You are on page 1of 22

A EVOLUO DOS NMEROS O conhecimento dos nmeros foi fundamental na evoluo da Histria do Homem.

Desde as pocas mais remotas, tm chegado at ns vestgios que provam a sua importncia. Hoje, os nmeros esto presentes em qualquer atividade do Homem, desde a mais simples at mais complexa. Contar ter sido a primeira atividade matemtica da Humanidade. medida que o Homem evoluiu, a Matemtica foi sendo necessria: ... ao descobrir o fogo comeou a caar e a desenhar o que sucedia nas paredes das cavernas; aparecem desenhos de animais e traos a indicar contagens (cada trao representa uma coisa. animal, seta, ...). Extracto de "Mafalda", de Quino.

Quando se tornou sedentrio, tornou-se Pastor e foi preciso controlar o nmero de animais que pastoreava (fazia traos no caiado ou usava pedras - cada trao ou pedra representava um animal), para que no regresso nenhum ficasse perdido. natural que tenha comeado a usar os dedos para contar. Ainda agora, se perguntarmos a idade de uma criana de um ou dois anos, ela mostra-nos os dedos com o nmero de anos correspondentes, em vez de usar o numeral. E os dedos dos ps tambm podem servir para contar. Se analisarmos por um instante as mil e uma atividades, importantes ou no, que diariamente iniciamos ou conclumos, percebemo-nos de que tudo, ou quase tudo, est associado cincia dos nmeros, a clculos matemticos. Por outro lado, todas as coisas teis que nos rodeiam, desde a cama em que dormimos at casa na qual moramos, s roupas que trazemos vestidas; da escova de dentes pasta dentfrico; do automvel ou autocarro que nos transportam at ponte que atravessa a estrada; desde o comboio ao carro eltrico, ao avio, ao mssil; todas as coisas, todos os elementos utilitrios da poca moderna so fruto dos conhecimentos cientficos e das utilizaes tecnolgicas descobertas pela inteligncia do homem. Em ltima anlise, pode dizer-se que todas as nossas aes so condicionadas pelos nmeros, pelas medidas e suas relaes recprocas. A mquina que faz as nossas meias e aquela que, antes delas, produziu o material com que se fabricam, so o resultado de clculos matemticos precisos. O mesmo se pode dizer da cadeira ou da mesa, do copo em que bebemos ou da garrafa que contm um lquido, do medicamento que nos ajuda a restabelecer a sade em caso de qualquer doena. Em suma: na vida do Homem no existe nada que no esteja de qualquer modo associado, ainda que de forma no evidente, aos nmeros e ao seu conhecimento. Quando dizemos dois, cinco, dezesseis, ou cem, no nos referimos a nada de concreto: dentro de todos estes nmeros podemos "inserir" aquilo que quisermos, tantas mas ou tantas uvas, automveis ou comboios, homens ou mulheres. Neste caso, o nmero (abstrao matemtica) adquire o significado fsico que lhe quisermos dar. assim que certas operaes nem sequer so imaginveis. Por exemplo: quem poderia pensar em multiplicar quatro deputados por seis ovos e dividir o resultado por trs copos? No entanto, tais operaes pareceram bvias e absolutamente normais no caso de considerarmos os nmeros s por si, isto ,

sem qualquer relao com a realidade. Por outras palavras: para o homem perfeitamente natural a distino entre a verdade abstrata contida nos nmeros (e em tudo aquilo que a matemtica representa) e a realidade concreta, dos objetos que nos circundam, como a de ns prprios. Mas quando que o Homem comeou a fazer tal distino? Ou melhor: como surgiu na mente do Homem a ideia de nmero e como conseguiu descobrir toda a espantosa srie, por vezes simples, outras difceis e complexas, dos processos matemticos? Procurar as origens da matemtica significa ir at aos primrdios da histria humana e voltar a percorrer as etapas do desenvolvimento da inteligncia desse mamfero de duas patas a cuja espcie pertencemos. Os povos da Antiguidade utilizaram diferentes smbolos para representar os nmeros e cada sistema de numerao tinha as suas regras. Entre eles distinguem-se: os Chineses os Egpcios os Babilnios os Romanos os Hindus os Maias os Gregos

OS CHINESES Os Chineses Primitivos usavam numerais que escreviam em folhas com tinta preta. Nos smbolos seguintes a unidade representada por um trao horizontal e a dezena por um trao vertical.

