You are on page 1of 4

Direito: A pessoa, fundamento e fim da ordem jurdica

Direito e evoluo social: A evoluo social deve-se ocorrncia de mltiplas mudanas culturais, sociais, econmicas e polticas. O Direito sendo um fenmeno cultural, este influenciado pelos valores e ideologias dominantes em cada sociedade. O legislador tem de estar atento a essas mudanas para adaptar as leis s novas realidades, criando novas normas jurdicas. So exemplo deste fenmeno de evoluo social, o aparecimento dos novos ramos do Direito e as alteraes feitas ao actual cdigo civil. Por outro lado o Direito pode provocar a mudana de valores e mentalidades, estimulando novas prticas e modelos de comportamento. Neste caso o Direito que obriga a sociedade a adaptar-se a novas realidades. Direito do consumo: No inicio do sculo XX, na dcada de 60, os consumidores comearam-se a organizar formando associaes para a defesa dos seus interesses. Essas associaes constituem, nos diferentes pases, o meio mais adequado para a representao dessa classe, pois actuam na defesa dos seus direitos, fazendo com que se produza legislao que os proteja. O poder poltico assumiu a obrigao de salvaguardar os consumidores em domnios, como: a sade, a segurana, os interesses econmicos, a informao e proteco jurdica. Em Portugal a primeira associao de defesa do consumidor criada foi a DECO. Nos quadros dos organismos oficiais o Instituto do Consumidor que est destinado a promover a poltica de salvaguarda dos direitos de consumo. Existem 2 associaes que podem resolver as reclamaes, as comisses de coordenao regional e o centro de arbitragem de conflitos de consumo. As restantes apenas informam. Direito da Informao: Aquando do 25 de Abril de 1974 entre vrias medidas consignadas figuram duas que se referiram concretamente ao direito informao e a abolio da censura e do exame prvio. A partir dessa data todos passaram a ter direito de se exprimir livremente e divulgar livremente o seu pensamento. O Direito do Ambiente o 1ramo do Direito que nasce para tentar disciplinar as relaes do homem com a Natureza (direitos do homem sobre a natureza, e deveres do homem para com a natureza). Existe a lei de bases do Ambiente, que enuncia grandes princpios, como o direito de todos a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado. As associaes de Defesa do Ambiente tm indubitavelmente um papel pedaggico importante na defesa do meio ambiente e da qualidade de vida dos cidados. A personalidade jurdica a aptido para ser titular de direitos e deveres jurdicos, isto , de relaes jurdicas (Conceito qualitativo). A capacidade jurdica a aptido para ser titular de um circuito maior ou menor de relaes jurdicas (conceito quantitativo/Posio esttica).

A capacidade de exerccio (ou agir) a medida de direitos e deveres que a pessoa pode exercer ou cumprir, por si, pessoal e livremente (posio dinmica). Pessoas singulares: pessoas individuais (do ponto de vista fsico e jurdico). Tem personalidade jurdica. Pessoas colectivas: mais do que uma pessoa fsica (quer do ponto de vista material quer do ponto de vista jurdico). Tm personalidade jurdica (embora no tenham os mesmos direitos e deveres que as pessoas singulares, umas vez que tal no se justifica). Os Direitos de Personalidade so o conjunto dos direitos que temos por fora do nosso nascimento, e que se impem ao respeito de todos os outros. So verdadeiros direitos subjectivos que incidem sobre a vida da pessoa (sobre o modo fsico ou moral, ex:integridade fsica, a honra). Podemos classifica-los como gerais (todos o possuem), no patrimoniais ou pessoais (no so susceptveis de reparao pecuniria) e absolutos (corresponde um dever geral de respeito por parte de todas as pessoas). (Ex: direito vida, integridade fsica, honra, liberdade fsica e psicolgica, ao nome, imagem, intimidade da vida privada, etc). A necessidade de consagrao dos D. de personalidade: O Estado atravs dos seus rgos de soberania compete consagrar e fazer respeitar os direitos de personalidade includos na constituio. Caso no exista constituio ou existindo uma que nela no esto consagrados os direitos de personalidade no esto criadas as condies para os cidados resolverem os seus fins e interesses na vida social de forma livre e pacifica. Os Direitos civis so os que decorrem da livre actuao dos indivduos em sociedade. O Estado deve respeitar o espao dos cidados no gozo e exerccio daqueles direitos. (Ex: direito vida, direito a constituir famlia, direito liberdade de expresso e informao, direito segurana) Os Direitos Polticos so os que atribuem aos cidados o poder de cooperarem na vida estadual. Perante os direitos polticos, o Estado deve respeita-los e proporcionarlhes as condies necessrias para que passam gozar e exercer. (Ex: direito de voto, direito de acesso a cargos pbicos, direito de constituio de partidos polticos, direito de petio) Direitos sociais so aqueles que tm por objectivo garantir aos indivduos condies materiais tidas como imprescindveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenes na ordem social segundo critrios de justia distributiva. (Ex: direito segurana social, direito sade) Direitos econmicos, so por exemplo o direito ao trabalho e direito de propriedade privada. Direitos de Solidariedade: Apesar dos direitos da 1 e 2gerao ainda no estarem completamente implementados em todos os pases, a partir da dcada de 60 comeam-se a afirmar os direitos da 3 gerao: o direito paz, ao desenvolvimento,

