You are on page 1of 23

Os textos e atividades desta rea do site foram desenvolvidos por Ligia M.S. Rego e Angela C. Braga.

Mestres das Artes - Leonardo Da Vinci


Aqui voc vai encontrar contedo e atividades para trabalhar em sala de aula utilizando os livros das Colees Mestres das Artes, Mestres das Artes no Brasil e Mestres da Msica no Brasil.

ATIVIDADES DICA 1) Pode-se comear o trabalho pela reflexo sobre a leitura do livro Leonardo da Vinci. Os alunos sentam-se em crculos para que se acostumem, desde cedo, a escutar e a perceber uns aos outros. Nessa reflexo, o aluno poder associar sua opinio s imagens das pinturas e dos projetos cientficos. Num segundo plano, o professor, agindo como mediador, demonstra pelo texto os princpios do Renascimento. Finalizando a reflexo, o professor dever ser um articulador levando os alunos a associar as ilustraes do livro sobre Da Vinci aos princpios da Renascena. 2) Para envolver os alunos com a vida e a obra de Leonardo, o arte-educador poder conduzilos a uma reflexo sobre a personalidade marcante de Da Vinci. A) Vivenciando a proposta O professor poder pedir aos alunos uma anlise sobre a relao das ilustraes do livro com a personalidade de Leonardo. Os alunos devem ser estimulados pela leitura das imagens a descobrir quais so os trabalhos de Leonardo que demonstram: a) o seu amor pela natureza; b) seu amor pela cincia destacando seu esprito de inventor; c) seu lado egosta; d) seu lado irreverente. B) Produo da atividade na escola Para a execuo desta atividade, o aluno dever ter feito a atividade 24 , podendo registr-la por escrito. Exemplos a) o seu amor pela natureza encontra-se: na capa: Mona Lisa (tmpera e leo sobre madeira), em que o fundo representa uma paisagem viva, contribuindo para o destaque da figura em primeiro plano; na pgina 6: Estudo de Botnica (desenho), em que registrou, por meio de esboos, seus estudos sobre as plantas; na pgina 9: A Anunciao (tmpera e leo sobre madeira), em que necessitou dos seus estudos sobre as asas dos pssaros para fazer as asas do anjo. b) seu amor pela cincia destacando seu esprito de inventor encontra-se: na pgina 6: Reconstruo das propores humanas (desenho), em que se constatam seus

estudos sobre a anatomia humana e seu domnio da geometria; na pgina 20: Mquina de guerra (desenho), em que se percebe o seu carter de inventor e cientista; na pgina 21: Besta gigante (desenho). c) seu lado egosta encontra-se: no registro de seus esboos, em que fazia anotaes escritas ao contrrio, provavelmente por medo de que algum lhe roubasse as idias. d) seu lado irreverente encontra-se: nas suas obras inacabadas como So Jernimo e A adorao dos magos; nas suas inovaes no preparo das tintas e modificao da tcnica do afresco etc. C) Proposta como tarefa de casa Para que o professor reforce a concluso tirada em sala de aula sobre a genialidade de Leonardo, poder pedir para que seus alunos experimentem ser inventores. Recorrendo fantasia, podem imaginar-se "Leonardo" perante o duque de Milo ao ser solicitado para desenvolver projetos de mquinas de guerra. Cada aluno dever, ento, criar o seu projeto blico. Uma das regras dessa atividade poder ser a incluso nos desenhos de mensagens secretas que devero ser escritas ao contrrio. Sugesto de Material: envelope papel sulfite lpis para esboo tipo carvo, cont, 6B caneta ultra fine preta ou bico-de-pena D) Concluso da atividade Na data, cada aluno dever entregar o seu projeto dentro de um envelope identificado com seu nome escrito ao contrrio. O professor distribuir os envelopes aleatoriamente entre os alunos e eles tero de decifrar, de uma forma ldica e prazerosa, a mensagem secreta. 3) Baseado no conhecimento que o aluno adquiriu de parte da histria da arte renascentista ao estudar Leonardo da Vinci, o arte-educador poder incentivar a produo de uma releitura artstica. A) Seqncia para a atividade de releitura de uma obra de arte Sugesto de material: utilizao de uma mquina xerox que possa ampliar ou reduzir tesoura, cola revistas, postais, fotos giz de cera, caneta hidrocor, lpis de cor O aluno ter a liberdade de escolher uma figura do livro que possua como fundo uma paisagem (campo ou cidade). Aps essa seleo, o aluno far uma cpia xerox dessa figura, que dever ser destacada de seu fundo sendo recortada com tesoura. O aluno tambm providenciar uma nova imagem para o fundo: uma foto da cidade onde

mora, um postal ou uma revista contendo a imagem de uma paisagem urbana ou campestre ou at mesmo um desenho de sua criao. Dever tirar uma cpia xerox desse material e adapt-lo, por meio de colagem, ao tamanho da figura escolhida e j recortada como pede o item anterior. Para que a proporo entre figura e fundo seja respeitada, o aluno poder utilizar os recursos do xerox (ampliaes ou redues) necessrios para o ajuste da imagem na figura de fundo. B) Concluso da atividade Feita a montagem final em uma ltima cpia xerox, o professor poder sugerir que esta seja pintada (giz de cera, lpis de cor, hidrocor etc.) e afixada em sala de aula para a apreciao verbal e visual de todos os alunos. 4) Por meio do jogo dramtico, o arte-educador poder desenvolver com seus alunos atividades em grupo de forma descontrada e ldica, para que haja uma interao entre obra e espectador. A) Proposta em sala de aula Como sugesto, apresentamos algumas propostas de questes que o professor poder fazer para seus alunos. B) Desenvolvimento da proposta em sala de aula Todas as perguntas dirigidas que o arte-educador fizer a seus alunos devero ter suas respostas registradas por escrito e, quando solicitados, tambm devero respond-las por meio de desenhos. Essa atividade tem como finalidade principal despertar o lado sensvel e criativo de cada aluno. Em seguida, o professor poder formar grupos de alunos que escrevero um dilogo baseado nas concluses tiradas do exerccio proposto. C) Concluso da proposta A concluso desta atividade pode ser uma simples improvisao ou at a montagem de pequenas peas (a produo de texto ter o auxlio do professor de Portugus), com as crianas vestidas a carter. 5) Professor: Ressalte a importncia da pesquisa, da observao e do conhecimento para melhor desenvolver esta atividade. O professor de Cincias poder estudar o ar com seus alunos e indicar como leitura complementar o livro Vo, de Kim Taylor, Editora Moderna. 6) Em uma segunda etapa, o professor de Histria poder ler o texto aos alunos. Alm de estabelecer um paralelo entre duas pocas diferentes, poder destacar a importncia de Leonardo da Vinci como um homem sensvel, de viso e com descobertas que em muito contriburam para a formulao de conceitos cientficos e a construo de mquinas que usamos at hoje. 7) Na disciplina Portugus, pode-se sugerir uma redao que comece assim: "Leonardo da Vinci nasceu em Vinci, pequena cidade italiana, em 1952..." e pedir para que os alunos continuem a histria de um Leonardo artista, matemtico, inventor e gnio do sculo XX.

