You are on page 1of 12

A EDUCAO PROFISSIONAL E O PROFESSOR: FAZERES E SABERES NECESSRIOS

Ademilson de Sousa SOARES Centro Universitrio de Belo Horizonte UNI/BH

RESUMO: O trabalho apresenta e discute um panorama global da educao profissional a partir das alteraes no mundo do trabalho e da dualidade dos sistemas escolares. A idia de cio criativo surge como possvel alternativa de aproximao entre prazer, estudo e trabalho. Elementos histricos da educao profissional no Brasil so esboados com o objetivo de situar criticamente os componentes dos dilemas tpicos do trabalho do professor de cursos tcnicos e profissionalizantes. Alm disso, prope-se o aprofundamento da discusso em torno das polticas de formao inicial e continuada do professor da educao profissional. Por fim, reflexes so elaboradas em torno dos fundamentos da pedagogia da autonomia propostos como saberes necessrios s prticas educativas a serem desenvolvidas com estudantes que buscam uma habilitao profissional j no ensino mdio.

PALAVRAS-CHAVE: Educao profissional, trabalho do professor, saberes necessrios

1. Introduo

O contexto planetrio da globalizao econmica e cultural afeta sobremaneira as necessidades educativas daqueles que buscam uma determinada habilitao profissional. As alteraes no mundo produtivo somam-se ao dualismo dos sistemas escolares de diferentes pases que se estruturam a partir do paralelismo incomunicvel entre escolas predominantemente orientadas para o prosseguimento dos estudos e escolas predominantemente orientadas para a vida ativa. Esse dualismo s faz aprofundar o abismo entre educao e trabalho.

Os impasses da educao para o trabalho se acentuam ainda mais, e at se transformam em desafio candente, quando avaliamos a necessidade de aproximar prazer, trabalho e estudo. Tal aproximao alm de promissora e produtiva torna-se imperiosa nas sociedades ps-industriais cujas funes de trabalho exigem extraordinrias aptides intelectuais e enormes investimentos emocionais. Ensinar a trabalhar, nesta perspectiva, seria muito mais que ensinar a fazer. Seria, sobretudo, ensinar a pensar nas mudanas dos modos de vida e nas lutas pela conquista da felicidade. Tal educao para o trabalho no espontnea e muito menos natural, pois requer planejamento, fora de vontade e inteligncia. O educador envolvido nesta tarefa o faz referncia para as novas geraes.

No Brasil escola ainda vista, inclusive pelas classes trabalhadoras, como lugar que oferece oportunidade de conquistar um servio mais leve, de melhorar de vida ou de mudar de profisso. Quem estuda pode tornar-se doutor e adquirir profisso nobre e liberal. No entanto, j na dcada de trinta, o jornal denunciava que nas cidades brasileiras existem centenas e centenas de indivduos portadores de ttulos universitrios, mas inutilizados para o trabalho fecundo (JORNAL ESTADO DE MINAS, 1934, p. 02). A escola tcnica-profissionalizante no Brasil sempre foi vista como escola para pobre e no escola com profunda finalidade educativa e enorme impacto econmico e social. Por isso, quem cursa tal escola no precisa e nem deve almejar fazer um curso superior. A superao dessa viso estreita pode ser favorecida, conforme procuramos demonstrar, recuperando as proposies da pedagogia da autonomia que permitem fortalecer a educao para o trabalho.

2. Um panorama geral da educao profissional

Segundo Oliveira (2007), a histria da educao profissional profissional se confunde com a histria da ampliao do processo de escolarizao ocorrido em diferentes partes do mundo no decorrer do sculo XX. Esse processo, que desgua agora na primeira dcada do sculo XXI, marcado por mudanas nas relaes de trabalho e inovaes tecnolgicas. Tais inovaes foram a desregulamentao e at fazem que os agentes envolvidos fiquem em dvida em relao necessria articulao sistmica que deve

existir entre educao e trabalho, entre trabalho e emprego. As caractersticas da educao profissional ou da educao para o trabalho em cada pas refletem o contexto planetrio da globalizao econmica e cultural.

