You are on page 1of 85

NDICE

MATRIZES
Definio Igualdade Matrizes Especiais Operaes com Matrizes Classificao de Matrizes Quadradas Operaes Elementares Matriz Equivalente por Linha Matriz na Forma Escalonada Aplicaes de Operaes Elementares Exerccios Respostas Apndice A Determinante 1 2 2 3 9 11 11 11 12 15 18 19

SISTEMAS DE EQUAES LINEARES


Definio Matrizes Associadas a um Sistema Linear Classificao de Sistemas Resoluo de Sistemas utilizando o Mtodo de Eliminao Gaussiana Resolvendo e Interpretando Geometricamente Sistemas Lineares no R2 Resolvendo e Interpretando Geometricamente Sistemas Lineares no R3 Sistema Homogneo Resoluo de Sistemas utilizando Inverso de Matrizes Exerccios Respostas 24 24 25 25 26 28 37 38 39 40

ESPAO VETORIAL REAL DE DIMENSO FINITA


Definio Subespao Vetorial Combinao Linear Subespao Vetorial Gerado e Conjunto Gerador Vetores Linearmente Independentes e Dependentes Base e Dimenso de um Espao Vetorial Operaes com Subespaos Vetoriais Coordenadas de um Vetor em relao a uma Base Ordenada Matriz de Transio de uma Base para uma outra Base Exerccios Respostas Apndice B Teoremas 41 42 43 44 45 46 47 49 50 51 54 55

TRANSFORMAES LINEARES
Transformao Linear Operadores Lineares no Espao Vetorial R2 Ncleo e Imagem de uma Transformao Linear Transformao Linear Injetora Transformao Linear Sobrejetora Transformao Linear Bijetora Isomorfismo Matriz Associada a uma Transformao Linear Operaes com Transformaes Lineares Exerccios Respostas Apndice C Teoremas 62 63 66 68 68 69 70 72 73 77 78 82

BIBLIOGRAFIA

ii

MATRIZES
Definio
Conjunto de nmeros reais (ou complexos) dispostos em forma de tabela, isto , distribudos em m linhas e n colunas, sendo m e n nmeros naturais no nulos.

Notao: i j

com - elemento genrico da matriz A - ndice que representa a linha do elemento - ndice que representa a coluna do elemento - ordem da matriz. L-se m por n.

Representaes: Exemplos: 1) A representao de um tabuleiro de xadrez pode ser feita por meio de uma matriz 2) A matriz onde .

3) A matriz abaixo fornece (em milhas) as distncias areas entre as cidades indicadas:
cidade A cidade B cidade C cidade D

Esta uma matriz

(quatro por quatro).

4) A matriz abaixo representa a produo (em unidades) de uma confeco de roupa feminina distribuda nas trs lojas encarregadas da venda.
shorts blusas saias jeans

Esta uma matriz colunas.

(trs por quatro) pois seus elementos esto dispostos em 3 linhas e 4

Igualdade
Duas matrizes de mesma ordem e para todo . e so iguais quando para todo

Matrizes Especiais
1. Matriz Linha Uma matriz A denominada matriz linha quando possuir uma nica linha. Notao: Exemplo: 2. Matriz Coluna Uma matriz A denominada matriz coluna quando possuir uma s coluna. Notao: Exemplo:

3. Matriz Nula Uma matriz A denominada matriz nula quando todos os seus elementos forem nulos, isto , para todo e para todo . Notao: Exemplo: 4. Matriz Quadrada Uma matriz A uma matriz quadrada quando possuir o mesmo nmero de linhas e de colunas, isto , . Notao:

Diagonal Principal: so os elementos da matriz A onde para todo . Diagonal Secundria: so os elementos da matriz A onde para todo Trao: o somatrio dos elementos da diagonal principal da matriz A, denotado por trA.

Exemplo:

Elementos da diagonal principal: 2, 7 e 9. Elementos da diagonal secundria: 4, 7 e 10.

5. Matriz Diagonal Uma matriz quadrada A chamada de matriz diagonal quando todos os elementos que no pertencem diagonal principal so nulos, isto , quando para todo . Exemplo:

6. Matriz Identidade Uma matriz diagonal A chamada de matriz identidade quando os elementos da diagonal principal forem todos iguais a um. Notao: Exemplo: 7. Matriz Triangular Superior Uma matriz quadrada A uma matriz triangular superior quando os elementos abaixo da diagonal principal so nulos, isto , quando para todo .

Exemplo:

8. Matriz Triangular Inferior Uma matriz quadrada A chamada de matriz triangular inferior quando os elementos acima da diagonal principal so nulos, isto , quando para todo . Exemplo:

Operaes com Matrizes


1. Adio Sejam que Exemplos: 1) Sejam e . e e matrizes de mesma ordem, define-se a matriz soma para todo e para todo . tal

Ento

2) Um laboratrio farmacutico produz um certo medicamento. Os custos relativos compra e transporte de quantidades especficas da substncia necessrias para a sua elaborao, adquiridas em dois fornecedores distintos so dados (em reais) respectivamente pelas seguintes matrizes.
preo custo compra transporte preo custo compra transporte

Fornecedor 1

Fornecedor 2

A matriz que representa os custos totais de compra e de transporte de cada uma das substncias A, B e C dada por:

Propriedades da Operao de Adio A1. Associativa: para quaisquer matrizes A, B e C de mesma ordem, A2. Comutativa: para quaisquer matrizes A e B de mesma ordem, Dem.: Considere matrizes de ordem , e . para todo e para todo Assim, . Logo, a operao de adio comutativa. A3. Elemento Neutro: para toda matriz A, A4. Elemento Simtrico:para toda matriz A de ordem tal que . Sendo tem-se . Notao: Assim, Alm disso, . . . . . .

existe uma matriz S de mesma ordem

A5. Para quaisquer matrizes quadradas A e B de mesma ordem, Dem: Considere as matrizes de ordem n.

2. Multiplicao por Escalar Sejam uma matriz e tal que Exemplos: 1) Sejam . e

um escalar, define-se a matriz produto por escalar para todo e para todo .

Ento

2) O quadro abaixo mostra a produo de trigo, cevada, milho e arroz em trs regies, em uma determinada poca do ano.
TRIGO REGIO I REGIO II REGIO III CEVADA MILHO ARROZ

1200 600 1000

800 300 1100

500 700 200

700 900 450

Com os incentivos oferecidos, estima-se que a safra no mesmo perodo do prximo ano seja duplicada. A matriz que representa a estimativa de produo para o prximo ano :

Propriedades da Operao de Multiplicao por Escalar E1. Para toda matriz A e para quaisquer escalares , E2. Para toda matriz A e para quaisquer escalares , .

E3. Para quaisquer matrizes A e B de mesma ordem e para qualquer escalar , . Dem.: Considere matrizes de ordem , e , para todo todo . Assim, . Logo, vale a propriedade. E4. Para toda matriz A de ordem , E5. Para toda matriz A de ordem , E6. Para toda matriz quadrada A e para todo . . .

. e para

3. Multiplicao Sejam as matrizes e para todo Exemplos: 1) Sejam e .

e , isto ,

, define-se a matriz produto para todo

tal que e

Ento

Observe que

2) A matriz abaixo nos fornece as quantidades de vitaminas A, B e C obtidas em cada unidade dos alimentos I e II. A B C

Ao serem ingeridas 5 unidades do alimento I e 2 unidades do alimento II a quantidade consumida de cada tipo de vitamina dada por:

Sero consumidas 30 unidades de vitamina A, 15 unidades de vitamina B e 2 unidades de vitamina C. Propriedades da Operao de Multiplicao M1. Associativa: para quaisquer matrizes A, B e C de ordens . Dem.: Considere e , respectivamente, .

para todo

e para todo

Assim, . Logo, vale a propriedade associativa para multiplicao de matrizes.


6

M2. Distributiva da Multiplicao em relao Adio: para quaisquer matrizes A e B de ordem , para toda matriz C de ordem e para toda matriz D de ordem , e . M3. Elemento Neutro: para toda matriz quadrada A de ordem n, M4. Para quaisquer matrizes quadradas A e B de mesma ordem, . ,

M5. Para quaisquer matrizes quadradas A e B de mesma ordem e para todo M6. Para toda matriz quadrada A de ordem n,

Em geral, no vale a propriedade comutativa para a operao de multiplicao. Assim, . Quando , diz-se que A e B so matrizes comutveis, ou ainda que A e B so matrizes que comutam entre si. Por M6, qualquer matriz quadrada comuta com a matriz quadrada nula de mesma ordem. Exemplos: 1) Sejam as matrizes e . 2) Sejam as matrizes e e a matriz produto 3) Sejam e . . no definida. .

4) Sejam Assim,

e .

Logo, as matrizes A e B comutam entre si. Potncia de uma Matriz Quadrada de Ordem n.

..................................... Toda matriz quadrada A comuta com qualquer potncia natural de A.

Exemplos: 1) Seja Ento . .

2) Sejam o polinmio Determinando o valor :

e a matriz

A matriz A uma raiz do polinmio, j que

Matriz Idempotente Uma matriz quadrada A idempotente quando

Exemplo: A matriz

idempotente. (Verifique!)

