You are on page 1of 11

A IMPORTNCIA DO LETRAMENTO PARA A EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS Mrcia Aurlia Nazrio1 Shirley Cristina Lacerda Malta2

Introduo Nosso pas marcado por muitas percas principalmente no que diz respeito Educao, foram muitos tempos perdido onde s os nobres tinham acesso educao, s eles tinham o direito de poder freqentar a escola e conseqentemente da continuidade nas universidades. A educao bsica de adultos comeou a estabelecer seu lugar atravs da histria da educao no Brasil, a partir da dcada de 1930, pois neste perodo a sociedade passava por grandes transformaes, onde o sistema de ensino de educao comea a se firmar. Alm do crescimento no processo de industrializao e reunio da populao nos centros urbanos. A oferta de ensino era de graa estendendo-se respeitadamente, acolhendo setores sociais cada vez mais diversos. O crescimento da educao elementar foi estimulado pelo governo federal, no qual projetava diretrizes educacionais para todo o pas. Observa-se que o governo estava sempre contribuindo para melhoria da educao, no qual dando todo apoio e sua ao em fazer com que todos os cidados possam usufruir de uma educao de qualidade para todos. A partir de 1940, comeou-se a detectar altos ndices de analfabetismo no pas, o que acarretou a deciso do governo no sentido de criar um fundo destinado alfabetizao da populao adulta analfabeta. Em 1945, com o final da ditadura de Vargas, iniciou-se um movimento de fortalecimento dos princpios democrticos no pas. Com a criao da Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura (UNESCO) ocorreram, ento, por parte desta, a solicitao aos pases integrantes (e entre eles, o Brasil) de se educar os adultos analfabetos, o pas comeou a viver uma grande ebulio poltica, onde a sociedade passou por momentos de grandes crises. Pois houve momentos de muitas crticas quanto aos adultos analfabetos, fazendo muitas das vezes
Estudante do 7 perodo de Pedagogia da Universidade de Pernambuco - Campus Nazar da Mata Coordenadora de turma do Programa Paulo Freire Pernambuco Escolarizado. 2 Professora da Universidade de Pernambuco - Campus Nazar da Mata Psicloga Escolar e Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE.
1

as pessoas no acreditarem na busca de um ensino de qualidade. Todo esse transtorno em lutar por uma educao para todos, fez com que a educao de adultos ganhasse destaque na sociedade. Devido a isso, em 1947, o governo lanou a 1 Campanha de Educao de Adultos, propondo: alfabetizao dos adultos analfabetos do pas em trs meses, oferecimento de um curso primrio em duas etapas de sete meses, a capacitao profissional e o desenvolvimento comunitrio. Abriu-se, ento, a discusso sobre o analfabetismo e a educao de adultos no Brasil. Nessa poca, o analfabetismo era visto como causa (e no como efeito) do escasso desenvolvimento brasileiro. Alm disso, o adulto analfabeto era identificado como elemento incapaz e marginal psicolgica e socialmente, submetido menoridade econmica, poltica e jurdica, no podendo, ento, votar ou ser votado. A partir disso muitos programas e projetos foram surgindo a fim de diminuir esse ndice de analfabetismo, mais, muitos desses programas vinham apenas para se melhorar uma estatstica ruim do pas, sendo de carter quantitativo e no qualitativo, se preocupando apenas em fazer com que esses jovens e adultos conseguissem no mnimo escrever o nome para passar do eixo de analfabeto, para analfabeto funcional que denominao dada pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenas e textos curtos; e os nmeros, no desenvolvem a habilidade de interpretao de textos e de fazer as operaes matemticas. Este artigo tem o intuito de ressalta importncia de uma educao de jovens e adultos baseada na qualidade e no na quantidade, uma educao baseada no letramento interligado a alfabetizao, que propicie a esse aluno de aprender outros conhecimentos sem desmerecer os conhecimentos que eles j possuem.

