You are on page 1of 35

Apostila Complementar Psicologia Jurdica e do Testemunho

Prof. Ms. Valter Barros Moura

1 - ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA COMPREENSO DA MENTE HUMANA Este contedo esclarecedor para que o discente possa ter algumas noes sobre como funciona o equipamento psquico, bem como seu desenvolvimento.

A mente humana deve ser compreendida como uma estrutura fundamental. Podemos considerar que a base fundamental do Direito nasa das questes psicolgicas geradas pelo ser humano no seu convvio social. Isso porque a mente humana se estrutura, e Sigmund Freud empregou a palavra aparelho para caracterizar uma organizao psquica dividida em sistemas, ou instncias psquicas, com funes especficas para cada uma delas, que esto interligadas entre si, ocupando um certo lugar na mente. Em grego, topos quer dizer lugar, da que o modelo tpico designa um modelo de lugares, sendo que Freud descreveu a dois deles: a Primeira Tpica conhecida como Topogrfica e a Segunda Tpica, como Estrutural. Nesse primeiro modelo tpico, o aparelho psquico composto por trs sistemas: o inconsciente (Ics), o pr-consciente (Pcs) e o consciente (Cs). Algumas vezes, Freud denomina a este ltimo sistema de sistema percepo-conscincia. Insatisfeito com o modelo topogrfico, porquanto esse no conseguia explicar muitos fenmenos psquicos, em especial queles que emergiam na prtica clnica, Freud gradativamente elaborou uma nova concepo, at que, em 1920, mais precisamente a partir do importante trabalho metapsicolgico Alm do princpio do prazer, ele estabeleceu de forma definitiva a clssica concepo do aparelho psquico, conhecido como modelo estrutural (ou dinmico), tendo em vista que a palavra estrutura significa um conjunto de elementos que isoladamente tem funes especficas, porm no dissociados entre si, porque interagem permanentemente e influenciam-se reciprocamente. Ou seja, diferentemente da Primeira Tpica, que sugere uma passividade, a Segunda Tpica eminentemente ativa, dinmica. Essa concepo estruturalista ficou cristalizada em O ego e o id de 1923 e consiste em uma diviso tripartite da mente em trs instncias: o id, o ego e o superego. 1.2- ID (ou ISSO) Este foi um termo introduzido por Georg Groddeck em 1923 e conceituado por Sigmund Freud no mesmo ano, a partir do pronome alemo neutro da terceira pessoa do singular (Es), para designar uma das trs instncias da segunda tpica freudiana, ao lado do ego (eu) e do superego (supereu). O id (isso) concebido como um conjunto de contedos de natureza pulsional e de ordem inconsciente. 1.2.2- Definio. Uma das trs instncias diferenciadas por Freud na sua segunda teoria do aparelho psquico. O id constitui o plo pulsional da personalidade. Os seus contedos, expresso psquica das pulses, so inconscientes, por um lado hereditrios e inatos e, por outro, recalcados e adquiridos.
2

Do ponto de vista econmico, o id , para Freud, o reservatrio inicial da energia psquica. Do ponto de vista dinmico, ele abriga e interage com as funes do ego e com os objetos, tanto os da realidade exterior, como aqueles que, introjetados, esto habitando o superego, com os quis quase sempre entra em conflito, porm, no raramente, o id estabelece alguma forma de aliana e conluio com o superego. Do ponto de vista genrico, so as suas diferenciaes. Do ponto de vista funcional, ele regido pelo princpio do prazer; logo pelo processo primrio. Do ponto de vista topogrfico, o inconsciente, como instncia psquica, virtualmente coincide com o id, o qual considerado o plo psicobiolgico da personalidade, fundamentalmente constitudo pelas pulses. 1.3- EGO ou EU um termo empregado na filosofia e na psicologia para designar a pessoa humana como consciente de si e objeto do pensamento. Retomado por Sigmund Freud, esse termo designou, num primeiro momento, a sede da conscincia. O ego (eu) foi ento delimitado num sistema chamado primeira tpica, que abrangia o consciente, o pr-consciente e inconsciente. 1.3.1- Definio. A partir de 1920, o termo mudou de estatuto, sendo conceituado por Freud como uma instncia psquica, no contexto de uma segunda tpica que abrangia outras duas instncias: o superego e o id. O ego tornou-se ento, em grande parte, inconsciente. Essa segunda tpica (id, ego, superego) deu origem a trs leituras divergentes da doutrina freudiana: a primeira destaca um eu concebido como um plo de defesa ou de adaptao realidade (Ego Psychology, annafreudismo); a segunda mergulha o ego no id, divide-o num ego (eu) [moi] e num Ego (Eu) [je] s ujeito, este determinado por um significante (lacanismo); e a terceira inclui o ego numa fenomenologia do si mesmo ou da relao de objeto (Self Psychology, kleinismo). Do ponto de vista tpico, o ego est numa relao de dependncia tanto para com as reivindicaes do id, como para com os imperativos do superego e exigncias da realidade. Embora se situe como mediador, encarregado dos interesses da totalidade da pessoa, a sua autonomia apenas relativa. J do ponto de vista dinmico, o ego representa eminentemente, no conflito neurtico, o plo defensivo da personalidade; pe em jogo uma srie de mecanismos de defesa, estes motivados pela percepo de um afeto desagradvel (sinal de angstia). Do ponto de vista econmico, o ego surge como um fator de ligao dos processos psquicos; mas, nas operaes defensivas, as tentativas de ligao da energia pulsional so contaminadas pelas caractersticas que especificam o processo primrio: assumem um aspecto compulsivo, repetitivo e no real. A teoria psicanaltica procura explicar a gnese do ego em dois registros relativamente heterogneos, quer vendo nele um aparelho
3

adaptativo, diferenciado a partir do id em contato com a realidade exterior, quer definindo-o como o produto de identificaes que levam formao no seio da pessoa de um objeto de amor investido pelo id. Relativamente primeira teoria do aparelho psquico, o ego mais vasto do que o sistema pr-consciente-consciente, na medida em que as suas operaes defensivas so em grande parte inconscientes.

Freud descreveu o ego como uma parte do id, que por influncia do mundo exterior, ter-se-ia diferenciado. No id reina o princpio de prazer. Ora, o ser humano um animal social e, se quiser viver com seus congneres, no pode se instalar nessa espcie de nirvana, que o princpio de prazer, ponto de menor tenso, assim como lhe impossvel deixar que as pulses se exprimam em estado puro. De fato, o mundo exterior impe criana pequenas proibies que provocam o recalcamento e a transformao das pulses, na busca de uma satisfao substitutiva que ir provocar no eu, por sua vez, um sentimento de desprazer. O princpio de realidade substitui o princpio de prazer. O eu se apresenta como uma espcie de tampo entre os conflitos e clivagens do aparelho psquico ao mesmo tempo que tenta desempenhar o papel de uma espcie de pra-excitao, em face das agresses do mundo exterior. 1.4 - Superego ou supereu uma das instncias da personalidade tal como Freud a descreveu no quadro da sua segunda teoria do aparelho psquico: o seu papel assimilvel ao de um juiz ou de um censor relativamente ao ego. Freud v na conscincia moral, na auto-observao, na formao de ideais, funes do superego. 1.4.1 - Definio Classicamente, o superego definido como herdeiro do complexo de dipo; constitui-se por interiorizao das exigncias e das interdies parentais. Certos psicanalistas recuam para mais cedo a formao do superego, vendo esta instncia em ao desde as fases pr-edipianas (Melanie Klein) ou pelo menos procurando comportamentos e mecanismos psicolgicos muito precoces que seriam precursores do superego (Glover, Spitz, por exemplo). Em suma: o superego caracterizado como sendo a "voz da conscincia", nosso juiz interno e a incorporao dos pais, da sociedade e das estruturas religiosas. Segundo Sigmund Freud, na sua Primeira tpica existem as fases Oral, Anal, Flica, Latncia e Genital. O Id caracterizado por ser estrutura regrada pelo Princpio do Prazer, que busca seu prprio deleite, e a criana regrada por este princpio. Para Sigmund Freud, o pai da psicanlise, o sonho era a via rgia (estrada principal) para que pudesse ser atingido o Inconsciente. Da importncia da formao de vnculo no desenvolvimento do Ego, escrito pela Psicloga Melanie Klein, significa que sem vnculo uma pessoa humana no se desenvolve. A arrogncia impede a formao de vnculos. O ser humano necessita de formao de vnculos para que se desenvolva. Arrogncia e violncia esto ligadas a no formao adequada desses vnculos. Esta viso proposta por Melanie Klein sofre depois influncia em seu discpulo Wilfred Ruprecht Bion. Portanto, a adequada formao humana para os autores deve caminhar no sentido de que o ser humano aprenda a formar vnculos e a no ser arrogante.

1.5 - A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial foi desenvolvida por Erik Erikson. Nascido na Alemanha em 1902 e faleceu aos 92 anos de idade nos Estados Unidos. considerado o primeiro psicanalista infantil americano. Tornou-se psicanalista aps trabalhar com Anna Freud, porm, em seus estudos, no focou no id e nas motivaes conscientes como os demais psicanalistas, mas nas crises do ego no problema da identidade. A Teoria Eriksoniana do desenvolvimento humano dividida em oito fases, mas com algumas caractersticas peculiares: O ego o foco, ao invs de Freud que focava o id; Outras etapas do ciclo vital so estudadas. Freud valorizou a infncia e Erikson reconhece o grande valor dessa etapa sem desvalorizar as demais como adolescncia, idade adulta e velhice; Em cada um dos oito estgios o ego passa por uma crise. O desfecho da crise pode ser positivo (ritualizao) ou negativo (ritualismo); De um desfecho positivo surge um ego mais forte e estvel, enquanto o desfecho negativo gera um ego mais fragilizado; Ocorre a reformulao e reestruturao da personalidade aps cada crise do ego. Os estgios citados so chamados Estgios Psicossociais e correspondem s oito crises do ego que servem para fortific-lo ou fragiliz-lo, dependendo do desfecho. Os termos - forte e frgil so usados no sentido freudiano. As crises que do nome aos estgios psicossociais so: Confiana bsica X Desconfiana bsica Autonomia X Vergonha e Dvida Iniciativa X Culpa Diligncia X Inferioridade Identidade X Confuso de Identidade Intimidade X Isolamento Generatividade X Estagnao Integridade X Desespero

1.5.1 Confiana bsica x Desconfiana bsica Esta fase anloga fase oral da Teoria de Freud. Nela o beb mantm seu primeiro contato social com seus provedores que, geralmente a me. Para ele, a me um ser supremo, mgico, aquele que fornece tudo o que ele necessita para estar bem.
6

