You are on page 1of 20

Olendina de Carvalho Cavalcante* ARTIGO GNERO E AGNCIA FEMININA MAKUXI

Resumo A partir de uma observao feita pelo naturalista alemo Robert Schomburgk sobre as mulheres indgenas, esse artigo discute alguns aspectos relativos ao gnero e a agncia feminina, considerando experincias recentes entre as mulheres Makuxi de Roraima; pretende-se mostrar que as mulheres so agentes ativos, particularmente no mbito da comunidade e nos movimentos sociopolticos, alm de sugerir que a situao histrica a qual se instalou no Brasil nas ltimas dcadas no apenas ampliou os espaos para a ao feminina, como tambm inovou aqueles j ocupados por elas. Palavras-chave Gnero; agncia;Makuxi.

Abstract From an observation by Germany naturalist Robert Schomburgk in 1838 on the indigenous women, this article discuss the some aspects of gender and agency among the Makuxi women in Roraima, mainly in the context of their communities and in the sociopolitical activism. The article also suggests that the historic situation that have raised in Brazil, in the last decades, not only have browed the spaces of female action as well as have innovated those already occupied by them. Keywords Gender; agency;Makuxi.

*Professora Adjunta do Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima, UFRR. E-mail: olendinacavalcante@gmail.com. Uma primeira verso desse texto foi apresentada no IX Congresso Argentino de Antropologia Social, em 2008.

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111.

93

[...] The females rise early and attend to their domestic concerns; after having prepared the breakfast for their husband, they go to their provision fields to put them in order for the ensuing season, to weed or to carry the ripe provisions to their homes in order to prepare the Cassada root into their substitute for our bread. Much has been complained by travelers that the Indian women were the mere drudges of their husbands. If attending to their domestic work, renders them drudges, they are it; but I put the question, is it different with the lower classes in Europe? [...] With regard to Germany I say she has not [] (Schomburgk, [1838] 2006).

Nessas observaes, feitas durante a permanncia em uma aldeia Makuxi1, no vale do Rupununi, o naturalista alemo Robert Schomburgk faz uma instigante ressalva para o seu tempo. Ele critica a posio de viajantes europeus que percebem as mulheres indgenas como escravas dos maridos, em razo das tarefas dirias que assumem para garantir o sustento da famlia. Se assim fosse, nota Schomburgk, o mesmo se poderia asseverar acerca das mulheres europis, em particular daquelas das classes baixas, cuja posio como esposa e trabalhadora no as diferenciava muito das indgenas. Parece que o naturalista chama nossa ateno para um olhar mais atento sobre as relaes de gnero entre os povos indgenas da Amrica do Sul. Em que pese essas observaes, a abordagem acerca do gnero na Amaznia tomou outro caminho; ao longo da regio difundiu-se uma viso sobre as relaes de gnero em que a mulher era vista em uma posio de dominao e subordinao em relao aos homens. Em outras palavras, tais estudos no conseguiam vislumbrar uma agncia feminina. Considerando experincias recentes entre as mulheres Makuxi de Roraima, tentaremos mostrar que as mulheres indgenas so agentes ativos, em particular no mbito da comunidade e nos movimentos sociopolticos. Sugeriremos ainda que a nova situao histrica que se instalou no Brasil, nas ltimas trs dcadas, no s ampliou os espaos para a ao feminina, como inovou aqueles j ocupados por elas.
As pesquisas na Amaznia: breve panorama

Ao fazer um balano da produo antropolgica na Amaznia nas ltimas dcadas, E. Viveiros de Castro aponta os recentes avanos relativos s pesquisas nas reas da ecologia humana, arqueologia, histria e antropologia social. Nesta ltima, identifica pelo menos trs estilos analticos nas pesquisas em andamento na regio que resumidamente so: 1) economia poltica do controle, com nfase no controle
1 Os Makuxi so um povo de filiao lingstica Caribe, habitantes da regio de campos e serras de Roraima, cuja populao estimada em 29.931 pessoas (FUNASA, 2010). Em territrio guianense sua populao estimada em 9.500 (ISA, 2001, online).

94

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111 .

de certas categorias de pessoas sobre outras, notadamente do sogro sobre o genro; tais pesquisas tm contribudo para a compreenso dos processos polticos nativos; 2) economia moral da intimidade, cujo foco a filosofia social e as prticas de sociabilidades cotidianas nas sociedades indgenas; esse estilo teve grande repercusso na temtica do gnero ao enfatizar a complementaridade entre homens e mulheres; 3) economia simblica da alteridade: de inspirao estruturalista, concentra-se nos processos de trocas simblicas guerra e canibalismo, caa, xamanismo, ritos funerrios que perpassam as fronteiras sociopolticas, cosmolgicas e ontolgicas, desempenhando um papel constitutivo na definio das identidades coletivas (VIVEIROS DE CASTRO, 2002, p.337). Esse quadro indica uma maturidade da produo etnogrfica sobre a regio que a coloca em posio comparativa a outras regies com maior produo e, consequentemente, com maior impacto na teoria antropolgica. Um bom exemplo disso a publicao de um volume dedicado a comparar o gnero na Amaznia e na Melansia. De acordo com os organizadores da coletnea, o gnero o aspecto que apresenta maior semelhana entre as duas regies, alm de ser um poderoso tpico de integrao que reflete o interesse de muitos pesquisadores que trabalham na Amaznia e na Melansia (GREGOR E TUZIN, 2001), da a escolha do mesmo como foco da comparao. Contudo, nem sempre foi assim, como nos mostram alguns comentadores dos primeiros trabalhos sobre a temtica, na Amaznia. At meados da dcada de 1980, a maioria das pesquisas sobre o gnero enfatizava as relaes de gnero partindo do pressuposto que essas eram institucionalizadas na relao homem-mulher; alguns dos trabalhos mais influentes desse perodo com o de Yolanda e Robert Murphy (1974), sobre os Munduruc, o de J. Siskind (1973) sobre Shahanahua, e o de T. Gregor (1985), concernente aos Mehinak foram os principais representantes dessa abordagem, tendo os ritos como lcus privilegiado das discusses de gnero. No contexto de alguns ritos indgenas, homens e mulheres formavam grupos que rivalizavam entre si, sendo comum a mulher desafiar o homem com palavras e gestos, provocando-o tanto para as atividades produtivas, como para as prticas sexuais. Tais comportamentos foram interpretados como expresses de hostilidade ou de guerra entre os sexos, j que no cotidiano, a situao das mulheres era bem diferente. No cotidiano, as relaes de gnero eram hierarquizadas e as mulheres assumiam posies de subordinao em relao aos homens, ficando relegadas s tarefas de procriao e a uma discreta participao na produo, em acordo com a diviso sexual do trabalho. Esses autores tambm buscaram uma justificativa para a dominao masculina nas ideologias presentes nos mitos indgenas
TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111.

