You are on page 1of 7

UFMG - 2003

2 DIA

PORTUGUS

BERNOULLI COLGIO E PR-VESTIBULAR

Portugus Questo 01
Leia este texto: Ilha das Flores Estamos em Belm Novo, municpio de Porto Alegre, no extremo sul do Brasil. Mais precisamente, na latitude 30 graus, 12 minutos, 20 segundos sul, e longitude 51 graus, 11 minutos e 23 segundos oeste. Caminhamos, neste momento, numa plantao de tomates e podemos ver frente, em p, um ser humano, no caso, um japons. Os japoneses se distinguem dos demais seres humanos pelo formato dos olhos, por seus cabelos pretos e por seus nomes caractersticos. O japons em questo chama-se Suzuki. Os seres humanos so animais mamferos, bpedes, e se distinguem dos outros mamferos, como a baleia, ou bpedes, como a galinha, principalmente por duas caractersticas: o telencfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor. O telencfalo altamente desenvolvido permite aos seres humanos armazenar informaes, relacion-las, process-las e entend-las. O polegar opositor permite aos seres humanos o movimento de pina dos dedos, o que, por sua vez, permite a manipulao de preciso. O telencfalo altamente desenvolvido, combinado com a capacidade de fazer o movimento de pina com os dedos, deu ao ser humano a possibilidade de realizar um sem nmero de melhoramentos em seu planeta, entre eles... cultivar tomates. O tomate, ao contrrio da baleia, da galinha e dos japoneses, um vegetal. Fruto do tomateiro, o tomate passou a ser cultivado pelas suas qualidades alimentcias a partir de 1800. O planeta Terra produz cerca de 61 000 000 de toneladas de tomate por ano. O senhor Suzuki, apesar de trabalhar cerca de 12 horas por dia, responsvel por uma parte muito pequena desta produo. A utilidade principal do tomate a alimentao dos seres humanos. O senhor Suzuki um japons e, portanto, um ser humano. No entanto, o senhor Suzuki no planta tomates com a inteno de com-los. Quase todos os tomates produzidos pelo senhor Suzuki so entregues ao supermercado em troca de dinheiro. O dinheiro foi criado, provavelmente, por iniciativa de Giges, rei da Lgia, grande reino da sia menor, do sc. VII antes de Cristo. Cristo era um judeu. Os judeus possuem um telencfalo altamente desenvolvido e um polegar opositor. So, portanto, seres humanos. At a criao do dinheiro, a economia se baseava na troca direta. A dificuldade de se avaliar a quantidade de tomates equivalentes a uma galinha, e os problemas de uma troca direta de galinhas por baleias foi um dos fatores principais para a criao do dinheiro. A partir do sculo III antes de Cristo, qualquer ao ou objeto produzido pelos seres humanos, fruto da conjugao de esforos do telencfalo altamente desenvolvido com o polegar opositor, assim como todas as coisas vivas ou no vivas sob, sobre a Terra, tomates e galinhas e baleias podem ser trocados por dinheiro. Para facilitar a troca de tomates por dinheiro, os seres humanos criaram os supermercados...
FONTE: Texto transcrito do curta-metragem Ilha das Flores. Direo e roteiro de Jorge Furtado, 1989.

REDIJA um texto, descrevendo o processo de encadeamento das ideias na composio desse trecho de Ilha das Flores. Resoluo: Para descrever o processo de encadeamento de ideias presente no texto Ilha das flores, o aluno precisaria explicitar os elementos responsveis pela coeso do texto. O aluno poderia mencionar, por exemplo, a coeso referencial, na qual elementos do texto so retomados por expresses que lhe equivalem em sentido ou por pronomes: Em Os japoneses se distinguem dos demais seres humanos pelo formato dos olhos, por seus cabelos pretos e por seus nomes, o pronome seus remete a japoneses; Em ...armazenar informaes, relacion-las, process-las e entend-las., o pronome las retoma informaes.

Era possvel ainda mencionar a coeso das ideias, estabelecida por meio de relaes de sentido alcanadas atravs de conectivos: em senhor Suzuki um japons e, portanto, um ser humano. No entanto, o senhor Suzuki no planta tomates com a inteno de com-los., percebemos a relao de concluso promovida pela conjuno portanto e a ideia de oposio estabelecida por no entanto. Concordncia e regncia tambm poderiam ser citados como recursos coesivos. No plano das ideias, destaca-se o silogismo.

