You are on page 1of 2

Classificao quanto ao nmero de molculas de carboidrato Os carboidratos esto dividos, didaticamente, em: monossacardeos, oligossacardeos e polissacardeos.

O prefixo mono se refere a um, ou seja, monossacardeos so aqueles carboidratos formados por apenas uma molcula, no podendo ser degradados, como exemplos temos a famosa glicose, a frutose e a galactose. O prefixo oligo, de um modo geral, pode ser entendido como alguns. Nesse caso, temos que os oligossacardeos so carboidratos formados pela unio de alguns monossacardeos entre si, normalmente no mais do que dez. Os principais exemplos so a maltose, formada pela unio de duas glicoses; a sacarose, formada pela unio de uma glicose com uma frutose; e a lactose, formada pela unio de uma glicose com uma glactose. Por fim, o prefixo poli se refere a muitos, portanto, os polissacardeos so aqueles carboidratos formados pela unio de vrios monossacardeos entre si. Costumam ser chamados de polmeros (biopolmeros, no caso) por serem componentes formados por vrias unidades, chamadas monmeros. Os polissacardeos mais famosos so polmeros que possuem apenas a glicose como monmero. As ligaes entre as molculas e o nmero de molculas o que difere um do outro. Os maiores exemplos so a celulose, que forma a parede celular das clulas vegetais; o amido, reserva energtica dos vegetais; o glicognio, reserva energtica dos animais e a quitina, componente do exoesqueleto dos artrpodes e da parede celular dos fungos.

Digesto de Carboidratos Quando ingeridos, os carboidratos esto sob forma de polissacardeos e dissacardeos que necessitam ser hidrolisados (quebrados) em aucares simples para serem absorvidos. A digesto dos carboidratos, assim como de outros nutrientes, iniciase na boca com a mastigao, que fraciona o alimento e o mistura com a saliva. Durante esse processo, a enzima amilase salivar secretada pelas glndulas partidas (glndula salivar situada na regio orofarngea) inicia a quebra do carboidrato em dextrinas e maltoses que so molculas menores. Esta enzima sofre inativao no estmago, assim que inicia a liberao de outras enzimas locais.

Ainda no estmago, ocorrem contraes das fibras musculares da parede continuando o processo digestivo mecnico, que so os movimentos peristlticos, que tem a funo de misturar as partculas dos alimentos com secrees gstricas. importante ressaltar que a secreo gstrica no contm enzimas digestivas especficas para a quebra do carboidrato, ocorrendo, portanto, a movimentao do carboidrato para a parte inferior do estmago e da vlvula pilrica. Aps esse processo, a massa alimentar transforma-se em uma massa espessa chamada quimo, que ir ocupar o duodeno, a primeira poro do intestino delgado. Dentro do intestino delgado os movimentos peristlticos continuam movendo o quimo ao longo do intestino delgado onde a digesto do carboidrato finalizada atravs das secrees pancretica e intestinal. As enzimas do pncreas entram no duodeno atravs de um ducto e contm a amilase pancretica, responsvel pela continuidade do processo do desdobramento do amido e da maltose. J as secrees intestinais contm trs enzimas distintas, as dissacaridases, sacarase, lactase e maltase, que atuam sobre os dissacardeos para render os monossacardeos glicose, frutose e galactose para absoro.

Carboidratos: definio e classificaes data 18/03/2014, hora 19:00 http://www.papodeestudante.com/2012/02/carboidratos-definicao-e-classificacoes.html

Digesto de Carboidratos Sade & Performance Fisiologia data 18/03/2014, hora 19: 00 http://www.rgnutri.com.br/sp/fisiologia/ddc.php

You might also like