95

(LASMAR, 1999, 2005; McCALLUM, 2001). Como mostrou V. Lea (1999, p. 178), as pesquisas, desse perodo, sofreram forte influncia das idias feministas, que ao longo da dcada de 1970 tentou estabelecer a universalidade da dominao masculina atravs da associao das mulheres esfera domstica e a natureza, versus a associao dos homens esfera pblica e cultura. Ceclia McCallum (2001) faz ainda outras crticas a esses trabalhos. Sobre os trabalhos dos Murphy e de Siskind, ela argumenta que a nfase colocada na separao entre os dois sexos, concebidos como grupos duradouros tanto durante os rituais, quanto no cotidiano. A atribuio de pertena assumida como natural, em vez de ser problematizada; alm de explorar a dimenso psicolgica, sugerindo que o homem necessita se opor ou dominar a mulher e experimentar a sensao de solidariedade masculina. Para os Murphy, continua a autora, o ritual Munduruk seria uma forma de o homem fantasiar o poder sobre as mulheres; j para Siskind, os rituais denominados de caa especial dos Sharanahua aparecem como uma expresso aberta de hostilidade entre os sexos, que estende seus antagonismos a certos limites e cria uma sensao benfica de unidade masculina de grupo. A anlise de Gregor segue a mesma orientao ao enfatizar a dimenso psicolgica dos ritos; ainda, ao fazer uma interpretao neo-freudiana dos mitos, Gregor defende uma noo de homem universal, um conceito nascido na tradio sociolgica ocidental cuja aplicao situao indgena problemtico. Com a publicao de alguns trabalhos, nesse mesmo perodo, tais vises comeariam a mudar. No final da dcada de 1970, A. Seeger, R. da Matta e E. Viveiros de Castro publicaram um artigo que iria mudar os rumos da pesquisa etnolgica feita nas terras baixas da Amrica do Sul ou Amaznia. Embora reconhecessem a contribuio dos estudos de ecologia cultural, predominante naquele contexto, para a compreenso da organizao social da regio, sublinharam que tais estudos no foram capazes de gerar conceitos antropolgicos para a descrio e a comparao dos fenmenos de organizao social. Sugeriram, ento, que as sociedades indgenas da Amaznia fossem equacionadas pela noo de pessoa, uma vez que a noo de pessoa e uma considerao do lugar do corpo humano na viso que as sociedades indgenas fazem de si mesmas so caminhos bsicos para uma compreenso adequada da organizao social e cosmologia dessas sociedades (SEEGER, DA MATTA, VIVEIROS DE CASTRO, 1979, p.3). A preocupao em torno da noo de pessoa e de corporalidade teve desdobramentos na obra de Viveiros de Castro e recebeu formulaes mais amplas e complexas, traduzindo-se no que tem sido chamado de perspectivismo amerndio. 96
TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111 .

Em breves palavras, essa teoria reivindica um pensamento amerndio prprio em que o mundo habitado por diferentes espcies de sujeitos ou pessoas, humanas e no humanas, que o apreendem segundo pontos de vista distintos (VIVEIROS DE CASTRO, 1996, p.115). Nessa abordagem, o corpo ou mais especificamente a corporalidade recebe um fundamento cosmolgico, possibilitando entender melhor porque as categorias de identidade sejam elas individuais, coletivas, tnicas ou cosmolgicas, exprimem-se to frequentemente por meio de idiomas corporais, em particular pela alimentao e pela decorao corporal... essa universalidade manifesta justamente a idia de que o conjunto de hbitos e processos que constituem os corpos o lugar de emergncia da identidade e da diferena (idem, p.130). O movimento de construo dessa viso alternativa acerca do gnero se beneficiou largamente das contribuies de M. Strathern, que j na dcada de 1980, comearia a publicar trabalhos que tiveram grande repercusso nas discusses de gnero. Em The Gender of the Gift (1988) ela critica o que chama de prtica comum entre os antroplogos ocidentais de pressupor que o gnero produzido antes das outras relaes sociais e assume que essa postura no pode ser imposta s sociedades da Melansia. Na introduo e na concluso de Dealing with Inequality (1987), ela discute o problema da desigualdade (inequality), demonstrando sua construo atravs da diferena sexual. Elaborado no contexto da sociedade ocidental, o conceito de desigualdade tem razes poltica e legal, devendo passar por uma crtica antes de ser aplicado s sociedades indgenas, que so conhecidas como sociedades igualitria.Assim, necessrio, antes, examinar as nooes nativas de agencia (agency) e precisar em que sentido a desilgualdade percebida, para no reduzi-la s relaes de dominao e subordinao. Em relao noo de agncia. Strathern (1987, p.23) escreve:
It refers to the manner in which people allocate causality to one another and thus sources of influence and directions of power. To ask about the exercise of agency is also to ask about how people make known to themselves that ability to ask. Instead of asking how we know whether women are oppressed by men, rather there is a question as to how they know: that is, how do they know how men and women affect one another? We would not dealing in the first place then with individual motivation, but rather with the more general issue of how social effects are registered.

A noo de agncia, com efeito, recoloca as perguntas sobre a desigualdade e a dominao, revelando-se um importante instrumento para se pensar a pessoa e sua autonomia. A partir desse direcionamento, as abordagens de gnero procuraram apreender a concepo do nativo acerca do gnero em vez de pressupor valores e significados associados a ele (McCALLUM, 1999), pois o gnero, tal como a pessoa, construdo e no dado.
TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111.