Atualmente, o sistema decimal dos Chineses compreendido por treze sinais fundamentais, respectivamente associados s nove unidades e s quatro primeiras potncias de dez (10, 100, 1000, 10000). Sinais numricos cujo traado mais simples e mais comumente empregado em nossos dias este:

Os nmeros 2, 3 e 4, por sua vez, so figurados pela repetio proporcional de traos horizontais, mas esta velha representao ideogrfica das unidades desaparece a partir de 5. Com efeito, como todos os povos que usaram uma tal notao numrica, os Chineses marcaram igualmente um tempo de parada para 4; raros so os homens capazes de reconhecer ao primeiro olhar e, portanto,

sem contar, uma sequncia de mais quatro elementos alinhados. Contudo, em vez de prosseguir essa figurao primitiva, os Chineses preferiram introduzir, para as cinco unidades seguintes, cinco sinais particulares aparentemente despojados de qualquer intuio sensvel.

OS EGPCIOS Os Egpcios inventaram uma escrita e um sistema de numerao escrita. Essa escrita foi autctone e desprovida de qualquer influncia estrangeira. "No apenas os sinais hieroglficos que ela utiliza so todos tirados da fauna e da flora niltica, O que prova que a escrita foi desenvolvida no local, mas ainda instrumentos e utenslios que figuram nela eram empregados no Egito desde o eneoltico antigo (inicio do IV milnio a.C.), o que a prova de que a escrita (hieroglfica) certamente o produto da civilizao egpcia apenas e que ela nasceu nas margens do Nilo." (J. Vercoutter)

A origem do algarismo 1 foi "natural": a barra o sinal grfico mais elementar que o ser humano possa imaginar para a representao da unidade. A dezena constituiu o desenho de um cordo que, outrora, deve ter servido para unir os bastonetes num pacote de dez unidades. Os inventores dos algarismos 100 e 1000 recorreram a "emprstimos fonticos", isto porque, originalmente, as palavras egpcias para dizer "espiral" e "flor do ltus" correspondiam respectivamente aos mesmos sons que "cem" e "mil". O hierglifo de dez milhares constituiu uma sobrevivncia da contagem manual que permitia contar at 9999, graas a diversas posies dos dedos. O algarismo para cem milhares tem a sua origem puramente simblica, oriunda

da "saparia" de girinos no Nilo e na grande fecundidade primaveril desses batrquios. O hierglifo que designa o valor do milho possua o sentido do "milho de anos" ou da "eternidade" e representava aos olhos dos egpcios um genio sustentando a abbada celeste. A numerao escrita egpcia foi fundada numa base rigorosamente decimal.

Mais tarde, os egpcios inventaram um sistema de numerais, sem usar hierglifos, que registavam da direita para a esquerda.

Os egpcios reproduziram os seus algarismos e os seus hierglifos gravando-os ou esculpindo-os mediante o cinzel e o martelo em monumentos de pedra, ou ainda mediante um canio com planta achatada, molhado numa matria colorida, traando-os em pedaos de rocha, cacos de cermica ou na fibra frgil de folhas de papiro. OS BABILNIOS Os Babilnios foram um povo da Antiguidade que viveu no Mdio Oriente.

Escreviam os smbolos numricos com caracteres cuneiformes, ou seja, em forma de cunha, gravados em placas de argila que depois eram cozidas. Os smbolos que usavam eram os seguintes:

Tinham um smbolo diferente para a unidade e para a dezena e o nmero 60 escrevia-se exatamente como o 1, o que para ns muito confuso. Por exemplo, 61 escreve-se como 2. Pensa-se que os Babilnios sabiam distinguir o nmero a que se referiam de acordo com o contexto do problema.

