You are on page 1of 42

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

SIMULADO 2

Texto para as questes 1 e 2

As chamadas cidades globais fornecem a infra-estrutura de que a economia mundial necessita para as suas transaes. Fazem parte dessa infra-estrutura, entre outros, o sistema bancrio, hoteleiro, de telecomunicao, bem como aeroportos, 4 segurana. Precisa haver um nmero significativo de pessoas qualificadas e competentes para dar conta de todos os servios demandados para a realizao das grandes transaes econmicas, manipulaes das bolsas de valores, transferncias bancrias, entre outras. No o tamanho, em termos de nmero de habitantes ou da rea espacial ocupada, que 8 conta; conta sua funcionalidade em termos das manipulaes financeiras, que caracterizam a era da globalizao. Nessas cidades, no h necessidade de cidados que cumpram deveres e tenham direitos civis, polticos e sociais. Nelas, os indivduos so classificados de acordo com sua 12 utilidade para agilizar transferncias financeiras, repassar informaes, facilitar o ganho e a estabilizao dos lucros. No cabe, nesse modelo, a viso do indivduo com sua dignidade, sua qualidade como ser livre, ser humano, cidado. Em lugar de cidados, so valorizados os prestadores de servios. 16 As megacidades ou megalpoles so cidades definidas pelo nmero exagerado de moradores, via de regra, acima de 10 milhes de habitantes. Elas resultaram de um desenvolvimento econmico insustentvel, que trouxe para as periferias urbanas grandes contingentes populacionais de reas rurais e de outras cidades, via de regra, gerando 20 conflitos imprevisveis nas ltimas duas ou trs dcadas. As metrpoles so cidades que tm longa histria e uma tradio de cidadania. Elas at agora demonstraram a capacidade de se adaptar s novas condies da economia globalizada sem perder sua especificidade histrica, poltica, econmica. Essas cidades 24 tm longa tradio de cidadania, de luta e defesa dos direitos humanos.

Barbara Freitag. Cidade dos homens. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002, p. 216-8 (com adaptaes).

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

Questo 1

(MPOG 2008) Acerca de aspectos gramaticais do texto Cidade dos Homens e das ideias nele presentes, julgue os itens subsequentes. 1. ( ) Infere-se do texto que, para que seja viabilizado o exerccio da cidadania, necessrio e suficiente que uma cidade se torne uma metrpole. 2. ( ) As definies apresentadas no texto so insuficientes para se concluir que, ao contrrio das megacidades, todas as cidades globais e todas as metrpoles tiveram desenvolvimento sustentvel. 3. ( ) Mantendo-se a correo gramatical e o sentido da sentena, no trecho o sistema bancrio, hoteleiro, de telecomunicao (l. 3), a expresso sublinhada poderia receber a flexo de plural: os sistemas. 4. ( ) Seria privilegiada a conciso do texto se, no trecho Precisa haver um nmero significativo de pessoas qualificadas e competentes (l. 4-5), o segmento sublinhado fosse suprimido. Nesse caso, no entanto, seria necessria a alterao de Precisa haver para Precisam haver.

Questo 2

(MPOG 2008) Acerca de aspectos gramaticais do texto Cidade dos Homens e das ideias nele presentes, julgue os itens subsequentes. 1. ( ) A presena da conjuno ou na linha 7 permite que a concordncia do verbo contar, na primeira ocorrncia na linha 7, seja feita no singular conta ou no plural contam. 2. ( ) Atenderia prescrio gramatical a alterao do segmento em termos das

manipulaes financeiras (l. 8-9) para relativamente as manipulaes financeiras. 3. ( ) O emprego da vrgula na linha 9 indica que interessa autora do texto enfatizar que existem manipulaes financeiras especficas da economia globalizada. 4. ( ) O emprego do termo at agora (l. 22) pode ser interpretado como ceticismo da autora do texto em relao continuidade da resistncia das metrpoles fora do processo de globalizao da economia.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

Texto para a questo 3

As empresas se transformaram profundamente. Modernizaram sua tecnologia e seus mtodos de gesto para tornarem-se competitivas e ajustarem-se s exigncias da globalizao. Mexeram em seus horrios em razo dos interesses da produo, mas 4 mantiveram-se, em sua esmagadora maioria, cegas e alheias existncia da vida privada de seus empregados. Parques industriais de ltima gerao no rimam com o impressionante atraso no tratamento do que chamam de capital humano. Se, atualmente, em raras empresas, j aceitvel que uma mulher reivindique 8 tempo parcial de trabalho para dedicar-se famlia, sem que isso a desqualifique aos olhos do empregador, o mesmo no acontece com um homem. No caso improvvel de uma reivindicao desse tipo, ele seria certamente percebido como portador de alguma caracterstica pelo menos inslita, o que uma dupla injustia, porque condena os 12 homens imobilidade e impossibilidade de mudana de mentalidade e de vida e as mulheres a assumir sozinhas a vida familiar. Os poderes pblicos, to indiferentes quanto as empresas, continuam a encarar as instituies de acolhida a crianas e idosos como se fossem no a obrigao de uma 16 sociedade moderna e civilizada, mas como um favor feito s mulheres. Os argumentos do custo exagerado dessas instituies e do seu peso insuportvel em oramentos precrios fazem que a obrigatoriedade do Estado de oferecer as melhores condies de instruo e educao desaparea como prioridade. 20 Em relao vida privada, no mudaram as mentalidades e, consequentemente, as responsabilidades no so compartilhadas. Se fossem, forariam a reorganizao do mundo do trabalho.

Rosiska Darcy de Oliveira. Reengenharia do tempo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003, p. 67-8 (com adaptaes).

Questo 3

(MPOG 2008) Acerca das ideias desenvolvidas no texto acima e das estruturas lingusticas nele utilizadas, julgue os prximos itens.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

1. ( ) No primeiro pargrafo do texto, a autora aponta a dicotomia entre o desenvolvimento das empresas que efetivaram o processo de modernizao e o atraso verificado no regime de trabalho dos empregados dessas empresas. 2. ( ) No trecho Mexeram em seus horrios (l. 3), o pronome seus refere-se a

empregados (l. 5). 3. ( ) Os termos cegas (l. 4), rimam (l. 5) e aos olhos (l. 8-9) foram empregados, no texto, em sentido figurado. 4. ( ) Na linha 8, a supresso do pronome se em dedicar-se acarretaria mudana de sentido do perodo.

Texto para as questes 4, 5 e 6

Para entender a atual e multifacetada crise cultural, precisamos adotar uma perspectiva extremamente ampla e analisar a situao no contexto da evoluo cultural humana. Os historiadores esto longe de elaborarem uma teoria abrangente da 4 dinmica cultural, mas parece que todas as civilizaes passam por processos cclicos semelhantes de gnese, crescimento, colapso e desintegrao. Segundo os antigos filsofos chineses, todas as manifestaes da realidade so geradas pela interao dinmica entre dois plos de fora: o yin e o yang. Herclito, na 8 Grcia antiga, comparou a ordem do mundo a um fogo eternamente vivo que se acende e apaga conforme a medida. Empdocles atribuiu as mudanas no universo ao fluxo e refluxo de duas foras complementares, a que chamou amor e dio. Entre os mais notveis, mesmo que mais hipotticos, estudos dessas curvas de 12 ascenso e queda de civilizaes, cumpre-nos citar a importante obra A Study of History, de Arnold Toynbee. Os padres culturais descritos por Toynbee parecem ajustar-se muito bem nossa situao atual. Ao observarmos a natureza dos nossos desafios, podemos reconhecer a confluncia de diversas transies. 16 A primeira transio, e talvez a mais profunda, segundo esse autor, deve-se ao lento, relutante, mas inevitvel declnio do patriarcado. A periodicidade associada ao patriarcado de, pelo menos, trs mil anos, e so mnimas as informaes de que dispomos acerca das eras pr-patriarcais. Tem sido extremamente difcil entender o 20 poder do patriarcado, por ser ele totalmente preponderante. Ele tem influenciado

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

nossas idias mais bsicas acerca da natureza humana e da nossa relao com o universo a natureza do homem e a relao dele com o universo, na linguagem patriarcal. O patriarcado era o nico sistema que, at data recente, no tinha sido 24 abertamente desafiado em toda a histria documentada e cujas doutrinas eram to universalmente aceitas que pareciam constituir leis da natureza; na verdade, eram, usualmente, apresentadas como tais. Hoje, porm, a desintegrao do patriarcado tornou-se evidente. O movimento feminista uma das mais fortes correntes culturais 28 dos tempos atuais e ter profundo efeito sobre a futura evoluo humana. A segunda transio, que ter profundo impacto sobre nossa vida, nos imposta pelo declnio da era do combustvel fssil. Os combustveis fsseis tm sido as principais fontes de energia da moderna era industrial e, quando se esgotarem, essa era chegar ao 32 fim. Esta dcada ser marcada pela transio da era do combustvel fssil para uma era solar, acionada por energia renovvel oriunda do sol; essa mudana envolver transformaes radicais nos atuais sistemas econmicos e polticos. A terceira transio tambm est relacionada com valores culturais. Envolve o 36 que hoje freqentemente chamado de mudana de paradigma uma mudana profunda no pensamento, percepo e valores que formam determinada viso da realidade. Esse paradigma compreende certo nmero de idias e valores que diferem nitidamente dos da Idade Mdia, valores que estiveram associados, na cultura ocidental, 40 revoluo cientfica, ao Iluminismo e Revoluo Industrial. Nesse paradigma, incluem-se a crena de que o mtodo cientfico a nica abordagem vlida do conhecimento e a concepo de que a vida em sociedade uma luta competitiva pela existncia. Nas dcadas mais recentes, concluiu-se que todas essas idias e esses valores 44 necessitam de uma reviso radical. De acordo com nossa ampla perspectiva da evoluo cultural, a atual mudana de paradigma faz parte de um processo mais vasto, de uma flutuao notavelmente regular de sistemas de valores, que pode ser apontada ao longo de toda a civilizao ocidental e 48 na maioria das outras culturas.