Organizada atravs de escolas tcnicas, escolas de artes e ofcios, escolas industriais, escolas polivalentes, escolas do trabalho, escolas comerciais e escolas politcnicas, a educao profissional aparece dissociada da educao de cunho humanista, oferecida nos chamados Liceus e voltada para a formao das elites. Assim, a formao profissional, tradicionalmente, sempre foi dirigida aos filhos das camadas subalternas e a organizao escolar que assegura essa formao sempre foi marcada por essa dualidade. Em diferentes pases, em funo dessa dualidade do sistema escolar1, o sonho at dos mais pobres formar-se doutor. Entre escolas oficiais propeduticas e escolas tcnicas profissionalizantes, sociedades e governos sempre optaram pelas primeiras. A formao para a vida ativa discriminada em proveito da formao clssica dos liceus tradicionais. Sistemas educativos qualificados e estruturados para responder a diferentes demandas sociais exigem investimentos pesados por parte dos Estados. A lgica de mercado e a racionalidade instrumental, que prevalecem na primeira dcada do sculo XXI, so perversas e no asseguram a estruturao consistente de um sistema escolar que contemple uma educao profissional arrojada. Escolas profissionalizantes no podem ficar apartadas, mas devem estar integradas educao geral de qualidade, com densidade crtica e reflexiva, capazes de levar o trabalhador a ser cidado de seu pas e do mundo (OLIVEIRA, 2007, p.13).

Mas como formar para o trabalho em um mundo em que o trabalho perde cada vez mais a sua fora? Como valorizar o trabalho quando a sociedade parece abraar, pelo menos retoricamente, o paradigma do cio criativo?

Os defensores dessa nova idia, como Domenico de Masi (2001), argumentam que no lugar das coisas reais surgem as coisas virtuais. No lugar do trabalho real surge o trabalho virtual. No mundo das novas tecnologias, da informatizao, da comunicao

global e planetria muitos defendem uma produtiva mistura entre estudo, lazer e trabalho. Nesse novo mundo virtual, a felicidade produtiva e a produtividade feliz, conjugadas ao tempo livre e revoluo virtual do trabalho, se consubstanciam na idia de cio criativo que nos permite produzir mais, com menos esforo e menos stress intelectual. Redes qualificadas de interlocutores, amigos e colaboradores possibilitam ganhos tangveis e intangveis. As possibilidades oferecidas pelo mundo do trabalho virtual, entretanto, esto restritas aos cidados ricos dos pases ricos. Os pobres do mundo devem buscar suas prprias vantagens e defender seus direitos, pois enquanto nos pases ricos a oferta de novas tecnologias crescente, nos pases pobres o que cresce o nmero de presos e a distncia entre pobres e ricos. por isso que, para as classes trabalhadoras, o discurso do trabalho flexvel e criativo pode ter o efeito deletrio de transformar o paraso da felicidade em inferno de intranqilidade e de obsesso produtiva. O estudo que produz saber, a diverso que alegra, o sexo que d prazer e a famlia que nos torna solidrios minimizam os riscos desse efeito deletrio e viabilizam o cio criativo tpico da sociedade criativa. A maioria das funes de trabalho no mundo ps-industrial exige extraordinrias aptides intelectuais. No entanto, apesar do discurso de mudanas, empresas e governos ainda no estruturaram organizaes baseados na motivao, na igualdade entre homens e mulheres, na reduo do horrio de trabalho e na reconfigurao do tempo e do espao. Essa reestruturao permitiria que, alm de ganhar dinheiro, o trabalhador tivesse satisfeitas as suas necessidades de convivncia, amor, amizade, diverso, beleza e introspeco. Ainda no isso que ocorre no mundo da chamada flexibilizao do trabalho.

Os adeptos do cio criativo argumentam que no mundo todo existem grupos de opinio que se organizam, se movimentam e lutam para colocar em prticas idias inovadoras. Tais idias devem reestruturar as bases da economia convencional e permitir mudanas nos modos de vida e de luta pela conquista da felicidade. Isso ocorre porque ningum suporta mais o stress existencial e a competitividade cruel.

Todavia, nas coisas humanas nada natural. Tudo fruto da inteligncia, da vontade e da programao. S os liberais acreditam que tudo se resolve pela mo natural do mercado. Um ambiente de trabalho marcado por imposies gera resultados imediatos

em funo da tendncia humana ao sadomasoquismo, ou seja, nossa estranha mania de agredir, de ser agredido pelo outro e de se conformar. Mas isso no nada natural. Isso cultural e pode ser modificado com planejamento, fora de vontade e inteligncia. Por isso, o cio puro, conforme argumenta de Masi (2001) pode aborrecer, mas o cio criativo, que conjuga diverso, trabalho e estudo, pode nos tirar da letargia, nos fazer felizes e capazes de amar e mudar as coisas.

