URSO
O Urso um dos mais antigos seres totmicos de que se tem registro, nos oferencendo alimento, fora, proteo e sabedoria. Muitas culturas indgenas possuem mitos e costumes que demonstram grande respeito pelo Urso. Antigas lendas xamnicas falam de um tempo em que as pessoas dividiam as cavernas com seus parentes Ursos. No Xamanismo Ancestral a Ursa a guardi do chakra do corao da Me-Terra. E por isso, o Urso assume o arqutipo do animal protetor no Xamanismo. O Urso como Animal de Poder nos leva a sentir verdadeiramente em cada clula de nosso corpo a batida do corao da Me-Terra, e uma vez que sentimos esta batida nunca mais esqueceremos este ritmo que nos liga a todas as coisas. O corpo emocional, ligado ao chakra umbelical muitssimo beneficiado pelo reconhecimento do seu elo com essa pulsao.

O urso representa o lado Oeste da Roda Medicinal que o lugar da intuio, transformao, introspeco, jornada xamnica, sonhos e vises. Ele nos ensina a ir para dentro para solucionar questes e promover curas. V sempre sua Caverna de Inverno (mente subconsciente) para renovao e recursos necessrios para sua sobrevivncia e cura. Ele nos ensina tambm a digerir nossas experincias internas e a descobrir que l se encontra as respostas para nossas perguntas.

Veado - Gentileza, camuflagem, graa e ateno. Sua mensagem o amor incondicional. Este animal lhe diz para usar menos fora e no confrontar seu inimigo agora. hora para compaixo e perdo. Aprenda a confiar. Tente algo novo, No tenha vergonha de chorar. Passe mais tempo ao ar livre. Somente o amor pode dissolver as barreiras que nos previnem de nossa total realizao.

Vicunha/Lhama a medicina da resistncia. Evocar para superar materialismo, mover-se acima das barreiras, confortar a outras pessoas, resistir ao frio.

Zebra a medicina do equilbrio. Evocar para equilbrio, clareza sem filtros, segurana no caminho a ser seguido, manter a individualidade dentro de um grupo.

You might also like