You are on page 1of 5

DIREITO ADMINISTRATIVO ESTRUTURA E ORGANIZAO DA ADMINISTRAO (AUTARQUIAS E FUNDAES PBLICAS)

1. NOES GERAIS DE SERVIO PBLICO: Servio pblico todo aquele prestado pela Administrao ou por quem lhe faa s vezes, mediante regras previamente estipuladas por ela, visando preservao do interesse pblico. Dessa definio, devem-se tirar algumas concluses importantes. P.: Quem presta servio pblico? R.: A Administrao Pblica ou quem lhe faa as vezes. O titular da prestao de um servio pblico a Administrao, e ela s poder transferir a execuo do servio pblico para terceiros. Sendo a Administrao a nica titular da prestao do servio pblico, ela poder fiscalizar a execuo desses servios e aplicar sanes e penalidades. As agncias reguladoras so criadas para fiscalizar essa prestao dos servios pblicos por terceiros (ex.: ANATEL). P.: Como se presta o servio? R.: Mediante regras previamente fixadas pela Administrao de forma unilateral, ou seja, a Administrao fixa as regras de forma unilateral para evitar que os interesses particulares se sobressaiam aos interesses pblicos (contratos de adeso). Todas as situaes dentro de um contrato administrativo, que colocam a Administrao em uma situao superior terceiros, so chamadas clusulas exorbitantes. P.: Para que? R.: Para preservar o interesse da coletividade. 1.1. Classificao: O servio pblico ser: Servio pblico em sentido estrito: aquele privativo da Administrao, ou seja, servio que somente poder ser prestado pela Administrao, sendo indelegvel (ex.: servio de segurana nacional). Servio pblico de utilidade pblica: aquele cuja execuo no privativa da Administrao, ou seja, pode ser delegvel a terceiros. (ex.: gs, telefonia, energia eltrica, transporte, telecomunicaes etc.).

1.2. Formas de Prestao: A execuo do servio pblico poder ser: Centralizada: quando a execuo do servio estiver sendo feita pela Administrao direta do Estado (ex.: Secretarias, Ministrios etc.). Descentralizada: quando estiver sendo feita por terceiros que no se confundem com a Administrao direta do Estado. Esses terceiros podero estar dentro ou fora da Administrao Pblica. Se estiverem dentro da Administrao Pblica, podero ser autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista (Administrao indireta do Estado). Se estiverem fora da Administrao, sero particulares e podero ser concessionrios, permissionrios ou autorizados.

1.3. Diferena entre Descentralizao e Desconcentrao: As duas figuras dizem respeito forma de prestao de um servio pblico. Descentralizao, entretanto, significa transferir a execuo de um servio pblico para terceiros que no se confundem com a Administrao Direta, e a desconcentrao significa transferir a execuo de um servio pblico de um rgo para o outro dentro da Administrao Direta, permanecendo esta no centro. 2. ADMINISTRAO INDIRETA: Integram a chamada Administrao Indireta as paraestatais, que so terceiros que no integram o Estado (ex.: SENAC, SENAI etc.). So integrantes da Administrao indireta as fundaes, as autarquias, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista. Essas quatro pessoas sero criadas para a prestao de servios pblicos ou para a explorao de atividades econmicas, com o objetivo de aumentar o grau de especialidade e eficincia da prestao do servio pblico. O Poder Pblico s poder explorar atividade econmica a ttulo de exceo em duas situaes previstas na CF/88, no seu art. 173: para fazer frente uma situao de relevante interesse coletivo; para fazer frente uma situao de segurana nacional. O Poder Pblico no tem a obrigao de gerar lucro quando explora atividade econmica. Quando estiver atuando na atividade econmica, entretanto, estar concorrendo em grau de igualdade com os particulares, estando sob o regime do art. 170 da CF/88, inclusive quanto livre concorrncia. 2.1. AUTARQUIAS: 2.1.1. Definio: As autarquias so pessoas jurdicas de direito pblico criadas para a prestao de servios pblicos, contando com capital exclusivamente pblico, ou seja, as autarquias so regidas integralmente por regras de direito pblico, podendo, to-somente, serem

