You are on page 1of 40

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

AULA 08 AFO: LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL LRF SEGUNDA PARTE. Amigo estudante! Espero que tenha gostado da primeira parte do estudo da LRF. At o final deste curso certamente voc estar familiarizado com o vocabulrio da Lei de Responsabilidade Fiscal. Continuando o estudo da LRF! Anlise do contedo: Em praticamente todos os concursos que exigem conhecimento de finanas pblicas esto cobrando o assunto LRF. Temos observado que a cobrana cada vez maior, ou seja, so exigidos conhecimentos mais aprofundados. Recomendo que o assunto LRF deve ser revisado um pouco antes da prova do concurso, com especial ateno s exigncias nos Relatrios de Gesto Fiscal - RGF e Resumido da Execuo Oramentria - RREO. Esses relatrios sero estudados em aula parte. Ao final desta nota de aula inserimos uma bateria com 21 exerccios apenas gabaritados. Ao trmino dos assuntos RGF e RREO comentaremos mais exerccios de todo o contedo LRF. Vamos trabalhar!

1. Da despesa pblica na LRF

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

Neste tpico so estabelecidas as normas gerais relacionadas realizao de despesas pblicas. Um das regras mais importantes! So consideradas irregulares e lesivas ao patrimnio pblico a gerao ou assuno de obrigaes em desacordo com as regras estabelecidas pela LRF. Dessa forma, alguns cuidados devem ser tomados antes da realizao de qualquer tipo de despesa, tais como: O que gerar despesa em desacordo com a LRF? Seria a gerao ou assuno de obrigaes pelos gestores pblicos (Presidente da Repblica, Governadores, Prefeitos, Presidentes de Tribunais etc) sem observncia dos preceitos abaixo descritos. Preceitos a serem observados na gerao de despesa pblica: Adequao das despesas realizadas com o PPA, LDO e LOA; A Realizao das despesas em conformidade com os programas de trabalhos estabelecidos na LOA; Obedincia lei de licitaes pblicas e demais instrumentos legais; A criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental que acarrete aumento de despesas dever estar acompanhada da estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio e de declarao do ordenador de despesa de que a mesma tem adequao oramentria e financeira e est compatvel com o PPA e a LDO; A criao ou aumento de despesas obrigatrias de carter continuado, criadas por Lei, Medida Provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois anos, no podero afetar as metas de resultados fiscais previstos, devendo ainda seus efeitos financeiros nos perodos seguintes ser compensados pelo aumento permanente de receita (elevao de alquotas, ampliao da base de clculo, majorao ou criao de tributo ou contribuio) ou pela reduo permanente de despesa.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

Importante! Despesa obrigatria de carter continuado aquela fixada para perodo superior a dois anos. Podem ser criadas, desde que no afete as metas de resultados fiscais previstos e seus efeitos financeiros devem ser compensados pelo aumento permanente de receita ou pela reduo permanente de despesa. Veja essa questo! (CESPE DPF Administrativo Contador 2004) Denomina-se despesa obrigatria de carter continuado apenas a despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a trs exerccios. Comentrios: 1. As despesas obrigatrias de carter continuado podem ser criadas por lei, medida provisria ou ato administrativo normativo; 2. No podero afetar as metas de resultados fiscais previstos; 3. Os efeitos financeiros das despesas criadas devem ser compensados durante o perodo de sua vigncia; 4. S so consideradas despesas obrigatrias de carter continuado quando fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois anos 5. Seus efeitos financeiros nos perodos seguintes ser compensados pelo aumento permanente de receita. Opo incorreta. A LRF considera ainda como aumento de despesa a prorrogao daquela criada por prazo determinado. A criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental que acarrete aumento de despesa dever estar acompanhada da estimativa
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

do impacto oramentrio-financeiro no exerccio e de declarao do ordenador de despesa de que a mesma tem adequao oramentria e financeira e est compatvel com o PPA e a LDO. Para a LRF, toda despesa a ser realizada pelo Poder pblico dever: Estar de acordo com o que foi estabelecido no PPA, LDO e LOA; Estar conforme com os programas de trabalhos estabelecidos na LOA metodologia do oramento-programa; Estar de acordo com a lei de licitaes pblicas e demais instrumentos legais.

2. nfase da LRF na execuo e controle das despesas com pessoal Em razo de grande parte dos Entes da Federao comprometerem quase todas as suas receitas com o pagamento de pessoal, o legislador deu uma ateno especial a esse item de despesas, estabelecendo restries e limites de gastos com pessoal. Para os efeitos da LRF, despesas com pessoal so apenas aquelas relacionadas a espcies remuneratrias, bem como despesas com a manuteno da seguridade social dos seus servidores. Dessa forma, despesas com auxlio alimentao, assistncia pr-escolar, vale-transporte e outras semelhantes, no so consideradas despesas com pessoal. A LRF parte do princpio de que verbas indenizatrias no so consideradas espcies remuneratrias, ou seja, no entram do clculo do percentual de gasto com pessoal. Ateno! As despesas provenientes de terceirizao de mo-de-obra em substituio a servidores e empregados pblicos so consideradas despesas com pessoal, portanto so aferidas na observao do limite da LRF, sendo contabilizadas em item parte, de maneira destacada da
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

despesa total com pessoal do rgo, no grupo outras despesas de pessoal. Portanto, muita ateno! As despesas provenientes de terceirizao de mo-de-obra em substituio a servidores e empregados pblicos so computadas na despesa total com pessoal do Ente, porm, destacadas no subgrupo outras despesas de pessoal. A apurao das despesas total com pessoal ser apurada somando-se a realizada no ms em referncia com as dos onze imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competncia. Os gastos com pessoal dos entes da federao no podero ser superiores aos percentuais da receita corrente lquida, conforme demonstrados a seguir: UNIO: No poder gastar com pessoal mais do que 50% da Receita Corrente Lquida. Esse percentual dividido entre os poderes da seguinte forma: 2,5% para o Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas da Unio; 6% para o Poder Judicirio; 40,9% para o poder Executivo; 0,6% para o Ministrio Pblico da Unio: Importante! Dos 40,9% previstos para Poder Executivo da Unio, 3% sero destinados para organizar e manter o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico e a Defensoria Pblica do Distrito Federal e dos Territrios e ainda a polcia civil, a polcia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, bem como prestar assistncia financeira ao Distrito Federal para a execuo de servios pblicos, por meio de fundo prprio (art. 20, I, alnea c) da LRF, c/c art. 21, XIII e XIV da CF). ESTADOS/DF: No podero gastar com pessoal mais do que 60% da Receita Corrente Lquida. Esse percentual dividido entre os poderes da seguinte forma:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

