You are on page 1of 2

05/ 12/ 12

D r et r i i zes par a C ol et a de Sangue

Pesquisa RAR
RAR Incio

Diretrio

Sub-Topic Orientaes experincia


Limitao Procedimentos

IACUC

Animal Care

Cuidados Veterinrios

Orientaes experincia

Cirurgia Anestesia Eutansia Segurana Treinamento

Diretrizes para Coleta de sangue de animais experimentais


Orientaes para a retirada de sangue seguro para mamferos de laboratrio tem em conta o facto de que cada espcie diferente tem um volume de sangue diferente em mililitros de sangue para quilograma de peso corporal. Eles tambm assumem um ciclo de 14-21 dias para a renovao dos glbulos vermelhos. Estas diretrizes so para normais, os animais adultos saudveis. Animais que so envelhecidos, salientou, sofreram manipulaes experimentais, ou sofrem de doena cardaca ou respiratria no pode tolerar esta quantidade de perda de sangue. Limitao A coleta de sangue pode ser realizada de forma adequada, em animais despertos de algumas espcies usando a reteno adequado . De restrio necessria para impedir o movimento que pode resultar na lacerao de um vaso sanguneo ou outro rgo e complicaes graves. Ces, gatos, ovelhas e bezerros normalmente requerem apenas conteno fsica para coletar sangue. Instrues adequadas podem ser obtidas a partir de RAR em 624-9100.

Single Draw Vrias chama Terminal empate Sites PCV / Hematcrito Diretrizes do NIH intramurais de sangramento sobrevida de camundongos e ratos

Coelhos e Sunos - apenas podem exigir conteno fsica se eles foram treinados para o procedimento.
Copyright 2006, Universidade de Minnesota Conselho de Regentes. A Universidade de Minnesota um educador igualdade de oportunidades e empregador.

Coelhos, ratinhos e ratos - podem ser colocados em dispositivos de reteno adequados. Fale RAR em 624-9100 para assistncia na escolha de um dispositivo de reteno. Conteno Qumica - pode ser usado antes da coleta de sangue para minimizar o sofrimento para o animal e para a pessoa que faz a coleta de sangue. Fale RAR em 624-9100 ou ver o Animal Care e manual de uso para obter informaes sobre anestesia. Anestesia necessria para realizar a coleta de sangue do seio orbital ou por puno cardaca por causa da dor envolvida no processo e o potencial de complicaes (incluindo tamponamento cardaco e morte, ou leso do olho), mesmo se realizada por profissionais experientes. Puno cardaca s aprovado para coletas de sangue terminais a menos que especificamente aprovado pelo IACUC. Guia de Procedimentos Uma tabela de locais de recolha de sangue comum dado abaixo . Alguns sites necessria anestesia porque os procedimentos doloroso.

Coleta de sangue por dilacerante vasos da orelha ou da cauda proibido . Existe sempre a possibilidade de que uma artria ser lacerado em vez de uma veia, o que resulta em hemorragia grave. Alm disso, esses procedimentos so mais dolorosa do que a puno com uma agulha, devido ao tempo prolongado para a cicatrizao de feridas. Alm disso, o local do procedimento muito susceptvel a hemorragia, infeco e outras complicaes. Os investigadores podem receber treinamento em outros mtodos listados abaixo, contactando RAR em 624-9100. Independentemente do mtodo de recolha utilizado, um animal no pode ser devolvido sua gaiola at hemostasia completa foi alcanada (no h mais de sangue proveniente do local de colheita). A hemostasia deve ser conseguido usando uma gaze e de presso directa. At vrios minutos de presso pode ser necessria na sequncia de puno arterial. Coleta de sangue nico, no repetitivo Como um nico grande volume de colheita de sangue com substituio concomitante de fluido IV, no mximo 2% do peso do corpo de um animal adulto saudvel pode ser removido, enquanto a substituio de fluido constituda por aquecidas, isotnicos e tanto a substituio de fluidos e a retirada de sangue so lenta e constante. Coleta de sangue nica repetida vrias vezes Para sangue mltiplo chama separados por um perodo de algumas semanas, um mximo de 1% do peso do corpo do animal pode ser removido , por exemplo, 0,15 ml a partir de um rato gram 15, 50 ml a partir de um gato de 5 kg, 400 ml de um co de 40 kg . Um perodo de recuperao de 14 dias necessria para o animal adulto saudvel para recuperar essa perda de sangue. Embora o volume de sangue restaurada dentro de 24 horas aps a retirada do sangue, duas semanas necessrio para todos os constituintes do sangue para voltar ao normal. Se menos do que a quantidade mxima de sangue retirada do animal vai substituir componentes do sangue a uma taxa de 1 ml / kg / dia. Sangue mltipla Empates
w w w . ahc. um n. edu/ r ar / bl ood. ht m l 1/ 2