ao ambiente e recursos naturais. Grande parte dos Governos est de acordo que a indstria e o desenvolvimento econmico no podem ser realizados de qualquer maneira, h que concilia-los com a proteco do ambiente e gesto adequada dos recursos naturais, defendendo ao mesmo tempo a qualidade de vida (desenvolvimento sustentvel).

A Constituio a lei fundamental de um pas, fixa os grandes princpios da organizao politica e da ordem jurdica em geral e os direitos e deveres fundamentais dos cidados. A constituio divide-se em 4 partes: Direitos e deveres fundamentais, organizao do poder politico e garantia e reviso da constituio. Constituio em sentido material quando se refere organizao do estado, aos fins e titularidade dos seus rgos, assim como forma de governo. Constituio em sentido formal entendido como um texto escrito que codifica as normas que regulam a forma e o exerccio do poder politico e que decretada por um rgo dotado de poderes especiais. As Constituies rgidas so as que exigem, para a sua modificao, a observncia de uma forma distinta do processo legislativo ordinrio. Por Constituies flexveis entendem-se as Constituies que podem ser revistas pelo mesmo processo adoptado para a elaborao de leis ordinrias. O Direito constitucional o ramo do Direito que engloba as normas constitucionais. Os Direitos Humanos, so os direitos essenciais que correspondem ao Homem por razo da sua prpria natureza. Papel da C.R.P. na defesa dos direitos humanos: Hoje em dia os Homens, inseridos numa sociedade tm direitos, ao contrrio do que acontecia nas sociedades antigas onde apenas as classes altas eram privilegiadas nesse sentido. Com a evoluo da sociedade o Direito desenvolveu os princpios da liberdade e da igualdade, entre outros. Esses direitos esto inscritos na Constituio da Repblica Portuguesa ou seja foram por ela formalizados. Desta forma, C.R.P. consagra os direitos fundamentais, mas tambm nos impe limites que no podemos ultrapassar para garantir o direito de todos. Os Direitos fundamentais dos cidados, so os direitos e garantias reconhecidas pela constituio dos pases. Estes tm carcter civil ou poltico. (Ex: direito vida, segurana, direito de casar). Os direitos e liberdades tm como objectivo directo a proteco de determinados bens, enquanto que as garantias se destinam a criar as condies necessrias ao gozo desses bens. Podemos dizer que as liberdades tm um valor intrnseco, enquanto que as garantias existem para que melhor se possam fruir os valores prescritos pelas liberdades.

Direito natural: o conjunto de princpios ou valores universais e intemporais (iguais para todos os povos e todos os tempos). Direito positivo: o conjunto de princpios ou valores, variveis no espao e no tempo, que regulam um determinado sistema jurdico (varivel de sociedade para sociedade e que foi ou vai evoluindo, ao longo do tempo). Direito vigente: o conjunto de normas em vigor numa determinada sociedade, num determinado momento da vida dessa sociedade. O Provedor de Justia um rgo independente, e o seu titular designado pela assembleia da repblica. Tem como funo principal garantir a defesa e promoo dos direitos, liberdades e garantias e interesses legtimos dos cidados. Contudo ele no tem poder decisrio, mas apenas para dirigir as recomendaes consideradas necessrias aos rgos competentes.

You might also like