8) O professor de Arte-Educao dever trabalhar com o lado artstico de Da Vinci e colaborar com as demais disciplinas na elaborao de desenhos, ilustraes e dramatizaes. Sugesto: Os filmes A rainha Margot, dirigido por Patrice Chreau, ou Agonia e xtase, dirigido por Carol Reed, podero ser utilizados no s para mostrar o esprito da poca, mas tambm como fonte de pesquisa sobre vesturio, cenrio etc. para a elaborao de uma atividade teatral. BIOGRAFIA
Intelectual e artista polivalente, Leonardo da Vinci (14521519) foi um tpico sbio do Renascimento. De suas pinturas, tornaram-se clebres os quadros A Gioconda (Mona Lisa) e A Virgem dos rochedos e o afresco ltima Ceia, pintado no refeitrio do Mosteiro Santa Maria das Graas, em Milo, na Itlia.

Mestres das Artes - Pieter Bruegel


Aqui voc vai encontrar contedo e atividades para trabalhar em sala de aula utilizando os livros das Colees Mestres das Artes, Mestres das Artes no Brasil e Mestres da Msica no Brasil.

ATIVIDADES DICA 1) Aps a leitura do livro Pieter Bruegel, o arte-educador poder comear a apreciao da obra Os ceifeiros. Trata-se de uma paisagem, gnero que teve incio no sculo de Bruegel. Antes disso, na Idade Mdia, desprezava-se a retratao do ambiente e a temtica das obras era a representao do cu e do inferno. Leve o aluno a perceber o efeito de profundidade nessa obra, ao contempl-la a partir de um ponto de vista que permita deslizar o olhar para alm das colinas, das rvores, em direo ao cu. Esse efeito de profundidade foi obtido pela aplicao das cores. Em primeiro plano, surgem os tons de terra; em segundo, faixas em tons de verde e, ao fundo, mesclas de azul que fundem o cu e o mar. A) Vivenciando a proposta O arte-educador poder pedir que os alunos contemplem a paisagem das pginas 14 e 15. Em seguida deve tentar envolv-los na atmosfera que ela transmite, por meio de uma conversa com a classe, fazendo-lhe algumas perguntas. Para uma melhor compreenso das paisagens de Bruegel, pea aos alunos que encontrem, no livro, outras reprodues desse mesmo gnero e repita o exerccio acima com eles.

B) Desenvolvendo a proposta Sugesto de materiais: papel canson (A4 ou A3) aquarela pincis papel espelho ou revistas cola tesoura Pea aos alunos que pintem, na folha de papel canson, os trs planos caractersticos das paisagens de Bruegel: cores de terra, no primeiro plano; tons de verde no plano intermedirio; e tons de azul no infinito (cu/mar) reforando a profundidade da perspectiva. Vale a pena ressaltar que Bruegel utilizava muito as linhas diagonais em suas composies. Em seguida, o professor dever sugerir que os alunos completem a paisagem fazendo uma colagem. A dimenso das figuras dever estar de acordo com a proporo de cada plano. Lembre aos alunos que, quanto mais distantes, menores sero as figuras. C) Finalizando a proposta Ao finalizar essa atividade em sala de aula, aconselhvel organizar a exposio dos trabalhos dos alunos, discutindo com eles os resultados obtidos e reforando que "o homem deve viver em harmonia com a natureza; semelhana dos animais e das plantas ele faz parte dela" (Hagen, 1995, p. 57). 2) Esta atividade ter como objetivo proporcionar ao aluno a experincia de conceituar, descrever, analisar, interpretar, interferir, imaginar e produzir a partir da anlise de uma obra de arte. A)Vivenciando a proposta O arte-educador poder desenvolver esta atividade de maneira imaginativa, ldica e prazerosa, pois a arte de Bruegel comandada por um dinamismo realista, evidenciado pela composio das linhas com movimento e pela utilizao de formas coloridas. A obra escolhida Banquete nupcial. Pode-se comear com algumas perguntas. B) Desenvolvendo a proposta a) Etapa de sensibilizao O professor poder pedir aos alunos que expressem suas idias, emoes e sensaes aps apreciarem a obra, escrevendo palavras-chave que as representem. b) Etapa de descrio da obra Por meio da observao, o aluno deve assinalar se a obra contm:
( ( ( ( ) ) ) ) Linhas Planos Figuras Sombras ( ( ( ( ) ) ) ) Luz Texturas Som Lquido ( ( ( ( ) ) ) ) Ritmo Movimento Cores Manchas

c) Etapa de anlise Aps a observao e descrio da obra, faremos a anlise de sua composio. Os alunos devero assinalar, a respeito da obra em discusso, no caderno ou em uma folha previamente preparada pelo professor, os itens a seguir. Linhas:
( ) Curvas ( ) Retas ( ) Inclinadas ( ) Sobrepostas ( ) Sinuosas ( ) Sinuosas ( ) Quebradas ( )Horizontais ( ) Verticais ( )Contnuas ( ) Finas

Cores:
( ) Quentes ( ) Frias ( ) Puras ( ) Ctricas ( ) Misturadas ( ) Luminosas ( ) Opacas ( ) Neutras ( ) Transparentes

Formas: ( ) Orgnicas

( ) Geomtricas

O professor deve organizar com a classe uma discusso sobre os resultados da anlise. C) Finalizando a proposta O arte-educador poder pedir aos alunos que tragam fotografias, poesias, letras de msicas etc., que lembrem algum aspecto da pintura analisada, como festas, casamentos, noivas, reunies, comidas etc. Caso deseje ampliar a atividade, poder pedir-lhes que, divididos em grupos, representem com dana e msica a pintura, Dana camponesa. 3) Bruegel expressava-se tambm por meio de figuras de um mundo onrico, de seres estranhos e demonacos, que representavam suas mensagens secretas. A obra Dulle Griet ou Margarida, a louca, mostra a influncia de seu antecessor, Bosch. O arte-educador poder comparar os dois artistas e evidenciar a semelhana entre ambos. Tambm poder mostrar os prenncios da arte surrealista nesta pintura ao compar-la com algumas obras de Salvador Dal, pintor surrealista do sculo XX. A) Vivenciando a proposta O arte-educador poder pedir aos alunos que comparem a figura central dessa obra com a mulher dos dias de hoje, fazendo uma releitura. Apropriando-se do imaginrio de Bruegel, passaro, em seguida, a utilizar elementos de sua prpria imaginao, criando mensagens secretas ou lembrando de algum de seus sonhos.

