You are on page 1of 10

Metodologias de atendimento famlia: o fazer do assistente social

Cristiane da Silva de Jesus*, Karla Terezinha Rosa e Greicy Gandra Soares Prazeres
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, Santa Catarina, Brasil. *Autor para correspondncia. Rua Sagrado Corao de Jesus, 189, Morro das Pedras, 88066-070, Florianpolis, Santa Catarina, Brasil. e-mail: cris-didi@bol.com.br ou gapefam@terra.com.br

RESUMO. A prtica profissional dos assistentes sociais com famlias acompanha a histria da profisso, o que os leva a buscar formas de atendimento mais eficazes e efetivas. O presente estudo se prope identificar as metodologias de ateno s famlias, desenvolvidas pelo Servio Social. O estudo, do tipo exploratrio, foi realizado com assistentes sociais de instituies de Florianpolis, Estado de Santa Catarina, Brasil. Como resultado, identificamos que: a finalidade dos servios concentra-se na rea da assistncia, seguida da educao e da pesquisa; como referencial terico-metodolgico, percebemos diferentes vertentes, revelando ecletismo na conduo dos trabalhos; como instrumental tcnicooperativo, se sobressaem os encaminhamentos, as visitas domiciliares, o estudo e o parecer social; j a forma de atuao transita entre a disciplinaridade e a interdisciplinaridade. Constatamos que o trabalho com famlias envolve quatro etapas: entrada da famlia, identificao, acompanhamento e seu desligamento. Os profissionais ressaltam resultados positivos e a importncia de se contemplar a famlia como totalidade.
Palavras-chave: metodologia, servio social, famlia, interdisciplinaridade.

ABSTRACT. Family attendance methodologies: the social workers doing. The social workers professional practice with families has been presented since the beginning of that profession, demanding of the professionals researching new and more efficient and effective ways of attending the family. The present study proposes to identify social workers family methodologies in institutions in Florianpolis, Santa Catarina state, Brazil. Results show that professionals are directed, first of all, to assistance, second to the education and at last to research. The study shows professionals using eclectic frameworks. The instruments and techniques most used are forwarding, home visits, social study and social report. Social workers performance vary between disciplinary and interdisciplinary conducts. The authors verified that the family assistance involves fours steps; the family entering in the program, identification, attendance and discharge. Professionals emphasize the positive results and the importance to attend family as a whole.
Key words: methodology, social worker, family, interdisciplinary conduct.

Introduo Historicamente, a famlia sempre esteve inserida na rea de atuao do Servio Social, porm, na maioria dos servios, ela vem sendo contemplada de maneira fragmentada, ou seja, cada integrante da unidade familiar visto de forma individualizada, descontextualizada e portador de um problema. Em vista disso, um dos desafios da profisso a busca de metodologias para trabalhar a famlia como um grupo com necessidades prprias e nicas. Neste relato apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre a prtica profissional do assistente social com famlias, que integra o projeto
Acta Scientiarum. Health Sciences

Laboratrio de Sade Familial e Cidadania: propondo modelos assistenciais e construindo um processo de trabalho interdisciplinar (Elsen et al., 1999), desenvolvido pelo Laboratrio de Estudos e Prticas Interdisciplinares em Famlia e Sade LEIFAMS/UFSC. Como um dos propsitos do LEIFAMS o desenvolvimento de tecnologias de ensino, de pesquisa e de assistncia voltadas famlia, procuramos, inicialmente, conhecer as experincias nesse mbito. Para tanto, o grupo fez um levantamento acerca da produo cientfica do Grupo de Assistncia, Pesquisa e Educao na rea de Sade da Famlia Gapefam, bem como nas reas de Servio Social e de Enfermagem. O
Maring, v. 26, no. 1, p. 61-70, 2004

62

Jesus et al.

trabalho que ora apresentamos integra esses estudos e teve por objetivos: conhecer o trabalho realizado pelos assistentes sociais nos servios de ateno famlia do municpio de Florianpolis, Santa Catarina; identificar as metodologias desenvolvidas pelo Servio Social no atendimento famlia; e evidenciar se a interdisciplinaridade emerge no seu fazer. Em ltima instncia, tinha o propsito de subsidiar um projeto de ateno interdisciplinar famlia a ser desenvolvido posteriormente pelo Gapefam. Material e mtodos O estudo desenvolvido foi do tipo exploratrio, de natureza qualitativa, realizado em Florianpolis, em 9 instituies (3 organizaes governamentais e 6 no-governamentais) que contam com assistentes sociais em seu quadro tcnico. A relao desses servios surgiu atravs do conhecimento das pesquisadoras e de informaes do Departamento de Servio Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Recorremos ainda relao das entidades cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente de Florianpolis, que indicava o pblico-alvo atendido pelas mesmas. Para a coleta de dados, foi construdo um roteiro de entrevista semi-estruturado, previamente testado por dois peritos, do qual constam questes relacionadas ao servio (nome, populao atendida, durao, recursos humanos e financeiros, etc.) e prtica profissional (referencial terico, instrumental terico-metodolgico, formas de atendimento, entre outros). As entrevistas foram gravadas aps autorizao do entrevistado e tiveram a durao mdia de duas horas. Para tanto, foi realizado um contato telefnico prvio com os servios a fim de apresentar o Gapefam e a pesquisa e verificar a existncia do Servio Social atuando junto s famlias. Sempre que havia esse trabalho, agendvamos a entrevista conforme a disponibilidade dos profissionais. Durante o encontro, apresentvamos aos profissionais uma carta esclarecendo os objetivos da pesquisa e nossa observncia aos preceitos ticos que nos norteavam, o sigilo e os direitos de pessoas, grupos, famlias e instituies envolvidos. As entrevistas foram gravadas em fitas magnticas e transcritas com base em Correa (1978). No decorrer deste trabalho, utilizamos as falas dos profissionais com o intuito de exemplificar os dados apresentados. Os
Acta Scientiarum. Health Sciences

