You are on page 1of 5

Lista de materiais 1- Como voc conceituaria os materiais metlicos, cermicos e polimricos?

De modo a diferencia-los, citando principalmente suas naturezas e caractersticas? Os materiais metlicos so formados por elementos metlicos como ferro, alminio, titnio, nquel, cobre, zinco, etc. Esses metais tem caractersticas prprias que os fazem ser duteis, resistentes mecnicamente, resistentes a corroso e etc. sendo utilizados amplamente na indstria. Os materiais metlicos so bons condutores de calor e eletrecidade. Os materiais cermicos so formados basicamente por Al2O3. Possui boa estabilidade qumica e alta temperatura de fuso o que torna-o um timo refratrio. Podem ser feitos de MgO e SiO2. Os materiais cermicos so bastante frgeis, no sendo utilizados em aplicaes industiais. Os materiais polimricos so obtidos atravs de reaes de reao qumicas entre monmeros. So conhecidos como plstico e so bastante ducteis. So altamente versteis podendo, com algum aditivo, ser duro ou extremamente dctil, por isso utilizado em diveros ramos da indstria.

2- Descreva o processo de fabricao de aos a partir de minrio de ferro, enfocando o que ocorre em cada etapa e sua importncia na obteno de um ao de qualidade. A primeira etapa da produo de ao o beneficiamento do minrio de ferro. O minrio de ferro pode ser transformado em snter ou em pelotas. A sinterizao aglomera o minrio de ferro fino numa mistura com 5% de carvo, coque ou antracita. A carga colocada em grelhas que se movem. Prximo ao fim de percurso das grelhas a carga aquecida superficialmente por queimadores de gs. A medida que a mistura se movimenta exaustores colocados debaixo da carga retiram o ar de modo a queim-la. As partculas finas do minrio de ferro se ligam e resultam no snter. O snter colocado no alto-forno com alguns escorificantes (calcrio). Do alto-forno retirado o ferro gusa. O fesso gusa uma liga ferro carbono com teores variveis de outros metais como Mn, S, P e Si. O fsforo e o enxofre no so bons para o ao pois esses elementos fragilizam-o. A outra etapa a aciaria onde o teor de P, S e C vo ser reduzidos, para isso utiliza-se conversores, o mais utilizado o conversor LD. Depois do conversor, o ao colocado no forno panela onde ocorre o refino do ao. Esse refino necessrio para que o ao atinja a composuo qumica desejada. Conversor de Linz Donawitz: Utiliza como combustvel oxignio puro, o que minimiza a contaminao por nitrognio, direcionado para a superfcie da gusa lquida gerando uma intensa reao com temperaturas entre 2500C e 3000C. Possui como vantagens: Mnima contaminao por nitrognio e a simplicidade de operao. Possui como desvantagens a

impossibilidade de trabalhar com sucatas, difcil controle da quantidade de carbono e a presena considervel de xido de ferro e gases, que devem ser retirados no vazamento.

