You are on page 1of 17

Procedimen manuseio cuidadoso e pulverizao com gua.

Outros procedimentos tecnolgicos ps-colheita so considerados tos ps- suplementares ao manejo da temperatura e incluem tratamentos aplicados aos produtos. colheita Baseado no entendimento dos fatores de deteriorao, biolgicos e ambientais, pode-se afirmar que o sucesso no para controle de manuseio ps-colheita de produtos perecveis se da em funo da: temperatura 1- Qualidade inicial; 12- Maturidade do produto na colheita; Resfriamento (cor, gua, 3- Manuseio cuidadoso para minimizar danos fsicos. vcuo); 4- Adequado manuseio das condies ambientais 2 Temperatura Isolamento para Umidade relativa proteo; Composio atmosfrica (O2, CO2, C2H4) 3Transporte Ventilao refrigerado; 5- Adequados procedimentos sanitizantes 4Armazenage Fatores no biolgicos ou socioeconmicos tambm interferem nas perdas ps-colheita: m e display Secagem dos produtos agrcolas refrigerado. A secagem tem por objetivo principal a conservao das qualidades nutricionais e organolpticas desenvolvidas Os durante a fase de campo preservada por longos perodos. procediment O gro colhido com teor de umidade elevada, ficando propicio ao desenvolvimento de fungos e insetos, atravs da os pscolheita para remoo da umidade pela secagem, natural ou artificial, torna-se possvel a conservao durante o armazenamento. o controle de gua incluem tratamentos Processos e parmetros de secagem como a cura, aplicao de A secagem um processo de eliminao do liquido de um produto por evaporao, com transferncia de calor e massa. necessrio fornecimento de calor para evaporar a umidade do produto e um sorvedor para remover o vapor ceras, embalagem, dgua formado na superfcie do produto a ser seco.

A secagem de gua da superfcie do produto para o ambiente e, para tanto, gua deve ser transportada do interior para a pode ser superfcie. realizada por trs meios A eficincia do processo de secagem est relacionada com a qualidade do produto final. No caso de gros desejvel que, ao final do processo, o teor da umidade seja uniforme, e apresente baixa porcentagem de gros de transferncia danificados e quebrados, reduo da incidncia de fungos e insetos e conservao das caractersticas nutricionais. de calor: Mtodos de secagem 1- Por conveco com a passagem de fluxo de ar aquecido 2- Por conduo atravs de superfcie slida 3- Por radiao A secagem promove a evaporao Secagem natural Consiste na exposio do produto mido ao sol ou sombra em um ambiente relativamente seco afim de que parte dessa gua seja removida por evaporao. O produto pode ser disposto em terreiros de cimento ou sobre tabuleiros perfurados e peneiras sendo revolvido constantemente para uniformizao do processo. O mtodo vantajoso no que se refere ao baixo custo, porm o processo mais lento e depende das condies climticas de cada regio e de mo-de-obra exclusiva para as operaes de revolvimento do produto. Secagem Artificial Consiste em submeter o produto mido, em um secador, ao de uma corrente de ar aquecido. O aquecimento do ar feito por fonte de energia calorfica. A secagem artificial permite reduzir rapidamente o teor de umidade dos produtos recm-colhidos, evita alteraes metablicas e minimiza a ao de fungos e insetos. Tem alto custo, porm, amplamente adotada por razes de produtividade agrcola ou de disponibilidade de mo-de-obra. Como funciona o ventilador durante a secagem Nas horas de elevada umidade relativa, por exemplo, durante a noite, o ventilador mantm a massa de gro resfriada, mantendo a uma temperatura de 10 a 20C evitando o reumidecimento do gro. O ventilador deve ficar ligado o tempo todo, se s for ligado durante o dia poder ocorrer supersecagem das camadas inferiores. Nas regies mais midas, com teor de umidade a partir de 75%, a partir do momento em que no houver produto no silo e a umidade for superior a 16%, o ventilador dever permanecer ligado somente durante as horas de umidade relativa mais baixa, que correspondem ao perodo diurno. Secadores de Fluxos cruzados Os secadores de fluxo cruzados so hoje os mais utilizados em todo o mundo, por serem de simples construo e operao e apresentarem menor custo inicial do que os outros tipos de secadores.