depoimentos so apresentados seguidos de uma numerao referente ao nmero do servio. Foram entrevistados 11 assistentes sociais, sendo que 1 administrador tambm participou da entrevista, uma vez que este era o fundador da instituio que representava. Os dados foram agrupados por questes e posteriormente categorizados sob a forma de quadros. A discusso apresenta os resultados deste estudo na perspectiva da prtica profissional. Resultados e discusso Finalidade dos servios no atendimento s famlias Na inteno de conhecer a finalidade de cada servio, perguntamos aos assistentes sociais se as aes desenvolvidas concentram-se na rea da Assistncia, da Educao e ou da Pesquisa. Os resultados apontam que 4 servios apresentam como finalidade a Assistncia s famlias, Educao e Pesquisa; 3 referiram sua atuao somente no campo da Assistncia; 1 definiu o trabalho voltado para a Assistncia e a Educao; e 1 na rea da Educao e da Pesquisa. Cabe ressaltar que, nos trs servios em que a Assistncia apontada como a nica finalidade adotada, percebemos que as aes educativas como orientao, socializao de informaes e preveno tambm so desenvolvidas, contudo, a orientao priorizada nas falas dos assistentes sociais:
Orientao s famlias, grupos com adolescentes para integr-los [...] discutindo temas pertinentes adolescncia.(Servio 3) feita uma orientao/educao quando a criana/adolescente passa os finais de semana com a famlia [...].(Servio 6)

Segundo Mioto (2002:11), as aes scioeducativas esto relacionadas s aes que, atravs da informao, da reflexo ou mesmo da relao, visam provocar mudanas (valores, modos de vida). Como comenta uma entrevistada:
As famlias esto buscando mais os seus direitos. [...] O vnculo que a gente tem com as famlias muito bom [...] Eles sentem confiana para estar vindo, a a gente esclarece e eles buscam o local certo [As famlias sentem que] podem contar com o Servio Social, sabem que um setor que est aberto ao apoio mesmo.(Servio 9)

Neste contexto, a Educao aparece nos servios com a finalidade de capacitao dos usurios e de seu desenvolvimento como cidados e sujeitos de direitos.
Maring, v. 26, no. 1, p. 61-70, 2004

Metodologias de atendimento famlia

63

A Pesquisa descrita pelos assistentes sociais como uma das finalidades do servio associada s reas da Assistncia e da Educao. Percebemos que, em alguns servios, a pesquisa entendida como sinnimo de levantamento de dados. Isso ocorre em servios nos quais so realizados levantamentos junto s famlias com o objetivo de identificar seu perfil e suas necessidades e, a partir da, traar o plano de interveno do projeto.
[...] A gente entendeu que seria necessrio conhecer o contexto familiar dessas crianas. Ento a gente elaborou um questionrio com perguntas relacionadas sade, habitao, procedncia, todo o quadro familiar, nmero de irmos, renda familiar [...] A gente fez essa pesquisa e, durante as entrevistas, vimos que as pessoas no conheciam a fundao. [...] Com a pesquisa aumentou: a procura de vagas, as mes foram s reunies e, no dia da devoluo, tinham 29 famlias. [...] Na pesquisa apareceu tambm que elas tinham interesse em participar de algum grupo na comunidade [...], tambm a gente sentiu a necessidade de estar l, atendendo comunidade, mas no para dar cesta bsica [...].(Servio 2)

Observou-se que a inteno de pesquisar defendida pelos assistentes sociais no desejo de inserir em seu cotidiano a prtica investigativa. Entretanto, isso nem sempre ocorre por fatores como o excesso de trabalho e a no-valorizao de tal atividade por parte dos servios. Referencial terico-metodolgico utilizado pelos assistentes sociais O processo de trabalho no Servio Social, de acordo com Iamamoto (1997), pautado no instrumental tcnico-operativo utilizado por esse profissional. Esse instrumental no compreende apenas o arsenal de tcnicas utilizadas para a efetivao do servio, mas tambm o arsenal terico-metodolgico (conhecimento, valores, herana cultural, habilidades). Essa base tericometodolgica constituda pelos "recursos essenciais que o assistente social aciona para exercer o seu trabalho" (Iamamoto, 1997:43), a fim de iluminar a leitura da realidade, direcionar melhor sua ao e mold-la. A apropriao do referencial tericometodolgico, por parte do assistente social, permite-lhe apreender a realidade numa perspectiva de totalidade e construir mediaes entre o exerccio profissional comprometido e os limites dados pela realidade de atuao. Nessa tica, procuramos identificar os principais referenciais tericos apropriados pelo assistente social no trabalho com famlias, bem como as noes, os conceitos e os autores mais utilizados (Figura 1).
Noes Autores

No entanto, alguns servios tambm se propem realizar estudos estatsticos e qualitativos para o conhecimento das questes sociais atendidas, principalmente na rea da criana e do adolescente.
Na rea da preveno, tambm estamos com duas pesquisas que esto em andamento. [...] Com os agentes comunitrios de sade vo sair duas pesquisas. E tem uma que comeou na rea de explorao sexual [...] A idia retomar a pesquisa que foi iniciada no comeo do ano, mas por questes de recursos humanos, foi parada. Deveriam ser feitas mais pesquisas nesta rea.(Servio 4)
Servio 1 2 3 4 5 Referencial terico Teoria Sistmica e Analtica. No referiram. Pensam ser marxistas. Tambm usam a Fenomenologia. No referiram.