4. Transposio Seja a matriz

, define-se a matriz transposta B tal que

, isto , a

matriz obtida a partir da matriz A pela troca de suas linhas pelas colunas correspondentes. Notao: Propriedades da Operao de Transposio T1. Involuo: para toda matriz A, . T2. Para quaisquer matrizes A e B de mesma ordem, Dem.: Considere matrizes de ordem , para todo Assim, . T3. Para toda matriz A e para todo escalar T4. Para toda matriz A de ordem T5. Para toda matriz quadrada A, , . , . . e e para todo . .

e para toda matriz B de ordem .

Classificao de Matrizes Quadradas


1. Matriz Simtrica Uma matriz quadrada A denominada simtrica quando .

Exemplo:

Os elementos da matriz dispostos simetricamente em relao diagonal principal so iguais. 2. Matriz Anti-simtrica Uma matriz quadrada A denominada anti-simtrica quando Exemplo:

Todos os elementos da diagonal principal so iguais a zero e os elementos simetricamente dispostos em relao diagonal principal tm sinais contrrios. 3. Matriz Invertvel ou No-singular Uma matriz quadrada A de ordem n dita invertvel se existir uma matriz quadrada B de mesma ordem tal que . A matriz B dita matriz inversa da matriz A. Notao:

Exemplos: 1) A matriz invertvel e sua inversa pois:

2) Obtendo a matriz inversa da matriz Considere Se ento

Assim,

Desta forma,
9

Verifica-se tambm que

. .

Ento a matriz inversa da matriz A

3) A matriz

no possui inversa.

Propriedades das Matrizes Invertveis I1. Involuo: . I2. dem.: Analogamente, Logo, o produto invertvel. I3. . . . .

Semelhana de Matrizes Duas matrizes tal que .

so semelhantes quando existe uma matriz invertvel

Exemplo: As matrizes Considere e

so semelhantes. . Assim, .

4. Matriz Ortogonal Uma matriz quadrada A de ordem n invertvel denominada ortogonal quando Exemplo:

5. Matriz Normal Uma matriz quadrada A de ordem n dita normal quando comuta com sua matriz transposta, isto , . Exemplo:

10

Operaes Elementares
So operaes realizadas nas linhas de uma matriz. So consideradas operaes elementares: OE1. A troca da linha i pela linha j. OE2. A multiplicao da linha i por um escalar no nulo. no nulo.

OE3. A substituio da linha i por ela mesma mais k vezes a linha j, com

Exemplo:

L1

L3

L2

L2

L2

L2+(-1)L1

Matriz Equivalente por Linha


Sejam A e B matrizes de mesma ordem. A matriz B denominada equivalente por linha a matriz A, quando for possvel transformar a matriz A na matriz B atravs de um nmero finito de operaes elementares sobre as linhas da matriz A.

Exemplo:

A matriz

equivalente a matriz

, pois usando somente operaes

elementares nas linhas da primeira matriz foi possvel transform-la na segunda.

Matriz na Forma Escalonada


Uma matriz est na forma escalonada quando o nmero de zeros, que precede o primeiro elemento no nulo de uma linha, aumenta linha a linha. As linhas nulas, se existirem, aparecem abaixo das no nulas.

Exemplos:

11

Escalonamento por Linha de uma Matriz Dada uma matriz qualquer, possvel obter uma matriz equivalente por linhas a esta matriz na forma escalonada: Exemplos: 1)

2)

A escolha de operaes em um escalonamento no nica. O importante observar que o objetivo aumentar o nmero de zeros, que precede o primeiro elemento no nulo de cada linha, linha a linha. Posto de uma Matriz O posto de uma matriz A pode ser obtido escalonando-se a matriz A. O nmero de linhas no nulas aps o escalonamento o posto da matriz A. Notao: Exemplo: Nos dois exemplos anteriores o posto das matrizes igual a dois.

Aplicaes de Operaes Elementares


1. Clculo da Inversa de uma Matriz Quadrada A de ordem n. Passo 1: Construir a matriz de ordem . Passo 2: Utilizar operaes elementares nas linhas da matriz bloco A na matriz identidade . de forma a transformar o

Caso seja possvel, o bloco ter sido transformado na matriz . Se no for possvel transformar A em porque a matriz A no invertvel.

Exemplo: Seja

. A matriz inversa

12

Justificativa do Mtodo para o Clculo da Matriz Inversa Teorema: Uma matriz quadrada A de ordem n invertvel se e somente se a matriz A equivalente por linha a matriz . Desta forma, a seqncia de operaes elementares que reduz a matriz A na matriz , transforma a matriz na matriz . .

Exemplo: Considere a matriz

A reduo da matriz A matriz identidade :

Aplicando em

a mesma seqncia de operaes:

Assim, a matriz

a inversa da matriz A.

13

2. Clculo do Determinante A qualquer matriz quadrada A podemos associar um certo nmero real denominado determinante da matriz. Notao: importante observar que: a) Quando trocamos duas linhas de uma matriz A, seu determinante troca de sinal. b) O determinante da matriz fica multiplicado pelo escalar no nulo k quando todos os elementos de uma certa linha forem multiplicados por k. c) O determinante no se altera quando utilizamos a operao elementar do tipo (Teorema de Jacobi). d) O determinante de uma matriz triangular igual ao produto dos elementos da diagonal principal. O clculo do determinante de uma matriz quadrada, utilizando-se operaes elementares nas linhas da matriz, consiste em encontrar uma matriz triangular equivalente por linha matriz dada, respeitando-se as propriedades de determinantes acima. Exemplos: 1) .

2)

Outras informaes sobre este tpico encontram-se no Apndice A. 3. Resoluo de Sistemas Outra aplicao de operaes elementares na resoluo de sistemas, que ser visto com detalhes no prximo captulo.
14

Exerccios
1) Resolva a equao matricial indicando os valores para a, b, c e d.

2) Considere a) b) c) d) 3) Seja

. Verifique se:

. Indique uma matriz quadrada B de ordem 2 no nula tal que

4) Seja

. Resolva a equao matricial

, onde

5) Mostre que, em geral, ordem. 6) Seja . Encontre .

, sendo A e B matrizes quadradas de mesma

7) Verifique que a matriz

uma raiz do polinmio

8) Considere

a) Indique a matriz b) A matriz A invertvel? Em caso afirmativo, indique

9) Mostre que as nicas matrizes quadradas de ordem 2 que comutam tanto com a matriz quanto com a matriz so mltiplas de .

10) Determine todas as matrizes de ordem 2 que comutam com a matriz

11) Sejam

. Verifique a igualdade

.
15

12) Mostre que se a matriz quadrada A for invertvel e

ento

. (Lei do Corte)

13) Sejam

. possvel calcular X, na equao

14) Sejam A, B, C e X matrizes quadradas de mesma ordem e invertveis. Resolva as equaes, considerando X a varivel. a) b) c) d) e) 15) Seja A uma matriz de ordem n tal que a matriz simtrica? E idempotente? 16) Mostre que a matriz invertvel. A matriz

uma matriz ortogonal.

17) Determine a, b e c de modo que a matriz

seja ortogonal.

18) Mostre que a soma de duas matrizes simtricas tambm uma matriz simtrica. 19) Mostre que o mesmo vale para matrizes anti-simtricas. 20) Se A e B so matrizes simtricas que comutam entre si ento a matriz Justifique. 21) Toda matriz ortogonal tambm uma matriz normal? Justifique. 22) O produto de duas matrizes ortogonais uma matriz ortogonal? Justifique. 23) Em uma pesquisa onde foram consideradas 3 marcas de refrigerante, Gelato, Delcia e Suave, o elemento da matriz abaixo indica a possibilidade de uma pessoa que consuma o refrigerante i passar a consumir o refrigerante j. O elemento da diagonal principal representa a possibilidade de uma pessoa que consuma um determinado refrigerante permanea consumindo o mesmo refrigerante. tambm simtrica?

16

Gelato Delcia Suave

a) Qual a possibilidade de uma pessoa que consumia o refrigerante Gelato passar a consumir o refrigerante Suave? E a de quem consumia Suave passar a consumir Gelato? b) Escreva a matriz que indica a possibilidade de se mudar de marca aps duas pesquisas.

24) Verifique se a matriz

invertvel. Em caso afirmativo, indique a matriz inversa.

25) Para que valores de a a matriz

admite inversa?

26) Dada a matriz

. Indique a matriz

e determine

27) Dada a matriz

. Indique a matriz A.

28) Determinar o valor de a a fim de que a matriz

seja invertvel.

29) Calcule o determinante das matrizes

30) Sabendo que A uma matriz quadrada de ordem n e que a) b) c) d) 31) Encontre todos os valores de a para os quais

, determine:

17

Respostas
1) 23) a) 0,1 e 0,6 b)

3)

24) 25)

4) 6)

26)

8) a)

b)

27)

10)

28) 29) 0 e 24, respectivamente.

