You are on page 1of 130

SENADO FEDERAL

Manual para Primeira Habilitao de Condutores


SENADOR CLSIO ANDRADE

Manual para Primeira Habilitao de Condutores

BRASLIA - DF Fevereiro de 2012

SUMRIO
Apresentao.................................................................................................07 Fique por dentro............................................................................................08 Passo a passo para a primeira habilitao............................................09 Carteira de habilitao e o mercado de trabalho.................................12 Tempo destinado para transio de categorias da CNH.....................13 Formao de conduo 1 habilitao...................................................15 Introduo........................................................................................................16 Captulo 1 Legislao de trnsito.............................................................17 Captulo 2 Direo defensiva para veculos de duas ou mais rodas.................................................................................................................45 Captulo 3 Noes de primeiros socorros............................................72 Captulo 4 Noes de proteo e respeito ao meio ambiente e de convvio social no trnsito..........................................................................79 Captulo 5 Noes sobre o funcionamento do veculo de duas ou mais rodas........................................................................................................96 Bibliografia.....................................................................................................105 Gabaritos dos exerccios de fixao.......................................................107 Placas sinalizadoras......................................................................................115 Placas de regulamentao.........................................................................116
5

Placas de advertncia..................................................................................121 Placas indicativas de sentido e direo.................................................126 Placas de localizao e identificao de destino...............................126 Placas educativas.........................................................................................128 Placas especiais de advertncia de obras............................................128

APRESENTAO

O jovem brasileiro que usar este manual para auxili-lo no processo de obteno de sua CNH (Carteira Nacional de Habilitao), alm de conhecer a legislao de trnsito e aprender os aspectos tericos e tcnicos da conduo de veculos, deve estar preparado para dividir ruas, avenidas e estradas (nem sempre bem-conservadas ou sinalizadas) com aproximadamente 33 milhes de automveis, comerciais leves, caminhes e nibus e cerca de 11 milhes de motocicletas. Hoje, o Brasil o quarto maior mercado automobilstico do mundo e, segundo as projees, dever chegar, em 2015, aos 46,5 milhes de veculos e 15,5 milhes de motocicletas. A habilitao para dirigir uma necessidade inerente aos dias de hoje, seja para motoristas profissionais ou no. Clsio Andrade Senador

FIQUE POR DENTRO


Primeira Habilitao Permisso para Dirigir um documento de autorizao que voc recebe aps sua aprovao nos exames necessrios e que o habilita a conduzir veculos pelo perodo de um ano. Aps esse perodo, desde que voc no tenha cometido nenhuma infrao grave ou gravssima nem seja reincidente em infrao mdia, ser conferida a voc a Carteira Nacional de Habilitao. Carteira Nacional de Habilitao CNH (Carteira Nacional de Habilitao) o documento oficial que atesta que voc est apto a conduzir veculos automotores e eltricos, conforme a(s) categoria(s) em que se encontra habilitado. Idade mnima para o incio do processo de primeira habilitao De acordo com o CTB (Cdigo de Trnsito Brasileiro), somente aps completar 18 anos voc poder iniciar o processo para a obteno da primeira habilitao. Categorias de habilitao As categorias de habilitao iniciam em A e vo at a E. Em seguida explicaremos cada uma delas. Processo de habilitao por categoria Voc poder, ao mesmo tempo, iniciar o processo de habilitao nas categorias A e B, realizando somente uma Avaliao Psicolgica, um Exame de Aptido Fsica e Mental e um nico Exame Terico-Tcnico, desde que seja considerado apto em todos e realize o exame de direo veicular para cada uma das categorias. Obrigatoriedade da CNH e/ou Permisso para Dirigir Lembramos a voc que obrigatrio estar com a Permisso para Dirigir ou com a Carteira Nacional de Habilitao quando estiver conduzindo um veculo.

PASSO A PASSO PARA PRIMEIRA HABILITAO


Requisitos necessrios para voc se candidatar primeira habilitao Ser penalmente imputvel (ter 18 anos completos); Saber ler e escrever; Possuir documento de identidade ou equivalente; CPF (Cadastro de Pessoa Fsica)

Escolha do Centro de Formao de Condutores Antes de efetuar a matrcula, recomendado que voc busque informaes sobre os CFCs (Centros de Formao de Condutores) de sua cidade no Detran de seu municpio. Feita sua escolha, os procedimentos necessrios para a obteno de sua primeira habilitao j podem ser iniciados.

Procedimentos necessrios para tirar sua primeira habilitao necessrio que voc realize uma srie de procedimentos, compreendidos na seguinte ordem: Avaliao Psicolgica; Exames de Aptido Fsica e Mental; Curso Terico-Tcnico; Exame Terico-Tcnico; Curso de Prtica de Direo Veicular; Exame de Prtica de Direo Veicular. Avaliao Psicolgica e Exames de Aptido Fsica e Mental Para esses procedimentos, existem profissionais habilitados e autorizados para a sua realizao. Procure informaes com o Detran de seu Estado e identifique um de sua preferncia.

Curso Terico-Tcnico O curso Terico-Tcnico tem durao de 45 horas/aula e compreende diferentes assuntos:

Legislao de Trnsito; Direo defensiva para veculos de duas ou mais rodas; Noes de primeiros socorros; Noes de proteo e respeito ao meio ambiente e de convvio social no trnsito; Noes sobre o funcionamento do veculo de duas e quatro rodas.

Exame Terico-Tcnico O Exame Terico-Tcnico tem 30 questes. Voc ser aprovado, caso acerte o mnimo de 70%, ou seja, 21 questes. Faltas Nos cursos - havendo a necessidade de ausentar-se de algumas aulas do curso, obrigatria a reposio das mesmas. Para tanto, voc dever procurar o CFC (Centro de Formao de Condutores) em que estiver matriculado e marcar a reposio. No exame - o no comparecimento em algum dos exames no implica reprovao. Ele poder ser realizado em outra ocasio. Neste caso, voc dever procurar o CFC (Centro de Formao de Condutores) em que estiver matriculado e realizar os procedimentos necessrios para o agendamento de uma nova data para o exame. Reprovao nos exames Se for reprovado nos exames escrito ou prtico, voc poder se submeter novamente a esses exames 15 dias aps a divulgao do resultado. Para isto, voc deve procurar o CFC (Centro de Formao de Condutores) em que estiver matriculado e realizar os procedimentos necessrios para repetir os exames. Curso de Prtica de Direo Veicular A carga horria total do Curso de Prtica de Direo Veicular para a primeira habilitao de 20 horas/aula, sendo que 20% dessas devero ser realizadas noite.

10

Exame de Prtica de Direo Veicular Aps a realizao do Curso de Prtica de Direo Veicular, o CFC (Centro de Formao de Condutores) realizar o agendamento do seu exame Exame de Prtica de Direo Veicular. Recebimento da Permisso para Dirigir Aps a aprovao em todas as fases do processo de primeira habilitao, voc receber no endereo indicado a Permisso para Dirigir, que ser enviada pelo rgo Executivo de Trnsito de seu Estado ou do Distrito Federal. Carteira Nacional de Habilitao - Definitiva Ao trmino da validade de sua Permisso para Dirigir, voc poder requerer a CNH (Carteira Nacional de Habilitao) definitiva, desde que no tenha cometido nenhuma infrao de natureza grave ou gravssima nem seja reincidente em infrao mdia. Para requerer a CNH definitiva, voc deve comparecer pessoalmente ao rgo Executivo de Trnsito de seu Estado ou do Distrito Federal, apresentando os seguintes documentos: Carteira de Identidade ou outro documento de identificao reconhecido pela Legislao Federal; Permisso para Dirigir: CPF.

IMPORTANTE: caso voc esteja impedido de obter a Carteira de Nacional de Habilitao Definitiva, ser necessrio reiniciar todo o processo de aquisio de habilitao.

11

CARTEIRA DE HABILITAO E O MERCADO DE TRABALHO


Agora que voc j aprendeu o passo a passo de como tirar sua primeira carteira de habilitao, saiba quais so as possibilidades para se inserir no crescente mercado de trabalho do setor de transporte. A Carteira Nacional de Habilitao um importante documento no currculo dos profissionais. Muitas vezes, a CNH requisito para o preenchimento das vagas. O documento vem sendo exigido em contrataes para empresas de diversos segmentos, como servios de entrega em domiclio, manobristas de hotis e restaurantes, caminhoneiros, motoristas de txi, de nibus, transporte coletivo etc. A carteira de habilitao tem sido exigida at de candidatos a funes administrativas e comerciais. Ao conquistar a habilitao, um leque de possibilidades profissionais pode se abrir para voc. Para cada modalidade de servio de transporte existe uma categoria especfica de CNH. Portanto, h diferentes etapas para obter a habilitao em cada categoria. Conhea as categorias: Categoria A Voc poder dirigir veculos automotores e eltricos de duas ou trs rodas, com ou sem carro lateral. Categoria B Voc poder dirigir veculos automotores e eltricos de quatro rodas, cujo peso bruto total no exceda a 3,5 toneladas e cuja lotao no seja superior a oito lugares, sem contar o do motorista, contemplando a combinao de unidade acoplada, reboque, semirreboque ou articulada, desde que atenda a lotao e a capacidade de peso para a categoria. Categoria C Voc poder dirigir todos os veculos automotores e eltricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3,5 toneladas e todos os veculos abrangidos pela categoria B. Categoria D Voc poder dirigir veculos automotores e eltricos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotao exceda a oito lugares e todos os veculos abrangidos nas categorias B e C. Categoria E Voc poder dirigir a combinao de veculos automotores e eltricos, em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D; cuja unidade acoplada - reboque, semirreboque, articulada ou ainda com mais de uma unidade tracionada - tenha 6 toneladas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotao exceda a oito lugares, enquadrados na categoria trailer, e, todos os veculos abrangidos pelas categorias B, C e D.
12

TEMPO NECESSRIO PARA MUDANA DE CATEGORIA


Alm do tempo mnimo para a mudana de categoria, preciso atender requisitos especficos para cada uma, conforme a legislao vigente. Para fins de mudana de categoria, o tempo da permisso contado.

Pronto. Voc j possui as informaes necessrias e j sabe como iniciar o processo de obteno de sua primeira habilitao. No perca tempo e invista no seu futuro profissional. O setor de transportes espera por voc!
13

14

FORMAO DE CONDUTORES 1a HABILITAO

15

INTRODUO
Futuro Condutor, Desejamos boas-vindas. A partir deste momento, voc ir conhecer e entender os conceitos e os princpios necessrios estabelecidos pelo CTB (Cdigo de Trnsito Brasileiro) e pelas resolues do Contran (Conselho Nacional de Trnsito) para habilit-lo na conduo de veculos automotores e eltricos. Nesses documentos esto os conhecimentos iniciais que voc precisar dominar para, futuramente, tornar-se um bom condutor e realizar satisfatoriamente todas as etapas necessrias para a obteno de sua CNH (Carteira Nacional de Habilitao). Tais conhecimentos se agrupam em cinco categorias: 1) Legislao de trnsito; 2) Direo defensiva para veculos de duas ou mais rodas; 3) Noes de primeiros socorros; 4) Noes de proteo e respeito ao meio ambiente e de convvio social no trnsito; 5) Noes sobre o funcionamento do veculo de duas ou mais rodas. sobre esses temas que vamos tratar nesta cartilha. Esperamos que se identifique com a abordagem aqui proposta e que seu estudo seja til para que, futuramente, voc possa conduzir com segurana para si e para os demais cidados. Esta cartilha foi desenvolvida para que os jovens com idades inferiores a 18 anos possam adquirir os conhecimentos necessrios para obter sua primeira habilitao, visando a conduo de veculos automotores. Aproveite e estude com ateno. Assim aprender mais e j iniciar o processo de obteno de sua habilitao dominando muitos conceitos sobre o trnsito, o que contribuir com seu sucesso nos exames terico e prtico. O texto contm conceitos e exerccios de fixao sobre o assunto estudado. Bom estudo!

16

CAPTULO 1 Legislao de Trnsito


Para comear o estudo, vamos conhecer a legislao de trnsito, em especial no que diz respeito circulao de veculos. As leis normalmente so criadas para definir algumas regras que devem ser seguidas, com o objetivo de facilitar a convivncia em sociedade. No trnsito, elas so importantes para aumentar a segurana e para organizar a circulao de pessoas, veculos, pedestres e demais usurios das vias.

1. Determinaes do CTB (Cdigo de Trnsito Brasileiro) O candidato primeira habilitao dever ter conhecimentos sobre a legislao brasileira, ou seja, sobre as determinaes do Cdigo de Trnsito Brasileiro CTB quanto a veculos de duas ou mais rodas. Vamos estudar esses aspectos entendendo primeiro o que o CTB?

1.1 O Cdigo de Trnsito Brasileiro O Brasil possui um conjunto de leis que regem e disciplinam o trnsito nas vias terrestres. A principal delas a lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o CTB (Cdigo de Trnsito Brasileiro). Alm do CTB, existem a legislao complementar, as resolues do Contran (Conselho Nacional de Trnsito), as portarias do Departamento Nacional de Trnsito (DENATRAN) e outras regulamentaes estaduais e municipais.

17

O art. 5o define que o SNT (Sistema Nacional de Trnsito) um conjunto de rgos e entidades da Unio que tem por finalidade promover as atividades de planejamento, administrao, normatizao, pesquisa, registro e licenciamento de veculos, formao, habilitao e reciclagem de condutores, educao, engenharia, operao do sistema virio, policiamento, fiscalizao, julgamento de infraes e de recursos e aplicao de penalidades. De acordo com o art. 1o, os rgos e as entidades componentes do SNT respondem, no mbito das respectivas competncias, objetivamente, por danos causados aos cidados em virtude de ao, omisso ou erro na execuo e na manuteno de programas, projetos e servios que garantam o exerccio do direito do trnsito seguro. 1.2 Formao do condutor Inicialmente, voc precisa saber que todo condutor deve, obrigatoriamente, possuir um documento de habilitao para ter o direito de conduzir qualquer tipo de veculo motorizado. Em seu artigo no 140, o CTB define: a habilitao para conduzir veculo automotor e eltrico ser apurada por meio de exames que devero ser realizados junto ao rgo ou entidade executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domiclio ou residncia do candidato, ou na sede estadual ou distrital do prprio rgo, devendo o condutor preencher os seguintes requisitos: I - ser penalmente imputvel, ou seja, ter 18 anos completos; II - saber ler e escrever; III - possuir Carteira de Identidade ou equivalente. A resoluo no 168, de 14 de dezembro de 2004, do Contran (Conselho Nacional de Trnsito) que regulamenta as leis do CTB, adicionou um quarto requisito ao candidato habilitao, qual seja: IV CPF (Cadastro de Pessoa Fsica). O art. 3o da resoluo no 168 estabelece que para a obteno da Carteira Nacional de Habilitao, o candidato dever se submeter realizao de: I Avaliao Psicolgica; II Exames de Aptido Fsica e Mental; III Exame escrito sobre a integralidade do contedo programtico, desenvolvido em Curso de Formao para Condutor; IV Exame de direo veicular, realizado na via pblica, em veculo da categoria para a qual esteja se habilitando.
18

O detalhamento dos outros itens e seus requisitos voc poder encontrar na resoluo no 168 do Contran, disponvel no site www.denatran.gov.br. Assim, a formao de condutor de veculo automotor e eltrico compreende a realizao dos cursos Terico-tcnico e de Prtica de Direo Veicular. Veja, no incio deste texto, no sumrio, a integralidade dos contedos do curso terico exigidos para a formao de condutores de veculos automotores (1 habilitao). Vale ainda dizer que o candidato obteno da CNH ser submetido a Exame Tericotcnico, constitudo de prova convencional ou eletrnica de no mnimo 30 (trinta) questes, incluindo todo o contedo programtico, proporcional carga horria de cada disciplina, organizado de forma individual, nica e sigilosa, devendo obter aproveitamento de, no mnimo, 70% (setenta por cento) de acertos para aprovao. 1.3 Categoria de habilitao e relao com veculos conduzidos Todo condutor deve possuir o documento de habilitao denominado CNH (Carteira Nacional de Habilitao). O art. 143 estabelece que os candidatos CNH podem se habilitar nas categorias de A a E. O quadro a seguir relaciona a categoria de habilitao com o tipo de veculo conduzido. Categoria A
Condutor de veculo motorizado de duas ou trs rodas, com ou sem carro lateral. Condutor de veculo motorizado no abrangido pela categoria A, cujo peso

Categoria B bruto total no exceda a 3,5 toneladas e cuja lotao no exceda a oito
lugares, excludo o do motorista.

Categoria C Categoria D

Condutor de veculo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3,5 toneladas. Condutor de veculo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotao exceda a oito lugares, excludo o do motorista.

Condutor de combinao de veculos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, Categoria E semirreboque, trailer ou articulada, tenha 6 toneladas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotao exceda a oito lugares.

Perceba que o candidato primeira habilitao s poder obter a CNH nas categorias A, B e A e B.

OBSERVAO: para conduzir ciclomotores, o candidato dever obter a ACC


19

(Autorizao para Conduzir Ciclomotor), que compreende os mesmos procedimentos necessrios para a obteno da CNH. Contudo, destaca-se que o condutor que se habilitar na categoria A est apto para conduzir ciclomotores.
Caso o candidato seja aprovado nos diversos exames e avaliaes relacionados anteriormente, receber a Permisso para Dirigir na categoria em que prestou os exames. importante saber que ao candidato considerado apto nas categorias A, B ou A e B, ser conferida a Permisso para Dirigir com validade de um ano e, ao trmino dessa, o condutor poder solicitar a CNH definitiva. Essa lhe ser concedida desde que tenha cumprido o disposto no 3o do art. 148 do CTB (A Carteira Nacional de Habilitao ser conferida ao condutor no trmino de um ano, desde que o mesmo no tenha cometido nenhuma infrao de natureza grave ou gravssima, ou seja reincidente em infrao mdia). Logo adiante, ns veremos o que so infraes de trnsito.

20

1.4 Documentao exigida para condutor e veculo Os condutores de veculos automotores devem, obrigatoriamente, portar a CNH (Carteira Nacional de Habilitao) ou a Permisso para Dirigir, em original, na ocasio que conduzirem um veculo automotor. No caso da 1a habilitao, o documento obrigatrio ser a Permisso para Dirigir, durante um ano.

Em relao documentao do veculo, obrigatrio portar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veculo), pois ele comprova que o veculo est licenciado para trafegar. Esse documento deve estar no original.

SAIBA MAIS Para saber como efetuar o registro de seu veculo e obter a documentao obrigatria e necessria, leia cuidadosamente os artigos 120 a 129, no Captulo XI do CTB.

