You are on page 1of 20

PROCESSO ELETRNICO

Seo Judiciria do Esprito Santo

Atualizado em 04/07/11 Sujeito a alteraes

NDICE

. Processo eletrnico . Peticionamento eletrnico . Como se cadastrar no processo eletrnico/ peticionamento eletrnico . Consulta especial - Procedimento de acesso consulta especial - Reinicializao de senha . Como protocolar uma petio intercorrente

5 6

7 9

16

PROCESSO ELETRNICO

A Justia Federal do Esprito Santo vem se empenhando, desde 2006, para tornar-se 100% digital. O 3 Juizado Especial Federal foi o primeiro a se virtualizar e, de l pra c, a iniciativa foi sendo estendida gradativamente. Hoje o processo digital est implantado em todas as varas e juizados especiais federais da capital, exceo das criminais. Nas subsees do interior, todas as varas tambm j esto trabalhando com processo eletrnico, exceto nas matrias criminais. Uma das principais vantagens do processo eletrnico o fato de poder ser acessado pela lugar. internet, a qualquer hora e de qualquer lugar Alm disso, os autos digitais permitem a vista simultnea dos autos pelas partes, o que viabiliza partes a abertura de prazos comuns e reduz o tempo de tramitao processual. Para atuar no processo eletrnico da JFES, o advogado no precisa pagar nenhuma taxa e nem possuir certificao digital. Basta fazer um cadastro on-line no endereo www.jfes.jus.br e validar o cadastro pessoalmente em uma das varas eletrnicas da capital ou do interior. A partir do momento em que estiver apto a atuar no processo eletrnico, o advogado tambm poder fazer suas peties intercorrentes eletronicamente.

PETICIONAMENTO ELETRNICO

Peticionamento eletrnico um servio que possibilita o envio pela internet de peties intercorrentes relacionadas a processos eletrnicos em tramitao na Seo Judiciria do Esprito Santo. Ao utilizar esse servio, o advogado no precisa sair de casa ou do escritrio para protocolar a sua petio. petio Alm disso, o envio pode ser feito a qualquer hora do dia e no haver perda de prazo processual se for protocolada at as 23:59:59 deste ltimo dia. De acordo com a Lei n 11.419/06 (art. 1, III), o envio de peties pela internet dispensa a apresentao de documentos originais ou fotocpias autenticadas e considera como assinatura eletrnica: a) assinatura digital baseada em certificado digital emitido por autoridade certificadora credenciada, na forma de lei especfica; b) mediante cadastro de usurio no Poder Judicirio, conforme disciplinado pelos rgos respectivos. Atualmente, para utilizar o servio de peticionamento eletrnico na SJES, o advogado deve fazer um cadastro na internet que dever ser validado presencialmente nas varas e/ou juizados federais eletrnicos. Hoje, tambm, apenas a opo b est disponvel no stio da SJES.

COMO SE CADASTRAR NO PROCESSO ELETRNICO/PETICIONAMENTO ELETRNICO Para se cadastrar no processo eletrnico, o advogado deve: fazer um pr-cadastramento no site, seguindo os seguintes passos: a) Acessar a internet da SJES: http://www.jfes.jus.br. b) Clicar no link Processo Eletrnico, no ttulo Servios. c) Acessar o boto Cadastro d) Clicar em Cadastro de Advogado. e) Preencher Formulrio. f) Aps preencher todos os campos, marcar, no fim da pgina, os servios Envio de peties por meio eletrnico e recebimento de comunicaes processuais... e Ajuizamento de aes por meio eletrnico, conforme o caso. g) Gravar. O sistema vai gerar um termo de credenciamento, que servir como comprovante do cadastro. necessrio imprimir esse termo em duas vias, em papel A4. Se, por algum motivo, no for possvel imprimir o termo de credenciamento, na pgina do processo eletrnico, deve-se clicar no boto Informaes, depois em Impresso de Termo de Credenciamento, preench-lo e, em seguida, imprimir.

