You are on page 1of 29

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS

SUPREME COURT, FUNDAMENTAL RIGHTS AND HARD CASES

LUS ROBERTO BARROSO

Recebido para publicao em abril de 2012. RESUMO: Este artigo pretende analisar cinco casos, cada um deles objeto de deciso do Supremo Tribunal Federal nos ltimos anos, que contaram com a minha atuao profissional e que veiculam temas de grande relevncia para a sociedade. O artigo inclui a anlise dos seguintes casos: (i) vedao ao nepotismo, (ii) constitucionalidade de pesquisas com clulas-tronco embrionrias, (iii) reconhecimento jurdico das unies homoafetivas, (iv) no extradio de Cesare Battisti e (v) possibilidade de antecipao teraputica do parto em caso de feto anenceflico. Em relao a cada caso, so analisadas, primeiramente, as circunstncias fticas pertinentes questo; na sequncia, so apresentados os argumentos defendidos pelas partes e, por fim, relata-se a deciso proferida pelo plenrio do STF. PALAVRAS-CHAVE: Direito Constitucional; direitos fundamentais; Supremo Tribunal Federal; casos difceis. ABSTRACT: This article describes five cases, decided by the Brazilian Supreme Court in the past years, in which I have worked as a lawyer. All of them dealt with important and controversial matters within the civil society. The paper focuses on the analysis of the following cases: (i) prohibition of nepotism, (ii) constitutionality of researches with embryonic stem cells, (iii) legal recognition of same-sex unions, (iv) non-extradition of the Italian former leftist activist Cesare Battisti and (v) the possibility of therapeutic antecipation of child-birth in the case of an anencephalic fetus. In each case, there is a description of the factual circumstances relevant to the issue; followed by a presentation of the parties arguments, and ending with a summary of the decision rendered by the Supreme Court. KEY WORDS: Constitutional Law; fundamental rights; Supreme Court; hard cases.

1. Introduo
O presente artigo constitui uma breve retrospectiva de casos relacionados minha atividade advocatcia e que considero de interesse pblico, em razo da relevncia da matria discutida e da ampla repercusso da deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal. Todos os casos envolvem a interpretao e aplicao de normas relacionadas a direitos fundamentais. O trabalho est dividido em cinco partes, cada qual relacionada ao caso nela relatado: (i) constitucionalidade da Resoluo n 7 do CNJ, que veda o nepotismo no mbito do Poder Judicirio (ADC n 12); (ii) constitucionalidade do art. 5 da Lei de Biossegurana, que permite a utilizao de clulas-tronco embrionrias em pesquisas cientficas (ADI n 3510); (iii) reconhecimento jurdico das unies homoafetivas (ADPF n
Professor titular de direito constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Professor visitante da Universidade de Braslia UnB. Conferencista visitante da Universidade de Poitiers, Frana e da Universidade de Wroclaw, Polnia. Mestre em direito pela Universidade de Yale. Visiting Scholar na Universidade de Harvard (2011). Doutor e livredocente pela UERJ. O presente artigo foi escrito com a valiosa colaborao de Julia Ryfer, responsvel pela adaptao dos argumentos processuais para o formato aqui adotado.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

109

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
132); (iv) validade da permanncia de Cesare Battisti no Brasil (Ext n 1085/MS 27.875 e Rcl 11243); e (v) possibilidade de antecipao teraputica do parto em caso de gestao de feto anenceflico (ADPF n 54). Cada parte ser divida em sub-partes, que se ocuparo de apresentar as teses jurdicas sustentadas, bem como de descrever o julgamento e a deciso proferida pelo STF.

2. ADC n 12: vedao ao nepotismo


Este caso tinha por objeto a declarao de constitucionalidade da Resoluo n 7 do Conselho Nacional de Justia CNJ, de 14.nov.2005, que cuida basicamente da nomeao de parentes, cnjuges e companheiros de magistrados e de servidores para cargos de direo e assessoramento na administrao do Poder Judicirio e da contratao, sem licitao, de empresas das quais sejam scios parentes, cnjuges e companheiros dos agentes pblicos referidos. Trs foram os propsitos principais da resoluo: (i) explicitar, de modo no exaustivo, condutas que caracterizam nepotismo no mbito da atividade administrativa do Poder Judicirio; (ii) descrever o nepotismo como prtica ilcita e, a fortiori, ved-lo no mbito dos rgos do Poder Judicirio; e (iii) assinalar prazo para a exonerao dos atuais ocupantes de cargos de provimento em comisso e funes gratificadas que se encontrem nas situaes vedadas pela resoluo. Em razo das impugnaes direcionadas resoluo1, a Associao dos Magistrados Brasileiros AMB, por mim representada2, ajuizou a ao declaratria de constitucionalidade ADC n 12 no Supremo Tribunal Federal.

2. 1. Teses jurdicas apresentadas pela AMB

Em sntese, essas as impugnaes direcionadas contra a referida resoluo: (i) questionava-se a competncia do CNJ para, por meio de ato prprio, proibir as prticas de nepotismo descritas na Resoluo n 7/05. Para alguns, apenas lei formal isto : ato editado pelo Poder Legislativo poderia tratar da matria; (ii) argumentava-se que a Resoluo estaria legislando sobre direito civil. Isso porque o Cdigo Civil descreve como parente por afinidade, alm dos ascendentes e descendentes do cnjuge, apenas seus irmos (art. 1.595, 1), ao passo que a Resoluo faz referncia a parente colateral de terceiro grau; (iii) afirmava-se que a Resoluo n 7/05 afrontaria a separao de Poderes, j que produziria uma subordinao do Poder Judicirio a um rgo de outro Poder o CNJ , violando com isso a autonomia dos Tribunais; (iv) alegava-se que a Resoluo violaria a Federao, e isso por duas razes: ela invadiria a competncia dos Estadosmembros de disporem sobre a organizao e estruturao de sua Administrao Pblica; e ela produziria a subordinao hierrquica dos Tribunais estaduais ao CNJ, rgo no estadual; por fim, (v) a Resoluo restringiria direitos dos servidores pblicos e de terceiros, titulares de contratos, em particular criando nova modalidade de resciso contratual em favor do Poder Pblico, no contida nos contratos j celebrados com a Administrao. 2 A sustentao oral que proferi por ocasio do julgamento pode ser conferida em: <http://www.lrbarroso.com.br/web/pt/casos/nepotismo/>.

110

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
Na ADC n 12 foram sustentadas cinco teses jurdicas. A principal tese foi a de que a vedao ao nepotismo regra constitucional que decorre do ncleo dos princpios da impessoalidade e da moralidade administrativas (CF/88, art. 37, caput). Com efeito, do ncleo dos princpios da moralidade e da impessoalidade extraem-se determinadas regras de forma imediata, sendo uma delas, sem dvida, a que veda o favorecimento pessoal no acesso a cargos pblicos e na celebrao de contratos, isto , as prticas de nepotismo. A rigor, esse comando instrumentalizado pelas tcnicas do concurso pblico e da licitao. Entretanto, o fato de a Constituio haver considerado a tcnica do concurso inconveniente na hiptese dos cargos em comisso no afasta a incidncia da regra que veda o favorecimento pessoal ou familiar nesse contexto. Desse modo, a Resoluo n 7/05 do CNJ limitou-se a declarar uma obrigao que decorre diretamente do texto constitucional 3. Em adio a essa tese central, a petio inicial tambm se ocupou de demonstrar que a elaborao da referida resoluo se insere na competncia constitucional do CNJ de zelar pela observncia do art. 37 da Constituio e apreciar a legalidade de atos administrativos praticados pelos rgos do Poder Judicirio (CF, art. 103-B, 4, II). Com efeito, se o CNJ tem o poder-dever de avaliar, diante de casos concretos, a juridicidade de nomeaes para cargos em comisso, ele poderia tambm antecipar, de forma pblica e em carter geral e abstrato, aquilo que considera e considerar invlido. Essa providncia confere sua atuao maior previsibilidade e oferece aos destinatrios de seu controle maior segurana jurdica e convico de um tratamento isonmico. Ademais, parece natural que a identificao de condutas violadoras do art. 37 se insira na competncia constitucional de zelar pelo seu cumprimento (afinal, quem determina os fins, concede igualmente os meios). A terceira tese jurdica sustentada foi a de que o Poder Pblico est vinculado no apenas legalidade formal, mas juridicidade, conceito mais abrangente que inclui a Constituio. Como se sabe, a crise da legalidade formal, a ascenso normativa da Constituio e as transformaes do Estado contemporneo deram nova feio ao administrativa. Nesse contexto, a vinculao especfica do administrador lei formal deu lugar a fenmeno diverso. A vinculao da Administrao Pblica passou a se dar em relao a um bloco mais amplo de juridicidade, que
Demonstrou-se, ainda, que o argumento de que haveria uma quebra da isonomia em desfavor do parente no resistia ao contraste com os antecedentes histricos e com as regras de experincia. Exatamente nessa linha, alis, j tinha se manifestado o STF, ao rejeitar o pedido cautelar formulado na ADIn n 1521-4/RS. Nele se pretendia suspender dispositivos da Constituio do Rio Grande do Sul que veiculavam normas genricas antinepotismo.
3