21

1.5 Sinalizao de trnsito e sinalizao viria O Captulo VII do CTB trata da sinalizao necessria para orientar os condutores e os pedestres na forma correta de circulao, garantindo maior fluidez no trnsito e maior segurana para veculos e pedestres. Esse captulo complementado pela resoluo no 160, de 22 de abril de 2004, do Contran (Conselho Nacional de Trnsito), que aprova o Anexo II do Cdigo de Trnsito Brasileiro. Os artigos 80 a 90 do Captulo VII do CTB tratam da Sinalizao de Trnsito. Entre eles, ressaltam-se: art. 89. A sinalizao ter a seguinte ordem de prevalncia: I - as ordens do agente de trnsito sobre as normas de circulao e outros sinais; II - as indicaes do semforo sobre os demais sinais; III - as indicaes dos sinais sobre as demais normas de trnsito. art. 90. No sero aplicadas as sanes previstas nesse cdigo por inobservncia sinalizao quando essa for insuficiente ou incorreta. 1o O rgo ou a entidade de trnsito com circunscrio sobre a via responsvel pela implantao da sinalizao, respondendo pela sua falta, insuficincia ou incorreta colocao. 2o O Contran editar normas complementares no que se refere interpretao, colocao e uso da sinalizao.

LEMBRE-SE: A resoluo no 160/04 do Contran classifica a sinalizao viria em: Sinalizao vertical Sinalizao horizontal Dispositivos auxiliares Sinalizao semafrica Sinalizao de obras Gestos Sinais sonoros Nos prximos itens vamos conhecer cada um deles!

22

1.5.1 Sinalizao Vertical A resoluo do Contran no 160/04 define a sinalizao vertical como um subsistema da sinalizao viria cujo meio de comunicao est na posio vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de carter permanente e, eventualmente, variveis, por meio de legendas e/ou smbolos pr-reconhecidos e legalmente institudos. Sinalizao de Regulamentao Tem por finalidade informar aos usurios as condies, as proibies, as obrigaes ou as restries no uso das vias. Suas mensagens so imperativas e o desrespeito a elas constitui infrao. Sua forma padro a circular, e as cores so vermelha, preta e branca. Alguns dos sinais regulamentares mais importantes que o condutor deve conhecer so:

R-6a Proibido estacionar

R-6b Estacionamento regulamentado

R-6c Proibido parar e estacionar

Fique atento! S pare ou estacione onde a sinalizao permitir! Constituem exceo, quanto forma, os sinais R-1 Parada Obrigatria e R-2 D a Preferncia. So eles:

R-1 Parada Obrigatria

R-2 D a Preferncia

23

Informaes complementares Sendo necessrio acrescentar informaes para complementar os sinais de regulamentao, tais como: perodo de validade, caractersticas e uso do veculo, condies de estacionamento, alm de outras, deve ser utilizada uma placa adicional ou incorporada placa principal, formando um s conjunto, na forma retangular, com as mesmas cores do sinal de regulamentao, conforme os exemplos a seguir:

Regulamenta sentido, horrio e veculos permitidos Regulamenta o tipo de veculo que tem permisso para estacionar Regulamenta trmino da proibio de estacionamento

No se admite acrescentar informao complementar para os sinais R-1 - Parada Obrigatria e R-2 - D a Preferncia.
Sinalizao de Advertncia Tem por finalidade alertar os usurios da via para condies potencialmente perigosas, indicando sua natureza. A forma padro dos sinais de advertncia quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posio vertical, e as cores so amarela e preta. Esteja especialmente atento s placas de advertncia que indicam as travessias de pedestres e de escolares, bem como a sinalizao indicativa de rea escolar.

A - 32b Passagem sinalizada de pedestres

A - 33b Passagem sinalizada de escolares


24

A - 33a rea escolar

Sinalizao de Indicao Tem por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veculos quanto aos percursos, destinos, distncias e servios auxiliares, podendo tambm ter como funo a educao do usurio. Suas mensagens possuem carter informativo ou educativo. As placas de indicao esto divididas nos seguintes grupos: Placas de Identificao: posicionam o condutor ao longo do seu deslocamento ou com relao a distncias, ou ainda aos locais de destino. Placas de Orientao de Destino: indicam ao condutor a direo que o mesmo deve seguir para atingir determinados lugares, orientando seu percurso e/ou distncias. Vejamos alguns exemplos:

Posicionamento de localidades

Pr-indicao de locais

Marco quilomtrico

Assim, objetivando a consolidao do conhecimento adquirido em relao sinalizao vertical, pode-se fazer as seguintes associaes: - a sinalizao vertical pode ser associada as cores de funcionamento do semforo, relacionando a cor vermelha, de parada obrigatria, s placas de regulamentao, uma vez que devem ser obedecidas, a fim de no gerar qualquer infrao; - a sinalizao vertical de advertncia pode ser associada a cor amarela, caso em que a ateno precisa ser redobrada; - a sinalizao vertical de indicao associada a cor verde indicada no semforo, uma vez que no expressa obrigatoriedade de cumprimento, bem como no gera necessidade de ateno. Apenas mostra ao condutor informaes teis no percurso que est seguindo.

25

1.5.2 Sinalizao Horizontal De acordo com a resoluo do Contran no 160/04, a sinalizao horizontal um subsistema da sinalizao viria que se utiliza de linhas, marcaes, smbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Em casos especficos, tem poder de regulamentao, o que significa que, em caso de desobedincia, uma penalidade pode ser gerada. Tem como funo: a. Organizar o fluxo de veculos e pedestres; b. Controlar e orientar os deslocamentos em situaes com problemas de geometria, topografia ou frente a obstculos; c. Complementar os sinais verticais de regulamentao, advertncia ou indicao. A sinalizao horizontal classificada em: Marcas Longitudinais - separam e ordenam as correntes de trfego, definindo a parte da pista destinada normalmente circulao de veculos, a sua diviso em faixas, a separao de fluxos opostos, faixas de uso exclusivo de um tipo de veculo, reversveis, alm de estabelecer as regras de ultrapassagem e transposio. Marcas Transversais - ordenam os deslocamentos frontais dos veculos e os harmonizam com os deslocamentos de outros veculos e dos pedestres, assim como informam os condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade e indicam travessia de pedestres e posies de parada. Marcas de Canalizao - orientam os fluxos de trfego em uma via, direcionando a circulao de veculos. Regulamentam as reas de pavimento no utilizveis. Marcas de delimitao e controle de estacionamento e/ou parada - delimitam e propiciam melhor controle das reas onde proibido ou regulamentado o estacionamento e a parada de veculos, quando associadas sinalizao vertical de regulamentao. Em casos especficos, tm poder de regulamentao. Inscries no pavimento - melhoram a percepo do condutor quanto s condies de operao da via, permitindo-lhe tomar decises adequadas, em tempo apropriado, para as situaes que se lhe apresentarem.

26

Vejamos alguns exemplos:

1.5.3 Dispositivos Auxiliares Dispositivos Auxiliares so elementos aplicados ao pavimento da via, junto a essa ou nos obstculos prximos, de forma a tornar mais eficiente e segura a operao da via. So constitudos de materiais, formas e cores diversos, dotados ou no de refletividade, com as funes de: - Incrementar a percepo da sinalizao, do alinhamento da via ou de obstculos circulao; - Reduzir a velocidade praticada; - Oferecer proteo aos usurios; - Alertar os condutores quanto a situaes de perigo potencial ou que requeiram maior ateno.

27

Os dispositivos auxiliares so agrupados, de acordo com suas funes, em: Dispositivos Delimitadores; Dispositivos de Canalizao; Dispositivos de Sinalizao de Alerta; Alteraes nas Caractersticas do Pavimento; Dispositivos de Proteo Contnua; Dispositivos Luminosos; Dispositivos de Proteo a reas de Pedestres e/ou Ciclistas; Dispositivos de Uso Temporrio.

Vejamos alguns exemplos:

Cone sinalizador

Cavalete sinalizador

Taches sinalizadores

1.5.4 Sinalizao Semafrica A sinalizao semafrica um subsistema da sinalizao viria que se compe de indicaes luminosas acionadas alternada ou intermitentemente por meio de sistema eltrico/eletrnico, cuja funo controlar os deslocamentos e organizar o trnsito. Existem dois grupos: Sinalizao Semafrica de Regulamentao - tem a funo de efetuar o controle do trnsito num cruzamento ou seo de via, por meio de indicaes luminosas, alternando o direito de passagem dos vrios fluxos de veculos e/ou pedestres; Sinalizao Semafrica de Advertncia - tem a funo de advertir a existncia de obstculos ou situaes perigosas, devendo o condutor reduzir a velocidade e adotar as medidas de precauo compatveis com a segurana para seguir adiante.

28

Vejamos alguns exemplos:

1.5.5 Sinalizao de Obras A sinalizao de obras tem como caracterstica a utilizao dos sinais e elementos de sinalizaes vertical, horizontal, semafrica e de dispositivos de sinalizao auxiliares combinados, de forma que: - Os usurios da via sejam advertidos sobre a interveno realizada e possam identificar seu carter temporrio; - Sejam preservadas as condies de segurana e fluidez do trnsito e de acessibilidade; - Os usurios sejam orientados sobre caminhos alternativos; - Sejam isoladas as reas de trabalho, de forma a evitar a deposio e/ou lanamento de materiais sobre a via.

29

Na sinalizao de obras, os elementos que compem a sinalizao vertical de regulamentao, a sinalizao horizontal e a sinalizao semafrica tm suas caractersticas preservadas. A sinalizao vertical de advertncia e as placas de orientao de destino adquirem caractersticas prprias de cor, sendo adotadas as combinaes das cores laranja e preta. Entretanto, mantm as caractersticas de forma, dimenses, smbolos e padres alfanumricos. 1.5.6 Gestos De acordo com a resoluo do Contran no 160/04, os gestos utilizados na sinalizao viria se dividem em: a) Gestos de Agentes da Autoridade de Trnsito As ordens emanadas por gestos de Agentes da Autoridade de Trnsito prevalecem sobre as regras de circulao e as normas definidas por outros sinais de trnsito. So exemplos:
Ordem de parada obrigatria para todos os veculos. Quando executada em intersees, os veculos que j se encontram nela Brao estendido horizontalmente, no so obrigados a parar. com a palma da mo para baixo,
fazendo movimentos verticais.

Ordem de diminuio da velocidade.

Brao levantado verticalmente, com a palma da mo para frente.

Ordem de parada para todos os veculos que venham de direes que cortem ortogonalmente a direo indicada pelos Braos estendidos horizontalmente braos estendidos, Brao estendido horizontalmente, com a palma da mo para a frente. qualquer que seja o sentido agitando uma luz vermelha para um determinado veculo. do seu deslocamento. Ordem de parada para todos os veculos que venham de direes que cortem ortogonalmente a direo indicada pelo Brao estendido horizontalmente, brao estendido, qualquer com a palma da mo para frente, que seja o sentido do seu do lado do trnsito a que se destina. deslocamento.

Ordem de parada para os veculos aos quais a luz dirigida.

Ordem de seguir.
Brao levantado, com movimento de antebrao da frente para a retaguarda e a palma da mo voltada para trs.

30

b) Gestos de Condutores Sinais que os condutores realizam quando vo executar alguma manobra. Vale ressaltar que os gestos dos condutores no possuem uma regulamentao no Cdigo de Trnsito Brasileiro. So, portanto, utilizados apenas para auxiliar na fluidez do trnsito, no prevalecendo sobre as normas e regras de circulao. Um motorista precavido e atento sempre saber quando h a necessidade da utilizao de gestos. Exemplos:

Dobrar esquerda

Dobrar direita

Diminuir a marcha ou parar

1.5.7 Sinais Sonoros Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes, lembrando ainda que eles prevalecem sobre as regras de circulao e as normas definidas por outros sinais de trnsito.

SINAIS DE APITO Um silvo breve Dois silvos breves Um silvo longo

SIGNIFICADO Siga Pare Diminua a marcha

APLICAO Liberar o trnsito na direo ou no sentido indicado pelo agente. Indicar parada obrigatria. Quando for necessrio fazer diminuir a marcha dos veculos.

31

SAIBA MAIS Para conhecer mais sobre a sinalizao e suas aplicaes, consulte o Anexo 1 desta apostila. Ele apresenta a sinalizao de trnsito prevista no CTB.
1.6 Penalidades e crimes de trnsito Para que haja crime, preciso que exista previamente uma lei anterior conduta ilcita que determine sua ilegalidade. Assim, ao cometer a determinada conduta previamente especificada, h a ocorrncia do crime. Da surge a obrigao de cada cidado conhecer a diversidade legislativa, a fim de no cometer qualquer conduta que seja considerada um crime. Entretanto, alguns se valem da desculpa de no conhecerem todas as leis, o que no serve de justificativa para o abrandamento do crime, conforme o artigo n 3 da lei de Introduo ao Cdigo Civil. Isso no diferente para os motoristas, os quais tm o dever de conhecer as leis que disciplinam o trnsito. Apesar disso, muitos ainda estacionam em locais proibidos, ultrapassam a velocidade permitida, cruzam semforos vermelhos etc., ou seja, so condutores que cometem infraes e precisam ser punidos. Agora vamos conhecer quais so as principais infraes e suas penalidades para os crimes de trnsito.

1.6.1 Infraes de trnsito De acordo com o art. 161 do CTB, constitui infrao de trnsito a inobservncia de qualquer preceito presente no CTB, da legislao complementar ou das resolues do Contran, estando o infrator sujeito s penalidades e medidas administrativas indicadas em cada artigo, alm das punies previstas no Captulo XIX do cdigo.

32

SAIBA MAIS No Captulo XV do Cdigo de Trnsito Brasileiro so apresentadas as infraes que os condutores no podem cometer. Consulte os artigos 162 a 255 desse captulo. 1.6.2 Penalidades O art. 256 do CTB define as seguintes penalidades para os infratores: I - advertncia por escrito; II - multa; III - suspenso do direito de dirigir; IV - apreenso do veculo; V - cassao da CNH (Carteira Nacional de Habilitao); VI - cassao da Permisso para Dirigir; VII - frequncia obrigatria em curso de reciclagem. O CTB tambm traz uma classificao das infraes cometidas no trnsito pelos condutores e pedestres. As infraes punidas com multa se classificam em quatro categorias, de acordo com sua gravidade e pontuao na CNH do condutor: NATUREZA DA FALTA Gravssima Grave Mdia Leve PONTUAO NA CNH 7 (sete) 5 (cinco) 4 (quatro) 3 (trs)

IMPORTANTE: ao atingir a contagem de 20 pontos no perodo de 12 meses em seu pronturio, conforme os artigos 259 e 261 do CTB, o condutor infrator ter a suspenso do direito de dirigir. importante ressaltar que, em algumas situaes, mesmo com infraes que o condutor cometa apenas uma nica vez, ele poder ter suspenso seu direito de dirigir, que ser aplicado por deciso fundamentada da autoridade de trnsito competente, no importando a contabilidade dos pontos. Dependendo das circunstncias da infrao, nesses casos, o condutor poder ser suspenso por um tempo determinado e at regularizar sua situao.
33

Os valores para as multas foram estabelecidos pela resoluo no 136/02 do Contran e so os seguintes:

TIPO I

NATUREZA DA FALTA Gravssima

MULTAS R$ 191,54 (cento e noventa e um reais e cinquenta e quatro centavos) R$ 127,69 (cento e vinte e sete reais e sessenta e nove centavos) R$ 85,13 (oitenta e cinco reais e treze centavos) R$ 53,20 (cinquenta e trs reais e vinte centavos)

II

Grave

III IV

Mdia Leve

Quando se tratar de infrao agravada, ou seja, que oferea maiores riscos segurana, o valor da multa sofre elevao a partir de um fator multiplicador (elas podero ser multiplicadas por 3 ou 5), estabelecido no art. 162 do CTB. Exemplo: para um cidado que dirige um veculo sem possuir CNH ou sem Permisso para Dirigir, o CTB prev uma penalidade agravada de multa (nesse caso ela de trs vezes o valor previsto) e apreenso do veculo.

SAIBA MAIS Consulte o art. 162 do CTB. Nesse artigo so descritos vrios tipos de infraes e suas respectivas penalidades e agravamentos.

34

1.6.3 Crimes de Trnsito Os crimes de trnsito se aplicam s situaes que ocasionem leso corporal culposa, de embriaguez ao volante ou utilizao de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia e de participao em competies no autorizadas, ou seja, rachas. A suspenso ou a proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor pode ser imposta como penalidade principal, isolada ou cumulativamente com outras penalidades.

ATENO Aos crimes cometidos na direo de veculos automotores, previstos no Cdigo de Trnsito, aplicam-se as normas gerais do Cdigo Penal, se o Captulo XIX do CTB no dispuser de modo diverso, bem como a lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995, no que couber.
Algumas circunstncias sempre agravam as penalidades relativas aos crimes de trnsito. So exemplos de possvel agravamento, quando o condutor do veculo tiver cometido uma infrao: - Com dano potencial para duas ou mais pessoas ou com grande risco de grave dano patrimonial a terceiros; - Utilizando o veculo sem placas, com placas falsas ou adulteradas; - Sem possuir Permisso para Dirigir ou Carteira de Habilitao; - Com Permisso para Dirigir ou Carteira de Habilitao de categoria diferente da do veculo; - Quando a sua profisso ou atividade exigir cuidados especiais com o transporte de passageiros ou de carga; - Utilizando veculo em que tenham sido adulterados equipamentos ou caractersticas que afetem a sua segurana ou o seu funcionamento de acordo com os limites de velocidade prescritos nas especificaes do fabricante; - Trafegando sobre faixa de trnsito temporria ou permanentemente destinada a pedestres.
35

1.7 Direitos e deveres do cidado O Captulo V do CTB estabelece, nos seus artigos 72 e 73, os direitos do cidado referentes ao trnsito. Dada a sua importncia, esses artigos so reproduzidos na ntegra a seguir: art. 72. Todo cidado ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos rgos ou as entidades do Sistema Nacional de Trnsito sinalizao, fiscalizao e implantao de equipamentos de segurana, bem como sugerir alteraes em normas, legislao e outros assuntos pertinentes a esse cdigo. art. 73. Os rgos ou as entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trnsito tm o dever de analisar as solicitaes e responder, por escrito, dentro de prazos mnimos, sobre a possibilidade ou no de atendimento, esclarecendo ou justificando a anlise efetuada e, se pertinente, informando ao solicitante quando tal evento ocorrer. Pargrafo nico: as campanhas de trnsito devem esclarecer quais as atribuies dos rgos e entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trnsito e como proceder a tais solicitaes. Por outro lado, o Captulo VI do CTB relaciona os direitos do cidado relativos educao para o trnsito. Cabe destacar o artigo 74 desse captulo: art. 74. A educao para o trnsito direito de todos e constitui dever prioritrio para os componentes do Sistema Nacional de Trnsito. 2o O trnsito, em condies seguras, um direito de todos e dever dos rgos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trnsito, a esses cabendo, no mbito das respectivas competncias, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito. J os deveres do cidado em relao ao trnsito consistem no respeito s leis do CTB e s outras legislaes vigentes, podendo-se afirmar que um preceito bsico que gera o dever de todo cidado no trnsito integr-lo, proporcionando condies seguras para todos os demais partcipes.

