You are on page 1of 48

3M Sade Ocupacional

Proteo ao Soldador

MR

Proteo ao

soldador

Protegendo o seu mundo.

PROTEGENDO O SEU MUNDO.


Bem-estar ir alm dos sorrisos. Trabalho ir alm de produtividade. E proteo ir alm de segurana. com essa losoa que a 3M inova, desenvolve, produz, aperfeioa, testa e, depois, faz tudo isso de novo. Tudo com o objetivo de proteger os momentos mais importantes do seu dia a dia na rotina com sua famlia. Conhea as solues 3M em servios de segurana e prepare-se para se surpreender. 17 anos consecutivos como marca Top of Mind*. H mais de 30 anos no mercado de Sade Ocupacional.

*Segundo a revista Proteo

Investimentos constantes.

Laboratrio de Pesquisa & Desenvolvimento com 1.740 m. rea de testes: realiza internamente o desenvolvimento de novas aplicaes, capacitao tcnica para uso de produtos 3M e testes de desempenho dos produtos. Tudo isso por meio de laboratrios que oferecem ampla e completa estrutura. Centro de relacionamento: identica necessidades junto ao cliente para desenvolver solues diferenciadas. Inovao: produtos que ditam tendncias e transformam o dia a dia das pessoas.

3M no mundo. 3M no Brasil.

Rec conhecimento: lder em inovao. Pre Pr esente em mais de 65 pases. Mais de 200 fbricas. 80 mil funcionrios.

66 anos. 4 mil funcionrios. 40 plataformas tecnolgicas. 7 unidades industriais: Sumar (matriz), Ribeiro Preto, Itapetininga, Mairinque, Manaus, Bom Princpio e So Jos do Rio Preto. Uma das Melhores Empresas para se Trabalhar*. Centro Tcnico para Clientes com 3.100 m.
*Fonte: Great Place to Work

Nosso centro tcnico um ambiente onde ocorrem ensaios e testes de produtos, bem como apresentaes sobre toda a tecnologia 3M aos nossos clientes.

CTC Sumar-SP 2

VANTAGENS E SERVIOS.
A 3M sabe que inovao tambm pode ir alm de oferecer o que h de melhor em solues para voc. por isso que ela traz inmeras vantagens e os servios listados abaixo, que voc tem sua disposio para complementar ainda mais sua rotina no trabalho.

Confiabilidade
Os produtos 3M so fabricados com rigorosos critrios e atendem s normas nacionais e internacionais de qualidade.

Disque Segurana
Canal direto, rpido e fcil com a equipe 3M para a soluo de dvidas e problemas. 0800-0550705

Workshops
A equipe 3M ministra cursos para educar, preparar e treinar os prossionais do mercado de Segurana ao Trabalhador. Informaes adicionais esto disponveis em nosso site.

Site
Site com Boletins Tcnicos, Catlogos, Vdeos de Treinamentos, Software para Clculo de Vida til de Cartuchos Qumicos e Guia de Seleo de Respiradores. www.3Mepi.com.br www.youtube.com/3Mepi

Acompanhamento
Especialistas da 3M vo ao local de trabalho dos usurios para falar sobre os produtos.

Certificaes
Certicao do Inmetro nas linhas de Respiradores Descartveis e Capacetes.

Suporte Tcnico
A equipe 3M sugere a melhor soluo para cada necessidade e ensina a forma correta de colocao e utilizao de seus produtos.

Proteo ao

soldador

3M SpeedglasMR o que podemos chamar de um investimento totalmente seguro. Todas as mscaras que saem da 3M com esta marca so verdadeiras mquinas de soldar e trazem muita inovao para o conjunto produtividade, segurana e durabilidade. Com elas a sua empresa e o soldador saem ganhando, de uma maneira que o mercado nunca viu antes.

completas para

Solues
necessidades.
as mais diferentes
5

mscaras de solda
de escurecimento

Como especificar

automtico

As atividades de soldagem so um desao constante aos prossionais de sade e segurana do trabalho. Calor excessivo, movimentos repetitivos, projees de partculas, fagulhas e respingos, eletricidade, fumos de soldagem, radiaes infravermelhas, ultravioleta e luz visvel intensa so riscos que acompanham os prossionais que exercem estas atividades. A especicao de Equipamentos de Proteo Individual (EPIs) para os soldadores deve ser extremamente criteriosa, oferecendo ao prossional a proteo mais efetiva possvel, sem interferir no seu desempenho durante o trabalho.

Filtros convencionais x mscaras de escurecimento automtico


Os ltros convencionais de luz, feitos de vidro, protegem o prossional contra as radiaes da soldagem, mas chegam a bloquear a luz visvel incidente quando fora da operao. Isso faz com que o soldador levante e abaixe a mscara de soldagem por vrias vezes para visualizar outras operaes que no a elaborao do cordo ou ponto de solda. As mscaras de solda de escurecimento automtico permitem que o prossional enxergue atravs do ltro de luz sob condies normais de luminosidade, reduzindo consideravelmente a frequncia de movimentos que ele faz com a mscara. Ganha-se em ergonomia, proteo visual e facial e produtividade, j que h maior facilidade na visualizao do posicionamento dos eletrodos, da quantidade de metal depositado e na rapidez de mudana de um ponto para outro quando no se est produzindo o cordo ou ponto de solda. No entanto, especicar mscaras de solda de escurecimento automtico para uma atividade de soldagem no depende s do tipo de ltro de luz. importante levar em conta a amperagem de trabalho, o tipo e a frequncia da soldagem, o layout do ambiente, a presena de outras operaes prximas como esmerilhamento e outras soldagens , o comprimento mdio do cordo, o tempo mdio de arco aberto por cordo, entre outros fatores. Se no observadas adequadamente todas essas variveis, o investimento em mscaras eletrnicas pode se mostrar pouco otimizado, de uso limitado ou at inadequado a determinadas operaes.

Que tipo de mscara eletrnica devemos especificar?


Para a escolha adequada da mscara eletrnica, importante que sejam considerados atributos de desempenho, como a velocidade de comutao (intervalo de tempo de mudana de claro para escuro), consistncia de escurecimento, durabilidade, resistncia, robustez, atendimento ps-venda, tempo de garantia, entre outras caractersticas que respeitem a necessidade e o conforto do operador, alm do patrimnio da empresa. Neste catlogo, alm de conhecer a linha completa de solues para soldagem da 3M com foco em mscaras de solda de escurecimento automtico, voc ir obter todas as informaes necessrias para especicar o equipamento mais apropriado para o uso dos prossionais da sua empresa. Conte sempre com a 3M para auxili-lo nessa especicao.
6

Glossrio de

mscaras de solda
de escurecimento

automtico

A seguir voc encontrar algumas denies importantes de termos e expresses usados nas especicaes de mscaras de solda de escurecimento automtico. O entendimento dessas funes lhe permitir decidir com mais segurana qual a melhor mscara de solda de escurecimento automtico para voc e sua empresa.

Velocidade de comutao
o intervalo de tempo para mudana de estado claro para estado escuro e vice-versa. Para as mscaras 3M SpeedglasMR da linha 9100, o tempo de comutao de claro para escuro de 0,1 milsimo de segundo (ms) 50 vezes mais rpido que o tempo indicado pelas normas vigentes. A velocidade de comutao de estado escuro para claro pode variar de 40 ms normalmente aplicvel a solda do tipo ponteamento at 1.300 ms aplicvel a soldas longas e de grande deposio de metal, em que existe um tempo maior para a dissipao de radiao infravermelha do cordo. Quanto mais rpida a comutao, melhor a produo em solda ponto. Entretanto, para cordes longos devemos esperar a dissipao da radiao para retomar o estado claro do ltro.

Especificao de tonalidade
A tonalidade a ser escolhida depende do tipo de solda e da amperagem utilizada, j que, para cada atividade de soldagem de cordo longo, cordo curto ou mesmo solda ponto, existe uma quantidade de energia sendo produzida. As normas EN 379:2003 e ANSI Z87:2003 estabelecem algumas recomendaes quanto tonalidade para a proteo. Conra a tabela da EN 379:2003, que traz mais detalhes:

A norma EN 379:2003 ainda contempla a observao de que um nmero de tonalidade a mais ou a menos pode ser utilizado. Isso se deve a termos soldadores de diferentes capacidades de viso, como aqueles com mais ou menos tempo de trabalho, ou mais ou menos sensveis luz, com olhos claros ou escuros.

Fonte de alimentao dos filtros de luz Todo ltro de luz do tipo de escurecimento automtico necessita de alguma forma de energia eltrica para o acionamento das placas de cristal lquido, que promovem o escurecimento de acordo com a tabela anterior. Baterias internas alimentam as camadas de cristal lquido e promovem sua polarizao, retendo assim a passagem da luz. Alguns ltros possuem, no lado externo, um sistema de captao da energia gerada pelo arco eltrico para economia das baterias internas, aumentando sua durabilidade. Por maior que seja a economia, depois de determinado perodo as baterias perdero sua carga e a capacidade de escurecer um ltro de luz. Por isso ltros de luz de escurecimento automtico que permitam substituio de bateria so a opo mais econmica e durvel.

Acessrio muito eciente para o aumento da produtividade. Toda mscara de solda atua como um protetor facial, envolvendo o rosto do soldador; com a respirao, ocorre a troca do oxignio interno pelo dixido de carbono da exalao, causando aps algum tempo de trabalho a necessidade de se levantar a mscara para renovao do ar o que causa ao soldador, nesse momento, a sensao de falta de ar. A existncia de um difusor de CO2 aumenta o tempo de permanncia com a mscara abaixada, incrementando o tempo de trabalho por conta da melhor ventilao interna e do menor acmulo de calor no processo. Alm disso, o difusor de CO2 proporciona maior produtividade, j que diminui a fadiga do soldador ao longo do dia e tambm reduz a possibilidade de embaamento da mscara. Dessa forma, reduz-se o risco de exposio do soldador a radiaes e fagulhas provenientes de outros soldadores ao redor.

