You are on page 1of 20

Universidade Estadual de Londrina Departamento de Histria

Disciplina: Tpicos de Ensino de Histria Moderna

Professor: Jairo Queiroz Pacheco

Alunos: Danilo Pontes Rodrigues, Rafael Ribeiro, Thiago Tomoaky dos Santos Sato.

Trabalho apresentado no formato de cartilha texto paradidtico, para obteno de nota parcial do semestre.

Apresentao
A expanso martima iniciada pelos portugueses e os espanhis no final do sculo XV um dos marcos que consolidou um novo perodo da Histria Ocidental: A modernidade. Com este pequeno trabalho, pretende-se apresentar a expedio comandada por Vasco da Gama, que resultara no descobrimento de uma nova rota comercial para as ndias. Procuramos analisar a construo deste personagem como um heri na Histria de Portugal, entender o que esta expedio representa e como ela representada. Nosso objetivo que este trabalho complemente informaes muitas vezes omitidas pelos Livros didticos, bem como apresentar este evento de forma contextualizada. Assim, procuramos atender o professor, o estudante e todo aquele que busque este conhecimento em Histria, de forma objetiva e fundamentada. Bons descobrimentos!

Algumas reflexes sobre o heri histrico


or muito tempo a Histria possuiu o olhar voltado para os grandes feitos da humanidade, construindo assim os grandes heris. Estes so normalmente homens de classes abastadas, que de maneira geral comandavam aes de grande importncia poltica de seu pas. O nome destes heris passado pelas geraes atravs de livros, poemas, pinturas, homenagens oficiais, filmes, teatros, etc. Sua vida se torna tema obrigatrio nas escolas. Este processo do heroicizar ocorreu com Vasco da Gama, principalmente em Portugal, onde um grande heri nacional, smbolo da coragem, do cumprimento do dever, da f e da aplicao da justia. Exulta-se, assim, suas qualidades e restringe-se a ele os crditos da empreitada histrica. Podemos verificar este processo atravs das estatuas do heri existente em Portugal. J em 1597, um sculo aps a descoberta do caminho martimo para as ndias, houve a primeira estatua em homenagem ao personagem. Entre outras, encontramos as mais conhecidas, uma inaugurada em 1951, localizada em Moambique; e outra em Sines, cidade natal do heri, construda em homenagem ao quinto centenrio de seu nascimento, em 1970. Existem tambm estatuas fora de Portugal, como, por exemplo, em Hamburgo, Alemanha. Vemos que Vasco da Gama deixa de ser um comandante de uma operao para personificar um momento de glria de Portugal. Aos tripulantes das quatro embarcaes que partiram de Rastelo em direo s ndias restaram os crditos de companheiros, subordinados de Vasco da Gama. Somente nas ltimas dcadas a historiografia voltou seu olhar para estes personagens. Encontrar evidncias sobre eles de grande complexidade, uma vez que j eram omitidos nos documentos da poca. No queremos dizer que o estudo daqueles elencados como heris deve ser extinto, mas que devemos ter em mente que o conceito de heri uma construo poltica.

Estatua de Vasco da Gama existente em Moambique

Imprio Portugus e as Grandes Navegaes


estruturao de Portugal como sendo o primeiro estado nacional moderno, tem papel fundamental no contexto das Grandes navegaes. Embora j existisse o estado de Portugal em um contexto anterior, com a revoluo de Avis, de forma mais emblemtica representada pela batalha de Aljubarrota em 1385, quando os portugueses derrotaram o exrcito Castelhano, que Portugal impe sua hegemonia.

grandes riscos de naufrgio, neste sentido, somente o estado tinha a capacidade para arcar com estes gastos. O status de Imprio atribudo no dia 22 de Agosto de 1415 com a conquista da Ceuta, que era uma cidade islmica no Norte da frica, tomada sob o comando de Joo I de Portugal. O expansionismo Portugus foi movido inicialmente pelo esprito militar e evangelizador, de continuao da reconquista no Norte de frica e, depois, pelo interesse comercial, no lucrativo comrcio de especiarias. Requeria-se a busca de um caminho martimo para a sia, alternativo ao Mediterrneo que se encontrava dominado pelas repblicas martimas italianas, pelos otomanos, pelos mouros e por piratas.