13) Sim, 14) a) b) c) d) e) 15) Sim. Sim. 17)

30) a) b) 5 c) d) 25 31) ou

18

Apndice A - Determinante
Permutaes
Seja um conjunto finito A qualquer, uma permutao em A qualquer funo bijetora Sendo n a cardinalidade do conjunto, existem permutaes possveis. Exemplos: 1) Seja e as bijees abaixo: a b A notao usual : a b a b a b .

Nesta notao matricial, a primeira linha indica os elementos originais e a segunda os elementos reorganizados. 2) Seja , 3) Seja . uma das 24 permutaes possveis. . e so trs das seis permutaes possveis em A.

Se A for um conjunto munido de uma relao de ordem, as permutaes podem ser classificadas como permutaes pares e permutaes mpares. Uma permutao par quando o nmero de elementos dentre os elementos reorganizados - fora de ordem for par e mpar quando este nmero for mpar. Exemplos: 1) Seja e 2) Seja com a ordem numrica usual, isto , so permutaes mpares e . par.

com a ordem lexicogrfica (alfabtica) usual. uma permutao mpar.

Alm disto, s permutaes pares associado o sinal positivo e s mpares o sinal negativo.

19

O Determinante
Dada uma matriz quadrada A de ordem n possvel fazer corresponder um certo nmero denominado determinante da matriz A. Notao:

Considere, por exemplo, uma matriz quadrada de ordem 3, possveis no conjunto de ndices {1, 2, 3}. A partir da permutao mpar associa-se o produto

, e as permutaes

, tal que os ndices linha

correspondem a primeira linha da representao da permutao, os ndices coluna so obtidos da segunda linha e o sinal negativo da classificao da permutao. O determinante de uma matriz de ordem 3 obtido a partir de todas as seis permutaes possveis no conjunto de ndices {1, 2, 3} classificadas e sinalizadas. Assim, o determinante dado por:

Genericamente, para uma matriz de ordem n, o determinante o nmero obtido do somatrio dos produtos sinalizados de elementos da matriz, combinados de acordo com as permutaes do conjunto de ndices {1, 2,..., n}. Exemplos: 1) 2)

3)

20

Desenvolvimento de Laplace
Seja uma matriz quadrada de ordem n,

Considere um elemento sinalizado por

qualquer, com

e a submatriz .

de ordem

obtida a

partir da matriz A retirando-se a i-sima linha e a j-sima coluna. O determinante da submatriz denominado o cofator do elemento

Exemplo: Seja a matriz

O cofator do elemento O cofator do elemento

, isto , de 4 : a31 :

Considere uma certa linha i fixada. O determinante da matriz A fica definido por:

A expresso uma frmula de recorrncia (faz uso de determinantes de matrizes de ordem menores) conhecida como desenvolvimento de Laplace. Este desenvolvimento pode ser feito fixando-se uma certa coluna j e a expresso passa a ser:

Exemplos: 1) fixada a linha 2.

2)

fixada a linha 1.

21

Fixando ainda a linha 1 para as submatrizes:

Propriedades
Considere A e B matrizes quadradas de ordem n e no nulo. D1. Se A uma matriz triangular superior (inferior) ento .

dem: Considere a matriz

Fixando a coluna 1 para o clculo dos determinantes,

Corolrios: i) ii) iii) Se A uma matriz diagonal ento D2. D3. D4. D5. D6.

, quando A possuir uma linha (ou coluna) nula. , quando A possuir duas linhas (ou colunas) iguais.

22

D7.Considere a matriz A e B a matriz obtida a partir de A por aplicao de operaes elementares: a) Li Lj : b) Li k.Li :

dem: Considere a matriz

Fixando a linha i para o clculo dos determinantes,

Seja a matriz

obtida pela operao elementar Li

k.Li.

c) Li

Li + k.Lj : . . . .

D8. A uma matriz invertvel se e somente se D9. Se A uma matriz invertvel ento D10. Se A e B so matrizes semelhantes ento D11. Se A uma matriz ortogonal ento

Exerccios
1) Calcule o determinante usando permutaes. a) b)

2) Calcule o determinante usando desenvolvimento de Laplace. a) b)

3) Indique o valor de x para que as matrizes sejam invertveis. a) b)

23

SISTEMA DE EQUAES LINEARES


Definio
Dados os nmeros reais , com , a equao so variveis ou incgnitas, denominada equao linear nas variveis Os nmeros reais so denominados coeficientes das variveis respectivamente, e b denominado de termo independente. Um Sistema Linear sobre R com m equaes e n incgnitas um conjunto de lineares com variveis, e representado por: onde . ,

equaes

Com

Matrizes Associadas a um Sistema Linear


Sistemas podem ser representados na forma matricial:

Denominadas, matriz C de Coeficientes, matriz X de Variveis e matriz B de Termos Independentes. Assim, um sistema linear com m equaes e n incgnitas fica representado pela equao matricial . Outra matriz que se pode associar a um sistema linear a Matriz Ampliada ou Completa do sistema.

24

Classificao de Sistemas
Classifica-se um sistema linear de acordo com o tipo de soluo. Uma soluo para um sistema de equaes lineares uma n-upla de nmeros reais que satisfaz todas as equaes, simultaneamente, isto , substituindo-se a varivel pelo valor , por , ... e por em cada uma das equaes, todas as igualdades so verdadeiras. O conjunto soluo S do sistema o conjunto de todas as solues. Exemplo: Dado o sistema conjunto soluo . , o par ordenado soluo deste sistema. Assim, o

De forma geral, temos que um dado sistema de equaes lineares sobre R pode ser classificado como: Sistema Possvel (ou Compatvel ou Consistente) Determinado (SPD): h uma nica soluo Indeterminado (SPI): h infinitas solues Sistema Impossvel (ou Incompatvel ou Inconsistente) (SI): no h soluo.

Resoluo de Sistemas utilizando o Mtodo de Eliminao Gaussiana


Dado um sistema de equaes lineares, espera-se encontrar sua soluo, isto resolv-lo. O mtodo de resoluo utilizado ser o Mtodo de Eliminao Gaussiana. A idia do mtodo obter um sistema mais simples equivalente ao sistema dado. Dois sistemas de equaes lineares so denominados sistemas equivalentes quando possuem a mesma soluo. Exemplo: Os sistemas conjunto soluo . e so equivalentes pois ambos possuem o mesmo

O Mtodo de Eliminao Gaussiana Dado um sistema linear com m equaes e n variveis: 1. Obter a matriz ampliada. 2. Escalonar a matriz ampliada utilizando operaes elementares. 3. Fazer a anlise, de acordo com o teorema abaixo: Teorema: Um sistema linear de m equaes e n variveis admite soluo se e somente se o posto da matriz ampliada escalonada for igual ao posto da matriz de coeficientes . Assim: a) Se , o sistema Possvel Determinado (SPD). b) Se , o sistema Possvel Indeterminado (SPI). c) Se , o sistema Impossvel (SI). 4. Reescrever o sistema, associado a matriz escalonada, equivalente ao sistema dado, e: a) Se o sistema for SPD, encontrar o valor de uma varivel e, por substituio, determinar as demais variveis. Indicar o conjunto soluo S, que neste caso, conter apenas uma n-upla.

25

b) Se o sistema for SPI, escolher variveis livres ou independentes. O nmero, tambm denominado o grau de liberdade ou grau de indeterminao do sistema. As variveis que dependem das variveis livres so denominadas variveis amarradas ou ligadas. Indicar o conjunto soluo S, apresentando todas as ordenadas da n-upla em funo das variveis livres. c) Se o sistema for SI, indicar .

Exemplo: Seja o sistema

com 3 equaes e 3 incgnitas.

A matriz ampliada

Aps o escalonamento, a matriz escalonada

E a matriz de coeficientes :

Anlise: . Logo, o sistema possvel determinado (SPD). O sistema equivalente

Aps as substituies, A soluo do sistema

. .

Resolvendo e Interpretando Geometricamente Sistemas Lineares no R2


O conjunto de pares ordenados de nmeros reais designado por . 2 Geometricamente tem-se o plano R , descrito por dois eixos - eixo X e eixo Y - perpendiculares entre si, interceptando-se no ponto , denominado origem. Exemplos: 1) Seja o sistema com 2 equaes e 2 variveis: Aplicando o Mtodo de Eliminao Gaussiana: Matriz ampliada Matriz escalonada: . .
26

Matriz de coeficientes Anlise, Sistema equivalente

. : Sistema Possvel Determinado (SPD).

Substituindo o valor de y na primeira equao, tem-se Logo a soluo do sistema descrita por .

Interpretando geometricamente: cada equao do sistema representa uma reta, estas retas se interceptam em um nico ponto .

2) Dado o sistema: Matriz ampliada: Matriz escalonada: Matriz de coeficientes: Anlise, Sistema equivalente A varivel y est livre, podendo assumir qualquer valor real, e a varivel x amarrada em funo de y, isto , . A soluo do sistema Geometricamente, tem-se duas retas coincidentes, a equao . Assim, as retas se interceptam em infinitos pontos. . mltipla da equao . : Sistema Possvel Indeterminado (SPI). .

27

3) Dado o sistema Matriz ampliada Matriz escalonada: Matriz de coeficientes Anlise, Sistema equivalente A soluo . . : Sistema Impossvel. , isto , . .