Famlia e Direitos Humanos, Famlia e Polticas No referiram. Pblicas e Famlia Contempornea. Educao Popular, Famlia, Comunidade, Educao e Maria do Carmo Brant de Carvalho, Luiz Rede, Criana e Adolescente. Carlos Osrio. Famlia, Criana, Desenvolvimento Infantil. Vigotsky e Piaget.

Realizaram estudos tericos nas reunies semanais. No possuem uma linha propriamente diferenciada porm, No referiram. procuram estar mais prximas do marxismo. No referiram.

Violncia contra Crianas e Adolescentes, Polticas Azevedo e Guerra. Pblicas. Teorias de famlia, ECA, Violncia contra Crianas e Minuchin, Azevedo e Guerra. Adolescentes. No referiram.

Ldia Weber, Fernando Freire, Cludia Fonseca, Irene Rizini, Roberto da Silva, Maria Tereza Maldonado. Famlia, Viso antropolgica (estudos da famlia Regina Clia Mioto, Paulo Freire, Teoria Sistmica. extensa, famlia nuclear). Comunidade, Educao Leonardo Boff, Salvador Minuchin, popular. Cnthya Sarti. Famlia, tica, Textos Pedaggicos Infncia e Servio Social Materialismo Marilda Iamamoto, Jos Paulo Netto, Violncia Domstica, - Doena mental, Transtornos Dialtico. Instituio ScioVicente de Paula Faleiros, Ivete invasivos de desenvolvimento e Desenvolvimento Simionatto, Aldaza Sposatti, Vigotsky. Histrico Interacionista. Neuropsicomotor, Polticas Sociais. Vnculo, Adoo, Polticas Sociais, Famlia.

Figura 1. Referencial terico-metodolgico adotado pelos profissionais.

Acta Scientiarum. Health Sciences

Maring, v. 26, no. 1, p. 61-70, 2004

64

Jesus et al.

As principais linhas tericas mencionadas so a Teoria Sistmica e o Marxismo. Ressaltamos que o quadro tambm evidencia que os profissionais mesclam referenciais tericos, no citam autores mais significativos da corrente terica e/ou conceitos adotados e alguns no demonstram coerncia entre as trs categorias (referencial terico, noes e autores). O profissional que salientou no ter clareza do seu referencial terico, noes e autores utilizados identificou que esse limite se deve insero do Servio Social na instituio h poucos meses e, portanto, ainda em processo de estruturao. As noes, os conceitos e os autores citados esto relacionados s particularidades de cada espao ocupacional e s demandas apresentadas ao assistente social, como: famlia (foco de ateno dos servios pesquisados), educao popular (junto a grupos de famlias em comunidades), criana e adolescente (nos servios onde este segmento a porta de entrada), polticas sociais e pblicas (sendo o Servio Social propositor e executor das mesmas), violncia domstica, bem como quelas pertinentes rea da adoo, educao, desenvolvimento infantil e necessidades especiais. Percebemos que o assistente social, em seu exerccio profissional, busca atualizar-se e capacitarse constantemente, a fim de oferecer respostas profissionais s demandas oriundas dos processos sociais prprios da dinmica da sociedade brasileira. No entanto, essa busca ocorre majoritariamente a partir das exigncias colocadas no contexto dos servios onde trabalham, isto , os assistentes sociais procuram aprofundar seus conhecimentos para atender s demandas colocadas pelos locais de trabalho. Embora, por um lado, essa capacitao merea destaque, por outro lado, ela pode indicar um afastamento das discusses circunscritas na esfera da profisso na atualidade, tais como: o processo de trabalho, o projeto tico-poltico, entre outros. (Mioto, 2002).
Daqui a pouco vou me formar em Pedagogia! Porque a gente trabalha tanto com a questo pedaggica e to pouco o Servio Social, que bem mais amplo. De vez em quando a gente pra um pouquinho e diz hoje vamos buscar o Servio Social para nos atualizarmos. A escola tem uma cultura de atualizao profissional, mas s na rea pedaggica. A gente faz todos os cursos que a escola oferece, tanto internamente quanto externamente.(Servio 9)

reunies (8), as visitas domiciliares (7), as entrevistas (6), o estudo (3) e o parecer social (3). Os encaminhamentos so efetuados quando a famlia e/ou um de seus membros precisa de um atendimento inexistente na estrutura do servio na qual est inserida, tais como: atendimento odontolgico, fonoaudiolgico, psiquitrico, entre outros, na inteno de complement-lo.
A gente faz o encaminhamento [...], por exemplo, para uma reabilitao, porque precisa de alguma coisa especfica que [o Servio Social da instituio] no d conta.(Servio 9)

O encaminhamento tem a sua importncia na busca pela resoluo de problemas vivenciados pelos usurios, porm ressaltamos a forma como ele vem sendo empregado por alguns profissionais e instituies. A este respeito, Sarmento (2000:104) tece importantes reflexes
O encaminhamento, muitas vezes confundido com transferncia de responsabilidade entre setores e organizaes, torna-se um servio sempre parcial e insuficiente, exigindo novos retornos atravs de uma recorrncia burocrtica e do disciplinamento em percursos infundveis nos corredores institucionais, que acabam por reforar a dependncia e, muitas vezes, a perda de auto-estima. Quando muito, conseguem, atravs da garantia de alguns recursos, uma satisfao compensatria em meio s informaes controvertidas e s respostas insuficientes s demandas criadas. O encaminhamento ainda no compreendido como a busca de uma soluo para os problemas e situaes vivenciadas pela populao, como garantia de seus direitos.

