You are on page 1of 4

13/03/13

Erecs Nordeste | GTS | Wix.com

IV ERECS NORDESTE JOO PESSOA - PARAIBA DE 25 A 31 DE MARO DE 2013

PRINCIPAL

MOMENTO DE LUTA

HISTORICO

PROGRAMAO

GALERIA

INSCRIO

GTS

GRUPOS DE TRABALHO
Os resumos e resumos expandidos devem ser enviados para o e-mail dos coordenadores do GT que deseja submeter sua proposta de trabalho. Os e-mail esto disponveis no site do evento, bem como o resumo de cada GT.

Prazo final para submisso: 15 de maro de 2013. S podero apresentar trabalho aqueles que realizarem o apagamento de sua inscrio no evento. Prazo final para pagamento de inscrio (com apresentao de trabalho): 15 de maro de 2013 P razo para Submisso de Resumos: 03 de maro de 2013 Para maiores informaes envie um e-mail para: 4erecsne@gmail.com

GT 1 - Cultura, Subjetividade e Sade


Coordenadores do GT: Jainara Oliveira (PPGA/UFPB). E-mail: jainara_oliveira@yahoo.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/8570209306702278 Guilherme Bermerguy (PGCS/UFRN). E-mail: gbemerguy@hotmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/9611578252674797 Neste GT, dentre os temas abordados sero discutidos estudos que tomam por objeto 1) abordagens scioantropolgicas do corpo, sade e doena. Fluidos corporais, corpo e gnero, representaes sobre sade e doena, sexualidade, sade reprodutiva, pessoa e morte. Prticas de cura e modelos teraputicos. 2) Cultura e movimentos sociais; mobilizaes e sade, movimentos sociais e demandas em sade, direitos sociais em sade, polticas de sade e participao popular, faces de interlocuo entre instituies pblicas e modelos teraputicos no-oficiais; agentes sociais e sistema oficial de cura. Esses temas constituem uma importante fonte de demandas acadmicas e polticas no Estado.
Crie um site no

GT 2- Gnero, Corpo e Sexualidades


Coordenadores e debatedores do GT: Vernica Guerra (PPGA/UFPB). E-mail: well_guerra17@hotmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/7583791270913851 Thiago Oliveira (UFPB) E-mail: petraiospb@yahoo.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/3924307291010520 Este GT pretende reunir pesquisadores/as com o intuito de discutir aspectos terico-metodolgicos acerca das dimenses sociais, culturais, polticas e histricas das sexualidades e do corpo, refletindo sobre (a) os conflitos e processos de transformaes, imposies de padres e mtodos de produo de novos corpos nos corpos, e (b) a emergncia de novos atores e prticas, dando especial ateno forma como experincias vem contribuindo para o rompimento com padres binrios e heterocentrados da produo dos sexos e do exerccio dos desejos, a exemplo do casamento entre pessoas no mesmo sexo, novos arranjos familiares e
4erecsne.wix.com/iverecsne#!gts/c12ph 1/4

13/03/13

Erecs Nordeste | GTS | Wix.com

prticas sexuais dissidentes.

GT 3 Religio, Rituais e Formas Simblicas


Coordenadores e debatedores do GT: Carlos Lacerda (PPGS/UFAL). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2270759645483228 Claudio Gomes (NPPGA/UFS). E-mail: cgsjunior.cso@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/2680762132041798 Em meio a tantas transformaes acompanhadas nas diversas manifestaes que fazem parte das prticas religiosas a partir de suas dimenses e suas mltiplas inventividades, este GT nos permite olhar para as diferenas visando discutir as formas de expresso, de comunicao, identificao e conceituao, envolvendo aspectos terico-metodolgicos nos possibilitando uma troca de experincias acerca da temtica proposta. A partir do processo de formao da sociedade brasileira resultante da fuso de variados credos e crenas, hoje percebemos a multiplicidade das manifestaes e das prticas religiosas enquanto expresses e dispositivos de linguagem que definem os fenmenos de identidade cultural, podendo ser transmitidos a partir de imagens que dispensam em muitas circunstncias a necessidade da definio de conceitos, uma vez que atravs da comunicao simblica traamos elos que ligam as relaes individuais e coletivas. Podem ser inscritos trabalhos etnogrficos, relatos e experincias de campo e de pesquisas em Este site foi criado WIX.com. Crie seu GRTIS >> inseridas em nosso campo de discusso dialogando com andamento e/ou por concludas que sesite encontrem diversos conceitos, autores e teorias.

GT 4 Sociedade e Literatura
Coordenadores e debatedores do GT: gatha Costa Salcedo (PPGLL/UFAL). E-mail: agatha_salcedo@hotmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/1129961035915497 Tem por objetivo discutir a interface entre sociedade e literatura, compreendendo que as obras literrias surgem em contextos histricos, culturais e sociais especficos, tendo um significado enquanto expresso individual e social. Pretende-se debater como as relaes entre estrutura literria e tais contextos se processam - como se desenrola a incorporao de elementos externos no interior da obra literria. Compreendendo que lrico ou narrativo, um texto pode manifestar as relaes entre sociedade e literatura, tanto por seu contedo quanto pela linguagem utilizada. Sero aceitos ensaios, projetos e trabalhos que dialoguem com a proposta acima exposta.