Quando a me falta, o beb experimenta o sentimento de esperana. Ele comea a esperar que sua me volte e, quando isso ocorre com freqncia, h o desfecho positivo e a Confiana Bsica desenvolvida. Do contrrio, se a me no retorna ou demora a faz-lo, o beb perde a esperana. o desfecho negativo e o que se desenvolve Desconfiana Bsica. necessrio, portanto, que os provedores tratem a criana com muita ateno, carinho e pacincia para que a confiana, a segurana e o otimismo se consolidem. Sem esses sentimentos, a criana crescer insegura e desconfiada. Para Erikson, o excesso de carinho e cuidado podem ser malficos pois, a criana visualiza sua me como algo muito superior, muito boa, perfeita, algo que jamais poder ser e, assim, desenvolve a agressividade e desconfiana que, no futuro, se transformam em nveis baixos de competncia, entusiasmo e persistncia. A Confiana Bsica importante porque quando a criana aprende a confiar nos provedores externos e tambm na sua capacidade interna, em seus rgos para buscar saciar seus desejos. 1.5.2 Autonomia x Vergonha e Dvida Com o controle de seus msculos a criana inicia a atividade exploratria do seu meio. neste momento que os pais surgem para ajudar a limitar essa explorao. H coisas que a criana no deve fazer. Ento os pais se utilizam de meios para ensinar a criana a respeitar certas regras sociais. Esta crise culminar na estruturao da autonomia e pode ser comparada fase anal freudiana. Os pais fazem uso da vergonha e do encorajamento para dar o nvel certo de autonomia criana enquanto aprendem as regras sociais. Rabello (2007) esclarece que se a criana exposta a vergonha constante ela pode reagir com o descaramento e a dissimulao e tornar-se um adulto com o sentimento freqente de vergonha e dvida sobre suas potencialidades e capacidades. O sentimento que se desenvolve nesta etapa a vontade. medida que suas capacidades fsicas e intelectuais se desenvolvem ajudando-a na atividade exploratria, a criana tende a ter vontade de conhecer e explorar ainda mais. Porm, como tambm comea a assimilar as regras sociais, necessrio cuidado para que a vontade no seja substituda pelo controle. O controle sobre as regras, que devem ser cumpridas a qualquer preo, algo ruim. quando a criana se sente bem ao ver outras pessoas (colegas, por exemplo) serem punidas pelo descumprimento das normas. Ela pode se sentir bem at em ser punida. Neste momento dizemos que a criana est se tornando legalista. Neste estgio, o principal cuidado que os pais tm que tomar dar o grau certo de autonomia criana. Se exigida demais, ela ver que no consegue da conta e sua auto-estima vai baixar. Se ela pouco exigida, ela tem a sensao de abandono e de dvida sobre suas capacidades. Se a criana amparada ou protegida demais, ela vai se tornar frgil,
7

insegura e envergonhada. Se ela for pouco amparada, ela se sentir exigida alm de suas capacidades. Vemos, portanto, que os pais tm que dar criana a sensao de autonomia e, ao mesmo tempo, estar sempre por perto, prontos a auxili-la nos momentos em que a tarefa estiver alm de suas capacidades. Quando a criana comear a perceber de onde vem a sua vergonha (pais, objetos, adultos), ela vai evitar expressar-se diante deles. Cabe ento s pessoas que convivem com ela explicar carinhosamente o que pode e o que no pode fazer. 1.5.3 - Iniciativa x Culpa Comparada fase flica freudiana, neste perodo somada confiana e autonomia, adquiridas nas etapas anteriores, a iniciativa. Esta se manifesta quando a criana deseja alcanar uma meta e, planejando sua ao, utiliza-se de suas habilidades motoras e intelectuais para tal. A iniciativa surge para atingir metas que, muitas vezes, tornam-se fixao. Na Teoria de Freud a principal fixao ocorre neste perodo. o Complexo de dipo, caracterizado pela fixao genital pelo progenitor do sexo oposto. Assim, meninos nutrem verdadeira paixo por suas mes enquanto as meninas identificam-se mais com seus pais. Rabello (2007) esclarece que, para Erikson, assim como para Freud, as metas elaboradas so impossveis. Ento toda a energia despendida em busca de algo socialmente inalcanvel revertida para outras atividades. nesse perodo que as crianas ampliam seus contatos, fazem mais amigos, aprendem a ler e escrever... fruto da energia proveniente da iniciativa. O senso de responsabilidade tambm pode ser desenvolvido durante esta terceira crise do ego. Nela, a criana sente a necessidade de realizar tarefas e cumprir papis. Os pais devem dar oportunidade aos filhos para que eles realizem tarefas condizentes com seu nvel motor e intelectual. necessrio que a tarefa seja possvel de ser cumprida. Outras, como desafio, podem ser mais complexas, porm devem ser realizadas como apoio de algum. 1.5.4 - Diligncia X Inferioridade Quando a criana se torna confiante, autnoma e desenvolve a iniciativa para objetivos imediatos, passa nova fase do desenvolvimento psicossocial aquela que na Teoria Freudiana (fase de latncia) teve menos destaque onde a criana aprende mais sobre as normas sociais e o que os adultos valorizam. Aqui, tarefas realizadas de maneira satisfatria remetem idia de perseverana, recompensa a longo prazo e competncia no trabalho. O ego est sensvel, uma vez que se falhas ocorrerem ou se o grau de exigncia for alto, ele voltar a nveis anteriores de desenvolvimento, implantando o sentimento de inferioridade na criana. Surge o interesse pelas profisses e a criana comea a imitar papis numa perspectiva imatura, mas em evoluo, de futuro. Por isso,
8

pais e professores devem estimular a representao social da criana a fim de valorizar e enriquecer sua personalidade, alm de facilitar suas relaes sociais. 1.5.5 - Identidade x Confuso de Identidade A adolescncia o perodo no qual surge a confuso de identidade. Questes como: O que sou?O que serei? Sou igual a meus pais? so levantadas e, somente quando forem respondidas, ter sido superada esta crise do ego. O adolescente se influencia facilmente pelas opinies alheias, isso faz com que ele assuma posies variadas em intervalos de tempo muito curtos. Este estgio pode fazer o ego regredir como forma de fuga ao enfrentamento desta crise. Rabello (2007) diz que, na Teoria Eriksoniana, quanto mais bem vividas as crises anteriores, ou seja, quando a Confiana Bsica, a Autonomia, a Iniciativa e a Dilligncia tm desfechos positivos, mais fcil se torna a superao da Crise de Identidade. Lealdade e fidelidade consigo mesmo so caractersticas do desfecho positivo desta etapa. Estes sentimentos sinalizam para a estabilizao de seus propsitos e para o senso de identidade contnua. 1.5.6 - Intimidade x Isolamento A identidade est estabilizada, o ego fortalecido e o indivduo agora aprender a conviver com outro ego. As unies, casamentos, surgem nesta fase. Se as crises anteriores no tiveram desfechos positivos,a pessoa tende ao isolamento como forma de preservar seu ego frgil. O isolamento pode ocorrer por perodos curtos ou longos. No caso de um perodo curto, no podemos considerar negativo, j que o ego precisa desses momentos para evoluir. Mas quando o isolamento longo e duradouro o desfecho dessa crise est sendo negativo. Erikson definiu o elitismo tambm como desfecho negativo desta fase. O elitismo consiste numa espcie de narcisismo comunal, ou seja, a formao de grupos fechados de pessoas com egos semelhantes, caracterizando a incapacidade de conviver com outros egos e, portanto, no superando esta crise. 1.5.7 - Generatividade x Estagnao Caracteriza-se pela necessidade que o indivduo tem de gerar. Gerar qualquer coisa que o faa sentir produtor e mantenedor de algo. Pode ser filhos, negcios, pesquisas etc. O sentimento oposto o da estagnao. Quando a pessoa olha para sua vida e v tudo o que produziu, sente a necessidade de ensinar tudo o que sabe e tudo o que viveu e aprendeu, com outras pessoas. Se existe a oportunidade deste compartilhamento, o indivduo sente que deixou algo de si nos outros e o desfecho positivo. Por outro lado, o no-compartilhamento de suas "geraes" com os outros gera o que Erikson chamou de estagnao, o que pode ser considerado um desfecho negativo. O fato de ser mais velho pode fazer cm que a pessoa sinta que tem alguma autoridade sobre os mais novos e, dessa autoridade em excesso, surge o autoritarismo.
9

1.5.8 - Integridade x Desespero A Teoria Eriksoniana define esta fase como a final do ciclo psicossocial. o que ns, professores, chamaramos de culminncia ou avaliao. E d duas possibilidades: 1) desfecho positivo o indivduo procura estruturar seu tempo e se utilizar das experincias vividas em prol de viver bem seus ltimos anos de vida; ou 2) desfecho negativo estagnar diante do terrvel fim, quando as carcias desaparecem e a pessoa entra em desespero. 2 - AMOR TRANSFERENCIAL Pode ser percebido nas relaes humanas e foi compreendido por Sigmund Freud, mostrado no filme, "Freud Alm da Alma", escrito por Jean Paul Sartre e na "Jornada da Alma" (Jung e Sabina Spielrein). Transferncia o que fica com o paciente quando termina a consulta ou o atendimento. Por outro, o significado da Contra Transferncia tudo aquilo que fica no profissional que atende o seu semelhante. (por exemplo, o Psiclogo, Psicanalista, Mdico, Advogado, etc.) 3 - VIOLNCIA CONTRA CRIANAS E ADOLESCENTES. Vamos tratar sobre violncia e os indcios dela contra as crianas. Causa e conseqncias que devem ser do conhecimento de todo estudante de Direito. 3.1 - Qual a razo dos pais maltratarem seus filhos? Ao longo dos sculos, e at h bem poucos anos, as crianas eram consideradas seres de menor importncia. Era de aceitao comum na sociedade o abandono, a negligncia, o sacrifcio e a violncia contra crianas, chegando ao filicdio, declarado ou velado, que levava as taxas de mortalidade infantil, na Frana do sculo XVIII, em nveis absurdos e inacreditveis de mais de 25% das crianas nascidas vivas. Hoje, em muitos pases, para cada mil crianas nascidas vivas, morrem menos de dez, antes de um ano de vida. Segundo Elisabeth Badinter, em Um amor conquistado - O mito do amor materno, na Frana daquela poca raramente uma criana era amamentada ao seio da me. Morriam como moscas. Cerca de 2/3 delas morriam junto s amas de leite - miserveis e mercenrias - contratadas pela famlia e nas casas das quais ficavam, em mdia, quatro anos, quando sobreviviam. Nos asilos de Paris, mais de 84% das crianas abandonadas morriam antes de completarem um ano de vida. Ainda no sculo XIX era comum a roda dos expostos nos asilos, o abandono dos filhos era uma rotina aceita. Mas foi a partir do final desse sculo que a criana, at ento estorvo intil - porque nada produzia -, passou a ser valorizada, sob a tica de que deveria sobreviver para ser tornar adulto produtivo. A criana passou a ser protegida por interesses, antes de tudo econmicos e polticos, a partir da Revoluo Industrial especialmente em fins do sculo XVIII. As sociedades protetoras da infncia surgiram na Europa entre 1865 e 1870, e eram mais recentes, e menos representativas, do que a Sociedade Protetora dos Animais. A palavra pediatria s surgiu em 1872.
10

