You are on page 1of 23

A exemplo de Agar Deus ouve o seu clamor e enxuga as tuas lgrimas

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

Meus queridos irmos em Cristo Jesus, a Paz Senhor!

Ns vamos meditar nesta oportunidadeem Genesis 21. 14-20

Em nossa breve peregrinao na terra, numa jornada que determinada por Deus, somos agentes das nossas escolhas e decises, e muitas vezes somos atingidos pela decisao e escolhas de outras pessoas, lembrando que acima est a vontade Soberana de Deus que estabelece e determina todas as coisas a nosso respeito.

Agar foi uma mulher, vtima das circunstancias sociais e pessoais, que no decorrer da vida enfrenta o gosto amargo das consequencias e revs da vida. Deserto um lugar arido, seco, sem gua, sem nuvens, sem chuva, sem folhas, sem flores, sem flora, sem fauna, raros arbustos, o deserto estar no centro do nada, um ambiente sem vento, de dia calor e noite frio. No h possibilidade de vida na longo neste habitat, a menos que seja uma especie j organicamente preparada para sobrevivencia. Mas a espcie humana precisa de diversos cuidados para sobreviver

Percebemos na Bblia, basicamente 3 formas contextuais de deserto: quando Deus leva para o deserto, e nos ensina, trata no deserto, quando deliberadamente e deciso prpria vai para o deserto, exemplo de Elias, e a terceira forma quando so empurradas, expulsas por outros para o deserto, que o caso de AGAR.

A escrava egpcia Agar, era a me de Ismael, filho de Abrao. Ocorre que o menino teve uma contenda com o pequeno Isaque, e cria um mal estar entre as mes, fato este que foi a gota dagua para Sara dizer para expuls-los, Agar e o filho, do cl de Abrao, o patriarca, que por sua vez sofre com a palavra de Sara, mas em consulta a Deus, tem dEle o seu aval para a deciso.

Muitas vezes, Deus permite que sejamos empurradas por outrem ao deserto, afinal tudo est sob o controle de Deus, nada, nada foge ao seu controle, por isso Deus no nos apia em ficarmos procurando culpados e nos magoando e nos ferindo por causa de a ou de b, Ele quer que ns o conheamos, mesmo quando somos EMPURRADOS ERRANTES pelo deserto.

Abrao d a Hagar um odre de gua e p, suprimento que logicamente no demoraria muito, e o que seria depois?!Aparentemente a morte era certa, no entanto, Deus estava no controle da situao.

Quando tudo parece perdido, Agar joga o menino debaixo de umas rvores e afasta-se para no ver seu filho morrer e chorar alto. Mas Deus que ouve tudo, afinal um dos grandes questionamentos ser que Deus ouve o clamor de alguem no deserto? Afinal no deserto dificil de ouvir, difcil de clamar, pois pela aridez as foras s esvaem

Deus ouve, e responde e pergunda o que tens Agar? E d a primeira palavra de ordem para quem padece em meio ao deserto, sem suprimento, sem foras, pensando qu vai morrer: NO TEMAS!! Deus entra com proviso, Deus ouve e atende, at o clamor de uma criana largada pela mae que no qeria v-lo morrer

A segunda Palavra do Senhor para aquele mulher aflita foi: ERGUE-TE!!

Ao invs de ficar prostrada, esperando a morte chegar levante a sua cabea, do cu que vem o teu socorro, erguer-se requer esforo, ainda mais quando estamos debilitados pela sede e fome, e pela falta de perspectiva de sobrevivncia.

Quando ela levanta, com a fora do Senhor, Ele abre o seus olhos e ela contemplou a fonte de gua perto dela, portanto ABRA OS SEUS OLHOS!! Quando nos dispomos a olhar na perpectiva de Deus, na perspetiva do sobrenatural de Deus, com certeza poderemos contemplar e usufruir do Milagre. Lembra do profeta Eliseu e seu servo Geasi? Cercados pelo exercito da Assiria, Eliseu ora para o Senhor abrir os olhos de Geasi e ele enxerga o sobrenatural e contemplou o exercito muito maior que estava com eles naquele embate.

Portanto, reflita bem: NO TEMAS, ERGUE-TE e ABRA SEUS OLHOS, pois atravs da tica de Deus, pois com certeza Ele vai mandar a fonte de agua jorrar no deserto e transformar tudo, porque Ele manda em tudo e em todos!