O produto atua como veculo que transporta energia para o gro ou retira energia deste e simultaneamente remove a umidade mido do produto. colocado em uma moega Apresenta a desvantagem da formao de gradientes de temperatura e de teor de umidade ao longo da espessura da massa de gros. Estes gradientes surgem porque os gros mais prximos do ar de entrada secam e se aquecem superior e mais do que os gros mais prximos do ar de exausto. por gravidade vai Promover a secagem dentro de certos limites descendo So secados (secagem com o ar natural) em silos com altas vazes de ar em operao contnua, desde que a pelo temperatura do ar no atinja valores prximos 0C. o fluxo de ar mnimo recomendado para secagem, dependendo secador, das condies ambientais e, como dito anteriormente, fluxo 15 a 25 vezes maior que o fluxo para a aerao de onde secado at resfriamento. Secagem em silos deve ser diferenciada da aerao de resfriamento. um Os gros podem desenvolver odores no-desejveis podem ocorrer, e sua remoo pode ocorrer. A aerao pode determinado ser utilizada para remover, alem desses odores, os gases resultantes do combate s pragas e devolver aos gros o teor de cheiro caracterstico. umidade, resfriado e Sistema de aerao descarregad composto basicamente por: o na parte inferior. A Ventilador com motor (devem fornecer a quantidade de ar necessria ao resfriamento do produto e ser capaz de secagem e o vencer a resistncia oferecida passagem deste ar pela massa de gros armazenada). resfriamento so Dutos (permitem a insuflao ou a suco de ar atravs da massa de gros) realizados por meio de Silos (armazenam a massa de gros) fluxo de ar Dispositivos para monitoramento (indicam condies do ambiente interno e externo). perpendicula r ao fluxo de Um sistema de aerao com ventilador fixo para cada unidade de armazenagem pode ser simples, verstil e eficiente gros; o ar sob o ponto de vista tcnico. Entretanto, pode ser a opo mais cara, por exigir vrios motores e vrios ventiladores para produzir a mesma quantidade de ar. A utilizao de um nico ventilador e duto de distribuio para mais de uma unidade de armazenagem uma alternativa satisfatria para o suprimento de ar. Dutos para distribuio de ar (so divididos em principal que sua finalidade conectar os ventiladores a um ou mais dutos secundrios que tem a finalidade de distribuir uniformemente o ar atravs da massa de gros. As principais dimenses de um sistema de dutos so:

Tamanho (a Ventilador ( a mquina utilizada para movimentar o ar atravs da massa de gros. Essa movimentao feita por seo meio de um rotor centrfugo ou axial, acionando por uma unidade motora. transversal e O ventilador deve ser dimensionado para: a Fluxo de ar: deve fornecer uma determinada quantidade de ar, medida em unidade por volume por unidade de profundidade tempo e massa ou de volume de gros. Adotam-se diferentes fluxos em funo da variao na distribuio de ar, influenciaro para diferentes tipos de armazns. Para silos verticais, pode variar entre 0,05 e 0,1mmin-.t- de gros, e para a velocidade estruturas horizontais, entre 0,1 e 0,20mmin-.t- de gros. Apesar da possibilidade de existirem variaes devido a do ar dentro condies atmosfricas, tipos de gros, potncia do motor, finalidade e tempo de aerao. do duto e a Presso esttica: o ventilador deve vencer a resistncia passagem do fluxo de ar, isto , ter presso superior uniformidade presso esttica do sistema, que medida em fora por unidade de rea e equivale resistncia que os gros e o de sistema de distribuio oferecem passagem do ar. A presso esttica um valor importante para o distribuio dimensionamento da potncia do motor e o clculo do ventilador. do ar na Unidade armazenadora: estrutura acondicionadora de gros. Esta estrutura pode ser vertical ou horizontal e massa de depende das caractersticas tcnicas e da relao entre a altura e o dimetro ou altura da estrutura. gros). rea Objetivo da aerao superficial (influenciar A aerao tem diferentes efeitos sobre a massa de gros, antes de colocar o sistema de aerao em funcionamento, a presso de essencial fazer previses sobre os possveis resultados da operao, utilizando tcnica pode atender aos seguintes sada de arobjetivos: Resfriamento a massa de gros, uniformizar a temperatura da massa de gros, prevenir aquecimentos e do duto paraumedecimento de origens biolgicas, promover secagem, dentro de certos limites e promover remoo de odores. a massa de gros. Operao do sistema de aerao. Espaament o entreUm diagrama que relaciona temperatura e umidade de um lote de gros usado para previso das caractersticas de dutos (temconservao da massa, durante o armazenamento. Pelo diagrama, pode-se prever a natureza dos riscos a que o influncia produto ficar sujeito durante a operao de aerao. sobre aAtravs do diagrama possvel estabelecer: uniformidade Umidade relativa superior a 90%, a aerao recomendada somente no caso em que a diferena de temperatura de entre os gros e o ar dor superior a 5C distribuio Umidade relativa inferior ou igual a 60%, a aerao s recomendada e aplicvel em gros midos ou que estejam do ar naaquecidos a uma temperatura muito superior do ar, necessitando, portanto, de resfriamento. Em outra situao massa depoder haver supersecagem da massa. gros). Resfriamento inferior a 3C torna a aerao desnecessria. Resfriamento entre 3 e 5C torna aerao recomendvel.

