You are on page 1of 6

MAHBHRATA OS GRANDES DESCENDENTES DE BHRATA UMA APROXIMAO AO MOHBHARATO

Rosana de Moraes - RA 1054807 A00254 - LICENCIATURA EM ARTE - EDUCACAO ARTISTICA

So Paulo 2011

1. MAHBHRATA - OS GRANDES DESCENDENTES DE BHARATA UMA APROXIMAO AO MOHBHARATO1

1.2 Introduo Mahbhrata Cruz, Edson. Ilustraes de Anasor. Mahbhrata Os grandes descendentes de Bhrata. So Paulo: Paulinas Editora, 2010.

Adaptao da grande epopeia hindu2, Mahbhrata3 os grandes descendentes de Bhrata4 um romance direcionado ao leitor infanto-juvenil que trata de uma grande guerra entre os Pndavas e os Kuravas, duas famlias tradicionais indianas, segundo o texto sagrado. Nessa adaptao o autor, tenta aproximar do jovem pblico leitor, no apenas a histria dessa grande guerra entre as duas nobres famlias indianas, mas tambm todo o panteo hindu e algumas das concepes filosficas e religiosas presentes no hindusmo. Alm do enredo baseado na guerra, existem inmeras possveis camadas de leitura, onde podemos conhecer a origem dos deuses hindus, o ciclo de reencarnaes e preceitos de bom comportamento dentro de tal sociedade. A ilustradora criou releituras da iconografia de deuses, ambientaes arquitetnicas e geogrficas indianas, e as apresenta atravs de alegorias sobre o circo na concepo ocidental. Essa adaptao para romance ficcional, assim como a obra originalmente em verso, no entanto repleto de referncias sobre os costumes e crendices indianas,
1

Mohbharato: aliterao fontica criada pela autora da resenha para indicar o grande deleite de conhecer o clssico hindu Mahbhrata. 2 Hindu: Da ndia; indiano. 3 Mahbhrata: Poema pico escrito em snscrito, legado milenar da civilizao hindu. Autoria atribuda a Vyasa, no entanto h diversas correntes de estudiosos que no determinam como autoria de apenas uma pessoa e sim a compilaes de diversos autores annimos sob o nome de Vyasa. O Mahbhrata no possui, at os dias de hoje, uma verso definitiva e completa para o Ocidente, sendo que as melhores verses so as inglesas e no constando at o momento edio em lngua portuguesa de um compndio total do poema, apenas adaptaes, tal dificuldade tambm est fundada no tamanho da obra de mais de 70 mil versos, cerca de quinze vezes o tamanho da Bblia. Mahbhrata pode ser traduzido como A Grande ndia. 4 Bhrata: Nome de um poderoso rei indiano, que acabou designando todo subcontinente indiano. Os descendentes de Bhrata so todos os indianos ou o nome de famlia de todos os envolvidos no conflito dos Kuravas e Pndavas.

resumindo assim mais de quatro mil anos do imaginrio dos povos da ndia, o que propicia ao leitor brasileiro um aproximar de terras e costumes to distantes e diferentes dos nossos.

1.3 Estrutura em Mahbhrata O autor preferiu manter a mesma estrutura de divises que o original da colossal obra, ou seja, dezoito divises em captulos, onde so paulatinamente revelados os motivos e o deflagrar da guerra. Ilustraes abrem cada captulo, vinhetas5 acompanham o texto. Devido complexidade dos nomes e significados dos termos filosficos e religiosos existe um glossrio ilustrado na abertura do livro, antes do incio dos captulos. Tambm acompanha a edio um prefcio e posfcio para que o leitor brasileiro possa se familiarizar e refletir sobre a obra.

1.4 Contedo e Anlise de Mahbhrata Livro originalmente de grande complexidade para nosso entendimento ocidental, pois trata simultaneamente de crenas e atitudes filosficas, religiosas, polticas, sociais e espirituais, em sua adaptao Edson Cruz procurou explorar um pouco esse esplendoroso universo indiano. Em sua verso, o autor trata e apresenta ao pblico leitor a guerra entre duas famlias nobres e descendentes de deuses e mortais, que so os Pndavas e os Kuravas. Guerra essa que pode ser compreendida como uma evoluo ou educao espiritual para a humanidade, dado que no texto, ela causada pelos mortais, no entanto assistida e orientada pelos deuses, como Krishna6 e outros. Sendo que nas concepes hindus a relao entre deuses e mortais muito prxima, por vezes semelhante s concepes gregas, ou seja, os deuses so bons e maus, gentis e cruis, corajosos ou indolentes, etc. Sendo essas concepes

