You are on page 1of 3

Factores de atraso da economia Russa Existncia de uma agricultura antiga que no permitia uma grande produtividade.

Existncia de uma sociedade tripartida, em que os grupos sociais mais privilegiados tinham a posse dos meios de produo. Existncia de uma monarquia absoluta em que o Imperador concentrav em si todos os poderes. Existncia de uma indstria muito fraca, que estava concentrada em algumas cidades russas. O Avano da Revoluo Bolchevique Realizao do tratado de Paz com a Alemanha chamado Tomaram como principais medidas: a abolio de toda a propriedade privada e a requisio pelo Estado das colheitas agrcolas, exceptuando o indispensvel para consumo prprio. O comunismo de Guerra / Medidas da NEP / URSS e porque se formou As medidas tomadas pelo novo governo, chefiado pelo Lenine, conduziram a Russia a um perodo de guerra civil. De um lado, os defensores do anterior regime(russos brancos) e do outro os defensores da revoluo socialista (russos vermelhos). Esse clima de Guerra levou Lenine adoptar um comunismo de guerra, proibindo os partidos polticos, instaurando a censura, constituindo uma polcia poltica (Tcheka), a perseguio priso e tortura dos adversrios polticos. A guerra civil terminou em 1920, com a vitria do excito vermelho. Lenine passou a praticar uma nova poltica econmica, NEP, e tomou como medidas: A existncia de pequenas unidades privadas de produo agrcola e industrial, a entrada de capitais e tcnicos estrangeiros e alguma liberdade de comrcio, como a venda livre de produtos agrcolas. A introduo da NEP permitiu a melhoria das condies de vida das populaes e estabilidade poltica. Com o objectivo de conquistar todos os povos do imprio Russo, fundou em 1922 a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas URSS, que respeitava diferentes as nacionalidades bem como a sua diversidade cultural O clima de crise /A difuso dos politicos socialistas e republicanas Na segunda metade do sec XIX inciou-se em Portugal um perodo de estabilidade governativa e de paz social. Os governos, para conseguirem a modernizao da agricultura e indstria , promoverma a construo de infra estruturas o que obrigou o Estado a recorrer a emprstimos ao estrangeiro. Emprstimos esses que no conseguiu pagar apresentando por isso uma balana comercial deficitria. A classe mdia e o operariado debatiam-se com graves problemas econmicos e para alm disso o operariado tinha um elevado horrio de trabalho e salrios baixos. Perante esta situao de crise que Portugal vivia as ideias republicanas passaram a difundir-se cada vez mais. O Partido Republicano Portugus, constituido em 1876, tinha como objectivo o derrube da monarquia, apresentando a repblica como a soluo para a grave crise que se fazia sentir.

O partido socialista fundado em 1875 defendia os interesses da classe operria Os antecedentes da Revoluo Republicana O Ultimato Ingls de 1890, a ditadura de Joo Branco (iniciada em 1906) e a revoluo fracassada de 31 de Janeiro de 1891 foram os principais antecedentes da revoluo republicana. A constituio da Repblica de 1911 / Os Nossos smbolos republicanos / Medidas Republicanas No dia 1 de Fevereiro de 1908, o rei D.Carlos e o prcipe herdeiro D.Lus Filipe foram assassinados no Terreiro do Pao, em Lisboa por elementos republicanos. Entretanto, o segundo filho de D.Manuel II , sobe a trono mas a queda da monarquia era inevitvel. A 4 de Outubro de 1910 iniciou-se a revoluo e na manh seguinte os revoltosos proclamaram a Repblica. Foi criado um governo provisrio por Tefilo de Braga que governou o pas at ser aprovada a Constituio Republicana. No dia 21 de Agosto de 1911 foi a aprovada a Constituio que adoptava o sistema liberal da diviso e independncia de 3 poderes (poder executivo Presidente de Repblica, poder legislativo fazer as leis e poder judicial tribunais) e estabeleceu um regime democrtico parlamentar. Os novos smbolos deste novo regime foram: uma nova bandeira, um novo hino (A portuguesa) e uma nova moeda (o escudo). As medidas que marcaram a aco dos governos republicanos foram: Laicizao do Estado lei da separao da Igreja do Estado , expulso das ordens religiosas, nacionalizao dos bens da igreja, proibio do ensino religioso nas escolas oficiais, criao do registo civil obrigatrio e legalizao do divrcio. Finaceiras Vrias tentativas para reduzir a despesa mas s em 1913 que Afonso Costa conseguiu que as contas pblicas apresentassem um saldo positivo. Sociais foi reconhecido o direito greve, proteco na doena e na velhice, o horrio foi fixado para 42 a 48 horas semanais, igualdade de filhos legtimos e ilegtimo, igualdade de direitos dos cnjugues. Educativas o estabelecimento da escolaridade obrigatria entre os sete e os dez anos, criao de jardins escola, aumento do n de escolas primrias, reforma no ensino tcnico, criao de Universidades de Lisboa e Porto. Objectivos da participao portuguesa na 1 Guerra Mundial Fazer reconhecer em termos internacionais a jovem Repblica Portuguesa Assegurar o controlo das colnias portuguesas Conseguir ter uma posio de prestgio e ao mesmo tempo evitar a ocupao de Portugal pela Espanha, reforando a nossa independncia

O agravamento das dificuldades / A Ditadura Militar de 1926 / Quais as consequncias da Ditadura Com a participao de Portugal na 1 Guerra Mundial e a instabilidade poltica dificultaram a resoluo dos problemas econmicos que afectavam o pas. A situao econmica agravou-se, o operariado fazia greves sucessivas sem verem os seus salrios aumentados. O perodo de 1919 a 1926, foi marcado pelo agravamento da crise financeira e da inflao e pelo aumento do nmero de greves e aces terroristas. Em 26 de Maio de 1926, as tropas comandadas pelo General Gomes da Costa sairam de Braga, marcharam sobre Lisboa e derrubaram o governo. Ao dissolverem o parlamento suspenderam as liberdades individuais, os militares substituiram a 1 Repblica por uma Ditadura Militar.

You might also like