3. A educao profissional no Brasil

No Brasil, at o final do sculo XIX, o trabalho aparece associado ao trabalho escravo. No imaginrio coletivo da cultura brasileira ser trabalhador significava ser escravo e estar submetido a tudo que a escravido implica. Entre essas implicaes, estava o fato do negro escravo ser proibido de freqentar escola. A escola, antes reservada a poucos, sempre fora vista como lugar de gente rica e, como tal, lugar de quem no precisa trabalhar, nem pegar no pesado. Assim, a valorizao da escola e o desprestgio do trabalho na cultura brasileira fizeram da relao entre educao e trabalho no espao escolar algo problemtico. Uma coisa seria fazer com as mos. Outra coisa bem diferente seria pensar com a cabea. Por isso, as classes mdias brasileiras reforam esse trao cultural e retardam ao mximo a entrada de seus filhos no mercado de trabalho (SILVA, 1998).

Esse perfil da escolarizao do perodo do Imprio brasileiro no se alterou significativamente durante a Repblica Velha. A dcada de vinte, que antecedeu a Revoluo de trinta, foi marcada por mudanas sociais, econmicas, culturais e polticas que afetaram a oferta e a demanda por escolas pblicas, inclusive pelo ensino tcnicoprofissionalizante. Pesquisa feita em jornais da dcada de trinta revelam a preocupao com esta modalidade de ensino (SOARES, 2005). Em editorial, o Jornal Estado de Minas, por exemplo, posiciona-se favoravelmente ampliao da educao profissional, conclamando o presidente Getlio Vargas a efetivar suas propostas nesse sentido.
O ensino tcnico profissional, que tem merecido nos pases mais adiantados do mundo o cuidado constante das administraes, foi sempre, entre ns, relegado a um segundo plano, graas incompreenso do papel que lhe cabe desempenhar no desenvolvimento

econmico do Brasil. Na Velha Repblica, esse problema foi focalizado algumas vezes, tendo cabido mesmo ao senhor Fidlis Reis a liderana de uma campanha ativa em favor do ensino profissional. Nada, porm, se fez, alm de pequenas tentativas, que no resolveram a questo em toda a sua plenitude (JORNAL ESTADO DE MINAS, Belo Horizonte, p.02, 04 ago. 1934).

As reformas da educao brasileira na primeira fase da Repblica foram incipientes e no resolveram a questo do ensino tcnico como fator preponderante para o desenvolvimento econmico do pas. J no ano de 1930, Fidlis Reis dirigiu-se ao engenheiro Olegrio Maciel, governador de Minas Gerais, e fez um apelo nesse sentido.
No p em que est a minha iniciativa, eu precisava ter na direo do Estado quem realmente lhe compreenda o alcance econmico e a finalidade educativa. E o senhor (Olegrio Maciel), pela sua formao mental, como engenheiro e o claro conhecimento que tem dos problemas da hora contempornea, e positivamente o estadista a quem vai caber em Minas o maior dos servios o da formao profissional e tcnica das suas novas geraes, para a vida nova a que so chamadas (REIS, 1930, p.03).

O alcance econmico e a finalidade educativa da formao profissional das novas geraes so destacados por Fidlis Reis. Esse movimento em prol de uma educao mais prtica, voltada para os objetivos econmicos da sociedade, expressa-se nas posies do Jornal em defesa da criao de uma Universidade Tcnica. O desprezo s vaidades do bacharelismo deveria marcar a nova mentalidade do ensino tcnico superior. A dedicao e o amor ao trabalho deveriam orientar a busca das habilitaes profissionais oferecidas na nova universidade. Para isso, seria necessrio superar a busca desenfreada por ttulos universitrios que atende, sobretudo, s iluses das classes mdias, mas fragiliza as novas geraes e afeta os destinos econmicos e sociais do pas.
A criao da Universidade Tcnica poder marcar o incio do predomnio de uma nova mentalidade, ordenada num rumo mais prtico, que despreze as vaidades do bacharelismo em prol de uma orientao mais pragmtica, mais consentnea com as urgncias da vida moderna. O anel de grau impede que se dediquem a trabalho, que julgam pouco compatveis com a sua habilitao profissional. Nas cidades brasileiras existem centenas e centenas de indivduos portadores de ttulos universitrios, mas inutilizados para o trabalho fecundo, porque se deixaram esterilizar pela esperana de exercer profisses em que a concorrncia esmagadora e no se abalanam a tentar a vida noutras atividades. (Estado de Minas, Belo Horizonte, p.02, 04 ago. 1934).