Aps obter o ao com os teores corretos, hora de fazer o lingotamento contnuo formando os tarugos. Os tarugos sero conformados mecanicamente de acordo com a utilizao. 3- Como o carbono atua na formao de ligas ferrosas e qual a importncia do controle de seu contedo nas estruturas e propriedades dos diferetentes aos carbono? As ligas ferrosas podem ser divididas em duas: aos-carbonos e ferro fundido. Essa diviso dada pelo teor de carbono presente, at 2% ao carbono e acima de 2% ferro fundido. O carbono pode estar livre ou combinado com ferro, formando a cementita (Fe3C). No acarbono, o teor de carbono determina o tipo de ao, se ele hipoeutetide, eutetide ou hipereutetide. O ao hipoeutetide tem de 0 a 0,77% de carbono. A medida que aumenta o teor de carbono a resitncia e a dureza aumentam e a ductilidade vai diminuir. O ao eutetide tem 0,77% de carbono. A medida que se aumenta o teor de carbono, aumenta o teor de cementita no cortorno do gro, tornando a estrutura dura, resistente e pouco dctil. 4- Descreva a evoluo da microestrutura de um ao hipoeutetide, de um ao hipereutetide no resfriamento a partir da austenita. Explique a ocorrncia de reao eutetide nestes aos. Para aos hipoeutetides a medida que a temperatura cai, o ferro gama da austenta comea a se transformar em ferro alfa que se separa, visto que ele no pode manter em soluo slida seno quantidades irrisrias de carbono, assim a composuo estrutural vai modificando. De um lado tem-se ferro puro alfa separando-se continuamente e do outro lado a austenita cujo teor de carbono vai aumentando, em direo ao ponto eutetide. No instante em que a liga atinge a temperatura de 727C tm-se o equilbrio entre ferro alfa e ferro gama, nesse momento todo ferro gama que restou trasformou-se basicamente em ferro alfa. No entanto, a transformao to rpida que no h tempo suficiente par que ocorra separao ntida entre carbono (Fe3C) e ferro alfa, formando a perlita (reao eutetide). Para os aos hipereutetides a austenita ao passar a linha de mxima solubilidade de carbon no ferro gama comea a expulsar o excesso de carbono que no pode ser mantido em soluo. Assim, ocorre um equilbrio entre o ferro gama e Fe3C. Ao passar pea temperatura de 727C, a austenita se transforma em perlita (reao eutetide). A cementita nesse caso localiza-se nos contornos de gro. 5- Apresente uma classificao para aos em geral, com base na sua composio, as sua estrutura e na sua aplicao. Quanto a sua composio:

Quanto a estrutura: perlticos, martensticos, austenticos, ferrticos e carbdricos. Quanto a sua aplicao: aos para construo mecnica, aos para ferramentas, ao inoxidveis, aos para fundio, aos estruturais, aos para nitretao, aos resistentes ao calos, aos para fins magnticos. 6- De forma geral, como so caracterizados os aos inoxidveis comparativamente aos aos carbonos e aos ligas? Como eles so classificados e diferenciados? Quanto a composio, o ao-carbono no tem elemento de liga, o ao liga tem de 3 a 3,5% de compostos de liga e o ao inox tem altos teores de liga. Os aos inoxidveis so diferenciados pois possuem alta resistncia a corroso. Existem trs tipos de ao inoxidveis: ao inoxidvel martenstico, ao inoxidvel ferrtico, ao inoxidvel austnitico. Esses trs aos se diferenciam por sua quantidade de cromo, nquel e carbono e pela microestrutura. O ao ferrtico tem composio entre 0,3 e 11% de Cr e menor que 0,3%. No podem ser tratados termicamente. O ao austentico compsio entre 17 e 25% de Cr e entre 6 e 20% de nquel, tem estrutura austentica a temperatura ambiente, no podem ser tratados termicamente e possuem maior resistncia a corroso. O ao martenstico tem composio entre 12 e 18% de Cr e entre 0,1 e 1,2% de carbono, sofrem tratamento termico e quando temperaos atingem elevados nveis de dureza e resistncia. 7- Indique situaes onde voc faria a escolha para a aplicao de um determinado ao inoxidvel em detrimento de outro. Explique o porque de sua opo. Para fazer revestimento cirrgico: utilizao de ao inoxidvel martenstico 420 F um ao duro que no se deforma facilmente, endurecido. Para fazer um radiador: utilizao de ao inoxidvel ferrtico 446, pois possui boa resistncia a oxidao at temperaturas da ordem de 1150C. Indstrias de alimentos: utilizao de ao inoxidvel austentico pois possuem excelente propriedades criognicas e excelente resitncia mecnica e a corroso em altas temperaturas. 8- Dentre os aos inoxidveis que voc classificou, indique aquele que voc acredita ser o mais utilizado industrialmente e o porque? 9- De forma geral, como so classificdos e caracterizados os ferros fundidos? Como eles so obtidos? De forma geral os ferros fundidos so classificados como ferro fundido branco, ferro fundido cinzento, ferro fundido malevel e ferro fundido nodular. O ferro fundido branco um lica Fe-C-Si que apresenta o carbono qanse que totalmente combinado nas formas de Fe3C. Suas caractersticas so: dureza e resitncia ao desgaste elevado, difcil usinagem. Para a produo de ferro fundido branco deve-se combinar dois fatores: composio qumica e velocidade de resfriamento que deve ser rpida.