Sugesto de materiais: papel canson nanquim escolar de vrias cores pincel bico-de-pena O aluno elaborar seu trabalho com nanquim colorido e poder detalh-lo com nanquim preto, utilizando a tcnica do bico-de-pena. B) Finalizando a proposta Ao trmino da atividade, sugira aos alunos que troquem seus trabalhos e tentem identificar a mensagem secreta da imaginao ou do sonho dos colegas. 4) O arte-educador poder sugerir aos alunos que faam uma pesquisa sobre pinturas de paisagem, mencionando as obras do artista Joachim Patenier (c.1480-1524) que faziam a ponte entre as obras de Bosch e de Bruegel. Assim, o professor conduzir seus alunos, de forma plena e ldica, ao maravilhoso mundo da imaginao, pedindo que relatem a pesquisa por escrito, ou por meio de reprodues visuais, ou de uma pequena representao cnica. O objetivo maior registrar as sensaes obtidas por eles nesse estudo paisagstico. 5) Analisando a obra Jogos infantis, na qual h 84 brincadeiras, os alunos podero, juntamente com o professor de Educao Fsica, resgatar brincadeiras e jogos infantis do passado. 6) Observando a obra Torre de Babel, o professor de Histria poder apresentar no s relatos a respeito da cena retratada, mas tambm organizar uma discusso sobre as possveis crticas embutidas por Bruegel nessa pintura. O arte-educador, juntamente com o professor de Histria, aps uma reflexo sobre os fatos histricos da poca em questo e da apreciao da obra Torre de Babel poder propor a diviso da classe em grupos para a construo de maquetes da torre. 7) O arte-educador poder examinar junto com seus alunos a obra de Bruegel, desvendando com eles as figuras que tm ligao com os provrbios citados a seguir; o professor de Portugus poder trabalhar os conceitos propondo aos alunos uma atividade escrita ou cnica. "Chorando sobre o leite derramado." Figura na parte inferior direita da pintura, que tenta colocar dentro do balde, com uma colher, o leite derramado. "Quem guarda tem." Figura de capa vermelha, direita superior, em p nos degraus, jogando moedas no rio (desperdcio). " preciso dois para fazer uma fofoca." Duas mulheres sentadas junto ao muro, fofocando. "Ser como So Tom: ver para crer." Figuras prximas a um barraco, logo acima da mulher com o leite derramado. O homem que toca o rosto de Cristo lembra So Tom.

"Amarrar o sino no pescoo do gato." Figura esquerda, no meio do muro. "A sorte est lanada." Figura esquerda, apoiada na janela, ao alto, jogando cartas fora. Recomenda-se ao professor o filme O nome da rosa, que apresenta um panorama do controle da Igreja sobre a informao, bem como da tirania que ela exerceu e a Inquisio na Idade Mdia, fatores que influenciaram o surgimento da Reforma Protestante na poca do Renascimento.

CONTEXTO HISTRICO O sculo XVI foi um perodo muito conturbado para quem vivia nos Pases Baixos (Holanda). A Espanha, radicalmente catlica, dominava a Holanda, protestante, e sua meta era erradicar o protestantismo ali. O rei espanhol Felipe II enviou o duque de Alba, em 1567, para Flandres, com a incumbncia de converter ao catolicismo todos os protestantes. O duque de Alba ficou famoso por sua enorme brutalidade. Sacrificou mais de 100 mil vidas em nome da perseguio aos "hereges", que representavam uma ameaa poltica. Diante dessa situao ameaadora, a obra de Bruegel tornou-se uma pintura de gnero, sem explicitar claramente de que lado estava. Muitos de seus quadros tinham como tema motivos da Bblia catlica, mas retratavam, na verdade, o momento poltico da poca. Acredita-se que ele utilizava em suas pinturas uma linguagem codificada para no ser perseguido. o que se observa, por exemplo, em Massacre dos inocentes. Nesta obra, Bruegel usou a narrativa bblica sobre a matana de todos os recm-nascidos do sexo masculino, de Belm, executada por ordem do rei Herodes, para representar o duque de Alba (vestido de preto, sobre um cavalo, na parte central da pintura) comandando sua tropa de cavaleiros armados contra protestantes inocentes. No sculo XVI, a arte flamenga tornou-se conhecida pela sua tcnica requintada e por sua maneira prpria de retratar a realidade, antes de aceitar as lies renascentistas da Itlia, influenciando com seu estilo outros pases europeus, como a Alemanha, a Inglaterra, a Espanha e os da Escandinvia. Bruegel conciliou o estilo gtico com o da renascena italiana dos Pases Baixos por meio da interpretao cientfica da realidade. Retratava a cultura medieval ainda presente nas pequenas aldeias. O conceito medieval de sofrimento e pecado perdeu sua fora com o Renascimento. Redescobriu-se o ser humano no apenas por intermdio da pintura, valorizada pela perspectiva, mas tambm na explorao do mundo por sbios e cientistas, que visavam o sentido prtico de suas novas necessidades. Na Holanda, Amsterd consagrou-se como centro comercial da poca, tornando-se um porto exportador de alimentos para toda a Europa. Na literatura, o holands Erasmo de Roterd escreveu Elogio loucura (1511) e publicou provrbios clebres de autores latinos; Rabelais, na Frana, publicou Pantagruel (1564), contendo provrbios que refletiam os grandes acontecimentos do sculo XVI. Houve significativos avanos nos conhecimentos geogrficos. Em 1521, o portugus Ferno de Magalhes, a servio do rei da Espanha, fez a primeira viagem de

circunavegao pela Terra, provando que ela redonda. Em 1570, foi publicado o primeiro atlas mundial pelo gegrafo Abraham Ortelius, amigo de Bruegel. Na botnica, em 1548, Pierre Coudenberg organizou um jardim para estudo de plantas exticas, em Bruxelas. Em 1560, o clero aboliu a proibio da dissecao de cadveres e concedeu permisso medicina para o estudo do corpo humano. Porm, o maior desafio da medicina foi o de tentar controlar os surtos de peste negra que dizimaram grande parte da populao da Europa, do sculo XIV ao XVII. Essa epidemia foi retratada por Bruegel na pintura O triunfo da morte, de 1562.

