You are on page 1of 9

Classificao dos seres vivos

Uma caracterstica inerente ao ser humano a tendncia de reunir em grupos os objetos ou seres que apresentam caractersticas semelhantes. O homem primitivo, por exemplo, j distribua os seres vivos em dois grupos: comestveis e no comestveis. A distribuio de objetos ou seres em grupos, de acordo com suas semelhanas e diferenas, o que se chama de classificao. O ramo da Biologia que trata da descrio, nomenclatura e classificao dos seres vivos denomina-se sistemtica ou taxonomia. A tentativa de sistematizar o mundo vivo muito antiga e os critrios empregados pelos naturalistas variavam muito. Alguns classificavam em voadores e no-voadores, tomando por base a locomoo; outros os classificavam em aquticos, areos e terrestres, tomando por base o hbitat. Esses sistemas de classificao que utilizam critrios arbitrrios, so chamados sistemas artificiais. Eles so refletem as semelhanas e diferenas fundamentais entre os seres vivos. Atualmente, os sistemas de classificao consideram um conjunto de caracteres relevantes, os quais permitem verificar as relaes de parentesco evolutivo e estabelecer a filogenia dos diferentes grupos, ou seja, estabelecer as principais linhas de evoluo desses grupos. So conhecidas por sistemas naturais, pois ordenam naturalmente os organismos, visando o estabelecimento das relaes de parentesco evolutivo entre eles.

rvore filogentica dos seres vivos. Assim dentro das caractersticas evolutivas, ao falarmos de animais e plantas, por exemplo, podemos usar como critrio de classificao o tipo de nutrio: animais so seres hetertrofos; plantas seres auttrofos.

Ao considerarmos bactrias e animais, podemos usar como critrio de classificao o nmero e o tipo de clulas: bactrias so unicelulares e procariontes; animais so pluricelulares e eucariontes.

Espcie: a unidade de classificao dos seres vivos


Voce j viu a palavra "espcie" diversas vezes, mas o que ela realmente significa? Pense, por exemplo, no cavalo e na gua. Eles podem acasalar-se e dar origem a um descendente frtil, isto , que tambm pode gerar seus prprios descendentes. Dizemos, por isso, que cavalos e guas so animais que pertencem a uma mesma espcie. Podemos, ento, definir: espcie um conjunto de organismos semehantes entre si, capazes de se cruzar e gerar descendentes frteis. Espcies mais aparentadas entre si do que com quaisquer outras formam um gnero. O gato-do-mato, encontrado em todas as florestas do Brasil, pertence a espcie Leopardus wiedii; a nossa jaguatirica, o maior entre os pequenos felinos silvestres brasileiros, pertence espcie Leopardus pardalis; e o gato-domato-pequeno, o menor dos pequenos felinos silvestres brasileiros, pertence espcie Leopardus tigrinus. Todos esse animais so de espcies diferentes, porque NO so capazes de cruzar-se entre si gerando descendentes frteis. Mas como estas espcies so mais aparentadas entre si do que com quaisquer outras, elas formam um gnero chamado Leopardus. Alm do gnero existem outros graus de classificao Espcie - Gnero - Famlia - Ordem - Classe - Filo - Reino

Gneros semelhantes formam um grupo maior: a famlia. As famlias formam a ordem. As ordens formam a classe. As classes forma o filo Os filos, finalmente formam o reino.

Para entendermos melhor as categorias taxonmicas, vamos utilizar como exemplo o reino Animal tendo como referncia o co.

Do filo dos cordados fazem parte, entre outros, os animais que tm coluna vertebral, conhecidos como vertebrados (em oposio aos no cordados, chamados de invertebrados). Dentre os cordados temos, os anfbios, os peixes, os rpteis, as aves e os mamferos. O conjunto de filos de anomais cordados e no-cordados forma o reino dos animais - reino Animalia.

Reino: Animalia ou Metazoa (se enquadram todos os animais existentes na Terra); Filo: Chordata (saram os invertebrados. Ficaram os cordados); Subfilo: Vertebrata (saiu o anfioxo, protocardo, ficaram somente os vertebrados); Classe: Mammalia (saram peixes, anfbios, rpteis e aves. Ficaram somente os mamferos); Ordem: Carnvora (saram herbvoros e roedores. Ficaram somente os carnvoros); Famlia: Canidae (saram os feldeos e ursdeos. Ficaram apenas os candeos); Gnero: Canis (saiu a raposa. Ficaram o co e o lobo, que pertencem ao gnero Canis Espcie: Canis familiaris (Saiu o lobo. Ficou o co).