SAIBA MAIS Consulte o CTB para conhecer em detalhes os direitos e deveres do cidado. O CTB est disponvel no seguinte endereo: (www.denatran.gov.br/publicacoes/download/ctb.pdf).
36

1.8 Normas de circulao e conduta As regras gerais de circulao definem o comportamento correto dos usurios das vias, principalmente dos condutores. Apesar de serem procedimentos bsicos que todo condutor deveria seguir, os erros em manobras so extremamente frequentes, sendo os principais responsveis por grande parte das infraes e dos acidentes. De acordo com o art. 26 do CTB, os usurios das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstculo para o trnsito de veculos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades pblicas ou privadas; II - abster-se de obstruir o trnsito ou torn-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substncias, ou nela criando qualquer outro obstculo. De acordo com o art. 28, o condutor dever, a todo momento (durante toda a viagem), ter domnio de seu veculo, dirigindo-o com ateno e cuidados indispensveis segurana do trnsito. O art. 29 apresenta diversas normas para circulao e conduta de veculos nas vias terrestres. De maneira resumida, o artigo define que: I - a circulao far-se- pelo lado direito da via, admitindo-se as excees devidamente sinalizadas; II - o condutor dever guardar distncia de segurana lateral e frontal entre o seu e os demais veculos, bem como em relao ao bordo da pista, considerandose, no momento, a velocidade e as condies do local, da circulao, do veculo e as condies climticas; III - quando veculos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local no sinalizado, ter preferncia de passagem: a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela; b) no caso de rotatria, aquele que estiver circulando por ela; c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor; IV - quando houver vrias faixas na pista, as da direita so destinadas ao deslocamento dos veculos mais lentos, e as da esquerda destinadas ultrapassagem e ao deslocamento dos veculos de maior velocidade;
37

V - o trnsito de veculos sobre passeios, caladas e nos acostamentos s poder ocorrer para que se adentre ou se saia dos imveis ou reas especiais de estacionamento; Alm dessas normas gerais, o CTB define regras para se reduzir a velocidade do veculo, frear, parar ou estacionar. Existem normas, tambm, para o uso das luzes do veculo e de buzina. Fique atento, pois o CTB tambm estabelece procedimentos para as ultrapassagens e para os cruzamentos, alm de situaes em que sejam necessrias mudanas de direo ou outras manobras. Consulte o Captulo III do CTB que traz o conjunto de normas gerais de circulao e conduta.

1.9 Infraes e penalidades Todas as infraes e penalidades de trnsito esto previstas no CTB, no Captulo XV e XVI, artigos 161 a 268. Vamos destacar aqui algumas relativas conduo de veculos de duas ou mais rodas que interessam diretamente aos candidatos primeira habilitao e fazem parte do curso de formao para condutores de veculos automotores, conforme a resoluo do Contran no 168/04.
38

1.9.1 Documentao do condutor e do veculo As infraes referentes documentao do condutor so destacadas em diversos artigos do CTB, tais como: art. 162. Dirigir veculo: I - sem possuir Carteira Nacional de Habilitao ou Permisso para Dirigir: Infrao - gravssima; Penalidade - multa (trs vezes) e apreenso do veculo; II - com Carteira Nacional de Habilitao ou Permisso para Dirigir cassada ou com suspenso do direito de dirigir: Infrao - gravssima; Penalidade - multa (cinco vezes) e apreenso do veculo; III - com Carteira Nacional de Habilitao ou Permisso para Dirigir de categoria diferente da do veculo que esteja conduzindo: Infrao - gravssima; Penalidade - multa (trs vezes) e apreenso do veculo; Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitao; V - com validade da Carteira Nacional de Habilitao vencida h mais de 30 dias: Infrao - gravssima; Penalidade multa. Medida administrativa - recolhimento da Carteira Nacional de Habilitao e reteno do veculo at a apresentao de condutor habilitado; 1.9.2 Estacionamento, parada e circulao As infraes relativas ao estacionamento em locais proibidos so destacadas no artigo 181 e s referentes parada de veculos nos artigos 182 e 183 do CTB. O art. 181 do CTB elenca todas as situaes em que proibido estacionar o veculo e determina as respectivas categorias de infraes e de penalidades. Por exemplo, esse artigo define que proibido estacionar o veculo no passeio ou sobre a faixa destinada ao pedestre, sobre a ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalizao, gramados ou jardim pblico. O condutor que desrespeita essa norma comete uma infrao grave e sujeito multa e remoo do veculo.
39

Os artigos 182 e 183 do CTB determinam a categoria de infraes e as penalidades respectivas para os condutores que param seus veculos nas caladas, nos passeios, nos cruzamentos de vias, nos viadutos, em pontes e tneis, na contramo de direo e sobre a faixa de pedestres. Por outro lado, as infraes relativas circulao de veculos esto detalhadas nos artigos 184 a 213 do CTB.

Os artigos 218, 219 e 220 do CTB referem-se s infraes relativas aos limites de velocidade. Assim, o artigo 218 do CTB determina as infraes e as penalidades nas situaes em que o condutor transita em velocidade superior mxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hbil, em rodovias, vias de trnsito rpido, vias arteriais e demais vias. O artigo 219 estabelece a penalidade e a categoria da infrao para o condutor que transita com o veculo em velocidade inferior metade da velocidade mxima estabelecida para a via, retardando ou obstruindo o trnsito, a menos que as condies de trfego e meteorolgicas no o permitam, salvo se estiver na faixa da direita. O artigo 220 estabelece as situaes em que o condutor comete infraes por deixar de reduzir a velocidade do veculo de forma compatvel com a segurana do trnsito.

40

1.9.3 Segurana e atitudes do condutor, passageiro, pedestre e demais atores do processo de circulao Os artigos 167 a 170 do CTB referem-se a atitudes do condutor que ocasionam infrao de trnsito. Veja a classificao da infrao e sua penalidade. art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurana, conforme previsto no art. 65: Infrao - grave; Penalidade - multa. art. 168. Transportar crianas em veculo automotor sem observncia das normas de segurana especiais estabelecidas no Cdigo de Trnsito Brasileiro: Infrao - gravssima; Penalidade - multa. Medida administrativa - reteno do veculo at que a irregularidade seja sanada. art. 169. Dirigir sem ateno ou sem os cuidados indispensveis segurana: Infrao - leve; Penalidade - multa. art. 170. Dirigir ameaando os pedestres que estejam atravessando a via pblica ou os demais veculos: Infrao - gravssima; Penalidade - multa e suspenso do direito de dirigir. Tambm os artigos 214 a 217 do CTB trazem infraes relativas a atitudes do condutor que podem prejudicar outros atores do processo de circulao. Para ilustrar, cabe destacar o artigo 244 do CTB que trata de infraes do condutor de motocicleta, motoneta e ciclomotor. Por outro lado, os artigos 254 e 255 do CTB referem-se a infraes cometidas pelos pedestres e ciclistas.

41

1.9.4 Meio ambiente O artigo 231 do CTB um exemplo de infrao cometida pelo condutor contra o meio ambiente. Veja parte da tipificao do artigo que trata disso: art. 231. Transitar com o veculo: I - danificando a via, suas instalaes e equipamentos; II - derramando, lanando ou arrastando sobre a via: a) carga que esteja transportando; b) combustvel ou lubrificante que esteja utilizando; c) qualquer objeto que possa acarretar risco de acidente: Infrao - gravssima; Penalidade - multa. III - produzindo fumaa, gases ou partculas em nveis superiores aos fixados pelo Contran; Infrao - grave; Penalidade - multa. Tambm os artigos reproduzidos abaixo tratam de infraes ao meio ambiente: art. 227. Usar buzina: I - em situao que no a de simples toque breve como advertncia ao pedestre ou a condutores de outros veculos; II - prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto; III - entre as 22h e as 6h; IV - em locais e horrios proibidos pela sinalizao; V - em desacordo com os padres e frequncias estabelecidas pelo Contran: Infrao - leve; Penalidade - multa. art. 228. Usar no veculo equipamento com som em volume ou frequncia que no sejam autorizados pelo Contran: Infrao - grave; Penalidade - multa. art. 229. Usar indevidamente no veculo aparelho de alarme ou que produza sons e rudo que perturbem o sossego pblico, em desacordo com normas fixadas pelo Contran: Infrao - mdia. Penalidade - multa e apreenso do veculo.

IMPORTANTE: destacamos aqui algumas das situaes de trnsito que se constituem em infraes. Procuramos relacionar as mais frequentes. Porm, todo condutor deve conhecer a integralidade da lei, das infraes, dos crimes e das penalidades. Para isso, consulte o CTB sempre que estiver com alguma dvida.
42

EXERCCIOS DE FIXAO
Marque com um X as alternativas corretas: 1) So exemplos de penalidades previstas no artigo n 256 do Cdigo de Trnsito Brasileiro: ( ( ( ( ) advertncia por telefone ) suspenso da permisso para habilitar ) suspenso do direito de dirigir ) cassao do direito de sair na rua

2) O Cdigo de Trnsito Brasileiro traz uma classificao das infraes cometidas no trnsito pelos condutores. As infraes se classificam em quatro categorias, de acordo com sua gravidade e com a pontuao que ser atribuda CNH do condutor. As pontuaes variam entre trs e sete pontos. ( ) Certo ( ) Errado 3) A suspenso do direito de dirigir ser aplicada sempre que o condutor infrator atingir a contagem de 20 pontos na sua CNH, durante o perodo de 12 meses. ( ) Certo ( ) Errado 4) Antes de colocar seu veculo em circulao, todo condutor deve: ( ) Assegurar-se de que h combustvel suficiente para chegar ao local de destino. ( ) Ajustar seu cinto de segurana, no se preocupando com o uso do mesmo pelos demais ocupantes do veculo. ( ) Fazer contato com o Corpo de Bombeiros, avisando quanto sua sada. ( ) Certificar-se de que as crianas com idade inferior a 10 anos esto sendo transportadas no banco dianteiro.

43

5) A categoria D corresponde habilitao para condutores de: ( ) Veculo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotao seja inferior a oito lugares, excludo o do motorista. ( ) Veculo motorizado utilizado no transporte de cargas, cuja lotao exceda a oito lugares, excludo o do motorista. ( ) Veculo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotao exceda a oito lugares, excludo o do motorista. ( ) Veculo motorizado utilizado no transporte de passageiros, exceto passageiros do transporte coletivo. 6) A sinalizao horizontal de trnsito pintada sobre o pavimento e utiliza linhas, marcaes, smbolos e legendas. Uma de suas principais funes organizar o fluxo de veculos e pedestres, sendo muitas vezes aplicada para complementar a sinalizao vertical. ( ) Certo ( ) Errado 7) So documentos de porte obrigatrio para condutor e veculo: ( ( ( ( ( ) CNH, IPVA e DPVAT. ) CNH e CRLV. ) CNH nas Categorias D ou E e CLA. ) DPVAT e CNH nas categorias D ou E. ) PPD, CNH e CLA.

44

CAPTULO 2 Direo defensiva para


veculos de duas ou mais rodas
Muitas vezes o conceito de direo defensiva mal-interpretado. Algumas pessoas dizem que dirigir defensivamente dirigir bem devagar e freando a cada ocorrncia no trnsito. No entanto, esse o mais recorrente dos erros quando se fala em direo segura. Na verdade, a direo segura uma atitude diferenciada que o condutor deve ter no trnsito.

DEFINIO Direo defensiva, tambm conhecida como direo segura, uma maneira de dirigir e de se comportar no trnsito que ajuda a preservar a vida, a sade e o meio ambiente. Mas o que a direo defensiva? a forma de dirigir que permite identificar antecipadamente as situaes de perigo e prever o que pode acontecer com voc, com os ocupantes do seu veculo, com o seu veculo e com os outros usurios da via. Pode-se considerar que na direo defensiva o motorista dirige no somente para si, mas tambm para todos os integrantes do trnsito.
2.1 Acidente evitvel ou no evitvel Acidente evitvel aquele em que os motoristas envolvidos no fizeram tudo o que pode ser feito para evitar que o acidente acontea. J o acidente inevitvel ou no evitvel aquele em que o motorista fez tudo o que era possvel fazer, mas no conseguiu evitar.

COMENTRIO Todo acidente evitvel? A resposta sim, porque sempre haver algo que poderia ter sido feito por algum para evit-lo, caso o responsvel tivesse usado a razo, o bom senso e as tcnicas de direo defensiva.
Acidentes acontecem devido a um fator ou a uma combinao de fatores desencadeadores. A direo defensiva ajuda a prever esses fatores e ensina tcnicas para control-los, de forma a evitar que os acidentes ocorram. Porm, no existe uma diviso clara entre esses dois tipos de acidentes, de maneira que muitas vezes fica impossvel classific-los.

45

Normalmente as pessoas perguntam quem o culpado, sendo que a pergunta correta : quem poderia ter evitado o acidente?. Uma das mais recorrentes causas de acidentes o comportamento do prprio condutor do veculo. De acordo com as estatsticas apresentadas pelo Detran/SP, considerando os acidentes de trnsito no Brasil: 75% so causados por falhas humanas; 12% so causados por falhas mecnicas dos veculos; 6% so causados por ms condies das vias; 7% por outras causas.

Dessa forma, considerando que a produo e conservao dos veculos e a construo e manuteno das estradas tambm so responsabilidades humanas, podemos dizer que o homem, no mnimo, responsvel direta ou indiretamente por 93% dos acidentes. A prtica da direo defensiva tem o objetivo de evitar acidentes, e seu principal componente a preveno.

2.2 Conduo em condies adversas Voc sabia que muitos acidentes so causados por situaes adversas, ou seja, por aquelas situaes contrrias ao desejado ou esperado? Para evitar acidentes, o motorista precisa estar atento e preparado para reconhecer essas condies e, caso ocorram, empregar tcnicas de direo segura. Vejamos a seguir alguns casos de conduo em condies adversas. Condies adversas de luminosidade A luz deficiente ou em excesso afeta a nossa capacidade de ver ou de sermos vistos, seja ela natural ou artificial. Nessas condies, h um risco muito grande de ocorrerem acidentes. Pode haver ofuscamento da viso causado pelo farol alto de um veculo que vem em sentido contrrio ou pela luz solar incidindo diretamente nos olhos do condutor.
46

Tome cuidado com o uso indevido dos faris. A vista humana pode levar at 7 segundos para se recuperar de um ofuscamento. Um veculo a uma velocidade de 80 km/h percorre uma distncia superior ao tamanho de um campo de futebol antes que seu condutor recupere a viso plena. Lembre-se: o alcance do farol alto de seu veculo de aproximadamente 120 metros.

ATENO No perodo noturno, ocorre uma reduo de visibilidade e, em funo disso, o motorista deve conduzir com velocidade menor e aumentar a distncia de segurana. importante tomar cuidados especiais ao dirigir nos perodos noturnos, pois a visibilidade humana nessas circunstncias fica reduzida para 1/6 em relao capacidade visual diurna.
Para prevenir a condio adversa de luminosidade, recomenda-se o uso de culos escuros durante o dia, uma vez que ameniza a luz do sol incidente na viso humana, diminuindo a cegueira temporria, bem como o ofuscamento das vistas causado pelo sol. Condies adversas de tempo (clima) As ocorrncias de chuva, granizo, vento forte, neblina etc. afetam a percepo e o controle do veculo. Grande parte dos acidentes acontece em dias chuvosos. Isso porque a pista fica escorregadia com a chuva. Ao dirigir com pista molhada ou em dias chuvosos, independentemente da quantidade da gua superficial, diminua a velocidade, aumente a distncia de seguimento dos outros veculos, no utilize o freio bruscamente e tampouco mude de direo repentinamente. Ressalta-se, ainda, que o veculo deve estar sempre com o freio motor engatado, jamais devendo estar em marcha neutra com o veculo em movimento, j que facilita a derrapagem e torna a frenagem mais difcil. Com a pista molhada, pode ocorrer o que chamamos de aquaplanagem ou hidroplanagem, que consiste no descontrole do veculo em decorrncia da diminuio do atrito e da aderncia dos pneus com o solo. A falta de contato dos pneus com a pista faz com que o veculo derrape e o condutor perca o controle do veculo, podendo causar acidentes. Para garantir uma aderncia eficaz dos pneus, o carro sempre deve estar engatado na marcha correta, e os pneus devem possuir sulcos com profundidade mnima de 1,6 mm, segundo a legislao. Os sulcos so responsveis pelo escoamento da gua para fora da banda de rodagem, permitindo o contato com o solo em tempo integral.
47

Alm das condies de chuvas, os condutores podem enfrentar situaes de ventos fortes. Se os ventos forem transversais, o condutor dever abrir os vidros e reduzir a velocidade. Se os ventos forem frontais, dever reduzir a velocidade, segurando com firmeza o volante. Condies adversas na via O desenho geomtrico, a largura, o tipo e o estado da pavimentao da pista que definem as velocidades mximas indicadas para cada via. As vias nem sempre esto em bom estado de conservao ou sinalizadas adequadamente. Algumas possuem buracos, outras esto mal pavimentadas, com as demarcaes virias apagadas. Por isso, h necessidade de o condutor sempre estar atento, evitando acidentes e praticando a direo defensiva. Condies adversas de trfego As condies de trfego envolvem os demais usurios da via. O condutor deve estar atento aos congestionamentos ao trnsito lento, resultantes do excesso de veculos. Deve tambm atentar-se ao trnsito rpido, pois muitos motoristas ignoram a distncia de segurana e, ocorrendo alguma adversidade, no conseguem parar o veculo a tempo, provocando colises ou mesmo engavetamentos. Condies adversas dos veculos A manuteno do bom estado de conservao do veculo dever seu, portanto verifique e ajuste periodicamente: pneus e estepe, motor, para-brisas, limpadores, combustvel e radiador, freios desregulados, suspenso desalinhada, direo com folga, sinaleiras e faris com defeitos, espelhos malregulados ou sujos, vazamentos de fluidos etc. Condies adversas dos condutores As condies fsicas e mentais so muito importantes, pois so elas que alteram o modo de dirigir do condutor e sua performance. Existem fatores fsicos como: fadiga, capacidade de ateno, audio e viso. E fatores mentais e emocionais, como: a inexperincia, a familiaridade com a via, a excitao ou a depresso. Esses fatores levam o motorista a dirigir com pressa ou sem ateno, com raiva, ira, calor, frustrao, insegurana etc.

a) Fadiga e sono Um motorista cansado no tem condies de dirigir com segurana. O cansao e o sono, muitas vezes, so mais fortes do que a capacidade de permanecer acordado, e o condutor adormece sem perceber.
48

b) lcool Para dirigir com segurana, o motorista precisa estar com boas condies fsicas e mentais. O lcool, ao contrrio do que se imagina, uma droga depressora do sistema nervoso. Quando ingere bebida alcolica, o motorista pode ser facilmente envolvido em acidentes, pois o lcool afeta o crebro, diminuindo o senso de cuidado, tornando mais lentos os reflexos, prejudicando a viso e a audio, enfim, comprometendo toda a capacidade para dirigir. c) Drogas e medicamentos A automedicao uma prtica prejudicial sade, pois pode acarretar srias consequncias ao organismo e atrapalhar o ato de guiar. Muitas vezes, os motoristas recorrem por conta prpria automedicao. Mas, ateno! No se deve tomar medicamentos sem prescrio mdica. d) Aspectos psquicos As pessoas diferem muito entre si quanto aos aspectos psquicos, interferindo bastante na maneira de ser e agir das pessoas. Algum que passou por uma emoo muito forte como, por exemplo, o falecimento de um ente querido, poder ter seu comportamento alterado no trnsito.
H pessoas que se irritam com mais facilidade no trnsito, outras so mais tranquilas. H, ainda, aquelas que nem se deixam abalar por fatos desagradveis. Mas, independentemente do tipo psquico da pessoa, uma coisa certa: ao dirigir irritado, nervoso ou sob emoes fortes, o motorista pode causar acidentes. Evite isso. Preste bastante ateno: dirigir sob o efeito de lcool ou drogas tem consequncias para o motorista. Vamos conhec-las para evitar essas situaes? 2.3 Consequncias da ingesto e consumo de bebida alcolica e substncia psicoativa A combinao lcool-volante resulta em situaes de risco. Grande parte dos acidentes com vtimas fatais envolve um motorista alcoolizado. Ingerir bebida alcolica ou usar drogas, alm de reduzir a concentrao, afeta a coordenao motora, muda
49

o comportamento e diminui o desempenho, limitando a percepo de situaes de perigo e reduzindo a capacidade de ao e reao do motorista. O lcool presente na corrente sangunea provoca alteraes na percepo e o retardamento dos reflexos. A dosagem excessiva conduz perigosa diminuio da percepo e total lentido dos reflexos, diminuindo a conscincia de perigo. Todo condutor em estado de embriaguez, mesmo leve, compromete sua segurana e a dos demais usurios da via.