De acordo com Elisabeth Badinter, os mdicos, ento, no tratavam as crianas. Achavam que isso era tarefa das mulheres - ou seja, das mes e amas, porque no existiam mdicas. Em resumo, apesar de ainda no respeitada na sua individualidade, a criana comeou a ser de alguma forma protegida h pouco mais de cem anos. Mas foi s no incio do sculo XX, com Freud, que a criana passou a ser entendida no seu desenvolvimento psicolgico. O castigo fsico como mtodo pedaggico, porm, secularmente pregado at por filsofos da grandeza de um Santo Agostinho, continuou at nossos dias. Ainda de acordo com Elisabeth Badinter, Santo Agostinho justifica todas as ameaas, as varas, as palmatrias. "Como retificamos a rvore nova com uma estaca que ope sua fora fora contrria da planta, a correo e a bondade humanas so apenas o resultado de uma oposio de foras, isto , de uma violncia". O pensamento agostiniano reinou por muito tempo na prtica pedaggica e, constantemente retomado at o fim do sculo XVII, manteve, no importa o que se diga, uma atmosfera de rigidez nas famlias e nas novas escolas. Portanto, por que pais maltratam filhos? Se analisarmos bem, a resposta ser por hbito - culturalmente aceito h sculos. comum pais afirmarem que apanharam de seus pais e so felizes. A eles dizemos que as coisas mudaram e que, hoje, devemos buscar outras formas de educar os filhos. Educ-los e estabelecer limites, com segurana, com autoridade, mas sem autoritarismo, com firmeza, mas com carinho e afeto. Nunca com castigo fsico. A violncia fsica contra crianas uma covardia. O maltrato, em qualquer forma, sempre um abuso do poder do mais forte contra o mais fraco. Afinal, a criana frgil, em desenvolvimento, e totalmente dependente fsica e afetivamente dos seus pais. Nesse sentido, a palmada pode surgir como uma forma de reconhecimento da insegurana, da fraqueza, da incompetncia, dos pais para educar seus filhos, necessitando usar a fora fsica. Lembro, tambm, do modelo de violncia que transmitimos e perpetuamos nas relaes em famlia, quando estabelecemos limites com violncia. Os filhos aprendem a soluo de conflitos pela fora - e tendero a reproduzir esse modelo no s junto s suas famlias, mas em todas as relaes interpessoais, na rua ou no trabalho. Inmeros fatores ajudam a precipitar a violncia de pais contra filhos: o alcoolismo e o uso de outras drogas, a misria, o desemprego, a baixa auto-estima, problemas psicolgicos e psiquitricos. Ao compreendermos isso, penso que os pais que maltratam seus filhos devem ser orientados, tratados e punidos, se necessrio. 3.2 - Como e por que ocorre o abuso sexual? O abuso sexual freqente em todas as classes sociais e estratos econmicos, em todos os pases do mundo, bem como as outras formas de maus-tratos, o fsico, o psicolgico e a negligncia. O abusador sexual, ou seja, aquele que se utiliza de uma criana ou adolescente para sua satisfao sexual , antes de tudo, um doente. Para a sociedade, porm, aparenta freqentemente ser um indivduo normal.
11

O abuso sexual intrafamiliar inicia-se geralmente muito cedo, quando a criana tem cerca de cinco anos, e um ato progressivo, um misto de carinho e afagos, com ameaas - no conte nada mame, voc a filha de que mais gosto, voc minha preferida, ou, no conte para ningum, um segredo nosso, ou, ainda, se falar para sua me, ela vai te castigar e botar voc na rua. Com medo e remorso, mas tambm com prazer, a criana vai aceitando a relao com o pai agressor. Sim, porque na maioria das vezes, o abuso sexual praticado pelo pai biolgico, contra a filha - e s vezes contra o filho. uma situao patolgica em que toda a famlia est envolvida. Progressivamente essa situao pode chegar, na adolescncia, penetrao vaginal e gravidez. Raramente acompanhada de violncia fsica, ou deixa marcas evidentes. Contudo, as conseqncias para a vida social e sexual da criana sero srias. O abuso sexual intrafamiliar diferente da explorao sexual de crianas e adolescentes, situao em que o comrcio est envolvido. E sempre um ato de criminosos contra crianas ou adolescentes, que no tm outra opo. Frequentemente o abusador sexual de crianas e adolescentes um pedfilo. A pedofilia um distrbio do desenvolvimento psicolgico e sexual, que leva indivduos, aparentemente normais, a buscarem de forma compulsiva e obsessiva o prazer sexual com crianas e adolescentes. As consequncias do abuso sexual para crianas e adolescentes so graves, s vezes com repercusses para toda a vida. O pedfilo deve portanto ser excludo do convvio social, enquanto submetido a tratamento. As vtimas devem ser apoiadas pela famlia e por profissionais especializados. Primeiramente para se combater o abuso sexual a sociedade que deve ser informada sobre a sua freqncia, e crianas devem ser precocemente informadas sobre seu prprio corpo e se o abuso sexual ocorrer, nosso conselho para os pais : "acredite no que lhe diz seu filho, por mais absurdo que lhe parea". A auto-estima preservada e confiana nos pais podem impedir a maioria das situaes de abuso sexual. 3.2.1 - Como compreender os maus-tratos psicolgicos? freqente entre todos ns. Creio que todos, de alguma forma, em algum dia, maltratamos psicologicamente nossos filhos. A frase que usamos para divulgao no rdio resume bem: "no deixa marca aparente, mas marca por toda a vida." O que melhor define os maustratos psicolgicos so as humilhaes, discriminaes, ofensas feitas pelos prprios pais. Um exemplo que vi, algumas vezes, inclusive no meu consultrio, de casais que tm trs filhos. A me se identifica com um, o pai com outro, e um sobra. a sndrome do patinho feio. Coitada dessa criana, a discriminada, a menos protegida e cuidada dentro de uma famlia. 3.2.2 - O que considerado negligncia? Negligncia o ato de omisso do responsvel pela criana ou pelo adolescente em prover as necessidades bsicas para seu
12

desenvolvimento. Por isso, a Abrapia procura informar a populao, de todas as maneiras, para que ela se conscientize, por exemplo, que uma criana deixada s, em casa, fica em situao de risco, podendo ingerir medicamentos, gua sanitria, tomar choques eltricos, queimar-se no fogo, cortar-se ou at cair de uma janela. Tambm so omissos os pais que no alimentam adequadamente seus filhos, que no cuidam da higiene ou do calendrio das vacinaes, ou no os matriculam na escola. Lembramos que o Governo tambm negligente quando no proporciona aos pais condies mnimas de sobrevivncia. Acidentes, por definio, so situaes casuais, eventuais, imprevisveis. Traumas com graves conseqncias ocorrem freqentemente e so considerados acidentais. Na realidade, na maioria das vezes, se a situao fosse investigada, caracterizaria negligncia dos prprios pais. 3.2.3 - O pai ou a me. Quem mais maltrata seus filhos? a me biolgica quem mais maltrata fisicamente seus filhos. O abusador sexual na famlia quase sempre o pai biolgico, que age contra a filha e, algumas vezes, o filho. 3.2.4 - Em qual idade a criana mais maltratada? Antes dos cinco anos, demonstrao de covardia. o que caracteriza esse ato uma

3.2.5 - Sobre os maus-tratos contra crianas, quais os casos mais freqentes? Nos hospitais, as situaes mais encontradas so marcas na pele, de leses provocadas por murros, tapas, surras de chicotes, fios, vara, queimaduras - muito freqentes - por cigarro, ferro eltrico, gua fervendo, objetos aquecidos. Quais e como se do as formas mais comuns de maus-tratos?

3.2.6 - So formas de maus-tratos: Fsicos - uso de fora fsica de forma intencional, no acidental, ou os atos de omisso intencionais, no-acidentais, praticados por parte dos pais ou responsveis pela criana ou pelo adolescente, com o objetivo de ferir, danificar ou destruir esta criana ou o adolescente, deixando ou no marcas evidentes. Psicolgicos - rejeio, depreciao, discriminao, desrespeito, utilizao da criana como objeto para atender a necessidades psicolgicas de adultos. Pela sutileza do ato e pela falta de evidncias imediatas, este tipo de violncia um dos mais difceis de caracterizar e conceituar, apesar de extremamente freqente. Cobranas e punies exageradas so formas de maus-tratos psicolgicos que podem trazer graves danos ao desenvolvimento psicolgico, fsico, sexual e social da criana. Abuso sexual - situao em que criana ou adolescente usado para gratificao sexual de adulto ou adolescente mais velho, baseado em
13

uma relao de poder. Inclui manipulao da genitlia, mama ou nus, explorao sexual, voyeurismo, pornografia e exibicionismo - incluindo telefonemas erticos - e o ato sexual com ou sem penetrao, com ou sem violncia. Sndrome de Mnchausen - situaes em que pais, com objetivos de auferir lucro ou ter alguma outra vantagem, simulam em seus filhos, de forma habilidosa, ardilosa e verossmil, sinais e sintomas de doenas. Nesses casos, levam essas crianas a hospitais e, freqentemente, elas so submetidas a complexos exames para buscar o diagnstico. Exemplifico o caso de uma me afirmava que a filha chorava lgrimas com sangue - e nada se encontrava nos exames. Foi levada para outros hospitais especializados, com a me sempre repetindo que a criana estava com sangue nos olhos. E denunciava que no conseguamos resolver o problema. Certa vez, porm, durante a noite, a me furava o prprio dedo e colocava o sangue no olho da criana - e imediatamente chamava a enfermagem. Freqentes so os casos de pais que chegam aos hospitais com filhos em coma, muitas vezes consecutivas. Acaba-se descobrindo que do barbitricos ou outros sedativos em grandes doses para as crianas. Esses adultos so pessoas neurticas ou com graves problemas psicolgicos ou mentais, que precisam ser identificadas e tratadas. O nome da sndrome vem da literatura, em que o personagem, o baro de Mnchausen, criava histrias fantasiosas, extremamente detalhadas, e todos acreditavam nelas. Esse quadro foi inicialmente descrito em adultos, que criavam doenas em si prprios. Posteriormente, em 1977, Meadow descreveu a situao em que pais com desordens psiquitricas produziam nos filhos o mesmo quadro. Da a denominao Sndrome de Mnchausen by proxi, ou por procurao. Outro exemplo de uma adolescente de quatorze ou quinze anos com uma cicatriz de cirurgia de apendicectomia que no cicatrizava. Conversamos e ela contou-me que estava retirando os pontos com seus dedos porque no queria ir para casa. Prolongava sua estada no hospital. Sndrome do beb sacudido (Shaken baby syndrome) - outra situao de maltrato em que uma criana, geralmente um beb, sacudida, na maioria das vezes pelos prprios pais, causando hemorragias intracranianas e intra-oculares que podem levar morte ou deixar graves seqelas, que muitas vezes s sero detectadas ao longo da vida, em razo de distrbios no aprendizado ou no comportamento. De diagnstico difcil, obriga o profissional de sade a estar informado sobre sua grande freqncia e sobre a necessidade de anamnese bem completa, com exame obrigatrio de fundo de olho e ressonncia magntica para o diagnstico de micro-hemorragias cerebrais. H o caso do beb que morreu com hemorragia cerebral em conseqncia do shaken que teria sido infringido por sua baby sitter, uma jovem inglesa que estava estudando nos Estados Unidos. Os pais da criana, ambos mdicos, trabalhavam o dia inteiro e deixavam seu filho com a bab. Ela foi presa, acusada de homicdio, condenada num primeiro julgamento e, paradoxalmente, libertada em outro seguinte, aps 279 dias de deteno.
14