Sobre a Educao de Jovens e Adultos

A Educao de Jovens e Adultos (EJA) hoje representa uma importante parte da educao Brasileira, ela tambm representa um olhar especial, pois quando falamos desses jovens e adultos estamos nos referindo em sua maioria, por migrantes das zonas rurais principalmente da regio Nordeste do pas, trabalhadores em ocupaes pouco qualificadas e com uma histria descontnua e mal sucedida de passagem pela escola. Mais qual so esses analfabetos aos qual nos referimos? Para Marta Kohl de Oliveira (1992, p. 17-20) so eles: sabemos claramente quem o analfabeto, quanto ao

domnio do sistema de escrita, parece que no estamos lidando com um grupo formado por indivduos muito semelhante entre si. A mesma autora ainda se coloca sobre a relao desse analfabeto com a sociedade que para ela da seguinte forma: os adultos que chamamos de analfabeto, imersos no mundo letrado, vo sendo contaminados pelas informaes desse mundo e acumulam conhecimentos sobre suas regras de funcionamento e sobre seu prprio sistema. (OLIVEIRA, 1992, p. 17-20) Seguindo ainda essa linha de pensamento, notvel perceber que os jovens e adultos que esto nesses projetos e programas de EJA, so jovens e adultos dotados informaes que eles adquirem no seu cotidiano, so conhecimentos de mundo que so pouco aproveitados por esses projetos e programas, so se considerado o lugar social ocupado por este analfabeto, se perdendo muito em relao ao ensino aprendizagem desse aluno, pois, numa sociedade to saturada de escrita como a nossa, dificilmente encontraremos pessoas totalmente analfabetas. Pensando dessa forma a educao de jovens e adultos, ideal para esses jovens e adultos, que so repletos de informaes e conhecimentos de mundo uma educao baseada nos princpios de soma de trabalhar conhecimentos existentes e fazer comparativos com os conhecimentos novos os chamados conhecimentos cientficos. Para quer isto acontea precisamos entender o sentido de ser alfabetizado que segundo Liliana Landsmanan :
Ser alfabetizado desempenhar um conjunto de atividades associadas ao uso prtico. Por exemplo: saber ler uma bula, escrever uma lista de compras ou preencher um formulrio, atividades que tornam o individuo mais adaptado a sociedade. Outra concepo tem aquele que v na utilizao da escrita uma aquisio do poder poltico, econmico mental. Um terceiro modo de ver a questo entender o que essencial para ser alfabetizado ter adquirido as formas de expresso contidas nos livros e apreciar seu valor esttico. (1993, p.30)

Ainda se necessrio refletir que a partir de estudos principalmente baseado nas teorias de Paulo Freire surgiu um novo paradigma pedaggico um novo entendimento da relao entre a problemtica educacional e a problemtica social. O analfabetismo, que antes era apontado como causa da pobreza e da marginalizao, passou a ser, ento, interpretado como efeito da pobreza gerada por uma estrutura social no igualitria. Pensando em todos esses aspectos acima citados que podemos compreender essa modalidade de ensino hoje to comum em nosso pas e o porqu ela to comum.

1.1

O letramento na Educao de Jovens e Adultos

Quando discutimos sobre a importncia do Letramento para Educao de Jovens e Adultos, estamos falando do Letramento como subsidio para que a Alfabetizao acontea com qualidade, atualmente o EJA ainda est muito preso a antigos moldes de alfabetizao, pouco eficazes, por no levar em considerados os conhecimentos prvios dos alunos que se tratam de jovens e adultos e no crianas, mais para entender mais a fundo precisamos entender melhor sobre este dois termos, Alfabetizao e Letramento. H duas formas segundo as quais comumente se entende a alfabetizao: ou como um processo de aquisio individual de habilidades requeridas para a leitura e escrita, ou como um processo de representao de objetos diversos, de naturezas diferentes. O mal entendido que parece estar na base na primeira perspectiva que a alfabetizao algo que chega a um fim a ser descrita sob a forma de objetivos instrucionais. Como processo que parece-me antes que o que caracteriza a alfabetizao a sua incompletude. Em pesquisa a Enciclopdia livre Wikipdia, encontramos o seguinte conceito de alfabetizao:
A alfabetizao consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilizao como cdigo de comunicao. De um modo mais abrangente, a alfabetizao definida como um processo no qual o indivduo constri a gramtica e em suas variaes. Esse processo no se resume apenas na aquisio dessas habilidades mecnicas (codificao e decodificao) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.