A lei n 11.705 de 19 de junho de 2008, regulamentada pelo decreto n 6.488 do mesmo dia, alterou alguns artigos do CTB. Essa lei define novas regras para os condutores flagrados conduzindo veculos sob influncia de lcool. Antes, era permitida a ingesto de at 6 decigramas de lcool por litro de sangue. Pela nova lei proibido dirigir se o motorista tiver bebido qualquer quantidade de lcool.

50

ATENO Aps a publicao da lei n 11.705 de 2008, o condutor que apresentar concentrao de lcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influncia de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia, ser penalizado com deteno, de seis meses a trs anos, multa e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor, conforme art. 306 do CTB.
Veja abaixo algumas dicas de como evitar problemas por causa das bebidas: No beba antes de dirigir; Se voc vai a uma festa e pretende consumir bebidas alcolicas, procure uma alternativa de transporte: pegue carona, um nibus ou um txi; No deixe os condutores consumirem bebida alcolica; Ao sair da festa no aceite carona de quem consumiu bebidas alcolicas; Se voc ingeriu alguma bebida alcolica, o nico remdio o tempo. No se engane! Caf e banho gelado no conseguem eliminar os efeitos do lcool; Se voc gosta de beber, deixe sempre o carro em casa. E lembre-se, ao dirigir aps a ingesto de lcool, voc no coloca em risco somente a sua vida, mas tambm a de outras pessoas que esto integrando o trnsito.

51

2.4 Comportamento seguro e comportamento de risco Alguns fatores contribuem para reduzir a concentrao do condutor: Usar o telefone celular ao dirigir, mesmo que seja em viva voz; Assistir a televiso a bordo enquanto dirige; Ouvir aparelho de som em volume que no permita escutar os sons do seu prprio veculo ou dos outros veculos; Transportar animais soltos e desacompanhados no interior do veculo; Transportar na cabine objetos que possam se deslocar durante o percurso.

Geralmente no conseguimos manter a ateno durante o tempo todo enquanto dirigimos. Constantemente somos levados a pensar em outras coisas, sejam elas importantes ou no. Force a sua concentrao no ato de dirigir, acostumando-se a observar sempre e alternadamente enquanto dirige: as informaes no painel e os sinais luminosos; os espelhos retrovisores; a movimentao de outros veculos em todas as direes; a movimentao dos pedestres, em especial prximo aos cruzamentos; a posio de suas mos no volante.
52

A segurana no trnsito pode ser garantida com a utilizao do mtodo bsico de preveno de acidentes, que consiste em trs aes: A) Preveja o perigo A previso de possveis situaes de risco, que indicam a possibilidade de que os acidentes aconteam, deve ser efetuada com antecedncia. B) Descubra o que fazer A mesma falha que provoca um acidente leve pode causar um acidente fatal. Isso quer dizer que os acidentes, mesmo os pequenos, merecem ser perscrutados, analisandose o tipo de erro cometido para afastar a possibilidade de repetio. Muitas vezes o acidente ocorre porque o motorista no agiu a tempo nem sabia como se defender ou desconhecia o perigo. C) Aja a tempo Alm de estar consciente sobre as atitudes que devem ser tomadas, preciso saber agir imediatamente, sem esperar para ver o que vai acontecer. Algumas vezes, os acidentes ocorrem porque o motorista aguarda a atitude dos outros e pressupe que os demais conheam e respeitem as regras de trnsito. Outro fator que eleva o risco na conduo de veculos diz respeito ao estado fsico e mental do condutor. Se voc estiver pouco concentrado na direo, seu tempo normal de reao vai aumentar, transformando os riscos de direo em perigos no trnsito. Alguns dos fatores que alteram seu estado fsico e mental, reduzem a sua concentrao e retardam os reflexos so: Consumo de bebidas alcolicas; Uso de drogas; Uso de medicamentos que modificam o comportamento; Participao recente em discusses fortes com familiares, no trabalho ou por qualquer outro motivo; Ficar muito tempo sem dormir, dormir pouco ou dormir mal; Ingesto de alimentos pesados, que acarretam sonolncia.
53

Alguns fatores humanos ou comportamentais tambm devem ser considerados importantes na ocorrncia de acidentes, por exemplo: Advento de fadiga, resultante do excesso de trabalho ou das ms condies ergonmicas do veculo; Aspectos psquicos do condutor, que influenciam sua maneira de ser e de se comportar. Como voc j observou, dirigir defensivamente uma questo de atitude. Essa atitude envolve, principalmente, ser capaz de prevenir acidentes, antecipando possveis situaes de risco e preparando-se para contorn-las. Para voc dirigir seguramente, reduzindo o risco de acidentes, conveniente tambm atentar aos cinco elementos da conduo defensiva listados a seguir: Conhecimento Para de se tornar um bom condutor, voc deve possuir o conhecimento terico que orientar sua conduta no trnsito. O ponto de partida para uma conduo segura : conhecer as leis de trnsito, os procedimentos para ultrapassagens seguras, o direito de preferncia nas vias e uma srie de outras informaes essenciais a qualquer condutor. Ateno preciso estar sempre alerta para o que se passa a sua volta, para as condies de trfego, para o limite de velocidade na via percorrida etc. Dirigir um veculo significa prestar ateno constante no trnsito, pois alguns segundos de distrao podem causar acidentes. Previso Prever antecipar situaes de perigo, sejam elas mediatas ou imediatas. A previso mediata aquela que deve ser feita antes de se iniciar uma viagem. J a imediata acontece quando o motorista est dirigindo. Prever significa lembrar-se, por exemplo, de verificar as condies do veculo antes de uma viagem. Um motorista descuidado pode enfrentar srios problemas, pois no h habilidade na direo que contorne uma falha mecnica.
54

Deciso fundamental decidir e agir rapidamente em situaes de risco. Nesses momentos, a deciso auxiliada pelo conhecimento que o condutor possui, pela ateno que ele mantm e pela previso do perigo. A capacidade de deciso depende de outras habilidades do motorista. Para decidir, voc precisa ter elementos: conhecimento, ateno e previso. Habilidade Possuir habilidade saber qual a melhor maneira de parar, dar marcha a r, fazer converses, enfim, conduzir o veculo. Esse requisito fundamental, principalmente em manobras de emergncia. A habilidade ao volante a capacidade de manusear corretamente os instrumentos de comando e executar com sucesso as manobras de trnsito. Procure conhecer bem o seu veculo e os locais por onde voc transita com mais frequncia. Determinadas circunstncias especficas do trnsito constituem-se em situaes de risco, pois a probabilidade de ocorrer um acidente maior do que em condies normais de conduo do veculo. Algumas dessas situaes que o condutor precisa conhecer so detalhadas a seguir. 2.4.1 Conduo em situaes de risco Ultrapassagem Antes de tudo, quando houver sinalizao proibindo a ultrapassagem, no ultrapasse. A sinalizao a representao da lei. Ela foi pensada e implantada por uma equipe tcnica que j calculou que naquele trecho no possvel realizar a ultrapassagem de forma segura. De acordo com o art. 29 do CTB: IX - a ultrapassagem de outro veculo em movimento dever ser feita pela esquerda, obedecida a sinalizao regulamentar e as demais normas estabelecidas nesse cdigo, exceto quando o veculo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propsito de entrar esquerda; X - todo condutor dever, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que: a) nenhum condutor que venha atrs tenha comeado uma manobra para ultrapass-lo; b) quem o precede na mesma faixa de trnsito no haja indicado o propsito de ultrapassar um terceiro; c) a faixa de trnsito que vai tomar esteja livre numa extenso suficiente para que sua manobra no ponha em perigo ou obstrua o trnsito que venha em sentido contrrio;
55

XI - todo condutor ao efetuar a ultrapassagem dever: a) indicar com antecedncia a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direo do veculo ou por meio de gesto convencional de brao; b) afastar-se do usurio ou usurios aos quais ultrapassa, de tal forma que deixe livre uma distncia lateral de segurana; c) retomar, aps a efetivao da manobra, a faixa de trnsito de origem, acionando a luz indicadora de direo do veculo ou fazendo gesto convencional de brao, adotando os cuidados necessrios para no pr em perigo ou obstruir o trnsito dos veculos que ultrapassou.

ATENO Nos aclives s ultrapasse quando estiver disponvel a terceira faixa, destinada aos veculos lentos. Se no existir essa faixa, siga as orientaes anteriores, mas considere que a potncia exigida do seu veculo vai ser maior que na pista plana. Nas subidas mais difcil ultrapassar do que em locais planos.
Vale ressaltar que o acostamento, muitas vezes utilizado para ultrapassagens, no foi planejado para esse objetivo. Ao contrrio do que muitos pensam, uma manobra muito arriscada a ultrapassagem pelo acostamento. Assim, a legislao clara ao estipular: ultrapasse somente pela esquerda.

56

Nos declives, a velocidade dos veculos tende a ser maior. Para ultrapassar, tome cuidado adicional com a velocidade necessria para a ultrapassagem. Lembre-se de que mesmo para ultrapassar voc no pode exceder a velocidade mxima permitida naquele trecho da via. Problemas com a conservao do pavimento A conservao do pavimento deve ser um trabalho constante, com o objetivo de mant-lo em perfeitas condies de circulao, to prximo quanto possvel da sua condio imediata construo. No entanto, muitas vezes, as vias apresentam problemas em relao conservao, e o condutor se v obrigado a dirigir em vias com buracos, rachaduras, asfalto irregular, leo na pista etc.

DICA Aqui vo algumas dicas para voc dirigir com segurana nessas situaes: Fique atento presena de leo ou gua na pista. Se notar tal presena, reduza a velocidade; Se a via apresentar buracos e rachaduras, reduza a velocidade. Se precisar desviar de algum obstculo, sinalize adequadamente com o uso da seta; Ao conduzir sob chuva, fique atento s poas-dgua, pois elas podem esconder verdadeiras armadilhas para seu veculo (buracos).
Nessas situaes, voc pode derrapar e perder o controle do veculo, ocasionando um acidente. Sempre que estiver confrontado com essas situaes, o melhor reduzir a velocidade e dirigir com ateno redobrada. Para evitar a derrapagem, voc deve ter cuidado especial com os pneus de seu veculo. Veja a seguir alguns cuidados que necessitam ser observados para preveno da derrapagem e de outros problemas com seu veculo: - Calibre os pneus de acordo com a indicao do manual do fabricante; - Faa o rodzio dos pneus; - Evite a sobrecarga no veculo. Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos e de alteraes estruturais importantes;

57

- Faa a manuteno preventiva de todo o veculo. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus; - Utilize rodas e pneus de acordo com as medidas indicadas pelo fabricante do veculo. Alteraes nas medidas causam instabilidade ao veculo; - Alinhe o sistema de direo e suspenso e balanceie os pneus conforme indicaes do fabricante do veculo; - Utilize os pneus mais indicados para cada tipo de solo; -Observe periodicamente o desgaste da rodagem (TWI). Esse indicador existe em todos os pneus e indica o momento adequado de efetuar sua troca; - No permita o contato do pneu com derivados de petrleo e/ou solventes. Esses produtos atacam a borracha, reduzindo sua vida til. Cruzamentos e curvas Os cruzamentos e as curvas constituem-se em pontos crticos para a conduo do seu veculo, pois aumentam os riscos de acidentes. O que fazer, nessas situaes, na conduo do veculo? Nas curvas observe essas dicas: Reduza a velocidade do veculo antes de entrar na curva, utilizando o sistema de freios e, se necessrio, reduza a marcha. Faa a curva com movimentos suaves na direo. Retome gradativamente a velocidade original, aps a concluso do trajeto curvilneo. No se esquea: obedea sempre aos limites de velocidade permitidos. Nos cruzamentos, a circulao de veculos e pessoas altera-se a todo instante. Quanto mais movimentado for o cruzamento, mais conflito haver entre veculos, pedestres e ciclistas, aumentando os riscos de colises e atropelamentos.

58

De forma geral, siga estas regras: Diminua a velocidade ao aproximar-se de cruzamentos; Redobre a ateno em relao a veculos e pedestres; e Esteja sempre preparado para parar ou desviar sua trajetria.

DICA muito comum, tambm, a presena de equipamentos como orelhes, postes, lixeiras, caambas, bancas de jornal e at mesmo cavaletes com propagandas por perto das esquinas, reduzindo ainda mais a percepo dos movimentos de pessoas e veculos.

Nos cruzamentos com semforos, observe e aguarde o sinal verde direcionado para voc antes de movimentar seu veculo, mesmo que outros veculos ao seu lado o faam. Lembre-se de que fundamental respeitar a faixa de pedestres existente em grande parte dos cruzamentos urbanos.

2.5 Como evitar acidentes em veculos de duas ou mais rodas Alm do comportamento seguro, da prtica da direo defensiva e do conhecimento das condies adversas, importante saber o que se pode fazer para evitar acidentes com seu veculo. Algumas situaes no trnsito exigem cuidados especiais. Para evitar acidentes importante conhecer os conceitos de tempo e distncia de reao, de frenagem e de parada. Vrios Detrans (Departamentos Estaduais de Trnsito) no Brasil elaboram manuais e publicam informaes a respeito dos conceitos que envolvem as distncias de segurana no trnsito. Esses conceitos so descritos a seguir.

59

2.5.1 Distncias de segurana no trnsito A partir do momento em que o condutor v um obstculo enquanto est dirigindo, ele comea a frear. O intervalo de tempo entre o momento em que ele v o obstculo e o momento em que de fato aciona os freios chamado de TR (Tempo de Reao) Podemos entender que o TR o intervalo de tempo entre a observao do obstculo (outro veculo, buracos, pedestres etc.) e a reao necessria (mudana de direo, reduo, parada, entre outras reaes). O TR varia de indivduo para indivduo, pois est relacionado com sua capacidade de reagir aos estmulos visuais. Alm disso, o TR pode ser afetado pelas condies fsicas e psquicas do condutor, por exemplo, seu estado de fadiga e o grau de alcoolemia do indivduo. Normalmente, o intervalo mdio de reao de aproximadamente 0,75 segundos. A distncia percorrida durante o DTR (Tempo de Reao) varia em funo da velocidade em que se encontra o veculo; observe alguns exemplos na tabela a seguir:

TEMPO DE REAO VELOCIDADE (km/h) 40 50 60 80 90 100 110 NORMAL (0,75 segundos) DISTNCIA (m) 8 10 12 16 18 20 22 RETARDADO (2 segundos) DISTNCIA (m) 22 24 28 33 37 41 45

Aps acionados os freios, sejam eles convencionais ou com ABS (Sistema Antitravamento), cada veculo leva um tempo at parar completamente. Esse tempo denominado TF (Tempo de Frenagem).

60

A distncia percorrida pelo veculo entre o momento em que o condutor aciona os freios e aquele em que o veculo para completamente chamada DF (Distncia de Frenagem). Essa distncia pode variar de acordo com o tipo de veculo; por exemplo, um veculo em condies normais de manuteno e conduo, que trafega a uma velocidade de 40 km/h, percorre aproximados 6,4 metros. A seguir veremos alguns elementos que podem interferir, aumentando ou reduzindo a Distncia de Frenagem, quais sejam: I) Veculo especialmente quanto ao estado de conservao do sistema de frenagem (convencional ou ABS); II) Velocidade desenvolvida pelo veculo; III) Aderncia dos pneus do veculo pista, que varia em funo do estado de conservao dos pneus, do estado de conservao da pista e do estado em que ela se encontra (seca, molhada, com leo etc.). O TP (Tempo de Parada) corresponde ao intervalo do Tempo de Reao acrescido ao Tempo de Frenagem. A Distncia DTP (Distncia Total de Parada) aquela percorrida pelo veculo desde o momento em que o condutor percebeu o obstculo at o momento em que o veculo parou por completo. Para que voc possa ter ideia da importncia de conhecer e respeitar essas distncias, um veculo trafegando a 50 km/h pode parar em 45 metros. No entanto, se ele estiver a 70 km/h, precisar de 70 metros para parar. Ao trafegar atrs de outro veculo, preciso manter distncia para evitar uma coliso se ele frear bruscamente. Uma boa distncia permite que voc tenha tempo de reagir e acionar os freios diante de uma situao de emergncia, e que haja tempo, tambm, para que o veculo, uma vez freado, pare antes de colidir.

61

Mas qual a distncia recomendada? A distncia que voc deve manter entre o seu veculo e o que vai frente chamada DS (Distncia de Seguimento). Quando voc estiver conduzindo em circunstncias normais de pista e de clima, o tempo necessrio para manter uma distncia segura de, aproximadamente, dois segundos. Existe uma regra simples que ajudar voc a manter uma distncia segura de outro veculo: 1. Escolha um ponto fixo margem da via (placa de sinalizao, poste, marcao viria, entre outros); 2. Quando o veculo que vai sua frente passar pelo ponto fixo escolhido, comece a contar; 3. Conte dois segundos pausadamente. Uma maneira fcil contar seis palavras em sequncia cinquenta e um; cinquenta e dois. 4. A distncia entre o seu veculo e o que vai frente ser segura se o seu veculo passar pelo ponto fixo aps a contagem de dois segundos. 5. Caso contrrio, reduza a velocidade e faa nova contagem. Repita at estabelecer a distncia segura.

IMPORTANTE: a Distncia de Seguimento deve ser sempre maior do que a distncia de parada, garantindo que haja espao suficiente para que seu veculo pare antes de colidir com o que vai sua frente.

62

2.5.2 Tipos de Colises Alm da observao das distncias de segurana no trnsito, que no seu descumprimento so os tipos de colises que ocorrem com maior frequncia, vrios outros acidentes podem ser evitados se o condutor conhecer as situaes que os geram. Assim, uma coliso pode ser entendida como um acidente envolvendo dois veculos em movimento. Acontece em vrias situaes: com o veculo da frente, com o de trs, em cruzamentos, entre outros. Colises com o veculo da frente Usualmente, a coliso com outro veculo que est frente acontece por desateno do condutor ou porque ele no obedeceu distncia de seguimento, podendo ocorrer tambm ambos os motivos simultaneamente. Para evitar esse tipo de coliso, o condutor deve manter o mximo de ateno enquanto est dirigindo. Observe o comportamento do veculo que vai sua frente e preserve uma distncia segura. Colises com o veculo de trs Muitas vezes no estamos vendo o veculo que se aproxima por trs e somos pegos de surpresa. A coliso com o veculo de trs pode ser evitada avisando corretamente, por meio dos dispositivos de sinalizao disponveis no carro, aquilo que pretendemos fazer, diminuindo a marcha gradualmente e posicionando-nos corretamente na pista, ao fazermos converses e ultrapassagens. Para que os acidentes no ocorram, necessrio que voc dirija seguindo corretamente as normas, sem parecer indeciso. Isso facilita os movimentos dos veculos que esto atrs de voc. Caso algum veculo queira ultrapass-lo, facilite sua manobra e permita a ultrapassagem.