Resfriamento esteja carregado com uma camada pequena de produto. Os gros prximos da entrada de ar sero resfriados com temperatura do ar, enquanto a temperatura dos gros nas camadas superiores permanecer praticamente nas gradiente decondies iniciais. Assim, necessrio continuar a operao de aerao at que a frente de resfriamento tenha se temperatura movido atravs da massa de gros e at que a camada superior tenha sido resfriado e atingido valor igual superior atemperatura do ar. 7C torna aSe o operador interromper a aerao, faz com que ocorra a acelerar o processo de deteriorao do produto, um dos aerao objetivos da aerao manter a temperatura da massa de gros o mais uniforme possvel e prxima da condio possvel, ambiental. Operar o ventilador sempre que a temperatura externa for 7C inferior temperatura dos gros. porm pode provocar Uniformizar a temperatura condensao do vapor medida que o ar sobe pelo centro, ir sendo aquecido e ter sua capacidade de absorver umidade aumentada, dgua naretirando gua dos gros. Prxima da superfcie superior e fria ele resfriar, perdendo capacidade de absorver superfcie daumidade e transferindo a umidade adquirida anteriormente para a camada superior de gros. Dentre os danos massa e nascausados, o mais preocupantes a contaminao por mico toxinas. paredes do Prevenir o aquecimento de gros silo. Esta vantagem aplica-se freqentemente armazenagem em silo pulmo, com gros midos, recm colhidos. Como Existem limites mximos para teores de gua e temperaturas dos produtos midos, em relao ao tempo de espera resfriar ou para a secagem. O operador deve estar atento e consultar a tabela sobre o tempo permissvel para a armazenagem aquecer de gro sob diferentes condies de umidade e temperatura. Nesse caso, o sistema de aerao deve ser projetado uma massa para fornecer grandes volumes de ar, a fim de manter qualidade original do produto mido at o inicio de operao de gros de secagem. O Inibir a atividade de insetos-pragas e caros funcionamen to do sistemaA maioria dos insetos-praga que infestam os gros armazenados de origem tropical e subtropical. Os insetosde ventilaopragas so sensveis a baixas e a altas temperaturas, reduzindo seus desenvolvimentos em temperaturas inferiores a por umas16 e superiores a 42C. Para controle dos insetos-pragas quando a temperatura mantida entre 17 e 22C, para aqueles cujo ciclo de vida da ordem de trs meses ou mais. poucas horas no ir Os caros so pragas de grande importncia econmica, principalmente em regies de clima tropical e temperado. resfriar toda Podem danificar o germem dos cereais, casca de leguminosas, contaminarem os produtos com fezes e odores a massa de indesejveis. O produto infestado por caros, se destinado para a alimentao animal poder causar problemas gros, a no nutricionais aos mesmos e alergia aos operadores durante o manuseio. importante ressaltar que a presena de ser que o silo caros est relacionada a fungos, uma vs que os mesmos, tambm, se alimentam desses microrganismos. O

ambiente Inibir o desenvolvimento da microflora ideal para o A temperatura dos gros e a temperatura e umidade relativa do ar intergranular influenciam o desenvolvimento da seu desenvolvim microflora. Gros com teor de gua de at 15% podem ser armazenados durante mais tempo, se a temperatura for baixa entre 8 a 10C e a umidade relativa do ar intergranular, no ultrapassar 70%. ento estabelecido Preservar a qualidade dos gros por temperaturas O sementeiro, da indstria de concentrados para a alimentao humana e animal, quais sejam o teor de gua, o ndice de impurezas, o envelhecimento acelerado, a condutividade eltrica, a infeco por microrganismos, a entre 20 e contaminao por toxinas, a acidez de leos e a formao de perxidos, ndices de quebrados, trincados e 25C e danificados, infestao por insetos-praga, massa especifica aparente. umidade relativa entre Acrscimo na temperatura e, ou na umidade relativa do ar intergranular poder proporcionar desequilbrios em 80 e 90%. quaisquer dos fatores do sistema bitico, resultando em perdas parciais ou totais da massa de gros. A introduo, Para o seu em estado de repouso, por perodo de tempo mais prolongado. controle deve-se Suco ou insuflao do ar estabelecer, principalment Quando o movimento de ar ascendente e o ventilador encontra-se instalado na base do silo. O sistema conhecido e, unidade como insuflao ou ventilao positiva. Em sentido contrrio, a ventilao chamada de suco ou negativa. relativa de Um dos pontos importantes, a insuflao que ir adicionar calor ao ar devido ineficincia dos ventiladores. Em equilbrio geral, os ventiladores e o prprio sistema de distribuio produzem acrscimos superiores a 3C na temperatura do inferior a ar. Dessa forma, a escolha da insuflao poder ser uma alternativa correta, se a umidade da massa de gros estiver 60%. Gros acima da ideal de comercializao. com Em se considerando o controle de p, devido principalmente a problemas ambientais e de segurana, o uso da umidade suco ou ventilao negativa a opo correta. superior a 14% devem Ventilao positiva ser mantidos em Facilita a avaliao da temperatura da massa de gro, em caso da inexistncia do sistema de termometria. temperatura O calor gerado pela radiao solar no teto da unidade armazenadora no incorporado massa de gros e sim baixa ou por eliminando imediatamente. meio do O ar ambiente pode ter sua umidade relativa pela elevao da temperatura, em sua passagem pelo sistema de resfriamento aerao antes de entrar na massa de gros, sem perigo de aumentar o teor de umidade do produto. artificial do ar. Ventilao negativa