Difusor de CO2

Filtro de interferncia
Trata-se de uma camada de vidro, com tratamento metalizado, com a capacidade de reetir toda a energia de radiaes ultravioleta e/ou infravermelha geradas pelo arco voltaico no processo de solda. Durante todo o tempo em que o prossional estiver com o ltro de interferncia entre o arco de solda e os olhos, ele estar protegido contra essas duas radiaes com nvel de tonalidade igual a 13 para os produtos da Linha 3M SpeedglasMR.
TABELA DE ESPECIFICAO DE FILTROS DE LUZ
Tonalidade Mxima 1,5 1,7 2,0 2,5 3,0 4,0 5,0 6,0 7,0 8,0 9,0 10,0 11,0 12,0 13,0 14,0 67 55 43 29 18 8,5 3,16 1,18 0,44 0,164 0,061 0,023 0,0085 0,0032 0,0012 0,00044 TRANSMITNCIA LUMINOSA EM % Padro 61,5 50,1 37,3 22,8 13,9 5,18 1,93 0,72 0,27 0,100 0,037 0,0139 0,0052 0,0019 0,00072 0,00027 Mnima 55 43 29 18 8,5 3,16 1,18 0,44 0,164 0,061 0,023 0,0085 0,0032 0,0012 0,00044 0,00016

TABELA DE ESPECIFICAO DE FILTROS DE LUZ


Mxima Transmitncia Infravermelho em % 2,5 1,5 1,3 1,0 0,8 0,6 0,5 0,5 0,4 0,3 MXIMA TRANSMITNCIA ESPECIAL ULTRAVIOLETA EM % 313 mm 0,2 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,05 0,05 0,05 0,05 334 mm 0,2 0,1 0,1 0,1 0.1 0,1 0,05 0,05 0,05 0,05 365 mm 0,2 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,05 0,05 0,05 0,05 405 mm 0,2 0,5 0,5 0,5 0,5 0,5 0,1 0,1 0,1 0,1

Tonalidade

5,0 6,0 7,0 8,0 9,0 10,0 11,0 12,0 13,0 14,0

Tonalidade de escurecimento e transmitncia luminosa Tonalidade de escurecimento uma graduao dada para especicar a proteo que um ltro de luz oferece, ou seja, o grau de determinada quantidade de luz que um ltro tem a capacidade de bloquear. quantidade de luz que atravessa pelo ltro, expressa em porcentagem, d-se o nome de transmitncia luminosa. Os ltros de luz, de acordo com sua classicao, atendem s caractersticas da tabela ao lado quanto passagem de determinada porcentagem de radiao do espectro visvel.

Transmitncia (%)
Curva de Transmitncia Luminosa
Os ltros de luz 3M SpeedglasMR mantm o soldador protegido contra radiaes UV e IR provenientes das operaes de soldagem. A proteo permanece constante com o ltro no modo claro e escuro e tambm com o ltro desligado. A curva ao lado mostra que a transmitncia luminosa no modo claro predominantemente verde. Da a cor verde do ltro de luz.

200

380

780

1000

1200

1400

UV

LUZ VISVEL

IR

(ultravioleta) radiao sempre bloqueada

(infravermelho) radiao sempre bloqueada

Polarizadores de luz
A polarizao do cristal lquido impede a passagem da luz. Quanto maior o nmero de camadas de cristal lquido presentes em um ltro de luz, melhor ser a sua capacidade e preciso na reteno e no bloqueio da radiao luminosa, distribuindo a passagem de luz de maneira equilibrada em toda a rea do ltro. Isso evita pores diferenciadas de passagem de luz nas laterais, por exemplo, ou mesmo em forma de listras, bem como impede a difrao angular, que a passagem de luz de modo diferenciado quando o soldador se expe a uma radiao incidente angular no frontal.

Tecnologia e segurana com viso de futuro


9

Comprimento de onda (nm)

Difrao angular
A ltrao da transmitncia luminosa (luz visvel) nos ltros de luz se d por meio da toro nemtica nos conjuntos de cristal lquido, que so separados entre si por pelculas polarizadoras. Quando as placas de vidro que contm o cristal lquido no so separadas de forma equidistante entre si, aparece o que chamamos de efeito ngulo, porque o ltro de luz no ltra com a mesma eccia os raios de luz visveis provenientes de fontes fora da linha de centro do ltro de luz. O resultado disso so variaes na tonalidade de escurecimento, sendo percebida como mais clara nas bordas e mais escura mais ao centro do ltro de luz. Este efeito de variao na tonalidade causa desconforto ao soldador, em razo de uma incidncia difusa de radiao visvel, proveniente das bordas do ltro de luz. Para evitar esse tipo de efeito, procure sempre especicar ltros que tenham tecnologia comprovada na combinao e montagem dos conjuntos de cristal lquido nos ltros de luz. Nos ltros da Linha 3M SpeedglasMR, os conjuntos de cristal lquido so montados e separados equidistantemente por meio de microesferas de vidro que garantem que o efeito ngulo no aparea.

3 camadas de cristal lquido filtram melhor que 2 camadas


Filtro sem difrao angular
Camada de cristais lquidos com microesferas de vidro Placa polarizadora

Filtro com difrao angular


Camada de cristal lquido Placa polarizadora

Luz intensa

Filtro 3M SpeedglasMR
MR

Filtros 3M SPEEDGLAS Maior consistncia em todas as direes do ngulo de viso

}
Luz filtrada Luz intensa Filtro de luz Luz filtrada Outros filtros Ocorrem variaes em diferentes ngulos

Janelas laterais
As janelas laterais auxiliam na viso perifrica da rea de trabalho e proporcionam proteo por conta do campo de viso aumentado. Com elas o soldador pode perceber e se defender de algum objeto vindo em sua direo. Pode-se ainda fazer montagens mais precisas e deslocar peas e mquinas com maior segurana e preciso. As janelas laterais so exclusividade das Mscaras 3M SpeedglasMR. Possuem tonalidade de escurecimento 5-6 e podem ser bloqueadas quando no forem necessrias.

Viso perifrica proporcionada pela janela lateral


Com janelas laterais

Filtro comum

10

Regulamentao de

Equipamento de Proteo

em Operao de Soldagem
Confira o regulamento das instrues de uso.
Proteo Respiratria
De acordo com as recomendaes do Programa de Proteo Respiratria, publicado pela Fundacentro, e como instrumento da Instruo Normativa n 1 de 11 de abril de 1994, todo soldador deve utilizar um respirador para proteo contra fumos de solda e contra gases e vapores quando houver. O uso do respirador deve se dar durante todo o perodo em que o operador estiver no ambiente e no somente quando ele estiver com o arco de solda aberto, pois os fumos permanecem em suspenso durante horas e no so visveis a olho nu. O respirador recomendado do tipo descartvel, reutilizvel ou motorizado com ltro no minmo do tipo P2, ou ainda com a linha de ar comprimido com ar respirvel grau D.

Proteo Auditiva
De acordo com o Programa de Conservao Auditiva da sua empresa, um protetor auditivo deve ser selecionado para o nvel de exposio no ambiente, lembrando que em processo de soldagem ocorrem muitas variaes de rudo no ambiente, sendo que esse protetor deve ser usado durante todo o tempo em que o indivduo estiver exposto no ambiente.

Proteo aos Olhos e Face


A Norma ANSI Z.87:1, estabelecida pelo Ministrio do Trabalho e Emprego e que diz respeito proteo contra impacto de partculas volteis, radiao ultravioleta, infravermelha e luminosidade intensa, recomenda o uso de culos de segurana contra impactos sempre que se utilizar proteo facial do tipo basculante. Assim, necessria a utilizao de culos de segurana juntamente com a mscara de solda e/ou o protetor facial, exceto quando este equipamento for do tipo combinado com respirador motorizado ou linha de ar.

ndice
3M Proteo aos Olhos e Face............................................................................................13 3M SpeedglasMR Srie 9100 ..................................................................................................14 3M SpeedglasMR Srie SL ......................................................................................................22 3M SpeedglasMR Srie 100 ....................................................................................................23 3M SpeedglasMR Srie 9002 .................................................................................................24 3M Proteo Respiratria ......................................................................................................25 Respirador de linha de Ar Comprimido....................................................................................26 Respirador Motorizado 3M AdoMR .........................................................................................27 Acessrios para 3M SpeedglasMR ...........................................................................................32 3M Matriz de produtos ..........................................................................................................34 Peas de reposio - 3M SpeedglasMR Srie 9100 .................................................................36 Peas de reposio - 3M SpeedglasMR Srie 9100 Air .............................................................37 Peas de reposio - 3M SpeedglasMR Srie 9100 FX .............................................................38 Peas de reposio - 3M SpeedglasMR Srie 9100 FX Air ........................................................39 Peas de reposio - 3M SpeedglasMR Srie SL .....................................................................40 Peas de reposio - 3M SpeedglasMR Srie 100 ...................................................................40 Peas de reposio - 3M SpeedglasMR Srie 9002 ..................................................................41 Peas de reposio - 3M SpeedglasMR Srie 9002 - Kit Flexview ............................................41 Peas de reposio - 3M SpeedglasMR Srie 9002 com Proteo Respiratria .........................42 Peas de reposio - Respiradores de Linha de Ar Comprimido 3M Fresh AirMR C ....................42 Peas de reposio - Respiradores Motorizados 3M AdoMR ...................................................43 Outras solues 3M para soldagem .......................................................................................44

MR

12

Proteo aos

Olhos e Face
ANTES:
Com a mscara na posio abaixada, proporcionando segurana contra riscos de radiao lateral (indireta) ou partculas de lixamento, o soldador tem uma viso clara atravs do ltro de autoescurecimento. Ambas as mos cam livres para posicionar precisamente o eletrodo e as peas.