Fritjof Capra. O ponto de mutao. So Paulo: Cultrix, 1982, p. 24-9 (com adaptaes).

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

Questo 4

(TPS 2004) Julgue os itens a seguir, que se referem compreenso, interpretao e aos aspectos gramaticais do texto acima. 1. ( ) A expresso a atual e multi facetada crise cultural (l.1), embora imprecisa, tem cada um de seus vocbulos explicitado por meio do desenvolvimento das seguintes idias: existe uma crise cultural nos dias atuais e essa crise (degradao de valores ticos) multifacetada por se estender a raas diferentes e a diferentes ecossistemas . 2. ( ) A relao lgica entre os dois primeiros pargrafos pode assim ser descrita: no segundo pargrafo, enuncia-se a idia da existncia de foras geradoras que, como apontam pensadores de outras pocas, foram responsveis pelas mudanas cclicas , elencadas no primeiro pargrafo . 3. ( ) Os dados e os argumentos apresentados pelo autor asseguram a objetividade do discurso, incisivo e cientfico. No entanto, para se eliminarem os traos de subjetividade, seriam necessrias as seguintes alteraes: retirada de parece que (l. 4) e troca de parecem ajustar-se (l. 13-14) por ajustam-se. 4. ( ) As transies apontadas por Toynbee organizam-se diacronicamente de tal forma que so excludentes, e efetivamente ocorreram na ordem em que foram apresentadas .

Questo 5

(TPS 2004) Julgue os itens a seguir, que se referem compreenso, interpretao e aos aspectos gramaticais do texto I. 1. ( ) A regra de acentuao grfica ilustrada em plos (l. 7) no diz respeito terminao da palavra, o que tambm ocorre com os vocbulos pr (verbo) e s (substantivo). 2. ( ) Na linha 8, observa-se que a palavra ordem no recebeu acento grfico, assim como seu plural tambm no o receberia. Isso ocorre porque a s palavras paroxtonas terminadas m -em/-ens no se acentuam, regra da qual a palavra hfens exceo. 3. ( ) As reescrituras de a que chamou (l. 10) e de de que dispomos (l. 18-19) como, respectivamente, que chamou de e que dispomos esto ambas de acordo com a modal idade escrita padro da lngua portuguesa e preservam o sentido original do texto .

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

4. ( ) Na linha 11, a ligao estabelecida entre os adjetivos notveis e hipotticos manter-se-ia coerente com o texto, assim como seria mantida a correo gramatical da frase, caso se substitusse mesmo que por embora ou posto que. Questo 6

(TPS 2004) Julgue os itens a seguir, que se referem compreenso, interpretao e aos aspectos gramaticais do texto I. 1. ( ) No perodo Tem sido extremamente difcil entender o poder do patriarcado, por ser ele totalmente preponderante (l. 19-20), no se contrariaria o sentido original do texto , se a expresso grifada fosse substituda por hegemnico. 2. ( ) Na linha 18, o pronome que exerce a mesma funo sinttica do termo que o antecede: predicativo do sujeito. 3. ( ) Os pronomes relativos que (l. 23) e cujas (l. 24) tm como elemento antecedente a mesma expresso nominal. 4. ( ) O pronome tais (l. 26), sem referncia prpria, tem seu sentido atribudo pelo termo antecedente universalmente aceitas (l. 24-25).

Texto para a questo 7

Alm de serem interdependentes, identidade e diferena partilham uma importante caracterstica: elas so o resultado de atos de criao lingustica. Isso significa dizer que no so elementos da natureza, que no so essncias, que no so 4 coisas que estejam simplesmente a, espera de serem reveladas ou descobertas, respeitadas ou toleradas. A identidade e a diferena tm de ser ativamente produzidas. Somos ns que as fabricamos no contexto de relaes culturais e sociais. Elas so criadas por meio de atos de linguagem. 8 Como ato lingustico, a identidade e a diferena esto sujeitas a certas propriedades que caracterizam a linguagem em geral. Por exemplo, segundo o linguista Saussure, a linguagem , fundamentalmente, um sistema de diferenas, os elementos os signos que constituem uma lngua no tm qualquer valor absoluto. 12 Reencontramos, aqui, no a idia de diferena como produto, mas como a operao ou o

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

processo bsico de funcionamento da lngua e, por extenso, de instituies culturais e sociais, como a identidade, por exemplo. Derrida acrescenta a isso a idia de trao: o signo carrega sempre no apenas o 4 trao daquilo que ele substitui, mas tambm o trao daquilo que ele no , ou seja, precisamente a diferena. A identidade, tal como a diferena, uma relao social. Sua definio discursiva e lingustica est sujeita a vetores de fora, a relaes de poder. A 8 afirmao da identidade e a enunciao da diferena traduzem o desejo dos diferentes grupos sociais, assimetricamente situados, de garantir o acesso privilegiado aos bens sociais. O poder de definir a identidade e de marcar a diferena no pode ser separado das relaes mais amplas de poder.

Tomaz Tadeu da Silva. Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. Petrpolis: Vozes, 2000, p.76 (com adaptaes).

Questo 7

(TPS 2004) Com relao ao texto acima, julgue os itens a seguir. 1. ( ) Comprometer-se-ia o sentido original do perodo situado entre as linhas 2 e 5, caso se substitusse a construo na voz passiva analtica espera de serem reveladas ou descobertas, respeitadas ou toleradas (l. 4-5) pela passiva pronominal correspondente. 2. ( ) Atendendo-se s prescries gramaticais, o segmento Somos ns que as fabricamos (l. 6) poderia ser substitudo por Somos ns quem as fabrica. 3. ( ) Ao final do 3.o pargrafo, mantendo-se a coerncia e a coeso textuais , poderia ser acrescentado o seguinte trecho: Em outras palavras, a prpria dicotomia um dos meios pelos quais o significado fixado . 4. ( ) No texto, afirma- se que os grupos sociais que esto assimetricamente situados so os que lutam para garantir o acesso aos privilgios, como evidencia o emprego das vrgulas na linha 21.

Texto para as questes 8 e 9

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

A tica contempornea faz grande alvoroo em torno das diferenas culturais. Sua concepo do outro tem em vista essencialmente esse tipo de diferenas. E seu grande ideal a coexistncia tranquila das comunidades culturais, religiosas, nacionais 4 etc., a recusa da excluso. Mas preciso sustentar que essas diferenas no tm qualquer interesse para o pensamento, no so mais que a evidente multiplicidade infinita da espcie humana, a qual to flagrante entre mim e m eu primo de Lyon como entre a comunidade xiita do 8 Iraque e os cowboys do Texas. O embasamento objetivo (ou maneira de historiador) da tica contempornea o culturalismo, a fascinao verdadeiramente turstica pela multiplicidade dos hbitos, dos costumes, das crenas. E especialmente pela inevitvel bizarria das formaes 12 imaginrias (religies, representaes sexuais, formas de encarnao da autoridade...). Sim, o essencial da objetividade tica provm de uma sociologia vulgar, diretamente herdada do espanto colonial diante dos selvagens, ficando entendido que os selvagens esto tambm entre ns (drogados dos subrbios, com unidades religiosas, 16 seitas: todo o aparato jornalstico da ameaadora alteridade interna), ao que a tica, sem mudar o dispositivo de investigao, ope seu reconhecimento e seus trabalhadores sociais. Contra essas descries fteis (tudo o que nos contam ali uma realidade ao 20 mesmo tempo evidente e por si mesma inconsistente), o pensamento verdadeiro deve afirmar o seguinte: sendo as diferenas o que h, e toda verdade sendo o vir-a-ser do que ainda no , as diferenas so precisamente o que toda verdade deposita, ou faz aparecer, como insignificante. 24 Nenhuma situao concreta esclarecida em razo do reconhecimento do outro. Em toda configurao coletiva moderna, h pessoas de toda parte, que comem diferentemente, falam mltiplos idiomas, usam diferentes chapus, praticam diferentes ritos, tm uma relao complicada e varivel com a coisa sexual, amam a autoridade ou 28 a desordem; e assim segue o mundo.

