You are on page 1of 3

EXERCCIO DE REVISO TEORIA GERAL DO ESTADO NP1 PROF: JACQUELINE ALVES 1.

1. A partir das discusses abordadas em sala, discorra sobre a seguinte assertiva de Aristteles: O homem um animal poltico. R: Para Aristteles, o homem somente capaz de viver em sociedade, uma vez que um homem que no se adapta a ela um homem alheio. O homem considerado um animal poltico, pois, na polis, ele consegue orientar-se pela conduta moral mediada por leis estabelecidas pelos elementos intelectuais (adquiridos no processo de formao) e moral (lapidada pelos hbitos racionais e pela experincia vivida). 2. Com base em leituras e debates feitos sobre o assunto, defina o que seria sociedade, citando trs caractersticas da mesma. R: Dallari A sociedade e seus elementos caractersticos, itens 11 a 15. 3. Classifique a teoria Contratualista, citando, pelo menos, dois de seus principais adeptos. R: Dallari Da sociedade: origem da sociedade, itens 7 a 10.
4. Rousseau afirmava que havia a predominncia da bondade humana no estado de

natureza do homem. Que fato levou este ser a se corromper? Explique. O surgimento da propriedade privada fez com que o homem se corrompesse, uma vez que as coisas no pertenciam mais ao todo, mas aos que se diziam donos da propriedade.
5. Faa a distino entre a teoria determinista e a teoria finalista, conforme o

conceito de sociedade. R: Dallari A sociedade e seus elementos caractersticos, item 12. 6. Em sua opinio, qual teoria da questo anterior mais relevante para o surgimento da sociedade? Resposta pessoal, mas podem se direcionar pelo item da questo anterior. 7. A finalidade precpua da sociedade a busca pelo bem comum por meio das manifestaes de conjunto ordenadas. Cite e explique cada uma delas. R: Dallari Ordem Social e Ordem Jurdica, itens 14 e 15. 8. Explique a relao concernente entre Estado como sociedade e a relao existente entre Nao como comunidade. R: Dallari Estado e Nao, itens 68 a 71.

9. Quais os elementos constitutivos do Estado? possvel a existncia de um Estado com a perda temporria do seu territrio?Se sim, d um exemplo. R: Dallari Estado Moderno, itens 31 a 47. O livro do Sahid Maluf faz melhor essa diviso no captulo sobre Estado, na minha opinio. As pginas no tenho aqui no momento porque estou sem o livro dele, mas ta bem fcil de encontrar pelo sumrio. 10. Quais as conseqncias que a Paz de Westfalia, de 1648, proporcionou para o surgimento do Estado? R: Dallari Do Estado: origem e formao do Estado, item 24. 11. Diferencie a teoria que afirma a formao natural do Estado da teoria que prope a formao contratual deste ente jurdico-poltico. R: Dallari Do Estado: origem e formao do Estado, itens 24 e 25.
12. Cite e explique trs caractersticas da soberania.

R: Dallari Estado Moderno, a Soberania, itens 31 a 38. 13. Existe distino entre o termo povo e o termo populao dentro da concepo de Estado? R: Resposta baseada na questo 18. A distino bsica entre povo e populao est na questo dos direitos polticos onde o povo titular desse direito por ser cidado, por compor o Estado de Direito. J a populao, pessoas que se encontram no territrio do Estado, num determinado momento, no se enquadra nos titulares desse direito.
14. De acordo com estudos em sala de aula, defina o que seria o Estado, apontanto e

relacionando seus elementos constitutivos e a finalidade precpua de cada um. R: Dallari Estado Moderno, de Soberania at Povo. Lembrando que o Estado um ente complexo, apresentando dificuldades de ter uma definio certa e determinada. 15. Discorra sobre a seguinte alegao: O territrio objeto de direitos do Estado, relacionando-a com os limites da soberania. R: O territrio o lugar onde o Estado competente para exercer sua soberania. No territrio estatal, a instituio tem a garantia constitucional de exercer o poder supremo. Porm, a limitao desse poder, ou seja, a limitao da soberania est justamente inserida nos limites do territrio de cada Estado. O Estado s tem o direito de exercer a soberania dentro de seu territrio. 16. Disserte sobre a seguinte assertiva: O Estado uma sociedade poltica.

R: O Estado, instituio jurdico poltica composta por povo, territrio e soberania, uma sociedade poltica, uma vez que seus atos so manifestaes ordenadas que se expem por meio da poltica, e se guiam por meio da ordem jurdica, conjunto de leis unidas por um sistema (Constituio) que justifica o poder do Estado. sociedade porque formado por um agrupamento de pessoas com territrio definido e um governo soberano que atua perante sua soberania em prol do bem comum a todos os cidados que o compem. 17. Nas palavras de Dallari: O povo o elemento que d condies ao Estado para formar externar uma vontade. A partir dessa alegao, responda: todas as pessoas que compem o elemento humano do Estado so titulares de um direito subjetivo capazes de externar sua vontade? Explique. R: Dallari Estado Moderno, item 44. Nem todas as pessoas que compem o elemento humano do Estado so titulares desse direito, haja vista os titulares serem somente aqueles que possuem a cidadania, ou seja, os considerados cidados que nascem no territrio. A populao que considera todas as pessoas que esto, naquele momento, no Estado. A denominao povo se refere apenas aos titulares do direito subjetivo de exercer a cidadania por meio de um voto ou uma escolha de seus representantes.

You might also like