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

111

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
congrega no apenas as leis formais, mas tambm, e sobretudo, a Constituio. Assim, mesmo na ausncia de ordem ou autorizao especfica de lei formal, a Administrao poder estar obrigada a agir por conta de imposies diretamente extradas do texto constitucional. Deste modo, independentemente da competncia especfica atribuda pela Constituio ao CNJ para zelar pelo cumprimento do art. 37, o fato que todos os agentes pblicos esto diretamente vinculados ao seu contedo, o que, por si s, justificaria a edio da Resoluo n 7/05 do CNJ. Ademais, demonstrou-se que a Resoluo n 7/05 do CNJ no afeta o equilbrio entre os Poderes, por no subordinar um Poder a outro, nem tampouco o princpio federativo, por no subordinar um ente estatal a outro. Quanto ao princpio da separao dos poderes, argumentou-se que o CNJ rgo do prprio Judicirio, composto por magistrados, membros do Ministrio Pblico e cidados, que no pertencem a outros Poderes nem a estes representam. Alm disso, as decises do Conselho esto sujeitas a controle judicial pelo rgo de cpula do Poder do Judicirio, que o Supremo Tribunal Federal. Por fim, a proibio de nomear parentes de magistrados para cargos em comisso ou de contrat-los temporariamente ou ainda de contratar, sem licitao, empresas das quais parentes de magistrados no afeta em nada a autonomia dos Tribunais4. Quanto ao princpio federativo, afirmou-se que na estruturao do Poder Judicirio a Constituio previu a existncia de tribunais estaduais, de tribunais federais e de tribunais nacionais (como os Tribunais Superiores, CF, art. 92, 2) e que existem na matria normas constitucionais de mbito nacional como o art. 37 e o art. 93 e normas legais de mbito nacional como a Lei Orgnica da Magistratura (Lei Complementar n 35/79). Nesse contexto, o CNJ um rgo nacional integrante da estrutura do Judicirio tanto assim que dele fazem parte membros de rgos judicirios estaduais e federais (da Unio) , e no um rgo do ente central ou dos entes locais. Desse modo, no h fundamento para o argumento da subordinao de rgos estaduais a um rgo do ente central. Ademais, os princpios do art. 37 da Constituio no esto associados ao ente central ou aos entes locais: eles so normas nacionais que se aplicam indistintamente a todos os agentes pblicos.

Na petio inicial, afirmou-se que os Tribunais esto livres para, afora os parentes em questo, e observados os parmetros constitucionais e legais, nomearem e contratarem quem entenderem por bem. Por certo, ainda com a limitao declarada pela resoluo, continuariam a existir no mercado de trabalho inmeras pessoas e empresas capacitadas a prestarem servios aos Tribunais.

112

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
Por ltimo, demonstrou-se que Resoluo n 7 do CNJ no encontra bice em eventuais direitos de terceiros contratados pela Administrao e no havia qualquer violao a direitos de servidores. Sob a tica da Administrao, atos praticados com violao aos princpios da impessoalidade e da moralidade sejam nomeaes, sejam contratos so invlidos e no s podem como devem ser assim declarados pela Administrao. Ainda, quanto aos servidores pblicos, h amplo consenso doutrinrio e jurisprudencial no sentido de que no tm eles direito adquirido a regime jurdico. Em suma, no havia quaisquer direitos que se opusessem a tal comando. Com base nesses argumentos jurdicos, a AMB requereu a declarao de constitucionalidade da Resoluo.

2.2. A deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal


Em 16.fev.2006, foi realizado o julgamento da medida cautelar. Aps a leitura do relatrio e das sustentaes orais, votou o Ministro-Relator, Carlos Ayres Britto. A tese firmada em seu voto foi acompanhada por quase a totalidade dos demais ministros, restando vencido apenas o Ministro Marco Aurlio. Para a corrente majoritria, a Resoluo n 7/05 dotada dos atributos da generalidade, impessoalidade e abstratividade, tratando-se de ato normativo primrio que extrai diretamente do art. 103-B, 4 seu fundamento de validade. Entendeu-se que a Constituio Federal confere ao CNJ poder para expedir atos primrios sobre as matrias relacionadas no art. 103-B, 4, II5, de modo que a Resoluo foi validamente editada. O argumento inaugurado pelo Ministro-Relator foi o de que a competncia para zelar pela observncia do art. 37 e baixar atos de sano s condutas que lhe sejam contrrias traz consigo a dimenso da normatividade em abstrato, como forma de prevenir a ocorrncia de efetivas transgresses6. Segundo se afirmou, o esprito da Resoluo do CNJ

CF/88, art. 103-B. 4: Compete ao Conselho o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, cabendo-lhe, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura: (...) II - zelar pela observncia do art. 37 e apreciar, de ofcio ou mediante provocao, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou rgos do Poder Judicirio, podendo desconstitu-los, revlos ou fixar prazo para que se adotem as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, sem prejuzo da competncia do Tribunal de Contas da Unio. 6 Em adio ao argumento, o Ministro Carlos Britto ainda afirmou que a EC n 45/04 tomou o cuidado de diferenciar as competncias outorgadas ao CNJ daquelas outorgadas ao Conselho de Justia Federal (art. 105), bem como ao Conselho Superior da Justia do Trabalho (art. 111-A, 2, II), que deveriam ser exercidas nos limites da lei, no havendo

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

113

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
o de esmiuar os prprios contedos lgicos dos princpios constitucionais que regem toda a atividade administrativa, tais como: impessoalidade; eficincia; igualdade; e moralidade administrativa7, e, portanto, do ato normativo impugnado decorriam as mesmas restries j impostas pela Constituio e dedutveis dos referidos princpios republicanos. Como se extrai do voto do Ministro Celso de Mello:
A prtica do nepotismo, tal como corretamente repelida pela Resoluo n 07/2005, traduz a prpria anttese da pauta de valores cujo substrato constitucional repousa no postulado da moralidade administrativa, que no tolera porque incompatvel com o esprito republicano e com a essncia da ordem democrtica o exerccio do poder pro domo sua.

O Tribunal tambm afastou a impugnao relacionada aos princpios da separao dos poderes e federativo, entendendo que o CNJ compe o Poder Judicirio, cuja estrutura nacional se compatibiliza com o carter estadualizado de parcela de sua composio. Ademais, aps um pequeno debate acerca da possibilidade de a Resoluo incluir na vedao a nomeao de parentes por afinidade at o terceiro grau, que, pela legislao civil, estariam restritos pela legislao civil aos irmos do cnjuge ou companheiro, na linha lateral, entendeu-se vlida a extenso, sob o argumento de que a Resoluo no pretendia alterar classificaes oriundas do direito civil, mas apenas conferir plena eficcia ao princpio da impessoalidade. Desse modo, o Ministro-Relator ajustou o seu voto. Por fim, entendeu-se que, por a Constituio Federal vincular os cargos em comisso e as funes de confiana s atribuies de direo, chefia e assessoramento (art. 37, V), a Resoluo merecia interpretao conforme, para se incluir o termo chefia, que no havia sido includo em sua redao. A corrente divergente capitaneada pelo Ministro Marco Aurlio e que no encontrou outros adeptos no mbito do Tribunal , defendeu que a ao declaratria de constitucionalidade pressuporia um ato normativo abstrato, bem como que a concesso de liminar, que no est prevista expressamente, deveria encontrar maiores limites, sob pena de se esvaziar o poder de cautela dos juzes. Segundo o Ministro, se o ato do CNJ simplesmente decorrente de uma

semelhante restrio nas competncias outorgadas pelo art. 103-B ao CNJ, cuja atuao, portanto, no precisa ser necessariamente precedida por lei. 7 Para o Ministro-Relator, eventual violao moralidade administrativa decorrente das condutas vedadas pela Resoluo pressuporia prvia violao direta aos princpios da impessoalidade, isonomia e igualdade, que, portanto, teriam maior relevncia no caso.

114

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
interpretao da Constituio, no desafiaria o controle concentrado de constitucionalidade. Tendo em vista a concluso da maioria no sentido de que a Resoluo teria normatividade primria, porm, o voto dissidente passou ao mrito da controvrsia, afirmando que o art. 103-B, 4, da Constituio no teria outorgado tal poder normativo ao CNJ, o qual teria sido exercido em usurpao da funo do Congresso Nacional. Desse modo, no seria adequado o deferimento da liminar, que acabaria por potencializar a eficcia da Resoluo. Desse modo, por nove votos a um, a liminar foi deferida, para o fim de: a) realizar interpretao conforme para incluir o termo chefia nos incisos II, III, IV e V do art. 2 do ato normativo em questo; b) suspender processos que pudessem vir a contestar a constitucionalidade da Resoluo, at o julgamento de mrito da ao; c) impedir que juzes e tribunais proferissem decises que impedissem ou afastassem a aplicabilidade da Resoluo; e d) suspender com eficcia ex tunc as decises que determinaram o afastamento da Resoluo. O mrito da ao foi julgado em 20.ago.2008, ocasio em que se confirmou, por unanimidade de votos, a validade constitucional da Resoluo n 7/05 do CNJ. O STF novamente afirmou que dos princpios da moralidade e da impessoalidade se extraa a regra da vedao do nepotismo. Vale dizer: mesmo na ausncia de lei explcita, a interdio de tal conduta poderia ser extrada vlida e razoavelmente de princpios constitucionais. Dessa forma, e com base nos argumentos j assentados no julgamento da medida cautelar, o Tribunal, de forma unnime, julgou procedente a ao declaratria de constitucionalidade, e, por maioria, decidiu emprestar interpretao conforme a Constituio para deduzir a funo de chefia do substantivo direo, constante dos incisos II, III, IV e V do art. 2 do ato normativo em questo, vencidos os Ministros Carlos Alberto Menezes Direito e Marco Aurlio, que entendiam desnecessria a interpretao conforme, tendo em vista que o alcance natural da Resoluo j seria o pretendido pela maioria do Tribunal. Na sequncia, ao julgar recurso extraordinrio oriundo do Rio Grande do Norte (RE n 579.951/RN, DJ 24.out.2008, Rel. Min. Ricardo Lewandowski), no qual se discutia a validade da nomeao de parentes de vereador e de vice-prefeito para cargos pblicos, o Tribunal estendeu a vedao do nepotismo aos Poderes Executivo e Legislativo, num importante avano republicano, aprovando a Smula Vinculante de n 13, com o seguinte teor: A nomeao de cnjuge, companheiro, ou parente, em linha reta, colateral ou por afinidade, at o 3 grau, inclusive, da Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012
115

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica, investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana, ou, ainda, de funo gratificada na Administrao Pblica direta e indireta, em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal .

3. ADI n 3510: constitucionalidade das pesquisas com clulas-tronco embrionrias


O presente caso tinha por objeto o art. 5 da Lei n 11.105/2005, conhecida como Lei de Biossegurana. O dispositivo legal impugnado dispe, especificamente, sobre a utilizao, para fins de pesquisa e terapia, de clulas-tronco obtidas de embries humanos, produzidos mediante fertilizao in vitro, e que no foram transferidos para o tero materno. Segundo a lei, a realizao de pesquisas demanda a observncia das seguintes exigncias: a) que os embries tenham resultado de tratamentos de fertilizao in vitro (art. 5, caput); b) que os embries sejam inviveis (art. 5, I) ou no tenham sido implantados no respectivo procedimento de fertilizao, estando congelados h mais de trs anos (art. 5, II); c) que os genitores deem seu consentimento (art. 5, 1); e d) que a pesquisa seja aprovada pelo comit de tica da instituio (art. 5, 2). Alm disso, a lei proibiu: (i) a comercializao de embries, clulas ou tecidos (art. 5, 3, e Lei no 9.434/97, art. 15); (ii) a clonagem humana (art. 6o, IV); e (iii) a engenharia gentica em clula germinal humana, zigoto humano e embrio humano (art. 6o, III). Por entender que a norma seria incompatvel com a Constituio, o Procurador-Geral da Repblica (Dr. Cludio Fonteles) ajuizou ao direta de inconstitucionalidade (ADI n 3510) no Supremo Tribunal Federal. A tese central afirmada na ao foi a de que a vida humana acontece na, e a partir da, fecundao. Fundado em tal premissa, o Procurador-Geral sustentou que os dispositivos legais impugnados violariam dois preceitos da Constituio da Repblica: o art. 5, caput, que consagra o direito vida; e o art. 1, III, que enuncia como um dos fundamentos do Estado brasileiro o princpio da dignidade da pessoa humana . Os argumentos desenvolvidos na pea inicial podem ser resumidos em uma proposio: o embrio um ser humano cuja vida e dignidade seriam violadas pela realizao das pesquisas que as disposies legais impugnadas autorizam. Em defesa da constitucionalidade da norma, determinadas entidades pleitearam ingresso na ao na
116

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
qualidade de amicus curiae, dentre elas o Movimento em Prol da Vida MOVITAE , por mim representado .
8

3. 1. Teses jurdicas apresentadas pelo MOVITAE


A validade da norma impugnada foi defendida sob diversos pontos de vista: tico, jurdico, institucional e interesse nacional. Antes de passar sua demonstrao, o MOVITAE argumentou que a discusso acerca do momento em que tem incio a vida era irrelevante no que diz respeito pesquisa com clulas-tronco embrionrias, tal como disciplinada na legislao brasileira. Com efeito, a regra vigente a de que somente se podem utilizar embries congelados h mais de trs anos ou inviveis, que, de qualquer forma, nunca seriam implantados em um tero materno. Dessa forma, um embrio que no tem possibilidade de ser implantado em um tero materno no poderia ser considerado uma vida potencial. Do ponto de vista tico, demonstrou-se que a disciplina dada matria pela lei impugnada conferia aos embries que jamais seriam implantados em um tero materno o fim digno de contribuir para a cincia e para a superao do sofrimento de inmeras pessoas. A declarao de inconstitucionalidade da lei faria cessar as pesquisas, mas no mudaria em nada o destino de tais embries, que permaneceriam congelados e fadados ao futuro descarte. Nessa linha, sustentou-se que jogar o embrio fora, em lugar de permitir que ele servisse causa da humanidade, seria uma escolha de difcil sustentao tica. Do ponto de vista jurdico, demonstrou-se que o dispositivo legal impugnado no afronta o direito vida. Com efeito, a partir do nascimento com vida que surge a pessoa humana, com aptido para se tornar sujeito de direitos e de deveres. Nada obstante, a lei resguarda os direitos do nascituro, que, de acordo com a doutrina civilista, o ser humano j concebido, em fase de desenvolvimento no tero da me. Como consequncia dessas premissas, demonstrou-se que o embrio resultante da fertilizao in vitro, conservado em laboratrio: a) no uma pessoa, haja vista no ter nascido; b) no tampouco um nascituro, em razo de no haver sido transferido para o tero materno. De todo modo, por se tratar de um ser humano em potencial embora possa

A sustentao oral que proferi por ocasio <http://www.lrbarroso.com.br/web/pt/casos/celulastronco/>.

do

julgamento

pode

ser

conferida

em:

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

117

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
permanecer indefinidamente como uma mera potencialidade , no pode ser instrumentalizado. Justamente com essa finalidade, a lei determina que s possam ser utilizados em pesquisas embries inviveis ou congelados h mais de trs anos e veda expressamente a sua comercializao, a clonagem humana e a engenharia gentica, promovendo o adequado equilbrio dos interesses em jogo. Do ponto de vista institucional, sustentou-se que a questo acerca das pesquisas com clulastronco tem sido debatida em todo o mundo, ensejando vises contrapostas e que, no Brasil, o Poder Legislativo, por votao expressiva, tomou posio na matria, produzindo disciplina que se harmoniza com o tratamento dado na maior parte dos pases ocidentais. Com efeito, em um Estado democrtico, o Poder Legislativo, composto por representantes eleitos, toma as decises polticas que expressam a vontade da maioria e o Poder Judicirio s deve invalidar um ato do Congresso se ele for manifestamente inconstitucional. Em um tema que envolve desacordo moral razovel pessoas bem intencionadas e esclarecidas professam convices opostas , o legislador, ao exigir o prvio consentimento dos genitores como condio para a utilizao do embrio na pesquisa cientfica, tomou a deciso correta: a de permitir que cada um viva a sua autonomia da vontade, a sua prpria crena. Desse modo, sustentou-se que no haveria razo para o Supremo Tribunal Federal desautorizar a deciso do Congresso Nacional, que razovel e equilibrada. Por fim, sob o ponto de vista do interesse nacional, demonstrou-se que as pesquisas com clulas-tronco embrionrias so o futuro da medicina, com a perspectiva de tratamento regenerativo. No desenvolv-las significaria ficar para trs e, mais adiante, ter de importar as terapias criadas por outros pases. Com base nesses argumentos jurdicos, o MOVITAE requereu a declarao de constitucionalidade do dispositivo legal.

3. 2. A deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal


O julgamento foi cindido em duas partes. Na sesso de 5.mar.2008, foi lido o relatrio e foram feitas as sustentaes orais. Em seguida, votou o Ministro-Relator, Carlos Ayres Britto. Aps o voto, pediu vista o Ministro Carlos Alberto Menezes Direito. O julgamento foi retomado em 28.mai.2008 e concludo em 29.mai.2008. Embora a divulgao do resultado do julgamento pela imprensa tenha feito meno a uma vitria por 6 votos a 5, foram trs as linhas de votao seguidas pelos Ministros.
118

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
A corrente majoritria foi liderada pelo Ministro-Relator, Carlos Ayres Britto, acompanhado pelos Ministros Crmen Lcia, Joaquim Barbosa, Ellen Gracie, Marco Aurlio e Celso de Mello, julgando o pedido integralmente improcedente. No seu voto, o relator destacou alguns pontos, como os que se seguem: (i) as clulas-tronco embrionrias oferecem maior contribuio em relao s demais, por se tratarem de clulas pluripotentes; (ii) o bem jurdico vida, constitucionalmente protegido, refere-se pessoa nativiva; (iii) no h obrigao de que sejam aproveitados todos os embries obtidos por fertilizao artificial, em respeito ao planejamento familiar e aos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel; (iv) os direitos livre expresso da atividade cientfica e sade (que tambm dever do Estado), bem como o 4 do art. 199 da CF/88, contribuem para afirmar a constitucionalidade da lei; e (v) j se admitiu que a lei ordinria considere finda a vida com a morte enceflica (Lei n 9.434/97), sendo que o embrio objeto das normas impugnadas incapaz de vida enceflica. E, em desfecho, lavrou o Ministro Carlos Ayres Britto:
assim ao influxo desse olhar pspositivista sobre o Direito brasileiro, olhar conciliatrio do nosso Ordenamento com os imperativos de tica humanista e justia material, que chego fase da definitiva prolao do meu voto. Fazendo-o, acreso s trs snteses anteriores estes dois outros fundamentos constitucionais do direito sade e livre expresso da atividade cientfica para julgar, como de fato julgo, totalmente improcedente a presente ao direta de inconstitucionalidade. No sem antes pedir todas as vnias deste mundo aos que pensam diferentemente, seja por convico jurdica, tica, ou filosfica, seja por artigo de f. como voto.