A. Badiou. tica: um ensaio sobre a conscincia do mal. Rio de Janeiro: RelumeDumar, 19 9 5, p. 40-1 (com adaptaes)

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

Questo 8

(TPS 2004) Com relaes s idias do texto acima e aspectos morfossintticos, julgue os itens subsequentes. 1. ( ) A articulao das idias do texto no permite a inferncia de que, no passado, as diferenas culturais eram relegadas pela tica e, no momento, so alardeadas em razo dos freqentes processos de excluso social. 2. ( ) Segundo o autor do texto, os guardies da tica contempornea explicam toda forma de excluso com base no determinismo cultural porque idealizam a convivncia pacfica entre os povos . 3. ( ) No ltimo pargrafo, o autor sustenta que as diferenas , mais do que ilusrias, so falseadas pela crena de uma verdade estvel, resultante do raciocnio silogstico frgil por meio do qual a corrente culturalista concebe a alteridade. 4. ( ) O texto composto essencialmente por enunciados categricos , como evidencia o emprego reiterado de formas verbais no presente do indicativo .

Questo 9

(TPS 2004) Com relaes s idias do texto acima e aspectos morfossintticos, 1. ( ) O texto informa que a concepo culturalista, cujos fundamentos advm da

sociologia vulgar, postula que o outro corresponde ao segmento selvagem, que estar sempre presente como o outro ameaador, o brbaro. Assim, para essa corrente, a tica prevalente ainda a do branco colonizador. 2. ( ) O trecho a fascinao (...) imaginrias (l. 10-12) suscita duas observaes: h, nele, indicadores da subjetividade do autor fascinao verdadeiramente turstica e inevitvel bizarria ; a insero da vrgula aps crenas (l. 11), no lugar do ponto, seguida de alterao da inicial maiscula, atenderia ao que prescreve a norma gramatical. 3. ( ) Preserva o sentido do texto original e a correo gramatical a seguinte parfrase do perodo expresso entre as linhas 19 e 23: Em oposio a essas descries superficiais, o verdadeiro pensamento deve postular que o que existe so as diferenas e toda a

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

verdade, o vir-a-ser daquilo, que ainda no . Logo, as diferenas so exatamente o que a verdade toda imprime e faz emergir como sem significado. 4. ( ) Atendendo-se prescrio gramatical e mantendo-se a coerncia com as idias defendidas no texto, o seguinte perodo poderia dar continuidade ao texto: Ou seja, a alteridade simplesmente o que h. Existe, portanto, igual diferena entre, digamos, um campons chins e um funcionrio noruegus tal qual entre eu e qualquer pessoa, inclusive, eu mesmo.

Texto para as questes 10 a 13

H algo que une tcnicos e humanistas. Ambos se crem marcados por um fator distintivo, inerente a seus crebros: o dom da inteligncia, que os apartaria do trabalhador manual ou mecnico. Gramsci percebe nessa crena um rano ideolgico da diviso do 4 trabalho: Em qualquer trabalho fsico, at no mais mecnico e degradado, existe um mnimo de qualificao tcnica, um mnimo de atividade intelectual criadora. Todos os homens so intelectuais, pode-se dizer, mas nem todos os homens tm na 8 sociedade a funo de intelectuais. No se pode separar o Homo faber do Homo sapiens. O que distingue, portanto, a figura pblica do homem da palavra a rede peculiar de funes que os intelectuais costumam desempenhar no complexo das relaes sociais. medida que o tcnico se quer cada vez mais tcnico, restringindo-se a mero 12 rgo do sistema, e medida que o humanista deixado avulso do contexto, um e outro se iro fechando em suas pseudototalidades. O seu conhecimento poltico decair. E o sistema, contentando-se com alguns profissionais mais mo, alijar dos centros de deciso a maior parte dos intelectuais. 16 Um Gramsci puramente historicista talvez no pudesse dizer mais nada. Os fatos tm a sua razo, os intelectuais so o que so, e ponto-final. Mas Gramsci foi um pensador revolucionrio. Por isso, via uma possibilidade de projeto no intelectual moderno, que sucederia, nesse caso, o apstolo e o reformador de outrora.

Alfredo Bosi. Cu, inferno: ensaios de crtica literria e ideolgica. So Paulo: tica, 1988, p. 242-3 (com adaptaes).

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

Questo 10

(TPS 2007) Com base no texto acima, julgue (C ou E) os itens seguintes. 1. ( ) Segundo Gramsci, quanto mais complexa for a relao social, mais tnue ser a distino entre Homo faber e Homo sapiens. 2. ( ) De acordo com o Gramsci historicista, as funes desempenhadas pelos intelectuais na sociedade distinguem-nos dos trabalhadores manuais tanto quanto o dom da inteligncia. 3. ( ) Na atividade intelectual, a competncia poltica mais relevante que a competncia tcnica do profissional. 4. ( ) A especializao pode comprometer a competncia poltica tanto dos intelectuais quanto dos tcnicos.

Questo 11

(TPS 2007) Em cada um dos itens abaixo apresentada, em relao a trechos do texto, uma alternativa de colocao pronominal. Com base na prescrio gramatical, julgue (C ou E) cada proposta apresentada. 1. ( ) Ambos se crem marcados (l. 1) / Ambos crem-se marcados 2. ( ) que os apartaria (l. 2) / que apart-los-ia 3. ( ) No se pode separar (l. 8) / No pode-se separar 4. ( ) um e outro se iro fechando (l. 14-15) / um e outro iro-se fechando

Questo 12

(TPS 2007) Acerca de aspectos gramaticais e estilsticos do texto, julgue (C ou E) os itens que se seguem. 1. ( ) O emprego de acento grfico na forma verbal crem (l. 1) atende mesma regra que determina a acentuao grfica das seguintes formas verbais flexionadas no plural: tm, vem, vm e dem. 2. ( ) A insero do fragmento que imediatamente antes da expresso inerente a seus crebros (l. 2), apesar de atender a preceito gramatical, no resultaria em estrutura mais adequada estilisticamente que a original, se considerado o contexto do perodo.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

3. ( ) A forma verbal apartaria (l. 2) est flexionada no futuro do pretrito porque denota uma ao que compe uma hiptese, uma suposio. 4. ( ) O perodo Todos os (...) de intelectuais (l. 7) poderia, sem que se alterasse seu sentido original, ser corretamente reescrito da seguinte forma: Pode-se dizer que, apesar de no exercer sempre, na sociedade, a funo de intelectual, todo o ser humano intelectual.

Questo 13

(TPS 2007) Assinale a opo em que a relao lgica estabelecida no perodo traduz, de forma coerente, idia apresentada no texto. A) Porquanto tcnicos e intelectuais creiam serem marcados por um fator distintivo, h algo que os discrimina. B) proporo que o trabalho manual se torna menos mecnico, mais degradado ele se torna. C) Quando tcnicos e intelectuais se isolam, h comprometimento de seu conhecimento poltico. D) O sistema estabelecido afasta de tal forma parte dos intelectuais da tomada de deciso, que se restringe a recrutar somente tcnicos mais disponveis. E) Embora fosse um historicista, Gramsci admitiu a possibilidade de projeto no intelectual moderno, que superaria a prevalncia do tcnico na sociedade.

Questo 14

(TPS 2011) De acordo com a perspectiva construtivista no estudo das relaes internacionais, julgue (C ou E) os itens a seguir. 1. ( ) Elementos de instabilidade no cenrio internacional, tais como guerras, degradao ambiental, desrespeito aos direitos humanos e grandes disparidades econmicas, decorrem da compreenso deficiente que os agentes tm do sistema internacional, no podendo ser atribudos defesa de interesses polticos e econmicos egostas ou particulares. 2. ( ) O cenrio internacional caracterizado por agentes polticos e instituies sociais que predeterminam o resultado das interaes entre esses agentes e instituies. Desse

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

modo, o formulador de polticas dispe de limitado leque de opes de poltica externa ou internacional. 3. ( ) O comportamento dos agentes polticos internacionais Estados, organismos internacionais e organizaes no governamentais, por exemplo pode ser previsto pela anlise racional e dedutiva, sendo as instituies dotadas dos mesmos atributos psicolgicos e cognitivos dos indivduos. 4. ( ) O carter anrquico do sistema internacional pode ser superado pelo uso criterioso da razo e pela formao de novas identidades resultantes de esforos em prol da cooperao e da interdependncia.

Questo 15

De acordo com a perspectiva da Escola Idealista de Relaes Internacionais, assinale a opo incorreta. A) O discurso de George W. Bush, ex-presidente dos EUA, pode ser considerado idealista na medida em que defendia as guerras como forma de exportar a democracia liberal e os valores americanos. B) Para a Escola Idealista de Relaes Internacionais, o desejvel a eliminao paulatina das soberanias; assim, apesar de reconhecer os Estados como soberanos, v nisso uma caracterstica negativa. C) A obra 20 Anos de Crise (1919-1939), de Edward Carr, um exemplo clssico da literatura idealista, visto que se refere ao perodo onde se destacavam iniciativas idealistas como a Liga das Naes e o Pacto Briand-Kelogg. D) Entre as premissas bsicas do idealismo esto os valores democrticos, a segurana coletiva, a cooperao e o multilateralismo. E) O grande percursor ideolgico-filosfico da escola idealista Immanuel Kant, que defendia regras morais muito rgidas e bem definidas, bem como a formao de uma federao de Estados livres e republicanos.