prestadoras de servios pblicos e contando com capital oriundo da Administrao Direta (ex.: INCRA, INSS, DNER, Banco Central etc.). O Banco Central uma autarquia de regime especial. Por fora do art. 21 da CF/88, a competncia para emisso de moedas da Unio por meio do Banco Central. Tambm o Banco Central tem por finalidade fiscalizar as atividades desenvolvidas pelas instituies financeiras. A OAB tambm uma autarquia de regime especial e, em regra, todas as instituies criadas para regulamentar as profisses tambm so autarquias de regime especial. O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econmica) uma autarquia vinculada ao Ministrio da Justia. 2.1.1. Caractersticas: Dirigentes Prprios: depois de criadas, as autarquias possuem uma vida independente, contando com dirigentes prprios. Patrimnio Prprio. Liberdade Financeira: as autarquias possuem verbas prprias (surgem como resultado dos servios que presta) e verbas oramentarias (so aquelas decorrentes do oramento). Tero liberdade para manejar as verbas que recebem como acharem conveniente, dentro dos limites da lei que as criou. Liberdade Administrativa: as autarquias tm liberdade para desenvolver os seus servios como acharem mais conveniente (comprar material, contratar pessoal etc.), dentro dos limites da lei que as criou. 2.1.2. Controle: No existe hierarquia ou subordinao entre as autarquias e a Administrao Direta. Embora no se fale em hierarquia e subordinao, h que se falar, entretanto, em um controle de legalidade, ou seja, a Administrao direta controlar os atos das autarquias para observar se esto dentro da finalidade e dentro dos limites legais. 2.1.3. Criao (art. 37, XIX, CF/88): A EC n. 19 dispe que as autarquias sero criadas por lei especfica de iniciativa do Poder Executivo (art. 61, 1., II, e, da CF/88). Cada autarquia criada dever ter uma lei prpria, uma lei especfica. 2.1.4. Privilgios: As autarquias so dotadas dos mesmos privilgios que a Administrao direta. Na rea tributria, reflete como privilgio o art. 150, 2., da CF/88. Na rea processual, art. 188 do CPC. 2.1.5. Responsabilidade: As autarquias respondem pelas dvidas e obrigaes contradas por elas. A Administrao direta tem responsabilidade subsidiria quanto s dvidas e obrigaes das autarquias, ou seja, a Administrao Direta somente poder ser acionada depois de exaurido todo o patrimnio das autarquias. As autarquias tambm tero responsabilidade objetiva quanto aos atos praticados pelos seus funcionrios (art. 37, 6., CF/88), respondendo pelos prejuzos que esses causarem a terceiros.

2.1.6 Falncia: As autarquias no se submetem ao regime falimentar. 2.2. FUNDAES 2.2.1. Definio: Fundao uma pessoa jurdica composta por um patrimnio personalizado, destacado pelo seu instituidor para atingir uma finalidade especfica. As fundaes podero ser tanto de direito pblico quanto de direito privado. Essa definio serve para qualquer fundao, inclusive quelas que no integram a Administrao indireta. No caso das fundaes que integram a Administrao indireta, quando forem dotadas de personalidade de direito pblico, sero regidas integralmente por regras de Direito Pblico. Quando forem dotadas de personalidade de direito privado, sero regidas por regras de direito pblico e direito privado. Tanto uma quanto outra so compostas por patrimnio personalizado. No caso da fundao pblica, destacado pela Administrao direta, que o instituidor para definir a finalidade pblica. Como exemplo de fundaes, temos: IBGE (Instituto Brasileiro Geogrfico Estatstico); Universidade de Braslia; FEBEM; FUNAI; Fundao Memorial da Amrica Latina; Fundao Padre Anchieta (TV Cultura). 2.2.2. Caractersticas: liberdade financeira; liberdade administrativa; dirigentes prprios; patrimnio prprio: patrimnio personalizado significa que sobre ele recaem normas jurdicas que o tornam sujeito de direitos e obrigaes e ele est voltado a garantir que seja atingido a finalidade para qual foram criadas. 2.2.3. Controle: No existe hierarquia ou subordinao entre a fundao e a Administrao direta. O que existe um controle de legalidade, um controle finalstico. 2.2.4. Criao: As fundaes so criadas no ordenamento jurdico. Se sua personalidade for de direito pblico, ser criada por lei especfica (regras de Direito Pblico). As fundaes governamentais, sejam de personalidade de direito pblico, sejam de direito privado, integram a Administrao Pblica. A lei cria e d personalidade para as fundaes governamentais de direito pblico. As fundaes governamentais de direito privado so autorizadas por lei e sua personalidade jurdica se inicia com o registro de seus estatutos. 2.2.5. Privilgios: As fundaes so dotadas dos mesmos privilgios que a Administrao direta, tanto na rea tributria (ex.: imunidade prevista no art. 150 da CF/88), quanto na rea processual (ex.: prazo em dobro previsto no art. 188 do CPC).

2.2.6. Responsabilidade: As fundaes respondem pelas obrigaes contradas junto a terceiros. A responsabilidade da Administrao de carter subsidirio, independente de sua personalidade, visto o seu patrimnio ser pblico. 2.2.7. Falncia: As fundaes no se submetem ao regime falimentar. As fundaes governamentais tm patrimnio pblico. Se extinta, o patrimnio vai para a Administrao indireta, submetendo-se as fundaes ao popular e mandado de segurana. As particulares, por possurem patrimnio particular, no se submetem ao popular e mandado de segurana, sendo estas fundaes so fiscalizadas pelo MP.

You might also like