Assim, se um sistema possui equaes que representam retas paralelas, como no exemplo, uma soluo impossvel, pois no h ponto de interseo entre retas paralelas.

Resumindo, para sistemas de equaes de duas incgnitas com duas ou mais equaes, tem-se o seguinte quadro: Retas Concorrentes Coincidentes Paralelas Classificao do Sistema Possvel e Determinado Possvel e Indeterminado Impossvel

Resolvendo e Interpretando Geometricamente Sistemas Lineares no R3


O conjunto de todos as triplas de nmeros reais designado por . Geometricamente tem-se o espao R3, descrito por trs eixos, eixo X, eixo Y e eixo Z, que so perpendiculares entre si, interceptando-se no ponto , denominado origem.

28

Exemplos:

1) Considere o sistema

Matriz ampliada

, matriz escalonada

e matriz de coeficientes

Anlise,

: Sistema Possvel Determinado (SPD) .

Sistema equivalente

Sendo

, fazendo-se as substituies: .

A soluo do sistema

Geometricamente, o sistema representa trs planos distintos que se interceptam no ponto

29

2) Dado o sistema

Matriz ampliada

, matriz escalonada

e matriz de coeficientes

Anlise,

: Sistema Possvel Indeterminado (SPI).

Sistema equivalente

Pela terceira equao, a varivel z est livre, assim a varivel y fica em funo de z, isto , . A varivel x tambm fica amarrada a varivel z, aps as substituies, tem-se que . Esta sistema possui grau de liberdade 1. A soluo do sistema .

Geometricamente, o sistema representa trs planos distintos que se interceptam em uma reta.

30

3) Seja o sistema

Matriz ampliada

, matriz escalonada

e matriz de coeficientes

Anlise,

: Sistema Possvel Indeterminado (SPI).

Sistema equivalente

As variveis y e z esto livres, o grau de liberdade do sistema igual a 2, e a varivel x est amarrada pela relao . A soluo do sistema .

Geometricamente, os trs planos so coincidentes e, consequentemente, qualquer ponto deste plano soluo para o sistema.

31

4) Seja o sistema

Matriz ampliada

, matriz escalonada

e matriz de

coeficientes

Anlise,

: Sistema Possvel Indeterminado (SPI).

Sistema equivalente

A varivel z est livre, o grau de liberdade 1. As variveis x e y esto ligadas varivel z, e iro assumir valores de acordo as relaes A soluo . e .

Geometricamente, o sistema representa dois planos coincidentes que interceptam um terceiro. A interseo uma reta.

32

5) Seja o sistema

Matriz ampliada

, matriz escalonada

e matriz de coeficientes

Anlise,

: Sistema Impossvel (SI).

Sistema equivalente

A terceira equao equivalente a

, o que impossvel. A soluo

Geometricamente, o sistema representa trs planos distintos que se interceptam dois a dois, isto , sem soluo comum.

33

6) Dado o sistema

Matriz ampliada

, matriz escalonada

e matriz de coeficientes

Anlise,

: Sistema Impossvel (SI).

Sistema equivalente

As duas ltimas equaes so impossveis. A soluo Geometricamente, o sistema representa trs planos paralelos.

34

7) Dado o sistema:

Matriz ampliada

, matriz escalonada

e matriz de

coeficientes

Anlise,

: Sistema Impossvel (SI).

Sistema equivalente

A ltima equao no possui soluo. Assim, a soluo do sistema

Geometricamente, o sistema representa dois planos paralelos interceptados por um terceiro.

35

8) Seja o sistema

Matriz ampliada

, matriz escalonada

e matriz de

coeficientes

Anlise,

: Sistema Impossvel (SI).

Sistema equivalente

A segunda equao no possui soluo. A soluo

Geometricamente, o sistema representa dois planos coincidentes paralelos a um terceiro.

36

Sistema Homogneo
um sistema de equaes lineares onde todos os termos independentes so iguais a zero.

A matriz de Termos Independentes B a matriz nula, assim um sistema homogneo sempre possvel, j que admite a soluo trivial, isto , . No entanto, um sistema possvel pode ainda ser classificado como determinado ou indeterminado. Se o sistema possvel e determinado, a nica soluo a trivial. Se o sistema possvel e indeterminado, outras solues, alm da trivial, existem. Exemplos: 1) Seja o sistema

Matriz ampliada

, matriz escalonada

e matriz de coeficientes

. Anlise, Sistema equivalente Este sistema s admite soluo trivial. Assim, . : Sistema Possvel Determinado (SPD).

2) Seja o sistema

Matriz ampliada

, matriz escalonada

e matriz de coeficientes

Anlise,

: Sistema Possvel Indeterminado (SPI).


37

Sistema equivalente A varivel z est livre e as variveis x e y esto amarradas. A soluo do sistema .

Resoluo de Sistemas utilizando Inverso de Matrizes


O sistema de equaes lineares com m equaes e n incgnitas, com , pode ser representado pela equao matricial , sendo C uma matriz quadrada de ordem n. Se a matriz C for invertvel, isto , existir a matriz inversa , significa que o sistema possvel e determinado.

Como X uma matriz de ordem

Exemplo: Seja o sistema

A equao matricial

A matriz inversa da matriz C

Assim, A soluo do sistema .

38

Exerccios
Utilizando o Mtodo de Eliminao Gaussiana:

1) Resolva o sistema

2) Indique a soluo do sistema coeficientes.

, o posto da matriz ampliada e o posto da matriz de

3) Um fabricante de objetos de cermica produz jarras e pratos decorativos. Cada jarra exige 16 minutos de modelagem, 8 minutos de polimento e 30 minutos de pintura. Cada prato decorativo necessita de 12 minutos de modelagem, 6 de polimento e 15 de pintura. Sabendo-se que so reservadas por semana 8 horas para modelagem, 4 horas para polimento e 13 horas para pintura, encontre a quantidade de cada tipo de objeto que dever ser fabricada por semana, considerando-se a melhor utilizao do tempo disponvel para cada etapa.
Jarras Modelagem Polimento Pintura Pratos Decorativos Minutos Por Semana

16 8 30

12 6 15

8.60 4.60 13.60

Considerando-se x como sendo a quantidade de jarras a serem produzidas por semana e y a quantidade de pratos decorativos, escreva o sistema de equaes lineares que representa o problema e resolva-o.

4) Determine os valores de a de modo que o sistema a) SPD b) SPI c) SI

seja:

6) Calcule os valores para a e b de modo que o sistema estes valores.

seja SPI e resolva-o para

7) Estabelea a condio que deve ser satisfeita pelos termos independentes para que o sistema seja possvel.

39

7) Escreva a condio para que o sistema

tenha soluo.

8) Indique o conjunto soluo do sistema homogneo

9) Determine o conjunto soluo S do sistema

10) Escreva um sistema homogneo com quatro incgnitas, x, y, z e t, quatro equaes e grau de liberdade igual a dois. Resolva-o.

11) Considere o sistema a inverso de matrizes.

. Escreva na forma matricial e calcule a matriz X utilizando

Respostas
1) Sistema Impossvel 2) 3) 4) a) b) c) 5) 6) 7) 8) 9)

ou

11)

40

ESPAO VETORIAL REAL DE DIMENSO FINITA


Definio
Sejam um conjunto no vazio V, o conjunto dos nmeros reais R e duas operaes binrias, adio e multiplicao por escalar.

V um Espao Vetorial sobre R, ou Espao Vetorial Real ou um R-espao vetorial, com estas operaes se as propriedades abaixo, chamadas axiomas do espao vetorial, forem satisfeitas: EV1. (Associativa) Para quaisquer , EV2. (Comutativa) Para todo , . EV3. (Elemento Neutro) Existe tal que para todo Notao: EV4. (Elemento Simtrico) Para todo , existe Notao: Assim, EV5. Para quaisquer e para todo , EV6. Para quaisquer e para todo , EV7. Para todo e para quaisquer , EV8. Para todo , . . , tal que . .

. . .

Os elementos de um espao vetorial so denominados vetores e os nmeros reais de escalares. Exemplos : 1) R2 com as operaes:

um espao vetorial pois os oito axiomas acima so verificados, cabe lembrar que o elemento neutro da adio o par ordenado . 2) Rn com as operaes:

3) O conjunto das matrizes reais de ordem , com as operaes usuais um espao vetorial, tal que o elemento neutro da adio a matriz nula.

4) O conjunto dos polinmios, com coeficientes reais, de grau menor ou igual a n, com as operaes
abaixo:

onde

. o polinmio .
41

um espao vetorial, onde o elemento neutro da adio

5) R2 com as operaes abaixo no um espao vetorial.


No possui elemento neutro, pois: Seja tal que Mas, . Assim, . Portanto, para todo . Logo, no existe elemento neutro.

Subespao Vetorial
Um subespao vetorial de V um subconjunto no vazio com as seguintes propriedades: Sub1. . Sub2. Fechamento de S em relao operao de Adio. Se ento . Sub3. Fechamento de S em relao operao de Multiplicao por Escalar Se ento . Notao: Exemplos: . um subespao vetorial do R3 com as operaes de adio e multiplicao por

1)

escalar usuais. Um vetor u pertence ao subespao S quando possui a 2 e 3 coordenadas iguais a zero. Verificando as propriedades de subespao. 1. ? Sim, .

