You are on page 1of 16

1.

INTRODUO

1.1. Presso

O conceito de presso relaciona uma fora aplicada em uma superfcie com a rea da mesma, de acordo com a equao 1. Para determin-la utiliza-se qualquer elemento que sofra deformao quando se aplica determinada presso.

(1)

O valor pode ser expresso em diversas unidades, como: Kg/cm, psi, cm de coluna de gua, entre outros. Porm no SI, a unidade de presso N/m2, tambm conhecida como pascal (Pa) [1].

1.2. Tipos de medidas de presso

A presso absoluta aquela medida com relao ao zero absoluto ou ao vcuo total, representa a presso total exercida na superfcie, incluindo a atmosfrica quando est presente. importante diferenci-la da presso relativa, que a diferena entra a presso absoluta e a atmosfrica. A presso exercida sobre a superfcie terrestre pela camada de ar, denominada de presso atmosfrica, e seu valo ao nvel do mar de 1 atm ou 760 mmHg. Geralmente medida por um aparelho denominado barmetro. A presso manomtrica medida pela diferena entre uma presso desconhecida e a presso atmosfrica existente (tomada como referncia), essa pode ser positiva ou negativa. Quando esse valor inferior ao da presso atmosfrica (negativa) denomina-se presso de vcuo. Ao representar-se o valor da presso manomtrica pode-se colocar ou no um g aps a unidade, como mostra o exemplo: 3 Kgf/cmg = 3 Kgf/cm. A presso existente abaixo da superfcie de um lquido exercida por esse mesmo lquido denominada presso hidrosttica, e depende da densidade do fluido, do local no qual o experimento realizado e da altura da coluna fluida acima do ponto escolhido, independentemente do tamanho e formato do recipiente utilizado. Pode-se tambm determinar

a diferena de presso entre dois pontos estabelecidos, denominada presso diferencial, sendo essa utilizada normalmente para medir vazo, nvel e o prprio valor da presso [2][3].

1.3. Princpios fsicos aplicados na medio de presso

A lei de Boyle-Mariotte, aplicada aos gases, afirma que o quando a temperatura mantida constante (processo isotrmico), o produto da presso pelo volume no se altera, ou seja, presso e volume so inversamente proporcionais [4]. A lei da conservao de energia (Teorema de Bernoulli) relaciona as energias cinticas e potenciais do fluido e afirma que para um fluido perfeito (incompressvel e sem viscosidade), toda forma de energia pode ser convertida em outra, ou seja, a energia no pode ser criada nem destruda, apenas transformada. Portanto em um sistema isolado a quantidade total de energia permanece constante [2]. O teorema de Stevin diz que a diferena de presso entre dois pontos de um fluido em repouso igual ao produto do peso especfico do fluido pela diferena de cota entre os dois pontos. Tambm conhecido por teorema fundamental da hidrosttica, ele aplicado apenas para fluidos em repouso e relaciona a altura da coluna do fluido com as presses estticas exercidas por esse fluido em repouso em um reservatrio [2][5]. O princpio fsico elaborado por Pascal afirma que o acrscimo de presso produzido em um lquido em equilbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do lquido. Representa umas das mais importantes contribuies da mecnica dos fludos quando se trata do estudo e determinao da presso, essa propriedade aplicada em diversos dispositivos, tanto para a ampliao da fora exercida como para a transmisso dessa de um ponto a outro, no dia-a-dia pode ser aplicado ao sistema de freios e amortecedores de automveis e aos elevadores hidrulicos dos postos de gasolina [5][6].

2. APARELHOS PARA MEDIR PRESSO

2.1. Manmetros de coluna Lquida (Hidrostticos)

So aparelhos que utilizam lquido para medir a presso. O aparelho simples e de baixo custo, basicamente constitudo por um tubo de vidro, uma escala graduada, o lquido de enchimento (mercrio ou gua destilada) e uma estrutura de sustentao. A observao do

menisco deve ser realizada de diferentes maneiras de acordo com o lquido utilizado, como mostra a Figura 1. O valor da presso obtido atravs da leitura da altura da coluna de lquido deslocado em funo da presso aplicada.