A segunda corrente foi inaugurada pelo Ministro Carlos Alberto Menezes de Direito, tendo sido seguida, igualmente, pelos Ministros Ricardo Lewandoswski e Eros Grau. A ideia central a esta posio a de que, no caso dos embries congelados, no aceitvel sua destruio para a realizao da pesquisa. Como, no estado atual da cincia, no possvel desenvolver pesquisas com clulas-tronco embrionrias sem a destruio do embrio, esta posio significava, em ltima anlise, a no admisso das pesquisas. Confira-se a concluso, sobre o ponto, do voto do Min. Menezes Direito:
Destarte, com as razes acima deduzidas, julgo procedente, em parte, a ao direta de inconstitucionalidade para, nos termos que se seguem: 1. no caput do art. 5, declarar parcialmente a inconstitucionalidade, sem reduo de texto, para que seja entendido que as clulas-tronco embrionrias sejam obtidas sem a destruio do embrio, e as pesquisas devidamente aprovadas e fiscalizadas pelo

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

119

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
Ministrio de Sade, com a participao de especialistas de diversas reas do conhecimento, entendendo-se as expresses pesquisa e terapia como pesquisa bsica voltada para o estudo dos processos de diferenciao celular e pesquisa com fins teraputicos; (...).

Por fim, a terceira posio foi defendida pelos Ministros Cezar Peluso e Gilmar Mendes. Ambos se alinharam a uma interpretao conforme a Constituio do artigo impugnado para exigir, com carter de deciso aditiva, a prvia submisso das pesquisas com clulas-tronco embrionrias a um rgo central de controle um Comit Central de tica , subordinado ao Ministrio da Sade. Nas palavras constantes do fecho do voto do Ministro Gilmar Mendes:
Assim, julgo improcedente a ao, para declarar a constitucionalidade do art. 5, seus incisos e pargrafos, da Lei n 11.105/2005, desde que seja interpretado no sentido de que a permisso da pesquisa e terapia com clulas-tronco embrionrias, obtidas de embries humanos produzidos por fertilizao in vitro, deve ser condicionada prvia autorizao e aprovao por Comit (rgo) Central de tica e Pesquisa, vinculado ao Ministrio da Sade .

Portanto, a votao, em rigor, foi de seis votos favorveis pesquisa, sem qualquer limitao aos termos da lei; dois votos favorveis pesquisa, mas com a exigncia de sua prvia aprovao por um comit central de tica; e trs votos no sentido de no admisso das pesquisas que importassem na destruio do embrio, o que significa, no estgio contemporneo, a sua proibio.

4. ADPF n 132: reconhecimento jurdico das unies homoafetivas


O presente caso tinha por objeto o reconhecimento jurdico das unies homoafetivas. Na ausncia de regra especfica sobre a matria no direito positivo, pretendia-se obter a declarao de que o regime jurdico da unio estvel deve se aplicar, tambm, s relaes homoafetivas. A ao (ADPF n 132) foi ajuizada pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro (Srgio Cabral) de modo que minha atuao se deu na qualidade de Procurador do Estado 9 e apontava como atos lesivos as decises judiciais proferidas por tribunais estaduais que negavam s unies homoafetivas o mesmo regime das unies estveis10.

A sustentao oral que proferi por ocasio do julgamento pode ser conferida em: <http://www.luisrobertobarroso.com.br/?p=388>. 10 A Procuradora-Geral da Repblica (Dra. Deborah Duprat) ajuizou a ADPF 178 no STF recebida como ADI 4277 , na qual requereu o reconhecimento, como entidade familiar, das unies entre pessoas do mesmo sexo, desde que atendidos os

120

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
O contexto ftico do ajuizamento da ao pode ser descrito da seguinte forma. Nas ltimas dcadas, culminando um processo de superao do preconceito e da discriminao, inmeras pessoas passaram a viver a plenitude de sua orientao sexual e, como desdobramento, assumiram publicamente suas relaes homoafetivas. No Brasil e no mundo, milhes de pessoas do mesmo sexo convivem em parcerias contnuas e duradouras, caracterizadas pelo afeto e pelo projeto de vida em comum. A aceitao social e o reconhecimento jurdico desse fato so relativamente recentes e, consequentemente, existiam incertezas acerca do modo como o Direito deve lidar com o tema. A Constituio de 1988, que procurou organizar uma sociedade sem preconceito e sem discriminao, fundada na igualdade de todos, no contm norma expressa acerca da liberdade de orientao sexual. Como consequncia natural, tambm no faz meno s unies homoafetivas. Faz referncia, no entanto, s unies heterossexuais, reconhecendo como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher (CF/88, art. 226, 3). O Cdigo Civil, por sua vez, ao disciplinar o tema da unio estvel, seguiu a mesma linha (Cdigo Civil, art. 1.723). A despeito da ausncia de normatizao expressa, a postura do Estado em relao ao assunto j era de crescente reconhecimento. Certas manifestaes do Poder Pblico atribuem s unies entre pessoas do mesmo sexo, para determinados fins, status semelhante ao das unies entre homem e mulher (v.g., IN n 25/200 do INSS). A posio, contudo, no era dominante ou incontroversa, havendo diversos pronunciamentos judiciais divergentes sobre o tema. Esse era o cenrio encontrado pela ADPF n 132.

4. 1. Teses jurdicas apresentadas pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro


A ADPF indicou como preceitos fundamentais violados o direito igualdade (art. 5, caput); o direito liberdade, do qual decorre a autonomia da vontade (art. 5, II); o princpio da dignidade da pessoa humana (art. 1, III); e o princpio da segurana jurdica (art. 5, caput), todos contidos na Constituio da Repblica; e como atos do Poder Pblico causadores da leso: a) o art. 19, II e V e o art. 33, I a X e pargrafo nico, todos do Decreto-lei n 220, de 18.07.1975 (Estatuto dos Servidores
mesmos requisitos exigidos para a constituio da unio estvel entre homem e mulher, bem como a declarao de que os mesmos direitos e deveres dos companheiros nas unies estveis estendem-se aos companheiros nas unies entre pessoas do mesmo sexo. Dada a similaridade das aes, foram as mesmas apensadas e julgadas conjuntamente, tendo a ADPF 132 sido recebida, tambm, como ao direta de inconstitucionalidade.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

121

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
Civis do Estado do Rio de Janeiro), se interpretados de maneira discriminatria em relao aos homossexuais; b) o conjunto de decises judiciais proferidas por tribunais estaduais, inclusive e notadamente o do Rio de Janeiro, que negam s unies homoafetivas o mesmo regime jurdico das unies estveis. No mrito, a petio inicial apresentou duas teses jurdicas principais. Antes, porm, de demonstr-las, foram declinadas as premissas filosficas sobre as quais se fundava a ao, quais sejam: a) a de que homossexualismo um fato da vida. Seja ele considerado uma condio inata ou adquirida, decorra de causas genticas ou sociais, a orientao sexual de uma pessoa no uma escolha livre, uma opo entre diferentes possibilidades. Ademais, o homossexualismo e as unies afetivas entre pessoas do mesmo sexo que dele decorrem no viola qualquer norma jurdica, nem capaz, por si s, de afetar a vida de terceiros; e b) a de que o papel do Estado e do Direito, em uma sociedade democrtica, o de assegurar o desenvolvimento da personalidade de todos os indivduos, permitindo que cada um realize os seus projetos pessoais lcitos. O Poder Pblico no pode nem deve praticar ou chancelar o preconceito e a discriminao, cabendo-lhe, ao revs, enfrent-los com firmeza, provendo apoio e segurana para os grupos vulnerveis. A primeira tese central sustentada na ao foi a de que um conjunto de princpios constitucionais igualdade, liberdade, dignidade da pessoa humana e segurana jurdica impe a incluso das unies homoafetivas no regime jurdico da unio estvel, por se tratar de uma espcie em relao ao gnero. Com efeito, a Constituio Federal de 1988 consagra o princpio da igualdade e condena de forma expressa todas as formas de preconceito e discriminao (v. prembulo; art. 3; art. 5). Desse modo, o no reconhecimento de efeitos jurdicos s unies homoafetivas importa desequiparao fundada em orientao sexual e, portanto, violao direta ao princpio em seu contedo mais tradicional e elementar, relacionado chamada igualdade formal. Note-se que tal desequiparao no fundamentada por qualquer motivo legtimo, significando to somente intolerncia, incoerncia ou convico religiosa que, embora respeitvel, insuscetvel de imposio coativa em um Estado laico. Quanto ao direito liberdade, argumentou-se que no reconhecer a um indivduo a possibilidade de viver sua orientao sexual em todos os seus desdobramentos significa priv-lo de uma das dimenses que do sentido a sua existncia. Nessa linha, excluso das unies homoafetivas do regime da unio estvel seria uma forma comissiva de