3.3 - No Brasil, quais classes sociais esses casos de maustratos mais ocorrem? A literatura mundial e as pesquisas divulgadas em congressos internacionais mostram que todas as formas de maus-tratos ocorrem em todo o mundo, em todas as classes sociais. No Brasil, quase no temos estatsticas. necessrio analisar essa pergunta em relao a cada tipo de maus-tratos. Os casos de maus-tratos fsicos e de negligncia so mais denunciados nas classes mais pobres. Isso no significa, em absoluto, que pobre seja mais violento, mas sim que misria, promiscuidade, pobreza absoluta so fatores desencadeantes da violncia. Como vivem em comunidades, o fato torna-se conhecido por todos e mais fcil que algum denuncie. A classe mdia, morando em apartamentos, consegue mascarar e esconder esse tipo de maus-tratos. A prpria Abrapia, quando recebe alguma denncia, tem dificuldade de chegar a esses pais de classe mdia, com seus tcnicos sendo barrados pelos porteiros dos condomnios. E, quando algum desses pais chega Abrapia, j vem acompanhado por seu advogado. O abuso sexual freqente em todas as classes sociais, em todo o mundo. O muro do silncio, nessas situaes, mais difcil de ser rompido, principalmente nas classes mais elevadas. O pior que muitos acreditam que entre ns brasileiros no ocorrem abusos sexuais em famlia. Para ilustrar, lembro do pediatra com sua clnica diz no ter isso em meu consultrio. Tambm h psiquiatras que acreditam que haja exagero nas denncias. Realmente, a Amrica do Norte chegou ao nvel de tamanha preocupao com o abuso sexual que podemos questionar se isso no leva a um distanciamento do to necessrio contato fsico entre pais e filhos. So to freqentes as notificaes que j existem at instituies de proteo a vtimas das denncias de abusos sexuais e outros - VOCAL-Victims of Child Abuse Laws. No h por que sermos to diferentes dos outros pases. Bons exemplos da universalidade do problema so trs filmes estrangeiros, exibidos no Brasil em 1999, cujas tramas redundam no abuso sexual - o dinamarqus Festa de Famlia (Festen, direo de Thomas Vinterberg), o americano A Felicidade (Happiness, de Todd Solondz) e o ingls Zona de Conflito (The war zone, de Tim Roth). No primeiro, o clmax se concentra no filho mais velho, que, durante a festa em que o pai comemorava 60 anos de idade, denuncia o patriarca como tendo sido um abusador dele e da irm, morta por suicdio, com o conhecimento da me, omissa. O filme americano retrata as atividades pedfilas de um mdico psicanalista, famoso e aparentemente normal, em New Jersey, que compulsivamente abusava dos colegas de colgio do filho de dez anos. Sua famlia, muito bem inserida no american way of life, de nada desconfiava. Zona de Conflito trata com densidade da relao incestuosa entre o pai e a filha adolescente, em uma famlia de classe mdia inglesa, aparentemente normal e feliz. Habitualmente, quando falamos em abuso sexual contra crianas, associamos o caso a um psicopata ou a um pedfilo. Na maioria das vezes, porm, isso ocorre com homens comuns, que agem normalmente em sociedade, mas em casa mostram-se doentes,
15

deprimidos, tm dificuldades nas atividades sexuais, neurticos que acabam encontrando nas filhas a relao que lhes preenche o vazio afetivo. Essa situao muito comum. At porque, quando a sociedade ainda no estava organizada nos padres atuais, a relao endogmica era aceita. Hoje, proibido, o incesto um tabu no respeitado por muitos. Abuso psicolgico - provocado por pais, professores, pediatras, pessoas de convvio ntimo com crianas. Pode ser observado, claramente, em todas as classes sociais. No Brasil, alia-se ao alto ndice de desinformao, falta de pesquisas e estatsticas sobre a vida intrafamiliar. Por desconhecimento e preconceito, as classes mais elevadas da populao tendem a acreditar que a violncia contra crianas e adolescentes dentro de casa s acontece com miserveis ou em outros pases. Atualmente, a grave situao da falta de trabalho e de emprego no Brasil atinge a todas as classes sociais. O desemprego, ou o medo de perder o trabalho, so fatores precipitantes de maus-tratos, em funo de um estado de ansiedade, depresso e baixa auto-estima. As pessoas bebem, perdem o autocontrole e agridem. Costumo dizer que a diferena apenas entre o usque da classe mdia e a cachaa da maior parte da populao. Tambm comuns so as fraturas de ossos longos dos membros superiores e inferiores, de crnio, de costelas e clavculas. Ocorrem ainda leses de vsceras, como ruptura de fgado, bao ou intestinos. A morte por maus-tratos praticados pelos prprios pais, nos Estados Unidos, ocorre, segundo as estatsticas locais, em mais de duas mil crianas por ano. Alis, as estatsticas americanas mostram que, anualmente, so registrados cerca de 1,5 milho de casos de maus-tratos contra crianas e adolescentes, na famlia. Os nmeros vo alm: mostram que 300 mil crianas e adolescentes sofrem abusos sexuais, entre os quais, quatro mil so de incestos de pais com filhas. Acredita-se que, para cada 20 casos de violncia, s um notificado. No Brasil, o trabalho realizado em vrios estados, por rgos do Governo e organizaes no-governamentais - Crami, em So Paulo, e Abrapia, no Rio de Janeiro - vem demonstrando que a violncia domstica aqui to freqente quanto nos Estados Unidos ou em qualquer pas do mundo. Exemplo: Maria foi conduzida ao mdico pela me; a jovem apresentava corrimento vaginal h algum tempo, secreo que no cedia aos medicamentos. A mdica levanta hiptese de abuso sexual e encaminha a criana a atendimento especializado. O pai comparece a primeira consulta com o profissional que faria a investigao de abuso. Permanece em p durante todo o atendimento, e declara-se constrangido. Explica que sabe que estas coisas acontecem, e como a filha no convive com adultos nem com crianas maiores e, alm disso, muito agarrada com ele, sabe que o nico suspeito ele prprio. Exames posteriores terminaram comprovando que a secreo vaginal de Mariana provinha de outros problemas que no o abuso. A famlia nunca mais retornou ao atendimento. O nome fictcio, mas a
16

histria verdadeira. Baseado no texto pode-se afirmar que a suspeita de violncia deve ser tratada com parcimnia, e a investigao de sua ocorrncia deve prescindir de qualquer postura prvia condenatria. 3.3.2 - Sinais e indcios seguros de ocorrncia da violncia sexual 1 - Discrepncia entre a histria relatada e os sintomas observados; divergncia entre os diversos relatos; ou dificuldade ou hesitao em prestar as informaes solicitadas; Demora em buscar atendimento. A experincia indica que, quando o dano produzido pela violncia, os responsveis relutam em buscar auxlio. Histria repetida de acidentes, ou evidncias de traumas freqentes. Crianas em pleno desenvolvimento fsico no costumam se acidentar com freqncia. 2 - Atraso no desenvolvimento que no podem ser explicados por causas orgnicas ou por outras dificuldades especficas. Traumas na regio genital ou anal podem indicar que a criana sofreu ou vem sofrendo violncia sexual. 3 - Fraturas em crianas menores de trs anos merecem investigao; no comum que crianas novas, usualmente pouco expostas a acidentes importantes, sofram fraturas importantes; segundo o conhecimento mdico, alguns tipos de fratura - identificveis em radiografias - so indcios seguros de violncia. Doenas crnicas sem tratamento podem ser indcios de violncia se os pais tm como prover o tratamento e se foram devidamente orientados quanto sua importncia. Criana fora da rede escolar pode ser indcio de violncia. 4 - Queimaduras extensas, hematomas ou ruptura de rgos internos so leses graves que merecem ser investigadas. Ausncia de contato fsico com a criana, atitude distante dos pais ou responsveis e ausncia de resposta ao choro ou ao sofrimento da criana so sinais de comprometimento do vnculo entre pais e filhos, tido como substrato de uma relao pautada na violncia. Sugestes de consulta bibliogrfica Psicologia Jurdica. Implicaes conceituais e aplicaes prticas. Maria Adelaide de Freitas Cares. Vetor Editora. So Paulo, 2003 Temas de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurdica. Srgio Paulo Rigonatti. Vetor Editora. So Paulo, 2003. Transtornos da preferncia sexual, aspectos clnicos e forense. Del Rey, Belo Horizonte, 1996 Direito de Famlia e Psicanlise. Gisele Cmara Groeninga & Rodrigo da cunha Pereira. Imago, Rio de Janeiro, 2003. Psicologia Jurdica no Brasil. Hebe Gonalves e Eduardo Brando. Nau editora, Rio de Janeiro, 2004. Crime, Tanatismo Psicanlise- Psicossomtica. Imago, Rio de Janeiro, 1981.
17

Pedofilia, Ins Ferreira Leite. Almedina, Coimbra, 2004. O Homem delinquente e a sociedade criminosa. Jorge de Figueiredo Dias & Manuel da Costa Andrade, Coimbra editora, 1997. Lies de Medicina Legal. Captulo de Psicologia Forense. Costa Jnior. Companhia Editora Nacional. So Paulo, 1992

4 - A Sndrome de Silverman Trata-se de sevcias em menores de carter exclusivamente doloso, tambm chamada de sndrome da criana maltratada, cuja experincia tem demonstrado que 80% desses menores maltratados tm menos de trs anos e 40% deles so menores de seis meses. Descrita pelo Pediatra Silverman. 4.1 - Adoo Quais so alguns aspectos psicolgicos da adoo? Quais so os preconceitos sobre a adoo e como as famlias adotivas podem lidar com eles? Como a adoo apresentada em algumas histrias infantis? Quais so as dificuldades que permeiam o processo de seleo de pais adotivos? O que de verdade existe sobre o ajustamento de filhos adotivos? Para que serve a pesquisa sobre adoo? Quais so os desejos de casais habilitados legalmente para uma adoo? Existem diferenas entre as adoes realizadas por brasileiros e estrangeiros no Brasil? Quem so as crianas que esto sendo adotadas no Brasil? Estas e outras questes so discutidas neste novo livro da psicloga Lidia Natalia Dobrianskyj WeberUm estudo realizado por Weber, em 2001A relao quanto ao sentimento de vergonha sobre a adoo de membros da famlia adotiva, a cor da pele e o gnero da criana adotada no Brasil, pode-se afirmar a maioria absoluta dos pais adotivos (63%) afirmou que nunca sentiram vergonha da sua situao ou, ao contrrio, sentem orgulho (19%); A maioria absoluta dos filhos adotivos respondeu que no sentem vergonha (71%), mas nenhum falou que tem orgulho desse fato e 26% sentem-se envergonhados ou procuram no falar do fato; Cor da criana adotada (71%) adotaram criana de cor branca; (24%) criana de cor negra e 0,5 % adoes inter-raciais se for considerada a cor de pele da me, e 26% se for considerada a cor de pele do pai; deste total de adoes inter-raciais, somente 4% foram de adotantes brancos e crianas negras. Preferncia meninas (57%) meninos (43%) no estatisticamente significativa. 4.2 - Pontos de vista judiciais O Jurista deve ter a sensibilidade na percepo e na compreenso da conduta anti-social do agente, bem como dos fenmenos psicolgicos ligados ao crime. Enrico Ferri postulou que a Psicologia estuda o indivduo criminoso sob os pontos de vista: criminal ou seja o indivduo como autor do delito;
18