Entretanto, nas entrevistas realizadas, observamos que alguns assistentes sociais encaminham a famlia a outro profissional ou servio no para mandar o caso adiante, mas porque entendem que a integrao de dados e procedimentos, produtos da interveno de outras reas, possibilitar alcanar um melhor resultado. As reunies contemplam desde aquelas da equipe tcnica para estudo de caso ou para avaliao do trabalho realizado, at reunies com grupos, como os de pais, mes, mulheres, teraputicos e familiares. A visita domiciliar, que sempre foi um dos instrumentos do Servio Social, realizada, em alguns servios, por profissionais de outras reas, como a Psicologia, a Fisioterapia e a Pedagogia. uma prtica relevante no Servio Social conforme descreve Silva (2001:30).
Por meio desse contato com as pessoas em seu ambiente familiar, o assistente social consegue aproximar-se do vivido e do cotidiano do usurio, observando as interaes familiares, a vizinhana, a rede social e os recursos institucionais mais prximos. Essa prtica supera em diversos aspectos a entrevista feita na instituio, pois quando Maring, v. 26, no. 1, p. 61-70, 2004

Quanto ao instrumental tcnico-operativo utilizado para a efetivao do seu trabalho com famlias, verificamos que os entrevistados apontam uma diversidade de instrumentos e tcnicas entre os quais se sobressaem os encaminhamentos (9), as
Acta Scientiarum. Health Sciences

Metodologias de atendimento famlia se v o movimento e o cotidiano das pessoas, muitos registros ficam na memria fotogrfica do assistente social.

65

Essa valorizao pode ser percebida na fala de uma assistente social


Quando a gente vai atender famlia, iniciamos com uma entrevista, com a visita domiciliar. quando a gente informa famlia que vamos iniciar o atendimento, verificar a situao da famlia, fazer um diagnstico dessa situao [...] Na visita, a gente vai definindo com a famlia um planejamento e a interveno quais os recursos que a famlia apresenta, onde a gente pode intervir, qual apoio que ela precisa...(Servio 5)

Vale destacar que o conhecimento tambm foi citado como parte do instrumental tericometodolgico. De acordo com Iamamoto (1997: 43), o conhecimento " um meio atravs do qual possvel decifrar a realidade e clarear a conduo do trabalho a ser realizado". Para alguns profissionais, este apontado como instrumento para que no haja um distanciamento entre a teoria e a prtica.
A gente t sempre tentando se reciclar, [...] est sempre tentando trazer para a prtica [...] nunca voc dissocia [...].(Servio 3)

A entrevista muito utilizada quando o profissional precisa obter dados da famlia. Para Souza (1998), um dos maiores problemas da utilizao da entrevista na rea social a questo da objetividade, de conseguir separar as informaes dos sentimentos que surgem durante a abordagem. O entrevistador, na busca pela objetividade, esfora-se por ignorar as sensaes, a imaginao, a arte e o ldico, ao realizar e analisar a entrevista, deixando na maioria das vezes de abordar ou mesmo de referir-se arte e ao sentir como processos de ao-reflexo-ao (Souza, 1998:30). O estudo social e o parecer social apareceram poucas vezes (3) na pesquisa se considerarmos ser este um instrumento especfico da rea do Servio Social. O estudo social utilizado pelo assistente social para orientar o seu trabalho, tanto no planejamento de intervenes como para demonstrar a situao sobre uma realidade investigada ou trabalhada, proporcionando-lhe respostas s necessidades da atuao profissional (Pizzol, 2001). O parecer social parte integrante do estudo social, em que o profissional, baseado nos dados coletados durante o estudo e procedendo a anlise luz de um referencial terico, expe sua opinio tcnica de como poder dar-se a soluo do conflito que gerou tal estudo. Convm ressaltar que
O parecer social deve constituir-se instrumento de incluso e no de julgamento de valor, que se baseia numa atitude moralista ou preconceituosa de aferio de mentiras e verdades. [...] A caracterizao do parecer social como um instrumento de realizao de direitos implica atitude vigilante quanto aos preconceitos ou valores morais na reproduo de normas sem apreender seu significado para os usurios. (Silva, 2000:118).

Nesse sentido, o aparato de instrumentos e tcnicas, quando articulado a um referencial terico, garante a anlise e a interpretao da realidade, bem como uma atuao coerente e comprometida para a consecuo do projeto tico-poltico da profisso. Transitando entre a Disciplinaridade e a Interdisciplinaridade Entendemos por disciplinaridade um conjunto especfico de conhecimentos com suas prprias caractersticas sobre o plano de ensino, da formao dos mecanismos, dos mtodos, das matrias (Fazenda, 1979 apud Petrglia, 1993). A multidisciplinaridade surge quando vrias disciplinas estudam um mesmo objeto atravs de nveis de cooperao, contudo sem mudana nem acrscimo no processo individual para qualquer uma das disciplinas envolvidas (Barcellos et al., 2002). J a interdisciplinaridade configura-se quando h a interao entre duas ou mais disciplinas, havendo troca de informaes e de conhecimento e transferncia de mtodos de uma disciplina para a outra. Esta interao pode ir da simples comunicao de idias integrao mtua dos conhecimentos, [...] da terminologia, da metodologia, dos procedimentos (Fazenda, 1979 apud Petrglia, 1993:33). A interdisciplinaridade, segundo Rodrigues (2000), possibilita tanto a interlocuo entre as reas dos saberes, quanto impede o estreitamento e a cristalizao de cada uma delas no interior de seus respectivos domnios. Alm disso, favorece o alargamento e a flexibilizao dos conhecimentos, disponibilizando-os em novos horizontes do saber (Rodrigues, 2000:127). Entre os 9 servios pesquisados, 3 tm sua estrutura de atendimento focada na disciplinaridade devido ausncia de outros profissionais na equipe tcnica; outros 3 consideram exercer um atendimento multidisciplinar; e o restante (3) tem sua ao voltada interdisciplinaridade. Nos servios nos quais destacada a multidisciplinaridade, na verdade, o envolvimento das diferentes reas do conhecimento que ali atuam
Maring, v. 26, no. 1, p. 61-70, 2004