Escritos Babilnicos provam que j esta civilizao possua grandes conhecimentos matemticos. Neles aparecem uma srie de notaes contveis no sistema de numerao sexagesimal.

No relgio do parlamento britnico, o Big Ben, h gravadas 12 divises de 1 hora e 60 divises de 1 minuto. O uso do nmero 60 como base para contar e dos seus divisores (como a dzia: 12 = 60/5) era utilizado pelos babilnios h milhares de anos nos seus clculos quotidianos e tambm pelos sacerdotes nos seus clculos astronmicos e de quem dependia a contagem do tempo.

OS ROMANOS

Os romanos usaram o alfabeto para representar nmeros. Ainda hoje a numerao romana conhecida e at usada. I II III IV V VI VII VIII IX X L C D M Apesar destes numerais serem suficientes para escrever qualquer nmero sem confuses, acontecia haver nmeros com um numeral muito grande (por exemplo, 5878 = MMMMMDCCCLXXVIII). As multiplicaes e divises eram praticamente impossveis.

Na verdade, os algarismos Romanos no so sinais que sirvam para efetuar operaes aritmticas, mas abreviaes destinadas a notificar e reter os nmeros. E por isso que os contadores Romanos (e os calculadores Europeus da Idade Mdia depois deles) sempre apelaram para bacos de Fichas para efectuar clculos. Como a maioria dos sistemas da Antiguidade, a numerao Romana foi regida, sobretudo, pelo princpio da adio: os seus algarismos (I=1, V=5, X=10, L=50, C=100, D=500 e M=1000) eram independentes uns dos outros. A sua justaposio implicava geralmente na soma dos valores correspondentes: CLXXXVII = 100 + 50 + 10 + 10 + 10 + 5 + 1 + 1 = 187 MDCXXVI = 1000 + 500 + 100 + 10 + 10 + 5 + 1 = 1626. Os Romanos, contudo, complicaram o sistema introduzindo nele a regra segundo a qual qualquer sinal numrico colocado esquerda de um algarismo de valor superior diminui-se dele. E assim os nmeros 4, 9, 40, 400, por exemplo, foram frequentemente escritos sob as formas seguintes:

IV = 5 1 IX = 10 1 XL = 50 10 CD = 500 - 100

Os Romanos foram um povo que, em poucos sculos, atingiu um nvel tcnico muito alto, e conservou assim, curiosamente, durante toda a sua existncia, um sistema inutilmente complicado e no operatrio, o que denota um arcasmo no pensamento.

OS HINDS Foi h cerca de 2000 anos que os Hindus (no Norte da ndia) comearam a usar smbolos numricos que deram origem aos numerais agora usados por ns.

Na primeira linha da imagem, numerais de h 1000 anos. Na segunda, h 800 anos. Na terceira, h 600 anos. Na ltima, numerao actual.

Nas suas relaes comerciais com os rabes, os Hindus tero usado esses sinais numricos, que os rabes adaptaram e espalharam pelo mundo, chegando Europa. Contudo, no incio, este sistema ainda no era perfeito. Efetuavam clculos facilmente, mas no tinham smbolo para designar o zero. Por exemplo, o nmero 507 era representado por 5 7, ficando um espao entre o 5 e o 7 que correspondia ao nada das dezenas. S h cerca de 800 anos que os Hindus, alm dos smbolos dos nmeros, tiveram tambm o mrito genial de inventar o zero. Vrios antroplogos procuraram explicar como pode ter surgido esta ideia do nada, to importante para a Matemtica. Uma das explicaes mais interessantes parece ser a que liga o conceito do zero ideia de "nada", bem expressa no misticismo religioso Hindu pelo chamado Nirvana.