Como funcionam os ltros de autoescurecimento.

DURANTE:
O ltro muda para posio escura em 0,1 milsimo de segundo da abertura do arco eltrico, protegendo contra radiaes e fagulhamentos diretos.

APS:
O ltro automaticamente retorna posio clara aps realizado o cordo de solda, permitindo uma viso clara da poa de solda bem como a preparao para o prximo cordo. Proteo viso que aumenta a performance.

Solues que facilitam sua vida


O Filtro de Autoescurecimento 3M SpeedglasMR elimina o cansao e a tenso no pescoo do soldador, no necessitando levantar a mscara para enxergar o cordo de solda, aumentando a preciso do posicionamento do eletrodo, reduzindo a necessidade de lixamento e retrabalho. Os soldadores podero alcanar espaos apertados com a proteo vestida na face todo o tempo. A viso clara e constante faz com que a difcil tarefa de soldar se torne fcil de realizar.

Protege a viso aumentando o desempenho do soldador


Durabilidade a palavra certa quando se trata do Filtro de Autoescurecimento 3M SpeedglasMR. Viso confortvel de maneira constante para o soldador, protegendo contra as radiaes (UV/IR) ultravioleta e infravermelha. Sistema automtico de reao intensidade da luz.
13

3M Speedglas Srie 9100


A tecnologia, a versatilidade e o conforto que a nova srie de mscaras 3M SpeedglasMR 9100 traz resultado direto de um extenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Foram consideradas inmeras sugestes de soldadores de vrias partes do mundo no desenvolvimento dessa linha. As vrias opes de ajuste de tonalidade de escurecimento, os trs tamanhos de rea de viso, a suspenso completamente redesenhada, que elimina os pontos de concentrao de tenso na cabea, tornam a 3M SpeedglasMR 9100 sinnimo de conforto, proteo e performance em operaes de soldagem.

MR

3M SpeedglasMR 9100 Air

3M SpeedglasMR 9100

3M SpeedglasMR 9100 FX

3M SpeedglasMR 9100 FX Air

Conhea j a Linha de Mscaras 3M Speedglas 9100


Conforto superior Balanceamento e estabilidade Qualidade tica e amplos campos de viso Maior proteo de orelhas e pescoo Novo sistema de visor basculante com protetor facial transparente Novas opes de mscaras para uso com sistemas de proteo respiratria motorizados e linha de ar mandado 3M.

MR

As reconhecidas mscaras 3M SpeedglasMR receberam alteraes e caram ainda melhores. So trs novos modelos que atendem a praticamente todas as necessidades dos soldadores. Pra voc que usurio chegou o momento certo de conhecer e experimentar a tecnologia, o conforto e a inovao das novas mscaras 3M SpeedglasMR 9100. Para conhecer e experimentar a tecnologia, o conforto e a inovao das mscaras 3M SpeedglasMR 9100, contate j um distribuidor 3M ou entre em contato conosco!
14

Suspenso confortvel e estvel


A suspenso que se molda sua cabea
Todas as suspenses de mscaras de solda 3M SpeedglasMR 9100 oferecem inmeras opes de ajustes, para tornar o seu uso o mais confortvel e conveniente possvel. A cabea uma regio que concentra grande nmero de nervos, artrias e acu-pontos. Aplicar presso em algum desses pontos pode ocasionar aumento de fadiga e at dores de cabea. A suspenso das mscaras 9100 foi desenhada para evitar presso nesses pontos mais vulnerveis da cabea. E, alm disso, proporciona um enorme range de opes de ajuste de raio, recuo, posicionamento de ltros de luz que permitem que cada soldador molde sua mscara de acordo com sua prpria necessidade. Menos presso e maior opo de ajustes signicam mais conforto e produtividade por todo o dia de trabalho.

Duas tiras de ajuste de altura, para maior estabilidade. Para uso em vrios tamanhos de cabea, de 50 a 64 cm. Tira frontal autoajustvel do tipo almofada dupla se molda a testa. Catraca suave, para um ajuste preciso.

Parafusos de ajuste grandes e resistentes. Tira posterior com piv autoajustvel, que permite o uso de bon quando invertida.

Ajuste de ngulo externo e amplo, que permite o ajuste do ngulo da mscara sem necessidade de retir-la da cabea.

Garante mais conforto ao usurio em posio estacionada.


O sistema de pivs garante o travamento da mscara na posio levantada. Para baix-la, basta um leve deslocamento para que ela volte posio abaixada.

Excelente qualidade tica e campo de viso


A Srie 3M SpeedglasMR 9100 continua com sua tradio e reputao de oferecer ao soldador um ltro de luz de qualidade tica superior, que inclui tonalidade uniforme e mnima distoro tica ao longo de toda a rea do ltro de luz. Selecionando o mais adequado conjunto de ajustes para cada tarefa, o soldador reduz a fadiga e melhora a produtividade e qualidade da operao de soldagem. Por isso os ltros de luz SpeedglasMR 9100 oferecem vrios nveis de ajuste, de tonalidade, atraso, sensibilidade de deteco de arco, etc. O ltro 3M SpeedglasMR 9100 XX 30% maior que qualquer ltro de luz existente no mercado. Sete opes de tonalidade escura, incluindo 9-13 (varivel), 5 para oxicorte e 8 para microplasma e solda TIG de baixa amperagem. Excelente performance para soldas TIG de baixa amperagem, mesmo abaixo de 1 amp. Todas as tonalidades podem ser travadas no modo escuro. Por exemplo, voc pode travar sua mscara na tonalidade 3, para ter um protetor facial para lixamento. Exclusivo e inovador sistema Tack-welding, que torna a solda ponto mais confortvel e produtiva.
Os ltros 3M SpeedglasMR 9100 possuem 3 diferentes tamanhos de campo de viso: regular (9100 V), grande (9100 X) e extragrande (9100 XX).

O uso de lentes de aumento cou mais simples e seguro. O ltro conta com suporte para lente de aumento, que torna a colocao e retirada das lentes mais rpida e fcil.

Sete nveis de tonalidade de escurecimento selecionveis pelo usurio, para uma enorme gama de tipos de soldagem.

O exclusivo sistema Tack-welding utiliza o nvel 5 de escurecimento no modo claro.

Atende vrias normas internacionais de proteo aos olhos (europia, Estados Unidos, Canad e Austrlia, para citar algumas).

A funo Delay permite que o soldador ajuste o tempo de comutao escuroclaro do ltro.

Voc pode ajustar o nvel de sensibilidade de deteco de arco com preciso e conabilidade.

16

3M SpeedglasMR 9100

Projetado para mxima proteo


A capacidade de proteger os olhos e a face dos soldadores contra radiaes, calor e fagulhas ao mesmo tempo em que permite viso clara e precisa do trabalho fazem da 3M SpeedglasMR 9100 uma das principais ferramentas de sua operao de soldagem.

Filtros de luz de qualidade tica superior e performance excelente para todos os tipos de soldagem, inclusive solda TIG de menos de 1 amp.

Suspenso com desenho inovador, que proporciona conforto, balanceamento e estabilidade.

Proteo de orelhas e pescoo ainda maior.

Proteo permanente de UV e IV, em todos os estados, inclusive com a mscara desligada. Janelas laterais com tonalidade 5: proteo e comodidade que ampliam o campo de viso. O ar exalado na respirao direcionado para fora da mscara atravs das aletas difusoras de. CO2.

Aprovado como protetor facial de acordo com EN 175 classe B (partculas de alta velocidade).

Aletas difusoras de CO2 Direcionam facilmente o ar exalado para fora da mscara, minimizando o embaamento do visor interno do ltro de luz.

17

3M SpeedglasMR 9100 Air

Nova mscara de solda para uso com Sistemas de Proteo Respiratria.


Todos os benefcios e vantagens que a Srie 3M SpeedglasMR 9100 proporciona podem tambm ser utilizados em conjunto com respiradores de presso positiva.
Utiliza os ltros de luz da Srie 3M SpeedglasMR 9100, que possuem tecnologia, qualidade tica e performance de proteo superiores, para uma solda mais produtiva, melhor e mais segura. Duto de ar como parte da mscara, proporcionando um refrescante uxo de ar em todo o interior da mscara.

Sistema de vedao totalmente remodelado, que acompanha os contornos da mscara e da face do soldador. Atende normas internacionais de proteo facial EN 175.

Mesmo sistema de suspenso ergonmico e confortvel da Linha 3M SpeedglasMR 9100.

Janelas laterais tonalidade 5, que ampliam o campo de viso.

Sistema de engate rpido 3M QRS (Quick Release Swivel) permite a conexo da traqueia com apenas uma das mos.

Proteo estendida Disponvel, como acessrio, a proteo de cabea, confeccionada em tecido resistente a chamas: protege cabea e orelhas dos soldadores.

Fluxo de ar: o canal central mantm o visor interno de proteo do ltro de luz praticamente livre de embaamento, enquanto os canais laterais distribuem o ar para a boca e o nariz.

18

3M SpeedglasMR 9100 FX

Viso lateral mais ampla com painel frontal basculante


As mscaras 3M SpeedglasMR 9100 FX combinam a praticidade e o conforto de uma mscara de solda de escurecimento automtico com a proteo e o campo de viso de um protetor facial transparente. Alm de proporcionar maior campo de viso comparado aos modelos anteriores, esta mscara foi projetada para oferecer um amplo campo de viso em todas as direes.