As polticas educacionais para o ensino profissional, iniciadas pelo ministro da educao Gustavo Capanema, iro se efetivar com a entrada em vigor da Constituio de 1937 que estabelece em seu art. 129 que o primeiro dever do Estado destinar s classes menos favorecidas ensino vocacional e profissional. Embora essa idia fixada

na lei ainda expresse o dualismo elitista e excludente que marca a histria do sistema escolar brasileiro (uma escola para os pobres e outra para os ricos, que so os nossos filhos), ela representou um avano na formatao do ensino tcnico-profissionalizante. No entanto, as Leis Orgnicas da dcada de quarenta, que criam o SENAI e o SENAC, dificultavam e at impediam o livre trnsito entre os ramos do ensino, ou seja, as classes trabalhadoras que se formavam a partir de uma vocao profissional ficavam excludas do direito de continuarem os estudos em nvel superior (SILVA, 1998).

Aps as Leis Orgnicas, a Lei 5692/71, promulgada no perodo mais duro da Ditadura Militar brasileira, estabeleceu a obrigatoriedade do ensino profissionalizante e criou condies reais para que houvesse trnsito livre de estudantes entre os antigos ramos e sries do sistema escolar brasileiro. No entanto, a obrigatoriedade imposta gerou ampla mobilizao dos educadores que eram contrrios efetivao do princpio consagrado na expresso profisso para todos, presente na poltica educacional dos militares. A profissionalizao obrigatria foi medida aodada e imprudente. O antigo segundo grau brasileiro, que ainda no possua estrutura e organizao consolidadas, teve que transformar-se em ensino profissionalizante da noite para o dia. A desordem generalizada contribuiu para unificar diferentes setores contra a boa proposta de fortalecimento do ensino profissionalizante e de equivalncia entre cursos tcnicos e cursos que preparavam para o ingresso no Ensino Superior.

A luta contra a profissionalizao ganhou corpo e apoio entre educadores significativos no cenrio nacional e algumas medidas apresentadas visaram amenizar um pouco o problema; esse foi o caso das chamadas habilitaes bsicas (...) para grupos ocupacionais (...) O peso da tradio, de mais de quatro sculos, havia vencido. O 2o grau estava livre da obrigatoriedade de formar para uma profisso especfica. O grupo hegemnico da sociedade havia garantido seus direitos de dirigir-se para o Ensino Superior sem que nesse trajeto tivesse de se ver envolvido com a educao profissional (SILVA, 1998, p.232).

Hoje, o Ensino Mdio brasileiro, a partir da LDB 9394/96, busca conjugar formao cidad e profissional com preparao para o ingresso na Educao Superior. Entre subsidiar escolhas futuras e capacitar profissionalmente, o Ensino Mdio vive um problema habitacional agudo dentro do sistema de ensino brasileiro. Segundo Silva (1998) preciso aprofundar a questo de como se concebe o trabalho na sociedade

moderna e qual o papel que se atribui instituio escolar (...) para incrementar atitudes favorveis em relao ao trabalho socialmente til (p. 235).

4. O professor da educao profissional

O professor da educao profissional muitas vezes aprende a ensinar a partir de sua prpria ao. Muitas vezes, o gosto e o amor por uma determinada profisso que fazem dele o professor que se torna. No h escola de formao para o profissional do ensino tcnico. Parece at que tecnologia, indstria, construo, trabalho, profisso, ofcio esto margem daquilo que o sistema educacional brasileiro considera digno de nota. como se ele dissesse aos seus alunos: vou te ensinar a fazer aquilo que eu aprendi fazendo e vou te ensinar a pensar sobre a sua prpria ao como eu mesmo penso a partir de minha prpria ao. Era como se ele disse ainda: vou te ensinar a ganhar a vida com o suor do seu prprio rosto em um mundo em que trabalhar parece que est ficando fora de moda. Este um dilema enorme enfrentado por este profissional.

Burnier & Cruz (2007) investigam a extenso desse dilema a partir de entrevistas que recuperam a memria desse grupo de professores. As autoras revelam a necessidade de aprofundar discusses que levem ao estabelecimento de uma poltica de formao inicial e continuada dos educadores do ensino tcnico.

Num momento em que se faz urgente a discusso e definio de uma poltica de formao inicial e continuada de professores para a educao profissional, inexistente no pas, acreditamos que os impasses e as potencialidades vividas por esses docentes e aqui apontados possam constituir-se em pistas para a construo de tais polticas (BURNIER & CRUZ, 2007, p.356).