judicirio no qual preciso comportamento delinqente;

analisar

compreender

carcerrio onde deve-se observar o comportamento do autor perante seu crime; legal que salienta as condies psicolgicas de quem infringiu a lei. 4.2.1 - Os fatores de risco no suicdio Definio de suicdio Para Durkheim o termo suicdio aplicado a todos os casos de morte resultantes direta ou indiretamente de um ato positivo ou negativo da prpria vtima que ela sabe que produzir tal resultado. J Freud, dentro de uma abordagem psicanaltica, estabelecia que a auto-averso vista na depresso originava-se da raiva em direo a um objeto de amor; raiva que a pessoa desviava para si mesma. O suicdio seria a expresso mxima desse fenmeno e no acreditava que houvesse suicdio sem o desejo reprimido de matar algum. Uma abordagem bastante interessante pode ser encontrada em seu trabalho publicado em 1917, chamado Luto e Melancolia. Quando o assunto suicdio, a proporo de duas a trs vezes mais freqente em homens que em mulheres. Os homens apresentam um pico aps os 45 anos de idade, enquanto as mulheres, aps os 55 anos. A tentativa de suicdio h uma inverso, ocorre mais freqentemente em mulheres que homens (cerca de 3:1). Os rapazes cometem suicdio com freqncia trs vezes maior que as moas, mas estas tentam suicdio trs vezes mais do que os rapazes. Mdicos, psiquiatras, psicanalistas e psiclogos ou no, defronta,-se freqentemente com um dilema: como dialogar com indivduos ou pacientes suicidas? Ao contrrio do constante no senso comum, pessoas que tentam se matar comunicam esta inteno. De 60% a 75% dos pacientes que cometeram suicdio procuraram um mdico um a seis meses antes de se auto-aniquilarem. A idia de que "quem fala no faz" no verdadeira no que diz respeito s tentativas de suicdio. Outra mitologia acerca do suicdio diz respeito a que no se deva valorizar as tentativas que paream ter sido feitas apenas para atrair a ateno do universo scio-familiar; por serem potencialmente no-fatais no devem ser desprezadas e devem ser interpretadas como um pedido de ajuda que necessita de ateno e entendimento. Tantas vezes se tenta que um dia pode ser bem sucedido. A preveno o melhor tratamento para o suicdio, indubitavelmente. importante ressaltar que um grande nmero de pacientes que tentaram um ato suicida procuraram um mdico alguns dias antes. 4.2.2 - Indivduo de risco de suicdio Existe uma ampla gama de situaes envolvendo o risco de suicdio na clnica, as quais variam desde ideaes leves at o paciente que chega em coma por ingesto de medicamentos. A avaliao do risco de suicdio
19

continua sendo um desafio e, geralmente mais importante do que buscar a causa do suicdio de imediato. A prevalncia do suicdio no Brasil situa-se em torno de 4 por 100.000 hab, apesar destes dados poderem ser questionados devido a complexidade de sua determinao. Quanto s tentativas frustradas os nmeros so ainda menos confiveis, devido principalmente s dificuldades conceituais envolvidas. Nos EUA as tentativas chegam a ser 40 vezes maiores do que os atos suicidas concretizados. A OMS realizou estudos chegando aos seguintes nmeros: pases do leste europeu, Japo, ustria, Alemanha, Sua e pases escandinavos: 25/100.000 hab. EUA: 12/100.000 hab. Irlanda, Holanda, Itlia e Espanha: 10/100.000 hab. pases de industrializao tardia: 14/100.000 hab. 4.2.3 - Fatores de risco Embora a conduta suicida tenha um espectro amplo, parece haver uma diferena no perfil dos pacientes que tentam suicdio e aqueles que realmente concretizam o ato. fundamental observarmos variveis particulares em cada paciente como as que esto presentes na tabela abaixo (Roy, A . Psychiatric emergencies. 1989; extrado de Kaplan et al., 1995). pacientes com personalidade impulsiva histria de migrao ausncia de convico religiosa (catlicos suicidam-se menos pelo perfil punitivo da sua ideologia, bem como a crena num destino controlado por um Deus onipotente e responsvel pelos sucessos e frustraes da sua vida). sentimento persistente de desesperana e pessimismo perda de status scio-econmico: fracasso profissional ou falncia financeira. acidentes que causem incapacidade fsica (p.ex paraplegia) ou impotncia sexual. acidentes que causem desfiguraes, principalmente em mulheres. ambivalncia fator desencadeante/estressante persistente transtornos de personalidade (histrinico, borderline etc.) transtorno bipolar: pode-se pensar no risco aumentado apenas na fase depressiva, mas o perfil impulsivo da fase manaca traz cuidados particulares. doenas do Sistema Nervoso Central como epilepsia, demncia, AIDS etc.

20

4.3 - Alcoolismo como fator de crimes e delitos O alcoolismo o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do lcool; entendido como o vcio de ingesto excessiva e regular de bebidas alcolicas, e todas as conseqncias decorrentes. O alcoolismo , portanto, um conjunto de diagnsticos. Dentro do alcoolismo existe a dependncia, a abstinncia, o abuso (uso excessivo, porm no continuado), intoxicao por lcool (embriaguez). Sndromes amnstica (perdas restritas de memria), demencial, alucinatria, delirante, de humor. Distrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distrbios inespecficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal. Assim o alcoolismo um termo genrico que indica algum problema, mas medicamente para maior preciso necessrio apontar qual ou quais distrbios esto presentes, pois geralmente h mais de um. bom que se diga que 30 a 50% dos acidentes graves e fatais e por cerca de 15 % dos acidentes no fatais. 4.3.1 - O fenmeno da Dependncia (Adicto) O comportamento de repetio obedece a dois mecanismos bsicos no patolgicos: o reforo positivo e o reforo negativo. O reforo positivo refere-se ao comportamento de busca do prazer: quando algo agradvel a pessoa busca os mesmos estmulos para obter a mesma satisfao. O reforo negativo refere-se ao comportamento de evitao de dor ou desprazer. Quando algo desagradvel a pessoa procura os mesmos meios para evitar a dor ou desprazer, causados numa dada circunstncia. A fixao de uma pessoa no comportamento de busca do lcool, obedece a esses dois mecanismos acima apresentados. No comeo a busca pelo prazer que a bebida proporciona. Depois de um perodo, quando a pessoa no alcana mais o prazer anteriormente obtido, no consegue mais parar porque sempre que isso tentado surgem os sintomas desagradveis da abstinncia, e para evit-los a pessoa mantm o uso do lcool. Os reforos positivos e negativos so mecanismos ou recursos normais que permitem s pessoas se adaptarem ao seu ambiente. As medicaes hoje em uso atuam sobre essas fases: a naltrexona inibe o prazer dado pelo lcool, inibindo o reforo positivo; o acamprosato diminui o mal estar causado pela abstinncia, inibindo o reforo negativo. Provavelmente, dentro de pouco tempo, teremos estudos avaliando o benefcio trazido pela combinao dessas duas medicaes para os dependentes de lcool que no obtiveram resultados satisfatrios com cada uma isoladamente. 4.4 - Problemas Psiquitricos Causados pelo Alcoolismo A - Abuso de lcool A pessoa que abusa de lcool no necessariamente alcolatra, ou seja, dependente e faz uso continuado. O critrio de abuso existe para caracterizar as pessoas que eventualmente, mas recorrentemente tm problemas por causa dos exagerados consumos de lcool em curtos perodos de tempo. Critrios: para se fazer esse diagnstico preciso que o paciente esteja tendo problemas com lcool durante pelo menos 12
21

meses e ter pelo menos uma das seguintes situaes: a) prejuzos significativos no trabalho, escola ou famlia como faltas ou negligncias nos cuidados com os filhos. b) exposio a situaes potencialmente perigosas como dirigir ou manipular mquinas perigosas embriagado. c) problemas legais como desacato a autoridades ou superiores. d) persistncia no uso de lcool apesar do apelo das pessoas prximas em que se interrompa o uso. B - Dependncia ao lcool Para se fazer o diagnstico de dependncia alcolica necessrio que o usurio venha tendo problemas decorrentes do uso de lcool durante 12 meses seguidos e preencher pelo menos 3 dos seguintes critrios: a) apresentar tolerncia ao lcool -- marcante aumento da quantidade ingerida para produo do mesmo efeito obtido no incio ou marcante diminuio dos sintomas de embriaguez ou outros resultantes do consumo de lcool apesar da continua ingesto de lcool. b) sinais de abstinncia -- aps a interrupo do consumo de lcool a pessoa passa a apresentar os seguintes sinais: sudorese excessiva, acelerao do pulso (acima de 100), tremores nas mos, insnia, nuseas e vmitos, agitao psicomotora, ansiedade, convulses, alucinaes tteis. A reverso desses sinais com a reintroduo do lcool comprova a abstinncia. Apesar do lcool "tratar" a abstinncia o tratamento de fato feito com diazepam ou clordiazepxido dentre outras medicaes. c) o dependente de lcool geralmente bebe mais do que planejava beber d) persistente desejo de voltar a beber ou incapacidade de interromper o uso. e) emprego de muito tempo para obteno de bebida ou recuperando-se do efeito. f) persistncia na bebida apesar dos problemas e prejuzos gerados como perda do emprego e das relaes familiares. C - Abstinncia alcolica A sndrome de abstinncia constitui-se no conjunto de sinais e sintomas observado nas pessoas que interrompem o uso de lcool aps longo e intenso uso. As formas mais leves de abstinncia se apresentam com tremores, aumento da sudorese, acelerao do pulso, insnia, nuseas e vmitos, ansiedade depois de 6 a 48 horas desde a ltima bebida. A sndrome de abstinncia leve no precisa necessariamente surgir com todos esses sintomas, na maioria das vezes, inclusive, limita-se aos tremores, insnia e irritabilidade. A sndrome de abstinncia torna-se mais perigosa com o surgimento do delirium tremens. Nesse estado o paciente apresenta confuso mental, alucinaes, convulses. Geralmente comea dentro de 48 a 96 horas a partir da ultima dose de bebida. Dada a potencial gravidade dos casos recomendvel tratar preventivamente todos os pacientes dependentes de lcool para se evitar que tais sndromes surjam. Para se fazer o diagnstico de abstinncia, necessrio que o paciente tenha pelo menos diminudo o volume de ingesto alcolica, ou seja, mesmo no interrompendo completamente possvel surgir a abstinncia. Alguns pesquisadores afirmam que as abstinncias tornam-se mais graves na medida em que se repetem, ou seja, um dependente que esteja passando pela quinta ou sexta abstinncia estar sofrendo os sintomas
22