Figura 1. Observao do menisco nos dois tipos de liquido utilizados para se medir presso. [3]

Alguns fatores devem ser considerados durante a medio como: a temperatura (pois a variao da temperatura altera a densidade e causa erros na leitura, para isso considera-se a massa especfica do lquido e uma temperatura de referncia na construo da escala, sendo necessrios clculos de correo da temperatura caso essa no esteja de acordo com a referncia), as impurezas contidas no lquido manomtrico, a tenso superficial dos lquidos e a acelerao gravitacional. Atualmente so amplamente aplicados pela indstria na verificao e controle de vazamentos, na determinao da velocidade do fluxo de ar em tubulaes e na medio do nvel de lquidos armazenados em tanques, alm de servir como padro primrio, ou seja, utilizados como referncia na calibrao de outros aparelhos. Entre as vantagens pode-se destacar o fato de no necessitarem de calibrao especial e nem manuteno, e permitir medies com grande preciso. Embora o peso especfico influente e a fragilidade do tubo de vidro (limitante do tamanho do equipamento) permitam apenas a medio de baixas presses [7]. Dentre os mais utilizados podem-se destacar: . 2.1.1. Manmetro de tubo em U o equipamento mais simples de medir baixas presses, composto por um tubo de material transparente (geralmente vidro) recurvado no formato de U e acoplado uma escala graduada. As extremidades do tubo devem estar abertas e esse preenchido com o fludo manomtrico at sua metade, a presso aplicada em um dos ramos e provoca a movimentao do lquido, podendo-se obter a diferena de altura devido ao movimento do

fludo e determinar seu valor observando-se a escala. A faixa de medio da presso nesse equipamento est correspondida entre 0 e 2000 mmH2O/mmHg [7]. A Figura 2 mostra um esquema do aparelho.

Figura 2. Representao do manmetro de tubo em U. [8]

2.1.2. Manmetro tipo coluna reta vertical A aplicao desse equipamento idntica a do Tubo em U, porm nesse as reas dos ramos das colunas no so iguais, e a maior presso aplicada regio da maior rea, como mostra a Figura 3.

Figura 3. Representao do manmetro tipo coluna reta vertical. [9]

Esse aparelho tambm pode apresentar um reservatrio, que auxilia na melhor adequao escala, quando esse grande, alteraes do nvel do lquido em seu interior so desprezveis, nesse equipamento um maior cuidado deve ser tomado na hora das medies [7].

2.1.3. Manmetro tipo coluna inclinada Esse aparelho apresenta uma inclinao do tubo reto de pequeno dimetro, que traz como vantagem a ampliao da escala de leitura, provocando um aumento da sensibilidade e eficcia do equipamento. Fato que torna sua utilizao adequada para a realizao de medio de baixas presses (da ordem de 50 mmH2O) com preciso de 0,02 mmH2O. O ngulo de inclinao deve estar sempre nivelado e na posio correta, e o dimetro interno do tubo deve estar calibrado para resultados eficazes. O manmetro de Tubo inclinado com Reservatrio indicado para medio de presso em instalaes de ar, gases, testes de vazamento, queda de presso em filtros, entre outras, pois proporciona leituras mais precisas [7]. O equipamento est representado na Figura 4.

Figura 4. Representao do manmetro tipo coluna inclinada [7].