Dentre o instrumental tcnico-operativo, os assistentes sociais tambm citaram os instrumentos relacionados ao registro do acompanhamento s famlias como os pronturios (4) e os relatrios (1).
Acta Scientiarum. Health Sciences

66

Jesus et al.

se restringe troca de algumas informaes sobre a famlia. No entanto, alguns profissionais alegam que tm a interdisciplinaridade como um objetivo a ser alcanado a partir da reestruturao do servio.
Os servios esto se dirigindo para a interdisciplinaridade, que o objetivo dos profissionais, mas ainda h um pouco de individualidade na forma de trabalho, s vezes realizada alguma ao interdisciplinar... momentos.(Servio 6)

Nos servios descritos como interdisciplinares, percebemos que as aes ora situam-se no campo da disciplinaridade, ora no terreno da interdisciplinaridade. Isso pode ocorrer porque, em alguns momentos, h uma intensa interao e uma troca de saberes entre as reas envolvidas no atendimento e, em outros, os profissionais concentram suas aes somente em sua especificidade, realizando a interveno independente da discusso com os demais membros da equipe.
Com a equipe a gente j trabalha h bastante tempo [...] s vezes multi, s vezes inter. Mas a gente tem feito um trabalho conjunto, mas um trabalho multidisciplinar, com certeza, h mais de quinze anos. (Servio 9)

Isso pode ocorrer em razo de a interdisciplinaridade ser um desafio que coloca aos profissionais algum receio em relao ao avano das fronteiras de cada profisso e/ou compartilhar, com profissionais de outras reas, o conhecimento acumulado ao longo dos anos. Porm, segundo Rodrigues (1995:156),
a socializao do saber no fere a especificidade das profisses e tampouco seus campos de especialidade. Muito pelo contrrio, requer a originalidade e a diversidade dos conhecimentos que produzem e sistematizam acerca de determinado objeto, de determinada prtica, permitindo a pluralidade de contribuies para compreenses mais consistentes deste mesmo objeto, desta mesma prtica.

a) Entrada no servio as famlias chegam aos servios 1.por procura espontnea do grupo familiar ou um de seus membros, quando este toma conhecimento de que o servio pode atender a uma de suas necessidades. 2.atravs de encaminhamento de outras instituies/servios e/ou profissionais, que pretendem viabilizar o atendimento das necessidades da famlia, ou quando se esgotam as reas de atuao destes. Nesse caso, podemos citar como exemplo o encaminhamento do Juizado da Infncia e Juventude para a incluso da famlia em algum programa comunitrio ou oficial de auxlio, como uma medida de proteo a crianas e adolescentes. b) Identificao do grupo familiar nesta etapa, o profissional utiliza vrios instrumentos que, articulados, permitem conhecer e analisar a situao, a estrutura e a dinmica familiar, assim como levantar dados relativos s condies sanitrias e habitacionais, de emprego, de renda, de religio etc. Entre os principais instrumentos utilizados nesta fase, destacam-se a entrevista, o estudo social e a visita domiciliar. De maneira geral, os dados e as informaes sobre a famlia so ordenados pelos profissionais a fim de se construir uma sntese com base na interpretao dos mesmos.
A famlia, quando procura a instituio marca uma avaliao com os profissionais da instituio. Ns estamos includos na avaliao inicial, e cada rea faz a sua avaliao. Depois que a gente faz esta avaliao, os profissionais se renem para fazer o estudo de caso [...] A gente aplica uma entrevista que a gente elaborou e depois a gente faz o parecer social.(Servio 9)

Desse modo, compreendemos que o caminho para a interdisciplinaridade j comea a ser trilhado por alguns profissionais e em alguns servios, mas a postura interdisciplinar ainda necessita ser muito trabalhada entre as equipes que atendem s famlias. O processo de atendimento do assistente social s famlias De acordo com as falas dos profissionais, podemos identificar que, no atendimento famlia, o assistente social desenvolve um processo do qual constam 4 etapas com as seguintes atividades: entrada do grupo familiar no servio, identificao, acompanhamento e seu desligamento.

Salientamos que o parecer social tem grande relevncia na medida em que a sugesto ou a concluso do assistente social subsidiar a avaliao e a deciso de outros profissionais para a viabilizao de direitos da famlia atendida. Em seguida, so traados os planos de interveno famlia e, em alguns servios, so abertos pronturios ou fichas de acompanhamento do grupo familiar.
Os casos tm que ser encaminhados [...], a partir da o caso passa por uma triagem pela equipe tcnica [...] A gente faz um estudo de caso, elabora um plano de interveno e a [a famlia] encaminhada a um assistente social e um psiclogo que vo ficar como referncia no caso, que vo fazer o acompanhamento.(Servio 7)

Ressaltamos que a fase de identificao vista como contnua ao longo do processo de atendimento, uma vez que novas informaes sobre a famlia e sua situao vo sendo incorporadas ao
Maring, v. 26, no. 1, p. 61-70, 2004

