You are on page 1of 3

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

1. DATA BASE DE FRIAS

A data base para o perodo aquisitivo de frias a data da admisso.

2. ALTERAO DA DATA BASE DO PERODO AQUISITIVO DE FRIAS

O art. 133 da CLT enumera algumas hipteses em que o empregado no ter direito a frias. O empregado pode gozar o perodo de frias sem ter completado o perodo aquisitivo; nesse caso, no retorno do empregado ao trabalho, comea a contagem de novo perodo aquisitivo. Outra alterao no perodo aquisitivo ocorre em relao ao benefcio previdencirio auxlio-doena. O auxlio-doena pode ser comum ou acidentrio. Os 15 primeiros dias da licena quem paga o empregador e tm natureza salarial. A partir do 16. dia, inicia-se o benefcio do auxlio-doena. Se o empregado gozar do benefcio de auxlio-doena por seis meses ou mais, quando ele retornar do afastamento comear a contar novo perodo aquisitivo. O afastamento inferior a 6 meses no interfere em nada no perodo aquisitivo.

3. PERODO CONCESSIVO

O art. 134 da CLT prev que as frias sero concedidas nos 12 meses subseqentes data em que o empregado tiver adquirido o direito, ou seja, 12 meses aps o perodo aquisitivo. O empregador, dentro dos doze meses do perodo concessivo, pode escolher a poca das frias.

O empregador pode dividir as frias, excepcionalmente, em dois perodos, desde que nenhum seja inferior a 10 dias, e necessria a justificativa do empregado (art.134, 1., da CLT). O empregador deve comunicar o prazo de frias do empregado com 30 dias de antecedncia; o que est disposto no art. 135 da CLT. Existem algumas excees, ou seja, em alguns casos, o empregado pode escolher a data em que gozar as suas frias. So eles:

membros da mesma famlia, que trabalham na mesma empresa, tero direito a gozar as frias no mesmo perodo, se assim o desejarem e disso no resultar prejuzo para o servio (art. 136, 1., da CLT); empregado estudante, menor de 18 anos, ter direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares (art.136, 2., da CLT).

4. DESRESPEITO AO PERODO CONCESSIVO DE FRIAS

Caso o empregador no conceda as frias ao empregado dentro do perodo concessivo, ter que, alm de conceder as frias, pagar a remunerao em dobro (a remunerao das frias, no o adicional de 1/3); o que dispe o art. 137 da CLT. Caso o empregador no conceda as frias, o empregado pode mover uma ao judicial especfica para esse caso (art. 137, 1., da CLT), na qual o juiz, na sentena, fixar a data de concesso de frias e estabelecer uma multa de 5% do salrio mnimo por dia de atraso em favor do trabalhador, por descumprimento da obrigao de fazer (art. 137, 2., da CLT). Alm disso, cpia da deciso judicial transitada em julgado ser remetida ao rgo local do Ministrio do Trabalho, para aplicao de multa de carter administrativo (art. 137, 3., da CLT).

5. FRIAS COLETIVAS

possvel o empregador estabelecer frias para todos os funcionrios da empresa, em uma mesma data, independentemente do perodo aquisitivo de cada um. Trata-se das frias coletivas, previstas no art. 139 da CLT. Nesse caso, o empregador comunicar ao Ministrio do Trabalho, com uma

cpia ao sindicato, com 15 dias de antecedncia (art. 139, 2. e 3., da CLT). O empregador pode dividir as frias coletivas em 2 perodos, no inferiores a 10 dias, e no precisa justificar (art. 139, 1., da CLT). Nas frias coletivas, o empregado que no tenha o perodo aquisitivo completo gozar, na oportunidade, frias proporcionais, iniciando-se novo perodo aquisitivo, gerando, assim, mudana da data base.

6. VENDA DE FRIAS

No existe nenhuma hiptese em que permitido ao empregado vender as frias, pois as frias so irrenunciveis e a empresa (o empregador) que comprar as frias estar se arriscando a ter que conced-las novamente. O que o empregado pode fazer converter 1/3 das frias em dinheiro abono pecunirio (art. 143 da CLT). Nesse caso, o empregado descansa 20 dias, trabalha 10e recebe 1/3 de seu trabalho. Recebe 30 dias de frias, mais 1/3 dos 30 dias de frias, mais 1/3 do abono pecunirio.

You might also like