122

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
embaraar o exerccio da liberdade e o desenvolvimento da personalidade de um nmero expressivo de pessoas, depreciando a qualidade dos seus projetos de vida e os seus afetos. Ademais, quanto ao princpio da dignidade da pessoa humana, argumentou-se que a no atribuio de reconhecimento unio entre pessoas do mesmo sexo funcionaliza as relaes afetivas a um projeto determinado de sociedade, que, embora majoritrio, no juridicamente obrigatrio, bem como equivale a no atribuir igual respeito a uma identidade individual, a se afirmar que determinado estilo de vida no merece ser tratado com a mesma dignidade e considerao atribuda aos demais. Por fim, quanto segurana jurdica, defendeu-se que a excluso das unies homoafetivas do regime jurdico da unio estvel, sem que exista um regime especfico similar, cria um quadro de incerteza, alimentado por manifestaes dspares do Poder Pblico, o que contraria diversos valores relacionados segurana jurdica, tais como previsibilidade de condutas, estabilidade das relaes jurdicas e proteo da confiana. Em concluso da tese, sustentou-se que os preceitos fundamentais descritos so dotados de inegvel densidade normativa, devendo ser aplicados diretamente ao caso, determinando que as relaes homoafetivas sejam submetidas ao regime jurdico da unio estvel. Registrou-se, ainda, que a concluso no seria afetada pela redao do art. 226, 3, da Constituio, que protege expressamente a unio estvel entre homem e mulher. O argumento foi o de que o dispositivo teve como propsito afastar definitivamente qualquer discriminao contra as companheiras, consolidando uma evoluo que teve incio em decises judiciais. Desse modo, no faria nenhum sentido realizar uma interpretao a contrario sensu do referido artigo, de modo a expandir seu sentido e convert-lo em norma de excluso, ou seja, exatamente o oposto de seu propsito original. A segunda tese central desenvolvida na petio inicial apresentava a seguinte soluo alternativa: caso se entendesse impossvel a aplicao direta dos preceitos fundamentais referidos para regular as relaes homoafetivas, deveria ser reconhecida a existncia de uma lacuna normativa, a ser integrada por analogia. Uma vez que os elementos essenciais da unio estvel identificados pelo Cdigo Civil esto presentes tanto nas unies heterossexuais, quanto nas unies homoafetivas isto : convivncia pacfica e duradoura, movida pelo intuito de constituir entidade familiar , seria natural a extenso do regime jurdico da unio estvel, previsto no art. 1723 do Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012
123

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
Cdigo Civil s unies entre pessoas do mesmo sexo. A tese demanda, portanto, que se faa uma interpretao da legislao ordinria luz dos princpios constitucionais, atividade desenvolvida corriqueiramente pelo STF. Com base nesses argumentos jurdicos, o Governador do Estado do Rio de Janeiro requereu a declarao de que o regime jurdico da unio estvel deve se aplicar, tambm, s relaes homoafetivas.

4. 2. A deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal


O julgamento das aes foi iniciado em 4.mai.2011, quando foi lido o relatrio e foram feitas as sustentaes orais dos autores (Governador do Estado do Rio de Janeiro e Procurador-Geral da Repblica) e dos quatorze amici curiae. Em seguida, votou o Ministro-Relator, Carlos Ayres Britto. Dado o avanado da hora, a sesso de julgamento foi suspensa, para continuao no dia seguinte. No dia 5.mai.2011, o julgamento retomou seu curso com os votos dos Ministros Luiz Fux, Crmen Lcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ellen Gracie, Gilmar Mendes, Marco Aurlio, Celso de Mello e Cezar Peluso. Em seu voto-condutor, o Ministro Carlos Ayres Britto acentuou a liberdade individual, o direito intimidade e privacidade das pessoas, alm de enquadrar a orientao sexual como direta emanao do princpio da dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, percorreu os dispositivos constitucionais que vedam tratamento discriminatrio em razo do sexo, de modo a concluir que eventual interpretao reducionista do conceito de famlia iria de encontro a princpios constitucionais, bem como redundaria em discurso homofbico ou preconceituoso. Nesse sentido, os casais homoafetivos teriam o mesmo direito subjetivo titularizado pelos casais heteroafetivos de formar uma famlia. Em concluso, o Ministro-Relator atribuiu ao art. 1723 do Cdigo Civil interpretao conforme a Constituio, para dele excluir qualquer significado que impea o reconhecimento da unio estvel (contnua, pblica e duradoura) entre pessoas do mesmo sexo como famlia, reconhecendo a aplicao das mesmas regras e consequncias conferidas unio estvel heteroafetiva. O voto foi acompanhado pela unanimidade dos Ministros da casa, embora em algumas manifestaes seja possvel identificar divergncias pontuais. Com efeito, segundo o Ministro Carlos Ayres Britto, a aplicao do regime da unio estvel s unies homoafetivas decorreria diretamente
124

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
de uma interpretao sistemtica e teleolgica do art. 226, 3 da Constituio. Embora o resultado seja semelhante, outros Ministros optaram pela soluo analgica, por encontrar na matria uma lacuna normativa. Nessa linha, votaram os Ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cezar Peluso. O Ministro Ricardo Lewandowski afirmou que a unio entre pessoas do mesmo sexo no poderia ser enquadrada no instituto da unio estvel, por faltar-lhe o requisito da diversidade de sexos. Desse modo, reconhecido o carter familiar e a inexistncia de regime jurdico especfico, o Ministro concluiu em favor da aplicao s unies homoafetivas das prescries legais relativas s unies estveis heterossexuais por ser o instituto jurdico mais prximo , excluindo-se aquelas que exigem diversidade de sexo para a sua persecuo, at que venham disposies normativas especficas que regulem tais relaes. De forma semelhante, os Ministros Gilmar Mendes e Cezar Peluso reconheceram a existncia de uma lacuna, qual deveria ser integrada por meio da aplicao do regime jurdico da unio estvel heteroafetiva, naquilo que for possvel. Segundo o Ministro Cezar Peluso, ainda, por haver equiparao entre as formas de famlia, mas no igualdade, o Poder Legislativo deveria regulamentar as unies homoafetivas. O precedente histrico em todas as direes que se queira contemplar, sobretudo pela altivez com que o STF assumiu o seu papel contramajoritrio para proteger os direitos fundamentais de um segmento da populao que, a despeito de sua progressiva emancipao social, ainda no conseguiu superar os gargalos do sistema poltico. Segundo o entendimento adotado enfaticamente pelo STF, a excluso baseada na orientao sexual seria incompatvel com o direito busca da felicidade, com o princpio da igualdade, com a proibio do preconceito, com a clusula geral de liberdade da qual decorre a proteo autonomia privada e com a prpria dignidade da pessoa humana, que impede o Estado de negar as individualidades e de impor determinada viso do que seja a vida boa. Merece destaque, igualmente, a afirmao de que a Constituio deve ser interpretada em seu conjunto, com a qual se afastou a leitura reducionista do art. 226, 3, que trata da forma mais tradicional de unio, mas no contm vedao a que outros tipos de famlia sejam reconhecidos. Por fim, tambm digna de nota a postura interpretativa do STF, que construiu a necessidade de reconhecimento das unies entre pessoas de mesmo gnero a partir da aplicao direta de princpios constitucionais.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

125

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO 5. Ext n 1085/MS n 27875 e Rcl 11243: no extradio de Cesare Battisti e validade de sua permanncia no Brasil
O presente caso tinha por objeto a extradio do ex-ativista Cesare Battisti, requerida pelo Governo da Itlia em 24.abr.2007, para cumprimento de priso perptua por fatos ocorridos h mais de trinta anos11. O contexto ftico do ajuizamento das aes pode ser descrito da seguinte forma. Entre o final dos anos 60 at meados dos anos 80, a Itlia viveu um perodo conhecido como anos de chumbo. Em resposta atuao radical de grupos polticos armados, houve forte reao do Estado, com a edio de legislao especial de grande teor repressivo. Em 1981, Cesare Battisti, juntamente com outros membros do PAC Proletrios Armados pelo Comunismo, foi levado a julgamento pela prtica de aes subversivas que incluram quatro homicdios. No foi sequer acusado de qualquer deles ou de qualquer ato de violncia , tendo sido condenado, to-somente, por participao em organizao subversiva e aes subversivas. Tal deciso transitou em julgado em 1983. Posteriormente, aps sua evaso da Itlia, um dos acusados pelos homicdios referidos acima tornou-se arrependido e colaborador da justia. A partir da, passou a acusar Cesare Battisti de ser autor de todos os quatro homicdios. Em 1988, Battisti foi levado a novo julgamento por Tribunal do Jri, tendo sido revel. No foi ouvido nem produziu provas em sua defesa. Foi defendido por advogado com o qual jamais manteve qualquer contato e que representava, tambm, outros acusados. Foi condenado priso perptua. Desde sua fuga, em 1981, viveu no Mxico, inicialmente e, depois, passou 14 anos na Frana, onde recebeu abrigo poltico, visto de permanncia e, na sequncia, naturalizao. Em 1991, a Frana negou sua extradio, requerida pela Itlia. O pedido s veio a ser renovado doze anos depois, no final de 2003, sob outras condies polticas, sendo deferido em 2005. Cesare Battisti refugiou-se no Brasil em setembro de 2004. Em 18.mar.2007, ele foi preso preventivamente, no Rio de Janeiro, para fins de extradio. Em 24.abr.2007, o pedido de extradio foi formalizado por Nota Verbal apresentada pela Embaixada da Itlia. Em 27.jun.2008, Cesare Battisti solicitou refgio poltico ao CONARE - Comit Nacional para os Refugiados. Em 28.nov.2008, o pedido foi indeferido, por 3 votos a 2. Em 13.jan.2009, o Ministro de Estado da Justia deu provimento ao recurso e reconheceu a condio de refugiado a Cesare Battisti,
A sustentao oral que proferi por ocasio <http://www.lrbarroso.com.br/web/pt/casos/cesarebattisti/>.
11

do

julgamento

pode

ser

conferida

em:

126

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
nos termos do art. 1, da Lei n 9.474 de 22.jul.1997. A deciso do Ministro da Justia se baseou em um conjunto de fatos que so notrios e foram adequadamente narrados na sua fundamentao. O ato foi publicamente endossado pelo Presidente da Repblica em mais de uma ocasio. Inconformada, a Repblica Italiana impetrou o Mandado de Segurana sob a alegao de que sua soberania fora afetada (MS 27875), assim como ajuizou o Pedido de Extradio n 1.085 perante o Supremo Tribunal Federal.

5. 1. Teses jurdicas apresentadas


A defesa apresentou cinco teses jurdicas centrais. A primeira tese se ocupou de defender a validade do refgio concedido pelo Ministro da Justia a Cesare Battisti, bem como a sua consequncia jurdica natural, que a extino do processo de extradio (art. 33, Lei n 9.474/97). A concesso do refgio se fundamentou no fundado temor de perseguio poltica (art. 1, I, Lei n 9.474/97), constituindo evidente ato poltico, com ampla margem de valorao discricionria. Nessa linha, assentado tratar-se de ato poltico, demonstrou-se que a jurisprudncia histrica do STF no sentido de que o Judicirio no deve sobrepor a sua prpria valorao poltica sobre a da autoridade competente. O mrito do ato poltico no dever ser revisto. Alm disso, o STF, tambm de longa data, j havia assentado que atos referentes s relaes internacionais do pas como o refgio so de competncia privativa do Poder Executivo. Dessa forma, a concesso do refgio implica a extino da extradio, por constituir deciso poltica tomada pelo Ministro da Justia e endossada pelo Presidente da Repblica, autoridades competentes na matria. A segunda tese sustentava o carter poltico dos crimes imputados a Cesare Battisti, o que afastaria a sua extradio, ainda que o refgio fosse anulado. Com efeito, a Constituio de 1988 inclui, entre os direitos fundamentais, a garantia de que o estrangeiro no poder ser extraditado por crime poltico ou de opinio (art. 5, LII). Trata-se de previso tradicional no Direito brasileiro, amplamente aceita nas democracias contemporneas, no direito internacional e prevista de forma especfica no tratado de extradio entre Brasil e Itlia (art. 3, 1). A fim de impedir a extradio poltica disfarada situaes nas quais o Estado requerente procura disfarar a natureza poltica da acusao ou da condenao imposta ao extraditando entende-se pacificamente que a avaliao acerca da natureza da infrao penal (poltica ou comum) compete ao Estado requerido. No Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012
127

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
presente caso, a natureza dos crimes se extraa da prpria sentena, que informa que os quatro homicdios foram praticados e julgados como partes integrantes de uma ao poltica subversiva, que foi objeto de condenao sob pena nica priso perptua pelo conjunto de aes, referida como um nico desenho criminoso. De fato, se a sentena nica, a pena nica e a deciso se refere ao conjunto da obra, no possvel destacar quatro fatos e trat-los como crimes comuns. Demonstrou-se, ademais, que a aplicao ao caso dos trs critrios tradicionalmente empregados pelo STF para a distino entre crimes comuns e crimes polticos produz uma mesma concluso no sentido da natureza poltica dos crimes em discusso, quais sejam: (i) motivao poltica: a sentena estrangeira registra que os atos foram praticados como parte de uma estratgia organizada e publicamente assumida para a subverso da ordem vigente, por ser esta considerada inqua; (ii) finalidade poltica: a sentena registra que as aes faziam parte da estratgia dos referidos grupos para alcanar o poder pela via revolucionria. Ao todo, a sentena contm dezenas de menes subverso ou ao ato de subverter a ordem do Estado, ou a ordem social e econmica; (iii) contexto poltico conturbado: os anos de chumbo na Itlia foram marcados pela radicalizao de ambos os lados, ativistas revolucionrios e Estado. Nesse sentido, a mobilizao particularmente intensa do Estado requerente para obter a extradio, passados trinta anos dos eventos, apenas corrobora a natureza poltica das infraes e da condenao perptua que se pretendia executar. A terceira tese sustentava a inviabilidade da extradio luz do requisito da dupla-imputao, segundo o qual preciso que o fato seja crime no pas requerente e no pas requerido, em razo de a Lei n 6.683/79 e a EC n 26/85 terem anistiado os crimes de qualquer natureza relacionados com crimes polticos ou praticados por motivao poltica, praticados entre 2.set.1961 e 15.ago.1979. A quarta tese sustentava a ocorrncia de prescrio em 2003, quando teriam se passado 20 anos (Cdigo Penal, arts. 107 a 113) desde o trnsito em julgado da sentena, em 1983 (art. 77, VI, Lei n 6.815/80). No ponto, argumentou-se que a deciso proferida em 1988 veiculou apenas reviso criminal da deciso anterior, por fora da qual os mesmos fatos foram novamente julgados. Como se sabe, porm, alm de a reviso criminal in pejus ser vedada pela ordem jurdica nacional, no constitui causa interruptiva da prescrio em prejuzo do ru. Por fim, a quinta tese de defesa foi a de que a sentena que condenou o extraditando violou elementos essenciais do devido processo legal (art. 5, LIV, CF/88; art. 77, VIII, Lei n 6.815/80),
128

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
tendo em vista: (i) constituir reviso criminal in pejus; (ii) ter sido proferida em processo coletivo perante o Tribunal do Jri, no qual o extraditando restou revel e foi condenado a priso perptua; (iii) ter se fundamentado exclusivamente em depoimento obtido em programa de delao premiada; e (iv) o advogado indicado para a defesa do ru jamais ter se encontrado ou falado com ele, alm de ter sido o patrono de outros rus implicados nos mesmos fatos, em bvio conflito de interesses.

5.2. A deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal


Em julgamento que ocupou trs sesses do Tribunal (9.set.2009; 12.nov.2009; e 18.nov.2009), o STF decidiu, por maioria, seguir o voto do Ministro-Relator, Cezar Peluso, e declarar incidentalmente a nulidade do refgio concedido, para deferir, afinal, a extradio. Essa orientao foi acompanhada pelos Ministros Ricardo Lewandowski, Carlos Britto e Ellen Gracie. Ficaram vencidos os Ministros Crmen Lcia, Joaquim Barbosa, Eros Grau e Marco Aurlio, que assentavam a validade do ato concessivo do refgio e, consequentemente, indeferiam o pedido de extradio. No participaram do julgamento os Ministros Celso de Mello, que se declarou suspeito, e o Ministro Menezes Direito, que estava afastado por problemas de sade poca da primeira sesso e veio a falecer antes de encerrado o julgamento. Seu sucessor, o Ministro Dias Toffoli, tambm se declarou suspeito. O ento Presidente da Corte, Ministro Gilmar Mendes, desempatou a questo para deferir o pedido de extradio. No final, porm, a maioria se inverteu, prevalecendo o voto da Min. Crmen Lcia, que reafirmou a jurisprudncia pacfica do STF no sentido de que sua deciso, no processo de extradio, autorizativa. Consequentemente, o deferimento do pedido no vincula o Presidente da Repblica, que tem a competncia poltica para determinar ou no a entrega do indivduo. Quanto ao ponto, ficaram vencidos os Ministros Cezar Peluso, Ricardo Lewandowski, Ellen Gracie e Gilmar Mendes. A corrente majoritria, inaugurada pelo voto do Ministro-Relator, entendeu que o reconhecimento da condio de refugiado obedece aos requisitos estabelecidos em lei, de modo que a deciso do Ministrio da Justia deve se submeter ao controle jurisdicional. Nesse sentido, o Ministro Cezar Peluso afirmou que a situao poltica e histrica atual do Estado Italiano no traduz nenhum risco de perseguio futura ao extraditando e que no haveria razo para se desconfiar da independncia e iseno da magistratura italiana, bem como que a competncia para avaliar o Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012
129