no afeta de maneira pronunciada a umidade do produto, quando a umidade relativa do ambiente estiver prxima Existe menorde equilbrio com a umidade da massa de gros. probabilidad No caso de usar ventiladores axiais acionados por motores trifsicos, basta usar uma chave de reverso para mudar e de queo sentido do fluxo de ar. ocorra condensao Acondicionamento do produto na superfcie da massa deMaterial fino, sementes e ervas daninha e outros materiais estranhos iro afetar negativamente a aerao, gros e noespecialmente, se estes materiais estiverem concentrados em um determinado local que, de modo geral, ficam teto dalocalizados nas projees centrais do silo. Alm disso, o segmento cnico da carga, causado pelo ngulo de repouso unidade do produto, quando espalhadores no so utilizados, faz com que as trajetrias do ar prximo s paredes, fiquem armazenador maiores do que nas regies centrais do silo. a. Para que seja evitado esses tipos de problema: Os odoresFazer a limpeza correta do silo e do produto antes de carreg-lo. caracterstico Evitar, ao Mximo, que o produto caia com alta velocidade, produzindo grandes quantidades de quebrados e finos. s queNa impossibilidade de boa limpeza, distribuir, uniformemente, o produto ao longo da altura do silo. A distribuio indicam auniforme da resistncia causar uma densidade global mais alta no silo, uniformizando o fluxo de ar. deteriorao Aps o carregamento, tentar remover um pouco do produto do centro do acumulado no centro do silo. O material podem sercentral removido ser, conseqentemente, substitudo por um produto mais limpo. facilmente Certificar-se de que a frente de aerao tenha percorrido toda a massa de gros. Ventilar por tempo mais detectados prolongado. na sada do ventilador. O calor proveniente do ventilador Sistema de termometria, instalao do sistema de termometria. e do sistema de Na prtica, o termopar cobre-constentan o mais utilizado para monitorar temperaturas de aerao. distribuio O sistema de leitura pode ser feito por instrumentos potencimetros portveis, prprios para pequenas instalaes, de ar no ou mesas computadorizadas, prprias para grandes unidades armazenadoras, cujos pontos de medio so transferido identificados em quadros sinpticos. para a massa de Clculo de um sistema de aerao gros e, neste caso,

O Estruturas para armazenagem de gros caracterizao de unidades armazenadoras. dimensionam ento de umA definio das caractersticas tcnicas e a localizao de uma unidade armazenadora esto relacionadas sua rea sistema dede influncia. No caso especifico de unidades na fazenda, a caracterizao da rea se faz pelo levantamento da rea aerao plantada, da produtividade, dos tipos de produtos, do tempo de armazenagem, das condies de transporte em consiste emdiferentes pocas do ano, do nvel do desenvolvimento tecnolgico da propriedade e da capacidade de adoo de calcular anovas tecnologias pelo proprietrio. vazo de arEsses fatores, alm de teis para a definio das caractersticas da unidade armazenadora, tm importncia sobre o e pressotreinamento que o agricultor deve receber. No entanto, independentemente do padro tecnolgico da unidade, ela esttica dodever apresentar condies bsicas para a manuteno das qualidades desejveis ao produto e ser ventilador, aeconomicamente vivel. Assim, uma unidade, na fazenda, dever ser simples e projetada conforme os princpios e os potncia doconceitos bsicos de armazenagem. motor, a reaEm armazenagem convencional (em sacos), a granelizao apresenta algumas vantagens como: de Reduo do custo de operao devido eliminao de sacaria; perfuraes, Maior facilidade na operao de controle de pragas; o nmero deManuseio facilitado e menor uso de Mao de obra. dutos, o espaament Unidades para armazenagem a granel o entre os dutos e oSilos: so clulas individualizadas, construdas de chapas metlicas de concreto ou de alvenaria. Geralmente tempo possuem forma cilndrica, podendo ou no ser equipadas com sistema de aerao. Essas clulas apresentam provvel decondies necessrias preservao da qualidade do produto, durante longos perodos de armazenagem. resfriamento Os silos podem ser classificas em horizontais ou verticais, dependendo da relao que apresentam entre a altura e o da massa dedimetro. Os verticais se forem cilndricos, podem, para facilitar a descarga, possuir o fundo em forma de cone. De gros. Paraacordo com sua posio em relao ao nvel do solo, classificam-se em elevados ou semi enterrados. Os silos maior horizontais apresentam as dimenses da base maior que a altura e comparado aos verticais exigem menor facilidade, oinvestimento por tonelada armazenada. problema ser Armazns graneleiros equacionado obedecendo- So unidades armazenadoras horizontais, de grande capacidade, formados por um ou vrios septos, que se soluoapresentam predominncia do comprimento sobre a largura. passo a passo. Unidades de armazenagem para sacaria