3% para o Legislativo, incluindo os Tribunais de Contas; 6% para o Poder Judicirio; 49,0% para o Poder Executivo; 2% para o Ministrio Pblico dos Estados Importante! Nos Estados em que houver Tribunal de Contas dos Municpios, os percentuais de 3% e de 49% sero, respectivamente, acrescidos e reduzidos em 0,4% (quatro dcimos por cento). Exemplo: Nos Estados de Gois e Cear existem Tribunal de Contas do Estado e dos Municpios. Assim sendo, os Poderes Legislativos daqueles Estados ficam com 3,4% e os Poderes Executivos, com 48,6%. MUNICPIOS: No podero gastar com pessoal mais do que 60% da Receita Corrente Lquida. Esse percentual dividido entre os poderes da seguinte forma: 6% para o Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas do Municpio, se houver; 54% para o Poder Executivo; Os percentuais acima sero repartidos no mbito dos poderes entre os seus rgos de forma proporcional mdia das despesas com pessoal, em percentual da receita corrente lquida, verificadas nos trs ltimos exerccios financeiros imediatamente anteriores ao da publicao da LRF. Praticar para assimilar! (Procurador Ministrio Pblico Especial TCE/SC 2005) Segundo o art. 20 da Lei n 101/2000, a repartio dos limites globais com despesa de pessoal, na esfera municipal, no poder exceder a: (a) o Executivo, 40,9% (quarenta inteiros e nove dcimos por cento) e o Legislativo, 3% (trs por cento), includo o Tribunal de Contas do municpio, se houver. (b) o Executivo, 49% (quarenta e nove por cento) e o Legislativo, 11% (onze por cento), excludo o Tribunal de Contas do municpio, se houver.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

(c) o Executivo, 54% (cinqenta e quatro por cento) e o Legislativo, 6% (seis por cento), includo o Tribunal de Contas do municpio, se houver. (d) o Executivo, 54% (cinqenta e quatro por cento) e o Legislativo, 6% (seis por cento), excludo o Tribunal de Contas do municpio, se houver. (e) o Executivo, 60% (sessenta por cento) e o Legislativo, 2% (dois por cento), includo o Tribunal de Contas do municpio, se houver. Comentrios: A opo correta a letra c. Existem alguns Municpios que tm Tribunal de Contas, a exemplo de So Paulo e Rio de Janeiro. Caso haja, o percentual do Legislativo dever ser repartido com o respectivo Tribunal de Contas. Ateno! No confundir com Tribunal de Contas dos Municpios. Esse Tribunal pertence ao Estado Federado e tem por finalidade fiscalizar todos os municpios do estado. Importante! Na verificao do atendimento dos limites acima mencionados, no sero computadas as seguintes despesas com pessoal: Indenizao por demisso de servidores ou empregados; Relativas demisso voluntria; Convocao Extraordinria do Congresso Nacional em caso de urgncia ou interesse pblico relevante. Decorrentes de deciso judicial e da competncia de perodo anterior ao da apurao a que se refere o 2 do art. 18 desta LRF. Com pessoal do Distrito Federal e dos Estados do Amap e Roraima, custeadas com recursos transferidos pela Unio; Com Inativos, quando custeadas com recursos proveniente da arrecadao de contribuies dos segurados e de compensao financeira entre os diversos regimes de previdncia social; Das demais receitas diretamente arrecadas por fundo vinculado a tal finalidade, inclusive o produto da alienao de bens, direitos e ativos , bem com seu supervit financeiro;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

Alm disso, no que diz respeito seguridade social, nenhum benefcio ou servio poder ser criado, majorado ou estendido sem a indicao da fonte de custeio total. a denominada contrapartida da gerao de despesa previdenciria. Assim, ser nulo de pleno direito qualquer ato que atente contra as regras acima, bem como aquelas que resulte aumento de despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do titular do respectivo poder ou rgo. A verificao do cumprimento dos limites acima referidos ser efetuada ao final de cada quadrimestre pelo Poder Legislativo, diretamente ou com o auxlio dos Tribunais de Contas e o Sistema de Controle Interno de cada poder e pelo Ministrio Pblico (art. 22 da LRF). Caso os limites de gastos com pessoal estabelecidos na LRF no sejam cumpridos, o excesso dever ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos 1/3 no primeiro. Medidas que podero ser adotadas a fim de eliminar os referidos excessos nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos 1/3 no primeiro: Reduo de pelo menos 20 % das despesas com cargos em comisso e funes de confiana (reduo de valores ou da extino dos cargos e funes); Exonerao dos servidores no estveis; Reduo temporria da jornada de trabalho com adequao dos vencimentos nova carga horria; Ateno! A reduo de valores ou a extino dos cargos e funes foi considerada inconstitucional liminarmente em funo do termo reduo de valores, haja vista que a CF probe e reduo de vencimentos (art. 39, 3 c/c art. 7, inciso VI, da CF). Portanto, enquanto no julgado o mrito, essa previso fica suspensa (ADIN 2.238-5).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

Se a adoo de tais medidas no resultar em diminuio dos excessos nos prazos estabelecidos, enquanto perdurar o excesso o ente incorrer nas seguintes proibies (art. 23, 3): Receber transferncias voluntrias; Obter garantia, direta ou indireta, de outro ente da federao; Contratar operaes de crdito, salvo as destinadas ao refinanciamento da dvida mobiliria e as que visem reduo de despesas com pessoal. Ateno! As proibies acima esto suspensas enquanto no julgado o mrito da ADIN 2.238-5. Importante! Se a despesa total com pessoal exceder a 95% (noventa e cinco por cento) do limite de cada Poder ou rgo a LRF veda a quem houver incorrido no excesso praticar os seguintes atos: Concesso de vantagem, aumento, reajuste ou adequao de remunerao a qualquer ttulo, salvo os derivados de sentena judicial ou de determinao legal ou contratual, ressalvada a reviso prevista no inciso X do art. 37 da Constituio; Criao de cargo, emprego ou funo; Alterao de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; Provimento de cargo pblico, admisso ou contratao de pessoal a qualquer ttulo, ressalvada a reposio decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das reas de educao, sade e segurana; Contratao de hora extra, salvo no caso de convocao extraordinria do Congresso Nacional e outras situaes previstas na lei de diretrizes oramentrias.

3. Das transferncias voluntrias Para fins da Lei de Responsabilidade Fiscal, transferncias voluntrias compreendem a entrega de recursos provenientes da arrecadao de receitas correntes ou de capital a outros entes da federao, a ttulo de cooperao, auxlio ou assistncia financeira, que no decorra de

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

10

determinao constitucional, legal ou os destinados ao Sistema nico de Sade - SUS. Para a efetivao dessa transferncia, a operao, obrigatoriamente, alm da observncia LDO, dever ser observado o seguinte: Existncia de dotao especfica, ou seja, dever haver na Lei Oramentria Anual, uma previso de crditos que dem cobertura a referida transao; Proibio de transferncias voluntrias de recursos para pagamento de pessoal ativo, inativo ou pensionista dos entes da federao; Comprovao, por parte do beneficirio da transferncia, das seguintes situaes: 1. Que se acha em dia com o pagamento de tributos, emprstimos e financiamentos devidos ao ente transferidor, e tambm com a prestao de contas de recursos anteriormente dele recebidos; 2. Cumprimento dos limites constitucionais relativos educao e sade; 3. Observncia dos limites das dvidas consolidada e mobiliria, de operaes de crdito, inscrio de restos a pagar e despesa com pessoal; 4. Previso oramentria de contrapartida, ou seja, dever haver no ente beneficirio da transferncia qual a soa cota. 5. Que a transferncia no seja para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Ateno! No poder haver suspenso das transferncias voluntrias relativas s aes de educao, sade e assistncia social. 4. Destinao de recursos pblicos para o setor privado
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