05/ 12/ 12

D r et r i i zes par a C ol et a de Sangue

Se o sangue deve ser desenhado com mais frequncia do que uma vez a cada duas semanas, num total de 0,5% do peso do corpo do animal pode ser removido em cada semana com este volume total a ser distribuda ao longo de toda a semana, se necessrio.

Monitoramento Ao monitorizar o hematcrito (ou embalada clula volume PCV) e / ou hemoglobina do animal, possvel avaliar se o paciente tiver recuperado suficientemente a partir de uma colheita de sangue simples ou mltiplo chama sangue. Aps a perda de sangue aguda ou repentina, leva-se at 24 horas para o hematcrito e da hemoglobina para reflectir esta perda. Isto significa que, depois de um 1% de peso corporal a perda de sangue, sem reposio de fluidos, o hematcrito do animal no mostram uma queda mensurvel durante vrias horas, e no ir estabilizar durante 24 horas. Depois de 24 horas, embora o volume de sangue que normalizam, o nmero de glbulos vermelhos (hematcrito) ser mensuravelmente reduzido. Em geral, se o hematcrito do animal inferior a 35%, ou a concentrao de hemoglobina for inferior a 10 g / dl, no seguro para remover o volume de sangue listados acima. Retirada de sangue Terminal Sangra terminais so permitidos somente em animais sob anestesia geral completo, ea morte do animal deve ser verificado no final do sangramento. Um mtodo alternativo eutansia recomendada aps a retirada de sangue. Como regra geral: Volume de sangue de um animal de 10% do seu peso corporal, e apenas metade da que pode ser recuperada, quando o animal sangrado. Assim, tal como uma hemorragia terminais, 5% do peso corporal de um animal o volume de sangue (em ml) que podem ser recuperados.

Tabela 1 comum Sites para coleta de sangue Espcies Mouse Local de coleta e condies permitidas Cardaca (terminal apenas), orbital sinusal (anestesiados apenas), veia da cauda [nota: mtodo incisional no permitido], veia safena, veia facial . Como com excepo do rato veia facial no utilizado em ratos e veias subclvias pode ser utilizado em ratos Cardaca (anestesiados apenas), anterior veia veia cava / subclvia Cardaca (anestesiados apenas), a veia marginal da orelha

Tabela 2 Volume clula normal Embalado (PCV) para alguns animais de laboratrio (%) (Extremidade baixa da gama dada normal em juvenis, mas no em adultos) Co Gato Rhesus Babuno Suno Vaca Ovelha 29-55 25-41 26-48 33-43 32-50 24-48 24-45 Coelho Cobaia Criceto Rato Mouse Gerbil 30-50 37-48 40-61 36-54 39-49 43-60

Rato Cobaia Coelho

Gato, cachorro e Ceflica, safena, veia femoral e jugular primata nohumano Ruminantes Suno Frango Veia jugular Veia jugular, veia cava anterior, as veias de ouvido [ Link para tcnicas de coleta de sangue ] Veia asa braquial, veia jugular direita, cardaca (anestesiados apenas)

Topo da pgina

As informaes contidas neste site destina-se como uma referncia para a Universidade de Minnesota investigadores, e criao de animais e do pessoal veterinrio. Medicamentos informao e as dosagens so derivados de uma variedade de fontes e no garante necessariamente segurana ou eficcia. As informaes obtidas atravs deste site no pode ser invocado como aconselhamento veterinrio profissional. Qualquer medicao administrada ou procedimentos realizados em animais s devem ser realizados por ou sob ordem de um veterinrio, qualificado licenciado.

w w w . ahc. um n. edu/ r ar / bl ood. ht m l

2/ 2

You might also like