Compatvel com todos os modelos de ltros de luz utilizados nos outros modelos da Linha 3M SpeedglasMR 9100.

Janelas laterais em tonalidade 5, que ampliam a viso lateral dos soldadores.

O amplo visor transparente de 17 x 10 cm curvo, para aumentar a viso perifrica dos usurios.

Mesmo sistema de suspenso ergonmica e confortvel da 3M SpeedglasMR 9100.

Aletas difusoras de CO2 direcionam o ar exalado para fora da mscara. Atende aos requerimentos das normas EN 175 e EN 166.

A proteo de cabea confeccionada em tecido resistente a chama e respingos aumenta a proteo oferecida pela 3M SpeedglasMR 9100 FX.

3M SpeedglasMR 9100 FX Air

O melhor da Srie 9100 em uma nica mscara


O modelo 3M SpeedglasMR 9100 FX Air foi desenvolvido para uso conectado a sistemas de proteo respiratrios motorizados ou do tipo linha de ar mandado. Possui um inovador sistema de direcionamento de ar que garante conforto e proteo respiratria ao usurio, alm de oferecer a proteo combinada de mscara de solda e proteo facial por meio do sistema basculante onde montado o ltro de luz.

Mesmo sistema de suspenso ergonmica e confortvel da Linha 3M SpeedglasMR 9100. Atende aos requerimentos das normas EN 175 e EN 166. Compatvel com todos os modelos de ltros de luz utilizados nos outros modelos da Linha 3M SpeedglasMR 9100.

Em vez de ser conectada mscara, a traqueia ligada diretamente suspenso.

Janelas laterais tonalidade 5, que ampliam a viso lateral. Sistema de engate rpido 3M QRS (Quick Release Swivel) permite a conexo da traqueia com apenas uma das mos.

Possui deetor mvel de ar que permite ao usurio ajustar o direcionamento do ar.

Para oferecer uma elevada e convel proteo respiratria, o ar direcionado diretamente para a zona de respirao. Um difusor de ar espalha o ar para maximizar o conforto do usurio.

Basta erguer o painel frontal prateado e voc passa a contar com um protetor facial amplo (17 x 10 cm), que lhe oferecer viso clara perfeito para operaes em ambientes de baixa luminosidade. Tudo isso sem perder o conforto e a proteo respiratria.

20

Acople ainda

mais segurana.
As mscaras de solda 3M SpeedglasMR 9100 so aprovadas para uso em conjunto com capacete de segurana 3M. Para isso, basta utilizar o kit adaptador para capacete 3M ref. 197135 e montar sua 3M SpeedglasMR 9100 em uma das diversas verses disponveis da linha de capacetes de segurana 3M.

Mscara 3M SpeedglasMR 9100


Com design e suspenso inovadores associados a 3 opes de ltro de luz e viso perifrica ampliada pelas janelas laterais, a Linha 3M SpeedglasMR 9100 oferece ao soldador conforto, produtividade, controle e proteo durante as operaes de soldagem.

Capacete 3M
Desenvolvidos com a mais alta tecnologia, os capacetes 3M oferecem a segurana e a proteo que o uso prossional necessita. Disponveis em 12 cores.

Kit Adaptador 197135


O adaptador 197135 foi desenhado exclusivamente para permitir o uso conjunto da mscara 3M SpeedglasMR 9100 com o capacete 3M, permitindo que o soldador se proteja contra os riscos provenientes da ao de soldagem e, ao mesmo tempo, garanta a proteo da cabea.

Como montar

O passo a passo da montagem com as trs peas 3M.

+
3M SpeedglasMR 9100 Capacete 3M

+
Kit adaptador 197135

=
3M SpeedglasMR 9100 acoplada ao capacete
21

3M Speedglas Srie SL
360 gramas, nosso campeo superpeso-pena
A mscara de solda 3M SpeedglasMR SL construda com um material resistente e leve, que proporciona uma excelente proteo. Ao contrrio de outros materiais que absorvem umidade e se tornam mais pesados, a mscara de solda 3M SpeedglasMR SL tem caracterstica no absorvente, mantendo seu desempenho em ambientes midos. O desenho da suspenso interna usa um padro com orifcios para melhor respirao e melhor ajuste na cabea do soldador. Ela foi construda para dimetros de cabea de 50 a 64 cm.

MR

Mscara de desenho estreito. Perfeita para soldas em locais apertados.

Filtro de luz com cinco opes de tonalidade escura (8-12), ajustveis pelo usurio, e tonalidade 3, no modo ligado claro.

Pegar e soldar. Um sistema de sensores de movimento automaticamente liga o ltro de luz de escurecimento automtico quando voc pega a mscara.

Indicada para uma ampla gama de operaes de soldagem (MIG/MAG, Eletrodo, TIG e Plasma).

Tonalidade mxima escura pode ser aumentada a 13 ou 14 com o uso de visores especiais.

Eu esqueo que
22

estou usando.

3M Speedglas Srie 100


Excelente desempenho com investimento reduzido
A mscara de solda de escurecimento automtico 3M SpeedglasMR 100 uma excelente alternativa quando se fala em mscara de solda para os chamados usos no intensivos, em que as amperagens de trabalho, a gerao de calor e fumos metlicos so menores.

MR

Filtros de luz com tonalidades fixas ou variveis


A mscara 3M SpeedglasMR 100 S-10 ou 100 S-11 tem ltros de autoescurecimento de tonalidades xas 10 ou 11, respectivamente, e tonalidade em claro igual a 3. A Mscara 3M SpeedglasMR 100V possui ltro de autoescurecimento varivel de tonalidades 8 a 12 e tonalidade 3 no estado claro.

Para uso na maioria dos processos de soldagem tais como Eletrodo, MIG/MAG e muitas aplicaes TIG Filtros com tonalidades xas (10 ou 11) ou tonalidades variveis (8-12) 3 ajustes de sensibilidade (100V) Baterias substituveis (CR2032)

Desempenho perfeito
As mscaras 3M SpeedglasMR 100 so fceis de usar e operar. Seu desenho simples e sua suspenso ergonmica e ajustvel proporciona estabilidade da mscara cabea. uma escolha perfeita para as operaes de solda menos frequentes, como em manutenes, hobistas, reparao automotiva ou mesmo para uso prossional na indstria, naquelas operaes de solda menos crticas.
23

3M Speedglas Srie 9002


As mscaras 3M SpeedglasMR 9002, presentes no mercado brasileiro h mais de uma dcada, aliam desempenho, robustez e tecnologia para proporcionar a melhor opo de mscara de solda para atividades extensivas, como soldas de produo, caldeirarias e montagem industrial, onde se necessita de um equipamento verstil para uso com diversos tipos de soldagem, amperagens de trabalho mais elevadas e sistema de ventilao. So trs verses de ltros de luz : 9002 X e 9002 V, com tonalidades variveis de 9 a 13, e 9002 D, com tonalidade dupla (9 ou 11). Todos podem ser utilizados nas mscaras 3M SpeedglasMR 9002, que oferecem ainda opo de janelas laterais e difusor de CO2.

MR

3 verses de ltros de luz em 2 tamanhos de campo de viso

Janela lateral que permite ampliao da viso perifrica

Aletas difusoras de CO2

24 2 4

Proteo

Respiratria
MR

Mscaras de Solda 3M Speedglas conectadas a respiradores de presso positiva


A Linha de Mscaras de Solda 3M SpeedglasMR sries 9002 e 9100 contam tambm com verses para uso conectado a respiradores motorizados e linha de ar mandado. No caso dos respiradores motorizados, o sistema 3M AdoMR fornece ar puricado a uma vazo mnima de 170 l/min. J nos equipametnos de linha de ar comprimido, os reguladores de vazo aprovados para uso com as mscaras de solda 3M SpeedglasMR foram projetados para fornecimento de ar de 170 a 300 l/min. Tanto o sistema Ado quanto os equipamentos de linha de ar comprimido so sistemas aprovados e certicados por vrias normas internacionais e tambm no Brasil.

Conforto para todas as situaes


Dependendo da atividade com o uso de mscaras 3M SpeedglasMR conectadas a respiradores, mais adequado o uso de um motorizado ou linha de ar mandado. Condies de umidade, temperatura, quantidade e direo da ventilao, layout de produo, concentrao de oxignio, por exemplo, que iro direcionar a melhor escolha do equipamento. imprescindvel a consulta a um prossional de segurana capacitado para esta denio. Em caso de dvidas, converse com a 3M.

Diferentes aplicaes, com os mesmos ltros de luz


As verses das mscaras de solda 3M SpeedglasMR para uso acopladas a sistemas de proteo respiratria de presso positiva utilizam os mesmos ltros de luz utilizados nas mscaras das respectivas linhas sem essa funcionalidade. Isso representa comodidade, economia e praticidade ao soldador e empresa.

25

Respiradores de Linha de Ar Comprimido


Respiradores de Linha de Ar Comprimido
As mscaras de solda 3M SpeedglasMR 9002 e 9100 so aprovadas para uso conectadas a sistemas de proteo respiratria do tipo linha de ar comprimido 3M. A conexo se d por meio de traqueias produzidas em material resistente que so, por sua vez, conectadas a reguladores manuais de vazo que proporcionam ajuste no da vazo de ar que chega s vias respiratrias do soldador, atendendo todos os requisitos das normas vigentes, inclusive com alarme sonoro indicador de baixo uxo de ar.

O sistema apresentado no CA (Certificado de Aprovao) composto por:

+
Mscara de solda Traqueia

+
Regulador manual de vazo

+
Mangueiras de ar comprimido

O conjunto acima, que compe o Certicado de Aprovao, deve ser conectado a um painel ltrante regulador de vazo, que tem a funo de distribuir o ar em quantidade necessria para cada usurio. A 3M possui em sua linha de produtos o painel ltrante W 2806, que pode ser utilizado xo ou suportado em cavalete.