h) Validao Presencial Aps se cadastrar no peticionamento eletrnico, os advogados devem comparecer a qualquer vara eletrnica ou juizado eletrnico da capital ou, ainda, nas varas de qualquer Subseo, munidos do termo de credenciamento impresso em 02 (duas) vias, e carteira da OAB para validar sua inscrio. Somente aps a identificao presencial e validao do cadastro, o CPF do advogado ser liberado para peticionar eletronicamente. Aps a identificao e a validao do cadastro, seu login estar liberado para acessar o sistema. Para os advogados, o login o CPF sem traos ou pontos. A senha ser considerada como assinatura eletrnica, ou seja, no necessrio possuir certificao digital. Observao: A senha no enviada por e-mail e ter validade a partir da validao presencial. A habilitao de credenciamento ser vlida para todos os rgos jurisdicionais de 1 Instncia desta Seccional, independentemente de competncia especfica, inclusive para as Subsees Judicirias. Os endereos das varas da capital e das subsees judicirias do interior esto disponveis na pgina da Justia Federal na internet (www.jfes.jus.br), em Locais de Atendimento.

CONSULTA ESPECIAL
Cadastrando-se no sistema de peticionamento eletrnico, o advogado ter como benefcio adicional o acesso consulta especial. A consulta especial permite que as peas dos processos sejam visualizadas pela internet sem a autor. necessidade de informar o CPF/CNPJ do autor Vale lembrar que os processos que envolvem entidades s podem ser visualizados pela internet atravs de especial. consulta especial So exemplos de entidades o Ministrio Pblico, a Unio Federal, a Fazenda Nacional, a Caixa Econmica Federal, o Detran, o CREA, etc. - PROCEDIMENTO DE ACESSO CONSULTA ESPECIAL O cadastro na consulta especial est disponvel apenas para advogados cadastrados no peticionamento eletrnico. Uma vez cadastrado basta seguir os passos adiante: a) Na pgina da Justia Federal (www.jfes.jus.br), clique em Consulta Processual.

b) Escolha a opo Acessar sesso consulta especial.

c) Aparecer uma tela de login na Consulta Processual, que pedir seu login (CPF do advogado cadastrado) e sua senha (aquela que voc criou no cadastramento para peticionamento eletrnico). Caso tenha esquecido a senha, basta seguir o procedimento previsto no item REINICIALIZAO DE SENHA, na pgina 13 desta cartilha.

10

d) Aparecer a tela da Consulta Especial, muito parecida com a Consulta Processual Geral. Pesquise por um processo.

e) O processo consultado aparecer. Clique em Peas.

11

f) Aps clicar em Peas, todas as peas do processo estaro disponveis para visualizao, sem necessidade de se informar o CPF/CNPJ do autor, como na consulta processual normal. At mesmo as peas dos processos de entidades (Caixa Econmica Federal, Unio Federal, INSS, DNIT, DETRAN, Ministrio Pblico Federal, etc) podero ser vistos na consulta especial, o que no ocorria na consulta processual normal (veja tela na prxima pgina).

Dvidas podem ser sanadas em qualquer cartrio, na Distribuio ou no Ncleo de Apoio Judicirio.

12

- REINICIALIZAO DE SENHA Caso tenho sido esquecida a senha, a mesma poder ser reinicializada atravs do procedimento a seguir: 1 - Acesse a pgina principal da Justia Federal, www.jfes.jus.br, e clique na opo Processo Eletrnico, conforme figura abaixo.

13

2 - Na tela seguinte, clique no boto Servios do Processo Eletrnico

3 - Nas opes que sero apresentadas, selecione Reiniciar Senha.

14

4 - Informe os dados solicitados nos campos Email (que o mesmo informado no cadastro junto Justia Federal) e Login (n do CPF).

5 - Ser informada uma senha provisria, que ser utilizada para acesso ao sistema. No primeiro acesso do sistema de peticionamento eletrnico, para fins de segurana, o sistema solicitar o cadastro de nova senha.