11

A destinao de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas fsicas ou dficits de pessoas jurdicas dever ser autorizada por lei especfica, atender s condies estabelecidas na LDO e estar prevista na LOA ou em seus crditos adicionais. Na concesso de crdito por ente da Federao a pessoa fsica, ou jurdica que no esteja sob seu controle direto ou indireto, os encargos financeiros, comisses e despesas congneres no sero inferiores aos definidos em lei ou ao custo de captao. Proibio de socorro a instituies financeiras: Salvo mediante lei especfica, no podero ser utilizados recursos pblicos, inclusive de operaes de crdito, para socorrer instituies do Sistema Financeiro Nacional, ainda que mediante a concesso de emprstimos de recuperao ou financiamentos para mudana de controle acionrio. Observe que podem ser utilizados recursos pblicos, inclusive de operaes de crdito, para socorrer instituies do Sistema Financeiro Nacional, desde que haja autorizao, mediante lei especfica. A LRF probe taxativamente, porm, com ressalva, o socorro s instituies do Sistema Financeiro Nacional - SFN. Tal proibio tem como objetivo primordial evitar a repetio de programas idealizados por governantes para socorrer instituies integrantes do SFN. Para solucionar essa problemtica, a LRF prev soluo para eventuais situaes de insolvncia, ou seja, a criao de fundos e outras formas legais que dem cobertura a essas instituies. 5. Da dvida e do endividamento Refere-se ao endividamento do setor pblico, definindo as regras para administrao da dvida pblica, formas de endividamento do Estado, bem como as diretrizes gerais para administrao da dvida pblica (fundada e flutuante) e gesto patrimonial.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

12

Ateno aos conceitos! Dvida flutuante a dvida de curto prazo (at 12 meses) e no necessita, em tese, de autorizao legislativa para o seu resgate (pagamento). a dvida integrante do passivo financeiro no balano patrimonial. Dvida fundada a dvida de longo prazo (acima 12 meses) e sempre necessita de autorizao legislativa para o sua realizao e resgate. a dvida integrante do passivo permanente no balano patrimonial. Para os efeitos da LRF so adotadas as seguintes definies: Dvida pblica consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses; Dvida pblica mobiliria: dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios; Operao de crdito: compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros; Concesso de garantia: compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada; Refinanciamento da dvida mobiliria: emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria. Ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil. Ateno! Tambm integram a dvida pblica consolidada as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

13

As dvidas fundada ou consolidada, contradas atravs de operaes de crdito, at o advento da LRF era s aquela com previso de resgate com prazo superior a um ano. Esse tambm o conceito da Lei n 4.320/64. Nesse ponto seu conceito foi modificado pela LRF. A partir da LRF, uma operao de crdito em que suas receitas tenham constado na LOA, mesmo que esteja previsto o resgate em prazo inferior a um ano, dever fazer parte da dvida de longo prazo (dvida fundada). Todos os conceitos acima espcies da dvida pblica. mencionados so referentes s

O refinanciamento do principal da dvida mobiliria no exceder, ao trmino de cada exerccio financeiro, o montante do final do exerccio anterior, somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria. 5.1. Dos limites da dvida pblica Os limites para a dvida consolidada dos Estados e dos Municpios foram definidos a partir 20 de dezembro de 2001, pela Resoluo n 40 do Senado Federal, a quem compete, nos termos da Constituio Federal, definir limites de endividamento e condies para contratao de operaes de crdito. Pelo disposto na LRF, o Presidente da Repblica teria um prazo de noventa dias para submeter ao Senado Federal proposta de limites globais para o montante da dvida consolidada, tanto da Unio como dos Estados e Municpios, em cumprimento ao que dispe o art. 52 da CF. O pargrafo 2 do art. 30 da LRF permite que a proposta de limites globais seja apresentada em termos de dvida lquida, o que equivale a abater, do total da dvida de cada ente, os respectivos crditos financeiros (depsitos, aplicaes etc.). Ateno! Os limites globais para a dvida consolidada dos trs nveis de governo sero verificados a partir de percentual da Receita Corrente Lquida - RCL, representando o nvel mximo admitido para cada um
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

14

deles, sendo a verificao do seu atendimento realizada ao final de cada quadrimestre (art. 30, 3 e 4), ou semestre, no caso dos Municpios com menos de 50 mil habitantes. O pargrafo 6 do artigo 30 da LRF prev a alterao dos limites, em caso de instabilidade econmica ou alteraes nas polticas monetria ou cambial, de forma a mant-los adequados s novas condies. De acordo com a Resoluo do Senado Federal n 40/01, at quinze anos aps a sano dessa Resoluo os entes pblicos estaro sujeitos s seguintes normas: O limite mximo de endividamento para os Estados corresponder a duas vezes a sua RCL anual; Para os Municpios, este limite mximo corresponder a 1,2 vezes a RCL anual; Ateno! Os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a dvida consolidada, para fins de aplicao dos limites. Assim sendo, os precatrios judiciais podero integrar a dvida consolidada, desde que tenham sido includos na LOA e no pagos durante sua execuo. 5.1. Reconduo da dvida aos limites Importante! A LRF estabelece prazos e condies rgidos para os entes que ultrapassarem os respectivos limites de endividamento. Se verificada a ultrapassagem dos seus limites ao final de um quadrimestre, a eles devero retornar nos trs quadrimestres seguintes, eliminando pelo menos 25% j no primeiro quadrimestre. Durante o tempo em que estiverem acima dos limites, os entes estaro sujeitos s seguintes sanes institucionais: Proibio de realizar operao de crdito, inclusive ARO, excetuado o refinanciamento da dvida mobiliria;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

15

Obrigatoriedade de obteno de supervit primrio para reduo do excesso, inclusive atravs de limitao de empenho; Proibio de recebimento de transferncias voluntrias, caso no eliminado o excesso no prazo previsto e enquanto durar o mesmo; Ateno! Para a LRF, refinanciar e pagar dvida sempre pode. 6. Contratao de operao de crdito Toda e qualquer operao de crdito pleiteada, por ente da Federao, inclusive empresas controladas, estar sujeita verificao do cumprimento dos respectivos limites de endividamento, pelo Ministrio da Fazenda (art. 32 da LRF). Portanto, verificao do cumprimento de limites de endividamento competncia do Ministrio da Fazenda. Alm disso, as operaes de crdito realizadas por ente da Federao sero registradas pelo Ministrio da Fazenda, que garantir acesso pblico a essas informaes. O ente interessado em contratar operaes de crdito formalizar seu pleito fundamentando-o em parecer de seus rgos tcnicos e jurdicos, demonstrando a relao custo-benefcio, o interesse econmico e social da operao e o atendimento das seguintes condies: Existncia de prvia e expressa autorizao para a contratao, no texto da lei oramentria, em crditos adicionais ou lei especfica; Incluso no oramento ou em crditos adicionais dos recursos provenientes da operao, exceto no caso de operaes por antecipao de receita; Observncia dos limites e condies fixados pelo Senado Federal; Autorizao especfica do Senado Federal, quando se tratar de operao de crdito externo; Atendimento do disposto no inciso III do art. 167 da Constituio; Observncia Complementar. das demais restries estabelecidas nesta Lei

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

16

6.1. Operaes de crdito vedadas O art. 35 da LRF probe a realizao de emprstimos (operaes de crdito) entre os entes da Federao, sob qualquer forma, incluindo o refinanciamento ou a postergao de dvida anteriormente contrada. Exceo nica! O pargrafo 1 do art. 35 permite a realizao de operaes de crdito entre instituio financeira estatal e outro ente da Federao, inclusive a administrao indireta, desde que no sejam destinadas a financiar despesas correntes, nem ao refinanciamento de dvidas que no as contradas com a prpria instituio concedente. Exemplo: A Unio no poder conceder emprstimos a um Estado ou Municpio, porm, o Banco do Brasil poder realizar operao de crdito com os Estados ou Municpios. O art. 37 ainda veda uma srie de outros procedimentos, equiparandoos a operaes de crdito. As vedaes so: Antecipaes de receita de tributo ou tributao, antes da ocorrncia do seu fato gerador; Antecipao de valores por empresa estatal, com exceo de lucros e dividendos; Assuno de qualquer modalidade de compromisso com fornecedores, inclusive para pagamento a posteriori, sem autorizao oramentria, exceo feita s empresas estatais.