97

Os trabalhos de P. Gow relativos aos Piro da Amaznia peruana, tambm oferecem pistas interessantes para a compreenso do gnero. Em Of Mixed Blood (1991), ele analisa o parentesco e a economia Piro atravs de um modelo processual baseado nas construes coletivas dos mesmos, relacionando o ciclo socioeconmico com a produo e a distribuio, e o consumo com a reproduo. Gow desloca o problema do gnero da esfera das trocas (matrimoniais), onde costumeiramente encontrava-se alocado, para a esfera das relaes sociais. Em vez de perguntar se o homem controla e domina a mulher, ele pergunta se a troca e o controle entram na constituio da identidade de gnero. A resposta a essa indagao sim, mas isso no torna as mulheres objetos de troca entre os homens; ao contrrio, trata-se de trocas entre homens e mulheres como maridos e mulheres, cuja relao de demanda constitui a identidade de gnero, em que o controle no opera na constituio do gnero porque a diferena nas comunidades nativas do baixo Urubamba no se encontra baseada na hierarquia, autoridade ou poder. Gnero apoiado na habilidade dos adultos em satisfazer os desejos especficos de gnero dos esposos/as e o que eles/ elas fazem como pessoas autnomas (GOW, 1991 p.120, minha traduo). Essa abordagem encontra paralelo entre os Kaxinaw do estado do Acre, tal como analisada por C. McCallum, concernente pessoa e ao gnero. O processo de construo da pessoa comea aps os sete anos de idade, j que at essa idade, as crianas so consideradas sexuadas, mas no generizadas (gendered). A partir dos sete anos, tem incio o processo de preparao para a vida adulta, quando tero desenvolvido plenamente as suas capacidades produtivas e reprodutivas. Sem a capacidade produtiva, as crianas no podem fazer com que os outros consumam, um aspecto fundamental na construo do parentesco Kaxinaw. At que as capacidades produtivas e reprodutivas sejam formadas, as crianas no podem ser consideradas pessoas propriamente ditas. Logo, a construo do corpo e a construo das pessoas adultas constituem o fundamento da organizao social Kaxinaw. Construir o corpo envolve inscrever diferenas em forma de gnero (McCALLUM, 1999 p.160). Sobre o problema conceitual do gnero essa autora prope que:
Gender may be understood as an epistemological condition for social action, one that accumulates in the flesh and bones of proper beings as either male or female agency gender constitutes sociality itself when human agency is exercised within an independent set of social relations. These relationships are organized in gendered configurations. They generate sociality through a series of productive transformations in the economic cycle linking predation, work, appropriation, distribution, exchange, circulation and consumption.

98

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111 .

Considerando essas observaes, passamos a ponderar o gnero e a agncia feminina Makuxi, pensados a partir da insero das mulheres nos movimentos sociopolticos contemporneos, nas atividades relativas aos chamados projetos de desenvolvimento econmico e nas atividades comunitrias remuneradas. Antes, porm, faremos uma breve visita ao passado.
Os Makuxi: um pouco de histria

As primeiras informaes mais seguras sobre os Makuxi datam da segunda metade do sculo XVIII, quando os portugueses se estabeleceram na regio do Rio Branco, atual estado de Roraima. No contexto da poltica colonial, para a Amaznia, os portugueses construram um forte na regio entre os anos de 1775-76 e, ao mesmo tempo, iniciaram a poltica de aldeamento dos povos indgenas. No entanto, os aldeamentos no tiveram vida longa devido s constantes rebelies e fugas protagonizadas pelos ndios, levando o governo portugus a encerr-los no ano de 1790. Inmeros fatores so apontados para o fracasso desse empreendimento, tais como a imposio de uma rotina de trabalho estranha aos ndios, doenas, mortes e proibio de prticas tradicionais como a poligamia, entre outros (FARAGE, 1991; SANTILLI, 1994). A poligamia, entre esses aspectos, o que mais afeta o gnero. Ao longo de suas viagens ao interior da Guiana, Robert Schomburgk, repetidas vezes, mencionou tal prtica entre os ndios, levando-se a crer que esse dado deve ter pesado na conjuntura dos aldeamentos. Aps o fracasso nos aldeamentos, os portugueses no tentariam outras polticas para a regio, a exceo da introduo do gado. Desde as primeiras incurses portuguesas ao Rio Branco, seus extensos campos impressionaram os colonizadores que alentaram o sonho de introduzir o gado como uma forma eficaz de colonizao; ainda no final do sculo XVIII, as primeiras cabeas de gado chegariam regio, com a instalao das fazendas da Coroa. Inicialmente como atividade governamental, a pecuria se tornaria atividade privada durante o sculo XIX e incio do XX, estimulando a fixao de colonos civis. O aumento dos criatrios de gado ou fazendas incidiu sobre os territrios indgenas que passaram a ser sistematicamente ocupados pela pecuria, praticada de forma extensiva, isto , sem limites de pastos (FARAGE e SANTILLI, 1992). Em relao ao territrio Makuxi, tais fazendas se expandiram, inicialmente, em direo ao vale do rio Tacutu e posteriormente para outras reas (SANTILLI, 1994). A ocupao sistemtica dos territrios Makuxi se estendeu at os anos 70 do sculo passado, quando uma nova situao histrica se estabeleceu para os ndios no Brasil. Trata-se do incio da articulao das chamadas organizaes indgenas, cuja
TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111.