Pintura annima Aljubarrota.

ilustrando

batalha

de

Alm da hegemonia, neste contexto que a burguesia comercial vai aliar-se monarquia, j que um estado unificado, estvel e investindo em expedies martimas lhes eram favorveis. Em contrapartida a coroa amparava o povo, evitando as grandes crises e reprimindo as revoltas. Caractersticas estas que representam bem o estado moderno, uma vez que a burguesia comercial no era forte o suficiente e precisava da monarquia que tomava medidas protecionistas, mantinha a ordem social, representava a burguesia nas decises polticas, alm de conquistar novos territrios para serem explorados e colonizados. Para a burguesia uma frota naval era um investimento muito alto com

Painel de azulejos de Jorge Colao (1864 - 1942) na Estao de So Bento, no Porto: o Infante D. Henrique na conquista de Ceuta.

Todas estas conquistas geraram toda uma cultura voltada para as navegaes, tanto que em Portugal criada a escola de Sagres, que seria um lugar onde o conhecimento nutico era passado para os novos navegadores. Entretanto hoje h muitas evidncias e historiadores que afirmam que a escola de Sagres em sua concepo fsica no passa de um mito da histria portuguesa. Alm de serem enaltecidos pelas conquistas e descobertas, ganhos para a coroa, os descobridores eram considerados heris j que o imaginrio da poca retratava o oceano como um lugar totalmente sombrio habitado por monstros alm de no se ter a noo de que a terra redonda. Ento somente os realmente bravos teriam a coragem necessria para sair ao mar aberto enfrentando todos estes desafios em nome da coroa. Porm, este status de heri somente era atribudo aos capites e os grandes expedicionrios. As condies das viagens eram muito desconfortveis, a tripulao frequentemente era obrigada a conviver com ratos nos pores dos navios e lidar com a falta de comida e de gua doce, muitos dos marujos serem prisioneiros. Vale lembrar tambm que os Nobres que partiam em tais viagens buscavam os lucros que lhes seriam compensados, tanto se agregasse um novo territrio para a coroa colonizar, tanto quanto se conseguissem de fato alcanar as ndias orientais. Apesar desta mentalidade, em que se pode fazer o juzo de ser atrasada e ingnua, com a utilizao de instrumentos bastante precisos eles conseguiam navegar seguindo a orientao dos astros sem problemas. Entre os instrumentos, temos, por exemplo, o astrolbio e o quadrante (aparelhos de origem rabe). Desenvolveram a

Balestilha, que servia para obter, no mar, a altura do sol e de outros astros.

Representao da Balestilha.

Alm do conhecimento nutico, capital disponvel para investimento, geografia favorvel, outro fator, j citado, indispensvel para o pioneirismo de Portugal nas grandes navegaes foi o estado unificado, j que alm de ter recursos abundantes para investimentos no se era necessrio voltar-se para pequenas revoltas como era o caso da guerra civil catal, que foi um empecilho para a Espanha. A Inglaterra estava passando por diversos conflitos internos como o caso da guerra das duas rosas. Panorama que podemos observar em vrios outros estados europeus. Entretanto no ano de 1478, com a unio de Isabel I de Castela e Fernando II de Arago, foi unificando os reinos de Castela e Arago, encerrando assim os conflitos de sucesso da coroa de Castela, contudo, cada reino manteve sua prpria administrao sob a mesma monarquia. J com as questes polticas estabilizadas, o estado Espanhol, (reinos de Castela e Arago na poca) volta suas atenes para expedies martimas. Aps convencer os reis espanhis a investir em sua expedio, Cristvo Colombo parte da Espanha com o intuito de chegar s ndias pelo ocidente, contornando assim o globo

terrestre. Vale lembrar que muitos na poca se mostravam cticos em relao suas teorias, uma vez que se pensava que a terra era um plano e que ao chegar s bordas os navios cairiam em um grande abismo.

Mapa contendo as quatro viagens de Cristvo Colombo ao Novo Mundo.