6.2. Antecipaes de receitas oramentrias ARO Atualmente essa prtica que j foi bastante utilizada est mais restrita, devendo restringir-se unicamente ao atendimento de insuficincia de caixa durante o exerccio e, ainda, atender a todas as normas relativas s operaes de crdito constantes do (art. 32 da LRF).
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

17

Imposies realizao de ARO: Realizar-se- somente a partir do dcimo dia do incio do exerccio; Dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano; No ser autorizada se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir; Estar proibida: Enquanto existir operao integralmente resgatada; anterior da mesma natureza no

No ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. As AROs no sero computadas para efeito da regra de ouro, conforme dispe o inciso III do art. 167 da CF, desde que liquidadas at o dia dez de dezembro de cada ano. Significa que as receitas de ARO no sero computadas entre as receitas de capital, desde que liquidadas at o dia dez de dezembro de cada ano. Nunca demais mencionar que as receitas de ARO so extraoramentrias. Para estados e Municpios as regras para as AROs so diferentes! As operaes de crdito por antecipao de receita realizadas por Estados ou Municpios sero efetuadas mediante abertura de crdito junto instituio financeira vencedora em processo competitivo eletrnico promovido pelo Banco Central do Brasil. O Banco Central do Brasil dever manter sistema de acompanhamento e controle do saldo do crdito aberto e, no caso de inobservncia dos limites, aplicar as sanes cabveis instituio credora. 7. Garantia e contragarantia

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

18

A concesso de quaisquer garantias em operaes de crdito est sujeita s normas referentes aos limites e condies das operaes de crdito previstas no art. 32 da LRF. Como pr-condio, qualquer garantia exige que o seu beneficirio oferea contragarantia, em valor igual ou superior garantia a ser recebida, e, adicionalmente, a plena adimplncia para com o ente garantidor. A contragarantia exigida pela Unio a Estados ou Municpio, ou pelos estados aos municpios, poder consistir na vinculao de suas receitas tributrias prprias, ou das transferncias constitucionais. As entidades da administrao indireta no podero conceder garantia, com exceo da que envolva empresa controlada prpria subsidiria, ou por instituio financeira a empresa nacional. Por ltimo, o ente da Federao cuja dvida tiver sido honrada pela Unio ou por Estado, em decorrncia de garantia prestada em operao de crdito, ter suspenso o acesso a novos crditos ou financiamentos at a total liquidao da dvida. Como funciona o sistema de garantia e contragarantia? Um Estado X realiza um emprstimo de um organismo internacional e oferece como garantia a receita a ser auferida na cobrana de pedgio da ponte a ser construda com o emprstimo. Esse Estado dever oferecer contragarantia Unio, autorizando-a a reter parte das transferncias ao Fundo de Participao do estado FPE. Em ltima instncia, caso o Estado X no pague o emprstimo, a Unio pagar com os recursos que reteve do estado. Podemos citar como funciona esse procedimento atravs do seguinte exemplo:

Contragarantia.

UNIO
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

19

Estado X Ente tomador do emprstimo devedor.

rgo emprestador dos recursos credor do Estado.

Garantia

8. Restos a pagar Restos a pagar so dvidas passivas. So despesas empenhadas e no pagas no exerccio anterior. Regra importante! Existe proibio, na LRF, de que o titular de Poder ou rgo contraia, nos dois ltimos quadrimestres de seu mandato, obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro do exerccio ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja disponibilidade de caixa suficiente. No clculo das disponibilidades de caixa devero ser abatidos todos os encargos e demais compromissos a vencer at o final do exerccio. Essa determinao tem sido interpretada pelos Tribunais de Contas de forma favorvel aos gestores. Entendem os Tribunais que a interpretao da LRF nem sempre poder ser feita literalmente, sendo necessrio ainda, a verificao dos seus efeitos, no sentido de no prejudicar o bom funcionamento dos servios pblicos. A Lei n 10.028/00, denominada Lei de Crimes Fiscais, caracterizou como crime, cuja punio de recluso de um a quatro anos. Portanto,
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

20

o gestor que ordenar ou autorizar a assuno de obrigao em desacordo com as determinaes do art. 42 da LRF estar sujeito Lei de crimes fiscais.

Os restos a pagar podem ser utilizados para abrir crditos adicionais? Os restos a pagar, conforme determina o art. 92 da Lei n 4320/64, fazem parte da dvida flutuante cujo total dever constar no passivo financeiro do balano patrimonial (art. 105, 3, da Lei n 4320/64). Os crditos adicionais tm como uma de suas fontes de recursos para a abertura de crdito adicional o supervit financeiro apurado no exerccio anterior (art. 43, 1, I). Portanto, o cancelamento de restos a pagar s poder ser utilizado como fonte de recursos para abertura de crditos adicionais, no exerccio seguinte ao do cancelamento, se, em funo da anulao, resultou supervit financeiro, que vem a ser a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro apurado no balano patrimonial encerrado em 31 de dezembro. 9. Disponibilidades de caixa: As disponibilidades de caixa obrigatoriamente devero ser depositadas em instituies financeiras oficiais (art. 164, 3, da CF). vedada a aplicao das disponibilidades de caixa em: Ttulos da dvida pblica estadual e municipal, bem como em aes e outros papis relativos s empresas controladas pelo respectivo Ente da Federao; Emprstimos, de qualquer natureza, aos segurados e ao Poder Pblico, inclusive a suas empresas controladas. As disponibilidades de caixa dos regimes de previdncia social, geral e prprio dos servidores pblicos, ainda que vinculadas a fundos especficos a que se referem os artigos 249 e 250 da Constituio, ficaro depositadas em conta separada das demais disponibilidades de cada ente e aplicadas nas condies de mercado, com observncia dos limites e condies de proteo e prudncia financeira (art. 43, 1o).
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

21

Essa regra estabelece, por exemplo, que as disponibilidades de caixa do regime geral da previdncia social RGPS e dos regimes prprios de previdncia dos servidores pblicos ficaro depositadas em contas separadas. Ou seja, essas disponibilidades de caixa sero segregadas e ficaro disposio dos fundos a que esto vinculadas. 10. Preservao do patrimnio pblico: No mais se admite a hiptese de aplicao de receitas oriundas da alienao de bens e direitos em despesas correntes. Exemplo: Um prefeito no pode vender um trator da prefeitura e a receita obtida aplicar em despesas correntes despesas com pessoal, material de consumo, servios de terceiros etc. Uma nica exceo! A destinao legal de tais recursos aos regimes de previdncia social, geral e prprio dos servidores. Utilizando o mesmo exemplo acima, a receita obtida na venda do trator poderia ser aplicada em despesa com pessoal inativo benefcios previdencirios dos servidores do municpio, desde que essa destinao esteja prevista em lei. A LRF estabelece que nulo de pleno direito ato de desapropriao de imvel urbano expedido sem prvia e justa indenizao em dinheiro ou prvio depsito judicial do valor da indenizao. Portanto, quanto desapropriao de imveis urbanos, a ordem garantir a prvia e justa indenizao em dinheiro ou o depsito judicial do valor. A lei oramentria e as de crditos adicionais s incluiro novos projetos quanto aquisio ou construo de bens de capital, aps adequadamente atendidos os em andamento e contempladas as despesas de conservao do patrimnio pblico, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

22

O Poder Executivo de cada Ente da Federao encaminhar ao Legislativo, at a data do envio do projeto de lei de diretrizes oramentrias, relatrio com as informaes necessrias ao cumprimento das regras de preservao do patrimnio pblico previsto na LRF.