99

agenda principal era a demarcao dos territrios indgenas. Em Roraima, embora em reas descontnuas, os processos demarcatrios tiveram incio na dcada de 1970. Ao longo das dcadas seguintes, 1980 e 1990, a agenda indgena ganhou fora com a conquista de direitos constitucionais e as articulaes com organizaes no governamentais, nacionais e internacionais; alm de fruns importantes como a Organizaes das Naes Unidas (ONU) e a Organizao dos Estados Americanos (OEA) que receberam lderes indgenas que denunciavam o governo brasileiro pelo no cumprimento dos acordos internacionais, assim como, a prpria Constituio brasileira. A Constituio de 1988 estabeleceu um prazo para a demarcao dos territrios indgenas em todo o pas; o seu no cumprimento resultou em inmeras mobilizaes dentro e fora do Brasil. Com seus territrios demarcados, nos dias que correm, os Makuxi enfrentam o desafio de consolidar as demarcaes, principalmente, da Terra Indgena Raposa Serra do Sol cujo processo se completou recentemente. A preocupao em manter os seus territrios cujo principal objetivo fazer com que a populao indgena viva, produza e se reproduza neles , tem resultado na elaborao de projetos de autossustentao em parceria com governos e ONGs. As mulheres Makuxi estiveram presentes nos movimentos sociopolticos acima mencionados, inicialmente de maneira tmida e de forma mais ativa depois. Em 1993, elas protagonizaram uma revolta ao enfrentar a polcia que tentava desbloquear uma estrada que dava acesso a Terra Indgena Raposa Serra do Sol. O bloqueio pretendia impedir o acesso de garimpeiros regio das serras, norte da terra indgena, e com estes, a entrada de bebidas alcolicas. Em 1999, elas articularam a primeira assemblia das mulheres indgenas de Roraima, que resultou na criao da Organizao das Mulheres Indgenas de Roraima (OMIR). A criao de uma organizao prpria se justificava, em primeiro lugar, pela necessidade de organizao e representatividade da mulher indgena, que sempre teve participao decisiva na luta dos povos indgenas, mas no era reconhecida pelos tuxauas.2 (CIR/Notcias, 2005). As mulheres reivindicavam ainda uma participao mais ativa nos processos de tomada de deciso no contexto regional, j que at ento, elas participavam das grandes reunies dos lderes indgenas apenas como cozinheiras ou babs, sem direito a voz e voto. Uma das lderes do movimento, Lindalva Peixoto afirmou que a mulher tinha que falar ao homem e ele falava para toda a assemblia (CIR/Notcias, 2005).
2 Tuxaua o chefe nas aldeias indgenas da regio se campos e serras de Roraima.

100

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111 .

Falar sem intermedirios era uma reivindicao das mulheres, que em anos anteriores j vinham reivindicando um espao de atuao poltica no Conselho Indgena de Roraima (CIR), a maior organizao indgena do estado de Roraima. As primeiras lderes da organizao das mulheres, como Lindalva, tinham uma estreita relao com as missionrias da Misso Consolata e seus discursos em muito lembravam os discursos das oprimidas, que no se encaixavam com o perfil das mulheres Makuxi eu convivia nas aldeias. Enfim, com o passar dos anos, esse discurso foi cedendo lugar a outro, muito em razo de novas articulaes polticas, como o grupo de mulheres feministas de Boa Vista, capital do estado. Nos dias que correm, as mulheres indgenas falam em discutir relaes de gnero, na implementao da lei Maria da Penha nas aldeias, entre outros projetos; a mudana no discurso indica, a meu ver, uma nova fase na organizao, cuja avaliao foge ao escopo desse trabalho. Ainda no mbito dos movimentos sociopolticos, as reas de educao tm concentrado grande participao das mulheres. A Organizao dos Professores Indgenas (OPIR) elegeu a professora Pierlandia como coordenadora, para o binio 2005-2006. No perodo de 2000-2009, a professora Natalina ocupou o cargo de coordenadora da Diviso de Educao Indgena (DEI), departamento ligado Secretaria de Educao e Desporto do Estado de Roraima, cuja funo gerir as escolas indgenas mantidas pelo governo do estado. A indicao de seu nome aconteceu nas assemblias de lderes indgenas, realizadas anualmente. As mulheres tm ainda participado de processos eleitorais, candidatando-se a cargos pblicos como de vereadora e vice-prefeita. Nos ltimos anos, uma delas ocupou o cargo de vice-prefeita no municpio de Pacaraima. Porm, o caso mais notvel de agncia feminina em Roraima no pertence a uma Makuxi, mas a uma Wapixana, Jonia de Carvalho, que merece algumas consideraes. Ela se tornou a primeira advogada indgena do Brasil e, atualmente, trabalha como assessora jurdica do CIR. Em 2003, ela ganhou o prmio Reebock de Direitos Humanos, e nesse mesmo ano fez um pronunciamento na OEA denunciando o Estado brasileiro por desrespeito aos direitos indgenas. Foi membro do Conselho Indigenista da Fundao Nacional do ndio (FUNAI), do Conselho de Desenvolvimento Econmico e Social da Presidncia da Repblica e do Conselho Nacional de Biodiversidade. No ano de 2005 foi indicada, entre outras mulheres brasileiras, para compor a lista do projeto 1000 Mulheres para o Prmio Nobel da Paz, projeto que se prope a dar visibilidade poltica s mulheres que trabalham pela paz (CIR/ Notcia, 2005). Em agosto de 2008, ao fazer uma defesa oral no Supremo Tribunal de Justia (STJ), em favor da manuteno da homologao da Terra Indgena RapoTEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111.

101

sa Serra do Sol, Jonia tambm se tornou a primeira indgena a fazer uma defesa na mais alta Corte do pas. Entre os povos indgenas da Amaznia, alm das atividades mais tradicionais, como aquelas voltadas para o cuidado com a casa, crianas e as atividades nas roas, ressaltadas por R. Schomburgk em 1838, as mulheres passaram a ocupar novas (e remuneradas) atividades que se estabeleceram nas suas comunidades, tais como educao escolar, ocupando as funes de professora, cozinheira e faxineira; na rea de sade, atuam como agentes de sade e parteiras; nos movimentos sociopolticos, como liderana local, regional e nacional. As novas funes ou atividades exercidas pelas mulheres, em grande medida, encontram-se articuladas s polticas pblicas conquistadas pelos indgenas ao longo das ltimas dcadas. Ao ocupar esses novos espaos de trabalho e ao poltica, as mulheres vm transformando as suas relaes com os homens, especialmente os maridos, e as mulheres mais velhas que no tiveram acesso educao escolar. No estou, no entanto, sugerindo que esse empoderamento surgiu com o contato, mas que a interveno das polticas pblicas, seja de origem governamental ou no governamental, tem impactado as relaes de poder entre homens e mulheres e entre as prprias mulheres; veja-se o caso da educao e da sade, onde as mulheres so um contingente significativo, atuando como professoras e agentes de sade. Tais dados indicam tambm que as mulheres tm aproveitado bem as oportunidades que se colocam para os indgenas de modo geral. E, como consequncia de um trabalho assalariado, atividades que geram renda, e participao nos movimentos sociopolticos, elas passaram a se sentir mais seguras para tomar decises que afetam a sua prpria vida e a de suas famlias, como aconteceu com algumas mulheres da aldeia Makuxi Raposa cujas vidas ganharam novos sentidos ao transformar as tradicionais panelas de barro em produto de consumo para venda na cidade, como mostraremos a seguir.
A aldeia Raposa3