GRAVE no seu corao esta Palavra do Senhor:

"O pobre e o necessitado buscam gua, e no encontram! Suas lnguas esto ressequidas de sede. Mas eu, o Senhor, lhes responderei; eu, o Deus de Israel, no os abandonarei. Abrirei rios nas colinas estreis, e fontes nos vales. Transformarei o deserto num lago, e o cho ressequido em mananciais. Porei no deserto o cedro, a accia, a murta e a oliveira. Colocarei juntos no ermo o cipreste, o abeto e o pinheiro(Is 41.18-20)

I.

DEUS ATENDE O CLAMOR,AT MESMO NO FUNDO DA COVA.EXEMPLOS DE SOBREVIVENTES!

"Da mais profunda cova, SENHOR, invoquei o teu nome. Ouviste a minha voz; no escondas o ouvido aos meus lamentos, ao meu clamor.De mim te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: No temas". (Lm 3.55-57) Vamos refetir um pouco sobre as covas e sua eficcia para a maturidade o crescimento espiritual do cristo, apesar de sua dureza,afinal ninguem gosta de cova, at falar sobre elas nos dar um certo panico e um impacto negativo voc no acha?

Cova significa: buraco, depresso na terra, poo, sepulcro, simbolo de morte, de ponto final, situao sem sada. A cova uma crua realidade, e elas sempre fizeram, fazem e iro fazer parte da nossa rota to passageira na terra. As covas so pontos de parada, so os clmax de provaes e lutas em que ficamos numa situao sem sada, sem perspectiva e sem esperana. A cova sinonimo de fim, de solido, escurido.

Mas como temos um forte redentor, que atende o clamor de um fiel mesmo no fundo da cova, podemos analisar homens de Deus que tiveram essa cruel experiencia, mas puderam ver a luz no fim da cova e serem referenciais para que ns possamos tambm resistir as adversidades sabendo em quem temos crido.

1. JOS , sobrevivente de uma cova vazia, sem gua. Gen. 37.20,

Temos a narrativa de um jovem sonhador cuja caractristica que intrigou seus irmos foi a sua alegria e capacidade de sonhar, Jos era temente a Deus, vemos sempre a prosperidade da vida dele porque a Palavra de Deus enftica ao dizer E Deus estava com Jos.

Jos vai a Dot (covas)lugar onde se faziam perfuraes em busca de gua, seus irmos o percebem de longe devidos suas vestes coloridas.

Sua tnica, feita por seu pai, demonstrava o quanto o amor de seu pai por ele era diferenciado, ao ponto de Jos possuir uma tnica colorida mais caracteristica dos integrantes da realeza, e no dos pastores e agricultores cujas roupas comumente eram in natura ores neutras que devido o tipo de servio, eram mais fceis para a manuteno e realizao de suas

tarefas. Mas Jos tinha uma veste diferente, e antes de ser lanado na cova, seus irmos a rasgaram e mancharam de sangue para forjar uma morte por animais do campo.

E, devido o dio e a inveja, os irmaos de Jos,aqueles que deveriam proteg-lo, o lanam na cova para enterrar ali os sonhos de Jos.

porm na cova no havia gua Caracterizo esta cova como uma covasem possibilidade de sobrevivencia, afinal sem gua impossvel viver. Com certeza sem gua vem a sede, temos sede de justia. Por isso esta cova tem cheiro de injustia, de inveja, dio, abandono

Entretanto em Zacarias Cap. 9.11-12. Nosso Deus nos d uma resposta para aqueles que esto na cova sem gua, vtimas de circunstancias trgicas, e achando que vo morrer: "Ainda quanto a ti, por causa do sangue do teu pacto, libertei os teus presos da cova em que no havia gua. presos de esperana, voltai fortaleza;tambm hoje anuncio que te recompensarei em dobro".

Deus o nosso refgio e FORTALEZA. A nossa fortaleza, o nosso socorro vem do Senhor, que desprende a esperana muitas vezes sufocada na cova pela dor da aflio.

2. Nosso segundo sobrevivente JEREMIAS, sobrevivente de uma cova de lama.

"Tomaram, ento, a Jeremias e o lanaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no trio da guarda; desceram a Jeremias com cordas. Na cisterna no havia gua, seno lama; e Jeremias se atolou na lama". ( Jr 38.6)

Jeremias, foi um Profeta de Deus, que ousou defender a Verdade em nome do Senhor. Enquanto o sistema impunha um modus operandi, em que todos tinham que falar o que o rei ou o povo queriam ouvir, Jeremias com o seu COMPROMISSO COM DEUS, se imps falando sempre a verdade, o que lhe custou uma grande cova, ou cisterna.

Esta cisterna subterranea era um tipo de reservatrio de gua da cidade. Era um poo profundo, tanto que Jeremias foi descido por cordas, e quando chega no final a cova no tinha gua, mas LAMA, e Jeremias atolou-se na lama.