As experincias do mundo da vida so elementos fundantes de um novo projeto de educao profissional. Neste trabalho de formao, mais do que em qualquer outro, pesam fatores de mercado, expectativas culturais e demandas sociais. O professor do ensino tcnico-profissionalizante deve sempre estar atento quilo que mobiliza o desejo do jovem estudante na direo de uma habilitao profissional. Conforme apontado por Burnier & Cruz (2007), tambm a poltica de formao do professor da educao

profissional deve constituir-se a partir de profundo dilogo com as experincias do mundo da vida desse docente.

Os saberes do mundo do trabalho so fundamentais para a constituio desse sujeito. Por isso, imprescindvel a realizao de debates mais qualificados sobre a funo social da escola e da educao profissional. Tais debates podero revelar que o acmulo de experincias anteriores no mercado de trabalho que define o perfil desse grupo de professores.

Os educadores entrevistados, alm de originarem-se das classes trabalhadoras, tm suas histrias de vida marcadas por uma formao tcnica e pelo acmulo de experincias anteriores no mercado de trabalho bem tpicas desse grupo (BURNIER & CRUZ, p. 355).

So trabalhadores os educadores que trabalham com o ensino tcnico-profissionalizante. Suas histrias de vida foram construdas no mundo do trabalho e na formao tcnica. As experincias acumuladas enriquecem seus conhecimentos e os aproximam sobremaneira dos jovens que acorrem para a educao profissional. O aprofundamento dos contedos pedaggicos dos fazeres e saberes necessrios s prticas educativas pode contribuir para o aperfeioamento de sua j rica experincia e para o redimensionamento das polticas de formao desse professor.

5. Fazeres e saberes necessrios educao profissional

Em sua pedagogia da autonomia, Paulo Freire (1998) afirma que o professor se torna o professor que a partir da relao que estabelece com os seus alunos. O trabalho do professor se constitui, se configura e se define a partir dessa relao. Quando essa relao no est presente, esse trabalho deixa de existir e deixa de fazer sentido. por isso que o autor afirma que no h docncia sem discncia. Dessa tese freireana tambm pode ser tirada a idia de que o professor torna-se professor cada vez que reconhece em si mesmo os atributos de aluno, ou seja, o docente docente porque j foi ou , em alguma medida, discente. Isso ocorre porque no h ensino sem aprendizagem. Quando ensina o professor aprende ao ensinar mesmo que a aprendizagem no seja da mesma natureza ou da mesma forma. No caso da educao profissional esse saber

necessrio supe um desejo comum: a vontade de aprender cada vez mais sobre uma determinada profisso.

Outro saber necessrio prtica educativa, segundo Freire (1998), funda-se na idia de que ensinar no transferir conhecimento. A idia anterior, segundo a qual somos e nos constitumos na relao, aprendemos e ensinamos na medida em que nos relacionamos, fica embutida e reafirmada neste segundo princpio. bvio que no h algo a ensinar se no h algo j conhecido. No entanto, ningum transfere conhecimento. Apenas comunica saberes acerca das experincias relevantes. O professor, ao ensinar, no transfere, mas apenas comunica fazeres e saberes que constituem a sua identidade cultural e social. Dessa maneira, a relao professor e aluno deve ser nutrida pela conversa. Conversar fazer verso com o outro. H algo de potico no trabalho do professor. Ao conversar sobre as suas experincias com as crianas e os mais jovens, ele abre uma fenda na existncia e se abre para escutar, apreender e aprender com as experincias de seus alunos. Se educao o amor endereado ao saber, ao revelar amor ao conhecimento sobre o contedo da histria da conversa do aluno, o professor cria condies propcias para que seus alunos possam enderear amor semelhante a essa forma de saber.

O ato de ensinar ou a necessidade de ensinar e de aprender caracterstica especificamente humana. isso, entre outras coisas, que nos ensina Paulo Freire em sua pedagogia da autonomia. Ao aprender o homem cresce e se desenvolve. Mas onde e com quem aprendemos? Em alguns lugares: o tero, a cama, o colo, a casa, o quintal, a sala, a rua, a esquina, a escola, o cinema, o teatro, o museu, a cidade, o mundo. Com algumas pessoas: o pai, a me, a irm, a famlia, os vizinhos, os amigos, os colegas, os professores, os artistas, os conterrneos, os cidados. Aqui, l, em todo lugar e com todos os seres humanos aprendemos e ensinamos o tempo todo. isso que mais caracteriza a espcie humana. Aprendemos com as mos e com a mente. Aprendemos ao pensar e ao fazer.