Retrato pstumo de Cristvo Colombo feito feito - 1532 por Sebastiano del Piombo 1532.

Deparando-se com a concorrncia Espanhola, a coroa portuguesa decide fazer uma expedio para encontrar de fato um caminho alternativo para chegar s ndias orientais, que foi consolidada com a expedio de Vasco da Gama em 1497. Como se v as grandes navegaes se deram em um contexto de grandes mudanas sociais e polticas, quando o comrcio martimo era um investimento muito visado e que ocasionou em uma grande corrida para conseguir um novo caminho para o oriente.

Partindo no dia 04 de agosto de 1492, de Palos de La Frontera com trs navios: uma nau maior, Santa Mara, apelidada Gallega, e duas caravelas menores, Pinta e Santa Clara, apelidada de Nia, aportando dia 12 de outubro de 1492 nas ilhas Carabas, at ento desconhecidas entre os espanhis.

O Cabo da Boa Esperana

m fins de Agosto de 1487, saiu de Portugal duas naus que atingiram pela primeira vez na histria europia o extremo sul da frica. No comanda desta expedio estava Bartolomeu Dias.

Por muito tempo os portugueses eram temerosos em atingir territrios em direo ao Sul da frica, como por exemplo, o Cabo do Bojador. Entre os motivos, estava a possibilidade da existncia de monstros no oceano, Bartolomeu Dias e sua tripulao navegaram nesta direo por vrios dias, quando foram atingidos por um temporal de 13 dias. Quando terminou, as embarcaes rumaram Leste em busca de terra, mas nada encontraram. Mudaram o curso ento para o Norte, onde atingiram, para a surpresa e euforia da tripulao, atingiram terra. Estavam no extremo Sul da frica. Entretanto, como estavam sem suplementos, resolveram voltar para Portugal e anunciar a conquista. Devido aos perigosos tormentos que viveram neste ponto, o nomearam de Tormentoso (Cabo das Tormentas), mas o Rei Dom Joo mudou a nomenclatura para Cabo da Boa Esperana, tendo em vista que esta era uma conquista que prometia o descobrimento da ndia, que era muito desejada por Portugal.

Vasco da Gama
E o Imprio Portugus
Vasco da Gama nasceu provavelmente em 1468 ou 1469 em Sines, na costa sudoeste de Portugal. Terceiro de seis irmos, sendo filho de Estvo da Gama, alcaide-mor de Sines, e Isabel Sodr, bem como neto de um homnimo Vasco da Gama, juiz em Elvas. Como seu pai e tios, em 1480 foi admitido na Ordem de Santiago, e o ingresso nesta ordem constitua um importante meio de progresso social, como se pode perceber, quando mencionado na Crnica de D. Joo II, como Vasco da Gama por Gregrio fidalgo do Rei, tanto por si s, atravs da posio Lopes que ocupava atravs da Ordem, como tambm por servios prestados pelos seus antepassados mais diretos e os seus prprios: foi mandado ao sul de Lisboa e tambm ao Algarves para capturar navios franceses em retaliao por depredaes feitas em tempos de paz contra a navegao portuguesa, e que executou de forma rpida e eficaz.