Esta cova tem caracterstica de ingratido (Jeremias falava para o bem do povo e no para o mal), tambm de perseguio, imposio e privao(no havia po na cidade)

Jeremias atolado, com fome no fundo do poo por ser verdadeiro, quantos questionamentos no surgiram na sua mente, mas a sua convico lhe deu coragem para superar e esperar o livramento do Deus que atende ao clamor.

At que Deus incomodou o eunuco, que falou com o rei, e com mais trinta homens tiraram Jeremias do fundo do poo. Deus incomoda quem for para livrar aqueles que clamam por Ele.

" Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poo de perdio, de um tremedal de lama; colocou-me os ps sobre uma rocha e me firmou os passos. E me ps nos lbios um novo cntico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos vero essas coisas, temero e confiaro no SENHOR"(Sl 40.13)

a) A palavra "inclinar-se". Esta palavra vem do termo hebraico "hjn" natah e tem como significado "inclinar-se", "dobrar-se", "curvar-se para baixo".

b) A palavra "ouvir", que vem da palavra hebraico "emv" shama, que traz o significado de "entender", "perceber", "ouvir com ateno", "conceder pedido".

b) A expresso "colocou os meus ps sobre uma rocha", nos leva a compreender o livramento de Deus. Aquele que estava atolado numa cisterna lamacenta ou em um pntano perigoso, livrado por Deus e seus ps so colocados sobre numa rocha firme.: JESUS CRISTO! Por isso vale a pena confiar no Deus que nos ouve e nos atende!

3. Nosso terceiro sobrevivente DANIEL, o sobrevivente da cova do leo.

Nisto passou o rei as ordens, e trouxeram a Daniel, e lanaram-no na cova dos lees. Ora falou o rei e disse a Daniel: O teu Deus, a quem continuamente serves, te livrar.(Dn 6.16)

Observe que todos Deus no livrou da cova, mas na cova. Muitas vezes queremos que situaes extremas sejam evitadas para no sofrermos, mas atravs destas situaes o nome do Senhor sempre foi e ser glorificado.

Daniel tinha uma marca principal: FIDELIDADE, era fiel a Deus ao ponto de evocar sua sinceridade quando os lees no ousaram devor-lo. Sua fidelidade era percebida pelo seu testemunho em todo o reino Daniel, o Deus a quem tu continuamente serves.

Na cova dos lees, talvez at tivesse a gua, mas ela tinha donos fortes e selvagens, alm do mais ainda foi colocada uma pedra na boca da cova, o que nos d uma impresso de completa impossibilidade de superao.

Esta cova tem caracterstica de armao, conspirao, destruio. Daniel estava crescendo no Imprio, sua existencia tornou-se um obstculo que precisava ser removido. Mas quando Deus coloca, pode vir a armao ou cilada que for, Deus intervem e proporciona o livramento e a vitria.

Mas o Deus poderoso a quem servimos, e que nada impede o seu agir fechou a boca dos lees e mudar o quadro para a destruio dos seus prprios perseguidores. O meu Deus enviou ao seu anjo, e fechou as bocas aos lees; eles no me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocncia diante dele; tambm diante de ti, rei, no tenho cometido delito algum. (Dn 6.22)

O Salmista deixa claro em sua cano o cantico do corao de Daniel, que pode ser o meu e o seu tambm: Armaram uma rede aos meus passos a minha alma est abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porm eles mesmos caram no meio dela. (Sl 57.6)

Deus fiel, se voc esta na cova CLAME, se sobreviveu, ADORE e glorifique ao Deus que atende o clamor do fundo do poo, e nos ajuda a contar o testemunho para a glria e honra do nome dele.

Posso lhe afirmar, que Deus real, poderoso, e no existe cova que ele no possa entrar e te tirar de l. Portanto, ao invs de querer que lhe enterrem ,olhe para cima, olhe mais alm e CLAME, porque Deus o nosso refgio e fortaleza, socorro bem presente na angstiaSl 46.1

II.

"Deus escuta E responde as oraes de um pecador ou descrente?"

Resposta: Joo 9:31 declara: "Sabemos que Deus no atende a pecadores; mas, pelo contrario, se alguem teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende." Tambem tem sido dito que "a unica orao que Deus escuta de um pecador e a orao para salvao".

Como resultado dessa passagem, alguns acreditam que Deus no escuta e/ou nunca vai responder as oraes de um descrente. No entanto, no contexto, esse verso esta dizendo que Deus no executa milagres atraves de um descrente. As passagens a seguir descrevem Deus escutando e respondendo as oraes de um descrente.

