You are on page 1of 4

FACULDADE DE TECNOLOGIA JARDIM (FATEJ) ALUNO: EDNA CELIA MONTEIRO.

TRABALHO: ANLISE DAS CINCO FORAS DE PORTER.

Rivalidade entre os concorrentes:


Para a maioria das prestadoras de servios de segurana o principal e determinante na competitividade do mercado, So os rivais que competem agressivamente, no s em relao ao preo do produto, como tambm na inovao, marketing, etc. * Nmero de concorrentes e repartio de quotas de mercado; * Taxa de crescimento das prestadoras de servio * Diversidade de concorrentes; * Complexidade e assimetria informacional;

* Nvel de publicidade; * Grau de diferenciao de servios prestados. * As barreiras sada . Em situaes de elevada rivalidade os concorrentes procuram ativamente captar clientes, as margens so esmagadas e a atuao centra-se em cortes de preos e descontos de quantidade. Poder de Negociao dos clientes: Os clientes exigem mais qualidade por um menor preo de bens e servios. Tambm competindo com a indstria de servios forando os preos para baixo. Assim jogando os concorrentes uns contra os outros Tambm descrito como o mercado de realizaes. A capacidade dos clientes de colocar a empresa sob presso, e tambm, afetar os clientes com a sensibilidade evoluo dos preos. * Preo da compra total, uns cobram por cabea,outras por contrato fechado,horas de trabalho etc. * Disponibilidade de informao do comprador em relao ao produto * Existncia de produtos substitutos como: sistemas eletrnicos * Da sua dimenso enquanto clientes * Da sua capacidade de integrao a montante.

Poder de Negociao dos fornecedores: Tambm descrito como mercado de insumos. Fornecedores de matrias-primas, componentes e servios para a empresa pode ser uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou por exemplo, cobrar preos excessivamente elevados para recursos nicos, Na prestao de servios de segurana, os insumos so os equipamentos usados no exerccio da segurana e a matria prima so os funcionrios que fazem a segurana. * Grau de diferenciao dos insumos ( homens mais ou menos treinados) * Custo dos fatores de produo (segurana) em relao ao preo de venda do produto * Ter somente um fornecedor para a empresa pode ser um ponto fraco, (munio para armamento)caso o fornecedor venha a falir ou mesmo a elevar os preos de matriasprimas muito maior em relao a concorrncia.

Ameaa de Entrada de Novos Concorrentes Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia (parcela) de um setor para "roubar" os melhores clientes, Essa ameaa tambm pode ser conhecida como A ameaa da entrada de novos concorrentes, ou mesmo Barreiras entrada de concorrentes. Algumas ameaas so: * Diferenciao dos produtos. * Exigncias de capital (100.000,00 UFIRS) * Polticas governamentais. * Marca da empresa. * Vantagens absolutas de custo * Economia de escala (escala de trabalho). * Custos de transio. Ameaa de produtos substitutos: A existncia de produtos (bens e servios) substitutos no mercado, de prestao de servios de segurana e vigilncia desempenha funes equivalentes ou parecidas uma condio bsica de barganha que pode afetar as empresas. Assim os substitutos (bens ou servios) podem limitar os lucros em tempos normais, e como tambm podem reduzir as fontes de riqueza que as empresas podem obter em tempos de prosperidade Outro fator seria que, o produto comercializado pela empresa possa tornar-se obsoleto com o tempo, para isso no ocorrer preciso investir em avanos tecnolgicos, (treinamentos) de mo de obra, as empresas devem ficar atenta as novas mudanas/tendncias do mercado/. Caso no seja feito nada, a concorrncia pode adquirir parte do mercado da empresa analisada. Dentre os produtos substitutos podemos destacar: * Os equipamentos eletrnicos. * Nivel de diferenciao do produto. * Desenvolvimento tecnolgico (monitoramento on-line). * Qualidade do produto.

ANLISE DE SWOT. Para empresas prestadoras de servios de vigilncia, segurana, e prestao de servios de limpeza e conservao.

PONTOS FORTES:

PONTOS FRACOS:

- A Criao de funes operacionais:

- Escolaridade de seus colaboradores- em

- Tcnica, comercial, financeira contbil e mdia da quarta srie ao primeiro grau. administrativa. - Diviso dos postos de trabalho por regies. - Falta de treinamentos especficos. - investimento em marketing dos servios

- Organizao da estrutura para garantir a prestados , insuficientes. eficincia de todas as partes envolvidas. - localizao da prestao dos servios.

- Remunerao de pessoal justa e garantida - Os servios prestados so semelhantes aos como forma de incentivo. dos concorrentes.

- O comando de cada unidade (base) feito - Viso das chefias, viso de um batalho do apenas por um supervisor. Exrcito com autoridade em demasia. - Inexistncia de estudos para implantao dos postos de trabalho

OPORTUNIDADES:

AMEAAS:

- Aumentar a participao no mercado que - A entrada de novos concorrentes. esta em plena expanso devido a insegurana - Disputa de preos entre concorrentes. da populao. - Um concorrente novo no mercado oferecendo

- novos mercados de trabalho, Grandes vantagens inovadoras. eventos como: olimpadas, copa do mundo de - Aumento da fiscalizao por parte da polcia futebol - Mudana para novas reas de atuao, novos nichos de negcios. federal, - Crescimento desordenado de empresas do setor.

- Abertura de novas vagas de trabalho no - Descontentamento dos funcionrios devido mercado atual devido a ineficincia dos falta de valorizao profissional. concorrentes.

You might also like