2. Se ento ? Sejam . Ento . Logo, S fechado sob a operao de adio de vetores. 3. Se ento ? Seja . Ento . Logo, S fechado sob a operao de multiplicao por escalar. O subespao S poderia ser descrito ainda por 2) O conjunto usuais. 1. 2. Se Sejam ? Sim, ento satisfaz as condies ? , com .
42

no um subespao vetorial do R3 com as operaes

Ento 3. Se ento No. (Contra-exemplo) Sejam ? . , pois

. .

3)

no um subespao do R3, pois

O fato do vetor pertencer ao conjunto S no implica que este seja um subespao. Todo espao vetorial V admite pelo menos dois subespaos: o prprio espao V e o conjunto , chamado subespao nulo. Estes dois subespaos so denominados subespaos triviais de V e os demais subespaos prprios de V.

Combinao Linear
Sejam os vetores quando existem Exemplos: 1) O vetor . Um vetor est escrito como combinao linear dos vetores tais que .

uma

combinao

linear

dos

vetores

pois:

2) O vetor

no pode ser escrito como combinao linear dos vetores

, pois:

Assim, O sistema impossvel. Logo no existem valores reais para

que satisfaam a igualdade (*).

3) Determinando a lei que define (todos) os vetores que podem ser escritos como combinao linear
de .

Assim, O sistema possvel quando e para quaisquer . Assim, o conjunto de todos os vetores escritos como combinao linear de . Geometricamente, trata-se do plano XZ.
43

Subespao Vetorial Gerado e Conjunto Gerador


Sejam os vetores vetores. O conjunto gerado pelos vetores O conjunto Exemplos: 1) O vetor e o conjunto de todas as combinaes lineares destes um subespao vetorial de V, denominado subespao vetorial . . o conjunto gerador do subespao

gera o conjunto

Assim, O conjunto de todas as combinaes lineares do vetor o conjunto de todos os seus mltiplos escalares. Geometricamente, uma reta definida pela equao .

2)

Assim,

Matriz ampliada

e matriz escalonada

Para se determinar os vetores que so combinaes lineares de sistema seja possvel, isto , . Logo, Geometricamente, . um plano no com equao

necessrio que o

3)

Assim, Matriz ampliada e matriz escalonada .

Como o sistema possvel e determinado, nenhuma condio deve ser satisfeita. Logo, .

44

4) Encontre a equao do espao gerado pelos vetores


O espao gerado o conjunto de vetores combinao linear dos vetores dados, isto , Assim,

. que possam ser escritos como .

Matriz ampliada

e matriz escalonada

Para que o sistema seja possvel necessrio que Assim, com esta condio satisfeita, obtm-se vetores vetores dados. Portanto, o espao gerado plano em R3.

. que so combinao linear dos , que geometricamente representa um

Vetores Linearmente Independentes e Linearmente Dependentes


Um conjunto de vetores Se existir pelo menos um Exemplos: independente (LI) quando se e somente se . , com , ento o conjunto linearmente dependente (LD). linearmente

1)

LI, pois:

Assim, Matriz ampliada e matriz escalonada .

O sistema possvel e determinado com . Assim, o conjunto LI. Um dos vetores no mltiplo escalar do outro. Foi visto que o espao gerado por {(1,3), (4,2)} R2, ou seja [(1,3), (4,2)] = R2.

2)

LD, pois:

Assim, Matriz ampliada e matriz escalonada .


45

O sistema possvel e indeterminado, com . Ento, o conjunto LD, pois Os vetores (1,3) e (2,6) pertencem a uma mesma reta. O espao gerado pelo conjunto {(1,3), (2,6)} isto ,

3) {(2,0,5),(1,2,3),(3,2,8)} LD, pois:


Assim,

Matriz ampliada

e matriz escalonada

Como o sistema possvel e indeterminado, o conjunto LD.

Base e Dimenso de um Espao Vetorial


Seja um conjunto finito Diz-se que B uma base do espao vetorial V quando B um conjunto linearmente independente e gera V, isto , O nmero de elementos (cardinalidade) de uma base B do espao vetorial V denominado dimenso do espao vetorial V. Se a dimenso de V igual a n, diz-se que V um espao vetorial finito n-dimensional. Em particular, a dimenso do espao nulo {0V} zero. No h base para o espao nulo. Notao: Exemplos: 1) Os conjuntos {(1,0), (0,1)} e {(1,3), (4,2)} so bases do R2. O conjunto {(1,2), (3,5), (2,1)} no base do R2 , pois apesar de gerar R2 , no LI. O conjunto {(1,2)} LI mas no gera o R2 , portanto tambm no uma base do R2. Toda base de R2 tem dois vetores de R2 que geram R2 e que so LI. Logo, . 2) {(-1,0,1),(2,3,0),(1,2,3)} uma base do R3. O conjunto {(-1,0,1),(2,3,0)} LI, mas no gera o R3. Logo, no base do R3. O conjunto {(-1,0,1),(2,3,0),(1,2,3),(0,2,4)} gera o R3, mas no LI. Tambm no uma base do R3 . Toda base de R3 formada por trs vetores LI de R3 . Logo, . Um vetor qualquer pode ser escrito como Assim, {(1,0,0),(0,1,0),(0,0,1)} gera o R3, isto , Alm disso, este conjunto LI. Logo, {(1,0,0),(0,1,0),(0,0,1)} uma base do R3, denominada a base cannica do R3.

46

Espao Vetorial R2 R4

Base Cannica {1} {(1,0),(0,1)} {(1,0,0,0),(0,1,0,0),(0,0,1,0),(0,0,0,1)}

Dimenso 1 2 4 4

Polinmios com coeficientes reais de grau menor ou igual a 2

Operaes com Subespaos Vetoriais


1. Interseo Sejam subespaos do espao vetorial real V. O conjunto interseo de vetorial de V. (Sub1) ? . . . ento ? , tambm um subespao

Assim, (Sub2) Se

Ento, Logo, (Sub3) Se Ento, Logo, Exemplos: 1) Sejam

. . ento . . ?

e .

Assim, Logo, . Geometricamente, tem-se uma reta e um plano no R3 que se interceptam na origem.

2) Sejam
Assim,

e .

47

Logo, , ou seja, . Geometricamente, a interseo representada por uma reta que passa pelos pontos (0,0,0) e (3,9,1). 2. Soma Sejam subespaos do espao vetorial real V. O conjunto soma de subespao vetorial de V. Exemplos: 1) Sejam

, tambm um

. . , para quaisquer . , para quaisquer . e {(1,1,0),(0,1,1)} uma base do subespao .

Tem-se que, Mas, Assim, {(1,0,0)} base do subespao Ento, Assim, Sistema possvel, logo .

2) Sejam
Tem-se que, Mas, , para quaisquer

. . . , para quaisquer .

Assim,

Para que o sistema seja possvel necessrio que Ento, .

Seja V um espao vetorial n-dimensional. Se

so subespaos de V ento: . Este resultado conhecido como Teorema da Dimenso.


48

3. Soma Direta Sejam subespaos do espao vetorial real V. A soma de denominada soma direta quando Notao:

Coordenadas de um Vetor em relao a uma Base Ordenada


Seja V um espao vetorial n-dimensional, qualquer conjunto LI com n vetores uma base de V. Ao se escolher uma base para o espao vetorial V, est-se adotando um sistema referencial no qual pode-se expressar qualquer vetor de V. Considere uma base, qualquer vetor pode ser expresso de maneira nica como combinao linear dos vetores da base A,

onde

so as coordenadas do vetor v em relao a base ordenada A.

Notao:

e na forma matricial

Toda vez que a expresso coordenadas em relao a uma base utilizada, uma base ordenada est sendo considerada. Exemplos: O vetor pode ser escrito: 1) Considerando a base cannica do R2. ou seja 2) Considerando a base . .

Assim, Logo, Portanto, . .

49

Matriz de Transio de uma Base para uma outra Base


Que relao existe entre as coordenadas de um vetor no antigo referencial e em um novo referencial? Uma matriz permitir a relao entre estes referenciais, as bases do espao vetorial. Esta matriz denominada matriz de transio ou matriz mudana de base. O desenvolvimento a seguir considera duas bases do R2, no entanto o mesmo raciocnio pode ser utilizado para qualquer espao vetorial V n-dimensional. Sejam bases do R2. Para qualquer , tem-se: (1) isto , Como . so vetores do R2, podem ser escritos como combinao linear dos vetores da base B. (2) Substituindo (2) em (1):

Portanto, Assim, Podendo ser rescrito como, A matriz .

so as coordenadas de v em relao base B.

acima denotada por

sendo denominada a matriz de transio da base A

para a base B. As colunas da matriz so as coordenadas dos vetores da base A em relao base B. Obtm-se a equao matricial, Analogamente, para mudana da base B para a base A. Observe que, Como, . Tem-se que, Como, Ento, Logo,

50

Exerccios
a)

1) Verifique se R2 um espao vetorial, para as operaes definidas abaixo.

b)

c)

d)

e)

f)

g) 2) Considere o conjunto binrias de todas as funes tal tal que . Estas operaes definem um espao vetorial? . Definem-se duas operaes e

que

3) Verifique se os seguintes subconjuntos so subespaos de R3. a) b) c) d) e) f)

4) Verifique se o conjunto soluo do sistema

um subespao vetorial de R3.