GT 5 - Relaes de Identidade, de processos tnicos e culturais no Nordeste: teoria e pesquisa


Coordenadores e debatedores do GT: Igor Luiz Rodrigues (NPPGA/UFS). E-mail: igorluizcso@gmail.com Latte: http://lattes.cnpq.br/4021704672489422 Paulo Holanda (NPPGA/UFS). E-mail: paulinholanda@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/9096112347472348 Sabemos que o Nordeste rico pela sua diversidade cultural, de identidades mltiplas, de saberes e fazeres diversificados, de comunidades tradicionais que compartilham certa ancestralidade tnica, cultural, de pertencimento. E no atual contexto, na contemporaneidade, tais questes tem se tornado cada vez mais intensas, de mobilizaes, de lutas pelo reconhecimento de direitos e da busca de uma cidadania plena. Este GT tem por objetivo proporcionar aos participantes uma discusso rica e produtiva sobre aspectos relacionados s questes de Identidade, etnicidade, processos de diferenas culturais em contextos locais e suas tenses, e em particular no nordeste. Sempre relacionando teoria e pesquisa sobre os processos identitrios e seus desdobramentos nos procedimentos de reconhecimento de polticas pblicas, de conflitos, de direitos tnicos, de cidadania e de atuao dos movimentos sociais nos espaos de atuao construdos e ocupados por seus atores.
4erecsne.wix.com/iverecsne#!gts/c12ph 2/4

13/03/13

Erecs Nordeste | GTS | Wix.com

GT 6 Prticas de Consumo e Estilos de vida


Coordenadora e debatedora do GT: Jssica Ferrer (PPGS/UFPB). E-mail: jessicaferrer@outlook.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/2407939668187385 Jssica Karoline E-mail:jessikline@hotmail.com lattes: http://lattes.cnpq.br/4031146752418972 Este GT tem por objetivo principal tomar o consumo como campo de investigao dentro das cincias sociais, privilegiando a anlise de um fenmeno central em todas as sociedades e fundamental para compreender as transformaes do final do sculo XX e incio do XXI. Alm disso, o GT se prope a contribuir para uma melhor compreenso das prticas cotidianas de consumo, assim acolhendo trabalhos que envolvam discusses em trs eixos elementares: (1) Percepes e prticas de consumo: prticas de significao e produo de sentido; (2) Comunicao, consumo e culturas contemporneas: cenrios miditicos e culturas do consumo; (3) Identidades e estilos de vida: moda, diferena, gnero e novas formas de expressividade.

GT 7 Cultura, Educao e Poltica de Aes Afirmativas


Coordenadores e debatedores do GT Sergio Santos (PPGS/UFS). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0779772825438728 Fabson Calixto (PPGE/UFAL). E-mail: fabson123@yahoo.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/7831794350881846 O GT receber trabalhos acadmicos ou Relatos de Experincias que tenham como foco expresses culturais, educacionais e as modalidades de politicas de aes afirmativas. O relato de experincia refere-se ao registro do percurso desenvolvido pelo aluno em sua experincia de estgio, pesquisa em iniciao cientfica, projeto de extenso, participao em movimento estudantil ou outros. O objetivo do GT realizar um momento de reflexo sobre as discusses e manifestaes que esto inseridas nas lutas sociais que envolvem a problemtica ora apresentada. Dessa forma, entendemos que as discusses entorno das lutas por hegemonia e reconhecimento podem ser analisas das mais variadas maneiras, seja pelo discurso, expresses artsticas ou pela ao direta. Sendo assim, trabalhos acadmicos e Relatos de Experincias que discutam sobre aes afirmativas, cotas raciais, racismo, educao das relaes tnico-raciais, Hip Hop, Reggae ou outras manifestaes polticas e culturais afro-brasileiras podem ser submetidos a esse GT.

GT 8 - Masculinidades e Performance
Coordenadores e debatedores do GT: Milane Costa (PPGCS/UFCG). E-mail: milane_skt@hotmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/8086753189165119 Eden de Lima. E-mail: edendelima@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/9169451408459047 Esse GT tem como proposta discutir as dimenses da masculinidade em seus aspectos tericometodolgicos e suas perspectivas sociais, culturais e polticas na tentativa de compreender a constituio dessas subjetividades dentro desses variados campos refletindo sobre os homens e as relaes que mantem com a sexualidade, a reproduo, a afetividade, com as mulheres, com o trabalho e com seus corpos mas tambm procurando entender a relao destes com a demanda imposta socialmente a eles, dada a valorao de sua capacidade de ser provedor, de lidar com um mundo de responsabilidades exigido ao entrar na vida adulta, alm de discutir masculinidades plurais nos campos da sexualidade e da reproduo e das polticas pblicas relativas sexualidade e sade reprodutiva dos homens.

GT 9 - Ensino de sociologia: impasses e reflexes sobre o ensino


4erecsne.wix.com/iverecsne#!gts/c12ph 3/4

13/03/13

Erecs Nordeste | GTS | Wix.com

de sociologia no ensino mdio


Coordenadora e Debatedora do GT: Jssica Lbo Sobreira (PPGS/UFPB) E-mail: jessicasobreira@live.com Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4427591P3 A insero da sociologia na grade curricular do Ensino Mdio coloca novos desafios para a formao do cientista social brasileiro, uma vez que amplia sua insero profissional e lana luz para a formao docente desta rea nas universidades do pas. Projetos pedaggicos, experincias didticas, utilizao de diferentes recursos para o ensino de sociologia, ao mesmo tempo em que demonstram um potencial criativo com relao ao ensino, trazem luz problemas inerentes converso das cincias sociais para o contexto escolar. Neste eixo temtico pretendemos sistematizar e debater o conjunto de iniciativas e experincias de ensino de sociologia, incluindo aquelas relativas ao PIBID e Monitoria, e outros programas de iniciao docncia das universidades, assim como as pesquisas que vem se desenvolvendo nessa rea.

4erecsne.wix.com/iverecsne#!gts/c12ph

4/4

You might also like