CARACTERSTICA DA OBRA Poltico? Contestador? Religioso? Cmico? Enigmtico? Paisagista? H dvidas, porm Bruegel soube compreender, como poucos, a humanidade. Realista e colorista, religioso e humanista, registrava com detalhes e com uma tcnica precisa os acontecimentos de sua poca. Produtor de composies dispersas. Tendncia para utilizao de linhas diagonais. Influenciado pelas miniaturas ou iluminuras (Livro das horas, do duque de Berri) e pelas tapeaarias palacianas (cuja temtica era a sociedade retratada em cenas de caadas, danas, jogos e nos tipos populares, como, por exemplo, lenhadores). Intrprete de provrbios e alegorias em que os personagens assumiam um cunho social e poltico mais que moral. Paisagista, retratava a natureza - com seus rochedos abruptos, cenrios romnticos, vales no fundo de penhascos e regies alpinas. Melanclico; a ausncia de sorriso em seus personagens uma caracterstica cada vez mais evidente e constante em suas ltimas obras. Cmico, ao representar a tradio popular, mais com deboche do que com denncia social. Considerado um maneirista, segundo Hauser, embora tivesse pouco em comum com eles. O que chama a ateno sua viso de mundo dividida, sua abordagem pouco espontnea e natural da vida, como a dos maneiristas. Toda sua obra pode ser resumida em "como eu a vejo", o que exprime seu individualismo genuno e nico.

Mestres das Artes - Pablo Picasso


Aqui voc vai encontrar contedo e atividades para trabalhar em sala de aula utilizando os livros das Colees Mestres das Artes, Mestres das Artes no Brasil e Mestres da Msica no Brasil.

ATIVIDADES DICA 1) Pode-se comear o trabalho pela leitura de imagens do livro de Picasso, conseqente anlise e reflexo. O arte-educador levar o aluno a apreender o todo e dele extrair contedos e significados mediante o registro de suas concluses comparativas entre as imagens, para melhor fixar as diversas fases da produo do artista. A) Vivenciando a proposta O arte-educador pedir a seus alunos que observem atenta e minuciosamente, durante 5 a 10 minutos, as obras O coroinha, 1896, e Menino vestido de marinheiro com rede para apanhar borboletas, 1938. Eles podero, aps esse tempo, estabelecer as diferenas das composies por escrito. O professor fornecer um roteiro para que o aluno estabelea um critrio na apreciao das obras (datas, estilos, temas, volume, luz, organizao do espao, forma, cor), induzindo o aluno a concluir por que Picasso mudou tanto a maneira de se expressar. Pea que escrevam suas concluses. B) Desenvolvendo a proposta Sugesto de material: papel canson guache pincis Nessa etapa do trabalho, o professor j poder estabelecer algumas comparaes entre as duas imagens, tentando aproveitar ao mximo as concluses de seus alunos, destacando as caractersticas de cada imagem. A primeira figura, O coroinha, clssica, proporcional, usa a tcnica do claro-escuro, luz e sombra, objetiva etc. A outra, Menino vestido de marinheiro para apanhar borboletas mais moderna, desproporcional, plana, com jogo de cores e formas geomtricas, subjetiva. As duas so figurativas, as composies so equilibradas e harmnicas, sendo a figura humana o tema central. O professor deve trabalhar apenas com a composio, sem, nesse momento, mencionar as escolas artsticas a que pertencem. Aps o registro dos alunos e a exposio do professor, os alunos selecionaro uma das imagens e escolhero uma das tcnicas para fazer a inverso dos estilos, isto , deixar a figura A com as caractersticas da B, ou vice-versa. 2) O professor poder aplicar um dos segmentos do estudo das cores como, por exemplo, a analogia, associando a fase azul de Picasso fase rosa. Alm da teoria da cor, o arteeducador poder sensibilizar os alunos com o estudo das cores quentes e frias e com a aplicao da monocromia. Sugesto de materiais: papel canson ou papel Kraft lpis de cor aquarelado ou giz de cera creative paper ou papel espelho (para colagem)

Por meio da anlise visual e de reflexo sobre as imagens que representam, o arte-educador pedir aos alunos que associem essas imagens com um fato que ele vivencia ou vivenciou no seu dia-a-dia, e que levem em considerao os aspectos polticos, sociais e emocionais. Questione os seus alunos sobre qual o momento de suas vidas que eles escolheriam para expressar em azul e qual o momento que representariam em rosa. Proponha a seus alunos que apresentem as suas idias fazendo dois desenhos distintos, um para cada fase. 3) Este exerccio ter como finalidade levar o aluno a vivenciar algumas etapas como conceituar, descrever, analisar, interpretar, interferir e produzir a partir da observao de uma obra de arte. A obra escolhida para este exerccio Retrato de D. H. Kahnweiler, 1910, tela, 100 X 73 cm, Instituto de Arte de Chicago. O professor deve retomar com seus alunos os conceitos de Cubismo e suas fases analtica e sinttica. Dando continuidade ao dilogo estabelecido pelo autor no texto da pgina 19 do livro, convm o professor articular mais perguntas com o aluno. A) Vivenciando a proposta O arte-educador deve procurar desenvolver esta atividade de maneira ldica e prazerosa, pois a arte moderna comandada por um dinamismo contagiante, e o movimento cubista, por doses de humor. O professor no pode esquecer que ser sempre um fruidor e decodificador entre a obra de arte e o aluno. Ao envolv-lo nas atividades relacionadas arte, ir torn-lo apreciador e participante de uma aventura. Pode iniciar com as sugestes de perguntas. B) Desenvolvimento da atividade prtica O arte-educador poder colocar uma msica de fundo para criar uma atmosfera mais envolvente. Sugerimos o Bolero, de Maurice Ravel, msico contemporneo a Picasso. a) Etapa de sensibilizao Num primeiro momento, o professor poder pedir aos alunos que anotem suas idias, emoes e sensaes aps observao da obra. b) Etapa de descrio Por meio da observao, o aluno responder se a obra contm:
( ( ( ( ) ) ) ) linhas cores manchas figuras ( ) ngulos ( ) formas ( ) planos ( ) movimentos ( ( ( ( ) ) ) ) letras nmero vidro papel

c) Etapa de anlise Passado o processo de descrio, analisaremos a obra na sua estrutura linear. Ela constituda por linhas:

( ) retas

( ) horizontais ( ) intercaladas ( ) contnuas ( ) verticais ( ) interrompidas ( ) inclinadas ( ) curvas ( ) grossas ( ) sobrepostas