Localizada no baixo rio Tacut, poro sul da Terra Indgena Raposa Serra do Sol, essa aldeia conta com uma populao de cerca de 700 pessoas, uma das maiores da regio de campos e serras de Roraima. Possui uma estrutura no tradicional considervel, com construes que abrigam uma escola com capacidade para 300 estudantes, da pr-escola ao segundo grau profissionalizante em tcnicas agrcolas; duas
3 Os dados relativos aldeia Raposa foram extrados do meu trabalho de mestrado (Cavalcante, 2002).

102

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111 .

igrejas (uma catlica e outra protestante), duas casas de apoio para a hospedagem de visitantes; um Posto de Sade, um Posto da Secretaria Estadual de Agricultura, o clube de mes e uma cantina4. Dispe de servio de telefonia pblica, energia eltrica e rede de gua encanada que atende parte central da aldeia. Semanalmente, uma empresa de nibus passa pela aldeia, cobrindo praticamente toda a regio sul da TI Raposa Serra do Sol, aumentando a capacidade de mobilizao da populao entre as aldeias e a cidade de Boa Vista. Os moradores tambm mantm intensa relao com Normandia, pequeno ncleo urbano a menos de 100 km da aldeia. As viagens mais freqentes ocorrem, principalmente, nos finais dos meses, quando os funcionrios pblicos professores, tcnicos em enfermagem, pessoal que cuida da gua, da casa de fora e aposentados , deslocam-se aos ncleos urbanos para receber seus vencimentos e benefcios, realizar compras mensais e acessar servios diversos. A atividade produtiva se apoia na horticultura de corte e queima, com o predomnio das roas de mandioca, milho, arroz, feijo e frutferas variadas como laranja, manga, banana, coco, caju, maracuj, acerola entre outros. Os Makuxi so tambm criadores de gado, cujas origens so os projetos situados pelo CIR/Igreja Catlica, FUNAI e do governo do estado5. H ainda, a criao de animais de pequeno porte como porcos, ovelhas, patos e galinhas. A pesca mais praticada no perodo da seca e a caa raramente realizada devido escassez da mesma nas imediaes da aldeia. Todas essas atividades se destinam ao consumo da comunidade. As mulheres participam dessas atividades, destacando-se na horticultura e na criao de animais, alm das j mencionadas atividades remuneradas. Ao longo da segunda metade do sculo XX, aldeia foi alvo de alguns programas ou projetos governamentais os quais, de alguma forma, impactaram a economia alde; destaco alguns desses programas com a inteno de demonstrar a trajetria da comunidade frente s chamadas polticas pblicas de desenvolvimento e sua relevncia para o tema em foco, isto , o gnero e a agncia feminina. Tais polticas tinham por objetivo dinamizar a produo agrcola indgena e gerar renda para a aquisio de produtos industrializados, alm de proporem o seu gerenciamento pela prpria comunidade. A maioria desses programas foi financiada com verbas pblicas federais, repassadas aos governos estaduais e municipais.
4 Cantina um tipo de mercadinho presente nas aldeias indgenas, resultado de projetos desenvolvidos pela Igreja Catlica nos anos 70 do sculo passado. 5 O primeiro projeto de gado entre os ndios dos campos de Roraima foi iniciativa da Igreja Catlica em parceria com o CIR, em fins da dcada de 1970, no contexto da luta pela demarcao dos territrios indgenas. Com o passar dos anos, a FUNAI e o governo do estado tambm passaram a fomentar a criao de gado entre os indgenas.

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111.

103

O primeiro projeto que se tem conhecimento na aldeia Raposa, na dcada de 1970, foi uma cooperativa agrcola voltada especialmente para a produo de cereais, como milho e arroz. Por ocasio da colheita, uma parte da produo foi distribuda entre os participantes e a outra se destinou venda ao governo do Estado, que, por sua vez, as teria enviado s vtimas da seca na regio Nordeste; os lucros auferidos com a venda tambm foram distribudos entre os participantes da empresa. J na dcada de 1990, o projeto Tipiti, de valorizao da agricultura indgena se destinou a dinamizar a produo agrcola, dessa vez, tendo como foco a produo de farinha de mandioca. Em uma rea de mata ciliar, os ndios plantaram roas coletivas, cujo objetivo era atender o mercado regional. O terceiro projeto, Plano de Execuo Descentralizada (PED) se inseria em um programa maior de proteo s florestas tropicais brasileiras, financiado pelos sete pases mais ricos do planeta, o PPG-7. Em uma grande rea localizada nas margens de um lago, estabeleceu-se uma plantao de frutferas laranjeiras, coqueiros, melancieiras, mangueiras e outras, cujo objetivo primeiro era atender as necessidades da comunidade. Embora tenham parcialmente alcanado seus objetivos, esses projetos enfrentaram dificuldades em funo de se contrapor ao modelo de produo indgena, cuja unidade produtiva a famlia nuclear. As roas indgenas fornecem os alimentos famlia, especialmente a farinha de mandioca, alimento bsico para a maioria dos povos indgenas na Amaznia, sua principal fonte de carboidratos. No caso da farinha, a que produzida pelos ndios pouco competitiva no mercado regional que exige uma farinha mais fina, ou seja, com gros bem pequenos. Quanto gesto desses projetos, esbarrou no problema da falta de experincia dos indgenas em cuidar de roas ou plantaes grandes, visto que suas roas so de responsabilidade da famlia nuclear. As mulheres estiveram envolvidas em todos esses projetos com suas famlias, todavia, o programa que as atingiu mais de perto foi o Projeto Fortalecimento do Artesanato Indgena, implementado pelo governo do estado atravs da Secretaria do Bem Estar e Ao Social, SETRABES, em 1998, que assim se justificava:
Com o objetivo de realizar uma estratgia de interveno na produo artesanal do Estado, estimulando os artesos a partir de suas experincias e tcnicas, a dinamizarem o setor produtivo, privilegiando os valores da identidade local a fim de ampliar as demandas atuais e futuras do mercado consumidor e conseqente aumento da renda familiar (1998: 8).