mencionados com mais intensidade, at que surja um quadro convulsivo ou de delirium tremens. As primeiras abstinncias so menos intensas e perigosas. D - Delirium Tremens O Delirium Tremens uma forma mais intensa e complicada da abstinncia. Delirium um diagnstico inespecfico em psiquiatria que designa estado de confuso mental: a pessoa no sabe onde est, em que dia est, no consegue prestar ateno em nada, tem um comportamento desorganizado, sua fala desorganizada ou ininteligvel, a noite pode ficar mais agitado do que de dia. A abstinncia e vrias outras condies mdicas no relacionadas ao alcoolismo podem causar esse problema. Como dentro do estado de delirium da abstinncia alcolica so comuns os tremores intensos ou mesmo convulso, o nome ficou como Delirium Tremens. Um trao comum no delrio tremens, mas nem sempre presente so as alucinaes tteis e visuais em que o paciente "v" insetos ou animais asquerosos prximos ou pelo seu corpo. Esse tipo de alucinao pode levar o paciente a um estado de agitao violenta para tentar livrar-se dos animais que o atacam. Pode ocorrer tambm uma forma de alucinao induzida, por exemplo, o entrevistador pergunta ao paciente se est vendo as formigas andando em cima da mesa sem que nada exista e o paciente passa a ver os insetos sugeridos. O Delirim Tremens uma condio potencialmente fatal, principalmente nos dias quentes e nos pacientes debilitados. A fatalidade quando ocorre devida ao desequilbrio hidro-eletroltico do corpo. E - Intoxicao pelo lcool O estado de intoxicao simplesmente a conhecida embriaguez, que normalmente obtida voluntariamente. No estado de intoxicao a pessoa tem alterao da fala (fala arrastada), descoordenao motora, instabilidade no andar, nistagmo (ficar com olhos oscilando no plano horizontal como se estivesse lendo muito rpido), prejuzos na memria e na ateno, estupor ou coma nos casos mais extremos. Normalmente junto a essas alteraes neurolgicas apresenta-se um comportamento inadequado ou imprprio da pessoa que est intoxicada. Uma pessoa muito embriagada geralmente encontra-se nessa situao porque quis, uma leve intoxicao em algum que no est habituado aceitvel por inexperincia mas no no caso de algum que conhece seus limites. F- Wernicke-Korsakoff (sndrome amnstica) Os alcoolistas "pesados" em parte (10%) desenvolvem algum problema grave de memria. H dois desses tipos: a primeira a chamada Sndrome Wernicke-Korsakoff (SWK) e a outra a demncia alcolica. A SWK caracterizada por descoordenao motora, movimentos oculares rtmicos como se estivesse lendo (nistagmo) e paralisia de certos msculos oculares, provocando algo parecido ao estrabismo para quem antes no tinha nada. Alm desses sinais neurolgicos o paciente pode estar em confuso mental, ou se com a conscincia clara, pode apresentar
23

prejuzos evidentes na memria recente (no consegue gravar o que o examinador falou 5 minutos antes) e muitas vezes para preencher as lacunas da memria o paciente inventa histrias, a isto chamamos fabulaes. Este quadro deve ser considerado uma emergncia, pois requer imediata reposio da vitamina B1(tiamina) para evitar um agravamento do quadro. Os sintomas neurolgicos acima citados so rapidamente revertidos com a reposio da tiamina, mas o dficit da memria pode se tornar permanente. Quando isso acontece o paciente apesar de ter a mente clara e vrias outras funes mentais preservadas, torna-se uma pessoa incapaz de manter suas funes sociais e pessoais. Muitos autores referem-se a SWK como uma forma de demncia, o que no est errado, mas a demncia um quadro mais abrangente, por isso preferimos o modelo americano que diferencia a SWK da demncia alcolica. G - Sndrome Demencial Alcolica Esta semelhante a demncia propriamente dita como a de Alzheimer. No uso pesado e prolongado do lcool, mesmo sem a sndrome de Wernick-Korsakoff, o lcool pode provocar leses difusas no crebro prejudicando alm da memria a capacidade de julgamento, de abstrao de conceitos; a personalidade pode se alterar, o comportamento como um todo fica prejudicado. A pessoa torna-se incapaz de sustentar-se. 5 - PARAFILIAS - CONCEITO As Parafilias so caracterizadas por anseios, fantasias ou comportamentos sexuais recorrentes e intensos que envolvem objetos, atividades ou situaes incomuns e causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuzo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras reas importantes da vida do indivduo. Cabe notar que as noes de desvio, padres de desempenho sexual e conceitos de papel apropriado para o gnero podem variar entre as culturas. Podemos caracterizar parafilia como disfunes qualitativas quantitativas do desejo e instinto sexual. Nesse aspecto, temos parafilias ou as disfunes de gnero, cujos sintomas podem ser ordem: de perturbaes psquicas, por fatores orgnicos glandulares simplesmente uma questo de preferncia sexual. ou as de ou

A imaginao paraflica pode ser posta em ao com um parceiro sem o seu consentimento de modo a causar-lhe danos (como no Sadismo Sexual ou na Pedofilia), podendo o indivduo estar sujeito deteno ou priso. As ofensas sexuais contra crianas constituem uma parcela significativa dos atos sexuais criminosos, sendo que os indivduos com Exibicionismo, Pedofilia e Voyeurismo perfazem a maioria dos agressores sexuais presos. Em algumas situaes, a ao sob a influncia da imaginao paraflica pode acarretar ferimentos auto-infligidos (como no Masoquismo Sexual). Os relacionamentos sociais e sexuais podem ser prejudicados se as outras pessoas consideram vergonhoso ou repugnante o comportamento sexual incomum ou se o parceiro sexual do indivduo recusa-se a cooperar com suas preferncias sexuais incomuns. Em alguns
24

casos, o comportamento incomum (por ex., atos exibicionistas ou coleo de fetiches) pode tornar-se a principal atividade sexual na vida do indivduo. Esses indivduos raramente buscam auxlio por sua prpria conta, geralmente chegando ateno dos profissionais de sade mental apenas quando seu comportamento provocou conflitos com parceiros sexuais ou com a sociedade. As parafilias aqui descritas so condies especificamente identificadas por classificaes anteriores. Elas incluem Exibicionismo (exposio dos genitais), Fetichismo (uso de objetos inanimados), Frotteurismo (tocar e esfregar-se em uma pessoa sem o seu consentimento), Pedofilia (foco em crianas pr-pberes), Masoquismo Sexual (ser humilhado ou sofrer), Sadismo Sexual (infligir humilhao ou sofrimento), Fetichismo Transvstico (vestir-se com roupas do sexo oposto) e Voyeurismo (observar atividades sexuais). Uma categoria residual, parafilia sem outra especificao, inclui outras parafilias encontradas com menor freqncia. No raro, os indivduos tm mais de uma parafilia. 5.1 - Caractersticas e Transtornos Associados Caractersticas descritivas e transtornos mentais associados. O estmulo preferido, mesmo dentro de determinada parafilia, pode ser altamente especfico. Os indivduos que no dispem de um parceiro consensual com quem possam atuar suas fantasias podem recorrer aos servios da prostituio ou atuar suas fantasias contra a vontade de suas vtimas. Os indivduos com uma parafilia podem escolher uma profisso ou desenvolver um passatempo ou trabalho voluntrio que os coloque em contato com o estmulo desejado (por ex., vender sapatos ou roupas ntimas femininas [Fetichismo], trabalhar com crianas [Pedofilia] ou dirigir uma ambulncia [Sadismo Sexual]. Eles podem ver, ler, comprar ou colecionar seletivamente fotografias, filmes e textos que enfocam seu tipo preferido de estmulo paraflico. Muitos indivduos com esses transtornos afirmam que o comportamento no lhes causa sofrimento e que seu nico problema a disfuno sexual resultante da reao de outras pessoas a seu comportamento. Outros relatam extrema culpa, vergonha e depresso pela necessidade de se envolverem em uma atividade sexual incomum que socialmente inaceitvel ou que eles prprios consideram imoral. Existe, freqentemente, um prejuzo da capacidade de ter uma atividade sexual recproca e afetuosa, podendo ocorrer Disfunes Sexuais. Distrbios da personalidade tambm so freqentes, podendo ser suficientemente severos para indicar um diagnstico de Transtorno da Personalidade. Sintomas depressivos podem desenvolver-se em indivduos com parafilias, podendo acompanhar-se de um aumento da freqncia e intensidade do comportamento paraflico. 5.1.1- Condies mdico-psicolgicas associadas O sexo freqente desprotegido pode acarretar infeces ou a transmisso de uma doena sexualmente transmissvel. Comportamentos
25

sdicos ou masoquistas podem provocar ferimentos, que variam desde leves at ameaadores vida. 5.1.2 - Caractersticas Especficas Cultura e ao Gnero O diagnstico de parafilias entre as vrias culturas ou religies complicado pelo fato de que aquilo que considerado um desvio em um contexto cultural pode ser mais aceitvel em outro. Exceto pelo Masoquismo Sexual, em que a proporo entre os sexos est estimada em 20 homens para cada mulher, as demais parafilias quase nunca so diagnosticadas em mulheres, embora alguns casos tenham sido relatados. 5.1.3 - Diagnstico Diferencial Uma Parafilia deve ser diferenciada do uso no-patolgico de fantasias sexuais, comportamentos ou objetos como estmulo para a excitao sexual em indivduos sem Parafilia. Fantasias, comportamentos ou objetos so paraflicos apenas quando levam a sofrimento ou prejuzo clinicamente significativos (por ex., so obrigatrios, acarretam disfuno sexual, exigem a participao de indivduos sem seu consentimento, trazem complicaes legais, interferem nos relacionamentos sociais). Em casos de Retardo Mental, Demncia, Alterao da Personalidade Devido a uma Condio Mdica Geral, Intoxicao com Substncia, Episdio Manaco ou Esquizofrenia, pode haver uma reduo do julgamento, habilidades sociais ou controle dos impulsos que, em casos raros, leva a um comportamento sexual incomum. Isto pode ser diferenciado de uma Parafilia pelo fato de que o comportamento sexual incomum no o padro preferido ou obrigatrio do indivduo, os sintomas sexuais ocorrem exclusivamente durante o curso desses transtornos mentais, e os atos sexuais incomuns tendem a ser isolados, ao invs de recorrentes, geralmente iniciando em uma idade mais tardia. As parafilias individuais podem ser distinguidas com base nas diferenas entre o foco paraflico caracterstico. Entretanto, se as preferncias sexuais do indivduo satisfazem os critrios para mais de uma parafilia, todas podem ser diagnosticadas. O Exibicionismo deve ser distinguido da mico em local pblico, que ocasionalmente oferecida como explicao para o comportamento. O Fetichismo e o Fetichismo Transvstico freqentemente envolvem artigos do vesturio feminino. No Fetichismo, o foco da excitao sexual situa-se na prpria pea de vesturio (por ex., calcinhas), enquanto no Fetichismo Transvstico a excitao sexual vem do ato de vestir as roupas do sexo oposto. O uso de roupas do sexo oposto, que est presente no Fetichismo Transvstico, pode tambm ocorrer no Masoquismo Sexual. No Masoquismo Sexual, a humilhao de ser forado a vestir roupas do sexo oposto, no as roupas em si, o foco da excitao sexual. O transvestismo pode estar associado com disforia quanto ao gnero. Se alguma disforia quanto ao gnero est presente, mas no so satisfeitos todos os critrios para Transtorno da Identidade de Gnero, o diagnstico de Fetichismo Transvstico, Com Disforia Quanto ao Gnero. Os indivduos devem receber o diagnstico adicional de Transtorno da Identidade de Gnero se sua apresentao satisfaz todos os critrios para Transtorno da Identidade de Gnero.
26