Juntamente com a sua situao privilegiada perante o Rei, podemos acrescentar tambm o perfil de Vasco da Gama como os principais fatores para a sua escolha como o comandante da primeira armada destinada ndia. Solteiro e de idade adequada para sofrer com o desgaste da viagem, possua capacidade de liderana, o que compatvel ao desempenho de uma misso com contornos polticos, militares, diplomticos e comerciais. So alguns destes fatores que poderiam explicar a sua nomeao indo de encontro lgica senhorial, que daria a capitania da expedio ao primognito da famlia, no caso seu irmo mais velho Paulo da Gama, j que diversas fontes citam que Vasco da Gama no possua dotes na rea de navegao, e sua nomeao se daria como j dito pela sua proximidade com o Rei e suas qualidades pessoais. A partir da viagem que abre uma rota direta entre a Europa e o Oriente proporciona a Vasco da Gama a concesso de inmeros benefcios como, por exemplo, a promessa de doao de Sines, lhe conferido o direito de usar o ttulo de Dom e tambm aos seus sucessores, institudo na sua pessoa o cargo de Almirante do mar da ndia, com as mesmas honras, rendas e privilgios inerentes ao de Almirante de Portugal. Em 1502 faz sua segunda viagem ao Oriente, logo aps o regresso de Pedro lvares Cabral, e nesta viagem destaca-se por ter submetido cidade de Quloa, fazendo-a tributria do Rei de Portugal. Parte ela terceira vez para o Oriente a frente de uma poderosa armada com trs mil homens, com o objetivo de solidificar a presena portuguesa na ndia. Em 27 de fevereiro de 1524 nomeado sexto governador do Estado Portugus da ndia, e busca a moralizao de uma administrao cada vez mais corrupta durante o governo de seu predecessor. Seu governo durou apenas trs meses, pois no chegou a tomar medidas de alcance mais significativo. Vem a falecer na vspera de natal de 1524 em Cochim, onde foi enterrado. Sua ossada permaneceu neste local at 1880, data em que foi transferida para o Mosteiro dos Jernimos, ficando ao lado do tmulo de Lus Vaz de Cames. Em frente sua esttua, existe a antiga Escola Primria Vasco da Gama, onde se encontra o Museu Municipal de Vidigueira.

Tmulo de Vasco da Gama no Mosteiro dos Jernimos

Ilustrao da edio de 1880 de Os Lusadas de Cames. Ilustra Vasco chegando India.

Especiarias do Oriente
As especiarias eram, por longa data, consideradas o ouro das ndias. A canela, o gengibre e a pimenta eram produtos difceis de obter, pelos quais sempre se esperavam caravanas e mercadores vindos do Oriente. Atravs dos mercadores as especiarias chegavam at os mercados de Veneza e Genova, e s ento eram espalhadas por toda a Europa, com um aumento considervel no seu custo. Em 1453 com o Imprio Otomano tomando a cidade de Constantinopla, as importante s rotas comerciais de especiarias so bloqueadas o que leva os portugueses a se beneficiar em estabelecer uma rota martima, praticamente isenta dos perigos existentes nas antigas rotas, podendo ligar diretamente as regies produtoras das especiarias aos seus mercados na Europa, e isso para a coroa portuguesa mostrava-se muito recompensador e esboava um futuro grande rendimento Coroa. D. Joo II preparou com muito cuidado e em segredo dois homens de confiana, Afonso de Paiva e Pro de Covilh, que deveriam ir para Etipia e para a ndia respectivamente para reunir informaes para a viagem. Nenhum dos homens voltou, mas as informaes que o Rei necessitava chegaram ao reino e serviram como base de sustentao para a viagem. O plano de viagem foi traado e previa a segurana da rota, ou seja, seria necessria a instalao de feitorias ao longo do caminho, e a armada designada seria munida de muitos homens e equipamentos para desbravar os mares e ao capito seria atestado diplomacia e perseverana para criar elos com os monarcas que eventualmente encontrassem pelo caminho. A viagem no se deu no reinado de D. Joo II, mas sim no de D. Manoel I que ia de encontro opinio geral que era contra a viagem, e via nas rotas martimas uma boa forma de dominar o comrcio com o Oriente.

Cronologia da Viagem
Viagem de Ida
Escala Partida Chegada Dias Viagem Ancorados 19 1497 1497 8 Jul 27 Jul

Lisboa / Ilha de Santiago - Partiram do Restelo, escoltados por Bartolomeu Dias que seguia numa caravela com destino Mina. Reuniram-se e organizaram-se na ilha de Santiago. Ilha de Santiago / Baa de Santa Helena - A 200 milhas de Santiago a So Gabriel sofre um pequeno acidente mas recupera. Viajam para sul ao largo, 90 dias sem vista de terra, realizando a volta do mar at encontrar ventos favorveis altura de Santa Helena. Baa de Santa Helena - Escala para descanso e repor gua, madeira e os mantimentos que encontraram. Baa de Santa Helena / Cabo da Boa Esperana - Passam o Cabo a 22. Cabo da Boa Esperana / Angra de So Brs Angra ou Aguada de So Brs Escala onde distribuem a carga da S. Miguel pelos navios, desmantelando-a por falta de condies. Colocam um padro que foi destrudo pelos indgenas, sua vista, pouco depois de zarparem. Angra de So Brs / Natal - Rumam para norte, ao longo da costa oriental africana com ventos desfavorveis. A 25 de Dezembro avistam o cabo que nomeiam "Natal". Natal / Rio do Cobre Rio do Cobre - Com poucas reservas, aportam para repor gua na terra que chamam "Terra das Boas Gentes" e "Rio do Cobre" no sul de Moambique.