Acta Scientiarum. Health Sciences

Metodologias de atendimento famlia

67

longo do atendimento, indicando elementos para a (re) formulao de novas intervenes. c) Acompanhamento familiar Refere-se s aes dos assistentes sociais diretamente com as famlias, bem como dos demais profissionais da equipe quando existente (atendimento psicolgico, fonoaudiolgico, fisioteraputico, entre outros). Aps a identificao das dificuldades familiares, iniciam-se as aes de cuidado, que buscam atingir os objetivos dos servios, como a autonomia do grupo familiar na resoluo dos seus problemas e o reconhecimento dos recursos existentes na rede de apoio social e na prpria famlia. Nesta perspectiva, observamos que o trabalho desenvolvido, conforme Mioto (2000), sob duas linhas de interveno: 1. Em situaes familiares especiais, o cuidado direcionado quelas famlias que vivenciam dificuldades impostas pelo contexto social (desemprego, migraes), pelos acontecimentos prprios do curso de vida das famlias (nascimento, morte, envelhecimento, separaes, doenas) ou pelas demandas individuais dos seus membros. O trabalho nessas situaes tem um carter prioritariamente preventivo, medida que o seu objetivo dar sustentabilidade ao processo de reorganizao das famlias (Mioto, 2000:223). 2. Em situaes sintomticas, nas quais o cuidado volta-se para as famlias que expressam sinais de sofrimento frente aos desafios cotidianos.
Estes sinais se manifestam atravs de seus membros (quando apresentam dependncias qumicas, alcoolismo, doenas mentais e fsicas, depresso), atravs das relaes destrutivas que se estabelecem nas famlias (por exemplo, violncia), ou atravs de relacionamentos de seus membros com a sociedade (por exemplo, atos infracionais) (Mioto, 2000: 223).

Em suma, esse o processo desenvolvido pelos assistentes sociais junto s famlias na maioria dos servios pesquisados. Alm disso, procuramos levantar como ocorre a avaliao e quais os resultados desse trabalho. Avaliao da proposta dos servios segundo os sujeitos do estudo Aqui buscamos saber qual a avaliao que os assistentes sociais fazem da proposta dos servios e quais os resultados vislumbrados a partir de sua prtica interventiva com famlias. Na maioria dos servios pesquisados, a avaliao da metodologia, do acompanhamento das famlias e/ou da postura profissional ocorre, principalmente, nas reunies de equipe e no dilogo com os usurios. A freqncia dessa avaliao varia em cada servio, mas em geral acontece semestralmente em encontros prprios para a avaliao e o planejamento ou semanalmente nas reunies. A avaliao permitiu que os assistentes sociais levantassem os seguintes aspectos relacionados s possibilidades e aos limites do seu trabalho: ampliao do atendimento com a criao de novo grupo com famlias, como tambm do foco de atuao (para toda a famlia e no apenas um de seus membros); parceria e integrao entre profissionais e projetos da prpria organizao, de outras instituies e da efetivao da rede de apoio social, ou seja, h ausncia e necessidade de parceiros de outras reas de atendimento como a sade, por exemplo, e de integrao entre os profissionais dos demais servios que esto atendendo famlia; estrutura das organizaes no que se refere ao plano de capacitao da equipe, (des) burocratizao de recursos humanos, financeiros e materiais. Esses recursos so escassos e h sempre, em alguns servios, uma incerteza quanto continuidade dos trabalhos com as famlias devido falta de condies. Isso envolve tambm a preocupao com a constante atualizao e capacitao da equipe. Ao descreverem os resultados alcanados, os assistentes sociais levam em conta trs eixos: o acompanhamento familiar, os aspectos institucionais e a atuao profissional, podendo os mesmos conterem aspectos positivos e negativos, segundo se constata na Figura 2.

d) Desligamento da famlia Nesta fase, o assistente social ou a equipe conclui o acompanhamento avaliando a capacidade de enfrentamento e a administrao da crise/conflitos por parte da famlia. Pode ocorrer tambm que a famlia seja desligada por outros motivos, como o fato de o servio no atender mais s necessidades da mesma, a no-adeso ao acompanhamento, ou, ainda, a no-localizao do grupo familiar.
Ns temos um perodo mnimo de seis meses para a permanncia da famlia no acompanhamento, depois disso vai ser feito um novo estudo de caso durante o atendimento, e depois, para ver se a famlia vai ser desligada ou no [...] As famlias que foram desligadas ou foram porque se mudaram ou no foram localizadas. Nenhuma delas foi desligada em razo da finalizao do atendimento.(Servio 7)

Acta Scientiarum. Health Sciences

Maring, v. 26, no. 1, p. 61-70, 2004

68
Resultados Positivos Participao da famlia no servio, demonstrando compromisso frente aos direitos e deveres de seus membros; Maior mobilizao das mulheres quanto busca pela garantia de direitos; Retorno da criana/ adolescente famlia de origem; Sensibilizao das famlias; Promoo da adoo (principalmente a tardia); Socializao de informaes e troca de experincias sobre a adoo; Insero das famlias em outros projetos; Formao de rede de apoio; Valorizao pessoal e busca da garantia de direitos. Institucionais Desinstitucionalizao de crianas e de adolescentes como conseqncia de uma pesquisa realizada; Diminuio do nmero de aes judiciais; Estabelecimento/crescimento do vnculo entre os servios e a comunidade/famlias/indivduos; Capacitao de agentes comunitrios; Reconhecimento do trabalho pela famlia/indivduos; Produo de material educativo; Instituio de referncia na rea; Satisfao dos profissionais envolvidos; Crescimento e ampliao do projeto; Equipe coesa. Valorizao do Servio Social junto rea jurdica; Servio Social atuante e sempre ouvido.