Seus objetivos:
Organizar as comunidades indgenas constituindo-se uma opo para promover o autogerenciamento das aes do artesanato indgena; estimular a produo do artesanato

104

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111 .

indgena como fator de gerao/ocupao e aumento da renda destas comunidades, privilegiando e preservando os seus valores scio-culturais; disponibilizar nas comunidades, instalaes fsicas adequadas para produo e a comercializao de seus produtos, atravs da construo de centros destinados a esse fim; promover eventos como alternativa de divulgao e comercializao do artesanato indgena (1998: 9).

O projeto propunha, ainda, outras aes como a construo de Centros de Produo, que significava criar espaos destinados produo do artesanato. No caso da aldeia Raposa, as mulheres j dispunham de um espao destinado sociabilidade das mulheres, o Clube de Mes6 o qual se converteu no lcus da produo das cermicas, chamada pelas mulheres de panelas. Nesse espao, as mulheres j desenvolviam outras atividades tais como corte e costura, croch, pintura em tecido, cuja produo era vendida ou trocada na prpria comunidade. Os compradores eram geralmente os funcionrios (professores, agentes de sade) e os aposentados que tambm tm uma renda mensal. As mulheres costumavam se reunir no Clube geralmente s tardes, quando se encontravam livres de outras atividades como aquelas voltadas para a casa e a roa. Elas mencionaram que as panelas de barro caram em desuso com a introduo da panela de alumnio que mais fcil de manusear. Com a chegada do projeto de fortalecimento do artesanato, elas se sentiram encorajadas a reaprender a fazer as panelas de barro; uma mulher mais velha, que produzia as panelas, foi convocada para ensinar s outras as tcnicas de fabricao das mesmas. importante notar que essas mulheres, com idades acima de 30 anos, quando mais jovens, foram expostas s panelas, que eram feitas pelas suas avs ou mes. Elas estariam assim, retomando algo que tinham familiaridade, o que ficou claro ao falarem sobre os segredos das panelas - os saberes que envolvem o barro e as suas interdies. Ao tempo que realizavam essas atividades no Clube, as mulheres tambm, atualizavam as informaes da aldeia. Apresento, a seguir, o processo de elaborao das panelas e os rituais a ele associado.
A cermica Makuxi

Antes da revitalizao das panelas na aldeia, como aludimos, apenas algumas mulheres idosas produziam-nas, para uso prprio. Com a possibilidade de participao em feiras de artesanato na cidade de Boa Vista, capital do estado, as idosas foram mobilizadas para ensinar s mais jovens a trabalhar no barro. Foram essas mulheres que nos narraram as histrias relacionadas ao barro e ao processo de ela6 O Clube de Mes um espao destinado sociabilidade da mulher e sua implantao nas comunidades indgenas foi uma iniciativa dos missionrios catlicos.

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111.

105

borao das panelas. Embora as mulheres no observassem todos os rituais que suas avs e mes praticavam, elas os conheciam; foram as suas avs ou tias, as velhas, que lhes repassaram tais histrias, enquanto as ensinavam a trabalhar com o mesmo. O barro que d origem s panelas se chama vov barro e, extrado das serras que circundam a aldeia, ao norte, portanto, no qualquer barro. Para identificar a vov, as mulheres extraem um pouco do mesmo e o amassam com as mos para ver se tem a consistncia necessria para ser manuseado. No passado, somente as mulheres idosas faziam as panelas, pois trabalhar no barro era interdito s mulheres jovens, aos homens e s crianas. Era uma atividade perigosa que somente aquelas que dominavam o conhecimento sobre a vov barro podiam realizar. As mulheres faziam incurses s serras para extrair o barro, observando alguns rituais que comeavam por colocar oferendas no lugar que iria ser cavado para a extrao do mesmo, como pedaos de tecido, tabaco ou pedaos de peixe assado. Em seguida, as mulheres pediam permisso vov barro, dizendo: vov, eu vim aqui te buscar, para gente ir comer peixe, veado, pr ns tomarmos caxiri7. O barro era coletado, cavando-se de cima para baixo, observando-se a forma da serra, e depois transportado at a aldeia nos jamanxi8. Antes de iniciar o processamento do barro, as idosas benziam os seus braos para evitar enfermidades, pois o barro frio. A produo das panelas era feita em um lugar reservado, de preferncia longe da presena de homens, crianas e mulheres de outras geraes. Sobretudo, aos homens, a restrio era maior: eles sequer podiam ver as mulheres fazendo as panelas. Tambm, no era permitido fazer rudo, quaisquer que fossem, pois a vov no gostava, podia quebrar. Elas faziam panelas de um mesmo modelo, que chamam tradicional, alm de fornos de barro para a produo de farinha. As interdies tambm atingiam as grvidas ou aquelas com bebs pequenos sob o risco de a criana ficar paraltica. Tais interdies se encontram vinculadas noo de donos mes ou mestres, bastante difundidos na Amaznia, espritos dotados de intencionalidade anloga humana, funcionam como hipstases das espcies animais a que esto associados, criando um campo intersubjetivo humano-animal mesmo ali onde os animais no so espiritualizados (VIVEIROS DE CASTRO, 2002, p.354). No caso aqui analisado, o dono ou mestre seria a vov barro, a quem as ofertas de pano, peixe e tabaco evitariam possveis dados s pessoas que manuseiam o barro.
7 8 O caxiri a bebida fermentada da regio, feita a partir da mandioca. Cesto feito de talas de jacitara, transportado preso s costas.

106

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111 .