Mil anos de cultura Matemtica Hindu chegaram at ns atravs de um livro lendrio, Lilavati, de Bhaskara. A figura representa fragmentos do manuscrito, Bakshali, um dos mais antigos exemplares de textos Matemticos Hindus. OS MAIAS

Perdidas h sculos nas florestas tropicais e matas da Amrica Central, algumas dezenas de cidades mortas ilustram um dos mais misteriosos episdios da Histria. "Nos seus templos imponentes, erguidos no cume de pirmides que

atingiam por vezes uma altura de cinquenta metros, eram realizadas cerimnias rituais, inclusive as iniciticas, cujos indcios nos transmitiram alguns enigmticos baixos-relevos. As estruturas arquitectnicas dessas cidades esquecidas, as estejas e os altares de pedra magnificamente esculpidos, as cermicas policromadas, os misteriosos sinais hieroglficos gravados nos monumentos so as testemunhas do mais alto grau de civilizao de seus autores" (P. Ivanoff). Essas cidades que, no momento de sua glria, constituram certamente as capitais de Estados independentes governados por algumas autoridades religiosas, foram outrora ocupadas pelos representantes de um fundo cultural comum, que tinha nascido provavelmente na floresta do Peten e regies vizinhas, e que os historiadores e arquelogos designam pelo nome de Civilizao Maia.

Os Maias tinham como base no a dezena, mas a vintena e as potncias de vinte. A razo, como se sabe, devida ao hbito que os seus ancestrais tinham de contar no apenas com os dez dedos, mas tambm com os seus ps.

A numerao do povo Maia fundou-se no princpio da adio. Devia associar um crculo ou um ponto unidade (sinal comum a todos os povos da Amrica Central, originado do gro de cacau, ento empregado como "moeda de troca").

A numerao dos Maias dificilmente deveria prestar-se prtica das operaes aritmticas e o sistema devia servir apenas para consignar os resultados de clculos j efectuados. Este povo deveria fazer os seus clculos atravs de um instrumento operatrio anlogo aos bacos do Velho Mundo. A numerao Maia escrita no foi concebida para responder s necessidades do clculo corrente, que dizia a respeito apenas aos comerciantes e ao uso comum dos mortais. Foi elaborada, ao contrrio, apenas para satisfazer as necessidades do cmputo do tempo e das observaes, em razo da ligao estreita que existia, nessa civilizao, entre o fluir do tempo e o mundo divino.

A "cincia Maia" foi cultivada no alto dos santurios. Os sacerdotes, via de regra, tornavam-se astrnomos. Se os Maias tinham conseguido conceber um dos melhores calendrios da histria e realizar verdadeiras proezas em astronomia, tinham, por outro lado, sido escravos do seu misticismo e da sua religio. E, tal como os outros povos da Meso Amrica pr-colombiana, "sentiram-se imensamente fascinados pelos mistrios do Cosmos: o retorno cclico e previsvel dos fenmenos celestes; o ritmo incessante das estaes e a influncia destas ltimas nas diversas fases da cultura do milho; o prprio ciclo da vida e da morte, do dia e da noite em sua alternncia inexorvel, mas necessria, etc." (P. Gendrop). Para os Maias, explica C. Galienkamp, "o tempo jamais foi um meio puramente abstracto de ordenar os acontecimentos numa sucesso metdica: aparecia-lhes logo como um fenmeno sobrenatural portador de foras todas poderosas de criao e de destruio, e cujos aspectos eram directamente influenciados pelos deuses aos quais eram atribudas, segundo o caso, intenes benficas ou

malvolas. Essas divindades eram associadas a nmeros determinados e tomavam formas que permitiam represent-las em hierglifos. Cada diviso do calendrio Maia - dias, meses, anos ou perodos mais longos - era concebida como "fardos"', que eram transportados sobre as costas desses divinos guardies do templo. No fim de cada ciclo, o tempo vindouro era assumido pelo deus ao qual o calendrio atribua o nmero seguinte. Se o fardo de um ciclo estava sob a responsabilidade de uma divindade malfica, podia-se esperar as mais graves consequncias, at que o nume fosse substitudo por um carregador benevolente. Tal ms ou tal ano fazia, portanto, esperar ou temer felicidade ou desgraa, segundo o temperamento dos deuses que os transportavam. Era uma crena curiosa, e explica, em parte, o poder extremo do clero sobre um povo imbudo pela ideia de que era impossvel sobreviver sem sbios mediadores capazes de interpretar as tendncias irascveis dos deuses.