Os apontamentos de Paulo Freire sobre os saberes necessrios prtica educativa podem contribuir para a reflexo acerca dos saberes e dos fazeres do professor

10

envolvido em projetos de educao profissional. Isso porque o sentido genrico do educar pode afastar esse professor de seu fazer e de seu desejo primordial que ensinar sobre o sentido especfico de uma determinada profisso. Para adquirir uma profisso preciso muitas vezes fazer com as mos sem se descuidar das necessrias reflexes intelectuais acerca dos contedos dessa ao, desse trabalho manual. Esse um grande dilema de quem atua na educao profissional. Ningum mais na educao brasileira vive to intensamente os dilemas oriundos da relao entre trabalho manual e trabalho intelectual do que esse professor. Alm de fazer muito, este profissional tem que provar sempre o valor de seu trabalho e justificar intelectualmente a sua importncia e o quanto a sociedade ganha com seus fazeres e seus saberes. Mas, o dilema desse professor um dilema que se manifesta na histria ensino mdio brasileiro.

6. Consideraes finais

As proposies da pedagogia da autonomia, conforme os apontamentos de Freire (1998), indicam luzes no fim do tnel em trs direes. Em primeiro lugar, fica a certeza de que ensinar uma especificidade humana, ou seja, mesmo que o ensino seja tcnico e profissional ele acontece entre um ser humano e outro ser humano. Ser humano que fala, escuta, dialoga, decide e posiciona-se com liberdade a favor ou contra determinada estratgia profissional, poltica, religiosa, econmica ou cultural. Na formao profissional o professor revela sua viso de mundo e os valores humanos com os quais decidiu trabalhar.

Em segundo lugar, fica a convico de que o ensino de uma determinada profisso exige algo mais do que a mera transferncia de conhecimento. O grau de autonomia de aluno e professor, embora condicionado, no pode ser medido com exatido tcnica. Isso ocorre porque a aprendizagem na vida um processo sempre inacabado. A realidade muda, as teorias mudam, o conhecimento evolui, regride, d saltos, avana e recua. Na formao profissional o professor revela sua disposio de no apenas transferir conhecimento mas continuar trabalhando por sua construo.

11

Em terceiro lugar, fica a reciprocidade como elemento fundante do ser docente e do ser discente. No h professor sem aluno. Assim como no h aluno sem professor. Os dois papis, as duas funes, os dois lugares se configuram um ao lado do outro, um com o outro. O rigor cientfico necessrio ao trabalho do educador no pode tirar do horizonte o respeito crtico s opinies comuns e espontneas de crianas e jovens. As crianas e os jovens precisam ser incentivados a amar a pesquisa e a curiosidade cientficas, mas isso no pode ser feito sem o exemplo perseverante do professor.

7. Referncias

BURNIER, S., CRUZ, R. M. R., et al. Histria de vida de professores: o caso da educao profissional. In: Revista Brasileira de Educao, v.12, n.35, mai/ago. 2007. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1998. JORNAL ESTADO DE MINAS. Problemas do Ministrio da Educao. Belo Horizonte, p.02, 04 ago. 1934. MASI, D. O cio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2001. OLIVEIRA, M. A. M. Sistema de educao profissional em Portugal. Anais do IV Simpsio Internacional Educao e Trabalho: UFMG, agosto/2007. OLIVEIRA, M. A. M.. Polticas pblicas para o ensino profissional: o processo de desmantelamento dos CEFETS. So Paulo: Papirus, 2003. REIS, Fidlis. Ensino tcnico profissional. In: Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, p.03, 10 set. 1930. SILVA, J. M. O ensino mdio e a educao profissional. In: BARROS, HAIDAR et al. Estrutura e funcionamento da educao bsica. So Paulo: Pioneira, 1998. SOARES, A.S. Hegemonia poltica e cultural: a escola pblica nas pginas do Jornal Estado de Minas (1930-1934). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2005 (Tese de Doutorado).
De acordo com Oliveira (2007), Portugal, por exemplo, implantou a partir de 1986 a sua nova Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE). Novas mudanas foram introduzidas no ensino bsico e no ensino secundrio com a diviso entre Cursos Secundrios Pedominantemente Orientados para o Prosseguimento dos Estudos (CSPOPE) e Cursos Secundrios Pedominantemente Orientados para a Vida Ativa (CSPOVA). A LBSE criou ainda escolas profissionais e buscou minimizar dualidades garantindo que todos que completassem o 12 ano pudessem seguir vida universitria.
1

12

You might also like