2.1.4. Manmetro de McLeod Esse equipamento baseia-se basicamente na lei de Boyle-Mariotte, portanto s utilizado para gases permanentes, pois permitem a compresso, diferentemente dos vapores. Esse manmetro geralmente utilizado na calibrao de diversos outros instrumentos. O funcionamento consiste em confinar uma quantidade de gs conhecida, a uma presso inicial baixa, e comprimir o gs, aumentando sua presso. Assim, como o comportamento do gs conhecido, pode-se medir a nova presso de acordo com a altura da coluna de mercrio existente no equipamento e calcular a presso inicial [10]. A presso mnima que pode ser medida pelo McLeod da ordem de 10-8 Torr e incerteza quando utilizado para calibrar um equipamento de 10-4 Torr [11].

Figura 5. Esquema representativo do manmetro de McLeod [11].

2.2. Medidores por deformao elstica (Anerides)

So aqueles que utilizam a deformao de um elemento elstico para indicar o valor da presso aplicada sobre ele. Classificados como anerides, ou seja, funcionam sem um lquido. Praticamente consistem em uma pequena caixa de metal fechada vcuo, com duas extremidades, uma delas com uma parte fixa, e a outra parte mvel ligada a uma mola resistente que vai impedir o rompimento da caixa. Funcionam da seguinte maneira, quando a presso do ar diminui, o lado mvel vai expandindo-se, caso contrario, o lado mvel se comprime, sendo os valores indicados por um ponteiro fixado na parte mvel. Subdivididos em alguns grupos.

2.2.1. Tubo de Bourdon O aparelho composto por um tubo de seo oval, que apresenta uma de suas extremidades fechada e a outra aberta presso que ser medida. Podem ser feito de vrios materiais como ligas de bronze, fosforoso, ao ou berlio-cobre, e a variao da temperatura e da presso atmosfrica podem alterar os resultados das medidas. A preciso do equipamento depende do processo de fabricao (0,1 a 0,5%) e alguns medidores apresentam compensadores trmicos que minimizam os erros.

A partir da atuao da presso no seu interior, o tubo altera sua forma devido ao movimento da sua extremidade fechada, esse movimento, atravs de engrenagens, transmitido a um ponteiro que indicar a medida da presso em uma escala graduada. Simplificadamente pode-se comparar esse sistema a um brinquedo infantil, a lngua de sogra. Seu formato tambm apresenta configuraes variadas: na forma de C, helicoidal (hlice) ou espiral, todos praticamente possuem a mesma idia de funcionamento, a diferena est no formato do tubo, que se adapta para baixas, mdias e altas presses, sendo universalmente utilizados para se medir presses em intervalos entre 0 e 50000 psi [12]. Recomenda-se o uso do tubo em C, representado por A na Figura 6, para medies que envolvam presses menores. Para medio de presses medianas recomendado o tipo espiral (B). J o tubo no formato de hlice (C) utilizado na anlise de grandes presses.

Figura 6. Representao dos tubos Bourdon: A) tipo C; B) espiral e C) tipo hlice. [13]

A calibrao sempre feita de maneira que o marco zero esteja posicionado no mnimo valor da escala quando o tubo estiver em repouso, ou seja, quando a presso atmosfrica e interna, forem iguais. Baixo custo e elevada vida til, figuram entre as principais vantagens desses equipamentos. Os tipos espirais e helicoidais apresentam maior rapidez na resposta da leitura, pois podem indicar maior movimento sem uso de engrenagens, quando comparados a configurao C [13].

2.2.2. Diafragma O manmetro de diafragma, representado pela Figura 7, um disco circular fixado nas laterais. Seu diafragma, ponto sensvel do sistema, pode ser metlico ou no, liso, ondulado ou misto. Quando o gs ou fluido do sistema entra em contato com ele, faz-se uma presso, acarretando uma deformao. Passa-se para um leitor que faz a leitura da presso do sistema. utilizado para determinar presses relativamente baixas.

O diafragma possui uma rea efetiva, que aquela que vai suportar a presso para efetuar-se a leitura, com isso pode haver uma grande variao desta rea, assim para se ter um grande deslocamento o aparelho deve conter dimenses maiores do seu dimetro.