Questo 16

Sobre as relaes Brasil e Argentina, julgue C ou E os itens a seguir.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

1. ( ) As relaes entre os dois pases comearam a melhorar aps o resoluo pacfica da controvrsia envolvendo a Usina de Itaipu, em 1979. 2. ( ) A ABACC (Agncia Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares) uma iniciativa nica no mundo, no sendo encontrada em nenhuma outra regio uma iniciativa similar. 3. ( ) O Brasil favorvel reinvindicao argentina pelas Ilhas Malvinas, tendo, inclusive, apoiado a nao vizinha militarmente no conflito de 1982. 4. ( ) A importncia que a Argentina tem para as relaes exteriores brasileiras

demonstrada constantemente, como, por exemplo, no fato de a Argentina ter sido o local da primeira visita oficial realizada pela Presidenta Dilma aps sua posse.

Questo 17

Sobre os antecedentes da UNASUL, julgue C ou E os itens a seguir. 1. ( ) A IIRSA pode ser considerada a percursora da UNASUL, embora seus projetos no faam parte do arcabouo institucional dessa organizao. 2. ( ) A IIRSA se iniciou em 2000 durante a cpula da Amrica do Sul, realizada em Braslia. ( ) Na terceira cpula da Amrica do Sul, foi acordada a necessidade de criao de um mecanismo mais estruturado, que iria se chamar Comunidade Sul Americana das Naes (CASA). 3. ( ) A CASA, a despeito de ter realizado trs cpulas, foi transformada posteriormente em UNASUL.

Questo 18

Sobre a UNASUL assinale a alternativa correta. A) O conselho de energia da Amrica do Sul foi criado em 2009, na Cpula de Quito, e um dos rgos mais importantes da UNASUL. B) O Banco do Sul, com sede em Caracas, uma iniciativa que antecede a UNASUL e j se encontra plenamente estabelecido.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

C) O Conselho de Defesa da UNASUL tem como objetivo principal a criao de um similar OTAN para o Atlntico Sul. D) O Conselho responsvel por discutir os temas das drogas no continente chamado de Conselho contra o Narcotrfico. E) A Presidncia Pro Tempore da UNASUL tem durao de um ano e realizada de forma anual, com rotao em ordem alfabtica.

Questo 19

Em junho de 2012, a UNASUL decidiu pela suspenso temporria do Paraguai em funo do impeachment sumrio do Presidente Lugo. Em relao atuao da UNASUL em momentos importantes da histria recente da Amrica do Sul, assinale C ou E os itens a seguir. 1. ( ) Em 2008 teve incio uma crise institucional na Bolvia, na qual a unidade do pas chegou a estar ameaada. A participao da UNASUL, apoiando o governo constitucional do presidente Evo Morales, foi essencial na resoluo pacfica da questo. 2. ( ) A questo dos acordos militares entre Colmbia e EUA foi bem resolvida, com o governo Colombiano cedendo s presses internacionais e desistindo do acordo. 3. ( ) A crise provocada pelos supracitados acordos militares entre Colmbia e EUA fez com que esse pas no exercesse a Presidncia Pro Tempore da UNASUL. 4. ( ) A UNASUL teve participao importante no auxilio reconstruo do Haiti, vitimado por um terremoto de grande propores em 2010, criando um fundo de ajuda de US$100 milhes.

Questo 20

Sobre os diversos processos de integrao das Amricas, julgue C ou E os itens a seguir. 1. ( ) A despeito da paralisao temporria das negociaes, existe uma cpula, marcada para 2013 no Panam, que pretende retomar as discusses sobre a ALCA. 2. ( ) Existe uma redundncia entre o Mercosul e a UNASUL, e a tendncia natural que o primeiro seja absorvido pela segunda.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

3. (

) O Grupo do Rio uma iniciativa recente nas Amricas, sendo similar aos

agrupamentos IBAS e BRIC. 4. ( ) A primeira CALC foi realizada em 2007, na Costa do Sauipe.

Questo 21

Sobre a Cpula ASA, assinale a alternativa correta. A) A bi-anualidade das cpulas tem sido respeitada. B) A Cpula une todos os pases Africanos e a Unasul. C) A Cpula foi uma ideia marroquina, quando da visita do Presidente Lula a esse pas em 2007. D) A Cpula complementada por 8 grupos de trabalho que atuam nos mais diversos campos desde agricultura e meio ambiente, at comrcio, investimento e turismo. E) Um dos grupos de trabalhos mais importante dentro do mbito da ASA o chamado Asacof, sobre a cooperao e o fomento de iniciativas no campo tecnolgico.

Questo 22

A respeito das relaes entre Brasil e o continente africano, julgue C ou E os itens a seguir. 1. ( ) O Frum Brasil-frica: poltica, cooperao e comrcio, realizado em 2003, foi um evento poltico e acadmico que marca o o incio da reaproximao poltica e diplomtica entre Brasil e a frica. 2. ( ) A parceria entre Brasil e frica do Sul, embora recente (datada a partir do fim do Apartheid, em 1994), muito importante em termos polticos (como observado em agrupamentos como IBAs e BRICS, por exemplo) e em termos econmicos (a frica o principal parceiro comercial do Brasil no continente, alcanando mais de US$6 bilhes em trocas comerciais). 3. ( ) Em 2010 foi inaugurada, no Cear, a Unilab universidade pblica brasileira com inmeros cursos, entre os quais, alguns voltados formao de professores, capacitao dos gestores pblicos, desenvolvimento agrrio, entre outros.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

4. ( ) Apesar do grande incremento no nmero de embaixadas brasileiras em pases africanos nos ltimos anos, ainda no possvel observar um retorno em termos de ganhos econmicos ou ganhos polticos.

Questo 23

Sobre a Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa, julgue C ou E os itens a seguir. 1. ( ) As negociaes para a criao da CPLP se iniciaram em 1989, tendo se encerrado em 1996 com a criao da comunidade. 2. ( ) O Apoio dado candidatura de Jos Graciliano presidncia da FAO pode ser citado como um dos exemplos de concertao poltica da CPLP. 3. ( ) Desde 2006, o Brasil tem uma delegao permanente em Lisboa para a CPLP separada da misso diplomtica que representa o pas na embaixada. 4. ( ) A CPLP incorporou a Instituto Internacional de Lngua Portuguesa, que teve, por exemplo, participao fundamental na criao do novo acordo ortogrfico.

Questo 24

Sobre os principais problemas polticos que atingem a frica atualmente, julgue C ou E as alternativas a seguir. 1. ( ) Atualmente o Brasil lidera a Comisso para Consolidao da Paz da ONU que atua na Guin Bissau, pas que sofre de uma crise institucional desde o assassinato de seu presidente, Jos Bernardo Vieira, em 2008. 2. ( ) O Brasil considera, e expressou de forma incisiva, os eventos ocorridos em Darfur em 2009 uma forma de genocdio, condenando o governo do ento Sudo por ter sido conivente com a situao. 3. ( ) O sucesso das eleies presidenciais realizadas em 2006 no Congo fizeram com que a ONU retirasse a misso de paz que se encontrava no pas. 4. ( ) No final de 2010, o ento presidente da Costa do Marfim se recusou a entregar o cargo para seu adversrio poltico (que havia vencido as eleies realizadas naquele ano), levando o pas a um estado de guerra civil que persiste at hoje.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

Questo 25

(TJ-SC 2010 Assistente Social) "Na plancie avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem trs lguas. Fazia horas que procuravam uma sombra." (Graciliano Ramos - Vidas Secas) O texto de Graciliano Ramos descreve o aspecto de uma das paisagens climatobotnicas do Brasil identificada no mapa abaixo:

De acordo com o mapa e a paisagem relacionada com o texto, assinale a nica alternativa correta: A) A paisagem descrita, identificada com o n 1, corresponde uma faixa de transio dos domnios morfoclimticos do Brasil, pois ali encontramos uma sntese da fauna e flora do pas. B) A paisagem descrita, identificada com o n 3, corresponde aos cerrados do Brasil Central, onde predominam espcies como os juazeiros. C) A paisagem descrita identifica a Mata Atlntica, que corresponde ao n 5. D) A expresso "rio seco" caracteriza a paisagem identificada com o n 2, tpica do interior dessa regio, por isto conhecida como serto.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

E) A paisagem descrita no texto corresponde ao n 4, e retrata o domnio da caatinga, rea de clima semi-rido, do serto nordestino.

