You are on page 1of 1

Homeopatia

O que a homeopatia? uma forma especializada de tratar pessoas e animais. Como? Ajudando o organismo a recuperar, por si mesmo, a sade debilitada ou perdida usando remdios simples, que no tm efeitos colaterais ou contraindicaes. Estes remdios so feitos de plantas? O tratamento realizado com remdios feitos de plantas medicinais chamase fitoterapia. A Homeopatia tem remdios feitos de: - plantas (vegetais): razes, caules, folhas, flores e frutos diversos. - animais. Ex. abelha, etc. - minerais: magnsio, ferro, prata, etc. Como atua o remdio homeoptico? A ao do remdio homeoptico a de restabelecer a energia perdida pela pessoa doente. A sade depende justamente do equilbrio dessa energia que d o vigor fsico, mental e emocional. Em harmonia, o organismo tem todos os recursos de que precisa para enfrentar as doenas e se manter saudvel. Assim, o medicamento homeoptico age recompondo a fora energtica do paciente estimulando, o prprio organismo a reagir s doenas. A Homeopatia pode curar todas as doenas? Na prtica, nenhuma teraputica trata todas as doenas. Existem ainda doenas incurveis: Aids, certos tipos de cncer, problemas que exigem cirurgias, entre outras. Nesses casos, a homeopatia ajuda a fortalecer o doente, aliviar os efeitos colaterais dos tratamentos alopticos e melhorar a qualidade de vida do paciente. Quem descobriu a Homeopatia? Um mdico alemo, Samuel Frederico Hahnemann. Como a descobriu? Pesquisando drogas usadas como remdios, no seu tempo (1790-1843). Qual foi a primeira substncia experimentada? Foi a Quina ou Quinina, que j era usada para combater as febres intermitentes (Malrias). Como chegou a essa concluso? Tomou a Quina pura e teve: febre alta, tremores, calafrios, semelhantes aos da Malria. Diluiu a Quina, aos poucos e foi experimentando no tratamento da malria. No s diminuram as reaes, mas, ainda, curavam a doena.
E depois? Ele e seus discpulos continuaram experimentando diversas outras doenas e os resultados se repetiram. Estava descoberta a HOMEOPATIA, o TRATAMENTO PELO SEMELHANTE. Por que os nomes dos remdios homeopticos so escritos em Latim? Primeiro, para identificar a origem do mesmo; segundo, para facilitar a aquisio em qualquer parte do mundo, mesmo sem conhecer a lngua do local que voc estiver.

Os remdios homeopticos so encontrados prontos em qualquer farmcia? No. Devem ser procurados nas FARMCIAS HOMEOPTICAS que os prepararo (aviaro) na hora, com receita mdica, ou veterinria ou odontolgica. O tratamento homeoptico lento? Os que no conhecem a homeopatia dizem isso, mas no bem assim. Quando o caso crnico, j se arrasta por algum tempo, tendo sido, muitas vezes, usados outros tratamentos, pode at demorar um pouco, dependendo tambm da capacidade da reao do organismo do paciente. s vezes, nos casos agudos, a reao pode ser notada quase instantaneamente. Os medicamentos homeopticos podem causar danos sade? No, mas pode mascarar sintomas de algumas doenas se forem receitados, manipulados ou usados inadequadamente. Por isso, faa consultas somente com clnicos especializado em Homeopatia e mande aviar as receitas nas farmcias homeopticas de sua confiana. A mulher grvida ou que amamenta pode tomar medicamentos homeopticos? E os bebs, tambm? Sim. O medicamento homeoptico, por no ter ao qumica, no vai causar danos gestante e nem ao nenm. Mas, no esquea, s use medicamentos sob orientao de clnico especializado. Pode-se tomar medicamento homeoptico ao mesmo tempo de um aloptico? Pode, mas indispensvel que seja consultado o seu clnico. Ele a pessoa mais indicada para avaliar a necessidade desta associao. Os alimentos interferem no tratamento homeoptico? Sim, mas no somente no homeoptico, em qualquer tratamento. Durante o tratamento homeoptico proibido ingerir lcool, caf, ch, etc?
No necessariamente, a no ser que seja recomendada pelo clnico uma dieta restritiva. Usando-se homeopatia uma vez tem de us-la sempre? No. Uma vez sumidos os sintomas da doena e a pessoa curada, o uso dos medicamentos deve ser suspenso. Por que o medicamento homeoptico no tem bula? O medicamento homeoptico indicado pelo conjunto de sintomas do paciente, respeitando sua individualidade. Somente o clnico est habilitado para fazer esta anlise. As bulas, muitas vezes, so indutoras ao uso inadequado de medicamentos.

Fonte: INSTITUTO DE HOMEOPATIA DO CEAR. O que homeopatia. Fortaleza:2006.

You might also like