Figura 7. Representao do manmetro de diafragma. [9]

2.2.3. Fole O manmetro do tipo Fole representado pela Figura 8 um equipamento usado para medir baixar presses, devido sua resistncia presso ser limitada. Apresenta rugas na sua poro exterior e tem a capacidade de se expandir e comprimir de acordo com a intensidade da presso aplicada no sentido do seu eixo. Os materiais para a construo desses aparelhos devem ser finos para se obter uma maior flexibilidade.

Figura 8. Representao do manmetro Fole. [9]

2.2.4. Cpsula Este tipo de manmetro geralmente usado para medir baixas presses no vcuo, constitudo a partir de dois diafragmas conectados na forma de uma cpsula, ligada a um ponteiro e a uma escala, como pode ser visto na Figura 9. Diversas capsulas acopladas em srie acionam um ponteiro e o sistema de engrenagens a partir de seu deslocamento, movimento que transferido para uma escala na qual feita a leitura.

Figura 9. Representao do manmetro de cpsula. [14]

2.3. Transmissores Eletrnicos

Os transmissores eletrnicos captam diferentes tipos de sinais e enviam informaes, de forma padronizada, utilizando sensores (elementos mecnicos elsticos) como fole, diafragma, cpsula ou outros, e juntamente com conversores transformam as variaes de presso detectadas em sinais padro de transmisso. Existem alguns princpios fsicos que so utilizados nesses transmissores, tais como indutncia, resistividade e capacitncia, por exemplo [9].

2.3.1. Indutivo Nos transmissores indutivos, uma presso aplicada em um fole, por exemplo, que se movimenta ou deforma, e movimenta uma barra de fora. A forca exercida transmitida a um disco de rearme que se aproxima do detector. A indutncia aumenta devido a essa aproximao, aumentando tambm a corrente consumida e o sinal de sada do detector. Este sinal amplificado, aumentando a fora que equilibra o sistema. Aps isso, o disco se afasta do detector, fazendo com que o sistema atinja um novo equilbrio (Figura 10), e o sinal de sada do transmissor (sinal do detector amplificado) fica proporcional presso medida naquele momento [9].

Presso

Detector

Ponto de Equilbrio

Disco de rearme Figura 10. Esquema representativo de um tranmissor indutivo [9].

2.3.2. Resistivo Outro modelo de transmissor eletrnico do tipo piezo-resistivo, que se baseia na variao da resistncia eltrica que ocorre durante a deformao elstica de um fio, devido a uma tenso mecnica (presso). Assim como os indutivos, tambm possuem um elemento mecnico elstico, que movimenta uma alavanca onde esto instalados sensores que se esticam ou comprimem durante a variao da presso do processo, como mostra a Figura 11 [9].

Figura 11. Exemplo de sensor piezo-resistivo [15].

2.3.3. Capacitivo Alm destes, existe ainda o transmissor do tipo capacitivo, baseado na diferena de capacitncia de um capacitor, que aplicando-se certa presso, desloca uma de suas placas. O movimento do elemento mecnico fornece uma presso que transmitida para um diafragma

localizado no centro da clula. Esse movimento proporcional diferena de presso aplicada sobre o sensor [9].

2.4. Medidores de presso por condutividade trmica

2.4.1. Pirani Esse tipo de medidor de presso funciona atravs do princpio da condutividade trmica dos gases, na qual um fio aquecido por uma corrente eltrica e colocado em um ambiente onde se deseja medir a presso. Com o gs em movimento, ocorre a dissipao de energia trmica, que depende da presso, ou seja, quanto maior a presso, maior a dissipao de calor no fio e com isso, sua temperatura decai, devido maior densidade molecular do gs envolvente. A faixa de presso que esse modelo pode ser utilizado de 7,5.10-4 a 75 Torr [16]. Tendo em vista que a temperatura esta relacionada com a resistividade do fio, possvel medir a presso atravs da resistncia eltrica [17]. Alguns autores afirmam que esse mtodo melhor para se determinar pequenas diferenas de presses, utilizando filamentos de nquel e tungstnio, sendo que o primeiro possui maior sensibilidade, alcanando uma temperatura tima mais facilmente, alm de outras vantagens [18].