J para o conceito de Letramento encontramos o seguinte significado: Letramento no necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever. o estado ou a condio que adquire um grupo social ou um indivduo como conseqncia de ter-se apropriado da escrita. (SOARES, 2003). Ainda Nesta mesma direo tambm segue o trabalho de Mota Rocha (1993). Mesmo no explicitando no texto o conceito de Letramento, ao enfatizar a leitura e a escrita como prtica cultural parece incorporar o conceito de Letramento sobre o de Alfabetizao, pois a leitura e a escrita passam a ser tomadas como atividades em transformao e transformadoras da realidade aprendida e do aluno (p. 40).

Como citado por Magda Soares em sua definio de letramento, mais de que aprender a ler e escrever, poder vivenciar seus conhecimentos em situaes do cotidiano. Por exemplo, quando um pai ler uma histria para seu filho dormir, a criana est em um processo de letramento, est convivendo com as prticas de leitura e escrita. No se deve, portanto, restringir a caracterizao de um indivduo letrado ao que domina apenas a tcnica de escrever (ser alfabetizado), mas sim aquele que utiliza escrita e sabe responder s exigncias de leitura e escrita que a sociedade faz continuamente. Com a proposta de dialogicidade implcita, Britto ressalta que para participar da cultura escrita necessrio conhecer as normas de uso do cdigo escrito - Letramento, que tambm um movimento mais geral que se relaciona com a percepo da ordem da escrita, de seus usos e objetos, bem como de aes que uma pessoa ou grupo de pessoas faz com base em conhecimentos e artefatos da cultura escrita (BRITTO, 2003, p. 50). Por essa diferenciao da alfabetizao por sua abrangncia, no dizendo que ele deve andar isolado da alfabetizao, que o letramento importante para alunos do EJA, que no podem dominar as tcnicas da escrita, mais j compreendem alguns gneros literrios que circulam socialmente, no podem ler, mais sabem o seu significado. Sobre isso Magda Soares (2003) faz um apanhado, sobre o assunto, visto de uma maneira prtica e real. O texto mostra o seguinte:
Adulto pode at ser analfabeto, contudo, pode ser letrado, ou seja, ele no aprendeu a ler e escrever, todavia, utiliza a escrita para escrever uma carta atravs de outro indivduo alfabetizado, um escriba, mas necessrio enfatizar que o prprio analfabeto que dita o seu texto, logo, ele lana mo de todos os recursos necessrios da lngua para se comunicar, mesmo que tudo seja carregado de suas particularidades. (p.47).

mediante a isso que consideramos o Letramento para Alfabetizao de Jovens e Adultos, pois, percebemos que vivemos numa sociedade letrada, onde nossos jovens e adultos esto inseridos nela, se o EJA se encarregar de s alfabetizar esses Jovens e Adultos, muitos dos conhecimentos de mundo que eles j possuem vo ser descartados. A proposta que esses Jovens e Adultos sejam sujeitos da sua prpria aprendizagem, que mais de quer aprender, eles tambm possam ensinar e mostrar todos os seus conhecimento e habilidades, e que esses possam fazer parte do seu processo de Alfabetizao e Letramento.