63

Colises frontais A coliso frontal entre dois veculos , por sua vez, uma das mais graves, pois muitas vezes leva morte. Essa coliso pode ser fatal, pois no momento em que se d a coliso, ela representada pela soma da velocidade dos dois veculos que colidiram. Assim, supondo que dois veculos se choquem frontalmente a uma velocidade de 60 km/h, o impacto da coliso ocorrer num total de 120 km/h. Pode-se assemelhar o exemplo citado a uma coliso de um carro a 120 km/h com um muro de concreto. Neste caso, um motorista com peso mdio de 70 kg ser projetado frente com um impacto equivalente a 8 toneladas. Essas colises so frequentes nos casos de ultrapassagem, quando o veculo que a realiza est na pista de direo contrria. Para evitar esses acidentes, s ultrapasse outro veculo quando a sinalizao permitir, se houver visibilidade suficiente e se a faixa de sentido contrrio estiver livre. Fique atento nas curvas, onde existe menor visibilidade, e aos pedestres, ciclistas e animais que podero entrar repentinamente na pista. Colises nos cruzamentos entre vias Nos cruzamentos, o movimento de veculos e de pessoas altera-se a todo instante. Quanto mais movimentado o cruzamento, mais conflito haver entre veculos, pedestres e ciclistas, aumentando os riscos de colises e atropelamentos. Alm de pessoas e veculos, muito comum a presena de equipamentos como orelhes, postes, lixeiras, bancas de jornal e at mesmo cavaletes com propagandas perto das esquinas, reduzindo ainda mais a visibilidade e a percepo dos condutores.

DICAS Ao se aproximar de um cruzamento voc deve redobrar a ateno e reduzir a velocidade. Nos semforos, observe apenas o foco de luz que controla o trfego da via em que voc est. Aguarde o sinal verde direcionado para voc antes de movimentar o veculo, mesmo que outros, ao seu lado, se movimentem-se. Troque a sua preferncia pela sua segurana!

64

Colises nos estreitamentos de pista Qualquer estreitamento de pista aumenta os riscos de ocorrerem acidentes. Pontes estreitas ou sem acostamento, obras, desmoronamento de barreiras e presena de objetos ou obstrues na pista so exemplos de estreitamentos. Assim que voc enxergar a sinalizao de um estreitamento ou perceber um estreitamento adiante, redobre sua ateno, reduza a velocidade e a marcha.

DICAS Quando o estreitamento permitir a passagem de apenas um veculo por vez, aguarde o momento adequado, alternando a passagem com os outros veculos que esto no sentido oposto.

H outros acidentes que podem ocorrer com pedestres e outros integrantes do trnsito. Para evitar esses acidentes, os condutores devem estar especialmente atentos para os casos de colises na marcha a r, atropelamentos, choques com objetos fixos, bicicletas, motocicletas, atropelamentos de animais etc. Fique atento para tudo o que ocorre na via e ao seu redor. Veja algumas atitudes que ajudam na preveno de acidentes e valem para todos os condutores: 1. Para reduzir a velocidade necessrio cautela. Sinalize adequadamente e a tempo. Indique sempre essa manobra. 2. Diante de um cruzamento, modere a velocidade e demonstre prudncia. Tenha sempre total controle sobre o veculo. 3. Jamais desafie outro condutor. Se voc notar que algum deseja ultrapassar, reduza a velocidade e permita a ultrapassagem. 4. Evite freadas bruscas. Elas podem causar acidentes ou machucar as pessoas no interior do veculo. 5. Evite buzinar, principalmente se voc estiver prximo a hospitais ou escolas. A buzina deve ser utilizada apenas para alertar condutores ou pedestres em caso de risco.

65

2.6 Abordagem terica da conduo de motocicletas com passageiro e/ou cargas

LEMBRE-SE Esta apostila destinada aos candidatos primeira habilitao. Portanto, voc s poder obter a CNH nas categorias A e B. Assim, se voc desejar conduzir motocicleta ou veculo similar de duas rodas dever ser habilitado na categoria A.
Voc no poder jamais utilizar sua motocicleta para transportar passageiros ou cargas como atividade profissional. Essa possibilidade existe, mas no para os candidatos primeira habilitao. De qualquer maneira, vejamos a seguir quais so as exigncias e requisitos necessrios para o transporte remunerado de passageiros (mototxi) ou mercadorias (motofrete) em motocicletas. De acordo com a lei no 12.009, de 29 de julho de 2009, que define as regras para o transporte remunerado de mercadorias e de passageiros em motocicletas e motonetas, os requisitos para exercer essa atividade so os seguintes: I ter completado 21 (vinte e um) anos; II possuir habilitao, por pelo menos 2 (dois) anos, na categoria; III ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentao do Contran (resoluo no 350/2010); IV estar vestido com colete de segurana dotado de dispositivos retrorrefletivos, nos termos da regulamentao do Contran (Conselho Nacional de Trnsito) (resoluo no 356/2010).

66

Adicionalmente, para o exerccio da atividade de transporte de passageiros em motocicletas e motonetas (mototxi), o condutor deve, ainda, atender aos requisitos do art. 329 do CTB. 2.7 Equipamentos de segurana do condutor motociclista Os equipamentos de proteo e vestimentas so indispensveis para pilotar uma motocicleta e devem ser adequados para garantir o conforto e a segurana do motociclista. D preferncia a cores claras e refletivas. Vermelho e amarelo so as cores que mais facilitam a percepo de sua presena. Evite comprar capacete da mesma cor que a moto, pois a diferena de cores ajuda na visualizao do conjunto moto e motociclista. 2.7.1 Capacete Conforme a resoluo no 203 de setembro de 2006 - Contran, o uso do capacete, obrigatrio por lei, considerado pela maior parte dos motociclistas como o principal equipamento de proteo. Na maioria dos acidentes fatais, o capacete estava ausente ou malcolocado.

LEMBRE-SE O capacete um produto perecvel e com vida til limitada. Os capacetes que atendem s normas brasileiras possuem um selo de qualidade do Inmetro, que contm a data de sua fabricao.

A observncia do selo do Inmetro, que atesta a qualidade do capacete, ponto primordial na escolha desse item de segurana. Evite a compra de capacetes com o selo adulterado. De acordo com alguns fabricantes, enquanto o capacete no vendido, ele no se deteriora. O desgaste do capacete depender do nmero de horas e dias de uso, alm dos cuidados do usurio na sua conservao. Portanto, o capacete no tem data de validade fixa. O julgamento para identificar se ele est ou no em condies de uso vai depender da avaliao do agente de trnsito. Quando um capacete sofre impacto, deve ser substitudo, pois no possvel avaliar os danos em sua estrutura. Alm disso, as alas devem estar bem fixadas. Um capacete malcolocado, certamente, vai voar longe em caso de acidente. O mais indicado deixar uma folga de no mximo um dedo indicador entre a jugular (cinta que prende o capacete na cabea) e o pescoo do motociclista.
67

recomendvel escolher um capacete de cor clara, bem ajustado e confortvel cabea. Tambm preciso manter a cinta jugular bem justa e presa para que o capacete no saia da cabea, e a viseira deve estar fechada. Um tamanho adequado permite que o capacete no se mova com o vento e, sendo leve, no incomodar mesmo em uso prolongado. Se voc escolher um capacete aberto, obrigatrio o uso dos culos de proteo. 2.7.2 Luvas Ao escolher as luvas, devemos selecionar aquelas que menos interferem na sensibilidade dos dedos e das mos. As luvas de meio-dedo so inadequadas, pois no protegem completamente as mos. No perodo de frio podem ser usadas luvas acolchoadas, desde que no prejudiquem a sensibilidade dos dedos; devem ter reforo palmar para maior proteo e, se possvel, confeccionadas em couro. 2.7.3 Calados As botas devem ser pelo menos de meiocano, com protetores de canela e de peito de p. O ideal utilizar botas de cano alto para a proteo dos tornozelos, diminuindo as leses nessa parte do corpo em caso de acidente. Elas devem ser bem caladas e o ideal que no tenham cadaros; caso os tenham, necessitam ser bem amarrados. Se possvel, as botas devem tambm possuir um pequeno salto, de maneira que se ajustem s pedaleiras. 2.7.4 Vestimentas Para as jaquetas, prefira as de cores claras e vivas, fabricadas com tecido resistente ou couro e bem ajustadas ao corpo, sem impedir os movimentos dos braos. As calas devem ser de tecido resistente, bem ajustadas ao corpo e sem partes soltas que possam se prender na motocicleta. Em situaes de chuva, utilize um conjunto apropriado, que deve ser de tamanho adequado para no causar desconforto e no limitar os movimentos. D preferncia s cores mais claras ou chamativas. Existem capas de chuva de cor vermelha, que permitem visibilidade a partir de grandes distncias. Evite as capas pretas e procure as que tm partes refletivas.

68

EXERCCIOS DE FIXAO
Marque com um X as alternativas corretas: 1) A Distncia de Seguimento deve: ( ( ( ( ) ser sempre igual distncia de parada. ) ser sempre maior do que a distncia de parada. ) ser sempre menor do que a distncia de parada. ) variar de acordo com a ateno do motorista.

2) A lei 11.705/2008, que alterou o CTB, define que: ( ( ( ( ) O condutor que beber at 3 copos de cerveja no pode ser multado. ) A pessoa que beber mais de 3 copos de cerveja no deve sair de casa. ) O condutor que beber no deve dirigir. ) O condutor e o passageiro podem beber a mesma quantidade de cerveja.

3) O Mtodo Bsico de Previso de Acidentes considera a necessidade de que o condutor esteja atento para que possa perceber as situaes de perigo. Dessa forma, ele poder encontrar a melhor forma de evitar o acidente caso precise tomar uma atitude rapidamente. ( ) Certo ( ) Errado 4) So considerados exemplos de conduta, para evitar situaes de risco envolvendo o consumo de lcool: ( ) No beber antes de dirigir. ( ) Beber sempre em jejum, pois evita a embriaguez. ( ) Tomar um banho bem gelado para eliminar os efeitos do lcool. ( ) No deixar que qualquer condutor consuma bebida alcolica.

69

5) Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) Apresentar concentrao de lcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas gera pena de deteno, de seis meses a trs anos, multa e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor. ( ) Usar o telefone celular ao dirigir, mesmo que seja em viva voz, atrapalha a concentrao do condutor. ( ) Ser capaz de prever o perigo uma qualidade do condutor que permite evitar que os acidentes ocorram. ( ) Beber perigoso porque o lcool presente na corrente sangunea provoca alteraes na percepo e retardamento dos reflexos. 6) Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) Os acidentes de trnsito so aqueles que envolvem apenas veculos. ( ) Os estreitamentos de pista causam maior risco de acidente no trnsito. ( ) A vegetao no capaz de prejudicar a viso do condutor. ( ) As colises frontais acontecem, em geral, nas situaes em que um dos veculos est na pista de mo contrria ao seu deslocamento. 7) Usualmente, a coliso com o veculo da frente acontece por desateno do condutor ou porque ele no obedeceu distncia mnima de seguimento. Se estiver muito prximo do outro veculo, o condutor no tem tempo de reagir quando o veculo da frente freia bruscamente. ( ) Certo ( ) Errado 8) Distncia de seguimento : ( ) aquela que voc deve manter entre o seu veculo e o que vai frente, de forma que possa parar seu veculo sem colidir. ( ) aquela que o seu veculo percorre desde o momento em que voc v o perigo at a parada total do seu veculo. ( ) aquela que seu veculo percorre desde o momento em que voc v a situao de perigo at o momento em que pisa no freio. ( ) aquela percorrida pelo veculo durante toda a viagem.
70

9) A partir da publicao ________________, a atividade de mototaxista ou de motofretista foi regulamentada. Para exercer essa atividade remunerada, o motociclista deve apresentar atitudes e comportamentos que reflitam a imagem de um profissional que est a servio da sociedade. ( ( ( ( ) da resoluo no 12.009/09 ) da lei no 12.009/09 ) do decreto no 12.009/09 ) do artigo no 12.009/09

10) So exemplos de equipamentos de segurana que devem ser utilizados pelos motociclistas: ( ) cala comprida e jaqueta. ( ) capacete. ( ) tnis com amortecimento.( ) luvas de proteo. 11) Para conduzir uma moto devemos sempre preferir as jaquetas de cores claras e vivas, fabricadas com tecido resistente e bem ajustadas ao corpo. No se deve nunca usar o couro, pois ele poder impedir os movimentos dos braos. ( ) Certo ( ) Errado

71

CAPTULO 3 Noes de Primeiros Socorros


Muitas vezes pessoas sofrem acidentes de trnsito diante de ns e no sabemos o que fazer. Acidentes acontecem a qualquer momento e nem sempre em locais prximos a um hospital ou pronto-socorro. Aconselha-se a qualquer pessoa, inclusive aos candidatos primeira habilitao, que, antes de tudo, sinalizem o local do acidente e acionem os servios de emergncia. No entanto, h momentos em que a vtima pode correr mais riscos ainda se no for socorrida na hora por meio de tcnicas simples. Sendo assim, o simples fato de conhecer noes bsicas de primeiros socorros pode salvar muitas vidas. Alm disso, o conhecimento desse contedo tambm exigido pela legislao brasileira para os candidatos primeira habilitao.

3.1 Conceitos bsicos Vamos conhecer alguns conceitos bsicos que nos ajudaro a compreender melhor as aes tomadas frente a um acidente de trnsito com vtima. Deixar de prestar socorro significa no dar nenhuma assistncia vtima. A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, j est prestando e providenciando socorro. Vale lembrar que devemos prestar socorro sempre que a vtima no esteja em condies de cuidar de si prpria. Primeiro-socorro o tipo de atendimento, temporrio e imediato, que prestado vtima de acidentes, antes da chegada do socorro mdico. Esse tipo de socorro pode proteger a pessoa contra maiores danos, evitando o chamado 2o trauma, isto , no propiciando outras leses ou agravando as j existentes. Seu objetivo resguardar a vtima, ou seja, a manuteno do suporte bsico da vida. importante chamar ateno para o fato de que a presena de um mdico sempre indispensvel. Socorrista como chamamos o profissional em atendimento de emergncia. Devemos, sempre que possvel, preferir que o atendimento seja feito por um socorrista, pois eles contam com formao e equipamentos especiais, o que permite que prestem um atendimento especializado.

IMPORTANTE: tenha sempre em mente que voc no um profissional especializado em primeiros socorros, mas que sua ao ser importante para salvar vidas, desde que observe alguns cuidados durante o socorro s vtimas.
72

Neste sentido, h uma sequncia de aes que devem ser tomadas independentemente do tipo de acidente com o qual voc se deparar. So elas: 1) Mantenha a calma; 2) Garanta a segurana (boa sinalizao do acidente); 3) Pea socorro especializado; 4) Controle a situao; 5) Verifique a situao das vtimas; 6) Realize algumas aes com as vtimas. Vamos ento entender melhor de que maneira aplicamos essas aes?

3.2 Sinalizao do local do acidente Os acidentes acontecem nas vias pblicas urbanas e rurais em geral (ruas, avenidas, vielas, caminhos, estradas, rodovias etc.), impedindo ou dificultando a passagem normal dos outros veculos. Por isso, esteja certo de que situaes de perigo vo ocorrer (novos acidentes ou atropelamentos) se voc demorar muito ou no sinalizar o local de forma adequada. O primeiro procedimento que voc deve realizar ao se deparar com um acidente de trnsito providenciar imediatamente a sinalizao do local. Para fazer isso com sucesso so necessrios os seguintes cuidados: - Reduza a velocidade e pare seu veculo no acostamento antes ou depois do acidente (em local seguro), a uma distncia suficiente para no provocar um acidente secundrio; - Em seguida, salte de seu veculo, deixando-o com as luzes ligadas o pisca-alerta;
73

- Inicie a sinalizao em um ponto seguro antes do acidente; - Use o tringulo de segurana para sinalizar o acidente, colocando-o a uma distncia segura do local do acidente. Alternativamente, pode ser improvisada uma sinalizao com galhos de vegetao ao lado da via, sempre observando a distncia do local do acidente.

Veja a seguir como definir a distncia para a sinalizao do acidente em vrios tipos de vias e situaes climticas: DISTNCIA PARA INCIO DA SINALIZAO (SOB CHUVA, NEBLINA, FUMAA, NOITE) 80 passos longos 120 passos longos 160 passos longos 200 passos longos

VIA

VELOCIDADE MXIMA PERMITIDA (km/hora) 40 60 80 100

DISTNCIA PARA INCIO DA SINALIZAO (PISTA SECA) 40 passos longos 60 passos longos 80 passos longos 100 passos longos
74

Locais Avenidas Vias de fluxo rpido Rodovias

Cada passo deve ter aproximadamente 1 m de comprimento. Alm dos procedimentos descritos acima, importante tomar outros cuidados. Para isso, proceda da seguinte maneira: - Demarque o desvio do trfego at o acidente. - Mantenha o trfego fluindo com as vias livres. - Solicite s pessoas que fiquem ao longo do trecho sinalizado para melhorar a fluidez do trfego. - Cuide para que os curiosos no parem na via destinada ao trfego.

LEMBRE-SE Acima de tudo, lembre que voc no nem um socorrista profissional, nem um agente de trnsito. Da a necessidade de solicitar socorro especializado imediatamente.

3.3 Acionamento de recursos Em grande parte do Brasil ns podemos contar com servios de atendimento s emergncias. O resgate, ligado ao Corpo de Bombeiros, os Samus, os atendimentos das prprias rodovias ou outros tipos de socorro, recebe chamados por telefone, faz uma triagem prvia e envia equipes treinadas, em ambulncias equipadas, para o atendimento. Aps uma primeira avaliao, os feridos so atendidos emergencialmente para, em seguida, serem transferidos aos hospitais. Os atendimentos de emergncia so servios gratuitos, com nmeros de telefone padronizados em todo o Brasil. Use um celular, os telefones dos acostamentos das rodovias, os telefones pblicos ou pea para algum que esteja passando para telefonar. Os telefones de emergncia mais comuns so: 190 Polcia Militar; 191 Polcia Rodoviria Federal (para acidentes em estradas e rodovias); 192 Samu (Servio de Atendimento Mvel de Urgncia); 193 Resgate do Corpo de Bombeiros; 198 - Polcia Rodoviria Estadual.
75

LEMBRE-SE importante lembrar que, onde houver tal atendimento, o Samu o mais indicado para atender a maioria das vtimas de acidente de trnsito. J o Corpo de Bombeiros dever ser acionado quando outras circunstncias se apresentarem, por exemplo, acidentes com alguma vtima presa na ferragem ou com riscos de incndio.
O atendimento de emergncia no exclui a necessidade da presena de um mdico ou socorrista. Antes de tudo, chame por socorro especializado, informando as condies e o local preciso do acidente. 3.4 Verificao das condies gerais da vtima Primeiramente, faa contato com a vtima. Fale calmamente, informe o que aconteceu, oua suas queixas e permanea prximo. Mantenha a calma, a vtima precisa sentirse amparada por algum que lhe transmita segurana e confiana. Informe aos acidentados que o auxlio j est a caminho. Quando se aproximar da cena do acidente, tenha certeza de que est protegido (evite ser atropelado, por exemplo), pois necessrio que voc ajude os outros e no seja
76

mais uma vtima. No solte o cinto de segurana, A NO SER que esteja dificultando a respirao da vtima. Neste caso, tome cuidado para no moviment-la. Faa perguntas simples e diretas visando identificar se a vtima est consciente. Caso haja mais pessoas no local, tente identificar a presena de algum que tenha experincia com primeiros socorros. Cubra a vtima com uma vestimenta disponvel para proteg-la do sol, chuva ou frio e aguarde a chegada do socorro, pois a movimentao da vtima ou a identificao de um problema mais grave exige treinamento prtico em primeiros socorros.

