You are on page 1of 11

Rito De Batismo Apresentao das crianas e pedido de batismo Queridos pais e mes, Vocs transmitiram a vida a estas crianas

e as receberam como um dom de Deus, um verdadeiro presente. Que nome vocs escolheram para elas?

Pelo batismo estas crianas vo fazer parte da igreja. Vocs querem ajuda-las a crescer na f, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Jesus ? Sim, Queremos!

Padrinhos e madrinhas, vocs esto dispostos a colaborar com os pais em sua misso ? Sim, Estamos!

E todos vocs, queridos irmos e irms aqui reunidos, querem ser uma comunidade de f e de amor para estas crianas? Sim, Queremos!

2- Sinal da cruz Nosso sinal a cruz em cristo. Por isso vamos marcar essas crianas com o sinal do cristo salvador. Assim, N.N, ns os (as) acolhemos na comunidade crist. 3- Liturgia da palavra Gl 3, 26-28 Leitura da carta de so Paulo aos Glatas irmos, 26- com efeito, vs todos sois filhos de deus pela f em Jesus cristo. 27- Vs todos que fostes batizados em cristo vos relevastes de cristo. 28- Que vale no mais ser judeu nem grego, nem livre, nem homem, nem mulher, pois todos vs sois um s, em Jesus cristo. Palavra do Senhor. MT 28, 18-20 Proclamao do evangelho de Jesus cristo segundo Mateus Naquele tempo, 18- Jesus aproximou-se e falou com seus discpulos: toda autoridade me foi dada no cu e sobre a terra. 19- Portanto, ide e fazei discpulos meus em todos os povos, batizando-os em nome do pai, do filho e do esprito santo, 20- e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, at o fim do mundo Palavra da Salvao!

Homilia Orao dos Fiis (abertura e 3 oraes ) Irmos e irms, Supliquemos a misericrdia de Deus por estas crianas, Por suas famlias, padrinhos e madrinhas, E por todo o povo de Deus. Cantando (dizendo) Lembrai-vos Senhor! -Das crianas que hoje renascem da gua e do esprito; -Das famlias que apresentam seus filhos (as) para receber a vida nova do batismo; -Dos padrinhos e madrinhas que assumem o compromisso de ajudar seus afilhados a crescer na f; -Desta comunidade que acolhe estas crianas como pedras vivas e escolhidas do vossa igreja; -Dos pastores e ministros, servidores da graa e do amor de Deus; -De todo o povo batizado, testemunha do evangelho; -De todas as pessoas que na comunidade se dedicam misso evangelizadora; -De todas as pessoas que promovem a justia e a paz no mundo.

Invocao dos santos Santa Maria, Me de Deus, So Joo Batista, So Jos, So Pedro e So Paulo, Santa Maria Madalena, Santa Paulina, So Galvo, Bem aventurada Albertina, Todos os santos e santas de Deus, Orao Deus da vida e do Amor, Vs enviastes vosso filho Jesus ao mundo para nos libertar do pecado e da morte. Afastai destas crianas todo o mal e ajudai-as a combater o bom combate. Como templos vivos do esprito santo, manifestem as maravilhas do vosso amor. Por Cristo nosso Senhor. Amm. Rogai por ns! Rogai por ns! Rogai por ns! Rogai por ns! Rogai por ns! Rogai por ns! Rogai por ns! Rogai por ns! Rogai por ns!

4-Uno pr batismal (apresentao) Bendito seja vs, Senhor Deus, Porque, atravs do leo, Fruto da oliveira,

Fortaleceis vosso povo para o combate da f.

O cristo Salvador lhes d sua fora. Que ela penetre em suas vidas Como este leo em seus peitos. 5-Orao sobre a gua Bendito sejais Deus, criador de todas as guas! Sobre as guas primeiras firmastes o universo habitvel. Povoastes as guas e a terra com vossas criaturas. Fontes de gua viva, bendizei o senhor! Nas guas do mar vermelho, Afogaste os opressores E fizeste vosso povo passar a p enxuto Para a terra da liberdade! Fonte de gua viva, bendizei o senhor! Nas guas do Jordo, Solidrio com os pobres e os pecadores, Jesus se fez batizar por Joo Batista; Ungido pelo esprito, Iniciou sua misso neste mundo. Fontes de gua viva, bendizei o senhor!