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
carter poltico dos crimes seria do STF. Quanto aos crimes imputados ao extraditando, entendeu que os mesmos no teriam qualificao poltica, o que implicaria a nulidade do ato de refgio. Quanto ao mrito da extradio, afastou as alegaes de prescrio e violao ao direito de defesa, bem como afirmou que, diante do sistema brasileiro de cognio limitada, cabe ao Tribunal apenas apreciar a legalidade da extradio, sem reconhecer eventuais defeitos da instruo criminal. Em divergncia, o Ministro Joaquim Barbosa acompanhado pelos Ministros Eros Grau e Crmen Lcia proferiu um voto contundente em favor da validade do refgio e pelo fim do processo de extradio. Em seu voto, afirmou que Cesare Battisti estava preso indevidamente e queixou-se da arrogncia da atuao da Itlia e da insistncia inapropriada do embaixador italiano nas gestes junto ao STF. O Ministro Marco Aurlio tambm aderiu divergncia, por reconhecer o carter poltico dos crimes descritos na sentena italiana. Embora o Tribunal tenha deferido a extradio, prevaleceu a tese de que caberia ao Presidente da Repblica dar a palavra final da matria. Dos cinco votos proferidos em favor da no vinculao do Presidente da Repblica deciso que deferiu a extradio, quatro (Ministros Marco Aurlio, Carlos Britto, Joaquim Barbosa e Crmen Lcia) entenderam que o Presidente da Repblica teria discricionariedade para decidir a questo, enquanto o Ministro Eros Grau que expressamente se alinhou aos demais para compor a maioria votou no sentido de que a competncia do Chefe do Executivo era de natureza poltica, mas deveria observar o Tratado de Extradio celebrado entre Brasil e Itlia . Em exerccio desta competncia, em 31.dez.2010, nas ltimas horas antes de deixar o governo, o ento Presidente Lus Incio Lula da Silva comunicou a deciso de no extraditar Cesare Battisti, com base em parecer firmado pela Advocacia-Geral da Unio.
12

5.3. A tentativa final do Governo da Itlia: impugnao deciso poltica do Presidente da Repblica (Rcl 11243)
Aps a deciso presidencial, o Governo italiano ajuizou Reclamao no STF, sob o argumento de que teria sido violada a deciso que deferiu a extradio. No caso, a defesa de Cesare Battisti
O prprio Ministro Eros Grau registrou, porm, que o Tratado firmado entre Brasil e Itlia permite expressamente que os Chefes de Estado no efetuem a entrega e que em determinadas hipteses essa avaliao ser feita de forma privativa pelo Chefe do Executivo, no se subordinando a controle ou confirmao posterior por parte do Tribunal. Como exemplo, o Ministro Eros Grau apontou o art. 3, I, f do Tratado, que autoriza o Chefe do Executivo a decidir pela no entrega caso entenda que h risco de agravamento da condio pessoal do extraditando.
12

130

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
sustentou o descabimento da reclamao, em razo da falta de legitimao processual da Repblica Italiana para questionar a deciso presidencial acerca do pedido de extradio, tendo em vista que um Estado estrangeiro no tem direito subjetivo a que o Estado brasileiro pratique determinado ato de cooperao que seja do seu interesse, muito menos em matrias como a extradio, que envolvem o exerccio direto da soberania e avaliaes de cada Estado acerca da proteo aos direitos humanos na esfera internacional. No mrito, defendeu-se que a deciso presidencial atevese ao acrdo e jurisprudncia tradicional do STF, no sentido de que a competncia final para decidir acerca da entrega ou no do estrangeiro em matria de extradio do Presidente da Repblica. Em julgamento ocorrido em 8.jun.2011, o STF decidiu, por 6 votos a 3, no conhecer da Reclamao. Segundo a corrente majoritria, o mrito da deciso presidencial seria insuscetvel de reavaliao por parte do STF. Destacou-se, igualmente, o fato de a concesso ou negativa de extradio constituir ato de soberania, que no poderia ser questionado por Estado estrangeiro perante as instncias judiciais internas. Nesse sentido, votaram os Ministros Luiz Fux, Crmen Lcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Marco Aurlio. Em divergncia, os Ministros Gilmar Mendes (Relator), Ellen Gracie e Cezar Peluso votaram no sentido de cassar o ato do ex-presidente da Repblica e determinar a entrega de Cesare Battisti ao governo da Itlia. O principal fundamento adotado pelo ministro Gilmar Mendes foi o de que o ex-presidente da Repblica negou a extradio de Battisti com base em argumentos rechaados pelo Supremo em novembro de 2009 e que a no extradio na hiptese importaria descumprimento do tratado de extradio, que deveria ser analisado pelo STF. Em sentido semelhante, a Ministra Ellen Gracie afastou o carter soberano do ato do Presidente da Repblica que, segundo afirmou, estaria sujeito ao controle jurisdicional como qualquer outro ato administrativo. Aps uma luta rdua e longa, que enfrentou as mais diversas foras polticas e crticas da opinio pblica, finalmente Cesare Battisti foi solto na madrugada do dia 9.jun.2011.

6. ADPF n 54: possibilidade de antecipao teraputica do parto em caso de gestao de feto anenceflico

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

131

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
O presente caso tinha por objetivo a realizao de interpretao conforme Constituio dos dispositivos do Cdigo Penal que tipificam o aborto (arts. 124, 126, caput e 128, I e II) , para o fim de declarar que eles no incidem no caso de antecipao teraputica do parto de feto anenceflico. Pretendia-se, com isso, o reconhecimento do direito subjetivo da gestante de se submeter a tal procedimento, sem a necessidade de prvia obteno de autorizao judicial, que envolve uma batalha em diferentes instncias, inacessvel a muitas mulheres. A Confederao Nacional dos Trabalhadores na Sade CNTS, por mim representada13, ajuizou arguio de descumprimento de preceito fundamental ADPF n 54 no Supremo Tribunal Federal. Antes de passar descrio da demanda, cabe fazer um pequeno registro tcnico. A anencefalia definida na literatura mdica como a m-formao fetal congnita por defeito do fechamento do tubo neural durante a gestao, de modo que o feto no apresenta os hemisfrios cerebrais e o crtex, havendo apenas resduo do tronco enceflico. Conhecida vulgarmente como ausncia de crebro, a anomalia importa na inexistncia de todas as funes superiores do sistema nervoso central responsvel pela conscincia, cognio, vida relacional, comunicao, afetividade e emotividade. Restam apenas algumas funes inferiores que controlam parcialmente a respirao, as funes vasomotoras e a medula espinhal, tratando-se de condio incompatvel com a vida extra-uterina. Dada a complexidade da matria envolvida, o Min. Relator (Marco Aurlio) convocou audincias pblicas, realizadas em 26.ago.2008, 28.ago.2008, 04.set.2008 e 16.set.2008, quando prestaram depoimentos os representantes das principais entidades mdicas e cientficas do pas. Por meio de tais audincias, todos os elementos de fato em que se baseou a ADPF foram confirmados, a saber: (i) O diagnstico de anencefalia feito com 100% (cem por cento) de certeza, sendo irreversvel e letal na totalidade dos casos. A rede pblica de sade tem plenas condies de fazer esse diagnstico, assim como de realizar o procedimento mdico de antecipao do parto, caso seja esta a vontade da gestante; (ii) A gestao de um feto anenceflico de maior risco para a mulher, em especial no que diz respeito a hipertenso, acmulo de lquido amnitico e pr-eclampsia. Alm disso, impor mulher levar a gestao a termo pode ser gravoso sua sade mental; (iii) No Brasil no h registro de transplante de rgos de um anencfalo para uma criana viva. O feto com
A sustentao oral que proferi por <http://www.youtube.com/watch?v=plUKobkpBB4>.
13

ocasio

do

julgamento

pode

ser

conferida

em:

132

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
anencefalia no um doador de rgos potencial, pois apresenta mltiplas malformaes associadas que aumentam o ndice de rejeio dos rgos pelo receptor; (iv) A interrupo da gestao neste caso deve ser tratada como antecipao teraputica do parto e no como aborto, por inexistir potencialidade de vida. A definio jurdica do final da vida a morte enceflica. O feto anencfalo no tem vida enceflica; e (v) Anencefalia no se confunde com deficincia. No h crianas ou adultos com anencefalia.

6. 1. Teses jurdicas apresentadas pela CNTS


A ADPF indicou como preceitos fundamentais violados o art. 1, III (princpio da dignidade da pessoa humana), o art. 5, II (princpio da legalidade, liberdade e autonomia da vontade) e os arts. 6, caput, e 196 (direito sade), todos da Constituio Federal; e como atos do Poder Pblico causadores da leso: o conjunto normativo representado pelos arts. 124, 126, caput, e 128, I e II, do Cdigo Penal (Decreto-lei n 2.848, de 7.12.1940), que tipificam o crime de aborto, sem contemplarem, expressamente, como exceo incidncia de tais normas, a hiptese de interrupo da gestao de feto anenceflico. Em sua petio inicial, a autora assentou um conjunto de premissas fticas sobre as quais construiu seu argumento, associadas ao diagnstico da patologia, ao prognstico no tocante viabilidade do feto e aos riscos para a gestante, assim como questo do sofrimento psicolgico a que estava sujeita a mulher, dentre outros fatores. Tambm foram apresentadas distines relevantes em relao s situaes caracterizadas como aborto pela legislao penal. No mrito, foram apresentadas trs teses jurdicas principais. A primeira tese foi a de que a antecipao do parto na hiptese fato atpico, por faltar o suporte ftico exigido pelo tipo penal relativo ao aborto. Com efeito, o aborto descrito pela doutrina especializada como a interrupo da gravidez com a consequente morte do feto (produto da concepo). Vale dizer: a morte deve ser resultado direto dos meios abortivos, sendo imprescindvel tanto a comprovao da relao causal como a potencialidade de vida extrauterina do feto. A morte do feto anenceflico, porm, decorre da m-formao congnita, sendo certa e inevitvel ainda que decorridos os nove meses normais de gestao. Essa linha de entendimento decorre, inexoravelmente, do prprio conceito jurdico de morte adotado no Direito brasileiro, Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012
133