11. Empresas controladas pelo poder pblico Essas empresas controladas pelo Poder Pblico devem fazer publicar balanos trimestrais, devendo constar, das correspondentes notas explicativas, informaes sobre as operaes realizadas sob condies diversas das de mercado e, em relao ao controlador, os bens e os servios a ele fornecidos, assim como sobre os recursos por ele transferidos a qualquer ttulo. 12. Da transparncia, controle e fiscalizao A LRF dedicou importncia ao controle das contas pblicas, para tanto, dedicou todo um captulo na sua abordagem. Para efeito da transparncia: LRF, consideram-se instrumentos de controle e

A LOA, LDO e o PPA; As prestaes de contas e o respectivo parecer prvio; O Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e a sua verso simplificada; O Relatrio de Gesto Fiscal e a sua verso simplificada. Divulgao dos resultados de gesto e de polticas pblicas em todos os meios de comunicao possveis; Incentivo participao popular; Audincias pblicas durante os processos de elaborao e de discusso dos oramentos; Prestao de contas;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

23

Para fins de dar consistncia e transparncia na fiscalizao, a escriturao contbil das operaes realizadas pelos entes da federao devero ser efetuadas de forma padronizada, obedecendo s normas gerais de contabilidade pblica e as determinaes da LRF constantes nos seus artigos 50 e 51. Existe ainda determinao para que a Unio realize a consolidao nacional, e por esfera de governo, das contas pblicas dos entes da federao, a qual ser promovida pelo Poder Executivo da Unio at o dia 30 de junho de cada ano, relativas as contas do exerccio anterior. A consolidao das contas pblicas ser efetuada com base nas informaes fornecidas pelos Estados, Municpios e DF, os quais devero prestar as informaes Unio at o dia 30 de abril para os municpios e at 30 de maio para os estados. Ficaro impedidos de receber transferncias voluntrias de recursos e contratar operao de crditos, exceto as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria, caso os entes da federao descumpram os prazos supracitados. 13. Regras de escriturao das contas pblicas Alm de obedecer s demais normas de contabilidade pblica, a a LRF estabelece que a escriturao das contas pblicas observar as seguintes normas: A disponibilidade de caixa constar de registro prprio, de modo que os recursos vinculados a rgo, fundo ou despesa obrigatria fiquem identificados e escriturados de forma individualizada; Importante! A despesa e a assuno de compromisso sero registradas segundo o regime de competncia, apurando-se, em carter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa essa regra ratifica o regime contbil misto para a contabilidade pblica previsto na Lei n 4.320/64 (caixa para as receitas e de competncia para as despesas); As demonstraes contbeis compreendero, isolada e conjuntamente, as transaes e operaes de cada rgo, fundo ou entidade da administrao direta, autrquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente;
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

24

Ateno! As receitas e despesas previdencirias sero apresentadas em demonstrativos financeiros e oramentrios especficos, ou seja, as receitas e despesas previdencirias sero evidenciadas em demonstrativo parte. A inteno demonstrar a situao econmicofinanceira dos regimes previdencirios. As operaes de crdito, as inscries em restos a pagar e as demais formas de financiamento ou assuno de compromissos junto a terceiros, devero ser escrituradas de modo a evidenciar o montante e a variao da dvida pblica no perodo, detalhando, pelo menos, a natureza e o tipo de credor; A demonstrao das variaes patrimoniais DVP dar destaque origem e ao destino dos recursos provenientes da alienao de ativos. Assim sendo, conforme a LRF, a DVP dever destacar a origem e o destino dos recursos provenientes de alienao de bens patrimoniais. A edio de normas gerais para consolidao das contas pblicas caber ao rgo central de contabilidade da Unio - STN, enquanto no implantado o conselho de conselho de gesto fiscal, constitudo por representantes de todos os Poderes e esferas de Governo, do Ministrio Pblico e de entidades tcnicas representativas da sociedade. Importante! A Administrao Pblica dever manter sistema de custos que permita a avaliao e o acompanhamento da gesto oramentria, financeira e patrimonial. 13.1. Regras para consolidao nacional das contas pblicas A consolidao nacional das contas pblicas uma regra que tem por finalidade demonstrar a situao econmico-financeira dos entes da Federao. Assim sendo a sociedade ter uma viso de conjunto das finanas pblicas brasileira. O Poder Executivo da Unio promover, at o dia trinta de junho, a consolidao, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federao relativas ao exerccio anterior, e a sua divulgao, inclusive por meio eletrnico de acesso pblico. Os Estados e os Municpios encaminharo suas contas ao Poder Executivo da Unio nos seguintes prazos: Municpios, com cpia para o Poder Executivo do respectivo Estado, at trinta de abril; Estados, at trinta e um de maio.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

25

Portanto, os municpios encaminham seus demonstrativos contbeis ao Estado onde esteja situado e Unio, at 31/04 de cada ano. O descumprimento dos prazos previstos neste artigo impedir, at que a situao seja regularizada, que o ente da Federao receba transferncias voluntrias e contrate operaes de crdito, exceto as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria. 14. Divulgao dos resultados que comprovem a transparncia da gesto fiscal e dos gastos pblicos 14.1. Relatrio Resumido da Execuo Oramentria - RREO O RREO composto de duas peas bsicas e de alguns demonstrativos de suporte. As peas bsicas so o balano oramentrio, cuja funo especificar, por categoria econmica, as receitas e as despesas oramentrias e o demonstrativo de execuo das receitas (por fonte) e das despesas (por grupo de natureza). Ateno! A Portaria MPOG n 42/99, estabelece procedimentos quanto discriminao da despesa por funes e estabelece os conceitos de funo, subfuno, programa, projeto, atividade, operaes especiais e outras providncias. Importante! O Relatrio Resumido de Execuo Oramentria de competncia exclusiva do Poder Executivo, conforme preceitua o art. 165 3 da Constituio Federal, ser publicado at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, e ser composto dos seguintes instrumentos: Balano Oramentrio, que demonstrar a receita prevista e a realizada o saldo resultante da diferena de ambas as despesas fixadas e realizadas e o saldo resultante da diferena de ambas; Demonstrativo da Execuo das receitas despesas, o qual dever possuir um elevado nvel de detalhamento, as receitas sero detalhadas por categoria econmica (receitas correntes e de capital) e por fontes
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