Jesus et al.
Negativos

Acompanhamento Familiar

Adeso parcial das famlias no acompanhamento.

Falta de profissionais; Questes burocrticas e administrativas; Morosidade judicial e falta de clareza do papel das instituies por parte das famlias/ responsveis.

Atuao Profissional

Figura 2. Resultados vislumbrados pelo assistente social na prtica interventiva com famlias.

Os resultados positivos no que tange ao acompanhamento familiar esto no campo da viabilizao dos direitos sociais e na educao sciopoltica, afetando hbitos, modos de pensar e comportamentos dos indivduos em suas relaes sociais cotidianas, o que, conforme Simionatto (1998), inscreve-se no processo de produo/reproduo da vida social. Os aspectos institucionais referidos revelam que resultados positivos so alcanados em diversos nveis nos servios, tais como desempenho e capacitao profissional da equipe, ampliao do projeto e reconhecimento social, entre outros. No que se refere aos aspectos positivos da prtica profissional, destaca-se a valorizao do Servio Social por parte de outros membros da equipe tcnica e/ou setores dos servios onde esto inseridos. Os profissionais tambm se deparam com questes que se configuram em resultados negativos, prejudicando o xito dos objetivos propostos pelos servios. Entre esses resultados esto o nmero insuficiente de profissionais (tanto do Servio Social como de outras reas) e as questes burocrticas e administrativas (falta de recursos e renovao de convnios). Os informantes tambm indicaram a adeso parcial das famlias ao acompanhamento como um resultado negativo. Como exemplo, citamos o caso de uma famlia que geralmente no seguia as orientaes dos profissionais devido ao envolvimento com drogas, perpetuando assim a negligncia (Servio 6). Alm disso, a morosidade judicial e a falta de clareza do papel das instituies por parte das
Acta Scientiarum. Health Sciences

famlias/responsveis so ainda apontados como resultado negativo. Isso ocorre principalmente junto aos servios em que so atendidas famlias com crianas e adolescentes que dependem de decises judiciais. Com a morosidade da justia, tanto o servio quanto o assistente social caem no descrdito da famlia, no que diz respeito competncia para resolver a situao. Concluso Com base nesse estudo, possvel levantar algumas consideraes em relao ao fazer do assistente social no atendimento a famlias. Sobre a finalidade dos servios, percebemos que a assistncia configura-se como o eixo norteador da maioria dos servios, seguida da educao e da pesquisa. Nessa direo, a prtica dos assistentes sociais est pautada sob duas perspectivas: a prestao de servios (concesses de benefcios e auxlios) e as aes scio-educativas (orientao, preveno, fortalecimento do grupo familiar). A pesquisa nos servios interpretada de diferentes formas pelos profissionais. Para alguns, a pesquisa entendida como levantamento de dados, em que estes buscam informaes sobre as necessidades e as expectativas das famlias atendidas, ou como conhecimento da realidade na qual elas se inserem. Para outros, a prtica investigativa vista como uma necessidade para o aprofundamento dos estudos na rea em que esses profissionais atuam. Observamos que os profissionais defendem o desenvolvimento e a articulao das aes nas reas da assistncia, pesquisa e educao a fim de apresentar respostas mais efetivas aos usurios.
Maring, v. 26, no. 1, p. 61-70, 2004

Metodologias de atendimento famlia

69

Em relao ao referencial terico adotado pelos profissionais, destacamos que as linhas apresentadas evidenciam que a prtica est orientada por uma perspectiva crtica e outra funcionalista. Percebemos ainda que, apesar dessas correntes tericas terem sido citadas, na prtica, alguns profissionais no tm clareza sobre o referencial que guia seu trabalho. Ademais, verificamos um certo ecletismo por parte dos profissionais na conduo de suas aes. Neste estudo evidenciamos que muitas vezes os profissionais tm dificuldade em explicitar o referencial que guia suas aes, o que indica um desafio para o Servio Social na medida em que o conhecimento, elemento constitutivo do trabalho profissional, necessrio para que o assistente social decifre a realidade e indique as possibilidades nela contidas. Entendemos que o assistente social precisa estar munido de um referencial tericometodolgico cuja direo aponte para o compromisso de transformao da atual ordem societria, da luta por direitos, pela qualidade dos servios prestados e para o fortalecimento das famlias. No que concerne ao instrumental tcnicooperativo, observamos que o assistente social lana mo de diferentes instrumentos e tcnicas que o auxiliam no trabalho com famlias e nas situaes que exigem a sua interveno. Alguns instrumentos no so especficos da profisso, como a entrevista, a reunio de grupo, o pronturio, entre outros, porm, so adaptados dentro dos objetivos do Servio Social. J o parecer social e o estudo social constituem o instrumental prprio do assistente social. Enfatizamos que este parecer deve ser elaborado com base num referencial terico e no nos juzos de valores do profissional. No que se refere s formas de atuao no processo interventivo do assistente social, identificamos que alguns profissionais trabalham com um enfoque multidisciplinar, em que a troca limita-se s informaes sobre a famlia, prejudicando assim a construo de saberes com as outras reas do conhecimento envolvidas e proporcionando um atendimento fragmentado. No entanto, a postura interdisciplinar vista por aqueles profissionais que atuam, disciplinar ou multidisciplinarmente, como um desafio e um objetivo a ser alcanado e que precisa ser muito trabalhada entre as equipes que atendem s famlias. Quanto metodologia adotada pelos servios, verificamos quatro etapas no atendimento s famlias: entrada, identificao, acompanhamento e desligamento do grupo familiar. Nesse contexto, os assistentes sociais tm uma importante atuao e
Acta Scientiarum. Health Sciences