5) Escreva 6) O vetor 7) Escreva

como combinao linear de

pode ser escrito como combinao linear dos vetores (1,2,0) e (0,1,0)? como combinao linear de .
51

8) O conjunto

gera o R2? .

9) Determine a equao do plano gerado pelos vetores 10) Verifique se os conjuntos abaixo so LI ou LD. a) b) c) d) e) 11) Mostre que se LI ento

tambm um conjunto LI.

12) Complete com V(erdadeiro) ou F(also). ( ) [(1,2,0),(2,4,0) ] um plano no R3 que passa pela origem. ( ) [(1,2,0),(2,3,0) ] um plano no R3 que passa pela origem. ( ) LD quando pelo menos um destes vetores combinao linear dos demais. ( ) gera o R3. ( ) O conjunto {(1,2,3),(0,0,0),(2,3,5)} LI. ( ) Se LI ento qualquer um dos seus subconjuntos tambm LI. ( ) Se todo subconjunto prprio de LI ento LI. ( ) [(1,2)] possui somente duas bases {(1,2)} e {(2,4)}. ( ) {(1,0,4),(7,8,0)} base de [(1,0,4),(7,8,0)]. ( ) Todo conjunto LI de vetores uma base de seu subespao gerado. ( ) {(3,5),(0,0)} base do R2. ( ){(2,3),(4,5),(7,9)} gera o R2 ento {(2,3),(4,5)}, {(2,3),(7,9)} e {(4,5),(7,9)} so bases do R2. ( ) Se ento quaisquer trs vetores deste conjunto formam uma base do R3. ( ) Um conjunto com trs vetores do R3 base do R3. ( ) Um conjunto com mais do que trs vetores do R3 no ser uma base do R3. ( ) base do R2. ( ) Qualquer base de um espao vetorial tem sempre o mesmo nmero de elementos. ( ) base do R2 quando . ( ) Sejam V um espao vetorial n-dimensional e o conjunto LI. Ento base de V qualquer que seja o vetor . ( ) Se ento qualquer conjunto LI com n vetores uma base de V. ( ) {(0,1,2),(1,0,1)} gera R2 . ( ) Todo conjunto gerador de um espao vetorial V uma base para V. ( ) Se ento 13) Para que valores de k os vetores tridimensional ? 14) Determine uma base e a dimenso dos seguintes subespaos de R3. a) b) c)
52

geram um espao

15) Encontre uma base e a dimenso para o conjunto soluo do sistema 16) Mostre que a soma de subespaos tambm um subespao.

17) Determine o subespao interseo e o subespao soma para os casos abaixo, indicando quando a soma direta. a) b) 19) Sejam e uma base e a dimenso em cada um dos casos. 20) Seja 21) Considere em relao a esta base. 22) Seja 23) Sendo e uma base para o R2 e . em relao base . Determine v. . Encontre: e a base Determine e , indicando

. Indique

uma base para o R3. Encontre as coordenadas de

a) As coordenadas de v na base cannica. b) As coordenadas de v na base 24) Encontre as coordenadas do vetor . 25) Dadas as bases do R3, a) Determine . b) Considere . Calcule .

26) Considere as bases a) Achar a matriz mudana de base de B para A. b) Dado , calcule . 27) Seja e Determine a base A.

53

28) Seja

a matriz mudana de base de B para A. Determinar a base A, sabendo que

29) Sabendo que , determine 30) Considere mudana de base. .

so bases do R2 tais que:

. Determine as matrizes

Respostas
1) Nenhum espao vetorial. 3) a)b)d) No c)e)f) Sim 4) No 5) 6) Sim, 7) 9) 10) a)d)e) LI b)c) LD 12) F,V,V,F,F,V,F,F,V,V, F,V,F,F,V,F,V,V,F,V, F,F,F 13) 14) a) base : b) base : c) base : 15) base : 20) 21) 22) 23) a) b)

24)

25) a)

b)

26) a) 18) a) b) Nenhum soma direta. 19) base : base : 30) e 27) 28) 29)

b)

54

Apndice B Teoremas
Teo1. O elemento neutro nico. Demonstrao por Reduo ao Absurdo (RAA) Supondo que o elemento neutro no nico, isto , existem elementos neutros. por EV3, elemento neutro direita. por EV3, elemento neutro esquerda. Ento, . Contradio. Logo, s existe um elemento neutro para a operao de adio em V . Teo2. (Lei do Corte ou Lei do Cancelamento) Para quaisquer , se dem.: Por hiptese, . Pelo axioma EV4, Por EV1, . Por EV4, . Por EV3, . Teo3. O elemento simtrico nico. Teo4. Para quaisquer dem.: Por hiptese, Pelo axioma EV3, Assim, Pela Lei do Corte, Teo5. Para quaisquer Teo6. Para todo , dem.: Considere o vetor , se . . . . , se . . por EV8. por EV6. 0 o elemento neutro da adio em R. por EV8. por EV3. . . . . por EV6. por EV3. por EV3.
55

ambos

ento .

ento

ento

Assim, Pela Lei do Corte, Teo7. Para todo , dem.: Considere o vetor

Assim, Pela Lei do Corte, Teo8. Para todo dem.: (RAA) Supondo que

. . e para todo , .

por EV8. por hiptese e pela existncia de elemento inverso em R. por EV5. por hiptese. pela Teo5. Assim, Logo, . Contradio. . e para todo . . por EV8. por EV6. 0 o elemento neutro da adio em R. por EV8. . . , se ento .

Corolrio8. Para todo Teo9. Para todo , dem.: Considere o vetor

Assim, Ento, Pela Lei do Corte,

Teo10. Para todo , (soma com n parcelas). Demonstrao usando induo em n. Base: Para . Por EV8, . Passo: (Hiptese de Induo) Supor que vale a igualdade para , isto , . Vale a igualdade para ? por EV6. por EV8. por hiptese de induo. por EV1.

56

Assim, Logo, vale a igualdade para todo

Teo11. Todo subespao vetorial um espao vetorial. Teo12. Se Teo13. Sejam dem.: Seja Ento Substituindo (1) em (2), com qualquer. ento e . ? . com . (1) (2) um subespao vetorial de V. . Se v uma combinao linear dos vetores ento

por EV7. por EV5 e EV1 por EV2 por EV6 pelo fechamento da multiplicao e da adio em R. com Assim, Logo, com . (exerccio) Teo14. Sejam e . cada um dos vetores do conjunto e cada um dos vetores do conjunto vetores . Teo15. Seja Teo16. Seja dependente. dem.: Para qualquer Logo, o conjunto , linearmente independente. . Se , para algum ento linearmente se e somente se uma combinao linear dos vetores uma combinao linear dos . .

. LD.

Teo17. Seja . O conjunto linearmente dependente se e somente se pelo menos um destes vetores combinao linear dos demais. dem.: Considere linearmente dependente. Ento existe um Pelo EV4 e o Teo7, , com .

57

Multiplicando ambos os lados da igualdade por

Por EV5, EV7 e propriedades em R,

Por EV5,

Por EV8 e propriedades em R,

Assim, Logo,

, com

, combinao linear dos demais vetores. tal que . . linearmente dependente. e . Se linearmente independente e linearmente dependente ento v uma combinao linear dos vetores .

Seja o vetor Ento, Logo, Corolrio17. Sejam

. dem.: LD. Pelo Teo17, pelo menos um destes vetores combinao linear dos demais. Mas, LI. Logo, este vetor o vetor v. Teo18. Seja tal que linearmente dependente. dem.: Seja qualquer. com S LD. Pela Teo17, existe Mas, Ento, Logo, . que combinao linear destes vetores. LD. . Se S linearmente dependente ento

para todo

que combinao linear dos demais vetores de S.

58

Teo19. Sejam Se

um conjunto linearmente independente e ento , para todo

. .

Corolrio19. Seja . Se uma base de V ento todo vetor pode ser escrito de forma nica como combinao linear dos vetores da base. Teo20. Seja . O conjunto linearmente independente se e somente se nenhum destes vetores combinao linear dos demais. Corolrio20a. Seja . O conjunto no mltiplo escalar do outro. Corolrio20b. Seja Se linearmente independente se e somente se um vetor

um conjunto linearmente independente e . ento um conjunto linearmente independente.

Teo21. Seja . Se linearmente independente ento qualquer um de seus subconjuntos linearmente independente. Teo22. Seja . Se ento existe uma base A de V tal que

. dem.: Se LI ento uma base de V. Se LD, Ento, pelo Teo17, existe , com , tal que: Pelo Teo13, . Como, por hiptese, . Assim, . Se LI ento uma base de V. Caso contrrio este processo continua at a obteno de um certo conjunto e tal que . Assim, A uma base do espao vetorial V.