O Letramento como um dos Fatores que Propiciar o Sucesso da EJA

Uma das grandes dificuldades hoje da Educao de Jovens e Adultos, manter os alunos freqentado a sala de aula, por terem auto-estima baixa, desacreditarem que nesta fase de sua vida iro aprender mais alguma coisa, e tantos outros motivos que faz dessa modalidade de ensino uma das mais, ou a mais difcil modalidade da Educao Brasileira. Ser professor do EJA, mais do que apenas ensinar, buscar alternativas, meios e mtodos, que faam que esses alunos permaneam freqentando as aulas, e nesse momento que o Letramento to Importante, no como o fator que vai resolver todos os problemas do EJA, mais um deles a acessibilidade, o processo de letramento torna as aulas mais acessveis para os alunos, pois trabalha em cima de conhecimentos que ele j tem, trabalha com aquele cidado letrado mesmo que ele no seja alfabetizado, torna o processo educacional mais fcil e prazeroso de ser vivenciado. Isso acontece por que o letramento no ocorre apenas durante determinado tempo da vida do indivduo, ele acontece antes e durante a alfabetizao e continua para todo o sempre, ou seja, letramento o desenvolvimento do indivduo no mundo letrado. E essa diferena que ela traz para a Educao de Jovens e Adultos. Quando ressaltamos a importncia do Letramento para o EJA, e por que acreditamos que h muitos tempos a educao de jovens e adultos foi vivenciada como nos coloca Fuck (1994):
Que a educao seja um processo atravs do qual o individuo toma a historia nas suas prprias mos, a fim de mudar o rumo da mesma. Como? Acreditando no educando, na sua capacidade de aprender, descobrir, criar solues, desafiar, enfrentar, propor, escolher e assumir as conseqncias de suas escolhas. Mas isso no ser possvel se continuarmos bitolando os alfabetizandos, com desenhos pr formados para colorir, com textos criados por outros para copiarem, com caminho pontilhado para seguir, com historia que alienam, com mtodos que no levam em conta a lgica de quem aprende. (p.14-15)

refletindo sobre essas questes que h tanto tempo predominaram a Educao de Jovens e Adultos que refletimos sobre esse modelo de ensino baseado apenas em ensinar ler e escrever, que se propem a ensinar o aluno apenas a decodificar, no que no seja importante nossos jovens e adultos aprender a ler e escrever, mais que isso tenha significado, que ele possa relacionar suas aprendizagens com o seu cotidiano, que ele tenha acesso aos diferentes gneros textuais que circulam no nosso dia - a - dia, e

que eles compreendam as pratica de leitura e escrita. Ainda refletindo sobre essa questo trazemos um dos objetivos e prioridades do plano Nacional da educao que o seguinte:
Garantia de ensino fundamental a todos os que no tiveram acesso na idade prpria ou que no o concluram. A erradicao do analfabetismo faz parte dessa prioridade, considerando-se a alfabetizao de jovens e adultos como ponto de partida e intrnseca desse nvel de ensino. A alfabetizao dessa populao entendida no sentido amplo de domnio dos instrumentos bsico da cultura letrada, das operaes matemticas elementares, da evoluo histrica da sociedade humana, da diversidade do espao fsico e poltico mundial da constituio brasileira. Envolve, ainda, a formao do cidado responsvel e consciente de seus direitos.

Nesta perspectiva que visamos que o Letramento sim um dos fatores que propiciar o sucesso da Educao de Jovens e Adultos, no o nico, mais um dos. Pois, na Educao de jovens e adultos busca-se o acesso da aprendizagem significativa integrada efetivamente organizao dos conhecimentos dos alunos e no exclusivamente a informao adquirida por memorizao, pois, atualmente o enfoque dado na aprendizagem e no no ensino. O conhecimento real tem por base aprendizagens anteriores, que so transformadas, expandidas ou recriadas atravs da aquisio de novas informaes e de novas ponderaes sobre um conceito. H necessidade de escolher temas e problemas relevantes para os alunos, de modo que eles sejam seduzidos a refletir sobre os seus prprios pontos de vista, buscando enfatizar a cultura popular, a religio, os meios de comunicao e principalmente a histria de vida do indivduo, estabelecendo a importncia do sujeito histrico dentro da sociedade 3 Educao de Jovens e Adultos Quantidade X Qualidade, Alfabetizao X