fazem uso de vrios instrumentos os quais so empregados de acordo com o propsito de cada fase do atendimento. Entendemos a relevncia de aprofundar os estudos sobre essas e outras etapas que envolvem o atendimento s famlias, assim como o referencial terico-metodolgico que guia o profissional nesse processo. Observamos ainda que, apesar das dificuldades citadas principalmente as de ordem institucional (burocracia, falta de recursos) e das famlias envolvidas (no-adeso ao acompanhamento, falta de clareza do papel dos servios) -, os assistentes sociais visualizam o alcance de vrios resultados como: a valorizao pessoal e a busca de garantia de direitos pela famlia; a satisfao dos profissionais envolvidos; e o reconhecimento do Servio Social pelos servios. Em suma, constatamos que os assistentes sociais possuem uma compreenso sobre a importncia de se trabalhar as famlias em sua totalidade, tanto no contexto interno como no meio social no qual esto inseridas. Entretanto, foi possvel verificar que, nos processos de anlise e de interveno dos profissionais, a famlia tem sido tomada ora como auxiliar no diagnstico e na resoluo de problemas individuais, ora como problema e objeto teraputico (Mioto, 2001). Para finalizar, os servios tambm desenvolvem suas aes sob a lgica da incapacidade e da falncia das famlias em seus papis sociais, atendendo s situaes limites e s solicitaes mais emergentes trazidas pelas mesmas, ao invs de atuar no sentido de prevenir os conflitos e as crises. Essa forma de atendimento fruto do contexto poltico-econmico vigente, no qual as polticas pblicas sociais so pontuais e visam, prioritariamente, resoluo do problema aparente, e no das questes que o motivaram (Mioto, 2001). Referncias
BARCELLOS, W. B. E. et al. Revisando a produo cientfica e metodolgica de um grupo de pesquisa voltado famlia. In: Livro Resumo do Congresso Internacional Pesquisando a Famlia. Gapefam/PEN/UFSC: Palloti. Florianpolis, 2002. p. 292. CORREA, C.H. P. Histria oral: teoria e tcnica. Florianpolis: UFSC, 1978. ELSEN, I. et al. Laboratrio de Sade Familial e Cidadania: propondo modelos assistenciais e construindo um processo de trabalho interdisciplinar. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1999. Mimeo. IAMAMOTO, M. V. O Servio Social na contemporaneidade: dimenses histricas, tericas e tico-polticas. Fortaleza: Cress-CE, 1997. Maring, v. 26, no. 1, p. 61-70, 2004

70 MIOTO, R. C. T Novas propostas e velhos princpios: subsdios para a discusso da assistncia s famlias no contexto de programas de orientao e apoio sciofamiliar. Fronteras. Montevideo: Facultad de Ciencias Sociales/Universidad de la Repblica. n. 4, set. 2001. p. 93-102. MIOTO, R. C. T Cuidados sociais dirigidos famlia e segmentos vulnerveis. Capacitao em Servio Social e poltica social. Mdulo 4: O trabalho do assistente social e as polticas sociais. Braslia: UnB, 2000. p. 211-224. MIOTO, R. C. T. Reconstruindo o processo: a construo de uma outra cartografia para interveno profissional dos assistentes sociais com famlias. Projeto de pesquisa. Florianpolis, 2002. 20 p. PETRGLIA, I. C. A complexidade da viso interdisciplinar. In: PETRGLIA, I. C. Interdisciplinaridade: o cultivo do professor. So Paulo: Pioneira: Universidade So Francisco, 1993. p. 11-36. PIZZOL, A. D. O estudo social e a percia social um estudo em construo. In: O Servio Social no Poder Judicirio de Santa Catarina: construindo indicativos/organizao da assessoria psicossocial. Florianpolis: Diviso de Artes Grficas: 2001. p. 32-45. RODRIGUES, M. L. R. Caminhos da transdisciplinaridade: fugindo s injunes lineares. In: Servio Social e Sociedade. So Paulo: Cortez, n. 64, nov., 2000. p.124-134.

Jesus et al. RODRIGUES, M. L. R. O Servio Social e a Perspectiva Interdisciplinar. In: MARTINELLI, M. L. (Org.) O uno e o mltiplo nas relaes entre as reas do saber. So Paulo: Cortez, 1995, p. 152-158. SARMENTO, H. M. Servio Social, das tradicionais formas de regulao scio-poltica ao redimensionamento de suas funes sociais. Capacitao em Servio Social e poltica social. Mdulo 4: O trabalho do assistente social e as polticas sociais. Braslia: UnB, 2000. p. 96-110. SILVA, S. R. M. da. Visita/Entrevista Domiciliar. In: O Servio Social no Poder Judicirio de Santa Catarina: construindo indicativos/organizao da assessoria psicossocial. Florianpolis: Diviso de Artes Grficas: 2001. p. 29-32. SILVA, M. L. P. Um novo fazer profissional. Capacitao em Servio Social e poltica social. Mdulo 4: O trabalho do assistente social e as polticas sociais. Braslia: UnB, 2000. p. 112-124. SIMIONATTO, I. Servio Social e processo de trabalho. In: Curso formao profissional: um projeto de atualizao Mdulo I. Florianpolis: Cress-SC, 1998. SOUZA, L. S. A entrevista, o imaginrio e a intuio. In: GAUTHIER, J. H. M, et al. Pesquisa em Enfermagem. Novas Metodologias Aplicadas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan.: 1998. p. 30-50.
Received on June 27, 2003. Accepted on November 22, 2003.

Acta Scientiarum. Health Sciences

Maring, v. 26, no. 1, p. 61-70, 2004

You might also like