5.2 - Classificao de alguns tipos de Parafilias Anafrodisia. a diminuio ou deteriorao do instinto sexual no homem. Geralmente acarretada por uma doena nervosa ou glandular. Frigidez. Distrbio do instinto sexual que se caracteriza pela diminuio do apetite sexual na mulher. As causas podem ser traumas, baixa auto-estima ou rejeio. Anorgasmia. Disfuno sexual rara. Caracteriza-se pela condio de o homem no alcanar o orgasmo. Algumas culturas utilizam-se desta prtica voltada para o auto-conhecimento (Tantra). Hipererotismo. Tendncia abusiva dos atos sexuais. Pode ser classificado como satirismo nos homens e ninfomania nas mulheres. Auto-erotismo. Coito sem parceiro, apenas na contemplao ou na presena da pessoa amada (coito Psquico de Hammond). Erotomania. Forma mrbida de erotismo no qual o indivduo levado por uma idia fixa de amor e tudo nele gira em torno dessa paixo, que domina e avassala todos os seus instantes. Frotteurismo. Trata-se de um desvio da sexualidade em que os indivduos se aproveitam de aglomeraes em transportes pblicos ou em outros locais de aglomerao com o objetivo de esfregar ou encostar seus rgos genitais, principalmente em mulheres, sem que a outra pessoa ou identifique suas intenes. Com o advento da internet, h pessoas que marcam locais e horrios para tal prtica. Exibicionismo. a obsesso de indivduos levados pelo impulso de mostrar seus rgos genitais, sem convite para a cpula, apenas para obter um prazer incontrolvel de mostrar-se aos outros. Geralmente tratase de indivduos com baixa auto-estima. Narcisismo. a admirao obsessiva pelo culto ao prprio ou da prpria personalidade e cuja excitao sexual tem como referncia si prprio (a). Voyeurismo ou Mixoxcopia. um transtorno da preferncia sexual que se caracteriza pelo prazer ertico despertado em certos indivduos em presenciar o coito de terceiros. Fetichismo. Amor por uma determinada parte do corpo ou por objetos pertencentes pessoa amada Lubricidade senil. Manifestao sexual exagerada, em determinadas idades, sendo sempre sinal de perturbaes patolgicas, como demncia senil ou paralisia geral progressiva. Costuma surgir em pessoas cuja longa existncia foi honesta e correta. Pluralismo. Tambm chamado de troilismo ou mnage trois. Consiste na prtica sexual em que participam trs ou mais pessoas. No Brasil chamado de suruba. Swapping ou Swing. Prtica heterossexual que se realiza entre integrantes de dois ou mais casais. Conhecido como troca de casais.
27

Gerontofilia. Tambm chamada crono-inverso. Consiste atrao de indivduos jovens por pessoas de excessiva idade.

na

Cromo-inverso. Seria a propenso ertica de certos indivduos por outros de cor diferente. Torna-se grave quando se torna obsessivo e compulsivo. Etno-inverso. uma variante da anterior sendo a manifestao ertica por pessoas de raas diferentes. Riparofilia. Manifesta-se pela atrao de certos indivduos por pessoas desasseadas, sujas, de baixa condio social e higinica. Mais comum no homem, porm h mulheres que a desenvolvem tambm. Dolismo. Termo vem de doll (boneca). a atrao que o indivduo tem por bonecas e manequins, olhando ou exibindo-as, chegando a ter relaes com ela. Donjuanismo. Personalidade que se manifesta compulsivamente s conquista amorosas, sempre de maneira ruidosa e exibicionista. Travestismo. Ocorre em indivduos heterossexuais que se sentem impelidos a vestir-se com roupas do sexo oposto, fato este que lhe rende gratificao sexual. Urolagnia. Consiste na excitao de ver algum no ato da mico ou apenas em ouvir o rudo da urina ou ainda urinando sobre a parceira ou esta sobre o parceiro. Coprofilia. a perverso em que o ato sexual se prende ao ato da defecao ou ao contato das prprias fezes. Observar o ato de defecar causa excitao estas pessoas. Clismafilia. Preferncia sexual pelo prazer obtido pelo indivduo que e introduz ou faz introduzir grande quantidade de gua ou lquidos no reto, sob a forma de enema ou lavagem. Coprolalia. Consiste na necessidade de alguns indivduos em proferir ou ouvir de algum palavras obscenas a fim de excit-los. Podem ser ditas antes ou depois do coito no intuito de alcanarem o orgasmo. Edipismo. a tendncia ao incesto, isto , o impulso do ato sexual com parentes prximos. Bestialismo. Chamado tambm de zoofilismo, a satisfao sexual com animais domsticos. Onanismo. o impulso obsessivo excitao dos rgos sexuais, comum na puberdade. a masturbao, atribuindo o nome de Onan, personagem bblico que nada tinha a ver com a masturbao. Vampirismo. Satisfao ertica quando na presena de certa quantidade de sangue, ou, em algumas vezes, obtida atravs de mordeduras na regio lateral do pescoo. Necrofilia. Manifesta-se pela obsesso e impulso de praticar atos sexuais com cadveres.

28

Sadismo. Desejo e dor com o sofrimento da pessoa amada, exercido pela crueldade do pervertido, podendo chegar morte. Tambm chamado de algolagnia ativa. Masoquismo. a busca de prazer sexual pelo sofrimento fsico ou moral. Tambm chamado de algolagnia passiva. Pigmalionismo. o amor desvairado pelas esttuas. Difere muito pouco do dolismo. Pedofilia. Perverso sexual que se manifesta pela predileo ertica por crianas, indo desde os atos obscenos at a prtica de atos libidinosos, denotando comprometimento psquico Transexualismo. um transtorno da identidade sexual, tambm chamado de sndrome disforia sexual.

6 - COLUSO O mdico psiquiatra Jrg Willi (1985), citado por Vainer (1999), criou o conceit de coluso, baseado da teoria psicanaltica do inconsciente e nas fases de desenvolvimento da libido, bem como no conceito de recalque e nas dinmicas dos mecanismos de defesa da teoria de Sigmund Freud. Coluso um jogo inconsciente estabelecido entre os cnjuges, que se desenvolve desde a eleio do (a) parceiro (a) e que se aprofunda na relao conjugal, e no qual os conflitos so constantemente repetidos, imobilizando o outro na situao neurtica. O processo que se arrasta (muitas vezes por anos!) nas Varas dos Foros e Tribunais pode ter-se iniciado na eleio inconsciente do parceiro, na realizao do casamento, no desenrolar da vida conjugal, no significado dos filhos, profisso e demais questes familiares para o casal, e finalmente, a maneira como esse casal se separa e resolve suas questes em litgio. Como inconsciente no perceptvel e muitas vezes os cnjuges passam a se agredir com muito mais intensidade. Willi (1985) parte da idia de que problemas e conflitos de mesma ordem ou de classes complementares exercem uma grande atrao entre as pessoas desde a primeira fase da relao conjugal, ou seja, na eleio inconsciente do parceiro. O casal em formao pode encontrar no outro as prprias dificuldades. As fantasias e idealizaes baseadas na represso e, portanto, inconscientes, emergentes do encontro do casal, constituem a predisposio para a formao de um inconsciente comum. Ambos depositam no outro a esperana de serem curados das prprias leses e frustraes da primeira infncia e, assim, libertados dos temores e culpas que provm das relaes anteriores. Projeta e introjeta, imagina e incorpora o perceptvel e o imperceptvel. Projeta, introjeta e reintrojeta. Essa postura dos cnjuges se concentra cada vez mais nas identificaes fundamentais das patologias comuns inconscientes, num jogo projetivo-introjetivo do inconsciente comum da relao. Como os conflitos de base geralmente
29

so da mesma ordem, pode-se visualizar a relao como neurtica, j que possuem um inconsciente comum. 6.1 - Conceituao Modular de Conflito Neurtico Nestes quatro conceitos modulares, os quais se do para o ser humano uma viso ampliada do ser humano e sua aplicao prtica auxilia o entendimento dos conflitos. Nada melhor na prtica que uma boa teoria e esta sem dvida ajuda quando percebida pelo jurista que tambm um agente biopsicossocial. A partir dessas colocaes, Willi (1985) define quatro conceitos modulares de conflito neurtico de relao, que sero analisados do seguinte modo: 6.1.1- O primeiro conceito modular a Coluso narcisista o amor como ser um s: A eleio do parceiro ocorre segundo suas caractersticas de personalidade narcsica j to sobejamente descritas na literatura psicanaltica, e a busca se concentra em encontrar algum que no tenha aspiraes prprias, que o adore e o idealize. O consorte que atende a essas expectativas do parceiro encaixa-se facilmente no modelo, uma vez que, em funo de um ego muito diferente, renuncia aspirao de uma identidade prpria, idealizando ser absorvido "misticamente" pelo outro. O narcisista complementar encontra, portanto, no narcisista idealizado sua prpria identificao. Colocado em um modelo circular de interao, poder-se-ia esquematizar a relao da seguinte maneira: ao mesmo tempo sente-se aprisionado s expectativas do outro e tenta defender-se agredindo o companheiro e lutando para conservar sua identidade, pois est cada vez mais impregnado com as projees do cnjuge e, de certa forma, afirmase nelas. Tanto o plo narcsico como o plo complementar da relao se acham presos um ao outro, pois um a possibilidade de existir idealizadamente do outro, num jogo de projeo e introjeo. Acham-se presos a uma armadilha em que ao sujeito narcisista s seria possvel uma relao superficial e o sujeito complementar s admire uma relao simbitica absoluta. 6.1.2 - O segundo a Coluso oral o amor como preocupao de um pelo outro: Na eleio do parceiro, o cnjuge na posio de "filho-lactente" adotivo tem expectativas de satisfao de suas necessidades orais. Em funo de seus problemas da primeira infncia, oriundos de uma me com dificuldade de lidar com a fase oral do beb (talvez em funo das prprias dificuldades que possa ter tido nesta fase), gostaria de colocar-se numa posio regressiva-passiva e resgatar a satisfao de sua oralidade. Recusa-se a tomar qualquer posio progressiva, na posio me, temendo repetir a a me m, internalizada, como objeto mau. Essas funes maternas so ento transferidas ao parceiro, de forma idealizada, que seria visto como uma me ideal. Ao longo da convivncia, porm, como conseqncia do fundo neurtico de base desta relao, os conflitos terminam por aflorar em razo do retorno do recalque, tendendo ento repetio dos conflitos
30