Questione o aluno: - se a composio apresenta alguma figura; - quais as figuras que podem ser identificadas, em caso afirmativo. d) Etapa de interpretao O aluno j sentiu, descreveu e analisou a obra. Para se fazer a interpretao, pode-se colocar na lousa algumas perguntas, para que ele escolha apenas uma, respondendo-a por escrito. e) Etapa de interferncia Aps essas etapas, o aluno j ter condies de interferir na obra. Por meio de uma cpia xerox ou em papel de seda (ou similar), e escolhendo para trabalhar o material que desejar, o aluno ser o criador, interferindo na obra pela ressonncia de suas emoes e idias que fruram durante as etapas anteriores. f) Etapa de finalizao Aproveitando as sensaes e o envolvimento dos alunos com a pintura de Picasso, o arteeducador poder propor-lhes a elaborao de um texto, um poema ou uma composio plstica permitindo que trabalhem suas emoes e sentimentos. Sugestes de atividades: Fazer um desenho utilizando elementos visuais descobertos na obra analisada durante a atividade. Escrever um pequeno texto ou um poema sobre a obra ou sobre Picasso. Fazer uma composio plstica utilizando a colagem de vrios materiais como letras, palavras, nmeros etc. 4) Portugus O professor poder, mesmo sem entrar em conceituaes literrias, pedir a seus alunos que faam uma poesia "desenhada" com palavras. Tambm junto ao professor de artes, poder propor atividades utilizando onomatopias. 5) Histria O professor, ao introduzir o estudo do sculo XX, poder aproveitar o cinema para caracterizar a velocidade com que as mquinas tomaram conta da vida do homem. Os filmes de Charles Chaplin, em sua personagem Carlitos, retratam muito bem o homem no incio de nosso sculo. Sugere-se a srie de filmes Carlitos volume 1, 2 ou 3. Tambm poder haver um trabalho envolvendo Arte-Educao na anlise do painel Guernica.

Enquanto a disciplina Histria analisa a obra em seu aspecto poltico, a Arte-Educao analisar sua composio plstica. BIOGRAFIA
Pablo Picasso (1881-1973). Considerado o maior artista do sculo XX, este artista espanhol viveu e trabalhou na Frana. Sua forma de representar o mundo transcendeu a mente humana. Desenvolveu junto com Braquer a tcnica de colagem. Foi o pai do cubismo. Sua obra influenciou artistas de todo o Ocidente.
Mestres das Artes - Salvador Dal
Aqui voc vai encontrar contedo e atividades para trabalhar em sala de aula utilizando os livros das Colees Mestres das Artes, Mestres das Artes no Brasil e Mestres da Msica no Brasil.

ATIVIDADES DICA 1) Aps a leitura do livro Dal, conte para seus alunos a seguinte histria: O cientista monstro
por Dila Frate

Um grande cientista, craque em experincias genticas, resolveu fazer experimentos com animais domsticos para vender a colecionadores. Depois de realizar alguns cruzamentos estranhos ele criou um gato que andava para trs, um coelho que tropeava nas orelhas, uma tartaruga com duas cabeas e um cachorro com trs olhos. Esses animais eram vendidos a peso de ouro e logo o cientista ficou riqussimo. Mas, apesar de sua riqueza e de seus conhecimentos cientficos, ele tinha um problema: no podia dormir e sonhar porque logo apareciam em seus sonhos todos os monstros que ele havia criado, para devor-lo. Um dia, depois de ter um sonho desses pela milsima vez, foi ao laboratrio e destruiu todos os experimentos. Voltou para a cama, dormiu, e os monstros apareceram em seu sonho dizendo: "No adianta nos destruir assim, porque, como quase todos os monstros, ns existimos dentro de sua cabea". O cientista ento acordou, foi ao laboratrio e criou uma cabea completamente nova para si mesmo: tinha olhos de gato, nariz de cachorro, pele de tartaruga e orelhas de coelho. Depois, olhou-se no espelho e disse: "Eu sou um monstro". E nunca mais precisou dormir e sonhar como as pessoas normais. O professor poder, junto com seus alunos, extrair do texto elementos e caractersticas comuns obra de Dal. A) Vivenciando a proposta Para despertar a imaginao de seus alunos, o arte-educador poder pedir que eles ilustrem essa histria inspirados pelo estilo de Dal.

B) Desenvolvendo a proposta Sugesto de materiais: Lpis HB Lpis de cor Papel sulfite ou canson A4 Os alunos devero fazer primeiro um esboo de sua composio e s depois aplicar cores nas figuras, no se esquecendo de trabalhar e colorir o fundo tambm. C) Concluso da atividade O professor dever expor todos os trabalhos dos alunos para a classe. 2) O arte-educador dever pedir aos alunos que observem Metamorfose de Narciso, de Dal e as obras Jardim dos deleites terrenos, de Hieronymus Bosch e Dulle Griet ou Margarida, a louca, de Pieter Bruegel. A) Vivenciando a proposta O professor poder propor um jogo. Os alunos devem ser divididos em grupos; cada grupo deve ter uma xerox colorida das obras anteriormente mencionadas de Dal, Bosch e Bruegel. O professor poder propor, a seu critrio, as regras do jogo. O objetivo principal da atividade que o aluno consiga descobrir o maior nmero de elementos comuns entre as trs obras. B) Desenvolvendo a proposta Como a idia principal desenvolver a percepo visual, as regras do jogo ficaro a critrio do professor, que ir adapt-las de acordo com a faixa etria dos alunos. Alguns componentes de anlise da obra de arte devero fazer parte deste exerccio. Por exemplo, o professor poder pedir que sejam estabelecidas relaes quanto a cor, forma, linha, figuras, fundo. C) Concluso Depois de acabado o jogo, o professor poder fazer um levantamento das semelhanas encontradas nas obras dos trs pintores e entrar num processo interpretativo das mensagens de cada obra. importante ressaltar que tanto Bosch quanto Bruegel, respectivamente nos sculos XV e XVI, utilizaram o aspecto onrico como tema de sua arte, antecipando caractersticas do surrealismo . 3) O professor dever pedir a seus alunos que faam uma pesquisa iconogrfica (na internet ou em livros de Arte, Histria ou Literatura) de reprodues de artistas clssicos em quem Dal se inspirava. A pesquisa poder ser sobre imagens de esculturas da Antiguidade clssica greco-romana, obras de artistas renascentistas, como Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo, ou barrocas, como as de Velsquez e Vermeer; e romnticas, como as de Goya. A) Vivenciando a Proposta O professor poder explicar aos seus alunos a definio do termo "clssico", ou "acadmico", dentro da etimologia artstica, usando as reprodues pesquisadas como exemplos. Lembrar aos alunos que as imagens trazidas devero vir acompanhadas de informaes dos artistas: seu nome, ano em que nasceu e morreu e ttulo da obra.