O ferro dunfifo cinzento uma liga que apresenta resistncia mecnica satisfatria, boa resistncia ao desgaste, excelente usinabilidade, de fcil fuso e moldagem. Para a produo de ferro fundido conzento preciso que a velocidade de resfriamento seja lenta. Fero malevel: Esse erro fundido resulta de um ferro fundido branco, de composio adequada. obtido atravs de um tratamenteo trmico especial chamado maleabilizao. Fero fundido nodular: Tambm chamado de ferro fundido dctil, caracterizado por excelente resistncia mecnica tenacidade de dctilidade. Para produzir o ferro fundido nodular o ferro fundido de origem deve ter composio qumica semelhante a do ferro fundido cinzento com baixo teor de liga. O processo de nodulizao desse material consiste na adio, no metal fundido, de determinadas ligas contendo magnsio, crio, clcio, ltio, sdio ou brio. 10- Dentre os ferros fundidos que voc classificou, indique aquele que voc acredita ser o mais utilizado indutrialemtne, e o porqu ele o mais usado? Na minha opnio, o ferro fundido mais utilizado o cinzento, Pois de fcil fuso e moldagem, excelente usinabilidade, resistncia mecnica satisfatria, boa resistncia ao desgaste e boa capacidade de amortecimento. Por conta dessas caractersticas tem vrias aplicaes diferentes como anis de pisto, produtos sanitrios, tampas de poos, rotores, etc. 11- De modo geral, como so classificadas as ligas de alumnio? Cite as principais ligas com alguma aplicao pra cada uma citada. As ligas de alumnio podem ser classificadas como liga de trabalho mecnico e liga de fundio. A liga de trabalho mecnico seprada em duas outras: endurecveis por tratamento trmico e no endurecveis por tratamento trmico. Ligas de alumnio endurecveis termicamente: aplicaes no setpr eltrico ( cabos, fios, etc.). (Al-Cu) Ligas de alumno no endurecveis termicamente (Al Mn): Indstria de refrigerao, utenslios domsticos. Ligas de fundio: (Al Sn) Confeco de mancais e buchas. 12- De modo geral, como so classificadas as ligas de cobre? Cite as principais ligas com algumas aplicaes para cada uma. De modo geral existem dois tipos de liga de cobre, os lates e os bronzes. Os lates podem ser ligas Cu-Zn, Cu-Zn-Al (Lato de alumnio), Cu-Pb (latao de chumbo), Cu-Sn (lato de estanho), Cu-Si (Lato de silcio). O lato Cu-Zn pode ser utilizado para fazer medalhas, em peas de joalheria, etc. O lato de alumnio pode ser utilizado para canalizar gua salgada. O lato de chumbo utilizado em peas sujeitas a atrito. O lato de estanho usado em tubos de condensadores. O lato de silcio usado em bombas, vlvulas, engrenagens.

Os bronzes podem ser ligas de Cu-Si (peas soldadas, fundidas); Cu-Al (engrenagens, decorao); Cu-Si (Torneitas, juntas, instrumentos musicais); Cu-Be (instrumentos cirrgicos, molas, etc); Cu-Ni (permutadores de calor, tubagem). 13- De modo geral como so classificados as ligas de magnsio? Cite as principais ligas com algumas aplicaes para uma das citadas. As principais ligas so: Mg-Al-Mn, Mg-Al-Zn, Mg-terras raras-Zr; Mg-Zn-Zr; Mg-To-Zr. As aplicaes das ligas so feitas principalemtne na industria aeronturica (componentes de molas, fuselagem, trem de pouso), na industria automobilstica (caixa de engrenagem) e em componenetes de mquinas operatrizes, mquinas de escrever e mquina fotogrfica. 14- Cite, comente e indique possveis aplicaes para ligas especiais, do tipo de titnio, intermedirias e outras. A liga de titnio a mais recente, as ligas tem grande resistncia mecnica, excelente resistncia a corroso. O titnio forma ligas com Al, Sn, V, Mo, Nb, Mn, Cr, Fe, Co e Ta. aplicado na indstria aeronutica e aeroespacial, ps e discos de turbina, artidos desportivos em geral. A nico liga com aplicao comercial do berlio a liga Lockalby (Be-Al) utilizada em aeronaves e satlites em automveis de competio.

You might also like