2.4.2. Tipo Termopar Possui o mesmo funcionamento do Pirani, a nica diferena que h um termopar ligado diretamente ao fio. Assim se mede diretamente a temperatura no termopar, concluindo a medida da presso de acordo com a resistncia eltrica [17]. Na Figura 13, pode-se observar os dois tipos de medidores de presso que funcionam atravs da condutividade trmica.

Figura 13. Medidores de presso por condutividade trmica: A) Pirani; B) tipo Termopar. [17]

2.5. Medidor de presso por ionizao

2.5.1. Ctodo Frio (Penning) Baseado no conceito de ionizao, no qual uma elevada diferena de potencial aplicada entre um ctodo e um nodo, emitindo eltrons. Existe um campo eltrico (E) e um campo magntico (B), como se v na Figura 14. Os eltrons so acelerados em direo ao anodo de forma helicoidal, aumentando as ionizao devido a colises. Gasta menos energia que os de ctodo quente, e mede presses geralmente entre 10 -3 e 10-6 Torr, apesar de existirem modelos que medem presses da ordem de 10-13 Torr [17].

Ctodo

nodo

Figura 14. Modelo de medidor de presso por ionizao de catodo frio [17].

2.5.2. Ctodo Quente (Triodo) Assim como o de ctodo frio, seu princpio de funcionamento se baseia na ionizao do gs para se determinar a presso. Existe um filamento que aquecido e emite eltrons para uma grade (Figura 15), que polarizada positivamente. Os eltrons seguem em direo a um coletor, que fica negativamente polarizado em relao grade e ao filamento, o que faz com que os eltrons voltem para a grade, gerando um movimento oscilatrio, ao mesmo tempo que colidem com as molculas do gs, que so coletadas pelo coletor e ionizadas positivamente. Essa ionizao atribui uma corrente I+ proporcional ao nmero de molculas ionizadas. A presso medida indiretamente por essa corrente inica, a faixa de presso que esse modelo consegue medir entre 10-2 a 10-8 Torr. Para presses menores foi criado um medidor chamado Bayard-Alpert [17].

Coletor Grade Filamento

Figura 15. Modelo de medidor de presso tipo Triodo [17].

2.5.3. Bayard-Alpert Mede presses de at 10-11 Torr. A diferena para o triodo que o coletor e o fio ficam em posies invertidas (Figura 16). O emissor fica do lado de fora da grade e o receptor (coletor) fica no centro da grade, diminuindo o efeito de foto-emisso eletrnica que ocorre quando se tem baixas presses e utiliza-se o tipo triodo. A corrente I+ correspondente s molculas ionizadas do coletor [17].

Filamentos Coletor Grade

Figura 16. Esquema do medidor de presso Bayard-Alpert [17].

3. CONCLUSO

Existem diversos tipos de medidores de presso, alguns so simples, outros mais complexos, portanto, deve-se fazer uma anlise minuciosa antes da escolha do aparelho a ser utilizado para medir determinada presso, pois cada um tem uma faixa de operao, utilizam conceitos fsicos diferentes, alm de existirem equipamentos mais precisos que outros.

4. REFERNCIAS

[1] http://www.sapiensman.com/ESDictionary/docs/d7.htm, acessado em 14/10/2011. [2] http://www.monografias.com/trabajos11/presi/presi.shtml, acessado em 14/10/2011. [3] Medio de Presso Faculdade de Tecnologia lvares de Azevedo (FAATESP), disponvel em: http://www.faatesp.edu.br/publicacoes/Instrumentacao_Press%E3o_pg3_pg22 .pdf, acessado em 16/10/2011. [4] http://www.infoescola.com/termodinamica/lei-de-boyle-mariotte/, acessado em

14/10/2011.