Galpes oufundo plano, de compartimento nico onde os produtos so armazenados em blocos individualizados. So depsitos: construdos geralmente em alvenaria, estruturas metlicas ou mistas e apresentam caractersticas tcnicas so unidadesnecessrias boa armazenagem, como ventilao, impermeabilizao do piso, iluminao, p direito adequado e armazenador cobertura. as adaptadas Armazenagem a granel na fazenda de construes. Uma unidade armazenadora de cereais deve satisfazer a finalidade precpua de armazenar o produto por Esses determinado perodo e manter suas qualidades desejveis para utilizao futura. depsitos O objetivo final obter uma estrutura suficientemente resistente para suportar o material armazenado, proteg-lo de recebem aintempries, permitir o controla da temperatura e da umidade dos gros e o controle de insetos, roedores e pssaros denomina e que seja de fcil operao, com possibilidade de ampliao futura e que seja econmica. o de paiol,Para se ter uma unidade armazenadora a granel de boa qualidade, necessrio a adaptao de ventilao e sistema quando de termometria, a fim de possibilitar a manuteno do produto em condies ideais de temperatura e umidade. construdos por ripas de Construo do silo secador e armazenador madeira, espaada A escolha do local para a construo do silo deve ser baseada nos seguintes aspectos: entre si oSer de fcil acesso e preferencialmente prximo a unidade de beneficiamento dos gros. que favoreceNa impossibilidade de construir uma cobertura componente altamente importante, os silos podem ser construdos ao muito, aar livre. No entanto, as mesmas condies de preparo do local deve ser observados ou seja o terreno deve ser plano aerao bem drenado bem limpo e arejado, evitando-se locais prximos a rvores; se o piso no for cimentado deve ser uma natural doboa compactao para o caso de descarga por gravidade. Caso o silo seja construdo diretamente sobre o solo deve produto. Ase ter maior cuidado na construo da base que deve ser bem impermeabilizada. maior desvantage Fumigao e vedao dos silos m a dificuldade Deve-se realizar a fumigao do produto, utilizando-se pastilhas de fosfeto de alumnio. Para a operao utiliza-se de se fazerum cano PVC que de ser fechado na sua extremidade inferior com um tampo cnico, para facilitar a sua introduo um eficientena massa de gros. Aps aplicao das pastilhas ou comprimidos de alumnio, deve-se fazer a vedao do silo controle deamarrando a lona interna, como se fosse o fechamento de um saco. O lenol plstico deve cobrir parte do silo e ser pragas. bem amarrado, para evitar entrada de ar ou gua. Armazns O fosfeto de alumnio letal para o homem. Ressalta-se que, quando o silo for descarregado por partes, o dispositivo convencionai de descarga deve ser sempre bem vedado, para evitar, ao mximo, a entrada de ar dentro do silo. s: so de

