You are on page 1of 3

PTTMetro o nome dado ao projeto do Comit Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) que promove e cria a infra-estrutura neces Trfego

o - PTT) para a interconexo direta entre as redes ("Autonomous Systems" - ASs) que compem a Internet Brasileira. A a se s regies metropolitanas no Pas que apresentam grande interesse de troca de trfego Internet. Uma das principais vantagens deste modelo, a racionalizao dos custos, uma vez que os balanos de trfego so resolvidos atravs de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

Outra grande vantagem o maior controle que uma rede pode ter com relao a entrega de seu trfego o mais prximo possve geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operao mais eficiente da Internet como um todo.

Um PTTMetro , assim, uma interligao em rea metropolitana de pontos de interconexo de redes (PIXes), comerciais e acad centralizada.

Abaixo temos um grfico que representa o trfego agregado de todos os PTTs que esto em operao atualmente.

So caractersticas fundamentais para a implementao adequada de um PTTMetro:

Neutralidade - independncia de provedores comerciais Qualidade - troca de trfego eficiente Baixo custo das alternativas, com alta disponibilidade

Matriz de troca de trfego regional nica

A coordenao do PTTMetro, a cargo do CGIbr, e sua operao por organizaes tecnicamente habilitadas, mas sem fins lucrativos, que estabelecero os requisitos de arquitetura e gerncia das interconexes, garantem os dois primeiros tpicos. A hospedagem dos PIXes em instalaes comerciais com elevado padro de segurana e infraestrutura, agregando-se matrizes de trfego j existentes, condio para obteno dos demais quesitos acima. J se identificaram as seguintes regies metropolitanas, com caractersticas para abrigarem PTTMetros:

Americana (operacional) Belm (operacional) Belo Horizonte (operacional) Braslia (operacional) Campina Grande(operacional) Campinas (operacional) Caxias do Sul (operacional) Curitiba (operacional) Florianpolis (operacional) Fortaleza (operacional) Goinia (operacional) Londrina (operacional) Natal (operacional) Porto Alegre (operacional) Recife (operacional) Rio de Janeiro (operacional) Salvador (operacional) So Paulo (operacional) So Jos dos Campos (operacional) Vitria (operacional)

Glossrio AS Autonomous System o conjunto de rede com a mesma poltica de roteamento. ASN Autonomous System Number o identificador nico de 32bits para um AS. normalmente alocado pelos RIRs. PIX Ponto de Interconexo ou ponto de acesso ao PTTMetro.

Regras tcnicas para adeso a um PTTMetro

ASN; Possuir e operar um sistema autnomo. Acordo multilateral de trfego via RS, ou relaes bilaterais diretas; Estabelecer acordos de troca de trfego com outros participantes. Conexo a um nico PIX por localidade; Selecionar um PIX em rea metropolitana para conexo. BGP4; Implementar protocolo de roteamento exterior BGP4. Caso anuncie prefixos de outros participantes obrigatrio marcar NEXT_HOP_SELF;

Trafego Broadcast deve estar limitado exclusivamente a resoluo ARP; Participantes no podem apontar rota default ou se utilizar de recursos de outros sem a devida autorizao.

You might also like