Questo 26

(TJ-SC 2009 Analista Jurdico) Paisagem, o que isto? tudo aquilo que a vista alcana. Milton Santos. O territrio brasileiro, devido sua grande extenso norte-sul e leste-oeste, apresenta uma diversidade de paisagens naturais. Sobre as paisagens naturais do Brasil e suas principais caractersticas, assinale Certo ou Errado. 1. ( ) Dentre as caractersticas climticas do Brasil, destaca-se que nenhum clima

brasileiro, com exceo do semi-rido do serto nordestino, possui uma estao seca bem definida. 2. ( ) A Floresta Latifoliada mida de Encosta, tambm denominada Mata Atlntica, est diretamente relacionada ocorrncia de um clima mais midos, sob influncia martima e condicionada pela presena das serras litorneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orogrficas. 3. ( ) Dentre as bacias hidrogrficas brasileiras, a do Nordeste a nica que possui rios temporrios ou intermitentes. Como exemplo de rio temporrio, destaca-se o rio Parnaba, na divisa do Maranho e Piau. 4. ( ) A paisagem geomorfolgica brasileira formada, predominantemente, por terrenos Cenozicos Tercirios, possuindo um perfil topogrfico com reduzidos desgastes erosivos.

Questo 27

(TJ-SC 2009 Analista Administrativo) Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), o comportamento demogrfico do Brasil est mudando. Sobre os aspectos populacionais do Brasil e suas alteraes assinale Certo ou Errado. 1. ( ) A taxa de fecundidade da populao brasileira est diminuindo. Isto est

diretamente relacionado ao processo de urbanizao e maior participao das mulheres no mercado de trabalho e como chefes de famlia.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

2. ( ) A expectativa de vida est aumentando. Mais de 10% da populao brasileira tm mais de 60 anos. 3. ( ) O nmero de jovens (com menos de 20 anos) est diminuindo. Isto evidencia uma diminuio gradativa das taxas de natalidade, fato que vem ocorrendo desde o final do sculo XX e incio do sculo XXI. 4. ( ) At 1950 mais da metade da populao brasileira vivia nas reas rurais,

evidenciando um pas agrcola. Hoje mais de 80% da populao brasileira urbana em decorrncia da modernizao no campo e do processo de industrializao.

Questo 28

(TJ-SC 2009 Analista Jurdico) Os deslocamentos populacionais fazem parte da histria da humanidade. Sobre os movimentos migratrios mundiais e aqueles que ocorrem no Brasil, assinale Certo ou Errado. 1. ( ) As migraes internacionais ocorrem, na atualidade, sobretudo, dos pases

subdesenvolvidos do Sul para os pases desenvolvidos do Norte. 2. ( ) O nmero de estrangeiros que vive dentro das fronteiras europeias corresponde a uma importante parcela da populao total dos pases. Milhes de imigrantes do Terceiro Mundo constituem um batalho de mo de obra barata para os servios no especializados. Hoje, esses imigrantes enfrentam a rejeio da populao local e a represso dos governos. 3. ( ) No Brasil, ocorrem diversos movimentos populacionais internos, entre reas de atrao e reas de repulso populacionais. 4. ( ) A populao mundial migrante. A partir da dcada de 80, este movimento observado no cenrio mundial ocorre principalmente no chamado mundo

subdesenvolvido, que apresenta um elevado nmero de imigrantes.

Text for questions from 29 to 35

No burqa bans Why is it nearly always wrong to outlaw the wearing of the Muslim veil?

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

What you wear is a statement of who you are. From the old mans cardigan and frayed tie to the youngsters torn jeans plus lip-stud, dress stands for identity. For that reason laws on clothing should be avoided unless there is a compelling case for them. 4 There is no such case for the Dutch governments plan to outlaw the wearing in all public places of the face-covering burqa and niqab by Muslim women. As it happens, the plans announcement by Rita Verdonk, the hardline Dutch immigration minister, was a political stunt aimed at reviving her partys flagging 8 fortunes before this weeks election. But a new Dutch government, when one is eventually formed, may still adopt it. And the proposed ban follows a big debate about the Muslim veil in many other European countries. In 2004 France passed a law to stop the wearing of the Muslim hijab (headscarf) 12 by girls in state schools. Several German states have banned teachers from wearing the headscarf. One Belgian town has outlawed the burqa and niqab from its streets. Recently a former British foreign secretary, Jack Straw, caused a row by inviting his Muslim constituents to remove their veils when they met him; and a lawsuit confirmed 16 that British schools could sack teachers who wore face-covering garments. Turkey, a mostly Muslim country, has banned the wearing of the veil in public buildings ever since Ataturk established the modern republic in the 1920s. Those who favour such bans put forward four main arguments. First, the veil 20 (especially the burqa and niqab) shows a refusal by Muslims to integrate into broader society; Britains Tony Blair called it a mark of separation. Second, such clothing is testimony to the oppression of Muslim women; they are said to don veils largely at the behest (or command) of their domineering menfolk. Third, the display of religious 24 symbols is an affront to secular societies (this line resonate especially in France and Turkey). And fourth, there are settings the schoolroom, the courthouse in which the wearing of Muslim veils can be intimidating or off-putting to pupils or juries. Some of these arguments are stronger than others. But none supports a blanket 28 Dutch-style ban. Muslim dress can indeed appear as a mark of separation, but racial and sectarian discrimination surely counts far more and bans on religious clothing are likely to aggravate it. Oppression of female Muslims is regrettably common, and should be resisted; but many women choose to wear the veil for cultural reasons, and others do 32 so (as they do in Arab countries) as a sign of emancipation, or even as a fashion

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

statement. France and Turkey have fiercely secular traditions that can be interpreted to justify restrictions on religious symbols; but such restrictions are best applied sparingly, and only in state offices, not in the streets. Similarly, decisions to bar the wearing of 36 Muslim dress _____ courts or by teachers and pupils are surely better left _____ local discretion than imposed nationally.

Adapted from No burqa bans. In: The Economist, Nov. 25th 2006, p. 15.

Questo 29

(TPS 2007) According to the previous text, judge right (C) or wrong (E) each item below. 1. ( ) The Dutch governments introduction of the ban on the wearing of the burqa and niqab in all public places has had a disastrous impact on the local Muslim community. 2. ( ) The Dutch immigration minister has exploited the ban on the Muslim veil for political gain. 3. ( ) Turkey is the only Muslim country where women have never been allowed to wear veils in public. 4. ( ) The idea conveyed by the proverb in English Clothes make men can be found in this text.

Questo 30

(TPS 2007) In accordance with the previous text, judge right (C) or wrong (E) each statement below. 1. ( ) One of the arguments offered by supporters of the ban on veils is that women are forced by their male relatives to wear them. 2. ( ) One of the arguments offered by the opponents of the ban on veils is that women are forced by their male relatives to wear them. 3. ( ) The idea that Muslim women are said to don veils largely at the behest (or command) of their domineering menfolk can be summarized as: authoritarian men force their female relatives to cover their heads and faces.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

4.

) The wearing of the veil is an unequivocal and universal symbol of female

oppression.

Questo 31

(TPS 2007) The last sentence of the text has been left with two blank spaces. Choose the option below that contains the correct sequence of prepositions that fill in the blanks. Similarly, decisions to bar the wearing of Muslim dress _____ courts or by teachers and pupils are surely better left _____ local discretion than imposed nationally. A) from to B) to for C) on for D) in to E) inside up

Questo 32

(TPS 2007) In the fragment Recently a former British foreign secretary (l. 12-13), the antonym of former is A) latter. B) current. C) actual. D) chief. E) previous.

Questo 33

The expression put forward (l. 19) could be best replaced, with no changes to meaning, by which of theoptions below? A) Withdraw B) Stop

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

C) Hesitate D) Deny E) Suggest

Questo 34

(TPS 2007) In accordance with the previous text, judge right (C) or wrong ( ) each item below. 1. 2. 3. 4. ( ) In the text, constituents (l. 14) means the same as components. ( ) In the text, constituents (l. 14) means the same as voters. ( ) In the text, secular (l. 33) is the same as centuries-old. ( ) In the text, secular (l. 33) is the same as non-religious.

Questo 35

(TPS 2007) In the sentence But none supports a blanket Dutch-style ban (l. 27-28) the word blanket can be replaced, with no change in the meaning, by A) partial. B) unlimited. C) warm. D) protective. E) Temporary

Text for questions 36 and 37

Unlike Pombal, who had used the power of the state to ruthlessly force through a crash program of modernization, Salazar froze Portugals economic and social patterns. We are antiparliamentarians, antidemocrats, antiliberals, Salazar said in 1936. We 4 are opposed to all forms of internationalism, communism, socialism, syndicalism. To govern, he said, without apology, is to protect the people from themselves. Yet Salazar enjoyed sizable support. He had rooted his regime sufficiently in Portuguese social realities to garner for it a small measure of popular approbation. The

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

church and the small landholders of the heavily Catholic north backed him. So did the latifundirios, the owners of big farming estates in the central and southern regions who feared a loss of their holdings if the left took power. The outlawed Portuguese Communist Party, formed in 1921, was especially strong in the south.