Armazenam Permitir individualizar produtos dentro de um mesmo lote. ento Em caso de deteriorao localizada, existe a possibilidade de remov-la sem o remanejamento de todo o lote. convencion al Menor gasto inicial com instalao. Esse tipo deComo desvantagens: armazenage O elevado custo da sacaria, que, inevitavelmente, substituda, por no ser um material permanente. m possuiElevado custo de movimentao, por demandar muita mo de obra. vantagens eNecessita de muito espao por tonelada estocada. desvantagen Pelo uso de sistemas em sacaria, indispensvel; s, emA instalao de portas, em nmeros e locais tecnicamente escolhidos, de modo a facilitar as operaes de carga e de relao aosdescarga. sistemas aQue as portas sejam instaladas frontalmente, isto , no mesmo alinhamento, em paredes opostas. granel, queQue o p-direito tenha altura de 6m. devero serA construo de paredes lisas, evitando-se reentrncias e terminando em meia cana junto ao piso e nunca em ngulo ponderadas reto. antes deFechamento lateral das paredes, junto ao piso e cobertura, para evitar o acesso de roedores, pssaros e insetos no decidir porinterior do armazm. sua adoo.A colocao de aberturas laterais de ventilao, protegidas por estruturas de telas e com aberturas regulveis. Como A instalao de lanternins, tecnicamente dispostos para a boa circulao de ar natural. vantagens A utilizao de telhas transparentes, para melhorar a iluminao natural. pode-se Que o piso seja impermevel, de concreto, e que esteja, no mnimo, 40 cm acima do nvel do solo. citar: A construo, em cada porta, de marquises, para carga e descarga em dias chuvosos. Oferecer Para o mximo de aproveitamento, a rea do piso deve ser projetada em funo dos estrados, das ruas principais e condies secundarias. para Instalao de sistema de preveno e combate a incndios. manipular quantidades Piso do armazm e tipos de produtos O principal material empregado na construo do piso o concreto. variveis, Qualquer tipo de materiais abaixo ter vantagens e desvantagens: simultaneam Piso de madeira: boas caractersticas no que se refere ao isolamento de calor e suas desvantagens so: o elevado ente. custo, em relao do concreto, no impermevel e tem durabilidade reduzida. Piso de cimento: atualmente o mais usado. A impermeabilizao dever ser feita com tcnicas e produtos apropriados.

considera-se como enchimento em uma etapa quando o silo carregado em no mximo trs dias. A vantagem desse Como sistema que o recebimento do produto no fica condicionado ao andamento da secagem do material j existente no feito o silo. Entretanto as camadas superiores ficam durante quase todo o perodo com o teor de umidade prximo ao inicial, carregamen nesse caso o ventilador deve fornecer vazo que faa a secagem alcanar as camadas superiores sem a ocorrncia to do silo de deteriorao. H duas No enchimento por camadas, o carregamento do silo condicionado ao teor de umidade dos gros que j esto no formas de silo. Uma nova camada s ser acondicionada se o ventilador for capaz de secar o produto j existente no silo. A efetuar o vantagem desse sistema que o produto permanece por menor tempo dentro do silo em condies de elevado teor enchimento de umidade. dos silos para Operaes de armazenagem secagem em baixas temperaturas rea todo o espao ocupado pelo armazm e divide-se em: rea til: aquela efetivamente ocupada pelo produto. :o enchimento rea inaproveitvel: aquea destinada ao trnsito no interior do armazm, ao espao ocupado por balanas e outros equipamentos e recepo. em uma etapa e o enchimento Diviso do armazm a funo de sua arquitetura, da disposio das portas, das colunas que eventualmente possam existir, das travessas de sustentao. O armazm dividido em: por Coxia: rea interna do armazm, delimitada pela projeo horizontal de cada uma das guas da cobertura sobre o camadas. piso. No caso do armazm construdo em pavilhes geminados, ele ter tantas coxias quanto forem os planos ou No guas da sua cobertura. enchimento Quadras: so as divises das coxias. So baseadas nas colunas de sustentao do telhado, nas travessas de por etapa o sustentao e no posicionamento das ruas longitudinais e transversais. O nmero de quadras pode variar em funo silo do tamanho e da arquitetura do armazm. carregado num Demarcao do armazm intervalo de tempo muito Uma vez delimitados os espaos correspondentes as coxias e quadras, a subdiviso destas dar o surgimento das menor que o ruas e, ainda, o posicionamento dos lotes. Classificam-se em ruas principais (so permanentes e se caracterizam por tempo de dividir longitudinalmente as coxias e por ligarem, transversalmente, as portas laterais do armazm. Secundaria (no secagem tem demarcao fixa e so localizadas em funo do melhor aproveitamento de espao. previsto, Lotes: constitudo por um conjunto de mercadorias de uma mesma espcie, pertencente a um depositante. Por geralmente exemplo, dois lotes distintos de arroz, sendo um lote de variedade distinta do outro.