26

(origem da mesma), as despesas por categoria econmica ( corrente e de capital), por grupo de despesas, por funo e subfuno; Acompanharo ainda o referido relatrio, demonstrativos que promovam detalhamentos que faam com que o mesmo seja mais compreensvel, que elucidam uma melhor compreenso. Importante! De todos os balaos pblicos, o nico que existe norma obrigando sua publicao mais de uma vez por ano o balano oramentrio. Todos os outros (balano financeiro, patrimonial e demonstrao das variaes patrimoniais), a obrigatoriedade de elaborao e divulgao anual. Portanto, o balano oramentrio dever ser publicado a cada bimestre, juntamente co o RREO. A obrigatoriedade de elaborao e publicao do RREO est prevista tanto na CF quanto na LRF. 14.2. Relatrio de Gesto Fiscal - RGF Esse assunto, em funo de sua complexidade ser abordado em aula especfica. O Relatrio de Gesto Fiscal de apresentao obrigatria por todos os poderes e respectivos rgos. Dever ser publicado at 30 dias aps o final de cada quadrimestre e conter: As informaes necessrias verificao da conformidade, com os limites de que trata a LRF, das despesas com pessoal, das dvidas consolidada e mobiliria, da concesso de garantias, das operaes de crdito e das despesas com juros; O elenco de medidas adotadas com vistas adequao das variveis fiscais aos seus respectivos limites; tratando-se do ltimo quadrimestre, demonstrao do montante das disponibilidades ao final do exerccio financeiro e das despesas inscritas em restos a pagar.

No ltimo quadrimestre, dever ser demonstrado o montante das disponibilidades de caixa em trinta e um de dezembro e das despesas
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

27

inscritas em restos a pagar, distinguindo-as em liquidadas e no liquidadas, alm das despesas no inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados. Observaes importantes! 1. A elaborao e publicao do RREO bimestral, e do RGF, quadrimestral; 2. O RREO obrigao do Poder Executivo e o RGF de todos os Poderes e rgos; 3. O RREO abrange todos os Poderes e o Ministrio Pblico e ser elaborado pelo Executivo; 4. Os Municpios com populao inferior a 50 mil habitantes podem optar por elaborar o RGF semestralmente e publicar em at 30 aps o trmino do semestre; 5. Os Municpios com populao inferior a 50 mil habitantes no podem optar por elaborar o RRE semestralmente. O Relatrio de Gesto Fiscal conter demonstrativos comparativos com os limites de que trata a LRF, dos seguintes montantes: A despesa total com pessoal, evidenciando as despesas com ativos, inativos e pensionistas; Dvida consolidada; Concesso de garantias e contragarantias; Operaes de crdito; Demonstrativo dos limites; Alm disso, o referido relatrio indicar as medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites. No ltimo quadrimestre, o relatrio dever conter, tambm, os seguintes demonstrativos: Do montante das disponibilidades de caixa em trinta e um de dezembro;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

28

Da inscrio em Restos a Pagar das despesas liquidadas, das empenhadas e no liquidadas, inscritas at o limite do saldo da disponibilidade de caixa e das no inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados; Do cumprimento do disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, no que se refere liquidao da operao de crdito por antecipao de receita, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano, alm do atendimento proibio de contratar tais operaes no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal; Da despesa com servios de terceiros. Foi exigido em concurso! (ESAF AFC 2002) Acerca do Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e do Relatrio de Gesto Fiscal, de que trata a Lei Complementar n 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), correto afirmar que: a) possuem periodicidade quadrimestral e bimensal, respectivamente. b) ambos possuem periodicidade mensal. c) possuem periodicidade bimensal e quadrimestral, respectivamente. d) ambos so de responsabilidade exclusiva do titular do poder executivo, mesmo quando tratarem das diversas gestes nos poderes Legislativo e Judicirio. e) sua composio, embora definida em lei, pode ser alterada a critrio do emitente. Comentrios: 1. A palavra respectivamente significa nessa ordem. 2. O Relatrio Resumido da Execuo Oramentria dever ser elaborado bimestralmente e ser publicado at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre; 3. Relatrio de Gesto Fiscal dever ser elaborado quadrimestralmente e publicado em at 30 dias aps o trmino do quadrimestre e conter os demonstrativos comparativos com os limites de que trata a LRF;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

29

4. facultado aos Municpios com populao inferior a cinqenta mil habitantes optar por divulgar semestralmente o Relatrio de Gesto Fiscal. Porm, a regra geral a sua elaborao quadrimestral. A opo correta a letra c.

15. Prestaes de contas As contas prestadas pelo Chefe do Poder Executivo incluiro, alm das suas prprias, sero acompanhadas pelas dos Presidentes dos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, alm das do Chefe do Ministrio Pblico. Todas as contas so objeto de parecer prvio do respectivo Tribunal de Contas. Ateno! O parecer do respectivo Tribunal de Contas ser individual, ou seja, ser um parecer independente para cada Poder. A emisso do parecer prvio dever ocorrer no prazo de sessenta dias, contados da data do recebimento das contas. Tratando-se de Municpio com menos de duzentos mil habitantes, desde que no seja sede de capital, o prazo dilatado para cento e oitenta dias. Caso as constituies estaduais ou as leis orgnicas municipais disponham diferentemente, prevalece o prazo para a emisso do parecer por elas estabelecidos. Em todo e qualquer caso, veda-se aos Tribunais de Contas o recesso de suas atividades enquanto houver contas pendentes do respectivo parecer. A responsabilidade pela fiscalizao quanto ao cumprimento das normas de gesto fiscal atribuda ao Poder Legislativo, este com o auxlio do
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

30

Tribunal de Contas, e aos sistemas de controle interno de cada Poder e do Ministrio Pblico. Deve ser dada nfase especial na fiscalizao de alguns aspectos especficos, a exemplo: Verificao do cumprimento das metas previstas na lei de diretrizes; Observncia dos limites e das condies para a realizao de operaes de crdito e a inscrio de despesas em restos a pagar; Adoo de medidas para a adequao das despesas com pessoal e das dvidas mobiliria e consolidada aos respectivos limites; Observncia das normas atinentes destinao dos recursos oriundos da alienao de ativos; Respeito aos limites aplicveis aos gastos do Poder Legislativo municipal, caso existam tais limites. Ainda competncia dos Tribunais de Contas, verificar o cumprimento dos limites relativos s despesas com pessoal e alertar Poderes e rgos sobre: Sobre a possibilidade de extrapolao do limite referencial para as despesas com juros; Quando s despesas com pessoal e os montantes das dvidas consolidada e mobiliria, das operaes de crdito e das garantias concedidas ultrapassarem 90 por cento dos limites a elas aplicveis; Que as despesas com inativos e pensionistas se encontram acima do limite correspondente; Sobre fatos que comprometam os custos ou os resultados de programas, assim como indcios de irregularidades na gesto. Ateno! Ao Tribunal de Contas da Unio foi atribuda a incumbncia de acompanhar a legalidade das operaes com ttulos pblicos, realizadas entre a Unio, por intermdio do Tesouro Nacional e o Banco Central do Brasil.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

31

16. Disposies finais e transitrias Por fim, a LRF ainda estabelece as seguintes regras: Da faculdade, conferida a Estados e Municpios, para fixar limites inferiores (mais rigorosos) que aqueles estabelecidos pela LRF, no que diz respeito aos limites de endividamento, contratao de operaes de crdito e garantias concedidas; Da possibilidade de oferecimento de ttulos da dvida pblica em cauo, tendo em vista a garantia de emprstimos; Da constituio do Conselho de Gesto Fiscal; Da criao do Fundo do Regime Geral de Previdncia Social;