12

But Salazar could not freeze the world. In 1961, India seized Goa from a 3,500man Portuguese garrison that had been ordered to conquer or die. In Africa, as the French and British were freeing their colonies, African nationalist guerrillas rose up against the Portuguese in Angola (1961), Guinea (1962), and Mozambique (1964).

16

Portugal was the last European power in Africa to cling tenaciously to the panoply of formal domination. This was no accident. For a long time Portugal very successfully disguised the nature of her presence ____ a skilful amalgam of historical mythmaking, claims ____ multiracialism, and good public relations.

Adapted from Kenneth Maxwell. The Making of Portuguese Democracy. CUP, 1997, p.18-9.

Questo 36

(TPS 2007) In accordance with the previous text, judge right (C) or wrong (E) each item below. 1. ( ) The setting free of the French and British colonies took place approximately at the same time as the fight for political freedom in some of the Portuguese African dominions. 2. 3. ( ) Land owners feared Salazar would freeze their properties. ( ) Salazars support in the south of Portugal derived from the fact that landowners believed that if communists came to power they would confiscate their land. 4. ( ) The word Unlike (l.1) introduces the notion that Pombals and Salazars view on progress differed.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

Questo 37

(TPS 2007) In the sentence He had rooted his regime sufficiently in Portuguese social realities to garner for it a small measure of popular approbation (l. 6-7), rooted and to garner mean, respectively, A) planted and to mirror. B) sowed and to avoid. C) established and to gather. D) approached and to save. E) viewed and to reject.

Text for questions 38 and 39

Every year forests four times the size of Switzerland are lost because of clearing and degradation. In the 1980s, an average of 38 million acres of tropical forest were destroyed each year, those trends have shown no signs of decreasing in the 1990s. 4 Subsistence farming, unsustainable logging, unsound development of large-scale industrial projects, and national policies that distort markets and subsidize forest conversion to other uses are causing deforestation worldwide, from Cambodia to Colombia, from Cameroon to Western Canada and the Western United States. 8 The loss of forests has major implications for the world. Forests are home to 70 percent of all land-living animals and plants. They replenish the Earths atmosphere and provide the planet with fresh air by storing carbon and producing oxygen. They help filter pollution out of the water and protect against flooding, mudslides and erosion. 12 Forests provide timber, medicines, food, and jobs. The United States has an enormous stake in the sustainable management of the worlds forests. We are a major forest products importer and exporter. Our growing pharmaceutical and food processing industries have a vested interest in protecting the 16 source materials for new medicines, pharmaceuticals, and food additives. Forests and their ability to absorb carbon dioxide lower the rate of global climate change. The President of the United States has committed to the goal of achieving sustainable management of our forests by the year 2004. And the State Department and

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

20

other agencies have been working closely with our global partners to slow deforestation around the world.

Document from the US State Department (with adaptations).

Questo 38

The word clearing (l. 1) could be best replaced, with no changes to meaning, by which of the options below? A) Cleaning B) Breaking C) Deforesting D) Tracking E) Freeing

Questo 39

(TPS 2004) In relation to the text above, judge the following items: 1. ( ) In line 4, the word unsound means unheard. 2. ( ) In line 8, the word replenish is synonymous with fill up. 3. ( ) In line 13, the phrase an enormous stake indicated that the United States is facing huge financial losses to keep up the sustainable management of the worlds forests. 4. ( ) In line 15, the phrase a vested interest in protecting can be correctly replaced by a particular reason to protect.

Text for question 40

Israel is in the dock again. The International Court of Justice (ICJ) is investigating the legality of the security fence being raised on the West Bank. Even a number of Israels traditional friends are alarmed by the policy. Some worry that the fence will harm the 4 Palestinian economy, cutting off workers from their factories and farms. Others see it as

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

an attempt to extend Israels border beyond its pre-1967 limit and feel that such walls have no place in the modern world. These are major objections and they deserve to be answered separately. First, 8 though, it is worth asking why this question should have come before the Hague judges at all. The ICJ is not a supreme court; it is an arbitration panel. It provides a mechanism whereby two states can, by mutual agreement, refer a dispute to third-party lawyers. By sending this case to the Hague, the UN is striking at the principle of territorial 12 jurisdiction that ultimately underpins diplomatic relations. That principle is already threatened by the European courts at Strasbourg and Luxembourg, and by the refusal of Spanish and Belgian judges to recognize national sovereignty. We are slowly returning to the pre-modern idea that lawmakers need not be accountable to the people, but rather to 16 abstract ideals. Faced with a choice between international disapprobation and more Israeli deaths, Mr Sharon has understandably opted for the former. He believes that the fence would have prevented yesterdays atrocity in Jerusalem, and he is almost certainly right. 20 Gaza is already cordoned off, and no Palestinian terrorists have penetrated the barrier in the past three years (although two British Muslims were able to do so on the strength of their UK passports).

Daily Telegraph, London, February 23rd , 2004 (with adaptations).

Questo 40

(TPS 2004) Concerning the text above, judge the following items: 1. ( ) In line 1, the phrase in the dock means accused in court, and, in line 12, underpins can be correctly replace by supports. 2. ( ) In the text, the original phrase should have come before the Hague judged at all (l. 8-9) can be correctly replaced by should have come before the Hague judges in the first place. 3. ( ) The verbal phrase striking at (l. 11) indicates that the UN is striving to establish the principle of territorial jurisdiction.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

4. ( ) It is correct to conclude from the text that the author seems to favour Mr. Sharons decision to raise a fence on the West bank despite the reaction of some Israels traditional friends. Although the author himself refers to some points which could have negative effects on the Palestinians, he does not show a counterargument to them.

Questo 41

Sobre a Revoluo do Porto ocorrida em 1820, assinale Certo ou Errado. 1. ( ) Exigia que Dom Joo voltasse a Portugal e jurasse uma Constituio provisria, feita nos moldes da Constituio de Cadez, at que uma Constituio definitiva fosse promulgada. 2. ( ) Tinha carter liberal em relao poltica portuguesa, mas conservador em relao ao Brasil. 3. ( ) Antes mesmo das tentativas de recolonizao defendidas na revoluo do Porto, o sentimento separatista no Brasil j era predominante. 4. ( ) A revoluo teve consequncias duradouras para Portugal, com o status quo por ela estabelecido (como a Constituio) tendo se mantido at o final do sculo XIX.

Questo 42

Assinale a alternativa correta a respeito do perodo da histria brasileira conhecido como Primeiro Reinado. A) D. Pedro I se afastou o mximo que pode da poltica portuguesa, tendo ficado longe dos conflitos envolvendo a sucesso do trono Portugus aps a morte de seu pai, D. Joo VI. B) A independncia brasileira foi um processo pacfico sem grandes conflitos e mobilizaes militares. C) A falncia do Banco do Brasil em 1829 foi um dos motivos da crise que levou abdicao de D. Pedro I, tendo sido provocada por uma poltica emissionista do imperador, assim como pela grande quantidade de ouro levada por D. Joo VI quando deixou o Brasil. D) A Constituio de 1824 foi promulgada por D. Pedro I, ganhando o apelido de Constituio da Mandioca.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

E) O sistema de Tratados Desiguais se encerrou no momento em que D. Pedro I deixou o trono brasileiro.

Questo 43

(TPS 2010) A dcada iniciada em 1830 caracterizou-se pela instabilidade poltica. A respeito do perodo regencial na histria do Imprio Brasileiro, julgue C ou E. 1. ( ) No Par, os cabanos no proclamaram a independncia da provncia e definiram que o novo governo assumiria a forma Monrquica. 2. ( ) Na Bahia, a populao, sob a liderana do mdico Francisco Sabino Barroso,

revoltou-se contra o recrutamento forado para a formao de tropas que deveriam lutar no Rio Grande do Sul e instituiu a Repblica Bahiense. 3. ( ) No Maranho, setores da classe mdia contrrios ao sistema imperial

insubordinaram-se e proclamaram a independncia da provncia, optando pelo regime republicano. 4. ( ) Os farroupilhas, no Rio Grande do Sul, rebelaram-se contra o sistema monrquico e, no manifesto de fundao do movimento, proclamaram a independncia da provncia, tendo como objetivo econmico primordial inseri-la na economia internacional.

Questo 44

(TPS 2010) Em 1808, a Famlia Real portuguesa transferiu-se para o Brasil. Acerca desse tema, assinale a opo correta. A) Entre as grandes transformaes ocorridas na Colnia, destaca-se o incremento do comrcio com os Estados Unidos da Amrica, primeira nao a reconhecer a independncia do Brasil. B) A revogao do ato que proibiu a instalao de indstrias no Brasil e a abertura dos portos simbolizou o fim do monoplio metropolitano. C) Na cidade do Rio de Janeiro, transformada na capital do Imprio luso, foi criada a primeira universidade nacional. D) D. Joo VI elevou, de imediato, o status da Colnia, que passou a ser parte integrante do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

E) O retorno de D. Joo VI a Lisboa teve o objetivo poltico de reinserir Portugal no Concerto Europeu.