LI

Corolrio22a. Seja . Se gera o espao vetorial V ento qualquer conjunto de vetores de V com mais do que r elementos linearmente dependente. Corolrio22b. Seja . Se gera V ento qualquer conjunto de vetores de independente tem no mximo r elementos. Teo23. Seja conjunto dem.: Se Se Ento, seja Pelo Corol20b, Se

linearmente

. Se linearmente independente ento pode-se estender o a um conjunto B base de V. ento uma base de V. , tal que . LI. ento uma base de V.
59

Caso contrrio este processo continua at a obteno de um certo conjunto B , B LI e . Assim, B uma base do espao vetorial V. Teo24. Sejam e . O conjunto linearmente independente ou se gera o espao vetorial V. Teo25. Seja i) Se ii) Se uma base de V

tal que

se

uma base do espao vetorial V e . ento o conjunto linearmente dependente. ento o conjunto no gera o espao vetorial V.

Teo26. Todas as bases de um espao vetorial possuem o mesmo nmero de vetores. Teo27. Para quaisquer subespaos vetoriais dem.: . . Assim, e Logo, e . Teo28. Para quaisquer subespaos vetoriais Teo29. Para quaisquer subespaos vetoriais Teo30. Seja S um subespao vetorial de V tal que de V, e .

de V, de V,

um subespaos vetorial de V. um subespao vetorial de V. . Ento . escrito de

Teo31. Se V a soma direta dos subespaos vetoriais ento todo vetor maneira nica na forma , com . dem.: (escrita) Como Ento, para todo para algum . (unicidade) (RAA) Supondo que existam tais que Assim, . Pelas propriedades do EV, . Como , e, analogamente, como Assim, . Por hiptese, . Ento, . Assim, . Contradio. Logo, vale a unicidade.

60

Teo32. (Teorema da Dimenso) Se so subespaos vetoriais de V ento dem.: Seja uma base do subespao interseo . Pelo Teo23, uma base do subespao S. Analogamente, uma base do subespao U. O subespao soma gerado pelo conjunto . Seja Mas, Assim, Mas, Assim, , para certos Como uma base. Ento, . Substituindo em (1): Como uma base. Tem-se, . Ento, LI. Logo, uma base para o subespao soma Assim, Logo, . Corolrio32. Seja S um subespao vetorial de V. Se ento .

, isto , (1)

. .

61

TRANSFORMAES LINEARES
Transformao Linear
Sejam V e W espaos vetoriais reais. Dizemos que uma funo uma transformao linear se a funo T preserva as operaes de adio e de multiplicao por escalar, isto , se os seguintes axiomas so satisfeitos: TL1. Para quaisquer , TL2. Para todo e para todo . , .

Exemplos: 1)

Verificando os axiomas: TL1.

, para quaisquer

Assim, a transformao linear T preserva a operao de adio de vetores. TL2. , para todo e para todo ? Assim, a transformao linear T preserva a operao de multiplicao por escalar. Considere .

y x

(x, y) X T -x T(x, y)=(-x, -y) -y X

2) T uma transformao linear (Verifique !) Esta transformao linear associa a cada vetor do R3 sua projeo ortogonal sobre o plano XY.

62

(x, y, z) Y T Y T(x, y, z)=(x, y, 0) X X

A transformao linear tal que denominada Transformao Nula. Seja a transformao linear . Se os conjuntos V e W so iguais, , ento T denominada um Operador Linear. O operador linear tal que denominado Operador Identidade. As transformaes lineares so denominadas Funcionais Lineares.

Operadores Lineares no Espao Vetorial R2


Reflexo em torno do eixo X: Reflexo em torno do eixo Y: Reflexo em torno da origem: . . .
Y v+u v u T(u) T(v) X

T(v+u)

Reflexo em torno da reta Reflexo em torno da reta

: :

. .

63

Dilatao ou Contrao de fator k na direo do vetor: Se : dilatao.


Y T(v+u)

T(v) v+u v T(u) u X

Se Se Se

: contrao. : troca de sentido. : operador identidade. .

Dilatao ou Contrao de fator k na direo do eixo X: Se : dilatao. Se : contrao. Dilatao ou Contrao de fator k na direo do eixo Y: Se : dilatao. Se : contrao. Cisalhamento na direo do eixo X:
Y v+u T(v+u)

u v T(v)

T(u)

Cisalhamento na direo do eixo Y:

64

Rotao:
Y T(v+u)

T(u) T(v) v u

v+u

Propriedades 1. Se uma transformao linear ento dem.: . Mas, , pois Assim, , . Logo, . Portanto, se No entanto, o fato de Por exemplo,

. e o elemento neutro em W.

ento T no uma transformao linear. no suficiente para que T seja linear. tal que .

Assim, Embora, 2. Seja Ento

, T no uma transformao linear. uma transformao linear. para quaisquer e para quaisquer .

Corolrio: Sabendo-se as imagens dos vetores de uma base do espao vetorial V possvel determinar a transformao linear .

65

Obtendo a Lei de uma Transformao Linear Seja um operador linear tal que que define este operador? Soluo:

. Como encontrar a lei

base para R2 .(Verifique!) Portanto, qualquer vetor pode ser escrito como combinao linear destes vetores. com .

Assim, Ento, Logo, Aplicando o operador linear,

. . .

Logo,

Ncleo e Imagem de uma Transformao Linear


Ncleo de uma transformao linear imagem o vetor . Notao: Imagem de uma transformao linear dos vetores do conjunto V. Notao:
V T

o conjunto de vetores do espao vetorial V cuja

o conjunto de vetores de W que so imagem

W Im(T)

N (T ) 0W 66

Propriedades 1. um subespao vetorial de V. 2. um subespao vetorial de W. 3. Teorema do Ncleo e da Imagem : Exemplo: Seja Ento, Assim, Portanto, Uma base Representao grfica,
Z Y

tal que . . .

. e .

(0,0,0)

N(T) : x+y=0

Uma base para o conjunto imagem


Y R2

.
Z

T Y : Im(T)

Observe que,

67

Transformao Linear Injetora


Uma transformao linear . O que equivalente a, se Exemplo: 1) A transformao linear Sejam . Se Ento Logo, . , que associa a cada vetor sua projeo injetora, se para quaisquer ento . , se ento

tal que .

injetora.

2) Seja o operador linear no R3 tal que ortogonal no eixo X. Considere os vetores e . Assim, . Ento, T no injetora, pois Teorema: Uma transformao Assim, basta verificar se Exemplo: Seja o operador linear em no

injetora se e somente se . para garantir que uma transformao linear T injetora. tal que . injetora, pois:

Assim, Ento, .

Transformao Linear Sobrejetora


Uma transformao linear . sobrejetora se o conjunto imagem de T o conjunto W, isto ,

Exemplo: O operador linear em R2 do exemplo anterior injetor. Ento, . Pelo Teorema do Ncleo e da Imagem, Assim, . Logo, .

68

Transformao Linear Bijetora Isomorfismo


Uma transformao linear bijetora quando for injetora e sobrejetora. Transformaes lineares bijetoras so tambm denominadas isomorfismos e, conseqentemente, V e W so denominados espaos vetoriais isomorfos. Exemplos: 1) 2) 3) tal que tal que tal que . . .

Uma transformao denominada de transformao invertvel quando existir uma transformao tal que e . A transformao denominada a transformao inversa de T. As transformaes lineares bijetoras so transformaes lineares invertveis. Teorema: Seja invertvel. Teorema: Seja linear. uma transformao. A transformao T bijetora se e somente se T uma transformao linear invertvel. Ento a transformao
W V v=T-1(w) T-1 T T(v)=w

Obtendo a Lei da Transformao Linear Inversa Seja o operador linear tal que obtido da maneira a seguir: uma base para R2. e . Portanto, e . Obtendo a lei de : Assim, Tem-se que, Ento, . .

. O operador linear inverso

ser

Logo, a lei

.
69

Matriz Associada a uma Transformao Linear


Sejam V um espao vetorial n-dimensional, W um espao vetorial m-dimensional e uma transformao linear. Considerando as bases de V e de W e um vetor qualquer tem-se: com . ,

Aplicando a transformao linear T, (1) Alm disso, com Como , portanto: (2) . .

(3)

Substituindo (3) em (1), tem-se: (4) Comparando (2) e (4), tem-se:

................................................ Na forma matricial:

ou seja,

A matriz a matriz associada a transformao T em relao as bases A e B. Exemplo: Seja a transformao linear tal que . Sendo A a base 2 3 cannica do R e B a base cannica do R , tem-se: e .
70

Ento,

Por exemplo,

Obtm-se, Sejam as bases no cannicas Assim, e . Ento, .

Por exemplo,

Obtm-se,

As matrizes associadas a alguns dos operadores lineares no espao vetorial R2 em relao base cannica. = Reflexo em torno do eixo X Dilatao ou Contrao de fator k na direo do vetor Cisalhamento na direo do eixo Y Rotao

71

Operaes com Transformaes Lineares


1. Adio Sejam sendo a transformao linear: transformaes lineares. Define-se a adio de como

Matricialmente, Exemplo: Sejam . A transformao soma Ainda, do R3. ,

, onde A uma base de V e B uma base de W. tal que tal que e em relao a base cannica e tal que

2. Multiplicao por Escalar Sejam uma transformao linear e produto de T pelo escalar k como sendo:

um escalar. Define-se a transformao linear

Matricialmente,

, onde A uma base de V e B uma base de W.