B) Desenvolvendo a proposta O professor poder conduzir essa atividade por meio de algumas perguntas. C) Exerccio de concluso O professor dever dividir a classe em grupos e sugerir a montagem de um painel surrealista com colagens sobre papel kraft ou cartolina feitas com cpias xerox (em preto-ebranco) das imagens trazidas pelos alunos. Depois de resolvida esteticamente a composio, os alunos podero pintar com aquarela sobre a xerox (para no descaracterizar a imagem) e acrescentar novos elementos que tornem o trabalho surrealista. 4) Exerccio de interpretao do "mtodo crtico-paranico", baseado na obra Mercado de escravos e busto de Voltaire . 5) Auto-retrato mole com bacon frito e A persistncia da memria, Dal pinta auto-retrato que podem ser identificados pelo bigode e pelo nariz. O primeiro encontra-se apoiado por muletas e o outro repousando no solo. Em Auto-retrato mole com bacon frito Dal representa a fragilidade humana sustentada por muletas e as formigas como a deteriorao da humanidade. J em A persistncia da memria ele compara seus relgios moles com o queijo camembert ao escrever: "... os famosos relgios moles so meramente o camembert crtico-paranico, macio, louco e solitrio do tempo e do espao". H outras interpretaes; uma delas diz serem os relgios moles uma crtica "pressa" do povo norte-americano, que escravo do tempo. O relgio, instrumento extremamente rgido e mecnico, ao ser mostrado como algo mole, quebra o mito da rigidez do tempo, que se torna to mole quanto um queijo camembert. A) Vivenciando a proposta O professor poder explicar a seus alunos o que um auto-retrato e sugerir um exerccio em que eles possam passar essas obras para o tridimensional, imaginando uma nova composio em que aparea a releitura das duas em um nico trabalho. B) Desenvolvendo a proposta Para executar a atividade em trs dimenses o professor poder sugerir aos alunos o recurso plstico de modelagem com massa de biscuit. Massa de biscuit para moldar 500 g de maisena 1 copo (de requeijo) de gua 150 g de polvilho doce 3 colheres de sopa de formol 750 g de cola branca de rtulo azul 3 colheres de sopa de glicerina Misturar tudo em uma panela e levar ao fogo brando, mexendo com uma colher de pau at que a massa desgrude do fundo. Deixar amornar a massa e mistur-la at que fique homognea, lisa. Antes de manusear a massa, aplique nas mos um creme sem silicone.

A massa pode ser previamente tingida com anilina em p comestvel, ou, depois do trabalho pronto e seco, pintada com tinta plstica ou acrlica. A) Concluso Cada aluno dever relatar sua experincia no decorrer da atividade. Posteriormente, poder tentar definir o conceito de bidimensional e tridimensional. BIOGRAFIA Salvador Dal um dos artistas mais conhecidos do sculo XX. Nasceu, em 1904, na cidade catal de Figueres e a morreu, em 1989. Foi um autntico showman, e seu rosto moreno, com os olhos espantados e os longos bigodes levantados nas pontas, tornou-se uma espcie de cone da irreverente arte de vanguarda do sculo XX. A partir de 1927 aproximou-se cada vez mais do Surrealismo, tendo desenvolvido um mtodo a que chamou "crtico-paranico", que envolvia vrias formas subjetivas de associaes de idias e imagens. Ainda que suas imagens fossem fantsticas, eram sempre pintadas com uma incrvel tcnica acadmica e preciso fotogrfica. Dedicou-se a vrias atividades profissionais, mas destacou-se, sem dvida, como pintor, tendo deixado algumas obras que j se incorporaram ao imaginrio da cultura ocidental, como, por exemplo, a pequena tela intitulada A persistncia da memria. CONTEXTO HISTRICO
"O sonho... um transporte para alm da lgica e do raciocnio, onde realizamos todas as nossas tendncias e cessam os motivos utilitrios que regem nossa conduta na vida consciente." (Cavalcanti, 1975, p. 177)

As primeiras dcadas do sculo XX foram marcadas pela crise do capitalismo e pelo nascimento das democracias de massa. O homem viveu a guerra e comeou a questionar os valores do seu tempo. A Primeira Guerra Mundial (de 1914 a 1918) gerou instabilidade no sistema poltico, social e filosfico. Em 1917, a Revoluo Russa levou, pela primeira vez, a classe operria ao poder. A classe dominante capitalista sentiu-se ameaada pelo comunismo e pelas idias de Karl Marx. Em 1929, o crash da Bolsa de Nova Iorque foi um dos prenncios da Segunda Grande Mundial (1939 a 1945). O curto perodo entre as duas guerras ficou conhecido como "anos loucos", caracterizados por um estilo frentico de vida provocado pela incerteza de paz gerada pela Primeira Guerra. Eles produziram radicais alteraes na forma de analisar a realidade e de represent-la artisticamente. A arte do sculo XX passou por vrias transformaes atravessando verdadeiras polmicas e escndalos. Aps os

movimentos de vanguarda da primeira dcada, as manifestaes artsticas se proliferaram e, dentre as que surgiram nos anos 20, como o futurismo e o dadasmo, estava o surrealismo. As correntes de vanguarda anteciparam os acontecimentos captando e antecipando o futuro. Da serem muitas vezes incompreendidas. Todos esses movimentos tinham em comum: a proposta de desorganizar a cultura, em especial a arte produzida at ento; a integrao entre as diversas artes, como a escultura, pintura, msica, arquitetura e literatura; a deformao proposital e sistemtica da realidade. Apesar da proposta radical para criar uma arte totalmente nova, os vanguardistas nem sempre deixaram de se inspirar em estilos anteriores. Havia uma valorizao do ilogismo e da subjetividade. Em 1924, o poeta francs Andr Breton lanou o Manifesto surrealista . Na pintura teve Salvador Dal, Marx Ernest, Ren Magritte, Andr Masson, Juan Mir, Jean Harp como alguns de seus principais representantes, com obras que expressavam mundos de sonhos e alucinaes, sem preocupao com coerncia, significado, adequao etc. Os surrealistas queriam criar uma arte livre da razo, em que o artista, ao criar, estivesse sonhando acordado. Todos os conceitos defendidos pelo surrealismo levaram vrios de seus membros a ter ligaes com o comunismo e a comungar com as idias marxistas. Para alcanar uma nova realidade acreditavam ser necessria uma transformao radical da sociedade que pusesse fim ao modo de produo capitalista e estrutura de classes sociais. Salvador Dal foi o artista surrealista mais famoso do sculo XX. Alm de exibicionista, Dal gerava controvrsias por causa de sua maneira extica e excntrica de ser. Um artista extremamente verstil que, alm de pintor, escultor, ilustrador, designer de jias e cengrafo, foi estilista de moda, escritor (Faces Ocultas - 1944) e diretor de cinema, junto com Luis Buel (Um co andaluz - 1929; Idade do ouro - 1930). Salvador Dal, embora tendo transitado sucessivamente pela arte cubista, futurista e pela pintura metafsica, integrou-se ao movimento surrealista em 1929, estilo que a partir de ento adotou para o resto de sua vida. O surrealismo foi um movimento artstico de grande aceitao tanto popular quanto da crtica, provavelmente por sua