Nas guas do seu amor, Todos ns somos mergulhados E passamos da escravido liberdade, Da tristeza para a alegria, Da morte para a vida, Fontes de gua viva, bendizei o senhor!

Concedei a fora do vosso esprito (Pe.) A todos que forem banhados nesta gua, A fim de que participem da pscoa do cristo E recebem a graa da imortalidade. Por Cristo, nosso Senhor, Amm. 6- Promessas do batismo (Pe. Ou Mi)

Queridos pais e padrinhos, O amor de Deus vai infundir nestas crianas uma vida, Nascida da gua pelo poder do Esprito Santo. Se vocs esto dispostos a educ-las na f, Renovem agora suas promessas batismais: para viver na liberdade dos filhos de Deus,

Vocs renunciam ao pecado? Renuncio.

Para viver como irmos, Vocs renunciam a tudo o que causa desunio? Renuncio.

Para seguir Jesus Cristo, Vocs renunciam ao demnio, autor e principio do pecado? Renuncio.

Vocs crem em Deus Pai todo poderoso, Criador do cu e da terra? Creio.

Vocs creem em Jesus Cristo, seu nico filho, nosso Senhor, Que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, Ressuscitou dos mortos e subiu ao cu? Creio.

Vocs creem no Esprito Santo, Na Santa Igreja Catlica, Na comunho dos santos, Na remisso dos pecados, Na ressurreio dos mortos E na vida eterna? Creio.

Esta a nossa f Que da igreja recebemos e sinceramente professamos, Razo de nossa alegria em Cristo, nosso Senhor. Demos graas a Deus!

7- Batismo

(Auxiliar) Queiram aproximar-se pais e padrinhos de N. Vocs querem que N. seja batizado(a) na f da igreja Que acabaram de professar? Queremos.

N., Eu batizo em nome do pai, E do filho, E do Esprito Santo.

8- uno ps- batismal

Queridas crianas, Que o Esprito Santo as consagre com este leo, Para que participem da misso de Cristo, Sacerdotes, profeta e rei. Agora que vocs fazem parte do povo de Deus, Sigam os passos de Jesus e permaneam nele para sempre. Amm.

9 Veste batismal

N.N., vocs nasceram se bivi e se vestiram do Cristo, Por isso, trazem a veste batismal. Que seus pais e padrinhos os ajudem Por sua palavra e exemplo A conservar a dignidade de filhos e filhas de Deus At a vida eterna, Amm.

Rito da Luz Receba a luz de Cristo Queridas crianas. Vocs foram iluminadas por cristo Para se tornarem luz do mundo. Com a ajuda de seus pais e padrinhos, Caminhem como filhos e filhas da luz. Amm.

11 Orao do Senhor

Pai nosso.... Ave Maria..... Gloria ao Pai.....

Beno e despedida

Deus de bondade, Abenoai as mes destas crianas, Para que sejam felizes vendo seus filhos crescer Em idade, sabedoria e graa Em Jesus Cristo, Nosso Senhor Amm.

Deus de amor, Abenoe os pais destas crianas, A fim de que, unidos s suas esposas, Tenham a alegria de oferecer Condies de vida para seus filhos E o incentivo da f, Amm

Deus da vida, Abenoai os padrinhos e as madrinhas destas crianas, Para que sejam membros vivos do vosso povo, E concedi-lhes sempre a vossa paz, Em Cristo Jesus, nosso senhor. Amm

Desa sobre todos aqui reunidos A beno de Deus rico em misericrdia: Pai, e Filho, e Esprito Santo. Amm

Vo em paz e o Senhor os companhe. Graas a Deus.

You might also like