Letramento Um dos grandes paradigmas hoje da Educao de Jovens e Adultos a questo da qualidade e da quantidade, e o porqu dessa discusso vim tona? Os Programas e Projetos que hoje mediam a Educao de Jovens e Adultos visam mais quantidade de quer qualidade, tomamos como exemplo o Programa Paulo Freire Pernambuco Escolarizado, so formados ncleos ao qual compe uma coordenadora de turma, que forma com ncleo de com no mnimo 7 turmas, nestas turmas tem que ter- se um numero mnimo de 15 alunos.

Se um desses 15 desistir e essa desistncia for comprovada no sistema a turma desativa, e os 14 que ficaro? No merece estudar do mesmo jeito? Ou seja, nesse momento no est em xeque os 14 alunos que esto num processo de aprendizagem, mais os 15 que seriam formados e estariam nos dados estatsticos, como 15 jovens e adultos que esto alfabetizados, mais ser que a educao de Jovens e Adultos s isso, dados na estatstica. Para entendemos melhor essa questo:
necessrio superar a idia de que a EJA se esgota na alfabetizao, desligada da escolarizao bsica de qualidade. tambm necessrio superar a descontinuidade das aes institucionais e o surgimento de medidas isoladas e pontuais, fragmentando e impedindo a compreenso da problemtica. preciso desafiar o encaminhamento de possveis resolues que levem simplificao do fenmeno do analfabetismo e do processo de alfabetizao, reduzindo o problema a uma mera exposio de nmeros e indicadores descritivos. Visualizar a educao de jovens e adultos levando em conta a especificidade e a diversidade cultural dos sujeitos que a ela recorrem torna-se, pois, um caminho renovado e transformador nessa rea educacional (Arbache, 2001, p. 22).

O que buscamos uma nova EJA, uma EJA qualitativa, que prope a criar aprendizagem junto aos alunos, que aceita o aluno nas suas especificidades, uma EJA no s preocupada a ensinar a ler e escrever, como nos prope Freire (2002) sobre a relao Professor Aluno:
Para ser um ato de conhecimento o processo de alfabetizao de adultos demanda, entre educadores e educandos, uma relao de autntico dilogo. Aquela em que os sujeitos do ato de conhecer (educador-educando; educando - educador) se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido. Nesta perspectiva, portanto, os alfabetizandos assumem, desde o comeo mesmo da ao, o papel de sujeitos criadores. Aprender a ler e escrever j no , pois, memorizar slabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o prprio processo de ler e escrever e sobre o profundo significado da linguagem. (p.58)

Sobre a Alfabetizao X Letramento, no se coloco como se um fosse superior ao outro, mas, para essa modalidade de ensino, crucial que o letramento exista e que a alfabetizao acontea desassociada a ele, essa discusso ressaltada e enfatizada, pois se trata de uma clientela diferenciada, e o Letramento o que diferencia as aprendizagens, pois colocar juntos aos conhecimentos tericos, os conhecimentos advindos dos prprios jovens e Adultos. Para visualizarmos a importncias desses dois Alfabetizao e Letramento:

preciso reconhecer a possibilidade e necessidade de promover a conciliao entre essas duas dimenses da aprendizagem da lngua escrita, integrando alfabetizao e letramento, sem perder, porm, a especificidade de cada um desses processos, o que implica reconhecer as muitas facetas de um e outro e, de um e de outro (SOARES, 2004, p. 15).