ATENO Por outro lado, algum que no especialista em primeiros socorros precisa obrigatoriamente saber o que no se pode fazer com uma vtima de acidentes. Essas aes proibidas esto relacionadas a seguir: - NO movimente a vtima. - NO faa torniquetes para estancar hemorragias. - NO retire o capacete de um motociclista. - NO d lquidos nem alimentos para a vtima.
Os primeiros socorros so procedimentos imediatos e temporrios, prestados a algum em caso de acidente ou de mal sbito, com a finalidade de manter as funes vitais da vtima e evitar o agravamento da situao, at a chegada de socorro mdico.
77

EXERCCIO DE FIXAO
Marque as alternativas corretas: 1) Em caso de acidente necessrio sinalizar o local do acidente para: marque mais de uma alternativa: ( ( ( ( ) indicar a necessidade de desvio de trfego. ) que os outros condutores saibam que no mais necessrio ajudar. ) evitar a ocorrncia de um novo acidente. ) manter o trfego fluindo.

2) Alguns procedimentos podem agravar a situao das vtimas, por exemplo: marque mais de uma alternativa: ( ( ( ( ) aplicar torniquetes para estancar hemorragias. ) movimentar uma vtima. ) falar com a vtima. ) retirar capacetes de motociclistas.

3) Primeiro-socorro o tipo de atendimento, temporrio e imediato, prestado vtima de acidente ou mal sbito, antes da chegada do socorro mdico. Esse socorro pode proteger a pessoa contra maiores danos e tem como principal objetivo a manuteno da vida. ( ) Certo ( ) Errado 4) O ideal que a vtima do acidente nunca esteja imobilizada ao ser movimentada. ( ) Certo ( ) Errado

78

CAPTULO 4 Noes de Proteo e Respeito ao Meio


Ambiente e de Convvio Social no Trnsito
Em biologia, sobretudo na ecologia, meio ambiente o conjunto de todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento dos seres vivos. Esses fatores incluem a luz, o ar, a gua, o solo e os prprios seres vivos nas suas relaes ecolgicas. O ambiente o conjunto dos elementos fsicos, qumicos e biolgicos necessrios sobrevivncia das espcies. Mesmo sendo parte da natureza, o homem tem agido sobre ela de uma forma irresponsvel. Nesta unidade vamos discutir com voc a importncia de estar sempre atento ao ambiente, aprendendo a preserv-lo melhor.

4.1 O veculo como agente poluidor do meio ambiente Entende-se por poluio a deteriorao das condies ambientais que pode atingir o ar, a gua e o solo. Esse considerado um tema de preocupao no somente do Brasil, mas tambm de toda a comunidade internacional.

PARA REFLETIR Se estimarmos a frota nacional de 50 milhes de veculos e considerarmos que cada veculo tem em mdia 4 pneus (moto com dois pneus compensa grandes veculos articulados que chegam a ter 34 pneus), e que se realize uma troca por ano, teramos a cada ano um resduo de 200 milhes de pneus.

Porm, no so unicamente os pneus usados que poluem o meio ambiente. A emisso de gases e partculas, a poluio sonora, a poluio das guas e a destruio da camada de oznio tambm so consequncias malficas do uso de veculos.

79

Emisso de gases e partculas O motor dos veculos transforma o combustvel em gases que so lanados no ar. Aproximadamente 99% desses gases podem ser considerados inofensivos. No entanto, existe 1% dos gases que so altamente perigosos ao homem e ao meio ambiente. Dada a enorme frota de veculos automotores existentes no pas, essa pequena parcela representa uma enorme quantidade de gases poluentes no ar.

Os escapamentos dos veculos movidos a gasolina ou a diesel lanam gases txicos no ar, entre os quais se destacam o monxido e o dixido de carbono, alm dos compostos sulfurosos. No art. 231, o CTB estabelece que transitar com o veculo produzindo fumaa, gases ou partculas em nveis superiores aos fixados pelo Contran (Conselho Nacional de Trnsito) constitui-se em infrao grave e prev penalidade de multa e medida administrativa de reteno do veculo para regularizao.

80

Emisso sonora preciso estar consciente ainda de que o veculo no polui apenas o ar! Ele tambm provoca poluio sonora. Uma pessoa que fique exposta aos rudos excessivos dos veculos est sujeita ao estresse precoce, ao desgaste fsico e a outros aborrecimentos, como: desequilbrio emocional, dor de cabea, zumbido no ouvido, deficincia auditiva, agitao, irritao, distrbios gstricos, palpitao, insnia etc.

IMPORTANTE: a consequncia mais grave da poluio sonora para a sade humana a reduo da capacidade auditiva. Muitas pessoas no sabem, mas a perda de audio irreversvel.
Para tentar reduzir a poluio sonora, o CTB estabelece como infraes o uso prolongado e sucessivo da buzina (infrao leve com penalidade de multa); o uso no veculo de equipamentos com som ou volume de frequncia que no sejam autorizados pelo Contran (infrao grave com penalidades de multa e reteno do veculo para regularizao); e o uso indevido de aparelho de alarme que produza sons e rudos que perturbem o sossego pblico (infrao mdia com penalidades de multa e apreenso do veculo), entre outras.

81

Poluio das guas As emisses poluentes veiculares tambm atingem a gua por meio de efluentes dos processos de lavagem de veculos, trocas de leo e lubrificantes.

COMENTRIOS Imaginem a gua utilizada para lavar a frota brasileira de veculos de passeio, estimada em 50 milhes veculos. Utilizando uma mangueira, gastam-se 600 litros de gua para lavar um veculo. Considerando-se que cada veculo recebe uma lavagem por semana, o consumo de gua ser de 30 bilhes de litros de gua. Da a importncia de implantar o reaproveitamento da gua, fechando o ciclo na lavagem, alm de captar e utilizar a gua de chuva.

Efeito estufa e a destruio da camada de oznio A camada de oznio uma camada gasosa que envolve o planeta Terra, protegendo-o dos raios ultravioletas. Esses raios so nocivos sade, podendo causar cncer de pele e queimaduras graves quando em contato com a pele humana. A poluio e a liberao de gases como o CFC (clorofluorcarbono) provocam a destruio dessa camada. Cada veculo contribui com uma parcela na poluio existente em nosso planeta. A poluio causada pelos veculos contribui para o agravamento do efeito estufa. Devido aos gases se acumularem na atmosfera, a irradiao de calor da superfcie fica retida na atmosfera, e o calor no lanado para o espao. Essa reteno provoca o efeito estufa artificial.
82

4.2 Regulamentao do Conama sobre a poluio ambiental causada por veculos O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) o rgo que estabelece as normas gerais para proteo do meio ambiente. Entre as suas resolues, as que fazem referncia legislao de trnsito detalham e tratam das normas para fabricao, comercializao e distribuio de novos combustveis; estabelecem limites para emisso de gases e rudos; preveem normas para manuteno e regulagem de veculos e normas para projeto, fabricao e montagem de veculos. O Proconve (Programa de Controle da Poluio do Ar por Veculos Automotores) foi institudo pelo Conama com o intuito de reduzir a poluio ambiental. Esse programa envolve a conscientizao a respeito da poluio causada pelos veculos, o incentivo ao desenvolvimento da tecnologia no setor automobilstico para reduo de poluentes emitidos, o aprimoramento da qualidade dos combustveis lquidos utilizados e a fiscalizao e a criao de programas de inspeo e manuteno para veculos em uso. A resoluo do Conama no 297/02 no 297/02 estabelece os limites mximos de emisso de poluentes para os ciclomotores, motociclos e veculos similares novos. J a resoluo do Conama no 272/00 define os limites mximos de rudos provocados por veculos automotores. Outras resolues desse mesmo rgo tratam dos vrios limites aceitveis de poluio por emisso de poluentes e de rudos e tambm dos programas de inspeo e manuteno para veculos automotores em uso. Em 1998, com a promulgao do CTB (Cdigo de Trnsito Brasileiro), o controle da emisso de gases poluentes passou a ser visto como condio obrigatria para o licenciamento dos veculos.

SAIBA MAIS Para conhecer melhor as resolues do Conama, consulte o site do Ministrio do Meio Ambiente (www.mma.gov.br/conama).

83

Existe tambm um programa de recolhimento de pneus, imposto a todos os fabricantes, chamado Programa Nacional de Coleta e Destinao de Pneus Inservveis. Esse programa foi inicialmente institudo pela resoluo no 258, de 26 de agosto de 1999, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), sendo modificado pela resoluo no 416, de 30 de setembro de 2009. O programa determinou que as empresas fabricantes e as importadoras de pneumticos fossem obrigadas a coletar e dar destinao final, ambientalmente adequada, aos pneus inservveis. Inicialmente, a meta de recolhimento previa que fossem recolhidos at cinco pneus para cada pneu novo colocado no mercado. No entanto, a resoluo no 416 reduziu drasticamente essa meta, definindo que, para cada pneu novo comercializado, as empresas fabricantes ou importadoras devero dar destinao adequada a um pneu inservvel.

84

4.3 Manuteno preventiva do automvel e da motocicleta para preservao do meio ambiente Uma manuteno benfeita fundamental para que a vida til do automvel e da motocicleta seja maximizada no que se refere ao seu desempenho. Alguns dos principais objetivos da manuteno preventiva so: Otimizar os insumos, garantindo segurana e reduzindo impactos ambientais; Garantir a frota disponvel para a operao do servio; e Manter o controle histrico da manuteno no perodo de vida til do veculo. A manuteno preventiva efetuada frequentemente de acordo com os critrios preestabelecidos para reduzir a probabilidade de falha do veculo ou a degradao de um servio efetuado. Os tipos de manuteno preventiva so: Manuteno sistemtica: de acordo com o tempo de uso do equipamento; Manuteno condicional: executada de acordo com o estado do equipamento aps a evoluo de um sintoma significativo.

IMPORTANTE: todo condutor deve estar consciente de que a manuteno preventiva importante no s para evitar falhas no automvel ou na motocicleta, mas tambm para regular o funcionamento do veculo, reduzindo o consumo e as emisses nocivas ao meio ambiente.

85

4.4 Noes de Convvio Social no Trnsito O processo de interao complexo e ocorre permanentemente entre as pessoas. Um olhar, um sorriso, um gesto, uma postura corporal so algumas formas de interao. Alm disso, importante entender seu papel na sociedade e quais so os seus direitos como cidado. Agora vamos compreender a importncia de interagir com outras pessoas e conhecer o papel de cada indivduo no convvio em grupo.

4.5 Relacionamento interpessoal Conceitos bsicos Para entender o conceito de Relaes Humanas, necessrio definir o termo personalidade.

DEFINIO Personalidade o conjunto total de caractersticas que torna o indivduo nico e diferente dos outros, sendo passvel de mudanas.

Os diferentes grupos sociais dos quais a pessoa faz parte podem ter influncia na sua personalidade, da mesma forma como a personalidade de cada pessoa tem influncia dentro dos grupos sociais. A base para boas relaes interpessoais compreender que cada pessoa tem uma personalidade prpria, que precisa ser respeitada e que traz consigo, em todas as situaes, necessidades sociais, materiais e psicolgicas que precisa satisfazer, influenciando o seu comportamento.

DEFINIO Assim, podemos conceituar Relaes Humanas como: Uma disposio interior, uma aceitao do outro, que transparece no modo de falar, de olhar, na postura e, sobretudo, na forma de agir adequada. a tcnica de convivncia.
86

As diferenas individuais As diferenas individuais so as vrias formas em que os indivduos se distinguem uns dos outros, seja nos aspectos fsicos, psquicos, intelectuais, emocionais ou sociais. Podemos destac-las por meio dos seguintes pontos: FATORES QUE DETERMINAM AS DIFERENAS INDIVIDUAIS Atitudes Aptides Habilidades Grau de maturidade Constituio fsica Sexo Aspiraes Interesses Sensibilidade Temperamento Sade Valores

Inteligncia Idade Sociabilidade Pontos de vista possvel distinguir diferentes aspectos na conduta de qualquer indivduo. O seu comportamento total que considerado como personalidade. Fatores que determinam a personalidade A personalidade o conjunto dos processos psicolgicos do indivduo, que lhe permitem condutas prprias. A personalidade construda a partir de aspectos inatos e adquiridos. a) Inatos - Caracteres fsicos: fatores como raa, sexo, cor, altura etc. - Temperamento: tendncia que faz o indivduo reagir de maneira peculiar. - Inteligncia: capacidade dos indivduos para enfrentar certas situaes ou executar certas tarefas. b) Adquiridos - Carter: aspecto da personalidade responsvel pela forma habitual e constante de agir, peculiar a cada indivduo; um conjunto de traos particulares de cada pessoa. - Cultura: so os costumes, as tradies, padres de vida, os modos de produo, os valores e as instituies de um grupo social.
87

Fatores que influem no processo perceptivo A percepo o processo pelo qual adquirimos conhecimento sobre o mundo externo. Alguns fatores influenciam a percepo: Seletividade perceptiva (percebemos apenas parte dos estmulos); Caractersticas pessoais (usar a si prprio como referncia); Experincias passadas (anteriores); Condicionamento (premiar ou punir por uma resposta); Fatores contemporneos (fatores presentes e situacionais). Quando uma pessoa comea a participar de um grupo, ela traz caractersticas prprias que so diferentes do restante do conjunto. A maneira como essas diferenas so encaradas pelas outras pessoas que determina o tipo de relacionamento que ocorre nesse grupo. Se h respeito pela opinio do outro, se a ideia de cada um ouvida e discutida, estabelece-se um tipo de relacionamento de grupo diferente daquele em que no h respeito pela opinio do outro, quando ideias e sentimentos no so ouvidos ou so ignorados e quando no h troca de informaes.

88

LEMBRE-SE As relaes interpessoais se desenvolvem em funo do processo de interao. A qualidade dos relacionamentos e a capacidade que temos em mant-los so fortes influncias em nossa qualidade de vida e no posicionamento social perante os demais.
As habilidades interpessoais

DEFINIO Habilidade interpessoal a capacidade que um indivduo tem de relacionarse eficazmente com outras pessoas, de forma adequada s necessidades do outro e s exigncias da situao.
As pessoas possuem diversas caractersticas que podem ser consideradas habilidades pessoais e que facilitam as relaes, por exemplo: Habilidade de comunicar ideias de forma clara e precisa em situaes individuais e de grupo; Habilidade de ouvir e compreender o que os outros dizem; Habilidade de aceitar crticas sem fortes reaes emocionais defensivas (tornando-se hostil ou fechando-se); Habilidade de dar feedback aos outros de modo til e construtivo; Habilidade de percepo e conscincia de necessidades, sentimentos e reaes dos outros; Habilidade de reconhecer e lidar com conflitos e hostilidade dos outros; Habilidade de modificar um ponto de vista em funo do feedback dos outros e dos objetivos a alcanar; Tendncia a procurar relacionamento mais prximo com as pessoas, dar e receber afeto no seu grupo de trabalho.

89

Essas habilidades precisam ser usadas tambm no dia a dia do trnsito, tornando-o mais seguro, mais humano e menos violento. Todos ns possumos algumas habilidades que so mais desenvolvidas e outras que so menos. Mudar essa situao difcil, pois exige de cada um a compreenso dolorosa de que algumas de suas atitudes no so adequadas. Competncia interpessoal no , portanto, um dom ou talento inato da personalidade, e sim uma capacidade que se pode desenvolver por meio de treinamento prprio. No entanto, preciso conhecer melhor as pessoas para ser possvel a utilizao plena de nossas habilidades. 4.6 O indivduo, o grupo e a sociedade

DEFINIO Um verdadeiro cidado um indivduo consciente de seu papel na sociedade. A cidadania pode ser definida como o conjunto de direitos e deveres que um indivduo tem perante o Estado, os quais constituem as normas de conduta do cidado. Ser cidado participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Vamos conhecer mais sobre esses direitos e deveres.
As normas de conduta so definidas por leis e cdigos. No Brasil, a lei mxima a CF (Constituio Federal), que prev uma srie de direitos individuais, compostos tanto por direitos do homem quanto por direitos fundamentais. Essa distino se faz porque os chamados direitos do homem so aqueles inerentes condio humana, cabendo ao Estado, por meio da constituio, no o dever de cri-los, mas somente de reconhec-los como preexistentes. A constituio trata dos direitos sociais em um captulo prprio, classificando esses direitos em trabalhistas, ou seja, o homem enquanto produtor, e os direitos do homem enquanto destinatrio de um servio, que dizem respeito, por exemplo, previdncia social que deve ser prestada ao indivduo. So direitos sociais definidos na constituio: educao, sade, moradia, lazer,
90

segurana, previdncia social, proteo maternidade e infncia e a assistncia aos desamparados. A constituio, portanto, trata do mnimo necessrio realizao da dignidade humana. Por outro lado, o cidado tem seus deveres tambm previstos na constituio. Um deles o de respeitar as leis vigentes no pas, inclusive quelas emanadas do CTB. O respeito s leis inclui o respeito s outras pessoas, principalmente no trnsito, local onde h uma grande quantidade de interaes e relacionamentos entre as pessoas. por meio de interaes e relaes com pessoas que estabelecemos nossos valores, propsitos, atitudes e comportamentos. Da o motivo de elas serem to importantes.

4.7 Comportamento solidrio e o respeito mtuo no trnsito A corresponsabilidade pela vida social significa valorizar comportamentos necessrios segurana no trnsito. O respeito s pessoas e convivncia solidria tornam a vida e o trnsito mais seguros. Assim, necessrio compreender que tanto o governo quanto a populao tm como contribuir para um trnsito melhor e mais seguro.