Exemplo: Seja Ento, Ainda, e

. .

3. Composio Sejam transformaes lineares. Define-se a composta de como sendo a transformao linear:

Matricialmente, base de W.

, onde A uma base de V , B uma base de U e C uma

72

Exemplo: Sejam os operadores lineares no R2,

Com relao a base cannica:

Assim,

Propriedades de Transformaes Invertveis Sejam transformaes lineares invertveis e 1. 2. 3.

Exerccios
1) Verificar se as transformaes so lineares: a)

b)

c)

d)

e) 2) Para que valores de a transformao no R3 tal que sobre R e linear? tal que , que define linear? uma

3) Seja o espao vetorial das matrizes quadradas matriz arbitrria qualquer. A transformao tal que 4) Sejam a dilatao de fator 2 na direo do vetor. Represente e

em um sistema de eixos cartesianos.

73

5) Considere a transformao linear Determine .

tal que

6) Encontre a lei que define a transformao linear cada vetor sua reflexo em torno do eixo Y. Determine . Represente no sistema de eixos cartesianos. 7) Seja uma transformao . Indique a lei de T. linear tal que

que

faz

associar

8) Seja . a) Determine b) Determine c) Determine

uma transformao linear definida por . tal que tal que . .

9) Calcule o ncleo e o conjunto imagem das transformaes abaixo: a)

b) 10) Ache uma transformao linear cujo ncleo seja gerado pelo vetor . .

11) Determinar um operador linear no R3 cujo conjunto imagem seja gerado por 12) Indique a lei de a) para cada uma das transformaes lineares:

b)

c)

13)

Seja o operador linear T no R3 tal que isomorfismo e indique sua inversa.

. Mostre que T um

74

14) Considere uma base do R3, onde a) Ache uma frmula para a transformao linear . b) Encontre uma base e a dimenso do . c) Encontre uma base e a dimenso da . d) T invertvel? Justifique sua resposta. 15) Seja a) b) c) tal que considerando A e B bases cannicas. onde e onde .

e tal que

. , e

. Indique: .

16) Sejam S e T operadores lineares no R2 definidas por Determine: a) b) c) d)

17) Escolha alguns vetores de R2, represente-os no plano cartesiano. Em seguida encontre a imagem de cada um deles em relao ao operador S anterior. Represente essas imagens no plano cartesiano. Observe o que acontece. 18) Repita os mesmos passos do exerccio anterior, para o operador T.

19) Seja T a transformao linear determinada pela matriz a) Indique a lei da transformao. b) Calcule . 20) Seja T o operador linear no R3 definido por a) Encontre a matriz de T na base b) Encontre utilizando .

. .

21)Seja T a transformao linear associada a matriz a) Ache uma base para . b) Ache uma base para . c) T sobrejetora ? E injetora? d) Determine a matriz associada a T em relao a base 22) Seja a transformao linear definida por a) Ache a matriz associada a T relativa as bases

. . e .
75

b) Use a matriz para calcular

onde

23) Seja T a transformao linear associada a matriz a) Qual a lei que define T? b) Determine o ncleo de T e uma base para c) Determine a imagem de T e uma base para 24) Seja a transformao linear tal que
3 2

. . . . uma base do R2,

a) Considerando A e B as bases cannicas do R e do R , encontre b) Considerando uma base do R3 e encontre .

25) Seja a transformao linear tal que a) A matriz de T em relao a base cannica b) A matriz de T em relao as bases

. Encontre: e .

26) Considere coordenadas de .

onde

. Encontre as

sabendo que as coordenadas de v em relao base cannica do R2 so

27) Sabendo que a transformao linear , aplicada a um vetor Assim, .

, cuja matriz em relao base cannica indica a rotao do vetor v de um ngulo .

Utilizando a matriz de rotao, determine o vrtice em A, onde .

de um tringulo retngulo e issceles

28) Seja

a matriz associada a um operador T em relao base

Determine a lei de T.

76

Respostas
1) b) Sim 2) 3) Sim 5) e 16) a) b) c) d) 19) a) b) 6) 7) 8) a) b) b) 9) a) b) 21) a) base b) base c) Nem injetora nem sobrejetora. d) 12) a) b) c) 14) a) b) base c) base d) No, pois T no injetora. 24) a) b) 23) a) b) base e 20) a)

22) a)

b)

15) a) b) c)

25) a)

b)

26) 27) 28) ou

77

Apndice C Teoremas
Teo33. Se uma transformao linear ento .

Teo34. Seja Ento dem.: (induo em n). Base: Para

uma transformao linear. , para quaisquer e para quaisquer . por TL1 e TL2. , isto , . .

Passo: (Hiptese de Induo) Supor que vale a igualdade para Vale a igualdade para vetores ?

por TL1. por TL2. por hiptese de induo. . Assim, Logo, vale a igualdade para todo .

Corolrio34: Sabendo-se as imagens dos vetores de uma base do espao vetorial V possvel determinar a transformao linear . Teo35. Seja Ento i) ii) uma transformao linear. , para todo . , para quaisquer

Teo36. Seja uma transformao linear e S um subespao vetorial do espao vetorial V ento um subespao vetorial do espao W. dem.: (Sub1) Por hiptese, . Por Sub1, . Pelo Teo33, . Logo, . (Sub2) Sejam . Ento, existem tais que e . Assim, , por TL1. Como, . Pelo fechamento para operao de adio em S, . Ento, . Logo, vale o fechamento para operao de adio em . (Sub3) Sejam . Ento, existe tal que . Assim, , por TL2.
78

Como, . Pelo fechamento para operao de multiplicao por escalar em S, Ento, . Logo, vale o fechamento para operao de multiplicao por escalar em

. .

Teo37.

um subespao vetorial de V.

Teo38.

um subespao vetorial de W.

Teo39. (Teorema do Ncleo e da Imagem) Seja uma transformao linear . Ento dem.: Considere e uma base para Seja e uma base para Existem tais que Considere o conjunto Se ento . Como , existem tais que Considere o vetor . Assim, . Pelo Teo34, . De (1), . De (2), . Assim, . Ento, . Mas, . Ento, existem tais que . De (3) e (4), . Assim, . Ento, . Seja , com Assim, Pelo Teo33, . Pelo Teo34, Mas, . Ento, . De (1) e (7), . Assim, . Como, uma base para . Ento, linearmente independente. Tem-se, .

. . . . . . (2) (3) (1)

(4)

. .

(5) (6)

(7)

79

Substituindo em (6), . Como, uma base para . Ento, linearmente independente. Tem-se, . Ento, linearmente independente. De (5) e (8), uma base de V. Logo, .

(8)

Teo40. Seja uma transformao linear. T uma transformao linear injetora se e somente se . dem.: Se T uma transformao linear injetora ento ? Considere qualquer. Ento, . Pelo Teo33, . Assim, . Como T uma transformao linear injetora. Se ento . Logo, . Se ento T uma transformao linear injetora ? Sejam . Assim, . Pelo Teo35, . Mas, . Assim, . Ento, . Logo, T uma transformao linear injetora. Teo41.Seja uma transformao linear injetora e vetores linearmente independente. O conjunto linearmente independente. Teo42.Seja uma transformao linear injetora e linear T sobrejetora. Teo43.Seja invertvel. Teo44. Seja um conjunto de tambm

. Ento a transformao

uma transformao. A transformao T bijetora se e somente se for

uma transformao linear e .

. Se

ento

80

Teo45. Sejam e transformaes lineares. Ento a transformao composta tal que

linear.

Teo46. Sejam e transformaes lineares bijetoras e Ento i) a transformao inversa linear. ii) iii) iv)

Teo47. Seja Ento i) ii) iii)

transformaes lineares e

Teo48.Sejam V e W espaos vetoriais e um vetor , para todo tal que , para todo

uma base V. Se o vetor pode ser associado a ento existe uma nica transformao linear .

Teo49. Seja (ou seguintes operaes:

) o conjunto de todas as transformaes lineares de V em W e as

Ento

um espao vetorial.

Teo50. Se

ento

O conjunto ou vetorial dual de V.

ou

de todos os funcionais de V em R denominado espao

81

BIBLIOGRAFIA
Anton, H. Elementary Linear Algebra. Wiley. Boldrini, J.L.; et al. lgebra Linear. Harbra. Domingues; Hygino. lgebra Linear e Aplicaes. Atual Editora. Hoffman, K; Kunze, R. lgebra Linear. Editora Polgono. Kolman, B. lgebra Linear. LTC. Lay, C.D. lgebra Linear e suas Aplicaes. LTC Lima, E.L. lgebra Linear. IMPA. Lipschutz , S. lgebra Linear. Mc.Graw-Hill. Steinbruch, A. lgebra Linear. Mc.Graw-Hill.

82

You might also like