Nessa dimenso que acreditamos que se faz importante Alfabetizar Letrando, buscando a qualidade e no a quantidade na Educao de Jovens e Adultos. Consideraes Finais A Educao de Jovens e Adultos, independente de qualquer fator importante, principalmente por ser uma das modalidades, que melhora a educao como um todo, e em seu diferencial, est os alunos que no tiveram a oportunidade de na idade adequada ingressar em seus estudos, por esse motivo, que ela tem que ser tratada com o maior respeito, principalmente por sabe que esses alunos so os proletariados, que trabalham, cuidam de suas famlias e ainda arrumam tempo para tentar concretizar o sonho de aprender a ler, escrever, e tantas outras coisas. A ela devemos a ousadia para que cumpra sua qualidade, e que valorize a diversidade dos alunos. O Brasil tem muitos desafios com relao educao, e a EJA s mais um deles, muitas vezes Esquecidos, e tratados sem muita preocupao e cuidado. O respaldo que queremos que a Educao de Jovens e Adultos, no seja um fim em si mesmo, mas, que os alunos possam dar continuidade aos estudos, podendo terminar os estudos e ingressar no ensino superior. Pensar na Educao de Jovens e Adultos no como uma modalidade de ensino para aqueles que por desventuras no puderam ingressar no ensino regular, mas, olha a Educao de Jovens e Adultos como um processo to importante para a nossa sociedade como qualquer outra modalidade de ensino. Acreditamos que mesmo esses alunos fora de faixa etria, so capazes, podem e devem continuar seus estudos, e o primeiro passo a Educao de Jovens e Adultos, por isso ela no pode ser desestrutura e preparada apenas para ensinar a ler e escrever, mas, que ela seja capaz de construir sonhos, de aumentar auto estima, essa a palavra chave da questo. Acreditamos sim, que possvel realizar um ensino de qualidade na Educao de Jovens e Adultos, que preze o letramento, mais no descarte o processo de

alfabetizao. Uma nova Educao de Jovens e Adultos, que reverencie a Qualidade e no a Quantidade, que exista para melhorar a vida das pessoas, pois acreditamos que a educao muda as nossas vidas. E a Educao de Jovens e Adultos no est fora de processo, queremos essa Educao de Jovens e Adultos e no uma modalidade de ensino que sirva apenas como Estatstica para os nossos Governantes. Referenciais Bibliogrficas AO. Parmetros em. Educao de jovens e adultos. Ministrio da educao. 1999 ARBACHE, Ana Paula Bastos. A formao do educador de pessoas jovens e adultas numa perspectiva multicultural crtica. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro. Papel Virtual Editora, 2001. BRITTO, Luiz P. Leme. Sociedade de cultura escrita, alfabetismo e participao.In: RIBEIRO, V. M. (Org.) Letramento no Brasil. So Paulo: Global, 2003, p.47-113. FREIRE, Paulo. Ao cultural para a liberdade e outros escritos. 10 ed. So Paulo. Paz e Terra. 2002 FUCK, Irene Terezinha. Alfabetizao de Adultos. Relato de uma experincia construtivista. 2. Ed. Petrpolis: Vozes, 1994. LANDSMAN, Liliana Tolchinscky. Aprendizaje Del Lenguage escrito: procesos evolutivo y implicaciones didacticas. Barcelona/Mxico, Antropos/ Universidade Pedaggica nacional/secretaria de Educacin Pblica, 1993. Cit: CUNHA, Conceio Maria da. Introduo
discutindo conceitos bsicos. In: SEED-MEC Salto para o futuro Educao de jovens e adultos. Braslia, 1999.

MOTA ROCHA, S. R. da. Abordagens de Alfabetizao.In: _________. O processo de Alfabetizao e o folclore infantil: o caso de trs alfabetizadoras de Campina GrandePB. Dissertao de Mestrado apresentada a URGS, 1993. Plano Nacional de Educao. Disponvel em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em 18 de maio de 2010.

SOARES, Magda. Alfabetizao e letramento. So Paulo: Contexto, 2003. SOARES, Magda. Letramento e alfabetizao: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educao. Jan/fev/mar/abr de 2004. SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. 2ed. 6 reimpr. Belo Horizonte: Autntica, 2003. WIKIPEDIA. A Enciclopdia Livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 18 de maio de 2010. .

You might also like