You are on page 1of 36

Insuficincia Renal

Prof. Fernando Ramos

INSUFICINCIA RENAL AGUDA


Caracteriza-se por perda sbita e quase completa da funo renal causada pela diminuio da filtrao glomerular, resultando em reteno de substncias que normalmente seriam eliminadas na urina, como a uria, a creatinina, o excesso de sdio, de potssio, de gua e de outras substncias txicas. A insuficincia renal crnica uma deteriorao progressiva e irreversvel da funo renal. Geralmente ocorre como conseqncia da insuficincia renal aguda, de glomerulonefrites e de intoxicaes graves.
2

Etiologia:
De um modo geral, as principais causas de insuficincia renal aguda so a hipovolemia e hipotenso por perodos prolongados e a obstruo dos rins ou das vias urinrias. Se estas situaes forem devidamente diagnosticadas e tratadas a tempo, os rins sero preservados da ausncia de fluxo sangneo e no sofrero danos. Caso tais situaes no sejam revertidas em tempo hbil, os rins sofrem leses que podem prejudicar seu funcionamento de maneira aguda ou crnica.

www.profcarlagomes.com.br

Manifestaes Clnicas :

Os sinais e os sintomas da insuficincia renal variam de acordo com a causa e o nvel de prejuzo renal. Letargia; Nuseas; Vmitos e diarria; Pele e mucosas apresentam-se secas por desidratao; Hlito urmico ( a respirao pode ter o mesmo odor da urina); Sonolncia; Queixas constantes de cefalia,;
5

Pode apresentar abalos musculares, convulses, arritmias e parada cardaca nos casos graves;

Volume urinrio apresenta-se diminudo;


Valores de uria e creatinina no sangue aumentam gradativamente. A anemia acompanha inevitavelmente a insuficincia renal devido a vrios fatores, como leses gastrointestinais sangrantes e reduo da vida das hemcias e da produo da eritropoetina.
6

Diagnstico:

Anamnsese, USG,TC e RM

Tratamento:

Intervenes, como dilise peritoneal e hemodilise, podem ser utilizadas no sentido de substituir os rins insuficientes, promovendo a eliminao das substncias txicas .

A dilise peritoneal
um mtodo pelo qual se introduz um lquido estril (lquido dialisador) na cavidade abdominal por meio de um cateter. O peritnio banhado com este lquido dialisador, que faz a remoo das substncias txicas presentes no organismo. A quantidade de lquido infundido e a durao das infuses variam de acordo com as necessidades de cada um.

A hemodilise

um processo pelo qual, atravs de uma fstula arteriovenosa ou catter de longa ou curta durao, o sangue do indivduo passa por uma mquina que contm um sistema de filtro artificial, simulando os rins, eliminando assim as substncias txicas do corpo.

Peritnio uma membrana serosa que reveste internamente a cavidade abdominal e plvica (peritnio parietal), bem como os rgos contidos nela (peritnio visceral). Fstula arteriovenosa um canal que faz comunicao entre artria e veia, obtido atravs de um procedimento cirrgico.

10

11

De modo a oferecer uma qualidade de vida melhor, o transplante renal tornou-se o tratamento de escolha para a maioria dos portadores de doena renal crnica. O rim pode ser proveniente de um doador vivo ou de cadver humano. Geralmente, a dilise peritoneal e a hemodilise so tratamentos utilizados pelos doentes renais crnicos at se conseguir o transplante

12

www.profcarlagomes.com.br

13

www.profcarlagomes.com.br

14

www.profcarlagomes.com.br

15

www.profcarlagomes.com.br

16

www.profcarlagomes.com.br

17

Intervenes de Enfermagem

Monitorizar a funo renal atravs do balano hdrico e da pesagem diria ; Avaliar freqentemente seu estado, observando e registrando sinais de comprometimento cardaco, como dispnia, taquicardia e distenso das veias do pescoo; Estar atenta e preparada para situaes de emergncias que podem ocorrer, como arritmias e parada cardaca.
18

Manter a famlia informada a respeito de suas condies, auxiliando-os na compreenso do tratamento. Existem algumas drogas que possuem grande capacidade de causar leses renais. Tais drogas so denominadas de nefrotxicas, como alguns antibiticos. Nesses casos, a pessoa precisa ter a funo renal avaliada, cautelosamente, durante todo o tratamento.

www.profcarlagomes.com.br 19

www.profcarlagomes.com.br

20

www.profcarlagomes.com.br

21

www.profcarlagomes.com.br

22

www.profcarlagomes.com.br

23

RETENO URINRIA
A reteno urinria um problema caracterizado pela incapacidade da bexiga de se esvaziar completamente. A urina acumula-se no interior da bexiga, distendendo as paredes da mesma e causando sensao de peso, de desconforto e sensibilidade dolorosa palpao da regio suprapbica, alm de irritabilidade e sudorese.