15

COMO PROTOCOLAR UMA PETIO INTERCORRENTE


Para protocolar uma petio eletrnica, o advogado deve: 1) Utilizar um computador com acesso internet e os seguintes softwares instalados: a) Internet Explorer 6.0 ou verso superior b) Ambiente Java verso 6 update 1 ou superior c) Aplicativo da SJES A petio deve estar em formato PDF verso 1.4 ou 1.4, DOC, at a verso 2003 do MSWord. O tamanho mximo de arquivo 2 Mb. Podem ser anexados vrios arquivos para uma mesma petio. Ou seja, possvel desmembr-la em vrios arquivos at o tamanho mximo. Caso a petio em arquivo PDF tenha tamanho maior do que 2 Mb ou no esteja em formato PDF 1.4 recomendamos o software gratuito PDF Split and Merge para fazer a diviso do arquivo ou a converso para PDF 1.4. Este software est disponvel gratuitamente no stio http://www.pdfsam.org/. O ambiente Java e o aplicativo da SJES podem ser baixados pela pgina www.jfes.jus.br, em Processo Eletrnico, Servios de Processo Eletrnico. A pgina aberta apresenta como pargrafo introdutrio o procedimento de instalao dos referidos programas necessrios para o peticionamento. 2) Estar previamente cadastrado, aps identificao presencial na SJES.

16

3) Seguir os seguintes passos: a) Acesse www.jfes.jus.br. b) Clique em Processo Eletrnico c) Clique em Servios do Processo Eletrnico d) Clique em Petio Eletrnica. Ser aberta a seguinte tela:

e) Clique em Petio Vinculada.

Login: CPF do advogado. Senha: a mesma utilizada no formulrio de cadastramento. Caso tenha esquecido a senha, basta seguir o procedimento de reinicializao de senha previsto na pgina 13 desta cartilha. Clique em OK

17

f) Selecione o tipo de petio. g) Informe o nmero do processo para o qual deseja peticionar. h) Para anexar o arquivo da petio, clique no boto ... ao lado de Arquivo. Em seguida, selecione o arquivo gravado. Clique em abrir. O nome do arquivo desejado aparecer no campo arquivo, como na seguinte imagem:

18

i) Clique no boto +. Com isso, o arquivo aparecer na lista.

Podem ser anexados quantos arquivos forem necessrios, respeitando-se o limite de 2 Mb cada. Para excluir um arquivo, basta clicar no nome do arquivo e no boto -. j) Clique em Envia. Aparecer uma tela de confirmao de envio, que pode ser impressa como comprovante de envio da petio.

k) Sua petio j foi protocolada e encontra-se no balco eletrnico da vara onde tramita o processo qual est vinculada. IMPORTANTE: Para que a petio seja integrada aos autos, preciso que um servidor da vara proceda juntada eletrnica e, assim, d andamento ao processo. Observao: O campo Assinatura digital no deve ser utilizado. Para sanar dvidas ou solicitar apoio na hora de fazer seu cadastro ou atuar no processo eletrnico, envie e-mail para peticaoeletronica@jfes.jus.br peticaoeletronica@jfes.jus.br.

19

SEO JUDICIRIA DO ESPRITO SANTO Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, Monte Belo, Vitria-ES Telefone: (27) 3183-5000 www.jfes.jus.br contato@jfes.jus.br CEP: 29.053-245 Diretor do Foro Juiz Federal Fernando Cesar Baptista de Mattos Vice-Diretor do Foro Jos Eduardo do Nascimento NAJ - Ncleo de Apoio Judicirio NTI - Ncleo de Tecnologia da Informao Sesau/NTI - Seo de Suporte e Atendimento ao Usurio LAYOUT, EDITORAO E REVISO NCS - Ncleo de Comunicao Social e Relaes Pblicas IMPRESSO DIGRA/SED - Diviso de Produo Grfica e Editorial do TRF2

You might also like