26

Respirador Motorizado 3M AdfloMR


Ao contrrio dos outros respiradores motorizados, o sistema 3M AdoMR tem um desenho balanceado e monobloco. Oferece proteo respiratria com fator de proteo atribudo de 25 at 25 vezes o LT (Limite de Tolerncia) dos contaminantes. Com os ltros apropriados, um nico sistema AdoMR pode ser usado para ltragem de partculas de fumos de solda e gases. A mudana de ltros to rpida e fcil que o soldador no precisa nem tirar o equipamento do corpo. Possui sistema de compensao automtica de uxo de ar, mantendo-o entre 170 e 200 LPM. O 3M AdoMR apresenta tambm sistema de alarme de baixo uxo de ar e indicador de carga de bateria e saturao dos ltros mecnicos.

Sistema do Respirador Motorizado 3M AdfloMR


A. Cobertura do ltro e tela de ao inox para evitar a penetrao de fagulhas. B. Pr-ltro para ltragem de partculas grandes aumenta a vida til do ltro mecnico. C. Filtro mecnico P2 ou P3 para ltrao de partculas (fumos). D. Filtro de gases (A1B1E1 ou A2): ltra vapores orgnicos e inorgnicos. No incluso no sistema completo pedido separadamente. E. Filtro de odores: remove odores desagradveis abaixo do nvel de ao. F. Bateria recarregada completamente em at 4 horas. Vida til ao redor de 500 ciclos. G. Motor: com um tempo de vida til mdio trs vezes superior aos motores convencionais. H. Indicador de saturao de ltro mecnico. I. Controle do uxo de ar com duas velocidades: 170 e 200/min. J. Traqueia: compatvel com todos os modelos SpeedglasMR. K. Exclusivo padro de distribuio do uxo de ar: distribui igualmente por toda a zona respiratria. Unidade turbo inteligente mantm a vazo de uxo de ar constante. L. Selagem facial exvel e macia: cria um ambiente de presso positiva na mscara, mantendo os contaminantes do lado de fora.

27

Para trabalhos em locais apertados


O respirador puricador de ar motorizado 3M AdoMR no possui baterias ou cabos externos. Possui desenho sem cantos vivos e com tamanho reduzido, no interferindo em trabalhos em locais apertados.

Indicador de vida til para filtros


Quando ligado, o painel do respirador 3M AdoMR indica o estado de saturao para contaminantes particulados. A luz verde indica que o ltro no est saturado. As luzes vermelhas indicam que o ltro est prximo da saturao. Se o alarme for ignorado, a unidade para de funcionar automaticamente.

Especificaes tcnicas

Especificaes tcnicas
Filtros

3M AdfloMR
Filtro mecnico P2 Filtro para VO/GA Filtro para odores 170 l/min (Nominal) 210 l/min (fluxo extra) Oxig = 19,5 a 23 % Ag qumicos < IPVS MCU < 25 x LT ou TLV 1.160 g NIMH menos de 4 h 1 turno* (bat standard) Couro (75 - 115 cm) -5 C a + 55 C -20 C a + 55 C

3M Fresh AirMR C

3M V100

3M V500

3M V200

N/A

N/A

N/A

N/A

Fluxo de ar Condies de trabalho Presso de trabalho Qualidade do ar Peso (respirador/ regulador) Bateria Tempo de recarga Autonomia Cinto Temperatura de trabalho armazenamento

170 - 280 l/min (Nominal)

170 - 280 l/min (Nominal)

170 - 280 l/min (Nominal)

170 - 280 l/min (Nominal)

4-8 bar Grau D

4-8 bar Grau D

4-8 bar Grau D

4-8 bar Grau D

365 g

590 g

575 g

580 g

N/A Polipropileno (76 - 133 cm) -5 C a + 55 C -20 C a + 55 C

N/A Tecido polipropileno -5 C a + 55 C

N/A Tecido polipropileno -5 C a + 55 C

N/A Tecido polipropileno -5 C a + 55 C

(*) tempo estimado com filtro mecnico novo e baterias novas e carregadas totalmente. Um turno = 8 horas com intervalos normais.

Sade mdia.
acima da

29

3M SpeedglasMR
Melhor opo Boa performance Atende No recomendado / No Ideal
3M SpeedglasMR 9100 FX e 9100 FX Air
9100 XX 9100 X 9100 V 9100 XX

Modelos de mscaras de solda


Modelos de filtro de luz
Eletrodo revestido MIG / MAG TIG (> 20A) TIG (< 20 A) Plasma (Corte e soldagem) Arco escondido Solda ponto Lixamento e desbaste com filtro de luz Lixamento e desbaste com protetor facial transparente rea de viso (filtro de luz)

3M SpeedglasMR 9100 e 9100 Air


9100 X 9100 V

N/A
73 X 107 mm

N/A
54 X 107 mm

N/A
45 x 93 mm

54 x 107 mm 2.500 h sim


no 1/1/1/2 5,8,9 a 13 3 13 permanente no 0,1 ms (a 23 C) 40 a 1.300 ms sim sim (exceto nas verses "air") 3
o

45 x 93 mm

73 X 107 mm

Autonomia da bateria do filtro de luz Clula solar


Possibilidade de uso com capacete de segurana Classificao tica Ton. modo ligado escuro Ton. modo ligado claro Proteo UV/IV Auto on Tempo de comutao claro-escuro Tempo de atraso (escuro-claro) Janelas laterais Aletas difusoras de CO2 Nmero de sensores de deteco de arco Aprovaes para proteo aos olhos e face Mscara de solda Filtro de luz Placas de proteo Protetor facial transparente Aprovaes para proteo respiratria Respirador Motorizado Adflo Linha de Ar Comprimido Fresh Air C Linha de Ar Comprimido 3M V 500 Linha de Ar Comprimido 3M V 100 Linha de Ar Comprimido 3M V 200

2.000 h no

2.800 h sim

2.000 h no

2.500 h sim sim (exceto para 9100 Air) 1/1/1/2 5,8,9 a 13 3


13 permanente no 0,1 ms (a 23 oC) 40 a 1.300 ms sim sim (exceto nas verses air) 3

2.800 h sim

EN 175:B EN 379 EN 166:BT* EN 166:BT* Com mscara 3M SpeedglasMR 9100 FX Air EN 12941 (Europa) NR 14749 (Brasil) NR 14749 (Brasil) NR 14749 (Brasil)

EN 175:B EN 379 EN 166::BT* N/A

Com mscara 3M SpeedglasMR 9100 Air EN 12941 (Europa)


NR 14749 (Brasil) NR 14749 (Brasil) NR 14749 (Brasil)

B resistncia mecnica a partculas de alta velocidade com baixa energia de impacto (45 m/s); F resistncia mecnica a partculas de alta velocidade com impacto de mdia energia (120 m/s). * A letra T indica que o teste de resistncia ao impacto de partculas em alta velocidade foi conduzido em temperaturas extremas (-5 C a + 55 C) O fator de proteo atribudo indicado por autoridades em cada pas da Europa e, por isso, pode variar de pas para pais.

30

3M SpeedglasMR SL
SL 9002 X

3M SpeedglasMR 9002
9002 V 9002 D

3M SpeedglasMR 100
100 V 100 S

N/A
42 x 93 mm 1.500 h no no 1/1/1/2 8 a 12 3 12 permanente sim 0,1 ms (a 23 C) 60 a 250 ms no no 2
o

3M Spe Speedg edglas lasMR 90 9002 02 Flexvi Flexview ew


55 x 107 mm 3.000 h sim no 1/1/2/2 9 a 13 3 13 permanente No 0,1 ms (a 23 C) 60 a 500 ms sim sim (exceto nas verses "air") 2
o

N/A
44 x 93 mm 1.500 h no no 1/2/2/3 9 e 11 8 a 12 3 12 permanente no 0,4 ms (a 23 C) 100 a 200 ms
o

N/A

42 x 93 mm 1.500 h no

1/1/1/2

1/2/2/2 10 ou 11

0,1 ms (a 23 oC) 100 a 250 ms no no 2 100 ou 200 ms

EN 175:F EN 379 EN166:FT N/A

EN 175:B, EN 175:F EN 379 EN 166:BT* EN 166:BT (Flexview) Com mscara 3M SpeedglasMR 9002 Prot Resp EN 12941 (Europa) NR 14749 (Brasil)

EN 175:B EN 379 EN 166:BT* N/A

N/A

N/A

31

Acessrios para 3M SpeedglasMR


Alm de qualidade e durabilidade insuperveis, as linhas de solues para soldagem 3M trazem ainda uma ampla linha de acessrios para uso com as mscaras 3M SpeedglasMR e equipamentos combinados, para garantir ainda mais conforto para o usurio e durabilidade para os produtos.

Protetor de Cabea
Confeccionado em material resistente chama, protege a cabea do soldador de fagulhas.
Ref. 164009

Capa Traqueia AdfloMR


Com polister na sua composio, a capa resistente ao fogo, protegendo o soldador dos efeitos e perigos da chama.
Ref. 834003

Protetor de Garganta
Confeccionado em material resistente chama, protege a garganta e o peito do soldador de fagulhas e partculas volantes, alm das radiaes UV/IV.
Ref. 169001 Ref. 17 10 21 - Lente de Aumento 1.5 17 10 22 - Lente de Aumento 2.0

Visores de Lente de Aumento


Os visores de lente de aumento extra so indicados para atender as necessidades de soldadores para trabalhos especiais.