anarquia extravagante e pela sensao de estranheza obsessiva que provocava. A cultura de massa transformou o surrealismo em moda. As tendncias desse movimento artstico retornam de tempos em tempos. Atualmente as idias surrealistas so aplicadas em anncios de propaganda das produes em vdeo. MOVIMENTO ARTSTICO Surrealismo - Valorizao do mistrio: as relaes da arte com a realidade estavam vinculadas s descobertas de Freud a respeito do inconsciente e aos estudos da psicanlise sobre o mecanismo dos sonhos com o propsito de atingir uma outra realidade. - Automatismo psquico: ilogismo, devaneio, sonho, loucura, hipnose, humor negro, imagens violentas, impacto inusitado. A imaginao deixando fluir imagens incongruentes e provocantes sem se preocupar com a ordem lgica. - Arte como veculo de conhecimento irracional e inconsciente. - Diviso da pintura em duas tendncias estticas: a figurativa e a abstrata.

Mestres das Artes - Vincent Van Gogh


Aqui voc vai encontrar contedo e atividades para trabalhar em sala de aula utilizando os livros das Colees Mestres das Artes, Mestres das Artes no Brasil e Mestres da Msica no Brasil.

ATIVIDADES DICAS

1) Aps a leitura do livro Van Gogh, o arte-educador dever entrar no campo da reflexo abordando o contedo do livro e explorando os sentimentos nele sugeridos. A) Introduzindo a atividade O arte-educador dever envolver seus alunos quanto s caractersticas de Van Gogh e de como elas se apresentam em suas telas, sensibilizando em especial os sentimentos evocados pelo artista na manipulao das cores. Sugerimos o vdeo Sonhos, de Akira Kurosawa, uma coletnea de histrias dentre as quais o episdio Corvos destinado a Van Gogh colocando vista dos espectadores o percurso de um homem indo em busca de si mesmo, por meio da magia das cores e de suas pinceladas atormentadas. a) Emoo/sentimento O arte-educador poder iniciar essa etapa da atividade questionando seus alunos. O professor poder pedir a seus alunos que faam um relato das obras em ordem crescente quanto velocidade e intensidade das pinceladas, comparando-as com os sentimentos nelas expressados. O arte-educador poder pedir um relato quanto ao grau de luminosidade conquistado por Van Gogh e conseqente deformao da imagem. b) Cor/expresso "... procuro com o vermelho e verde exprimir as mais terrveis paixes humanas." (Van Gogh,
Cartas a Theo)

Ao estudar Van Gogh, o aluno ter maior rendimento se conhecer o estudo das cores, pois o pintor tornou-se um colorista singular, apaixonado a princpio pelas tonalidades sombrias, e por fim conquistando sua verdade profunda por meio do seu mundo subjetivamente colorido. O professor poder escrever na lousa as seguintes palavras: tristeza, alegria, luminosidade, luz, fantasia, dvida, dinamismo, paixo, sofrimento, desnimo, pobreza, calor, tranqilidade, brilho, sobriedade, medo, infinito etc. e depois pedir a seus alunos que associem as palavras aos sentimentos e sensaes contidos nos ttulos das obras abaixo: Os comedores de batata, Nuenun Duas mulheres na turfa Casa de fazenda na Provena, Arles Noite estrelada Os ciprestes Oliveiras O professor poder trabalhar com seus alunos a emoo que as cores representam e sua influncia em nosso psiquismo. Aps completar o exerccio de associao, o arte-educador dever estabelecer os conceitos de cores primrias e secundrias para que, utilizando o crculo cromtico, conceitue cores complementares. Poder tambm conceituar cores quentes e frias.

B) Concluindo a atividade em sala de aula Sugesto de material: papel canson A4 ou A3 guache pincis O professor sugerir aos alunos que faam um crculo e pedir que cada um relate a sua experincia durante o desenvolvimento da atividade. Um dos alunos far uma releitura da obra que mais tocou suas emoes. 2) Van Gogh, alm de colorista, trabalhou com linha, perspectiva, deformao, equilbrio, sempre em funo de expressar os seus sentimentos. Em 1888, nota-se em seus trabalhos uma forte influncia da arte japonesa. O arte-educador poder desenvolver com seus alunos princpios de representao plstica, como: traado, cores, desenhos, volume e expresso na arte japonesa. Em um segundo momento, o arte-educador conduzir o aluno a associar os itens acima quanto expressividade de Van Gogh (textura, tonalidades, anatomia, perspectiva, deformao). a) Vivenciando a proposta em sala de aula O arte-educador poder propor a seus alunos que se dividam em grupos. Cada grupo trar para a aula uma pintura japonesa e escolher do livro Van Gogh uma pintura de influncia japonesa (1888). Em seguida, o professor poder induzi-los a observar e analisar as obras quanto a: traado (textura, linhas); cores (cores sombrias, cores quentes, cores frias); desenho (anatmico, figurativo); volume (perspectiva); expresso (deformao). b) Produo da atividade em sala de aula Sugesto de material: papel Kraft giz de cera ou guache O arte-educador poder pedir para os alunos que faam uma composio em que empregaro os mesmos elementos expressivos que Van Gogh utilizou nessa fase. 3) O professor poder pedir a seus alunos que faam um paralelo entre as obras Trigal com corvos (1890) e Caf noite (1888), levando em conta seu lado sentimental e a anlise das obras. Aps a reflexo sobre Van Gogh e seus sentimentos, o arte-educador poder estabelecer comparaes entre as semelhanas de cor e diviso do espao e a diferena dos significados.