Portugus Questo 02
Leia este texto: Por que no se l poesia? H o julgamento informal de que poesia perda de tempo. Tendo lanado at agora dois livros, no cheguei ao ponto de receber os psames, mas no falta muito para isso. At porque o poeta identificado como um defunto comercial e nunca ser de bom tom dar as condolncias ao prprio falecido. Mas, afinal, por que todo esse preconceito quando o assunto poesia? A resposta mais fcil estaria na baixssima taxa de compra de livros no Brasil. O ndice de 0,8 livro nodidtico por habitante/ano. Como ningum leva um livro pela metade, no se chega a adquirir um volume inteiro. Esses dados seriam suficientes para indicar que o brasileiro no gosta de poesia. Ser? O curioso que boa parte das pessoas costuma iniciar-se na literatura por meio da poesia, seja em cartas, seja em cantadas extraliterrias para conquistar algum. Mas o adolescente que se empenha em comover seu par o mesmo que acha difcil a interpretao potica. Esse o paradoxo: os poemas so considerados fceis de fazer e complicados de ler. Como isso? Para muitos jovens, ainda vigora uma ideia romntica de criao. Poesia pura inspirao, acessrio para colocar em cabealhos de agenda. Faz parte do kit bsico de seduo, ao lado das flores e do ursinho de pelcia dado para a namorada. Por que poesia virou mercadoria que todo mundo tem para vender, mas ningum quer comprar? Como foi que os leitores perderam o interesse pela poesia? Desconfio que a resposta esteja no fato de que os prprios poetas tenham perdido o interesse pelos leitores. A poesia como um exerccio de linguagem, fria, escrita para agradar os professores de semitica, torna-a cada vez mais distante do interesse dos leitores. No toa que foi na melhor MPB que os jovens continuaram procurando versos que no encontram na chamada poesia contempornea. Fora da, ela passou a ser encarada de duas formas: a sentimentalista, base de trocadilhos fracos, ou a acadmica, difcil, culta, que atende a interesses universitrios e no chega aos ouvidos da gente. Para sair desse impasse, talvez seja a hora de os poetas voltarem a contar histrias. preciso fugir da armadilha que impe que a boa poesia seja um exerccio de linguagem e que qualquer poeta disposto a narrar a vida das pessoas seja etiquetado como menor. No foi o pblico de poesia que desapareceu, como querem alguns tericos da literatura. O que desapareceu foi a poesia em contato com a vida das pessoas. Talvez ela esteja adormecida, esperando que algum traga de volta o simples prazer de ler um poema.
CARPINEJAR, Fabrcio. SUPER INTERESSANTE, jan. 2002. Ideias que desafiam o senso comum. p. 98. (Texto adaptado)

Com base nessa leitura, REDIJA um texto, contestando as ideias do autor. Resoluo: O aluno deveria redigir um texto contestando as ideias de Fabrcio Carpinejar, que dizem respeito, basicamente, ao desprestgio da poesia na contemporaneidade. O aluno poderia alegar que os dados apresentados pelo autor no suficientes para comprovar que as pessoas no leem poesia, j que ele toma como referncia o baixo nmero de livros vendidos e que hoje possvel encontrar poesia em outros suportes: internet, revista, etc. Era possvel ainda sugerir que a poesia desvalorizada de que trata o autor se refere a um tipo especfico de poesia, a que ele chama de culta, ou acadmica. Considerando poesia como um conceito amplo, no se pode dizer que as pessoas sejam indiferentes poesia, j que elas continuam, como o prprio autor sugeriu, adeptas da MPB.

Portugus Questo 03
Leia o texto e o verbete que se seguem: TEXTO Trgico Acidente de Leitura To comodamente que estava lendo, como quem viaja num raio de lua, num tapete mgico, num tren, num sonho. Nem lia; deslizava. Quando de sbito a terrvel palavra apareceu, apareceu e ficou, plantada ali diante de mim, focando-me: ABSCNDITO. Que momento passei!... O momento de imobilidade e apreenso de quando o fotgrafo se posta atrs da mquina, envolvidos os dois no mesmo pano reto, como um duplo monstro misterioso e corcunda... O terrvel silncio do condenado ante o peloto de fuzilamento, quando os soldados dormem na pontaria e o capito vai gritar: Fogo!
QUINTANA, M. Antologia potica. So Paulo: Ediouro, 1995. p.39.