5 6

Vinheta: pequena ilustrao que pode abarcar de a da pgina. Krishna: a personificao do deus primordial e original. Uma das manifestaes de Vishnu.

relativas e necessrias para a compreenso do Carma7 e superao atravs do Darma8. Em alguns casos os deuses chegam a originar junto com os mortais seres fabulosos ou semideuses e o livro discorre sobre esses nascimentos formidveis e fantsticos, como no caso em que a me dos Kuravas estava grvida a meses e nunca paria a criana, ento um sbio veio ao seu encontro e disse que quando expelisse o que possua dentro da barriga era para cortar em cem pedaos e semear nos jardins do castelo, assim ela fez com a bola de carne que saiu de seu ventre e nasceram cem guerreiros dos mais terrveis, a saber: os Kuravas. J os cinco Pndavas tm nascimento divido, da unio de duas mulheres que sendo casadas com Pandu, no conseguiam ter filhos e num retiro isolado devido a uma maldio, invocam os deuses atravs de um mantra poderoso e dessa forma so visitadas por deuses que geram instantaneamente adultos, esses formidveis guerreiros: os Pndavas. Outras narrativas fantsticas so encontradas no enredo do livro, sendo que um dos textos mais belos conhecidos pela humanidade, o Bhagavadgita extrado de um trecho filosfico de Mahbhrata, onde Arjuna (guerreiro pndava) conversa com Krishna sobre o significado da guerra, da vida e do destino, recebendo em contrapartida verdadeiras prolas do pensamento oriental. Quanto s ilustraes, a artista trabalhou utilizando a referncia do circo para apresentar tal universo to complexo, e assim demonstra que tudo possvel, pois o palco de guerras se transforma no picadeiro do circo onde as maiores magias podem se transformar em realidade. Uma vez, ouvi a seguinte pergunta: Por que, os deuses indianos possuem tantos braos, tantos rostos? Partindo dessa questo, tento fazer aluso a estranheza que uma cultura to distante e complexa pode nos causar. No caso da adaptao feita por Edson Cruz, a tentativa de aproximao ao Mahbhrata se transforma numa tarefa herclea, pois o autor se prontificou a tornar tal texto, diga-se de passagem, extenso e difcil, em um romance palatvel ou inteligvel ao jovem leitor sem ferir demasiadamente os preceitos hindus.
7

Carma: Em snscrito, significa ato ou ao praticada. Por extenso, o resultado, ou efeito, de todas as aes produzidas por um ser (aes mentais, aes verbais, aes fsicas) e que, por sua vez moldam o destino. 8 Darma: Se refere a um comportamento adequado, designando a regncia da conduta individual que impe, de acordo com a casta e a posio que se ocupa na sociedade, a maneira correta de agir. Pode ser interpretado, tambm, por aquilo a que um ser no se pode furtar sem gerar desequilbrio.

Aps o contato com tal obra, podemos realmente meditar mais e melhor sobre a vida e seus ritos de passagem, ou seja, mesmo que provindo duma lngua distante, mesmo no abarcando um centsimo em tamanho da epopeia original, mesmo sendo uma adaptao infanto-juvenil, o texto de Edson Cruz alcana o que pretende seu original: efetivar uma evoluo do esprito.

1.5 Recomendar Mahbhrata O livro destinado ao pblico infanto-juvenil, porm dado a riqueza e detalhes da obra em questo, pode despertar um ponto seguro para um aproximar-se a cultura hindu. Um tanto complexo, ser mais bem lido e compreendido com outras referncias acerca do assunto. Edio de grande valia para desenvolver em escolas uma investigao sobre a cultura oriental.

1.6 Autores de Mahbhrata Edson Cruz poeta, editor e revisor. Natural da Bahia. Foi fundador e editor do site de literatura Cronpios. Lanou em 2007, Sortilgio (poesias) e como organizador, O que poesia? Participou de inmeras antologias e escreve com freqncia no blog HTTP://sambaquis.blogspot.com. Anasor ed Searom pseudnimo de Rosana de Moraes. Artista plstica paulistana, autodidata, que deve sua formao em museus e atelis em So Paulo. Ilustrou diversas publicaes infanto-juvenis e adultas. Suas obras esto em colees pblicas e particulares em diversos pases. Vive e trabalha em So Paulo.

1.7 Referncias Bibliogrficas CARRIRE, Jean Claude. O Mahbhrata. So Paulo, Brasiliense. 1993. CRUZ, Edson. Mahbhrata Os grandes descendentes de Bhrata. So Paulo, Paulinas Editora. 2010. ANONINO | FONSECA, Carlos Alberto da. Cano do Venervel. Globo. 2009. http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahabharata , visitado em 16/02/2011.

You might also like