17. Para finalizar, alguns exerccios e questes de concursos relacionadas ao estudo da LRF! 1. (ESAF AFC/CGU 2006) Na Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em maio de 2000, enfatiza-se a transparncia como condio para o controle social das aes dos governos, a fim de que os contribuintes tomem conscincia do uso que os administradores pblicos do aos recursos extrados da tributao. Entre as normas estabelecidas pela LRF aponte a opo errada. a) Limites para gastos com pessoal a remunerao dos servidores no deve ultrapassar a 60% das receitas lquidas correntes. b) Limites para o endividamento o Senado pode aprovar uma reviso dos limites atuais proposta pelo Presidente da Repblica. c) Metas fiscais anuais o planejamento oramentrio deve estabelecer metas fiscais para trs anos consecutivos. d) Proviso para despesas correntes as autoridades pblicas no podem tomar medidas que criem despesas futuras que durem mais de dois anos sem apontar para uma fonte de financiamento ou um corte compensatrio em outros gastos. e) Proviso especial para os anos eleitorais a lei probe que os governadores e prefeitos nos dois ltimos anos do mandato antecipem
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

32

receitas tributrias por meio de emprstimo de curto prazo, concedam aumento de salrios e contratem novos servidores pblicos. Comentrios: O comando da questo pede a opo errada. a) Correta. Essa opo, apesar de seu generalismo, est corretssima. Dentro dos limites de gastos com pessoal dos governos (Unio, Estados/DF e Municpios), o mximo permitido 60% para os Estados ou para os Municpios. Observe que no comando da questo mencionase a palavra governos. b) Correta. Conforme o inciso VI do artigo 52 da CF, compete privativamente ao Senado Federal fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. c) Correta. O 1 do art. 4o da LRF estabelece que integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias o Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. d) Correta. A criao ou aumento de despesas obrigatrias de carter continuado, criadas por Lei, Medida Provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois anos, no podero afetar as metas de resultados fiscais previstos, devendo ainda seus efeitos financeiros nos perodos seguintes ser compensados pelo aumento permanente de receita (elevao de alquotas, ampliao da base de clculo, majorao ou criao de tributo ou contribuio) ou pela reduo permanente de despesa. e) Essa a incorreta. A lei no probe que os governadores e prefeitos realizem nos dois ltimos anos do mandato Antecipaes de Receitas Oramentrias AROs. A proibio apenas no ltimo ano de mandato. As AROs so antecipaes de receitas tributrias por meio de emprstimo de curto prazo. O pargrafo nico do art. 21 da LRF prev que nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou rgo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

33

2. (ESAF AFC SFC/2000) Entre os demonstrativos financeiros aplicados ao setor pblico, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabeleceu um deles como elemento obrigatoriamente integrante do Relatrio Resumido da Execuo Oramentria o (a) a) Balano Oramentrio b) Balano Financeiro c) Balano Patrimonial d) Demonstrao das Variaes Patrimoniais e) Demonstrao do Resultado do Exerccio 3. (ESAF AFC SFC/2000) Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a escriturao e consolidao das contas, alm de obedecer s demais normas de contabilidade pblica, observar o seguinte: a) A disponibilidade oramentria constar de registro prprio, de modo que as dotaes vinculadas a rgo, fundo ou despesa obrigatria fiquem identificadas e escrituradas de forma individualizada. b) A despesa e a assuno de compromissos, bem como, em carter complementar, o resultado dos fluxos financeiros, sero registrados segundo o regime de competncia. c) As demonstraes contbeis compreendero, isolada e conjuntamente, as transaes e operaes de cada rgo, fundo ou entidade da administrao direta, autrquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente. d) As receitas e despesas previdencirias sero apresentadas em conjunto com os demonstrativos financeiros e oramentrios do oramento fiscal. e) Apenas as operaes de crdito e as inscries em Restos a Pagar devero ser escrituradas de modo evidenciar o montante e a variao da dvida pblica no perodo, detalhando, pelo menos, a natureza e o tipo de credor. 4. (ESAF AFC SFC/2000) Entre outros aspectos, a Lei de Responsabilidade Fiscal caracteriza-se por trazer ao universo pblico uma srie de novos conceitos e procedimentos. No caso especfico do Relatrio de Gesto Fiscal, a ser emitido ao final de cada quadrimestre, incorreto afirmar que ele dever conter: a) Comparativo entre a despesa total com pessoal e os limites de que trata a Lei.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

34

b) Comparativo entre as concesses de garantias e os limites de que trata a Lei. c) Comparativo entre as operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, e os limites de que trata a Lei. d) Demonstrativo, apenas no ltimo quadrimestre, das despesas empenhadas e no liquidadas inscritas em Restos a pagar. e) Demonstrativo, em todas as suas edies, das despesas liquidadas inscritas em Restos a Pagar. 5. (ESAF-TCE/ES-2001) O compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, para efeito da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n 101/2000) considerado: a) dvida pblica consolidada b) dvida pblica mobiliria c) operao de crdito d) dvida pblica fundada e) concesso de garantia 6. (ESAF-TCE/ES-2001) A Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n 101/2000) estabeleceu que os Estados no podero gastar com pessoal mais de 60% da sua receita corrente lquida, sendo que at 6% desse limite global reservado ao Poder Legislativo, includo o Tribunal de Contas. a) Correta a assertiva. b) Incorreta a assertiva, porque o limite global no de 60% e sim de 50%. c) Incorreta a assertiva, porque a parcela do Legislativo no de at 6% mas sim 3%. d) Incorreta a assertiva, porque na parcela do Legislativo no est includo o TCE. e) Incorreta a assertiva, porque a parcela de 6% para o Legislativo, alm de mais 3% para o TCE. 7. (Auditor MT/2001) A Lei de Responsabilidade Fiscal n 101 de 04/05/00 trata dos limites com despesas de pessoal, estabelecendo,
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

35

respectivamente, os seguintes percentuais para as esferas de cada poder: a) Unio: 60% (sessenta por cento), Estado: 60% (sessenta por cento), e Municpio: 60% (sessenta por cento). b) Unio: 55% (cinqenta e cinco por cento), Estado: 60% (sessenta por cento), e Municpio: 60% (sessenta por cento). c) Unio: 50% (cinqenta por cento), Estado: 60% (sessenta por cento), e Municpio: 50% (cinqenta por cento). d) Unio: 60% (sessenta por cento), Estado: 50% (cinqenta por cento), e Municpio: 60% (sessenta por cento). e) Unio: 50% (cinqenta por cento), Estado: 60% (sessenta por cento), e Municpio: 60% (sessenta por cento). 8. (ESAF AFCE/TCU 2000) As disposies da Lei de Responsabilidade Fiscal relativas renncia de receita no so aplicveis alterao de alquotas, na forma do 1 art. 153 da Constituio, do imposto sobre: a) renda e proventos de qualquer natureza. b) Produtos industrializados. c) Transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens e direitos. d) Propriedade territorial rural. e) Ganhos de capital. 9. (ESAF AFC SFC/2000) A Lei de Responsabilidade Fiscal um cdigo conduta para os administradores pblicos, que obedecero s normas e limites para administrar as Finanas Pblicas brasileiras. Assinale a opo no pertinente responsabilidade na gesto fiscal. a) Ao planejada e transparente. b) Preveno de riscos e desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas. c) Desvinculao do projeto de lei de diretrizes oramentrias. d) Cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas propostas nos oramentos. e) Obedincia a limites e condies quanto renncia da receita e gerao de despesas. 10. Para fins do art. 18 da LRF, a apurao da despesa total com pessoal ser:
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

