You are on page 1of 3

O PAPEL DAS ENERGIAS RENOVVEIS NA REDUO DO NDICE DE ANALFABETISMO EM MOAMBIQUE: CASO DOS DISTRITOS DE CHKW, GUIJ E MASSINGIR

1
1

Andr Silvestre Cuinica & 1Baslio Zeloso Tamele

Docente da Universidade Pedaggica-Delegao de Gaza; Estudante de Mestrado de Engenharia em Energias Renovveis na Universidade de Dar-es-Salaam; Actualmente encontra-se a fazer pesquisa no Grupo de Energias e Desenvolvimento Sustentvel na UEM, Departamento de Fsica. Trabalho apresentado no Geodilogos, UP-Gaza, no dia 27 de Outubro de 2011. Artigo publicado no Jornal Notcias do dia 21 de Novembro de 2011-pgina 4, Maputo-Moambique.

RESUMO A educao desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. Em Moambique, o ndice de analfabetismo ainda uma situao muito preocupante visto que acima de 50% da populao ainda no sabe ler nem escrever, sobretudo nas zonas rurais. O projecto de iluminao de escolas visava levar a electricidade s escolas das zonas rurais sem acesso rede elctrica nacional de modo a contribuir na educao no perodo nocturno. O trabalho decorreu entre Fevereiro e Setembro de 2011, em duas fases nomeadamente, estudo de viabilidade e implementao nos distritos de Chkw, Guij e Massingir na Provncia de Gaza. Foram electrificadas 12 das 14 escolas visitadas, usando pico sistemas fotovoltaicos da Fosera. Palavras-chave: analfabetismo, electrificao, sistema solar, zonas rurais, educao. 1.0 Introduo O desenvolvimento de qualquer pas ou povo extremamente dependente de energia. De acordo com [1], cerca de 80% da populao moambicana satisfaz as suas necessidades energticas, principalmente para cozinhar e aquecer gua, com base na biomassa tradicional (lenha e carvo). Para alm da biomassa, nas zonas rurais sem acesso rede elctrica nacional, a populao recorre ao uso de querosene e vela para a iluminao. O uso massivo destes recursos energticos envolve problemas tais como de sade (complicaes respiratrias, ardor e vermelhido nos olhos, espirros e irritao na garganta, agravamento de casos de asma e bronquite), ambientais (desflorestamento, queimadas de residncias, emisso de gases) e econmicos (custos dirios elevados). Na frica Subsahariana a populao analfabeta ronda nos 38% dos quais 61% so do sexo feminino. Cerca de 23% da populao jovem no sabe ler nem escrever, sendo 59% desta do sexo feminino [2]. A populao total moambicana de cerca de 20.3 milhes da qual 54,4% analfabeta [3]. O elevado
Cuinica & Tamele (2011)

ndice de analfabetismo em Moambique, particularmente nos distritos, est associado a problemas como a insuficincia de salas de aulas e de professores para corresponder a demanda e da a limitao de vagas, falta de iluminao para a introduo de cursos nocturnos, gravidez prematuro o que faz com que a rapariga desista de estudar para cuidar do lar e bem como do rapaz que se submete aos novos desafios da vida. Moambique localiza-se na zona tropical, entre os paralelos 10 e 26 Sul, apresentando-se potencialmente rico em recursos energticos limpos e gratuitos. Segundo [4] a radiao solar mdia varia de 4 a 7 kWh/m2 em todo o territrio moambicano. Na perspectiva de encontrar a soluo vivel, por um lado, para reduzir o ndice de analfabetismo em Moambique e, por outro lado, para minimizar o consumo excessivo da lenha e os problemas resultantes, bem como os efeitos da dependncia excessiva dos combustveis fsseis, olhando na disponibilidade do recurso energtico, pensou-se no projecto de iluminao de escolas usando pico sistemas fotovoltaicos.
Pgina 1/3

O projecto tinha como objectivo principal contribuir para a educao da mulher/rapariga, adultos e jovens em regies isoladas dos distritos de Chkw, Guij e Massingir. Para alm dos autores, a efectivao deste projecto foi possvel graas ao envolvimento das seguintes partes: Engenheiros Sem Fronteiras da Alemanha (Brita, Marco, Mark, Andrea e Paul), Universidade Eduardo Mondlane (Prof. Doutor Boaventura Cuamba) e CRITAS Regional Chkw (Sra. Cacilda, Sra. Deolinda, Sra. Maria, Sr. Tamele e Sr. Paulo). O projecto foi financiado pela organizao Engenheiros Sem Fronteiras da Alemanha EWB. 2.0 Metodologia O trabalho decorreu em duas fases. A primeira fase de estudo de viabilidade teve lugar em Fevereiro de 2011 e consistiu em visitar algumas escolas dos distritos de Chkw, Guij e Massingir, explicar o objectivo do projecto populao local, saber se esto interessadas ou no em ter electricidade nas escolas, para alm da quantidade de pessoas interessadas em estudar a noite. Tambm, fez-se a recolha dos dados da localizao geogrfica de cada uma das escolas, bem como das dimenses fsicas das salas de aulas, que posteriormente serviriam para o dimensionamento dos sistemas solares. A segunda fase de implementao do projecto foi em Setembro de 2011 e consistia em electrificar as escolas seleccionadas. A primeira actividade foi preparar os sistemas para as dimenses das salas incluindo as caixas de derivao, esquema de montagem obedecendo a orientao Norte-Sul de modo a obter maior energia solar durante o ano todo. Em cada sala de aulas foram instalados 5 painis solares, 5 baterias, 5 caixas de derivao, 15 lmpadas e 5 interruptores. A ligao de tal forma que cada interruptor acciona 3 lmpadas, ligadas a uma bateria e esta, a um painel solar (ver Fig.1). A sala de professores compreende 2 compartimentos, assim montou-se 1 painel, 1 bateria, 1 caixa de derivao, 2 lmpadas, 1 interruptor e 1 carregador de telemveis. Terminada a fase de electrificao em
Cuinica & Tamele (2011)