Em 1 Joo 5:14-15 nos diz que Deus responde oraes quando elas forem feitas de acordo com Sua vontade. Esse principio talvez se aplica a descrentes. Se um descrente faz uma orao que e de acordo com a vontade Deus, nada impede a Deus de responder tal orao de acordo com a Sua vontade.

Ao examinar as passagens a seguir, podemos ver que na maioria dos casos orao estava envolvida. Em um ou dois casos, Deus respondeu ao clamor do corao (no e claro se esse clamor foi direcionado a Deus). Em outros casos, a orao aparentava ser relacionada a arrependimento. Ja em outros casos, a orao era simplesmente por uma necessidade ou beno terrena; e Deus respondeu ou por compaixo, ou em resposta procura genuina ou fe da pessoa. Aqui so algumas passagens que lidam com a orao de um descrente:

O povo de Ninive; Jonas 3:5-10; que Ninive fosse poupada.

Hagar e Ismael; Gnesis 21:14-19; no era tanto uma orao mas um clamor do corao por seu filho que estava beira da morte.

Acabe; 1 Reis 21:17-19; principalmente versiculos 27-29; Acabe jejua e anda cabisbaixo por causa da profecia de Elias sobre sua posteridade. Deus responde por no ter trazido a calamidade durante o tempo de Acabe.

A mulher da area de Tiro e Sidom (Mc 7:24-30) que Jesus livrasse sua filha de um demnio.

Cornelio, o centurio romano (At 10) o pedido de orao no e registrado (Atos 10:30), mas ele e apresentado ao caminho da salvao.

Deus faz promessas que so aplicaveis a todos (crentes e descrentes), como Jeremias 29:13: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso corao." Esse foi o caso de Cornelio em Atos 10:1-6.

No entanto, ha varias promessas que, de acordo com o contexto, so apenas para os crentes. Porque os Cristos tm recebido a Cristo, somos encorajados a nos achegar confiadamente junto ao trono da graa, a fim de recebermos graa para socorro em ocasio oportuna (Hb 4:14-16).

III.

OUVI A TUA ORAO E VI AS TUAS LGRIMAS!

O Rei Ezequias foi um grande homem de Deus, que fez o que era bom aos olhos do Senhor e andou nos caminhos de Davi. Mas um dia, a enfermidade o afligiu e Deus lhe enviou o profeta Isaas dizendo: Pe em ordem a tua casa, porque morrers e no vivers! Mas ele virou o seu rosto para a parede e suplicou ao Senhor, mostrando-lhe tudo quanto tinha feito e Deus mandou mais uma vez Isaas dizendo: Ouvi a tua orao e vi as tuas lgrimas, eis que acrescentarei aos teus dias 15 anos!

E o Deus que ouviu a orao de Ezequias, tambm ouve a orao deste Crculo de Orao! H 12 anos, que nos reunimos neste lugar para buscar, chorar e orar e o Senhor nos responde, pois ainda hoje Ele o mesmo para operar maravilhas em nossa vidas! Se choras, a palavra de Deus para ti nesta tarde :

Ouvi a tua orao e vi as tuas lgrimas!

1 Ouve, Senhor, a minha orao, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; no te cales perante as minhas lgrimas, porque sou um estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais.

As minhas lgrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde est o teu Deus? J estou cansado do meu gemido, toda a noite fao nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lgrimas, at a minha alma est perturbada; mas tu, Senhor, at quando? Tu contas as minhas vagueaes; pe as minhas lgrimas no teu odre. No esto elas no teu livro? D ouvidos, Senhor, minha orao e atende voz das minhas splicas!

Ouvi a tua orao e vi as tuas lgrimas!

2 Querida Igreja, o Deus que operou aquele grande milagre na vida de Ezequias, est entre ns neste momento! Ele sonda os nossos coraes e sabe as nossas necessidades! E o seu anjo est ao teu lado recolhendo todas as tuas lgrimas. Lgrima de crente no fica aqui na terra, mas sobe como cheiro suave s narinas de Deus.

Todas as tuas lgrimas esto registradas e a vitria j est decretada! Pode no ser como tu esperas, mas ser da maneira que o Senhor determinou. Aceita a vontade de Deus em tua vida, pois o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manh!

3 Quando Abrao despediu a Agar, por causa de Ismael, ela partiu, andando errante no deserto de Berseba. E quando a gua que ela tinha acabou, Agar lanou o menino debaixo de uma das rvores. E afastou-se dizendo: "Que eu no veja morrer o menino. E levantou a sua voz, e chorou.