Com a revitalizao das panelas, as mulheres continuaram coletando o barro nas serras prximas aldeia, mas dessa vez utilizando um transporte motorizado, um trator. De acordo com as mulheres, a vov j havia se acostumou com elas, com as suas conversas, e mesmo com o barulho do trator. Ela, a vov, no quebra mais em funo do barulho. At se acostumou a ir cidade. Uma das mulheres informou que sempre conversava com a vov antes de partir: vov, vamos pra cidade, cuidado vov, no vai se quebrar no, pr ns irmos pra cidade comer galeto (frango assado), pra irmos festa.... Com a demanda por panelas para as feiras e as vendas realizadas na prpria aldeia, as mulheres passaram a dedicar mais tempo produo das mesmas. Todavia, essa produo no depende apenas da disponibilidade das mulheres, mas tambm das condies climticas. Produzir as panelas na estao das chuvas, de fins de maro a incio de agosto, era um problema. Tais limitaes impostas pelo clima no estavam previstas no projeto que exigia certa regularidade na produo. Vejamos como se d a produo das panelas e isso fica claro. O processo inicia com a coleta do barro de uma camada do subsolo com certa umidade; aps o transporte at a aldeia, colocado sob o sol para secar. Depois de seco amassado com pedras redondas e em seguida peneirado em uma peneira fina, transformando-se numa espcie de p. O prximo passo molhar gradativamente o p at transformar-se em uma massa que deixada por cerca de dois dias para descansar esse perodo em boas condies climticas. Aps essa primeira fase, as mulheres comeam a produzir as panelas propriamente ditas. Elas sobrepem cuidadosamente as finas tiras de barro at a altura desejada, passando a modelar a mesma. Essa tcnica muito comum entre os indgenas da Amaznia que produzem cermicas. Para evitar todo esse processo, considerado longo, algumas mulheres desenvolveram outra tcnica que consiste em modelar a panela a partir do seu interior, fazendo uma bola de massa que cavada at ganhar a forma de panela. No processo de modelagem da panela utilizado um pedao de cabaa. Quando a panela apresenta forma definida deixada para secar lentamente. Enquanto isso, as mulheres tm que tirar o excesso de barro para que a panela no fique muito pesada, alm de corrigir as possveis rachaduras. Para remover o excesso, eles utilizam uma faca, e para corrigir as rachaduras usam uma pedra pequena extrada dos rios chamada kaim. Depois disso, a panela colocada prximo ao fogo para que receba o calor gradativamente at ficar bem seca. O prximo passo queimar as panelas, colocando-as no fogo de ponta cabea, cobrindo-a completamente com lenha; mtodo que feito utilizando somente dois
TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111.

107

tipos de madeira: o caimb (americana de Curatella - Dilleniaceae) ou mirixi (sp de Byrsonima. Malpighiaceae), plantas nativas da regio de campos e serra, que queimam rapidamente, evitando, assim, transformarem-se em carvo. Essa a parte mais dura do trabalho, j que as mulheres se expem a temperaturas muito altas. Quando a panela fica incandescente o momento de ser retirada do fogo com o auxlio de um pedao de madeira ou um galho de rvore. Ainda quente, as panelas so tingidas com resina do mirixi, de colorao vermelha, na parte externa. Aps todo esse procedimento, antes de serem utilizadas, as panelas devem ser impermeabilizadas, sendo levadas ao fogo cheias de tucupi ou untada com leo de cozinha. No caso do tucupi, deve-se deixar o lquido ferver at que evapore quase completamente; no caso do leo, a panela deve ser aquecida por alguns minutos. Quando as mulheres participaram das primeiras feiras de artesanato na cidade, elas levavam apenas as panelas que so conhecidas como tradicional. Com o aumento das vendas, pessoas da cidade passaram a sugerir que as panelas tivessem tampas e pegadores; tambm sugeriram que elas diversificassem a produo, isto , produzissem outros modelos de panela. Assim, as mulheres passaram a testar modelos como de frigideira, refratrio, em forma de frutas, como banana e ma, alm de potes pequenos. Uma das mulheres nos informou que essa diversificao no pode ser de brincadeira porque a vov pode se zangar e quebrar. A renda obtida com a venda das panelas produzidas no Clube de Mes era dividida entre as mulheres, de acordo com a quantidade de panelas que cada uma produzia. Na dcada de 2000, com o sucesso das panelas Makuxi na cidade, o governo do estado, atravs da Secretaria do Bem Estar Social, tentou produzir as panelas em torno para aumentar a produtividade, mas a vov barro no se adequou e quebrou inmeras vezes. Parecia que a vov se recusava aos encantos da cidade. No entanto, as panelas logo conquistaram a cidade sendo vistas como objetos de decorao em lugares pblicos, em restaurantes, alm do uso domstico. O governo do estado tambm transformou as panelas em item do artesanato regional, fazendo-as constar em catlogos tursticos; uma mulher da aldeia Raposa, que chamarei de Rosa, uma das mais ativas no processo de revitalizao das mesmas, chegou a participar de vrias feiras de artesanato em outros estados e cidades, como So Paulo, Braslia e Recife. Em 2006, o governo do estado entregou aos indgenas o Centro de Artesanato Indgena Koko Damiana 9, localizado no interior do Parque Anau, um grande
9

Koko significa vov na lngua Makuxi.