36

a) Bimestralmente, atravs do Relatrio de Gesto Fiscal. b) Trimestralmente, atravs do Relatrio da Gesto Fiscal. c) Mensalmente, de acordo com o Relatrio Resumido de Execuo Oramentria. d) Apurada somando-se a realizada no ms em referncia com a dos onze imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competncia. e) Apurada somando-se a realizada no ms de referncia com as dos onze imediatamente anteriores, adotando-se o regime misto. 11. A LRF estabelece percentuais mximos de despesa total com pessoal em relao a RCL, para cada ente da Federao. Esses percentuais mximos so: a) Unio: 60%; Estado: 60%; Municpios: 60% b) Unio: 50%; Estado: 60%; Municpios: 60% c) Unio: 50%; Estado: 50%; Municpios: 50% d) Unio: 60%; Estado: 60%; Municpios: 54% e) Unio: 49%; Estado: 50%; Municpios: 60% 12. Para o clculo da despesa total com pessoal, algumas despesas no devem ser includas: a) Despesas com cargos comissionados. b) Despesas com pagamentos de Militares. c) Pagamento de horas extras. d) Indenizao por demisso de servidores ou empregados. e) Despesas com dcimo terceiro salrio. 13. O pargrafo nico do art. 21 da LRF assim dispe: Tambm nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento de despesa com pessoal expedido nos ___________ anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou rgo referido no art. 20. A lacuna deve ser preenchida com o respectivo prazo: a) Dois quadrimestres. b) Cento e vinte dias. c) Sessenta dias. d) Cento e oitenta dias.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

37

e) Dois Exerccios. 14. Para efeito da LRF, entende-se por transferncias voluntrias: a) A entrega de recursos correntes ou de capital decorrentes de determinao constitucional ou legal. b) A entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federao, excetuando aqueles decorrentes de cooperao, auxlio ou assistncia financeira. c) A entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federao a ttulo de cooperao, auxlio ou assistncia financeira, que no decorra de determinao constitucional, legal ou os destinados ao Sistema nico de Sade. d) A entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federao a ttulo de cooperao, auxlio ou assistncia financeira, inclusive aqueles destinados ao Sistema nico de Sade. e) A entrega exclusiva de recursos correntes a outro ente da Federao, a ttulo de cooperao, auxlio ou assistncia financeira, que no decorra de determinao constitucional, legal ou dos destinados ao Sistema nico de Sade. 15. Uma das sanes imposta pela LRF a proibio de receber transferncias voluntrias. Entretanto, algumas reas foram ressalvadas na lei. So elas: a) Educao, cultura e bolsa-escola. b) Educao, sade e assistncia social. c) Previdncia social, sade e educao. d) Previdncia social, obras e assistncia social. e) Educao apenas. 16. As operaes de crdito de prazo inferior a 12 meses, cujas receitas tenham constado no oramento, devem ser consideradas: a) Dvida pblica consolidada. b) Dvida pblica mobiliria. c) Operao de crdito. d) Concesso de garantia. e) Refinanciamento da dvida.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

38

17. De acordo com o art. 31 da LRF, caso o ente tenha ultrapassado o limite da dvida consolidada ao final de um quadrimestre, ter que adotar a seguinte providncia: a) Reconduzir a dvida aos seus limites, at o trmino dos quatro quadrimestres subseqentes, reduzindo excedente em, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) no primeiro. b) Reconduzir a dvida aos seus limites, at o trmino dos trs quadrimestres subseqentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) no primeiro. c) Reconduzir a dvida aos seus limites no dois exerccios subseqentes. d) O percentual excedente ter de ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo, pelo menos, um tero no primeiro, adotando-se, entre outras, as providncias previstas nos 3 e 4, do art. 169 da Constituio. 18. Enquanto o ente estiver acima dos limites de endividamento estabelecidos pela LRF, uma srie de restries lhe imposta. Assinale a opo que no representa uma sano imposta ao ente: a) Realizar operaes de crdito interna ou externa. b) Realizar operaes de crdito por antecipao de receita. c) Realizar operaes de crdito para financiamento do principal atualizado da dvida mobiliria. d) Receber transferncias voluntrias da Unio. e) Receber transferncias voluntrias do Estado. 19. Quanto s Operaes de Crdito por antecipao de Receita, correto afirmar que: a) Podem ser realizadas livremente durante todo o exerccio financeiro. b) Tm at o final do exerccio financeiro para serem liquidadas, inclusive com o pagamento de juros e encargos incidentes. c) Podero ser autorizadas se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente pr-fixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir. d) Podero ser efetuadas, ainda que exista operao anterior, da mesma natureza, integralmente no resgatada.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

39

e) Esto sempre proibidas no ltimo ano do mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. 20. Acerca dos restos a pagar, conforme previsto no art.42 da LRF, assinale a opo correta: a) vedado ao titular de poder ou rgo referido no art. 20, nos ltimos cento e oitenta dias do seu mandato, contrair obrigaes de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte, sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. b) vedado ao titular de poder ou rgo referido no art. 20, nos ltimos dois exerccios financeiros, contrair obrigaes de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte, sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. c) vedado ao titular de poder ou rgo referido no art. 20, nos ltimos dois bimestres do seu mandato, contrair obrigaes de pagamento que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte, sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. d) vedado ao titular de poder ou rgo referido no art. 20, nos ltimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigaes de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte, sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. e) vedado ao titular de poder ou rgo referido no art. 20, no ltimo quadrimestral do seu mandato, contrair obrigaes de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte, sem haver disponibilidade de caixa para este efeito. 21. O Relatrio Resumido de Execuo Oramentria composto de diversas peas informativas, entre elas, o (a): a) Demonstrativos da execuo das receitas por categoria econmica e fonte, especificando a previso inicial, a previso atualizada para o exerccio, a receita realizada no bimestre, a realizada no exerccio e a previso a realizar. b) Comparativo, com os limites de que trata a LRF, com a despesa total de pessoal, distinguindo inativos e pensionistas.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

40

c) Comparativo, com os limites de que trata a LRF, com as dvidas consolidada e mobiliria. d) Indicao das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites estabelecidos na LRF. e) Demonstrativo, no ltimo quadrimestral, disponibilidades de caixa em 31 de dezembro. do montante das

22. O Relatrio Resumido de Execuo Oramentria e o Relatrio de Gesto Fiscal devero ser publicados, exceto para os municpios com menos de 50 mil habitantes, respectivamente: a) Semestralmente e bimestralmente. b) A cada dois quadrimestres e semestralmente. c) A cada trimestre e quadrimestralmente. d) Em cada quadrimestre e a cada bimestre. e) Em cada bimestre e a cada quadrimestre. Bom estudo Um forte abrao e fique em paz. Gabarito:
1. Comentada - 2 a 3 c 4 e 5 c 6 c 7 e 8 b 9 c 10 d 11 b 12 d 13 d 14 c 15 b 16 a 17 b 18 c 19 e 20 d 22 a 22 e.

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like