3 Ago

7 Nov

96

16 Nov 22 Nov

22 Nov 25 Nov

6 3

13

8 Dez

28 Dez

20

28 Dez

11 Jan

14

Rio do Cobre / Rio dos Bons Sinais Rio dos Bons Sinais - Avanam sem tocar em Sofala. Prximo de Quelimane colocam outro padro. Fazem uma escala prolongada para recuperar a tripulao, exausta e doente com escorbuto. Vasco da Gama chamou-lhe rio dos Bons Sinais por ter sido a onde teve as primeiras informaes de que estaria no bom caminho e que mais frente ir encontrar pilotos capazes de o guiar. Rio dos Bons Sinais / Ilha de Moambique Ilha de Moambique - Inicialmente so bem recebidos pelo sulto de Moambique, que os confunde com muulmanos e disponibiliza dois pilotos. Encontram os primeiros mercadores muulmanos da rede de comrcio do ndico. Temendo que a populao fosse hostil aos cristos, tentam manter o equvoco, mas aps uma srie de mal entendidos zarparam do porto disparando os seus canhes[2]. Ventos contrrios demoram-nos. Ilha de Moambique / Baixios de So Rafael Baixios de So Rafael - Ao largo de Zanzibar, onde a So Rafael ficou encalhada durante a noite. Baixios de So Rafael / Mombaa Mombaa Mombaa / Melinde - So bem recebidos em Melinde, um reino muulmano. O governante mostra-se amigvel e firme aliado dos portugueses. Encontram o piloto que procuram, um guzarate chamado Malemo Can. Aproveitam a mono favorvel da primavera para rumar ndia. Melinde / Calecute - Avistam terra a 18 de Maio e ancoram a 20 de Maio no porto de Kappakadavu, prximo de Calecute.

1498 1498 16 Jan 25 Jan

30

24 Fev

2 Mar

27

29 Mar

5 Abr

7 Abr 13 Abr

7 Abr 14 Abr

horas 1

6 -

24 Abr

20 Mai

2-6

10

Total: 309 dias

Partida de Vasco da Gama para a ndia (Roque Gameiro)

Chegada de Vasco da Gama a Calecute (Roque Gameiro)

Vasco da Gama perante o Samorim (Veloso Salgado)

Viagem de volta
Escala Partida Chegada 1498 1498 29 Ago 15 Set Dias Viagem Ancorados 17 -

Calecute / Ilhus de Santa Maria Aps uma acidentada escala de trs meses em Calecute, a 10 de Setembro enviam a ltima mensagem ao samorim e partem sem aguardar a mono favorvel. Ilhus de Santa Maria - A 15 colocam um padro nos ilhus de Santa Maria. Ilhus de Santa Maria/Ilha de Angediva Ilha de Angediva - Foram abordados por um homem que se dizia um cristo fingindo-se muulmano ao servio de Hidalco, o sulto de Bijapur. Suspeitando, aoitam-no at confessar ser um espio. Era um judeu polaco aventureiro no oriente. Vasco a Gama apadrinha-o nomeando-o Gaspar da Gama. Ilha de Angediva / Melinde - Partem para uma penosa travessia de 90 dias, com ventos contrrios e calmarias. Os mantimentos escasseiam e a tripulao adoece com escorbuto. Morrem trinta homens e os sobreviventes, enfraquecidos, mal conseguem manobrar. Tentam que Vasco a Gama regresse ndia, mas ventos favorveis levam-nos a prosseguir. A 2 de Janeiro avistam frica. Melinde - Exaustos, so acolhidos pelo sulto de Melinde com presentes de gua, gado, ovos, laranjas. Vasco da Gama rene as melhores ofertas que consegue para agradecer. Com a tripulao insuficiente abatem a So Rafael, prosseguindo na Brrio e So Gabriel.