91

Uma das principais caractersticas do motorista a cortesia. Isso significa abrir mo de seus direitos em favor da segurana de todos. O motorista deve estar atento para que problemas alheios no influenciem sua forma de dirigir. Para tanto, o condutor deve entender que o comportamento inadequado de outro motorista no deve resultar em uma resposta de mesma natureza. Cabe destacar que todas as pessoas possuem direito mobilidade, incluindo aquelas com necessidades especiais. Elas possuem amplos direitos civis, econmicos, polticos e sociais consagrados na Carta Internacional de Direitos Humanos, em igualdade com todas as outras pessoas. A igual proteo de todos e a no discriminao so os fundamentos nos quais se baseiam os instrumentos internacionais de direitos humanos. Todas as regras de circulao, presentes no CTB ou em qualquer outro documento de Legislao de Trnsito, tambm devem ser praticadas sob todos os aspectos, pois a no observncia delas pelo condutor pode provocar um acidente. O condutor dever ter sempre em mente que ele divide o espao pblico com outros indivduos que tambm necessitam utilizar as vias. Em relao circulao, o pargrafo 2 do art. 29 do CTB determina que: respeitadas as normas de circulao e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veculos de maior porte sero sempre responsveis pela segurana dos menores, os motorizados pelos no motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres. Ou seja, os veculos tambm so responsveis pela integridade e segurana dos pedestres.

92

Ciclistas e pedestres merecem ateno especial. As bicicletas devem transitar pelas ciclovias ou ciclofaixas. Na inexistncia dessas, devem trafegar do lado direito da via, junto ao meio-fio, no mesmo sentido de fluxo dos veculos, com preferncia sobre eles. J os pedestres devem atravessar as vias nas faixas, passarelas ou reas a eles destinadas, sempre mantendo preferncia sobre os veculos.

LEMBRE-SE O trnsito um dos ambientes onde h maior quantidade de interaes entre diferentes grupos. Dizemos que o trnsito democrtico, pois qualquer um pode participar dele, seja como condutor, seja como pedestre.
Conhecer as normas e saber lidar com as pessoas no trnsito fundamental. Desrespeitar as leis de trnsito, alm de ser um fator de risco de acidentes, no condiz com um bom cidado. Respeite, portanto, os outros condutores e os pedestres. Voc tambm ser respeitado por eles e viver num trnsito mais harmnico em que cada um sabe at onde vo seus direitos e conhece perfeitamente seus deveres. Preservar o meio ambiente uma necessidade de toda a sociedade, para a qual todos devem contribuir. Mudar comportamentos em prol de uma vida coletiva com qualidade e respeito exige conscincia no convvio social e no trnsito. Os elevados volumes de trfego, principalmente nas cidades grandes, geram concentrao de poluentes e rudos em nveis que, dependendo da intensidade, frequncia e volume, prejudicam a sade das pessoas. Na relao trnsito x meio ambiente, a ateno de todos os setores da sociedade deve estar voltada para a diminuio da emisso de poluentes pelos veculos e para a preservao dos recursos naturais. O Conama aprovou recentemente a resoluo no 418, de 25 de novembro de 2009, que torna obrigatria a inspeo veicular da frota brasileira de veculos. Com essa regulamentao, todos os Estados e municpios brasileiros com frota superior a 3 milhes de veculos sero obrigados a ter um PCPV (Plano de Controle de Poluio Veicular).

93

EXERCCIOS DE FIXAO
Marque com um X as alternativas corretas: 1) So exemplos de objetivos da manuteno preventiva (marque mais de uma alternativa): ( ( ( ( ) Otimizar os insumos, garantindo segurana. ) Aumentar a vida til do veculo. ) Reduzir impactos ambientais. ) Aumentar a emisso de poluentes.

2) Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) O diesel um combustvel veicular e, por esse motivo, capaz de poluir apenas quando queimado pelos motores. ( ) O Programa de Controle da Poluio do Ar por Veculos Automotores pode auxiliar a reduzir a destruio da camada de oznio e o efeito estufa. ( ) Uma pessoa que fica exposta aos rudos excessivos dos veculos est sujeita ao estresse precoce, ao desgaste fsico e deficincia auditiva. ( ) A resoluo no 416 reduziu as metas de recolhimento de pneus, determinando o recolhimento de um pneu inservvel para cada pneu novo no mercado. 3) Os principais tipos de manuteno preventiva so: ( ( ( ( ) Sistemtico e superficial. ) Sistmico e condicional. ) Sistemtico e condicional. ) Sistmico e superficial.

4) Habilidade interpessoal a capacidade que uma pessoa tem de relacionar-se eficazmente com outras, de forma adequada s necessidades do outro e s exigncias da situao. ( ) Certo ( ) Errado

94

5) So exemplos de habilidades pessoais: ( ( ( ( ) habilidade de rejeitar crticas. ) habilidade de comunicar ideias. ) habilidade de percepo. ) habilidade de provocar conflitos.

6) O CTB estabelece que transitar com o veculo produzindo fumaa, gases ou partculas em nveis superiores aos fixados pelo Contran (Conselho Nacional de Trnsito) constitui-se em infrao leve e no prev penalidade de multa e medida administrativa de reteno do veculo para regularizao. ( ) Certo ( ) Errado

95

CAPTULO 5 Noes sobre o Funcionamento do


Veculo de duas ou mais rodas
Para dirigir com segurana, o condutor deve respeitar as leis e cuidar do seu veculo de forma adequada. Essas medidas so indispensveis para a segurana no trnsito. Algumas noes de funcionamento dos veculos sero listadas para que o condutor possa se familiarizar com a direo segura. 5.1. Equipamentos de uso obrigatrio do veculo Para veculos automotores e nibus eltricos de quatro ou mais rodas, os equipamentos obrigatrios so os seguintes (resoluo no 14/98 do Contran): 1. para-choques, dianteiro e traseiro; 2. protetores das rodas traseiras dos caminhes; 3. espelhos retrovisores, interno e externo; 4. limpador de para-brisa; 5. lavador de para-brisa; 6. pala interna de proteo contra o sol (para-sol) para o condutor; 7. faris principais dianteiros de cor branca ou amarela; 8. luzes de posio dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela; 9. lanternas de posio traseiras de cor vermelha; 10. lanternas de freio de cor vermelha; 11. lanternas indicadoras de direo: dianteiras de cor mbar e traseiras de cor mbar ou vermelha; 12. lanterna de marcha a r de cor branca; 13. retrorrefletores (catadiptrico) traseiros de cor vermelha; 14. lanterna de iluminao da placa traseira de cor branca; 15. velocmetro, 16. buzina; 17. freios de estacionamento e de servio com comandos independentes; 18. pneus que ofeream condies mnimas de segurana; 19. dispositivo de sinalizao luminosa ou refletora de emergncia, independente do sistema de iluminao do veculo; 20. extintor de incndio (menos para motocicletas); 21. registrador instantneo e inaltervel de velocidade e tempo, nos veculos
96

de transporte e conduo de escolares, nos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e nos de carga com capacidade mxima de trao superior a 19 t; 22. cinto de segurana para todos os ocupantes do veculo; 23. dispositivo destinado ao controle de rudo do motor, naqueles dotados de motor a combusto; 24. roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem cmara de ar, conforme o caso; 25. macaco, compatvel com o peso e a carga do veculo; 26. chave de roda; 27. chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoo de calotas; 28. lanternas delimitadoras e lanternas laterais nos veculos de carga, quando suas dimenses assim o exigirem; 29. cinto de segurana para a rvore de transmisso em veculos de transporte coletivo e de carga; 30. encosto de cabea em todos os assentos dos automveis, menos nos assentos centrais; 31. dispositivo de segurana para prover melhores condies de visibilidade diurna e noturna em veculos de transporte de carga. Para os veculos ciclomotores, os equipamentos obrigatrios so tambm relacionados na resoluo no 14/98 do Contran e esto descritos a seguir: 1) espelhos retrovisores de ambos os lados; 2) farol dianteiro de cor branca ou amarela; 3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira; 4) velocmetro; 5) buzina; 6) pneus que ofeream condies mnimas de segurana; 7) dispositivo destinado ao controle de rudo do motor. Para as motonetas, as motocicletas e os triciclos, os equipamentos so: 1) espelhos retrovisores de ambos os lados; 2) farol dianteiro de cor branca ou amarela; 3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira; 4) lanterna de freio de cor vermelha
97

5) iluminao da placa traseira; 6) indicadores luminosos de mudana de direo, dianteiro e traseiro; 7) velocmetro; 8) buzina; 9) pneus que ofeream condies mnimas de segurana; 10) dispositivo destinado ao controle de rudo do motor. Alm dos equipamentos obrigatrios dos veculos para conduzir motocicletas, motonetas e ciclomotores, os condutores devero ainda observar o que diz o artigo n 54 do CTB: art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores somente podero circular nas vias: I - utilizando capacete de segurana, com viseira ou culos protetores; II - segurando o guido com as duas mos; III - usando vesturio de proteo, de acordo com as especificaes do Contran. 5.2 Noes de manuseio e do uso do extintor de incndio O nico equipamento de segurana adequado para combater um princpio de incndio veicular o extintor de incndio ou extintor automotivo. Verifique sempre a validade, que o prazo mximo, recomendado pelo fabricante,

98

durante o qual o extintor pode ser utilizado. Alm disso, fique atento aos seguintes itens: Lembramos a voc que o uso do extintor de incndio automotivo pode salvar sua vida e a de outras pessoas, se utilizado de maneira correta e desde que o equipamento esteja dentro do prazo de validade. Conferir o equipamento a maneira mais fcil de evitar problemas.

IMPORTANTE: as instrues de operao de cada extintor esto escritas no prprio equipamento. Fique atento para para oper-lo corretamente.
5.3 A manuteno do veculo O condutor responsvel pela manuteno do veculo. H tambm penalidades na legislao brasileira para os condutores que no realizam a manuteno em seus veculos. Alm das manutenes recomendadas pelo fabricante do veculo, constantes do manual de manuteno, o condutor dever tomar alguns cuidados adicionais para que o veculo esteja sempre em condies de uso. O ideal que o condutor realize verificaes peridicas simples no seu veculo e preste ateno a qualquer anormalidade verificada durante a conduo. Caso o problema no possa ser resolvido por voc mesmo, procure um profissional para solucion-lo. No circule em seu veculo com qualquer problema mecnico ou eltrico, por menor que seja, pois isso pode ocasionar um acidente. Itens que podem ser verificados periodicamente e, sobretudo, antes de viajar:

Check-list de segurana
Troque o leo do motor no perodo recomendado e exija a colocao de um novo anel de vedao no bujo do crter. Corrija os vazamentos. Eles podem comprometer outras peas. Se seu veculo estiver circulando frequentemente em condies severas de trnsito (engarrafamentos, por exemplo), antecipe um pouco as trocas.
99

Observe rudos anormais. Quanto antes corrigir folgas do motor, melhor. Use somente filtros de boa qualidade. Ateno para o prazo de troca da correia dentada. O mesmo vale para a correia do alternador. Ajuste-as se estiverem frouxas. Falhas e engasgos do motor, falta de fora? Ateno para o sistema de alimentao (carburao, ignio). Teste os freios de seu veculo. Verifique o nvel de combustvel do veculo. Teste os faris e os piscas de alerta. Teste a luz do freio e a luz de marcha a r. Dificuldade na partida? Check-up no alternador, bateria, motor de arranque ou regulagem do motor. Ao desligar o veculo, confira se o rdio est desligado e as luzes apagadas. Cuide da bateria! Se tiver desembaador traseiro, cuidado na hora da limpeza. Objetos pontiagudos e abrasivos podem danificar os filetes de aquecimento. Verifique os limpadores de para-brisa com frequncia, observando o estado das palhetas. 5.4 Conduo econmica Voc sabe o que conduo econmica? DEFINIO

Conduzir um veculo economicamente significa operar o veculo de forma correta, ou seja, acionando os mecanismos de controle (acelerador, freios, direo, cmbio) em perfeita sintonia com as situaes que acontecem ao longo da viagem (subidas, descidas, retas e curvas).
Para fazer isso de forma correta, veja as dicas a seguir: Guie com previso (no frear nem acelerar desnecessariamente). Opere na faixa ideal de rotao. No acelere durante a troca de marchas. Utilize corretamente os freios. Trafegue somente com o veculo engrenado.
100

Mantenha os pneus calibrados. Acompanhe o desempenho do veculo. 5.5 Verificao diria dos itens bsicos Conforme j vimos no check-list de segurana, necessrio realizar a verificao diria de alguns itens do veculo. So procedimentos bastante simples, mas de suma importncia para o bom funcionamento de seu veculo. Nvel do leo do motor A funo do leo no motor no apenas reduzir o atrito e o desgaste das peas mveis do motor. A lubrificao importante para evitar que os gases quentes escapem por causa da alta presso durante o funcionamento do motor, alm de ser responsvel por dissipar o calor das zonas quentes do motor para o ar por meio do crter. Ela tambm reduz a corroso dos metais expostos e absorve alguns dos resduos nocivos gerados durante a combusto.

Portanto, essa uma verificao que deve ser feita diariamente, ela muito fcil e simples de ser realizada: abra o cap de seu veculo e procure no interior do motor a vareta que indica o nvel do leo. Esse nvel deve estar sempre entre as marcas Mn.
101

e Mx. da vareta de medio. Caso esteja fora desses nveis, procure um posto de combustvel ou um local especializado para a troca do leo. Lembre que o fabricante do automvel especifica no manual do veculo os intervalos de tempo para a troca do leo. Leve isso em considerao sempre. Nvel do lquido de arrefecimento ou resfriamento Da mesma maneira que a troca do nvel do leo, o nvel do lquido de resfriamento do motor deve ser controlado constantemente. A maior parte dos motores refrigerada com gua, que um elemento eficiente para resfriar os diversos componentes do motor.

O nvel do lquido tambm deve estar entre as marcas Mn. e Mx. no radiador do veculo, localizado no interior do cap do veculo. Os postos de combustvel comercializam lquidos especficos de resfriamento do motor do veculo. Sempre que o nvel da gua estiver fora do recomendado, complete-o voc mesmo ou procure um posto de combustvel.

102

Calibragem de pneus A presso dos pneus deve seguir as recomendaes do manual do proprietrio e deve ser medida, com os pneus frios, pelo menos uma vez por semana. Aps conduzir o veculo por algum tempo, os pneus se aquecem e, em consequncia do calor, a presso de inflao se eleva. No utilize pneus recauchutados. A utilizao de aros ou componentes quebrados, trincados, desgastados ou enferrujados pode resultar em falha do conjunto e criar uma condio de risco. A utilizao de aros de roda recuperados no recomendada em hiptese alguma. Aros danificados devem ser imediatamente substitudos, pois qualquer tentativa de recuperao pode alterar totalmente suas caractersticas originais, afetando de modo considervel a segurana do veculo e a de seus ocupantes. Outras inspees peridicas devem ser realizadas no seu veculo. Todas as verificaes esto discriminadas no Manual do Proprietrio do Veculo. de suma importncia que voc leia o manual e siga as recomendaes nele contidas. Seu veculo ter maior durabilidade, e voc mais segurana para conduzir.

103

EXERCCIOS DE FIXAO
Marque com um X as alternativas corretas: 1) A conduo econmica tem o objetivo de evitar acidentes durante as viagens do veculo. ( ) Certo ( ) Errado 2) Verificaes dirias no veculo devem ser feitas nos seguintes itens: ( ( ( ( ( ) cintos de segurana ) calibragem dos pneus ) nvel do leo do motor ) limpeza do bagageiro ) nvel do lquido de arrefecimento

3) So itens obrigatrios do veculo automotor: ( ( ( ( ( ) extintor de incndio ) bancos de couro ) computador de bordo ) tringulo de segurana ) retrovisores internos e externos

4) A resoluo no 14/98 do Contran trata dos nveis de emisso de poluentes dos veculos automotores: ( ) Falso ( ) Verdadeiro

Parabns. Voc chegou ao final do seu estudo. Mas, antes de fazer o exame terico, revise os conceitos desenvolvidos nesta cartilha. Faa novamente os exerccios de fixao e boa sorte.

104

BIBLIOGRAFIA
Abramet. Noes de Primeiros Socorros no Trnsito. So Paulo, 2005. BRASIL. lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Cdigo de Trnsito Brasileiro. <http:// www.planalto.gov.br>. Acesso em 14 de maio de 2011. BOSCH. Manual de Sistema de Injeo Eletrnica de Combustvel. Campinas-SP: Bandeirantes Indstria Grfica S.A. Centro de Formao de Condutores Jequi, Editora Engetran, Jequi/BA. CAMPOS, A. CIPA, Comisso Interna de Preveno de Acidentes - Uma Nova Abordagem. 6a ed. So Paulo. Editora Senac, 2003. CARVALHO, H. V. Medicina Social e do Trabalho. So Paulo. McGraw-Hill do Brasil, 1977. Denatran. Manual de Direo Defensiva do Denatran. Disponvel em: <www.denatran.gov.br/ publicacao.htm>. Acesso em 22 de maro de 2011. Detran/SP. Dicas de Direo Defensiva. Secretaria de Estado de Segurana Pblica. Departamento Estadual de Trnsito de So Paulo. Disponvel em: http://www.detran.sp.gov.br/ renovacao/direcao_defensiva.asp. Detran/MS. Curso de Formao de Instrutor de Trnsito, Detran/MS, 2000. Detran/SP. Direo Defensiva. Trnsito seguro um direito de todos. Secretaria de Estado de Segurana Pblica. Departamento Estadual de Trnsito de So Paulo. Disponvel em: http:// www.denatran.gov.br/educacao.htm. FERNANDES H. J.; FERNANDES M. A. Trnsito: Uma nova viso, 3a edio, Ano II, Campo GrandeMS, 2000. IU. BOROVSKIKH, V. KLENNIKOV, A. SABININE. Estrutura do Automvel. Editora de Mir, 1988. MARINHO, J. E. de A. Manual de Injeo de Combustvel. Fortaleza-CE, 1998. MARTINS, Jos Ronn Oliveira (2008). Acidente de trnsito, o grande mal que pode ser evitado. Disponvel em: <http://www.litoralmania.com.br/colunas.php?id=631>. Acesso em 15 de maro de 2011. MELLO, Elmar Pereira. Segmentos Crticos. Disponvel em: <http://ipr.dnit.gov.br/seminariocustos-acidentes/Apresentacao/IPR-Elmar%20de%20Mello.pdf>. Acesso em 23 de maro de 2011.

105

MOKED. Apostila do curso israelense de Conduo Operacional Policial. So Paulo, 2002. Portal por Vias Seguras. Disponvel em: <www.vias-seguras.com>. Acesso em 15 de maro de 2011. QUINTANILHA, S. O que voc precisa saber sobre pneus. Revista Quatro Rodas no 358. Revista Quatro Rodas. Srie especial, Mecnica sem Mistrio. So Paulo: Edio n 461, 1998. RIBEIRO, L. A. Manual de Educao para o Trnsito. Curitiba, Juru, 1998. Senac - Servio Nacional do Comrcio. Projeto novo Detran - Comportamento seguro. Centro de Tecnologia em Sade Egon Marques Kvietinski, Senac, Porto Alegre/RS, 1996. Senai - Servio Nacional de Aprendizagem Industrial. Direo Defensiva, Fiemg/Senai, Belo Horizonte/MG. Senai - Servio Nacional de Aprendizagem Industrial. Srie Metdica Ocupacional. Mecnica de Automvel I, II, II e IV. So Paulo, 1992. Senasp. Apostila do Curso de Direo Defensiva/Ofensiva e Segurana de Dignitrios. Senasp/ MJ, 2001. Sest - Servio Social do Transporte. Apostila de formao de condutores de veculos. So Lus/ MA. RIBEIRO, L. A. Manual de Educao para o Trnsito. Curitiba, Juru, 1998. Sest Senat. Relacionamento Interpessoal. Pead - Programa de Ensino a Distncia, Braslia, 1997. SOSA, M. R. Manual Bsico de Segurana no Trnsito. Fiat. Impresso no 60.350.067 Vol. 1, 1998. Universidade Shell para Combustveis Lubrificantes, Apostilas no 1 e no 2 - Combustveis e Lubrificantes. Rio de Janeiro, 1999. Vipal. Manual de Treinamento Tcnico - Recuperao de Pneus. So Paulo, 2000. WEBONIBUS. Conduo Econmica. Disponvel em: <http:\\www.webonius.com.br>. Acesso em maio de 2011.