VERBETE abscndito [...] Do latim absconditus, a, um, escondido, invisvel, secreto, part. pas. do verbo abscondere esconder, ocultar, perder de vista.
HOUAISS, Antnio, VILLAR, Mauro Salles, FRANCO, Francisco M. de Melo. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 29. (Fragmento)

REDIJA um texto, justificando o ttulo Trgico Acidente de Leitura, utilizando, para isso, informaes do verbete. Resoluo: O trgico acidente de leitura a que se refere o ttulo do texto de Quintana remete ao fato de o narrador ter tido que interromper a fluncia de sua leitura em funo de ter se deparado com uma palavra cujo significado ele desconhecia. Ironicamente a tal palavra abscndito significa oculto, secreto, escondido, caractersticas aplicveis prpria palavra na perspectiva do narrador, uma vez que, para ele, o significado da palavra abscndito era desconhecido, portanto, oculto.

Portugus Questo 04
Leia o fragmento 6 do poema de Jos Paulo Paes e o poema de Anbal Machado. minha perna esquerda 6 esquerda direita esquerda direita direita direita Nenhuma perna eterna. Em ambos os casos, faz-se uso do espao branco da pgina para obter certo efeito.
PAES, Jos Paulo. Prosas seguidas de odes mnimas. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 58.

MACHADO, Anbal M. Cadernos de Joo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 140.

Em ambos os casos, faz-se uso do espao branco da pgina para obter certo efeito. REDIJA um texto, explicando o efeito obtido em cada um deles.

Resoluo: Ode minha perna esquerda o ritmo anafrico dos primeiros versos formado para representar o cotidiano da vida do poeta enquanto ele possua as suas duas pernas: a esquerda e a direita. Entretanto, aps ter a perna esquerda amputada, o ritmo do texto quebra-se, assim como a prpria rotina do autor. A partir do terceiro verso, h apenas a presena da perna direita que, manca, deixa ntida a falta da esquerda. O espao em branco deixado pelo autor est, portanto, pleno de significao. Melhor que palavras, a ausncia delas disse muito mais sobre a falta e o vazio da perna amputada. O corpo do poema aparece mutilado, espelhando, visualmente, o prprio corpo fsico do autor. Desastre no poema O uso do espao em branco do poema feito de modo a reproduzir o seu contedo. A fragmentao das estrofes, a separao aleatria das slabas, a disperso das palavras pela pgina, a estrofe descarrilada esquerda sugerem o desastre ocorrido no poema.

Portugus Questo 05
A partir da leitura de Vidas secas, de Graciliano Ramos, e de Os ratos, de Dyonelio Machado, REDIJA um texto, explicando por que a dificuldade de expresso lingustica de Fabiano e Naziazeno, o seu quase mutismo, contribui para caracteriz-los como indivduos oprimidos pelo sistema social em que se inserem. Resoluo:

Portugus Questo 06
Leia esta estrofe, atentando para os segmentos nela destacados: Que o plen de ouro dos mais finos astros Fecunde e inflame a rima clara e ardente... Que brilhe a correo dos alabastros Sonoramente, luminosamente.
CRUZ e SOUSA. Missal e Broquis. So Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 138.

Com base nessa leitura, REDIJA um texto, identificando o recurso potico que resulta da associao dos segmentos destacados e explicando em que consiste tal recurso. Resoluo: A questo exigia que o candidato identificasse e explicasse um recurso presente no poema, no caso uma figura de linguagem. O recurso que resulta da associao dos termos destacados a sinestesia. A sinestesia uma figura de linguagem que consiste na aproximao de sentidos sensoriais diversos, como o olfato e a viso, o paladar e a audio, etc. No caso do poema de Cruz e Souza, h a aproximao entre o sentido da viso sugerido pelo vocbulo brilhem e o da audio, expresso no termo sonoramente. A sinestesia uma figura de linguagem recorrente no Simbolismo, como atesta o exemplo extrado da obra de Cruz e Souza.

You might also like