O arte-educador poder solicitar que seus alunos faam uma interferncia em uma das obras analisadas, alterando seu significado contornando as formas com linhas cheias e preenchendo os espaos com cores chapadas. O professor dever estabelecer com seus alunos que o uso de tcnicas diferentes influencia no significado da obra. Sugesto: Deixamos em aberto, a critrio do professor, uma atividade de releitura de Van Gogh. No faremos sugestes transdisciplinares por ser Van Gogh um artista totalmente voltado para seu mundo absoluto, no dando conta das transformaes do final do sculo. Leitura para referncia do professor: Van Gogh, Cartas a Theo. BIOGRAFIA Vincent Van Gogh. Filho de um pastor protestante, ele seguiu a carreira do pai at optar definitivamente pela pintura, dedicando-se a ela com o mesmo fervor que dedicara pregao religiosa. Na arte, foi sobretudo um autodidata, mas absorveu as frteis lies do Impressionismo durante os dois anos que viveu em Paris. Morou tambm em Arles, no sul da Frana, onde pintou paisagens, naturezas-mortas e retratos que se tornaram seus trabalhos mais famosos. Em todos assinava simplesmente "Vincent". A vida para Van Gogh foi uma sombria e desesperada luta contra a pobreza, a fome, o alcoolismo e a loucura. Sua tentativa e fundar uma colnia de artistas, junto com Paul Gauguin, terminou em desastrosa experincia de automutilao, quando cortou parte de sua orelha esquerda. Embora sempre apoiado pelo irmo Theo, encerrou sua agonia com um tiro no peito. MOVIMENTO ARTSTICO Expressionismo Movimento artstico do final do sculo XIX, do qual Van Gogh foi o precursor e Edvard Munch o principal expoente; visou expressar as emoes ntimas do artista, usando a distoro violenta das imagens e o exagero da cor forte. CONTEXTO HISTRICO Van Gogh representou a reao ao movimento impressionista. Juntamente com Czanne e Gauguin formou o grupo de pintores ps-impressionistas que veio, no sculo XX, influenciar os movimentos expressionista, cubista e fauvista. Do ponto de vista histrico, temos uma Europa politicamente palpitante com a expanso da Revoluo Industrial que j atingira a Blgica, a Frana, a Itlia, a Alemanha, a Sucia e a ustria. A Frana cessa as importaes e cria uma poltica protecionista estimulando a exportao. A Alemanha e a Itlia concluem o seu processo de unificao e a Rssia adere ao sistema industrial. Na Amrica apenas os Estados Unidos entram na Revoluo

Industrial superando a Inglaterra e a Alemanha. Na sia a industrializao abrange o Japo que sai de uma economia feudal para o mundo moderno com a Revoluo Meiji, em 1868, assimilando a tcnica ocidental e explorando a mo-de-obra por meio de baixos salrios. A multiplicao das estradas de ferro em 1870 acelera o desenvolvimento dos transportes e o conseqente aumento do consumo. Com a abertura do canal de Suez e a inveno da hlice, aumenta a velocidade das navegaes martimas. As naes europias passam a identificar o poderio de um pas por seu desenvolvimento industrial. Como conseqncia da industrializao, a populao cresce e intensificam-se os movimentos migratrios. No final do sculo XIX, o capitalismo industrial entra em colapso: a chamada Grande Depresso, levando ao fortalecimento das empresas pela centralizao e concentrao de capital. Inicia-se uma nova fase do capitalismo, a fase monopolista ou financeira, que se desdobra na exportao de capitais e no processo de colonizao da frica e da sia. A produo artstica de Van Gogh coincide com o perodo da Grande Depresso europia (1873-1896). Van Gogh convive com uma sociedade apoiada em duas classes sociais: os capitalistas, que viviam de lucros, e uma classe mdia em crise. Apesar de o final do sculo ser conhecido pelo intenso progresso cientfico e tecnolgico, no se conseguia esconder a profunda crise que atingiu o continente europeu. Na ltima dcada do sculo registram-se falncias de banqueiros e fechamento de fbricas. Surgem os partidos socialistas que pregavam o fim do capitalismo atraindo as classes operrias. O materialismo, que havia prometido felicidade para todos, questionado. Comeam a emergir novos valores compartilhados por Van Gogh no de uma maneira consciente - pois ele alheio ao mundo ao seu redor -, mas inconsciente. Sua obra denotava a preocupao com os problemas sociais, a melancolia, as emoes expressas pelas cores intensas e puras, a rebeldia ao aprendizado tradicional, o instinto de obedecer aos seus prprios impulsos: sua maneira de retratar a realidade tal qual a sentia e no como a via. Van Gogh, por meio de sua obra, expunha todo o seu universo interior. Seu trabalho, hoje de grande valor para a humanidade, abriu caminho para a arte moderna exercendo influncia direta no movimento expressionista. CARACTERSTICAS DA OBRA Foi academista, impressionista at desenvolver sua tcnica original, que influenciaria o expressionismo. Usou a cor como expresso, dominando-a e fundindo-a em pequenas manchas isoladas de superfcies coloridas. Por meio de sua obra, traduziu sensaes, expressou seus sentimentos e suas reaes afetivas traduzindo-os em valores simblicos.

Deformou o desenho, a anatomia, a cor e a perspectiva linear para melhor satisfazer a expresso de seus sentimentos. Contornou os objetos com linhas interiores sacrificando o plenarismo dos impressionistas. Usou as aparncias visuais da realidade como um modo de expressar as suas realidades interiores que eram paradoxais, impulsivas e afetivas. Sua intensidade de sentimentos observada no apenas pela expressiva deformao, mas tambm por suas pinceladas curtas, nervosas, contnuas e impulsivas. Fases vangoghianas 1 fase: holandesa (1880) Influncia de Rembrandt; problemas sociais retratados; uso de tons sombrios e terrosos e de fortes contrastes de claro-escuro. 2 fase: parisiense (1881) Conflitos pessoais; impressionista; clareou as cores e at foi pontilhista. 3 fase: colorista em Arles (1888) Abandona o Impressionismo, sem no entanto abandonar a luminosidade comandada pelas cores e a influncia da pintura japonesa. 4 fase: final em Anvers (1890) Intercalando crises nervosas, internaes e tratamentos mdicos, pinta em trs meses 80 telas. Suas cores so mais intensas e retorcidas.
"Em lugar de repetir com exatido o que tenho diante dos olhos, sirvo-me arbitrariamente da cor para exprimir-me com intensidade. Mas deixemos isso de lado, porque vou dar-lhe um exemplo do que desejo fazer. Quero pintar o retrato de um amigo artista, que trabalha como o rouxinol canta, pois assim a sua natureza. Esse amigo louro. Desejaria pr no retrato minha admirao e meu afeto por ele. Para comear o desenharia tal e qual, to fielmente como pudesse. Mas o retrato no estaria terminado. Para concluir, serei agora um colorista arbitrrio. Exagero o louro da cabeleira, chego aos tons alaranjados, aos cromos, ao limo plido. Atrs da cabea, em lugar de pintar o muro banal do mesquinho apartamento, pinto o infinito, fazendo um fundo simples do mais rico e mais intenso azul que possa conseguir e, por essa simples combinao, a cabea loura e iluminada sobre esse fundo de azul rico, obtenho misterioso efeito como o da estrela no cu profundo."
(Carta de Van Gogh a Theo, apud Cavalcanti: 1975, p. 109.)

You might also like