Acessrios Apresentados
Cada soldador diferente, e a cada dia as tarefas de um soldador podem mudar. Sendo proprietrio de uma mscara de solda 3M, voc tem uma variedade de acessrios disponveis para maximizar sua proteo e conforto. Uma nova gerao de coberturas adicionais feitas de tecido resistente a chamas, que protege contra metais derretidos e fagulhas. Este material (feito com 75% de bras de algodo e 25% de bras aramida) testado contra a propagao de chamas, segundo a Norma EN 533 (ndice 3/5*92C), impacto de respingos de metais fundidos, Norma EN 470-1, clusula 6.2, e respingos de ferro derretido, Norma EN 531, clusula 6.6 (classicao E1).

32

Compatibilidade total de mscaras e fontes de suprimento de ar


As mscaras 9100 para uso com sistemas de proteo respiratria possuem o inovador sistema de engate rpido QRS, que permite que o usurio conecte e desconecte a mscara da nova traqueia com apenas uma das mos. Os modelos antigos do sistema 3M AdoMR, que possuem o modelo antigo de traqueia podem ser usados nas mscaras 3M SpeedglasMR 9100 Air e 9100 FX Air por meio do adaptador (ref. 53 35 05). Ainda, as novas traqueias com sistema QRS podem tambm ser utilizadas nas mscaras da srie 9002 para uso com AdoMR, por meio do adaptador ref. 53 35 06.

542800

Sistemas Respiratrios

Traqueia

Adaptador

Mscaras

P. 28

V500 Traqueia sem QRS 83 40 00, 83 40 05, 83 40 08 Adaptador 53 35 05 56 28 00 3M SpeedglasMR 9100 Air 3M SpeedglasMR 9100 FX Air 54 28 00

P. 28

V100

P. 28

Traqueia com QRS 83 40 16, 83 40 17

Adaptador 53 35 06

V200

46 08 00 3M SpeedglasMR 9000 Series Weaking Helmets Traqueia sem QRS 83 40 00, 83 40 05, 83 40 08

P. 28

3M AdfloMR Powered Air Respirator P. 28 8

Fresh Air C

Traqueia sem QRS 85 30 62

33

Matriz de produtos
Conra quais as combinaes possveis de cada produto 3M.

9100

9100 FX

9100 AIR

9100 FX AIR

Filtros 9100

V500E

V200E

V100E

9100 comp.

9100 FX comp.

9100 Air + V500E

9100 FX Air + V500E

9100 Air + V200E

9100 FX Air + V200E

9100 Air + V100E

9100 V1

34

A matriz de produtos desta pgina observa esta sequncia:


MSCARAS FILTROS DE LUZ FONTES DE SUPRIMENTO DE AR

9002

9002 P. Resp.

100

SL
CONJUNTO COMPLETO

Filtro 9002

Filtros 100

Filtros SL

3M Adflo

3M Fresh Air C

FX Air + 100E

9100 Air + Adflo

9100 FX Air + Adflo

9002 Proteo Respiratria + Adflo

9002 Proteo Respiratria + Fresh Air

9002 Completa

100 Completa

SL Completa

35

Peas de reposio
3M SpeedglasMR Srie 9100

53 60 00 16 80 15 53 62 00 53 20 15

53 20 00

53 61 00

53 30 00

50 11 90 50 18 90

50 11 00 / 50 18 00 52 60 00 52 70 00 52 70 70 50 00 05 50 00 15 50 00 25 16 90 05

17 10 21 17 10 22 42 20 00

52 80 05 52 80 15 52 80 25

16 91 00

53 10 00

16 90 10

Referncia Descrio

Referncia Descrio

Referncia Descrio

16 80 15 16 90 05 16 90 10 17 10 21 17 10 22 50 11 00 50 18 00 50 00 05 50 00 15 50 00 25

Tira de Absoro, embalagem com 3 unidades. Proteo de cabea (cor preta). Proteo de pescoo (cor preta). Lente de aumento 1.5. Lente de aumento 2.0. Msc. 3M SpeedglasMR 9100 STD. Msc. 3M SpeedglasMR 9100 (Janela Lateral). Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 9100 V 3,5,8,9-13. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 9100 X 3,5,8,9-13. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 9100 XX 3,5,8,9-13.

52 60 00 52 70 00 52 70 70 52 80 05 52 80 15 52 80 25 53 10 00 53 20 00

Placa Externa STD, embalagem com 10 unidades. Placa Externa Resist. Riscos, embalagem com 10 unidades. Placa Externa Resist. Calor, embalagem com 10 unidades. Placa interna para ltro 9100 V (117 x 50 mm), embalagem com 5 unidades. Placa interna para ltro 9100 X (117 x 61 mm), embalagem com 5 unidades. Placa interna para ltro 9100 XX (117 x 77 mm), embalagem com 5 unidades. Suporte de bateria, embalagem com 1 par. Painel frontal reetivo.

53 20 15 53 30 00 53 60 00 53 61 00 53 62 00

Placa de cobertura de janelas laterais, embalagem com 2 pares. Suspenso Completa p/ 9100. Pivs da Articulao (esquerda e direita) da suspenso 53 30 00. Pea Frontal da Suspenso 53 30 00. Pea Traseira da Suspenso 53 30 00.

Consultar disponibilidade da pea no Brasil

36

3M SpeedglasMR Srie 9100 Air

53 60 00 16 90 05 16 80 15 53 62 00 53 20 00

53 37 00 53 61 00 53 30 00 56 08 90

53 41 00

56 28 00 52 60 00 52 70 00 52 70 70 50 00 05 50 00 15 50 00 25 17 10 21 17 10 22 16 91 00 53 20 15 52 80 05 52 80 15 52 80 25 42 20 00 16 90 10 53 10 00 53 35 05

Referncia Descrio
16 80 15 16 90 05 16 90 10 17 10 21 17 10 22 50 00 05 50 00 15 50 00 25 52 60 00 Tira de Absoro, embalagem com 3 unidades. Proteo de cabea (cor preta). Proteo de pescoo (cor preta). Lente de aumento 1.5. Lente de aumento 2.0. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 9100 V 3,5,8,9-13. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 9100 X 3,5,8,9-13. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 9100 XX 3,5,8,9-13. Placa Externa STD, embalagem com 10 unidades.

Referncia Descrio
52 70 00 52 70 70 52 80 05 52 80 15 52 80 25 53 35 05 53 10 00 Placa Externa Resist. Riscos, embalagem com 10 unidades. Placa Externa Resist. Calor, embalagem com 10 unidades. Placa interna para ltro 9100 V (117 x 50 mm), embalagem com 5 unidades. Placa interna para ltro 9100 X (117 x 61 mm), embalagem com 5 unidades. Placa interna para ltro 9100 XX (117 x 77 mm), embalagem com 5 unidades. Adaptador para traqueia sem engate rpido QRS. Suporte de bateria, embalagem com 1 par.

Referncia Descrio
53 20 00 53 20 15 53 30 00 53 37 00 53 41 00 53 60 00 53 61 00 53 62 00 56 28 00 Painel frontal reetivo. Placa de cobertura de janelas laterais, embalagem com 2 pares. Suspenso completa. Duto de ar. Vedao facial. Pivs da Articulao (esquerda e direita) da suspenso 53 30 00. Pea Frontal da suspenso 53 30 00. Pea traseira da suspenso 53 30 00. Mscara 3M SpeedglasMR 9100 Air sem ltro de luz.

Consultar disponibilidade da pea no Brasil

37

3M SpeedglasMR Srie 9100 FX

53 60 00 16 90 06 53 62 00 16 80 15 53 20 16

53 61 00

53 30 00 54 18 90 54 05 00 52 30 00 52 30 01

54 18 00 52 60 00 52 70 00 52 70 70 50 00 05 50 00 15 50 00 25 16 91 00

16 90 07

17 10 21 17 10 22 42 20 00 52 80 05 52 80 15 52 80 25 16 90 10

53 10 00

Referncia Descrio

Referncia Descrio

Referncia Descrio

16 80 15 16 90 06 16 90 07 17 10 21 17 10 22 50 00 05 50 00 15 50 00 25 52 30 00 52 30 01

Tira de Absoro, embalagem com 3 unidades. Proteo de cabea (cor preta). Proteo de pescoo (cor preta). Lente de aumento 1.5. Lente de aumento 2.0. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 9100 V 3,5,8,9-13. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 9100 X 3,5,8,9-13. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 9100 XX 3,5,8,9-13. Visor transparente, standard, embalagem com 5 unidades. Visor plate anti-fog, embalagens com 5 unidades.

52 60 00 52 70 00 52 70 70 52 80 05 52 80 15 52 80 25 53 10 00

Placa Externa STD, embalagem com 10 unidades. Placa Externa Resist. Riscos, embalagem com 10 unidades. Placa Externa Resist. Calor, embalagem com 10 unidades. Placa interna para ltro 9100 V (117 x 50 mm), embalagem com 5 unidades. Placa interna para ltro 9100 X (117 x 61 mm), embalagem com 5 unidades. Placa interna para ltro 9100 XX (117 x 77 mm), embalagem com 5 unidades. Suporte de bateria, embalagem com 1 par.

53 20 16 53 30 00 53 60 00 53 61 00 53 62 00 54 18 00 54 05 00

Placa de cobertura das janelas laterais, embalagem com 2 pares. Suspenso Completa p/ 9100. Pivs da Articulao (esquerda e direita) da suspenso 53 30 00. Pea Frontal da suspenso 53 30 00. Pea traseira da suspenso 53 30 00. Mscara 3M SpeedglasMR 9100 FX shield sem ltro de luz. Cobertura frontal - kit de reposio.