Questo 45

Sobre o perodo regencial assinale Certo ou Errado. 1. ( ) No perodo regencial, o Regente era o titular do poder moderador. 2. ( ) O Conselho de Estado foi fundamental nas decises tomadas durante a regncia, inclusive nas formas de combate s revoltas provinciais. 3. ( ) O grupo poltico chamado de Liberais Exaltados foi o principal grupo responsvel pelo surgimento do Partido Liberal. 4. ( ) O Ato Adicional, promulgado em 1934, um exemplo do avano conservador da primeira metade da regncia.

Questo 46

A respeito dos processos pelos quais os Estados Nacionais passaram durante o sculo XIX, julgue C ou E, os itens a seguir. 1. ( ) Assim como o processo de unificao na Alemanha, no Japo a revoluo Meiji ocorreu, do ponto de vista social e econmico, de cima para baixo. 2. ( ) Durante todo o sculo XIX o Imprio Otomano sofreu um processo de gradual fragmentao, perdendo territrios importantes como Romnia, Bulgria e Srvia. 3. ( ) Posteriormente revoluo Meiji, o Japo iniciou um processo de expanso territorial, que o levaria a um conflito com a Rssia, em 1905, do qual saiu vitorioso. 4. ( ) A derrota das colnias do sul na guerra de independncia americana foi

fundamental na formao de um projeto nico de nao para os Estados Unidos.

Questo 47

Sobre a unificao Alem, julgue C ou E, os itens a seguir. 1. ( ) O prussiano Bismark foi uma figura fundamental no processo de unificao alem.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

2. ( ) Inicialmente ocorreu um conflito entre as ideias de Grande Alemanha e Pequena Alemanha, tendo prevalecido a primeira. 3. ( ) A unificao alem foi feita com base em diversos conflitos, como a Guerra contra a Dinamarca em 1864, a Guerra das 7 semanas em 1866, e a Guerra Franco-Prussiana em 1871. 4. ( ) A unificao alem ocorreu em torno da Prssia, ento o Estado dominante da regio.

Questo 48

Sobre a unificao Italiana, julgue C ou E, os itens a seguir. 1. ( ) J em 1820 ocorreram tentativas de unificao da pennsula Italiana, lideradas principalmente pelos Carbonrios. 2. ( ) Ao contrrio da unificao Alem, a Italiana no teve uma pessoa smbolo, como foi o caso de Bismark na Prssia. 3. ( ) No sul da Itlia o revolucionrio Garibaldi, que participou tambm da Farroupilha no Rio Grande do Sul, teve papel fundamental no processo de unificao. 4. ( ) Aps a conquista de Roma em 1870, o Papa aceitou assinar o Tratado de Latro que estabelecia as condies do Vaticano como um Estado independente.

Questo 49

Sobre as independncias Hispano-Americanas e o sistema colonial, julgue C ou E os itens a seguir. 1. ( ) A mita foi uma forma de relao de trabalho que no aproveitava as anteriormente existentes na colnia. 2. ( ) A escravido negra foi inexistente nas colnias espanholas. 3. ( ) Os episdios conhecidos como La Reconquista e La Defensa fazem referncia defesa de Buenos Aires contra as tentativas de invaso inglesa em 1805 e 1806. 4. ( ) Sam Martn, um dos smbolos da independncia das colnias espanholas, defendia a repblica como melhor sistema de governo, sendo um opositor ferrenho do sistema monrquico.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

Questo 50

(TPS 2007) Considerando as duas primeiras ondas revolucionrias do sculo XIX e sua vinculao, direta ou indireta, com o continente americano, assinale a opo correta. A) Fatores internos, ainda que existentes, tornaram-se irrelevantes para a desintegrao do sistema colonial ibrico frente influncia exercida pela conjuntura revolucionria europeia no processo de independncia latino-americana. B) Entre os grandes libertadores da Amrica espanhola, Simon Bolvar notabilizou-se pelo destemor com que se lanou luta para emancipar a atual Argentina e pela convico de que a prosperidade da Amrica subordinava-se existncia de Estados plenamente autnomos. C) A onda revolucionria de 1848, por sua amplitude e espontaneidade, foi amplamente exitosa em suas aspiraes populares, tanto na Europa - com o fim do sistema eleitoral censitrio - quanto na Amrica - com as reformas de Jackson (EUA). D) Semelhantemente ao ocorrido quando da invaso da Pennsula Ibrica pelas tropas francesas de Napoleo (1808), a Revoluo Espanhola de 1820 contribuiu para o recrudescimento da luta pela independncia das colnias latino-americanas. E) Inexistncia de mercado interno expressivo e impossibilidade de aplicao de capitais pela via de emprstimos aos Estados so dois poderosos motivos que explicam o reduzido impacto da expanso capitalista europeia, ocorrida na segunda metade do sculo XIX, sobre a Amrica Latina.

Questo 51

Sobre o movimento operrio no sculo XIX, julgue C ou E, os itens a seguir. 1. ( ) A primeira Internacional, realizada em 1864, foi marcada por debates entre Marx e Bakunin. 2. ( ) Na segunda Internacional, iniciada em 1878, ocorreu uma predominncia das ideias que pregavam a derrubada violenta do capitalismo. 3. ( ) Para o Marxismo a economia era o grande motor da histria. 4. ( ) Proudhon e Bakunin foram grandes pensadores dos primrdios do anarquismo.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

Questo 52

Sobre a Guerra de Secesso Americana e seus precedentes, julgue C ou E os itens a seguir. 1. ( ) Pelos acordos de Missouri de 1820 foi estabelecido o paralelo 38, indicando que estados ao norte do paralelo seriam livres, e estados ao sul do paralelo seriam escravocratas. 2. ( ) A vitria do democrata (partido de agenda liberal que defendia a libertao dos escravos) Abraham Lincoln foi um dos gatilhos do conflito. 3. ( ) O Norte no penas era mais industrializado como tambm possua uma tradio militar mais forte do que o Sul, sendo esses os principais fatores responsveis pela fcil vitria da Unio contra os Confederados. 4. ( ) A despeito da abolio da escravido, posteriormente os estados sulistas aprovaram diversas leis segregacionistas, simbolizadas na premissa separados, mas iguais. Essa situao s se encerrou na dcada de 60 do sculo XX, com o movimento pelos direitos civis.

Questo 53

(TPS 2010) A atitude romntica teve, no Romantismo, a sua expresso mais completa, mas no se restringe a ele; o romntico vige at os dias de hoje. No se trata de fenmeno exclusivamente alemo, mas na Alemanha ganhou marcas to especiais que, no estrangeiro, volta e meia, confundem-se cultura alem e atitude romntica. Rdiger Safranski. Romantik. Eine deutsche Affre. Mnchen: Carl Hanser, 2007, p. 12 (Trad. com adaptaes).

Considerando o texto acima como referncia inicial, assinale a opo correta a respeito do movimento romntico.

A) Alguns escritores europeus da segunda metade do sculo XIX, tais como Johann Wolfgang von Goethe, Charles Baudelaire e James Joyce, pertenceram chamada

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

gerao ultrarromntica, marcada por atitude pessimista em relao vida, gosto pelo macabro e pela vida bomia. B) Foi caracterstica marcante do Romantismo literrio a simpatia pela Antiguidade Clssica, sobretudo pela cultura latina, cujos padres estilsticos os escritores oitocentistas procuraram emular. C) As composies de Wolfgang Amadeus Mozart figuram como exemplos da msica romntica, em razo da nfase na expresso das emoes individuais, da preferncia pela msica instrumental, da opo freqente por grandes orquestras e da desvalorizao da msica sacra. D) Diversos artistas e estetas romnticos adotaram uma postura crtica diante do iderio iluminista ao enfatizarem a intuio, os sentimentos individuais, a imaginao, o mistrio, em detrimento do racionalismo, do universalismo e do otimismo tpicos dos iluministas. E) Artistas ligados ao Romantismo alemo propunham aproximar dos seus congneres europeus a literatura, a msica e as artes plsticas produzidas nos pases de lngua alem, o que, somado atitude de desligamento em relao ao mundo cotidiano e poltica, imunizou esse movimento contra o crescente nacionalismo da cena cultural europeia.

Questo 54

(TPS 2011) Na chamada Era de Bismarck, as relaes internacionais dos Estados europeus foram marcadas por concepes polticas e de segurana atribudas, em parte, a esse chanceler alemo. A respeito desse tema e considerando o contexto europeu no referido perodo, julgue (C ou E) os itens que se seguem. 1. ( ) Entre 1870 e 1891, as relaes internacionais da Europa foram marcadas pela ampliao da rigidez sistmica e pela formao de bipolaridade de blocos, o que criou antagonismos entre antigas e novas potncias. 2. ( ) O ensaio de uma poltica de pas insatisfeito, ansioso por ampliar sua hegemonia, mesmo por meios semibelicosos, caracterizou a poltica internacional de Bismarck, o que suscitou fortes reaes de potncias europeias, em particular da Frana.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

3. ( ) A poltica externa de Bismarck foi preferencialmente europeia e voltada para o equilbrio do continente europeu, que, segundo o chanceler alemo, deveria ser recomposto aps a guerra franco-prussiana. 4. ( ) Bismarck visava, entre outros aspectos, garantir a integridade territorial do recmcriado Estado alemo e o equilbrio do sistema internacional europeu com a incluso da Alemanha nesse sistema.