cada escola, fez-se a entrega oficial seguida de instrues de manuteno e segurana dos sistemas instalados.

Figura 1:Circuito elctrico bsico usado para iluminao das salas.

3.0 Resultados e discusses Na primeira fase visitamos 14 escolas pr seleccionadas pela CRITAS, das quais 2 estavam numa zona em que havia indcios de instalao da rede elctrica nacional. Em todas as zonas existe potencial e interesse de pessoas para estudarem a noite (acima de 40 pessoas). Foi possvel obter as dimenses das salas (6mx8mx3m) e tambm as coordenadas geogrficas de cada uma das escolas. Na segunda fase foram electrificadas 12 escolas, sendo uma sala de aulas e bloco administrativo em cada uma das escolas, com a excepo de 2 escolas onde se electrificou duas salas cada (ver Tab.1). Para alm de iluminao instalou-se um carregador de telemveis que vai ajudar na angariao de fundos para a manuteno do sistema. As comunidades foram instrudas sobre o funcionamento do sistema no seu todo e dos cuidados a ter de modo que o mesmo permanea operacional durante longo perodo (~20 anos). Para garantir esta durabilidade necessrio: limpar de 7 em 7 dias os painis solares; controlar a carga na bateria das descargas profundas; verificar regularmente a operacionalidade das lmpadas; no ligar qualquer outro dispositivo no sistema alem dos instalados; em caso de avariar um dos componentes a comunidade responsvel de adquirir um novo com fundos prprios. A monitoria e controlo ficaram a cargo de CRITAS podendo, se necessrio, contactar ao Andr e Baslio.
Pgina 2/3

Tabela 1: Relao das escolas beneficiadas pela iluminao usando pico sistemas solares fosera, data de visita e instalao e entrega dos sistemas, nmero de salas electrificadas em cada escola e a quantidade de componentes montados nas salas. As lmpadas foram fixadas a uma altura de 3 metros. Djodjo e Machua localizam-se prximo da rede elctrica nacional.

4.0 Concluses Das 14 escolas visitadas na fase-1, foram electrificadas 12, sendo 2 com 2 salas de aulas e restantes com 1, incluindo sala dos professores. Em todas escolas deixou-se 1 carregador de telemveis para a comunidade carregar e contribuir com algum valor que servira para manuteno. Muita gente afirma que no estuda por falta de tempo, portanto com a energia ser possvel estudar depois das actividades regulares. No acto da entrega da energia as pessoas mostraram-se interessadas em estudar pois reconhecem o valor da educao, como afirmava uma senhora na localidade de Soveia ns estamos satisfeitos pela energia na escola porque estudando seremos ricos. Todas as comunidades mostraram grande interesse em ter esta energia nas suas casas a custo prprio. 4.1 Recomendaes Aps o trabalho feito nos distritos de Chkw, Massingir e Guij, recomendamos que mais esforos sejam feitos, quer por parte do governo ou investidores, para que sistemas similares sejam instalados em outras escolas de diversos pontos do pais onde a rede elctrica nacional esta longe de chegar; outras aplicaes dos sistemas solares (ex: bombeamento e purificao de agua, cozinha, aquecimento de agua, secagem de produtos agrcolas, etc.) sejam consideradas.
Cuinica & Tamele (2011)

4.1.1 Importncia do projecto para a UP O campo de energias renovveis para a UP, como instituio de ensino, pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de material didctico para as reas ligadas a Fsica, Energia e Ambiente, para alm do campo de transferncias de tecnologias. Assim, h uma necessidade de integrar esta rea como um curso ou como uma cadeira do curso de Fsica, de modo que os nossos estudantes sejam capacitados em mais uma opo que possa contribuir positivamente em solues prticas no desenvolvimento do pas, minimizando desta forma os problemas ambientais.
Bibliografia [1] MIREME-Ministrio dos Recursos Minerais e Energia (2009). Conferncia sobre minas e energias: opes das energias renovveis em Moambique, Maputo [2] Mrio, M. & Nandja, D. (2006). A alfabetizao em Moambique: desafios de educao para todos, Background paper prepared for the education for all global monitoring report 2006, literacy for life, 2006/ED/EFA/MRT/PI/66 UNESCO, Paris [3] INE-Instituto Nacional de Estatstica (2007). Resultados definitivos do Censo 2007, Maputo. Disponvel em www.ine.gov.mz (acesso: 16/11/2011) [4] Cuamba et al. (2006). A solar energy resource assessment in Mozambique, journal of energy in South Africa, Vol.17, no 4.
Pgina 3/3

You might also like