Consultar disponibilidade da pea no Brasil

38

3M SpeedglasMR Srie 9100 FX Air

53 60 00 16 80 15 53 62 00 16 90 06 16 90 07

53 61 00

53 30 00

53 35 00 53 40 00 53 35 05 52 30 00 52 30 01 54 18 90 54 05 00 52 60 00 52 70 00 52 70 70 50 00 05 50 00 15 50 00 25 17 10 21 17 10 22 54 28 00 53 20 16 53 50 00

16 91 00

42 20 00

53 10 00

52 80 05 52 80 15 52 80 25

16 90 10

Referncia Descrio
16 80 15 16 90 06 16 90 07 17 10 21 17 10 22 50 00 05 50 00 15 50 00 25 52 30 00 Tira de Absoro, embalagem com 3 unidades. Proteo de cabea (cor preta). Proteo de pescoo (cor preta). Lente de aumento 1.5. Lente de aumento 2.0. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 9100 V 3,5,8,9-13. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 9100 X 3,5,8,9-13. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 9100 XX 3,5,8,9-13. Visor transparente, standard, embalagem com 5 unidades.

Referncia Descrio
52 60 00 52 70 00 52 70 70 52 80 05 52 80 15 52 80 25 53 10 00 Placa Externa STD, embalagem com 10 unidades. Placa Externa Resist. Riscos, embalagem com 10 unidades. Placa Externa Resist. Calor, embalagem com 10 unidades. Placa interna para ltro 9100 V (117 x 50 mm), embalagem com 5 unidades. Placa interna para ltro 9100 X (117 x 61 mm), embalagem com 5 unidades. Placa interna para ltro 9100 XX (117 x 77 mm), embalagem com 5 unidades. Suporte de bateria, embalagem com 1 par.

Referncia Descrio
53 20 16 53 35 05 53 35 00 53 40 00 53 50 00 53 60 00 53 61 00 53 62 00 54 28 00 54 05 00 Placa de cobertura das janelas laterais, embalagem com 2 pares. Adaptador para traqueia sem engate rpido QRS. Duto de Ar. Vedao Facial. Deetor de Ar. Pivs da Articulao (esquerda e direita) da suspenso 53 30 00. Pea Frontal da suspenso 53 30 00. Pea traseira da suspenso 53 30 00. Mscara 3M SpeedglasMR 9100 FX Air sem ltro de luz. Cobertura frontal - kit de reposio.

Consultar disponibilidade da pea no Brasil

39

3M SpeedglasMR Srie SL
70 60 00

16 90 01

16 80 10 42 80 00 17 10 21 17 10 22

70 50 10 70 00 20 72 60 00 17 10 31 73 10 00 70 62 02 70 11 90

Referncia Descrio 16 80 10 16 90 01 17 10 21 17 10 22 17 10 31 Tira de Absoro em Algodo. Proteo de Pescoo. Lente de Aumento 1.5. Lente de Aumento 2.0. Suporte para Lente de Aumento.

Referncia Descrio 42 80 00 Visor Interno p/ 3M SpeedglasMR 9002 V/9002 D (91x42mm) - N. 420200, embalagem c/ 5 peas. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR SL 3/8-12. Msc. 3M SpeedglasMR SL (s/ Suspenso e s/ Filtro de Luz). Suspenso Completa.

Referncia Descrio 70 60 00 70 62 02 72 60 00 73 10 00 Kit Parafusos para Suspenso. Pino de Segurana, embalagem c/ 2 peas. Placa Externa p/ 3M SpeedglasMR SL, embalagem c/ 5 peas - N. 030226. Suporte de Bateria.

70 00 20 70 11 90 70 50 10

Consultar disponibilidade da pea no Brasil

3M SpeedglasMR Srie 100


77 20 00
70 60 00

16 80 10

75 11 90

70 50 10

42 80 00 42 80 20 42 80 40

75 00 10 75 00 11 75 00 20

17 10 21 17 10 22
75 11 20

73 10 00
75 11 00

16 90 01

77 60 00

17 10 17

Referncia Descrio 16 80 10 16 90 01 17 10 17 17 10 21 17 10 22 42 80 00 Tira de Absoro Algodo. Proteo de Pescoo. Suporte para Lente de Aumento. Lente de Aumento 1.5. Lente de Aumento 2.0. Visor Interno p/ 3M SpeedglasMR 9002 V/9002 D (91x42mm), embalagem c/ 5 peas - N. 420200. Visor Interno Ton. Extra +1 p/ 9000 D/V, embalagem c/ 5 peas. Visor Interno Ton. Extra +2 p/ 9000 D/V, embalagem c/ 5 peas.

Referncia Descrio 70 50 10 70 60 00 73 10 00 75 00 10 75 00 11 75 00 20 75 11 00 Suspenso Completa. Kit de Parafusos Suspenso 3M SpeedglasMR. Suporte de Bateria. Filtro de Luz 3M Speedglas 100 S, Ton. 3/10. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 100 S, Ton. 3/11. Filtro de Luz 3M SpeedglasMR 100 V, Ton. 3/8-12. Msc. 3M SpeedglasMR 100 (s/ Filtro
MR

Referncia Descrio de Luz). Msc. 3M SpeedglasMR 100 (c/ Filtro de Luz 100 V). Msc. 3M SpeedglasMR 100 (s/ Suspenso e s/ Filtro de Luz). Painel Frontal Refletivo p/ 3M SpeedglasMR 100. Placa Externa de Policarbonato, embalagem c/ 10 peas.

75 11 20 75 11 90 77 20 00 77 60 00

42 80 20 42 80 40

Consultar disponibilidade da pea no Brasil

40

3M SpeedglasMR Srie 9002

43 10 00

16 40 09 16 50 10 16 50 20

16 60 20

43 20 15*

16 80 10 16 90 01

43 20 00 16 50 10

17 10 21 17 10 22

42 60 00 42 70 00 42 70 71

40 11 00 40 18 00

42 80 00 42 80 10 42 80 20 42 80 30 42 80 40 42 80 50

Referncia Descrio 16 40 09 16 50 10 16 60 20 16 80 10 16 90 01 17 10 21 17 10 22 40 11 00 40 18 00 Protetor para Cabea em tecido resistente a chamas. Suspenso Completa p/ 9002. Kit Parafusos e Arruelas p/ Suspenso 9002. Tira de Absoro (Algodo). Proteo de Garganta em tecido resistente a chamas. Lente de Aumento 1.5. Lente de Aumento 2.0. Msc. 3M SpeedglasMR 9002 Standard (Sem Filtro de Luz). Msc. 3M SpeedglasMR com Janela Lateral (Sem Filtro de Luz).

Referncia 42 60 00 42 70 00

Descrio Placa de Policarbonato Externa, embalagem c/ 10 peas - N. 420150. Placa de Proteo Externa Resist. Riscos, embalagem c/ 10 peas N. 420100. Placa de Proteo Externa Resist. Calor, embalagem c/ 10 peas - N. 420170. Visor Interno p/ 3M SpeedglasMR 9002 V/ 9002 D (91x42mm) - N. 420200, embalagem com 5 peas. Visor Interno p/ 3M SpeedglasMR 9002 X (103x53mm) - N. 420210, embalagem com 5 peas. Visor Interno Ton. Extra +1 p/ 9000

Referncia Descrio D/V, embalagem c/ 5 peas. Visor Interno Ton. Extra +1 p/ 9000, embalagem c/ 5 peas. Visor Interno Ton. Extra +2 p/ 9000 X - Embalagem c/ 5 peas. Visor Interno Ton. Extra +2 p/ 9000 D/V, embalagem c/ 5 peas. Suporte de Bateria, embalagem c/ 2 unidades. Painel Frontal Refletivo - Prateado. Adesivo de Cobertura p/ Janela Lateral, embalagem c/ 5 peas.

42 80 30 42 80 40 42 80 50 43 10 00 43 20 00 43 20 15

42 70 71 42 80 00

42 80 10

42 80 20

Consultar disponibilidade da pea no Brasil

3M SpeedglasMR Srie 9002 - Kit Flexview


Referncia Descrio 19 71 40 42 30 00 44 05 00 44 10 00 44 20 00 Suporte do Filtro de Luz. Visor de Policarbonato (120x90mm), embalagem c/ 10 peas. Kit Flexview Completo. Carcaa. Painel Frontal Refletivo.

44 20 00

19 71 40

44 10 00 42 30 00 44 05 00

Consultar disponibilidade da pea no Brasil

41

3M SpeedglasMR Srie 9002 com Proteo Respiratria


16 80 10

16 60 20

43 30 10 43 20 00 43 40 01 43 20 15 43 30 00

43 30 60

40 00 40 40 00 70 40 00 80

42 60 00 42 70 00 42 70 71

42 80 00 42 80 10 42 80 20 42 80 30 42 80 40 42 80 50

46 08 00

44 28 00

17 10 21 17 10 22

43 10 00

Acessrios e peas de reposio


Referncia Descrio 16 40 09 16 60 20 16 80 10 16 90 01 17 10 21 17 10 22 40 00 40 40 00 70 40 00 80 42 60 00 42 70 00 42 70 71 42 80 00 Protetor para Cabea. Kit Parafusos para Suspenso. Tira Absoro Algodo. Protetor de Garganta. Lente de Aumento 1.5. Lente de Aumento 2.0. Filtro 9002 D 3/9/11. Filtro 9002 V 3/9-13. Filtro 9002 X 3/9-13. Visor Policarbonato. Placa Ext. Res. Riscos. Placa Ext. Res. Calor. Visor Interno 9000 V.

16 40 09

16 90 01

Referncia Descrio 42 80 10 42 80 20 42 80 30 42 80 40 42 80 50 43 10 00 43 20 00 43 20 15 43 30 00 43 30 10 43 30 60 Visor Interno 9000 X. Visor Interno +1 9000 V. Visor Interno +1 9000 X. Visor Interno +2 9000 V. Visor Interno +2 9000 X. Suporte de Bateria. Painel Frontal Reflexivo. Prot. p/ Side Window. Suspenso Msc. 3M SpeedglasMR Prot. Res. c/ Duto de Ar. Duto de Ar. Suspenso Msc. 3M SpeedglasMR Prot. Res.