106

GABARITO DOS EXERCCIOS DE FIXAO CAPTULO 1


Marque com um X as alternativas corretas: 1) So exemplos de penalidades previstas no artigo n 256 do Cdigo de Trnsito Brasileiro: ( ) advertncia por telefone ( ) cassao da permisso para habilitar ( x ) suspenso do direito de dirigir ( ) cassao do direito de sair na rua 2) O Cdigo de Trnsito Brasileiro traz uma classificao das infraes cometidas no trnsito pelos condutores. As infraes se classificam em quatro categorias, de acordo com sua gravidade e com a pontuao que ser atribuda CNH do condutor. As pontuaes variam entre trs e sete pontos. ( x ) Certo ( ) Errado 3) A suspenso do direito de dirigir ser aplicada sempre que o condutor infrator atingir a contagem de 20 pontos na sua CNH, durante o intervalo de 12 meses. ( x ) Certo ( ) Errado 4) Antes de colocar seu veculo em circulao, todo condutor deve: ( x ) Assegurar-se de que h combustvel suficiente para chegar ao local de destino. ( ) Ajustar seu cinto de segurana, no se preocupando com o uso do mesmo pelos demais ocupantes do veculo. ( ) Fazer contato com o Corpo de Bombeiros, avisando quanto sua sada. ( ) Certificar-se de que as crianas com idade inferior a 10 anos esto sendo transportadas no banco dianteiro.

107

5) Os candidatos CNH podero habilitar-se nas categorias de A a E. A categoria D corresponde habilitao para condutores de: ( ) Veculo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotao seja inferior a oito lugares, excludo o do motorista. ( ) Veculo motorizado utilizado no transporte de cargas, cuja lotao exceda a oito lugares, excludo o do motorista. ( x ) Veculo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotao exceda a oito lugares, excludo o do motorista. ( ) Veculo motorizado utilizado no transporte de passageiros, exceto passageiros do transporte coletivo. 6) A sinalizao horizontal de trnsito pintada sobre o pavimento e utiliza linhas, marcaes, smbolos e legendas. Uma de suas principais funes organizar o fluxo de veculos e pedestres, sendo muitas vezes aplicada para complementar a sinalizao vertical. ( x ) Certo ( ) Errado 7) So documentos de porte obrigatrio para condutor e veculo: ( ) CNH, IPVA e DPVAT. ( x ) CNH e CRLV. ( ) CNH nas Categorias D ou E e CLA. ( ) DPVAT e CNH nas categorias D ou E. ( ) PPD, CNH e CLA.

CAPTULO 2
Marque com um X as alternativas corretas: 1) A Distncia de Seguimento deve: ( ) ser sempre igual distncia de parada. ( x ) ser sempre maior do que a distncia de parada. ( ) ser sempre menor do que a distncia de parada. ( ) variar de acordo com a ateno do motorista.
108

2) A lei 11.705/08, que alterou o CTB, define que: ( ) O condutor que beber at 3 copos de cerveja no pode ser multado. ( ) A pessoa que beber mais de 3 copos de cerveja no deve sair de casa. ( x ) O condutor que beber no deve dirigir. ( ) O condutor e o passageiro podem beber a mesma quantidade de cerveja. 3) O Mtodo Bsico de Previso de Acidentes considera a necessidade de que o condutor esteja atento para que possa perceber as situaes de perigo. Dessa forma, ele poder encontrar a melhor forma de evitar o acidente caso precise tomar uma atitude rapidamente. ( x ) Certo ( ) Errado 4) So considerados exemplos de conduta, para evitar situaes de risco envolvendo o consumo de lcool: ( x ) No beber antes de dirigir. ( ) Beber sempre em jejum, pois evita a embriaguez. ( ) Tomar um banho bem gelado para eliminar os efeitos do lcool. ( x ) No deixar que qualquer condutor consuma bebida alcolica.

5) Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( V ) Apresentar concentrao de lcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas gera pena de deteno, de seis meses a trs anos, multa e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor. ( V ) Usar o telefone celular ao dirigir, mesmo que seja em viva voz, atrapalha a concentrao do condutor. ( V ) Ser capaz de prever o perigo uma qualidade do condutor, que permite evitar que os acidentes ocorram. ( V ) Beber perigoso porque o lcool presente na corrente sangunea provoca alteraes na percepo e o retardamento dos reflexos.

109

6) Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( F ) Os acidentes de trnsito so aqueles que envolvem apenas veculos. ( V ) Os estreitamentos de pista causam maior risco de acidente no trnsito. ( F ) A vegetao no capaz de prejudicar a viso do condutor. ( V ) As colises frontais acontecem, em geral, quando um dos veculos est na pista de mo contrria ao seu deslocamento. 7) Usualmente, a coliso com o veculo da frente acontece por desateno do condutor ou porque ele no obedeceu distncia mnima de seguimento. Se estiver muito prximo do outro veculo, o condutor no tem tempo de reagir quando o veculo da frente freia bruscamente. ( x ) Certo ( ) Errado 8) Distncia de seguimento : ( x ) aquela que voc deve manter entre o seu veculo e o que vai frente, de forma que possa parar seu veculo sem colidir. ( ) aquela que o seu veculo percorre desde o momento em que voc v o perigo at a parada total do seu veculo. ( ) aquela que seu veculo percorre desde o momento em que voc v a situao de perigo at o momento em que pisa no freio. ( ) aquela percorrida pelo veculo durante toda a viagem. 9) A partir da publicao ________________, a atividade de mototaxista ou de motofretista foi regulamentada. Para exercer essa atividade remunerada, o motociclista deve apresentar atitudes e comportamentos que reflitam a imagem de um profissional que est a servio da sociedade. ( ) da resoluo no 12.009/09 ( x ) da lei no 12.009/09 ( ) do decreto no 12.009/09 ( ) do artigo no 12.009/09

110

10) So exemplos de equipamentos de segurana que devem ser utilizados pelos motociclistas: ( x ) cala comprida e jaqueta. ( x ) capacete. ( ) tnis com amortecimento. ( x ) luvas de proteo. 11) Para conduzir uma moto devemos sempre preferir as jaquetas de cores claras e vivas, fabricadas com tecido resistente e bem ajustadas ao corpo. No se deve nunca usar o couro, pois ele poder impedir os movimentos dos braos. ( ) Certo ( x ) Errado

CAPTULO 3
1) Em caso de acidente necessrio sinalizar o local do acidente para: (x ( (x (x ) indicar a necessidade de desvio de trfego. ) que os outros condutores saibam que no mais necessrio ajudar. ) evitar a ocorrncia de um novo acidente. ) manter o trfego fluindo.

2) Alguns procedimentos podem agravar a situao das vtimas, por exemplo: ( x ) aplicar torniquetes para estancar hemorragias. ( x ) movimentar uma vtima. ( ) falar com a vtima. ( x ) retirar capacetes de motociclistas. 3) Primeiro-Socorro o tipo de atendimento, temporrio e imediato, prestado vtima de acidente ou mal sbito, antes da chegada do socorro mdico. Esse socorro pode proteger a pessoa contra maiores danos e tem como principal objetivo a manuteno da vida. ( x ) Certo ( ) Errado
111

4) O ideal que a vtima do acidente nunca esteja imobilizada ao ser movimentada. ( ) Certo ( x ) Errado

CAPTULO 4
Marque com um X as alternativas corretas: 1) So exemplos de objetivos da manuteno preventiva: ( x ) Otimizar os insumos, garantindo segurana. ( x ) Aumentar a vida til do veculo. ( x ) Reduzir impactos ambientais. ( ) Aumentar a emisso de poluentes. 2) Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( F ) O diesel um combustvel veicular e, por esse motivo, capaz de poluir apenas quando queimado pelos motores. ( V ) O Programa de Controle da Poluio do Ar por Veculos Automotores pode auxiliar a reduzir a destruio da camada de oznio e o efeito estufa. ( V ) Uma pessoa que fica exposta aos rudos excessivos dos veculos est sujeita ao estresse precoce, ao desgaste fsico e deficincia auditiva. ( V ) A resoluo no 416 reduziu as metas de recolhimento de pneus, determinando o recolhimento de um pneu inservvel para cada pneu novo no mercado. 3) Os principais tipos de manuteno preventiva so: ( ) Sistemtico e superficial. ( ) Sistmico e condicional. ( x ) Sistemtico e condicional. ( ) Sistmico e superficial. 4) Habilidade interpessoal a capacidade que uma pessoa tem de relacionar-se eficazmente com outras, de forma adequada s necessidades do outro e s exigncias da situao.

112

( x ) Certo

) Errado

5) So exemplos de habilidades pessoais: ( (x ( x ( ) Habilidade de rejeitar crticas. ) Habilidade de comunicar ideias. ) Habilidade de percepo. ) Habilidade de provocar conflitos.

6) O CTB estabelece que transitar com o veculo produzindo fumaa, gases ou partculas em nveis superiores aos fixados pelo Contran (Conselho Nacional de Trnsito) constitui-se em infrao leve e no prev penalidade de multa e medida administrativa de reteno do veculo para regularizao. ( ) Certo ( x ) Errado

CAPTULO 5
Marque com um X as alternativas corretas: 1) A conduo econmica tem o objetivo de evitar acidentes durante as viagens do veculo. ( ) Certo ( x ) Errado 2) Verificaes dirias no veculo devem ser feitas nos seguintes itens: ( ( x ( x ( (x ) cintos de segurana ) calibragem dos pneus ) nvel do leo do motor ) limpeza do bagageiro ) nvel do lquido de arrefecimento
113

3) So itens obrigatrios do veculo automotor: ( x ) extintor de incndio ( ) bancos de couro ( ) computador de bordo ( x ) tringulo de segurana ( x ) retrovisores internos e externos 4) A resoluo no 14/98 do Contran trata dos nveis de emisso de poluentes dos veculos automotores: ( x ) Falso ( ) Verdadeiro

114

PLACAS SINALIZADORAS

115

PLACAS DE TRNSITO
Aproveite e comece a se familiarizar com as placas de trnsito!

PLACAS DE REGULAMENTAO

R-1 PARADA OBRIGATRIA

R-2 D A PREFERNCIA

R-3 SENTIDO PROIBIDO

R-4a PROIBIDO VIRAR ESQUERDA

R-4b PROIBIDO VIRAR DIREITA

R-5a PROIBIDO RETORNAR ESQUERDA

R-5b PROIBIDO RETORNAR DIREITA

R-6a PROIBIDO ESTACIONAR 116

R-6b ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO

R-6C PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR

R-7 PROIBIDO ULTRAPASSAR

R-8a PROIBIDO MUDAR DE FAIXA OU PISTA DE TRNSITO DA ESQUERDA PARA A DIREITA

R-8b PROIBIDO MUDAR DE FAIXA OU PISTA DE TRNSITO DA DIREITA PARA A ESQUERDA

R-9 PROIBIDO TRNSITO DE CAMINHES

R-10 PROIBIDO TRNSITO DE VECULOS AUTOMOTORES

R-11 PROIBIDO TRNSITO DE VECULOS DE TRAO ANIMAL

R-12 PROIBIDO TRNSITO DE BICICLETAS

R-13 PROIBIDO TRNSITO DE TRATORES E MQUINAS DE OBRA

R-14 PESO BRUTO TOTAL MXIMO PERMITIDO

R-15 ALTURA MXIMA PERMITIDA 117

R-16 LARGURA MXIMA PERMITIDA

R-17 PESO MXIMO PERMITIDO POR EIXO

R-18 COMPRIMENTO MXIMO PERMITIDO

R-19 VELOCIDADE MXIMA PERMITIDA

R-20 PROIBIDO ACIONAR BUZINA OU SINAL SONORO

R-21 ALFNDEGA

R-22 USO OBRIGATRIO DE CORRENTE

R-23 CONSERVE-SE DIREITA

R-24a SENTIDO DE CIRCULAO DA VIA/PISTA

R-24b PASSAGEM OBRIGATRIA

R-25a VIRE ESQUERDA

R-25b VIRE DIREITA

R-25c SIGA EM FRENTE OU ESQUERDA

118

R-25d SIGA EM FRENTE OU DIREITA

R-26 SIGA EM FRENTE

R-27 NIBUS, CAMINHES E VECULOS DE GRANDE PORTE, MANTENHAM-SE DIREITA

R-28 DUPLO SENTIDO DE CIRCULAO

R-29 PROIBIDO TRNSITO DE PEDESTRES

R-30 PEDESTRE, ANDE PELA ESQUERDA

R-31 PEDESTRE, ANDE PELA DIREITA

R-32 CIRCULAO EXCLUSIVA DE NIBUS

R-33 SENTIDO CIRCULAR NA ROTATRIA

R-34 CIRCULAO EXCLUSIVA DE BICICLETAS

R-35a CICLISTA, TRANSITE ESQUERDA

R-35b CICLISTA, TRANSITE DIREITA

119

R-36a CICLISTA ESQUERDA, PEDESTRES DIREITA

R-36b PEDESTRES ESQUERDA, CLICLISTAS DIREITA

R-37 PROIBIDO TRNSITO DE MOTOCICLETAS, MOTONETAS E CLICOMOTORES

R-38 PROIBIDO TRNSITO DE NIBUS

R-39 CIRCULAO EXCLUSIVA DE CAMINHO

R-40 TRNSITO PROIBIDO CARROS DE MO

120

PLACAS DE ADVERTNCIA

A-1a CURVA ACENTUADA ESQUERDA

A-1b CURVA ACENTUADA DIREITA

A-2a CURVA ESQUERDA

A-2b CURVA DIREITA

A-3a PISTA SINUOSA ESQUERDA

A-3b PISTA SINUOSA DIREITA

A-4a CURVA ACENTUDA EM S ESQUERDA

A-4b CURVA ACENTUDA EM S DIREITA

A-5a CURVA EM S ESQUERDA

A-5b CURVA EM S DIREITA

A-6 CRUZAMENTO DE VIAS

A-7a VIA LATERAL ESQUERDA

121

A-7b VIA LATERAL DIREITA

A-8 INTERSEO EM T

A-9 BIFURCAO EM Y

A-10a ENTRONCAMENTO OBLQUO ESQUERDA

A-10b ENTRONCAMENTO OBLQUO DIREITA

A-11a JUNES SUCESSIVAS CONTRRIAS 1 ESQUERDA

JUNES SUCESSIVAS CONTRRIAS 1 DIREITA

A-11b

A-12 INTERSEO EM CRCULO

A-13a CONFLUNCIA ESQUERDA

A-13b CONFLUNCIA DIREITA

A-14
SEMFORO FRENTE

A-15 PARADA OBRIGATRIA FRENTE

122

A-16 BONDE

A-17 PISTA IRREGULAR

A-18 SALINCIA OU LOMBADA

A-19 DEPRESSO

A-20a DECLIVE ACENTUADO

A-20b ACLIVE ACENTUADO

A-21a ESTREITAMENTO DE PISTA AO CENTRO

A-21b ESTREITAMENTO DE PISTA ESQUERDA

A-21c ESTREITAMENTO DE PISTA DIREITA

A-21d ALARGAMENTO DE PISTA ESQUERDA

A-21e ALARGAMENTO DE PISTA DIREITA

A-22 PONTE ESTREITA

A-23 PONTE MVEL

A-24 OBRAS 123

A-25 MO DUPLA ADIANTE

A-26a SENTIDO NICO

A-26b SENTIDO DUPLO

A-27 REA COM DESMORONAMENTO

A-28 PISTA ESCORREGADIA

A-29 PROJEO DE CASCALHO

A-30a TRNSITO DE CICLISTAS

A-30b PASSAGEM SINALIZADA DE CICLISTAS

A-30c TRNSITO COMPARTILHADO POR CICLISTAS E PEDESTRES

A-31 TRNSITO DE TRATORES OU MAQUINARIA AGRCOLA

A-32a TRNSITO DE PEDESTRES

A-32b PASSAGEM SINALIZADA DE PEDESTRES

A-33a REA ESCOLAR

A-33b PASSAGEM SINALIZADA DE ESCOLARES

A-34 CRIANAS 124

A-35 ANIMAIS

A-36 ANIMAIS SELVAGENS

A-37 ALTURA LIMITADA

A-38 LARGURA LIMITADA

A-39 PASSAGEM DE NVEL SEM BARREIRA

A-40 PASSAGEM DE NVEL COM BARREIRA

A-41a CRUZ DE SANTO ANDR

A-42a INCIO DE PISTA DUPLA

A-42b FIM DE PISTA DUPLA

A-42c PISTA DIVIDIDA

A-43 AEROPORTO

A-44 VENTO LATERAL

A-45 RUA SEM SADA

A-46 PESO BRUTO TOTAL LIMITADO

A-47 PESO LIMITADO POR EIXO 125

A-48 COMPRIMENTO LIMITADO

PLACAS INDICATIVAS DE SENTIDO E DIREO

PLACAS DE LOCALIZAO E IDENTIFICAO DE DESTINO

126

S-1 REA DE ESTACIONAMENTO

S-2 SERVIO TELEFNICO

S-3 SERVIO MECNICO

S-4 ABASTECIMENTO

S-5 PRONTO-SOCORRO

S-6 TERMINAL RODOVIRIO

S-7 RESTAURANTE

S-8 BORRACHEIRO

S-9 HOTEL

S-10 REA DE CAMPISMO

S-11 AEROPORTO

S-12 TRANSPORTE SOBRE GUA

S-13 TERMINAL FERROVIRIO

S-14 PONTO DE PARADA 127

S-15 INFORMAO TURSTICA

S-16 PEDGIO

PLACAS EDUCATIVAS

PLACAS ESPECIAIS DE ADVERTNCIA DE OBRAS

128

129

SENADOR CLSIO ANDRADE


Presidente da Confederao Nacional do Transporte - CNT, entidade de representao mxima do setor transportador no Brasil, presidente do Conselho Nacional do SEST - Servio Social do Transporte e do SENAT Servio Nacional de Aprendizagem do Transporte.

CONTATOS

BRASLIA - DF
Senado Federal - Anexo II Ala Senador Filinto Mler - Gabinete 15, CEP: 70165-900, Braslia - DF Fone: (61) 3303-4630 e 3303-4621 Fax: (61) 3303-2746 130

BELO HORIZONTE - MG
Rua Rebelo Horta, 104, Bairro So Jos, CEP: 31275-190, Belo Horizonte - MG Fone: (31) 3491-1765 clesio.andrade@senador.gov.br www.clesioandrade.com.br

You might also like