Questo 55

(TPS 2010) Do ponto de vista da importncia diplomtica do Congresso de Viena (1814/1815), julgue C ou E. 1. ( ) Permitiu, como exerccio pleno de diplomacia parlamentar, ativa participao de todos os delegados presentes na Conferncia. 2. ( ) Lanou as bases do chamado Concerto Europeu, que assegurou maior estabilidade ao continente europeu no perodo que vai at 1914. 3. ( ) Foi a partir de ento que se formou o conceito de grandes potncias, considerado por vrios autores como precedente histrico da categoria Membros Permanentes do Conselho de Segurana da ONU. 4. ( ) No logrou resolver o problema da ordem de precedncia do corpo diplomtico, o que provocou conflitos protocolares com srias implicaes polticas.

Questo 56

(UFPR 2011 Itaipu Binacional Advogado) No cabe ao direito internacional o poder de criar o Estado, mas to somente de definir os critrios que permitem detectar a existncia de um Estado, bem como as competncias dos Estados. O direito internacional apreende, portanto, os processos de formao e de transformao dos Estados. No obstante, o reconhecimento tanto do Estado quanto de seu governo desempenha papel importante na dinmica do Estado. Com relao a esses fatos, considere as seguintes afirmativas:

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

1. ( ) Aps o golpe de Estado ocorrido em Honduras, no decorrer da primeira metade de 2009, o Brasil no reconheceu o governo de Micheletti. O no reconhecimento do governo acarretou, como consequncia, o no reconhecimento do Estado hondurenho. 2. ( ) A mudana de governo ocorrida em Honduras no ano de 2009, com a queda do Presidente Manuel Zelaya, desencadeou o fenmeno da sucesso de Estado. 3. ( ) Kosovo declarou sua independncia da Srvia em 17 de fevereiro de 2008, muito embora a Organizao das Naes Unidas ainda no o tenha aceitado como Estadomembro da Organizao. O Brasil, sendo Estado- membro da ONU, no pode reconhecer Kosovo como Estado soberano e com ele manter relaes diplomticas. 4. ( ) Aps o desmembramento da ex-Iugoslvia, no incio da dcada de noventa, o Brasil reconheceu formalmente a Crocia e a Eslovnia como Estados soberanos em 1993. No obstante, o estabelecimento de relaes diplomticas entre os pases no pressupe esse reconhecimento formal.

Questo 57

(FCC 2009 Defensor Pblico) O denominado "Sistema ONU" de proteo dos direitos humanos inclui A) o Conselho de Direitos Humanos e o Tribunal Penal Internacional. B) o Conselho de Direitos Humanos, os altos comissrios, os relatores especiais, os comits criados pelos tratados internacionais e o Tribunal Penal Internacional. C) a Corte Interamericana de Direitos Humanos, a Corte Europeia de Direitos Humanos e a Corte Africana de Direitos Humanos. D) o Conselho de Direitos Humanos, os altos comissrios, os relatores especiais, os comits criados pelos tratados internacionais e a Corte Internacional de Justia. E) o Conselho de Direitos Humanos, Corte Internacional de Justia e o Tribunal Penal Internacional.

Questo 58

(FCC 2009 Defensor Pblico) No Sistema Interamericano de Direitos Humanos, pessoas e organizaes no-governamentais podem peticionar diretamente

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

A) Comisso Interamericana de Direitos Humanos e Corte Interamericana de Direitos Humanos, a esta ltima somente em casos que j estejam sob sua anlise. B) somente Comisso Interamericana de Direitos Humanos. C) Comisso Interamericana de Direitos Humanos e Corte Interamericana de Direitos Humanos, a esta ltima somente para solicitar medidas provisrias. D) Comisso Interamericana de Direitos Humanos e Corte Interamericana de Direitos Humanos. E) Comisso Interamericana de Direitos Humanos e Corte Interamericana de Direitos Humanos, a esta ltima somente como instncia recursal das decises proferidas pela Comisso Interamericana de Direitos Humanos.

Questo 59

(TRT 2012) Sobre a inconstitucionalidade das leis, assinale Certo ou Errado. 1. ( ) A Cmara do Distrito Federal tem legitimidade para propor ao direta de

inconstitucionalidade. 2. ( ) O Supremo Tribunal Federal admite ainicus curiae em ao direta de

inconstitucionalidade. 3. ( ) Norma regulamentadora da Ministrio de Trabalho e Emprego, que dispe sobre a sade do trabalhador, pode ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade. 4. ( ) Compete ao Senado Federal suspender a execuo de lei declarada inconstitucional em deciso definitiva pelo Supremo Tribunal Federal.

Questo 60

(FCC 2008 TRT/AL) Dentre outras, competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: a) emitir moeda. b) estabelecer e implantar poltica de educao para a segurana do trnsito. c) organizar, manter e executar a inspeo do trabalho. d) exercer a classificao, para efeito indicativo, de diverses pblicas e de programas de rdio e televiso.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

e) instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitao, saneamento bsico e transportes urbanos.

Questo 61

(FGV 2008 Senado Federal) A respeito dos agregados monetrios, assinale certo (C) ou errado (E). 1. ( )os chamados meios de pagamento ampliados correspondem ao papel-moeda em poder do pblico, aos depsitos vista, aos depsitos especiais remunerados, aos depsitos de poupana e aos ttulos emitidos por instituies depositrias. 2. ( ) os meios de pagamento restritos correspondem ao passivo monetrio restrito do Banco Central e dos bancos criadores de moeda escritural. 3. ( ) entre as instituies depositrias incluem-se, entre outras, bancos mltiplos, bancos comerciais, agncias de fomento, sociedades de crdito imobilirio, associaes de poupana e emprstimo, companhias hipotecrias, corretoras e distribuidoras de ttulos e de valores mobilirios. 4. ( ) o papel-moeda em poder do pblico no corresponde ao papel moeda emitido menos uma frao mantida pelos bancos e que pode ser usada para satisfazer parte dos requisitos compulsrios.

Questo 62

(TPS 2009) A demanda agregada total (domstica e externa) de uma economia aberta equivale ao seu produto interno bruto (PIB), sendo os seguintes os seus principais componentes: consumo, investimento, compras do governo e exportao lquida de bens e servios. Supondo-se que essa economia gere um PIB anual de R$ 1 trilho, mantenha uma taxa de investimento igual a 20% do PIB e que, nessa economia, o consumo e os gastos do governo sejam respectivamente 3,1 e 0,7 vezes superiores ao investimento, correto concluir que o saldo exportador dessa economia ser de A) R$ 38 bilhes. B) R$ 40 bilhes. C) R$ 76 bilhes.

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

D) R$ 80 bilhes. E) R$ 102 bilhes.

Questo 63

(CESPE 2004 Polcia Federal) Sobre as alternativas a seguir, assinale certo ou errado. 1. ( ) No sistema de contas nacionais para uma economia fechada com governo, a

destinao da renda das unidades familiares restringe-se ao consumo e poupana. 2. ( ) Na maioria dos pases, o aumento histrico da participao do gasto pblico no PIB explica-se, em parte, pelo aumento expressivo das demandas sociais gerado pela intensificao do processo de urbanizao. 3. ( ) Redues da taxa de redesconto do Banco Central so um dos instrumentos da poltica monetria para expandir a oferta de moeda. 4. ( ) Quando o Banco Central vende ttulos ao pblico, a quantidade de moeda corrente em circulao diminui, e, portanto, a base monetria tambm se reduz.

Questo 64

(CESGRANRIO 2008 BNDES) Os residentes de certo pas recebem liquidamente renda do exterior. Ento, necessariamente, 1. ( ) o pas tem dficit no balano comercial. 2. ( ) o pas est atraindo investimentos externos. 3. ( ) o PNB do pas maior que seu PIB. 4. ( ) a taxa de juros domstica est muito baixa.

Questo 65

(ESAF 2005 Receita Federal) Considere as seguintes informaes para uma economia hipottica (em unidades monetrias): Investimento privado: 500 Investimento pblico: 100

CURSO SAPIENTIA - CURSO REGULAR EXTENSIVO SIMULADO 2

Poupana privada: 300 Poupana do governo: 200

Com base nessas informaes e considerando as identidades macroeconmicas bsicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, correto afirmar que essa economia hipottica apresentou A) supervit no balano de pagamentos em transaes correntes de 100. B) dficit do balano de pagamentos em transaes correntes de 100. C) dficit do balano de pagamentos em transaes correntes de 200. D) supervit no balano de pagamentos em transaes correntes de 200. E) poupana externa de 150.

You might also like