[5] Mecnica de Fluidos Aula 4 Teorema de Stevin e Princpio de Pascal Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia/So Paulo, disponvel em: http://www.engbrasil. eng.br/pp/mf/aula4.pdf, acessado em 15/10/2011. [6] Hidrosttica Princpio de Pascal, disponvel em: http://www.fisica.net/hidrostatica/prin cipio_de_pascal.php, acessado em 15/10/2011. [7] http://www.temperuniao.com.br/manometro%20coluna%20U,%20inclinados%20e%20v

%Ecuo.pdf, acessado em 16/10/2011. [8] Medidas e Instrumentacin Sensores Direccin Nacional de Servicios Acadmicos Virtuales Universidad Nacional de Colombia/Sede Manizales, disponvel em: http://www. virtual.unal.edu.co/cursos/sedes/manizales/4040003/lecciones/cap3lecc2.htm, acessado em 17/10/2011. [9]http://www.dca.ufrn.br/~acari/Sistemas%20de%20Medida/SLIDES%20INSTRUMENAC AO%20PRESSAO.pdf, acessado em 14/10/2011. [10] Sgubin, LG e Degasperi, FT. Aprimoramento da montagem, calibrao e operao do medidor padro de vcuo McLeod. Faculdade de Tecnologia de So Paulo FATEC/SP CEETEPS UNESP So Paulo/SP, disponvel em: http://bt.fatecsp.br/system/articles/827/ original/141-leandro.pdf, acessado em 17/10/2011. [11] Instrumentao e Controle Medidores de Vcuo UNITEC UNICAMP Campinas/SP, disponvel em: http://www.fem.unicamp.br/~instrumentacao/pressao/vacuo01. html, acessado em 17/10/2011. [12] Hermini, HA. Medidas de Presso, disponvel em: http://www.fem.unicamp.br/~hermini/ ES746/aula%2004%20.ppt, acessado em 16/10/2011. [13] Instrumentao de Presso, disponvel em: http://www.esac.pt/rnabais/InstEquip/INST EQUIP0809/Instrumenta_press.pdf, acessado em 17/10/2011. [14] Barmetro Portal So Francisco, disponvel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/ alfa/conhecimentos-gerais/barometro-5.php, acessado em 16/10/2011. [15] Medio de Presso Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), disponvel em: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CB4QFjAA&url=http%3A% 2F%2Fwww.labmetro.ufsc.br%2FDisciplinas%2FEMC5236%2FPressao_TEXTO.pdf&ei=J3 qcToLFBK_ksQLjyu2rCA&usg=AFQjCNGBruru2xyjVTdIUDYPX7cTref1Hg, acessado em 17/10/2011. [16] Moraes, RB; Martins, E e Bortoleto, JRR. Medidor de Presso tipo Pirani por Filamento Quante (Pirani Pressure Gauge by Hot Filament) Engenharia de Controle e Automao Campus Experiimental de Sorocaba UNESP, disponvel em: http://prope.unesp.br/

xxii_cic/ver_resumo.php?area=100046&subarea=12907&congresso=30&CPF=35929365814, acessado em 16/10/2011. [17] Gomes, JP. Projeto e Construcao de um Sistema de Crescimento Epitaxial por Feixe Molecular. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de Viosa UNIFEV/MG, (2009), disponvel 16/10/2011. [18] Ellett, A and Zabel, RM. The Pirani Gauge for the Measurement of Small Changes of Pressure. Phys. Rev. 37-9, 1102-1111 (1931), disponvel em: em: http://www.dpf.ufv.br/posgraduacao/docs/joaquim.pdf, acessado em

http://link.aps.org/doi/10.1103/PhysRev.37.1102, acessado em 16/10/2011.

You might also like