horas 15 Set 20 Set 5 15

5 Out

7 Jan

94

Melinde / Baixios de So Rafael - Avanam passando Zanzibar e Sofala sem aportar. Baixios de So Rafael, ao largo de Zanzibar Baixios de So Rafael / Ilha de So Jorge Ilha de So Jorge (Moambique) - Colocam o ltimo padro. Ilha de So Jorge / Baa de So Brs Baa de So Brs - Caam lees marinhos e pinguins para aprovisionar os navios e seguem, descansados e repostos. Baa de So Brs / Cabo da Boa Esperana- Com a passagem do Cabo da Boa Esperana termina o registo no dirio de lvaro Velho. Cabo da Boa Esperana / Recifes do Rio Grande - As naus navegam juntas, mas numa noite a Brrio separa-se. No so conhecidos dados da viagem at Cabo Verde. Recifes do Rio Grande / Lisboa - Na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, Vasco da Gama freta uma caravela para levar o seu irmo doente para os Aores, na esperana de o salvar. As naus chegam ao Tejo em Julho e Agosto de 1499: a Brrio, mais leve e rpida, foi a primeira a chegar, a 10 de Julho de 1499, sob o comando de Nicolau Coelho e tendo como piloto Pro Escobar[3]. Paulo da Gama morre na ilha Terceira e Vasco da Gama regressa a Lisboa, onde chegou depois das naus, no fim de Agosto.

1499 1499 11 13 2 Jan Jan 27 Jan 2 Fev 5

14 1

1 Fev

3 Mar

29

12 Mar 20 Mar 25 Abr

20 Mar 25 Abr 10 Jul

36

76

Total: 315 dia

Mapas

Caminho de ida e regresso da armada de Vasco da Gama

Em preto: rota de Vasco da Gama. Em laranja, a rota de Pro da Covilh separado de Afonso de Paiva (a azul), que se aproxima da utilizada pelos venezianos para comercio de especiarias.

Rota de Bartolomeu Dias, na conquista do Cabo da Boa Esperana

Referncias
BOXER, Charles R. O imprio martimo portugus. Traduo Anna Olga de Barros Beneto, So Paulo: Cia das Letras, 2002. FONSECA, Lus Ado da. Vasco da Gama : o homem, a viagem, a poca, Lisboa : Comisso de Coordenao da Regio Alentejo : Expo 98, 1997 MACHADO, Jos Pedro. CAMPOS, Viriato. Vasco da Gama e a sua viagem de descobrimento. Lisboa: edio da Cmara Municipal de Lisboa, 1969. Marques, Adhemar; BERUTTI, Flvio; FARIA, Ricardo. Histria Moderna atravs de textos. 2 Edio. So Paulo: Contexto, 1990. MICELI, Paulo. ponto onde estamos: viagens e viajantes na histria da expanso e da conquista: Portugal, sculos XV e XVI . So Paulo: Editora Pgina Aberta Ltda. 1994 Sites Consultados http://cvc.instituto-camoes.pt/navegaport/g54.html http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u661.jhtm http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasco_da_Gama http://torredahistoriaiberica.blogspot.com/2010/05/um-grande-feito-dos-portugueses.html http://www.grupoescolar.com/materia/revolucao_de_avis.html Imagens Domnio Pblico pela Wikimedia Commons http://commons.wikimedia.org/wiki/Vasco_da_gama http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:The_Four_Voyages_of_Columbus_1492-1503__Project_Gutenberg_etext_18571.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Christopher_Columbus_.PNG http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Infante_D._Henrique_na_conquista_de_Ceuta.png http://pt.wikipedia.org/wiki/Balestilha http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_avis http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vasco_da_Gama_Jer%C3%B3nimos_2008-1.jpg Tmulo de Vasco da gama http://torredahistoriaiberica.blogspot.com/2010/05/um-grande-feito-dos-portugueses.html

You might also like