www.profcarlagomes.com.br

24

A capacidade da bexiga varia em um adulto entre 500 a 1000ml, sem representar grandes sofrimentos de sua musculatura. No entanto, entre 150 e 200ml j existe sinais nervosos que indicam o desejo consciente de urinar. Nos casos graves de reteno urinria, a bexiga chega a conter 2000 ou mesmo 3000ml de urina.

www.profcarlagomes.com.br

25

Manifestaes Clnicas
O principal sinal a ausncia de diurese pelo espao de vrias horas, assim como a distenso da bexiga, denominada de bexigoma. Pode-se apenas ter a sensao de peso ou dor intensa, sempre que a distenso da bexiga ultrapassar a capacidade normal deste rgo.

www.profcarlagomes.com.br

26

Etiologia

As principais causas de reteno urinria so: -Aumento da prstata, -Constipao, estreitamento e edema da uretra como conseqncia de parto e cirurgia -Ansiedade emocional pode afetar a capacidade de relaxamento dos esfncteres uretrais, que so msculos de formato circular que contraem e relaxam, controlando a sada da urina.
www.profcarlagomes.com.br 27

Intervenes de Enfermagem
Nos casos de reteno urinria, todas as medidas possveis para estimular a diurese espontnea so adotadas, tais como: Garantir a privacidade durante a mico; Abrir torneiras e chuveiros prximos; Molhar os ps dos clientes acamados, pois essas medidas ajudam a relaxar os esfncteres uretrais; Sondagem vesical de alvio, em ltimo caso;

www.profcarlagomes.com.br 28

Tratamento

Estimular a diurese

www.profcarlagomes.com.br

29

INCONTINNCIA URINRIA
A incontinncia urinria uma disfuno caracterizada pela perda do controle, total ou parcial, da mico. Pode manifestar-se em qualquer faixa etria, embora seja mais freqente no adulto. A pessoa que apresenta este problema sente-se socialmente marginalizada, afastando- se freqentemente das atividades sociais. A urgncia miccional um tipo de incontinncia

urinria, onde a pessoa sente a necessidade urgente e repentina de urinar, mas no consegue chegar a tempo at o vaso sanitrio.
www.profcarlagomes.com.br 30

Tratamento

Um tratamento timo depende da anlise minuciosa do problema de forma individualizada e varia segundo a natureza especfica desse problema. Os que sofrem de incontinncia urinria podem habitualmente curar-se ou, pelo menos, melhorar consideravelmente.
www.profcarlagomes.com.br 31

Muitas vezes o tratamento exige apenas que se tomem medidas simples para mudar o comportamento. Muitas pessoas podem recuperar o controle da bexiga mediante tcnicas de modificao do mesmo, como urinar com intervalos regulares (cada duas ou trs horas), para manter a bexiga relativamente vazia.
Pode ser til evitar os irritantes da bexiga, como as bebidas que contm cafena, e beber quantidades suficientes de lquidos (de seis a oito copos por dia) para impedir que a urina se concentre em demasia (isso poder irritar a bexiga).

A ingesto de medicamentos que afetam o funcionamento da bexiga de modo adverso muitas vezes pode ser suspensa.
www.profcarlagomes.com.br 32

Se no se puder controlar a incontinncia por completo com os tratamentos especficos, a roupa interior e os absorventes especialmente concebidos para a incontinncia podem proteger a pele e permitir que as pessoas se sintam secas, cmodas e socialmente ativas. Estas peas so discretas e de fcil acesso. Os mtodos de treino da bexiga, tais como exerccios musculares, podem ser muito teis. Os mediamentos que relaxam a bexiga, podem ser teis. Embora muitos dos medicamentos disponveis possam ser muito teis, cada um deles atua de um modo um pouco diferente e podem ter efeitos adversos.
www.profcarlagomes.com.br 33

Os casos mais graves, que no respondem aos tratamentos no cirrgicos, podem ser corrigidos por meio de cirurgia utilizando qualquer dos diferentes procedimentos que elevam a bexiga e reforam o canal de passagem da urina. Em alguns casos eficaz uma injeo de colgeno volta da uretra.

www.profcarlagomes.com.br

34

Cuidados de Enfermagem:
Um dos cuidados importantes da enfermagem, com aqueles que possuem disfunes urinrias, a monitorizao diria do balano hdrico. O balano hdrico representa o resultado de todos os lquidos administrados a esse cliente (seja por via oral ou via parenteral) e de todos os lquidos eliminados, atravs dos rins, pele, pulmes e trato gastrointestinal (por exemplo, por meio de sondagem gstrica em drenagem), sendo registrado em formulrios prprios a evoluo do quadro durante 24 horas. indicado para acompanhamento daqueles que so nefropatas, cardiopatas, edemaciados, ascticos e que necessitam de cuidados intensivos.

www.profcarlagomes.com.br 35

OBRIGADO!!!!!!

36

You might also like