Referncia Descrio 43 40 01 44 28 00 46 08 00 Vedao Facial Msc. Flexview Prot. Res. Msc. 3M SpeedglasMR Prot. Res.

Consultar disponibilidade da pea no Brasil

Respiradores de Linha de Ar Comprimido 3M Fresh AirMR C


Referncia Descrio 80 60 00 85 20 10 Cinto para 3M Fresh Air C. Reg. Fluxo de Ar, Alarme Baixa Presso, Cinto Confortvel e Bolsa. Conjunto 3M Fresh AirMR C com regulador de fluxo de ar varivel, alarme sonoro para fluxo baixo de ar, traqueia, cinturo e medidor de vazo.
MR

Referncia Descrio 85 21 10 Sist. 3M F-Air Comp. s/ Msc. c/ Reg. Fluxo de Ar, Alarme Baixa Presso, Traqueia e Bolsa. Sist. 3M F-Air Comp. s/ Msc. c/ Reg. Fluxo de Ar, Alarme Baixa Presso, Traqueia e Bolsa.
80 60 00

85 21 15

85 20 15

85 70 00 85 21 58 85 21 10 85 30 62 85 21 15 85 20 15

85 30 62 85 70 00

Traqueia 3M Fresh Air . Bolsa Medidor de Vazo.

MR

85 20 10

Consultar disponibilidade da pea no Brasil

42

Respiradores Motorizados 3MAdfloMR

83 70 00

83 40 18 53 35 05 83 71 10 83 40 00 83 71 20

79 01 01

53 35 06 83 72 42 83 80 20 83 76 20 83 40 16 83 50 00 83 25 30 / 85 25 31 83 31 01 83 72 42 83 75 42

83 80 30

83 60 00

83 60 10 83 70 10 83 25 10

Referncia Descrio
83 25 30 Unidade Motorizada 3M AdoMR completa (inclui traqueia autoajustvel com engate rpido QRS, adaptador de traqueia, indicador de uxo de ar, ltro mecnico, pr-ltro, bloqueador de fagulhas, cinto, bateria standard e carregador de bateria). Adaptador para traqueia sem engate rpido QRS. Adaptador para traqueias com engate rpido QRS. Carregador de Bateria.

Referncia Descrio
83 40 00 83 40 03 83 40 16 83 40 18 83 50 00 83 60 00 83 60 10 83 70 10 Traqueia sem engate rpido QRS. Substitudo por 83 40 18. Traqueia autoajustvel (52 a 85 cm), com engate rpido QRS. Capa protetora de traqueia, resistente chama. Cinto. Bloqueador de fagulhas. Pr-ltro (embalagem com 20 unids). Filtro mecnico classe P2 (embalagem com 1 unid).

Referncia Descrio
83 71 10 83 71 20 83 72 42 83 76 20 83 76 21 83 80 20 83 80 30 Filtro para baixas concentraes de vapores orgnicos. Rel do ltro 83 71 10. Filtro para Vapores Orgnicos e Gases cidos (classe 1). Bateria Standard. Bateria de longa durao. Indicador de Fluxo de ar. Cobertura do ltro.

53 35 05 53 35 06 83 31 01

Consultar disponibilidade da pea no Brasil

43

Outras solues

3M

para soldagem

PROTEO RESPIRATRIA
O conceito de proteo respiratria ganhou novos ares sob a tica de pesquisa e desenvolvimento de produtos 3M. Os Respiradores 3M apresentam diferenciais de tamanho, moldagem ao formato do rosto e conforto na exalao do ar, alm dos rigorosos nveis de proteo ao trabalhador e do suporte tcnico s empresas. Trabalhando junto com as Mscaras 3M SpeedglasMR, proporcionam um conjunto que otimiza a produtividade, o conforto e a segurana nas operaes de soldagem. Alm de outras solues de qualidade inquestionvel, a 3M disponibiliza tambm a comodidade do Disque Segurana e do site para atendimento tcnico personalizado.

Respiradores Semifaciais 3M Srie 6000

LINHA 6000

6100 - PEQUENO

6200 - MDIO

6300 - GRANDE

Filtros disponveis: 2078 - Filtro mecnico P2 para poeiras, nvoas, fumos metlicos, vapores orgnicos* e gases cidos.
*Concentrao abaixo do nvel de ao.

Linha de Respiradores Descartveis

MODELO 8822 Tipo: concha Classe: PFF-2 Indicao: poeiras, nvoas e fumos Tamanho: regular Com vlvula de exalao CA 5657

MODELO 8801 Tipo: concha Classe: PFF-2 Indicao: poeiras, nvoas e fumos Tamanho: regular CA 2072

MODELO 9920 Tipo: dobrvel Classe: PFF-2 Indicao: poeiras, nvoas e fumos Tamanho: regular CA 16366

44

PROTEO VISUAL
culos de Proteo para Soldagem
3M Vision Os culos 3M Vision 3000 apresentam design tradicional e possuem ajuste telescpico para melhor adaptao ao rosto do usurio. Oferecem proteo aos olhos contra o impacto de partculas volantes multidirecionais. Oferecem proteo com tonalidade 5 contra luminosidade intensa (modelo VT5). 3M Fahrenheit Uso em conjunto com a mscara de solda. Ampla viso.
3M Fahrenheit CA 27185 3M Vision 3000 CA 12572 TON. 5

PROTEO AUDITIVA
Protetores Auditivos de Insero Moldveis

O trabalhador que est exposto a nveis elevados de rudo precisa de proteo efetiva para evitar perdas auditivas. Essa proteo deve ser constituda no apenas do uso de protetores auditivos como tambm da implementao de um programa de conservao auditiva, que a 3M disponibiliza por intermdio do PCA. Veja no site: www.3Mepi.com.br.

3M 1110 CA 5674

Superfcie lisa, que evita acmulo de poeira higinico Espuma macia e moldvel ao canal auditivo conforto Cor laranja maior visibilidade Material hipoalergnico grande aceitao pelo usurio NRRsf: 15 dB
3M Pomp Plus CA 5745

Protetores Auditivos de Insero Pr-Moldados


Produto com longa durabilidade em tamanho nico. Apresenta 3 anges curvos, cordo em tecido ou PVC. Embalado em caixa-clipe plstica (NRRsf: 17 dB).

3M Polimer CA 13027

45

ABRASIVOS
A 3M possui agora uma completa linha de lixas e acessrios para o mercado. Entre as novidades esto as Linhas de Discos de Corte e Desbaste para: Ao (Linha A-PLUS, rtulos laranja disco de corte e amarelo disco de desbaste); Inox (Linha I-PLUS, rtulos preto disco de corte e cinza disco de desbaste). So produtos especcos para cada superfcie. A cor do rtulo distingue facilmente as aplicaes. A linha certicada pela ABNT, atendendo s normas de segurana no Brasil e no exterior. Alm disso, possuem 2 e 3 telas de segurana. Discos Flap 3M 564D Linha Z-PLUS: so discos de excelente qualidade com um timo custo/benefcio! A nova linha traz discos de 115 mm e 178 mm para aplicaes em ao inox e aos em geral. Mais conforto e produtividade para o operador. Alm disso, estas linhas de discos de corte no, Linha 3M Fast-Cut, apresentam 2 telas de segurana que propiciam cortes rpidos, precisos, com alta performance e segurana, eliminando possveis rebarbas no ao ou ao inox cortado. Para mais informaes, consulte a 3M ou distribuidor autorizado.

Discos de Corte e Desbaste


MODELO DISCO DE CORTE: Aplicao: corte de chapas de ao em geral e ao inox, peas, lminas, etc. Tamanhos: 4 , 7, 9, 10 e 12 Espessura: 3,0 mm Segurana: 2 telas de reforo maior segurana MODELO DISCO DE DESBASTE: Aplicao: desbaste de cordes de solda, limpeza de superfcie, etc. Tamanhos: 4 , 7 e 9 Espessura: 6,4 mm Segurana: 3 telas alto nvel de segurana

Discos Flap 3M
Aplicao: remoo de solda, rebarbao, homogeneizao de superfcie, realizao de chanfros e bordas, remoo de ferrugem, limpeza e polimento. Tamanhos: 4 e 7 Vantagens: menor nvel de rudo e vibrao nas operaes, maior conforto e segurana para o operador. Segurana: submetidos a rigorosos testes de segurana e performance.

Discos de Corte Fino Linha Fast-Cut


Linha de discos de corte no para operaes que exigem cortes rpidos, precisos e sem rebarbas. Alta performance e segurana, rendimento superior com qualidade 3M.

46

CONHEA NOSSAS OUTRAS SOLUES

PARA PROTEGER SEU DIA A DIA.

PROTEO RESPIRATRIA

PROTEO VISUAL

PROTEO CABEA E FACE

PROTEO AUDITIVA

MATERIAIS REFLETIVOS

INSTRUMENTAO

PROTEO PELE 47

Sade Ocupacional 3M do Brasil Ltda.

CRC Centro de Relacionamento com o Consumidor


Disque Segurana: 0800-0550705 www.3Mepi.com.br www.youtube.com/3Mepi e-mail: faleconosco@mmm.com

Ateno: A 3M no se responsabiliza por inexatido, desatualizao, erro ou omisso das informaes prestadas neste documento, sendo certo que sua posio considerada uma recomendao ou sugesto, cabendo ao solicitante consultar um prossional e utilizar o EPI adequado ao risco existente nos locais em que trabalhar, atendidas as peculiaridades de cada atividade prossional, nos termos da NR6 do Ministrio do Trabalho e Emprego.

You might also like