no resolvidos. O "lactente" comea a perseguir a "me ideal", agora to frustradora, passando a relacionar-se com ela pelo papel da "me m" introjetada. Retrocede cada vez mais em sua conduta, colocando o parceiro "me" numa posio de fracasso, nesse jogo, uma vez que no mais reconhece ou valoriza os cuidados do parceiro; ao mesmo tempo teme que, por seus atos agressivos, esgote a fonte de cuidados, terminando por perd-la, como na situao original da infncia. Quanto mais o cnjuge "me" se esfora, mais rechaado pelo cnjuge "lactente", que agora o teme como a projeo do objeto mau. 6.1.3 - O terceiro a Coluso anal-sdica o amor como pertencer-se um ao outro: "Esta forma de coluso advm do jogo conjunto de um carter anal ativo com outro passivo" (Will, 1985, p.121). Neste tipo de coluso, cada um dos cnjuges introjeta uma padro de relao que far parte importante numa relao matrimonial. Quem no deseja ser dominado ter de dominar o outro, seja pela seduo carinhosa e obediente, seja pela confrontao direta, levando o outro exasperao e impotncia. O dominante ativo embora atue com uma avidez de poder e sadismo parece possuir uma formao reativa em relao ao medo de ceder ao seu prprio desejo de se submeter ao outro. No casamento e na famlia, ele exige adeso incondicional como expresso de seu conflito. Essa adeso visa atenuar o medo da separao e do abandono. Em contrapartida, o sujeito passivo da relao aceita aparentemente todas as imposies da outra parte, feliz por no precisar se posicionar ou assumir qualquer responsabilidade direta em relao ao casamento e at prpria vida. Porm, essa posio apenas aparente, uma vez que, por trs dessa docilidade e submisso, h a inteno de manter o poder e o controle da relao pela obedincia e tolerncia. A luta anal pelo poder se caracteriza muitas vezes pela mistura poderosa de medo e prazer. Graas, porm, ao emaranhado da luta, a separao fica muito distante, embora muitas vezes parea iminente aos olhos dos que esto de fora. Essa luta se d muitas vezes de uma forma cruel, tocando os limites do suportvel, porm s at o ponto em que o parceiro agente, pois a inteno no a separao e sim a continuidade da luta. 6.1.4 - O quarto conceito de modulao do Conflito a Coluso flico-edipal o amor como afirmao masculina: Nesse tipo de coluso, o amor visto como afirmao masculina; diante do contexto biopsicossocial das relaes, ocorre aqui a construo de esteretipos dos papis masculinos e femininos na sociedade, em que se esperam determinadas tarefas e comportamentos, que so tanto mais cristalizados quanto mais neurtica for a relao. Baseia-se na dificuldade em se identificar com as figuras parentais (muito fracas ou muito poderosas) e com as quais os cnjuges no conseguem rivalizar e dissociar-se. Atualmente existe uma grande insegurana sobre quanto a peculiaridade da mulher conseqncia de uma situao social desvantajosa ou quanto pode ser fundamentada biologicamente.
31

Quando Willi (1985) se refere inveja do pnis mencionada por Sigmund Freud, no o faz no sentido literal do termo, mas como a inveja dos privilgios masculinos. Da mesma forma, o medo da castrao visto como ligado perda do papel masculino e todas as suas implicaes. O filho pode no ser capaz de romper com a me quando se casa, acabando por inclu-la na relao. O pai, ciumento do genro ou inferiorizado pelas vitrias do filho, o agride e o diminui. Esse processo acaba se traduzindo numa relao de tenso tambm em nvel geracional, influindo muitas vezes fora do campo familiar e entrando no campo profissional, por exemplo, em que por trs das dificuldades de trabalho encontram-se coluses edipais pais-filhos no resolvidas. A mulher, por sua vez, na eleio do parceiro, encontra-se vitimizada, fragilizada, seja pela perda de um grande amor, ou pela difcil convivncia com pais, que lhe tratam mal, e que precisa de um homem que a salve de sua infelicidade. Porm, ao se dar conta do poder que possui, em controlar a masculinidade do marido, sexual e emocionalmente, tem a sensao de lhe roubar o pnis, apoderando-se do controle de seu funcionamento. Este marido, ento, encontra-se resignado situao de represso flico-agressiva, mantendo assim suas fantasias edipais sob controle. Coloca sua potncia na esposa, livrando-se assim dos seus prprios temores. Do mesmo modo, filhos de ambos os sexos culpados por superar os pais ou to reprimidos pela fora da figura parental podem submeter-se homossexualmente s fantasias de poder dos pais. Assim, "o complexo de dipo pode converter-se em um verdadeiro conflito de consortes, em um jogo neurtico, no sentido de uma coluso" (Willi, 1985, p. 152). Willi (1985) enfatiza que os tipos de coluso no so categorias matrimoniais e sim uma tentativa de diagnstico dos conflitos bsicos envolvidos na relao. Acrescente ainda que esses conflitos no so puros e podem ocorrer mesclas ou superposies numa mesma relao. No se pode pretender que o conceito de coluso abarque definitivamente todas as explicaes a respeito das relaes conjugais. O que se estabelece aqui a construo de um modelo terico que busca entender o que acontece por trs dos litgios trazidos ao Judicirio. Deve-se observar que, em muitos casos, as pessoas utilizam o prprio Judicirio como elemento de manuteno do vnculo neurtico colusivo. 7 - SNDROME DE ALIENAO PARENTAL O nome novo, divulgado pela primeira vez pelo psiquiatra norteamericano Richard Gardner, mas muito freqente nas questes referentes s visitas aos filhos e s penses alimentcias. Como o objetivo destruir o vnculo entre o pai e os filhos, a situao familiar estrutura-se de modo a que o pai torne-se secundrio ou perifrico, ou quando muito mero provedor da penso alimentcia, at sua completa extino no significado simblico dos filhos. Inicia-se um trabalho de denegrir a imagem do pai perante os filhos, para reduzir a importncia deste em suas vidas. A me utiliza uma srie de argumentos dela (e no das crianas) para mostrar que o pai no digno de afeto a me recorre a um referencial simblico do ex-marido ou
32

ex-companheiro como responsvel nico pelo fracasso da vida conjugal, porque recusa-se a observar e/ou admitir que esse tipo de relao envolve responsabilidade mtua de ambos, e transfere-o aos filhos, que so vistos como extenso de si mesma e incapazes de ter autonomia afetiva. O resultado disso um pacto de lealdade inconsciente entre a me e os filhos, para atender exclusivamente aos interesses dela, e no das crianas Devido dependncia material (estar sob o mesmo teto) e principalmente afetiva que as crianas mantm com a me, h um pacto de lealdade inconsciente que se consolida na destruio do vnculo com o pai. H um temor (consciente ou inconsciente) de serem rejeitadas ou abandonadas pela guardi, para ficarem com o pai que visto como negativo para elas (por influncia da me, claro!). Assim, as crianas aprendem tambm a mentir e distorcer os fatos, como mecanismo de defesa para manipular as pessoas sua volta para agrad-las e com isso satisfazerem aos interesses que so falsamente reconhecidos como legtimos. Este fenmeno conhecido como Sndrome de Alienao Parental. 7.1 - Questes da Famlia e Psicologia Jurdica A Famlia base da sociedade, no entanto o Direito est na Sociedade como um todo tentando sempre abordar questes polmicas e trazendo possibilidades hermenuticas de entender o fenmeno humano como um todo. Os vnculos afetivos e sua traduo jurdica quanto ao patrimnio esto implicados no casamento, unio estvel, namoro, concubinato e unio homossexual sempre pedindo que o Direito opine. Os vnculos afetivos que se fundamentam no afeto, na necessidade de completude e na solidariedade geram efeitos jurdicos. Quando acontece aquisio patrimonial, o sistema jurdico define regras para as relaes formalizadas, restando quelas marginalizadas invocar os princpios gerais de direito e a analogia. O Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul decidiu de forma indita que a competncia para julgar direitos decorrentes de unies homossexuais das varas especializadas em Direito de Famlia. em outra deciso memorvel, o mesmo tribunal, em 2001, reconheceu direito partilha de patrimnio em unio homossexual, como direito de meao, declarando que "o patrimnio havido na constncia do relacionamento deve ser compartilhado como unio estvel", orientao mantida em nova deciso de 2003 da lavra do mesmo julgador, que reconheceu o direito de partilha de bens semelhana da partilha par a unio estvel e a comunho parcial de bens, invocando os princpios da dignidade, da igualdade e da analogia. Portanto, correta semelhana da partilha par a unio estvel e a comunho parcial de bens, invocando os princpios da dignidade, da igualdade e da analogia. 7.1.2 - O Amor e a Lei Nas varas de famlia ouve-se o eco das apelaes insatisfeitas, os desencontros amorosos causando a demanda de uma separao, esperando que a lei possa colocar-se na posio de regular o irregulvel.
33

Quanto semelhana do que dizem do Direito, porque ningum cumpre a Lei? Ns poderamos responder com outra pergunta: porque no h cura total para o Cncer? A complexidade do Direito vai alm da lei, assim como a da medicina vai alm do Corpo biolgico, ambos necessitam tambm da Psicologia. Da mesma forma, a Programao Neurolingstica - PNL se fundamenta em como usamos nossos sentidos. Prestamos ateno no mundo exterior e coletamos informaes utilizando nossos cinco sentidos: visual, auditivo, sinestsico, olfativo e gustativo. Com isso, a PNL pode ser considerada um conjunto de ferramentas para atingirmos a excelncia pessoal. A Programao Neurolingstica tambm consiste em observar a capacidade dos seres humanos na utilizao de seus rgos sensoriais, podendo ser explicitada como: cinestsica, visual e auditiva. Referncias e Sugestes Bibliogrficas CARES, Maria Adelaide de Freitas. Psicologia Jurdica. Implicaes conceituais e aplicaes prticas. Ed. Vetor, So Paulo, 2003 CHEMAMA, Roland. Dicionrio de Psicanlise Larousse. Ed. Artes Mdicas, Rio Grande do Sul, 1995. DIAS, Jorge de Figueiredo & ANDRADE Manuel da Costa. O Homem delinqente e a sociedade criminosa. Ed. Coimbra, 1997 FENICHEL, Otto. Teoria Psicanaltica das Neuroses. Ed. Atheneu, So Paulo, 2000 FREUD, Sigmund. Obras Psicolgicas Completas verso 2000 GONALVES, Hebe; BRANDO Eduardo. Psicologia Jurdica no Brasil. Ed. Nau, Rio de Janeiro, 2004. GROENINGA, Gisele Cmara; PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Direito de Famlia e Psicanlise. Ed. Imago, Rio de Janeiro, 2003. HANNS, Luiz. Dicionrio Comentado do Alemo de Freud. Ed. Imago, RJ-1996. JNIOR, Costa. Lies de Medicina Legal. Captulo de Psicologia Forense. Companhia Editora Nacional, So Paulo, 1992 KAUFMANN, Pierre. Primeiro Grande Dicionrio Lacaniano. Ed. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 1996. LAPLANCHE E PONTALIS. Vocabulrio da Psicanlise, Ed. Martins Fontes, So Paulo,2000. LEITE, Ins Ferreira. Crime, Tanatismo Psicanlise - Psicossomtica. Ed. Imago, Rio de Janeiro, 1981. LEITE, Ins Ferreira. Pedofilia. Ed. Almedina, Coimbra, 2004. NICOLA, Abbagnano. Dicionrio de Filosofia. Ed. Martins Fontes, SP2000 RIGONATTI, Srgio Paulo. Temas de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurdica. Ed. Vetor, So Paulo, 2003.
34

ROUDINESCO, Elisabeth. Dicionrio de Psicanlise. Ed. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 1997. Transtornos da preferncia sexual, aspectos clnicos e forenses. Ed. Del Rey, Belo Horizonte, 1996 ZIMERMAN, David E. Fundamentos Psicanalticos. Ed. Artmed, Rio Grande do Sul,1999. ZIMERMAN, David E. Vocabulrio Contemporneo de Psicanlise. Ed. Artmed, Rio Grande do Sul, 2001. Sugestes de Filmes Jornada da Alma, 89 minutos, Direo: Roberto Faenza, 2003 Freud Alm da Alma, 139 minutos Direo John Huston, 1962

35

You might also like