Lastro: alastros. Esta marcao deve conter o nmero que o lote recebeu o nmero de volumes do lastro e o nmero de formao fiadas do lote. Caso haja diferena no nmero de sacos das fiadas, a marcao deve ser feita em cada fiada. bsica para a disposio Clculo da capacidade de um armazm dos sacos no ato doA capacidade de um armazm a funo da rea disponvel do piso, bem como da altura a que podero ser elevada empilhament as pilhas. o e rea til para estocagem; caracterstica rea destinada a circulao e movimentao de mercadorias. da pilha porO aproveitamento de um armazm bem projetado costuma ser de 75% a 85% do total da sua rea. representar a primeira Elaborao de projetos fiada de sacos sobreCom finalidade, o projeto o documento de anlise que permite avaliar os elementos para a tomada de deciso o estrado. sobre sua execuo ou sobre o apoio e a infra-estrutura necessrios para a implantao da obra. Etiquetagem: a Localizao e dimensionamento colocao, em umaOs principais parmetros a serem considerados nesse tipo de estudo so: pilha ou lote,O mapa geogrfico do municpio que mostre, com clareza, o permetro urbano, suburbano e rural; de umaLocal de construo; etiqueta queVias de transporte; contenha asrea da ao do proponente; seguintes rea de influncia da unidade; informaes Vias de escoamento da produo; completas Modalidade de transporte. sobre oVias de escoamento e meios de transporte onde se da maior ateno em questes de ferrovias, rodovias e hidrovias. produto. De modo semelhante, considerando os perodos de safra e de entressafra, deve-se avaliar o custo de transporte do Marcao decentro de produo at a unidade a ser implantada, e desta para os centros de consumo ou exportao. pilhas: Memoriais descritivos identificao Servem para facilitar a elaborao e anlise, deve-se considerar as caractersticas da unidade e as condies nas por escrito,quais o produto se encontra durante o recebimento, isto , sujo e mido, limpo e mido, sujo e seco e limpo e seco. diretamente Deve ser considerada, ainda, a possibilidade do recebimento simultneo de diferentes espcies, diferentes nos volumesvariedades dentro da mesma espcie e diferentes teores da umidade para cada lote recebido. Estas informaes ou nospermitem estabelecer o fluxograma bsico que ir caracterizar a futura unidade, conforme o seguinte:

Ptio deLaboratrios. amostragem; Balana; Primeira etapa: estabelecimento do fluxograma operacional. Moegas para recebimento; Capacidade de colheita e de transporte do campo para a unidade; Silos Moega de recebimento; pulmes; Maquina para pr-limpeza; Equipamento Transportadores; s paraTulhas de espera; movimenta Secador; o; Tulhas de ensaque; Equipamento Ensaque; s para pr-Armazenagem. limpeza; Sistemas de Terceira etapa: escolha do secador secagem; Equipamento Admitir a utilizao de um secador, que permita a secagem em lotes ou em fluxo continuo, encontrado no mercado. s paraPor informaes do fabricante, sabe-se que o equipamento necessita de 3,5 a 4,0 horas para carga, secagem, limpeza; resfriamento e descarga. Sistema deAdmitir trs turnos de trabalho ou 20 horas efetivas de secagem. movimenta o e distribuio Quinta etapa: maquina de pr-limpeza. de produto; Sistema deA capacidade da pr-limpeza dever atender a capacidade de secagem e o cronograma de recebimento. armazenage m; Estrutura de armazenagem no Brasil Sistemas de termometria, Chama-se armazm a qualquer deposito que oferea condies proprias a guarda e proteo de mercadorias. aerao eGuardar com segurana contra invaso e proteger contra intemperies, possibilitando ao mesmo tempo, uma boa tratamento ventilao e iluminaodo ambiente. Portanto, o armazenamento compreende o transporte, a guarda e a fitossanitrio conservao do produto. s; Apos a colheita de gros do campo, todo esforo humano e material pode se perder as condies de armazenamento Sistemas defornecidas a estes forem inadequadas. Nas regioes tropicais subtropicais as perdas so maiores quando expedio;

comparadas se entre as duas , se houver condies de estocagem do produto colhido, ocorrero anomalias no segmento da com outras comercializao. regies, o Amostragem e determinao de umidade maior desafio Amostra uma poro de um lote selecionado e analisado com a finalidade de se obter informaes sobre eles. manter a Amostra simples: a amostra retirada de um lugar do lote. qualidade apos terem Amostra composta: conjunto das amostras simples retiradas de um mesmo lote. sido colhidos mecanicame Amostra mdia: a amostra recebida que ser encaminhada em uma quantidade especifica para anlise. nte, beneficiados Amostra de trabalho: obtida atravs da homogeneizao e reduo da amostra mdia. e Amostragem de produtos a granel armazenado s. Uma amostra obtida de um lote de gros pela tomada de pequenas pores, de forma aleatria, em diferentes locais do lote e combinando-as. O processo produtivo As amostras devem ser colhidas usando se caladores do tipo duplo, sonda ou pneumtico. As amostras devem ser compreende coletadas em diferentes profundidades. duas funes distintas e independent Em veculos: es: a produo e a As regies de amostragem devem variar a cada veiculo, a fim de evitar fraudes. Deve-se utilizarcalador composto. comercializa Em veculos durante a descarga: o, mas o armazename Abrir as comportas ou laterais do veiculo, coletar as amostras em todas as comportas ou em vrios locais da lateral. ntoposiciona- A amostra vem durante a descarga pode ser amostragem complementares. Em graneleiros: A coleta de amostras deve ser feita apos a marcao de pontos na superfcie da massa de gros, distribudos uniformemente. Em silos:

Marcar na Recomenda-se utilizar o procedimento contido no Manual de Servio da Fiscalizao Sanitria Vegetal em Portos superfcie da do MAPA. massa de gros, cinco Tipos de caladores pontos de a) Caladores simples: retira amostras em sacarias amostragem sendo um no b)Sondas manuais: utilizado na amostragem de gros e granel centro. c)Sondas pneumticas: utilizado em veculos, silos e graneleiros Coletar as amostras d)Sonda torpedo: utilizado em produtos a granel a grandes profundidades. nas regies marcadas a e)Canecos: utilizado em produtos a granel em queda livre cada metro Tipos de transportadores de profundidade Correia ou fita: so projetados para movimentao de produtos no sentido horizontal, o produto transportado . Pode ser sobre rolamentos, o que lhe confere uma alta eficincia mecnica. efetuada em cada vlvula Podem ser classificados em: de descarga Simples: conduz o produto em um nico sentido. ou esteira da Reversveis: conduz o produto nos dois sentidos. clula, durante trinta Duplas: conduz o produto nos dois sentidos simultaneamente. minutos. Em navios: Corrente ou Redler: so correntes construidas de estrutura rigida metalica modulada que se move entre duas engrenagens, transportando os gros atraves do arraste pelas palhetas fixadas na corrente. Rosca transportadora ou helicoidal: chamados de caracol,so constituidos por um helicoide montado no interior de um cilindro ou calhas abertas ou sem revestimento. Classificao: Fixos, moveis, varredoras e revolvimento de produto. Elevadores de caamba: so usados para o trasnsporte vertical ou inclinado. Dotados de caambas fixadas sobre uma correia estendida sobre duas polias posicionadas na vertical. Pneumaticos: utilizam uma forte corrente de ar para transporte de gros. bastante utilizado na descarga de navios.

Manejo das possiveis contaminaes. O produto recebido deve ser armazenado limpo e com baixos percentuais de gros Unidades quebrados. Armazenad Os estrados sob qual o produto ser armazenado deve estar limpo e em bom estado de conservao. fundamental oras convencion a realizao de inspees peridicas. ais Caracterizao das unidades quanto entidade a qual pertence: Para Elas podem ser divididas em: minimizar as a) Privada (74%) perdas durante o b) Cooperativa (21%) armazename nto alguns c) Oficial (5%) procediment Fatores que afetam a conservao os devem ser Abiticos: so os organismos no-vivos. Impurezas e volume de ar se encontram distribudos entre os gros. adotados. A limpeza dos Biticos: organismos vivos_ massa de gros, insetos e microorganismos (fungos e bactrias). equipamento Riscos de acidentes em unidades armazenadoras s e de todas as Os principais riscos so: instalaes indispensave 1- Exploses l, assim 2- Problemas ergonmicos como a pulverizao. 3- Leses do trato respiratrio e ocular Todo produto 4- Riscos fsicos deve ser inspecionado 5- Quedas, sufocamentos e esmagamentos na recepo Riscos de exploses para identificar No processos de limpeza, secagem, armazenamento e carregamento so etapas que produzem muita poeira. O acumulo de poeira depositadas no piso, elevadores, tneis, correias transportadores podem apresentar riscos de incndio. Para ocorrer exploso necessria a combinao dos materiais de combusto, ar e a fonte de ignio.

Outra fonte a) Afeta a coluna vertebral de exploso pode ser no b) Lombargias processo de c) Tores decomposi o dos gros d) Esmagamento de disco de vrtebras que gera Leses de pulmes e / ou olhos vapores inflamveis Os produtos agricolas desprendem poeira do proprio gro e terra que no momento da colheita carrega jjunto aos produzindo gros, que pode provocar doenas pulmonares, conhecida como silicose. os gazes metano e etano. Leses Riscos fisicos Organmica s Os ruidos e a iluminao so riscos que podem causar denas nos operadores de unidades armazenadoras. Essas leses Afogamento geralmente ocorrem nos Acidente com morte por afogamento. A vitima arrastada pelos gros saindo do silo. operadores Sufocamento em funo do mau uso Acidente com morte por sufocamente. A vitima encoberta pela massa de gros e morre por asfixia. dos equipamento s de transporte e nos locais de trabalho. Elas podem ser de diferentes tipos:

You might also like