108

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111 .

espao de lazer, situado na rea central de Boa Vista. Koko Damiana era uma antiga moradora da aldeia Raposa que emprestou seu nome ao centro de artesanato; esse fato diz muito sobre a revitalizao das panelas Makuxi na aldeia Raposa. O projeto do artesanato atingiu, ainda, outros povos indgenas do estado que j participavam das feiras espordicas realizadas em Boa Vista; com a criao do Centro, os indgenas ganharam um espao permanente para a venda dos seus produtos. O Centro conta com 25 boxes e neles atuam, alm dos Makuxi, os Wapixana, Waiwai, Ingaric e os Yekuana; o artefato indgena de Roraima bastante diversificado e, alm da cermica, h peas feitas a partir de sementes (colares), de fibras (tranados diversos), madeira e cip. Atualmente, esse espao encontra-se desativado, o que, a meu ver, demonstra, mais uma vez, um mal planejamento nas aes de governo, j que o Centro se encontra em uma rea fora do alcance dos poucos turistas que visitam Boa Vista.
Consideraes finais

Como os demais projetos estabelecidos na aldeia Raposa, o projeto de artesanato enfrentou problemas de gesto que foram superados pelas mulheres. Como indicamos, nos primeiros anos as cermicas eram produzidas no espao do Clube de Mes e as peas eram identificadas individualmente e levadas cidade para serem vendidas. Assim, cada mulher recebia o equivalente a quantidade de peas que vendia; aps a sada de Rosa da aldeia, as mulheres passaram a produzir as panelas de forma individual, mas continuaram levando ou enviando as mesmas para serem vendidas na cidade. A venda das panelas possibilitou, para algumas mulheres, o acesso a uma renda, contribuindo tambm para elevar a suas autoconfianas. Rosa, a mais ativa das mulheres no processo de revitalizao das panelas, estabeleceu-se na cidade de Boa Vista, onde se tornou uma artes conhecida. Suas habilidades como artes tem resultado em renda para ela e sua famlia; sua articulao com agncias governamentais ainda lhe possibilita participar de feiras fora do estado, alm da divulgao do seu trabalho a nvel local. A participao nos movimentos sociopolticos, em atividades remuneradas nas comunidades e, em particular, nos programs governamentais de estmulo gerao de renda so bons para pensar o gnero e a agncia feminina Makuxi. Tentamos mostrar ainda que ao incorporar as noes de pessoa e agncia, as discusses em torno do gnero na Amaznia ganharam um novo impulso, desconstruindo imagens desgastadas entre homens e mulheres; tentamos mostrar que o rompimento

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111.

109

da hegemonia do paradigma da dominao pode produzir importante contribuio para a ampliao e compreenso do gnero nas sociedades indgenas. Recebido em fevereiro, aprovado em abril.
Referncias Bibliogrficas
CAVALCANTE, Olendina de C. Understanding Changes in Macuxi Politics and Society: a case study of village fissioning. Gainesville, Master Thesis, 2002. FARAGE, Nadia As Muralhas dos Sertes: os povos indgenas no rio Branco e a colonizao. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1991. FARAGE, N. & SANTILLI, P. Estado de Stio: territrio e identidade no vale do rio Branco In: CUNHA, M. C. da (org.) Histria dos ndios no Brasil. So Paulo, Companhia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura/FAPESP, So Paulo, 1992. FAUSTO, Carlos. Donos demais: maestria e domnio na Amaznia. Mana. Museu Nacional/UFRJ. Rio de Janeiro, 14((2), 2008, p.329-366. GOW, Peter Of mixed blood: kinship and history in Peruvian Amazonia. Oxford, Clarendon Press, 1991. GREGOR, T. & TUZIN, D. Comparing gender in Amazonia and Melanesia: a theoretical Orientation In: GGREGOR, T. & TUZIN, D (org.) Gender in Amazonia and Melanesia: an exploration of the comparative method. Los Angeles: University of California Press, 2001. LASMAR, Cristiane Mulheres Indgenas: representaes. Estudos Feministas, Instituto de Filosofia e Cincias Sociais IFCS/UFCS. Florianpolis, 1997, pp.143-156. __________ De Volta ao Lago de Leite. Gnero e transformaes no alto rio Negro. So Paulo: Editora da UNESP/ISA; Rio de Janeiro: NUTI, 2005. LEA, Vanessa R. Gnero feminino Mebngkre (Kaiap). Cadernos Pagu. Ncleo de Estudos de Gnero, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1994, no 3, pp.85-116. _________ 1999. Desnaturalizando gnero na sociedade Mebngkre. Estudos Feministas. Instituto de Filosofia e Cincias Sociais IFCS/UFCS. Florianpolis, pp.176-192. McCALLUM, Ceclia A aquisio de gnero e habilidades produtivas: o caso Kaxinaw. Estudos Feministas. Instituto de Filosofia e Cincias Sociais IFCS/UFCS. Florianpolis, 1999, pp. 157-175. __________ Gender and sociality in Amazonia: how real people are made. Oxford/New York: Berg Press, 2001. MURPHY, Yolanda & MURPHY, Robert. Women of the forest. Nova York: Columbia University Press, 1987. SHOMBURGK, Robert The Guiana travels of Robert Shomburgk 1835-1844, V. I, London: The Hakluyt Society, 2006. SANTILLI, Paulo As Fronteiras da Repblica: histria e poltica entre os Macuxi do vale do rio Branco. So Paulo, NHII-USP/FAPESP, 1994. SISKIND, Janet To hunt in the morning. Londres: Oxford University Press, 1980.

110

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111 .

VIVEIROS DE CASTRO, E. Os pronomes cosmolgicos e o perspectivismo amerndio. Mana. Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social/Museu Nacional/UFRJ. Rio de Janeiro, vol.2, no 2, 1996, pp.115-144. ___________ Imagens da natureza e da sociedade In: A inconstncia da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. So Paulo, Cosac & Naify, 2002. SEEGER, A. e outros. A construo da pessoa nas sociedades indgenas brasileiras. Boletim do Museu Nacional. Rio de Janeiro, no 32, 1979, p. 2-19. STRATHER, M. (org.). Introduo in: Dealing with inequality: analyzing gender relations in Melanesia and beyond. Cambridge, CUP, 1987. __________ The gender of the gift: problems with women and problems with society in Melanesia. Los Angeles, University of California Press, 1988.

Fontes online
Advogada do CIR participa de audincia na OEA. www.cir.org.br, consultado em 12/12/05. Advogada do CIR nomeada para a Comisso Nacional de Biodiversidade. www.cir.org.br, consultado em 12/12/05. Mulheres indgenas relatam detalhes de violncia contra comunidades e cobram providncias. www.cir. org.br, consultado em 12/12/05. Jonia Wapichana est na lista de mulheres selecionadas para o Prmio Nobel da Paz. www.cir.org.br, consultado em 12/12/05. Mulheres tm papel fundamental na organizao. www.cir.org.br, consultado em 12/12/05.

TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.18, p. 93-111.

111

You might also like