Somente os sacerdotes astrnomos podiam interpor-se entre o curso normal da vida e as catstrofes provocadas por um desprezo pelos sentimentos dos deuses. Aps ter reconhecido os atributos dos deuses e traado suas corridas incessantes sobre as rotas do tempo e do espao, somente eles podiam identificar os perodos carregados por deuses favorveis (... ), ou, como era mais frequente, aqueles em que o nmero de divindades benevolentes excedia o das divindades contrrias. Essa obsesso resgatava-os da sorte ou da malevolncia, posto que tinham esperana e que, uma vez advertidos das perspectivas do futuro, pudessem dar aos acontecimentos um curso propcio."

OS GREGOS

A numerao Grega funda-se no principio da adio e atribui um sinal grfico particular a cada um dos nmeros: 1 5 10 100 500

1000 5000 10000 50000

Este sistema, que na verdade s serviu para notar os nmeros cardinais, foiempregado em metrologia (pesos, medidas, etc.) e na expresso das somas monetrias. Para efetuar as operaes aritmticas, os Gregos, fizeram, uso no dos seus algarismos, mas de bacos. a esse tipo de instrumento de clculo que aludiu o historiador grego Polbio pondo estas palavras na boca de Slon: Os que vivem na corte dos reis so exatamente como as peas de uma mesa de contar. a vontade do calculador que lhes fez valer um Khalkos ou um talento (Histria Natural, V, 26). o talento e o Khalkos eram, respectivamente, a mais forte e a mais fraca das unidades monetrias da Grcia antiga e estas eram simbolizadas pelas colunas extremas do baco de peas.

A figura seguinte representa o princpio do baco grego de Salamina, no qual, se v a soma de 17 talentos, 1173 dracmas, 3 bulos, 1 semi-bulo, 1 quarto de bolo e 1 Khalkos.

Para ler: http://www.mat.uel.br/matessencial/fundam/numeros/numeros.htm http://www.smartkids.com.br/especiais/numeros-romanos.html

EXERCCIOS

1 Utilizando os algarismos romanos, represente o nmero de elementos em cada situao.

1- Usando os smbolos romanos, escreva os nmeros correspondentes a: a) 16 ..................................... f) 63 .................................. b) 27 .................................... c) 32 .................................... d) 41 .................................... e) 54 .................................... g) 75 ................................. h) 86 ................................. i) 92 .................................. j) 19 ..................................

2- Usando algarismos, escreva os seguintes nmeros: a) XIV = ................... b) XXIII = ................... c) XXXI = ................... d) XLVII = ............... e) LXI = ...................... f) CCXX = .................. 3- Usando algarismos romanos, escreva os seguintes nmeros: a) 132 = ................. b) 257 = ................... c) 372 = ...................... d) 425 = ................ g) 725 = ................ j) 435 = ................. e) 534 = ................... h) 891 = ................... f) 680 = ...................... i) 960 = ......................

4- Usando algarismos romanos, vamos escrever os nmeros abaixo: a) 1.300 = ......................... e) 1.452 = ..........................

b) 1.280 = ......................... c) 1.535 = ......................... d) 1.981 = .........................

f) 2.650 = .......................... g) 2.815 = ......................... h) 1.096 = .........................

5- Usando algarismos, escreva os nmeros correspondentes a: a) CLVII = .............................. e) DCCCXXIX = .......................... b) CCXXXII = ........................ f) CMLXXIII = ............................ c) CDLXI = ............................. g) MD = ............................... d) DXC = ................................ h) MCXXV = .............................

You might also like