Mas o anjo do Senhor bradou a Agar desde os cus, e disse-lhe: Que tens, Agar? No temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde est. Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mo, porque dele farei uma grande nao." E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poo de gua; e foi encher o odre de gua, e deu de beber ao menino.

No te desesperes! Olha mais frente e v o cumprimento das grandes promessas de Deus em tua vida! 4 O meu Deus e teu Deus, Igreja, Ele no despreza um corao contrito e humilde. Quantas vezes o desespero quer te dominar, fazendo at mesmo que tu penses em morrer! Mas o Deus que se lembrou de Agar ainda vive e te ama muitssimo, Ele no te esqueceu! Lembra-te das promessas que te fez!

Ele fiel para cumpri-las todas na tua vida! Busca mais! Humilha-te perante o Senhor com lgrimas, rogos e jejuns! Espera no Senhor e no desanimes, pois ele est trabalhando ao teu favor, e quando menos esperares, teus olhos se abriro e vers o poo tua frente e tu te saciars com a alegria da vitria!

"Os que semeiam em lgrimas segaro com alegria."

5 O crente que ora e chora perante o Senhor tem vitria garantida. Mesmo quando pecamos, mas nos arrependemos e choramos perante o Senhor, ele nos perdoa. Davi pecou, mas ele se desfez em lgrimas de arrependimento perante o Senhor: "Cria em mim, Deus, um corao puro e renova em mim um esprito reto!"E Deus misericordioso em perdoar.

Queres vitria? Confessa as tuas faltas ao Senhor com lgrimas e splicas e Ele renovar em tua vida a alegria da salvao, operar maravilhas na tua vida e nas vidas dos teus e vers que lgrima de crente tem resposta!

6 Quando a mulher Canania veio at Jesus, ela talvez nem soubesse que no poderia ser atendida por Jesus, por no ser judia. Mas ela no desistiu! Apesar de toda dificuldade: o silncio de Jesus e o desprezo dos

discpulos, ela ficou firme, confiante e chegando-se a Jesus, ela no gritou, no murmurou, no reclamou, ela chegou aos seus ps e o adorou!

E mesmo quando Jesus disse: "No bom tirar o po dos filhos e lan-lo aos cachorrinhos", ela no desistiu, mas se humilhou ainda mais e disse: "Sim, Senhor, mas tambm os cachorrinho comem as migalhas que caem da mesa dos seus senhores!" A vitria do crente est na humilhao! Derrama-te perante o Senhor e o ouvirs dizer: "Quando grande a tua f! Faa-se hoje conforme aquilo que tu pedes!"

Todas: "Reprime a tua voz de choro, e as lgrimas de teus olhos; porque h galardo para o teu trabalho."

7 Jesus disse: "Bem-aventurados os que choram, porque eles sero consolados!" Ests chorando hoje? Bem-aventurado s, pois Deus quem te consola.

Quando Jesus ia entrando em Naim, viu aquela viva que ia enterrar o seu nico filho e a Bblia nos diz que ele moveu-se de ntima compaixo por ela e lhe disse: "No chores!" Muitas pessoas podem te dizer isso, mas somente Jesus que pode fazer que tuas lgrimas sequem! E assim como ele deu vitria quela pobre viva, est aqui para te dar vitria tambm! Chora nos ps de Jesus e derrama em prantos o teu corao e vers que o crente no chora em vo!

8 somente ns crermos e confiarmos e entregarmos nossas preocupaes, nossos problemas, as nossas vidas na Mo do Senhor, pois ele poderoso para fazer muito mais do que aquilo que podemos pedir ou buscar! Se a luta grande, no te desesperes!

Busca ao Senhor com humildade, derrama perante ele as tuas lagrimas, entrega-lhe as tuas preocupaes e grandes coisas ele far! A vitria certa quando buscamos ao Senhor! E para ti que ests chorando e aguardando a vitria do Senhor, ele te diz : No temas pois eu sou contigo para te fazer triunfar. Estas lgrimas que ests derramando agora est sendo colhidas no meu odre e o seu problema em breve ter a soluco!

A Biblia nos diz que quando pedimos a Deus por qualquer coisa de acordo com Sua vontade, Ele nos escuta e nos da o que pedimos (1 Jo 5:14-15). Ha varias outras promessas para os crentes em relao a orao tambem (Mt 21:22; Jo 14:13; 15:7).

Ento, sim, ha casos quando Deus no responde as oraes de um descrente. Ao mesmo tempo, por Sua graa e misericordia, Deus pode intervir nas vidas dos descrentes em resposta a suas oraes. Se voc se encontra distanciado dos caminhos do Senhor faa hoje mesmo uma deciso ao lado de Cristo e obter a vida eterna!

You might also like