You are on page 1of 3

.....TrashMan.....

Blindagem de guitarras e baixos


Aprenda a fazer tinta para blindadem e aplic-la no seu instumento. Compartilhando conhecimentos. Tinta para blindagem de guitarras e baixos. Super eficaz para eliminar rudos de guitarras e baixos causados por aterramento deficiente. Proporciona timo acabamento e isolamento. Produtos utilizados na fabricao da tinta anti rudos: Grafite em p; Thinner; Verniz automotivo pronto uso, secagem rpida. A proporo da mistura do verniz e thinner deve ser de 1x1. Faa uma quantidade de mistura Thinner/verniz que seja suficiente para o seu uso. V misturando o grafite em p na mistura de thinner e verniz at que alcance a densidade de uma tinta a leo. A tinta muito rala no proporcionar um isolamento ideal.

Modo de aplicao Misture bem a tinta antes de usar. Se seu instrumento no usar escudo (placa) retire todos os potencimetros e fios do local onde for aplicada a tinta anti rudos. Se seu instrumento tiver escudo (tipo guitarra Stratocaster, baixos modelos Jazz Bass) crie um ponto de aterramento no compartimento dos captadores e outro no compartimento dos potencimetros. Veja imagem abaixo.

Nos baixos tipo Jazz Bass e guitarras modelo stratocaster o ideal que se crie um ponto de aterramento em cada compartimento dos captadores. Os pontos de aterramento so criados fixando um fio terra com um pequeno parafuso na madeira. Veja imagem abaixo. Esses fios de aterramento devero ser soldados no corpo de um dos potencimetros, juntamente com o fio terra que vem da ponte. Se o seu instrumento no possui escudo e os potencimetros so fixados na madeira no preciso ponto de aterramento no compartimento dos potencimetros, pois os prprios potencimetros fazem o aterramento ao contactar com a tinta anti rudos. Se seu instrumento possui captadores Single coil , talvez os fios que saem dos captadores sejam duplos e separados. Isto significa que no so blindados. Se possvel, troque-os por fios blindados para evitar rudos, principalmente tiver instalado circuito ativo. Se a rea do Jack de sada for muito estreita aconselhvel no ser blindada, isso para que se evite que o terminal hot do jack esbarre na parte aterrada e assim cause curtos ou maus-contatos.

A blindagem da tampa traseira, sendo de acrlico, pode ser feita com folha de alumnio, ou com a prpria tinta, e deve entrar em contato com a blindagem do corpo do instrumento, ou com os potencimetros na placa. Nos escudos dos instrumentos geralmente j tm blindagem com folha de alumnio na regio dos potencimetros. Se no tiver blindagem passe tinta somente nessa rea, ou ento cole folha de alumnio com fita de dupla face, o que seria mais aconselhado. Se possvel, isole os contornos do corpo para no respingar tinta. Se respingar limpe imediatamente com um pano ou estopa, ou limpe com removedor, caso comece a secar. Tampe os furos dos potencimetros com fita crepe para que a tinta no escorra por estes furos. Aplique a tinta com um pincel. Coloque bastante tinta no pincel. Deixe a tinta espalhar vontade para evitar que no fique aparecendo marcas de pincel e assim obtenha um melhor acabamento. Aplique somente uma demo. Se quiser, pode-se adiantar o tempo de secagem com um secador de cabelo. Assim a secagem para manuseio quase que imediata.

Artigo baixado na internet

You might also like