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
segundo o qual o indivduo considerado morto quando o seu crebro deixa de ter atividade. Ora bem: o feto anenceflico sequer chega a ter incio de atividade cerebral, pois no apresenta os hemisfrios cerebrais e o crtex, havendo apenas resduo do tronco enceflico. Tragicamente, no chega a tornar-se um ser vivo, em sentido tcnico. A interrupo da gestao nessa hiptese , portanto, fato atpico, de modo que no pode ser punido, em nome do princpio geral da legalidade e do princpio especfico da reserva penal. A segunda tese, subsidiria, sustentava que, ainda que se quisesse qualificar a antecipao teraputica do parto de feto anenceflico como aborto, ela no deveria ser punida. O Cdigo Penal tipifica o aborto provocado pela gestante ou por terceiro nos arts. 124 a 126, mas no pune o aborto dito necessrio, se no h outro meio de salvar a vida da gestante, nem tampouco o aborto desejado pela mulher, em caso de gravidez resultante de estupro. Veja-se que no caso de gravidez decorrente de estupro, o legislador fez uma ponderao moral entre a potencialidade de vida do feto e o sofrimento da me, vtima de uma violncia, e permitiu a cessao da gestao. No caso aqui estudado, a ponderao mais simples e envolve escolha moral menos drstica: o imenso sofrimento da me, de um lado, e a ausncia de potencialidade de vida, do outro lado. Parece claro que o Cdigo Penal, havendo autorizado o mais, somente no fez referncia ao menos porque no era possvel vislumbrar esta possibilidade no momento em que foi elaborado. Deve-se aplicar aqui, portanto, uma interpretao evolutiva do Direito, admitindo-se sua adaptao a novas situaes, ainda que no antecipadas pelo legislador, mas compreendidas na ordem de valores que o inspirou e nas possibilidades e limites oferecidos pelo texto normativo. A terceira tese sustentada foi a de que o princpio constitucional da dignidade da pessoa humana e o direito fundamental sade paralisam a incidncia das normas do Cdigo Penal na hiptese. Com efeito, obrigar uma mulher a levar at o final a gestao de um feto anenceflico, sem viabilidade de vida extrauterina, viola as duas dimenses da dignidade: (i) do ponto de vista da integridade fsica, a gestante ser obrigada a passar cerca de seis meses o diagnstico feito no terceiro ms sofrendo as transformaes de seu corpo, preparando-se para a chegada do filho que ela no vai ter; (ii) no tocante integridade psicolgica, impossvel exagerar o sofrimento de uma pessoa que dorme e acorda, todos os dias, por 180 (cento e oitenta) dias, com a certeza de que o parto, para ela, no ser uma celebrao da vida, mas um adiado ritual de morte. Quanto ao direito sade, destacam-se as evidncias de que a gestao de um feto anenceflico envolve riscos maiores
134

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
para a gestante, no apenas no plano fsico, mas tambm no plano psicolgico, em caso de gravidez forada nessas circunstncias. s razes fticas e jurdicas apresentadas, a CNTS acrescentou o seguinte elemento moral, que no podia ser deixado de lado: a gestao de um feto anenceflico traz para a mulher um imenso sofrimento, que envolve medo, perda e frustrao, e a deciso existencial de como lidar com essa dor deve, evidentemente, caber mulher, e no ao Estado. Imaginar que o Poder Pblico possa utilizar seu aparato institucional e punitivo contra uma mulher nessa situao violaria todos os limites humanitrios e civilizatrios que devem estar presentes uma sociedade plural e democrtica. Com base nos argumentos descritos, a CNTS requereu ao STF que procedesse interpretao conforme a Constituio das normas do Cdigo Penal que cuidam do aborto, pronunciando sua noincidncia situao em que a gestante de feto anenceflico, por deliberao prpria, prefira interromper a gravidez.

6. 2. A deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal


A ao foi distribuda ao Ministro Marco Aurlio, que levou sua deciso liminar em mesa na sesso de 1 de julho de 2004, ltima sesso antes de se iniciar o recesso. O processo no foi chamado e, na tarde desse mesmo dia, o Ministro divulgou sua deciso monocrtica, a ser referendada posteriormente pelo Plenrio. A liminar foi concedida para reconhecer o direito das gestantes portadoras de fetos anenceflicos de se submeterem antecipao teraputica do parto, uma vez atestada em laudo mdico a anomalia. O Ministro determinou ainda o sobrestamento dos processos e decises no transitadas em julgado sobre a matria, diante da relevncia do pedido e do risco de manter-se com plena eficcia o ambiente de desencontros em pronunciamentos judiciais at aqui notados. Para o Ministro Marco Aurlio, diante de uma deformao irreversvel do feto, h de se lanar mo dos avanos mdicos tecnolgicos, postos disposio da humanidade no para simples insero, no dia-a-dia, de sentimentos mrbidos, mas, justamente, para faz-los cessar. Em outubro de 2004, o Plenrio do STF deixou de referendar a liminar concedida, por 7 votos a 4. Pelo mesmo placar, decidiu pela admissibilidade da ao. Em meados de 2008, foram realizadas as sesses de audincia pblica, sob a presidncia do Ministro Relator e, em maro de 2011, o Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012
135

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
Ministro distribuiu o seu relatrio. O julgamento foi iniciado em 11.abr.2012. Aps a leitura do relatrio, foi realizada a sustentao oral da requerente e, em seguida, proferida manifestao do Ministrio Pblico Federal. Nesta sesso, votaram os Ministros Marco Aurlio (Relator), Rosa Weber, Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Crmen Lcia e Ricardo Lewandowski. No dia seguinte, o julgamento foi retomado, com leitura dos votos dos Ministros Ayres Britto, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cezar Peluso. Por 8 votos a 2, o Tribunal julgou procedente pedido, a fim de declarar a inconstitucionalidade da interpretao segundo a qual a interrupo da gravidez de feto anenceflico seria conduta tipificada no Cdigo Penal. Em seu voto-condutor, o Ministro Marco Aurlio acentuou que a tipificao penal da interrupo da gravidez de feto anenceflico no se coadunaria com a Constituio, notadamente com os preceitos que garantiriam o Estado laico, a dignidade da pessoa humana, o direito vida e a proteo da autonomia, da liberdade, da privacidade e da sade. Segundo o Ministro, por a vida do feto anenceflico ser invivel, ele no se torna titular do direito vida, de modo que o conflito entre direitos fundamentais na hiptese seria apenas aparente, dado que, em contraposio aos direitos da mulher, no se encontraria o direito vida ou dignidade humana do feto. Nesse caso, portanto, a imposio estatal da manuteno de gravidez cujo resultado final seria irremediavelmente a morte do feto iria de encontro aos princpios basilares do sistema constitucional, dentre eles a autodeterminao e o reconhecimento pleno dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. O voto foi acompanhado pela grande maioria dos Ministros da casa. A divergncia foi inaugurada pelo Ministro Ricardo Lewandowski, que concluiu no ser possvel ao STF estabelecer uma nova hiptese de iseno de pena, para alm das hipteses j expressamente disciplinadas pelo Cdigo Penal. O Ministro afirmou que a lei teria sido clara, de modo que no seria possvel afrontar sua expresso literal a pretexto de dela extrair contedo em conformidade com o texto constitucional, sob pena de indevida atuao como legislador positivo. O Ministro Cezar Peluso, que tambm julgou improcedente o pedido, divergiu da corrente majoritria por fundamentos diversos. Em seu ponto de vista, o feto anenceflico, no obstante a deficincia, seria dotado de vida humana, a merecer proteo jurdica e constitucional. Desse modo, a antecipao do parto configuraria o crime de aborto, que pressuporia apenas a eliminao da vida, pouco importando a sua viabilidade futura ou extrauterina. Nesse cenrio, concluiu que a autonomia

136

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIREITOS FUNDAMENTAIS E CASOS DIFCEIS LUS ROBERTO BARROSO
da vontade da gestante no poderia lhe assegurar a possibilidade de pr termo a gravidez incmoda e dolorosa, uma vez que a conduta importaria na eliminao egostica da vida de outrem. O julgamento, que foi celebrado por grande parcela da comunidade jurdica, trouxe novas perspectivas para diversas gestantes, que passaro a ter a liberdade de viver suas tragdias pessoais da forma mais compatvel com as suas convices existenciais.

7. Concluso
Como j disse em outra oportunidade, sou um professor que advoga algumas causas. E no um advogado que d aulas. No pequena a diferena. No entanto, em uma ou outra situao da vida, ambos os papis se superpem quase integralmente. Por sorte ou por fatalidade, estive frente, como advogado, de casos de grande complexidade terica e filosfica debatidos perante o Supremo Tribunal Federal. Felizmente, o desfecho dos cinco casos relatados neste trabalho foi o melhor possvel, tendo o STF adotado a soluo jurdica que entendo ser a mais justa e correta luz do direito vigente, no fiel exerccio de seu papel como guardio dos direitos fundamentais.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 19 jan./jun. 2012

137

You might also like