Reinos
o grupo mais abrangente da classificao dos seres vivos. Grande parte dos pesquisadores aceitam, atualmente, cinco reinos: Monera - Seres unicelulares (formados por uma nica clula), procariontes (clulas sem ncleo

organizado, o tipo mais simples de clula existente). So as bactrias e as algas cianofceas ou cianobactrias (algas azuis), antes consideradas vegetais primitivos.
Protista - Seres unicelulares eucariontes (que possuem ncleo individualizado) Apresentam caractersticas de vegetal e animal. Representados por protozorios, como a ameba, o tripanossomo (causador do mal de Chagas) o plasmdio (agente da malria), a euglena. Fungi - Seres eucariontes uni e pluricelulares. J foram classificados como vegetais, mas sua membrana possui quitina, molcula tpica dos insetos e que no se encontra entre as plantas. So hetertrofos (no produzem seu prprio alimento), por no possurem clorofila. Tm como representantes as leveduras, o mofo e os cogumelos. Plantae ou Metafita - So os vegetais, desde as algas verdes at as plantas superiores. Caracterizam-

se por ter as clulas revestidas por uma membrana de celulose e por serem auttrofas (sintetizam seu prprio alimento pela fotossntese). Existem cerca de 400 mil espcies de vegetais classificados.
Animali ou Metazoa - So organismos multicelulares e hetertrofos (no produzem seu prprio alimento), pois so aclorofilados. Englobam desde as esponjas marinhas at o ser humano. Uma observao deve ser feita: os VRUS so seres que so classificados parte, sendo considerados como seres sem reino. Isto acontece devido s caractersticas nicas que eles apresentam, como a ausncia de organizao celular, ausncia de metabolismo prprio para obter energia, reproduz-se somente em organismo hospedeiro, entre outras. Mas eles possuem a faculdade de sofrer mutao, a fim de adaptar-se ao meio onde se encontram.

O nome dos seres vivos


Ao longo da histria, os diversos povos criaram seus prprios nomes (cdigos) para nomear o que viram a sua volta. Com todas as linguas existentes no mundo, um mesmo ser - um gato por exemplo - identificado por diferentes nomes. Katze (alemo) Cat (ings)

Koshka (russo) Chat (frnces) Neko (japons) Gato (portugus)

Imagine esta situao: um cientista japons escreve um artigo para divulgar uma descoberta referente ao neko. Como um cientista brasileiro, sem conhecimento da lingua japonesa, poderia entender que ser vivo o cientista japons est se referindo? Para evitar esse problema de comunicao, utiliza-se uma nomenclatura cientfica. O nome cientfico do gato Felis catus. Escolheu-se uma lingua que fosse de conhecimento internacional e que no sofresse modificaes - o latim, por ser uma lngua morta (no usada por nenhuma nao atualmente e, portanto, no est sujeita a mudanas) e porque, em muitos pases, era estudada at nas escolas bsicas, inclusive no Brasil. Quando empregamos em textos, os nomes cientficos das espcies vm em destaque. Esse destaque, em geral, feito usando letras em itlico, isto , letras inclinadas ou sublinhado.

Como se escreve o nome cientfico dos seres vivos?


Foi apenas em 1735 que se chegou a um sistema de classificao universal para os seres vivos: o sistema binomial de nomenclatura, elaborado por Lineu. A espcie foi adotada como unidade bsica de classificao. No sistema binomial devem ser observadas algumas regras de nomenclatura:

O nome cientfico de uma espcie deve ser escrito em latim e deve estar destacado no texto (em Itlico ou sublinado) como j vimos. obrigatrio o uso de duas palavras para designar o nome cientfico de uma espcie, da a expresso sistema binomial de nomenclatura (a palavra binomial significa 'com dois nomes', 'com duas palavras'). A primeira delas deve ser escrita com letra inicial maiscula; a segunda, com letra inicial minscula A primeira palavra, com inicial maiscula, indica o gnero a que pertence a espcie. A expressa formada pela primeira palavra mais a segunda designa a espcie.

Veja os exemplos: Equus caballus (cavalo) Gnero: Equus Espcie: Equus caballus Note que o cavalo pertence ao gnero Equus e espcie Equus caballus ( e no simplesmente espcie caballus).

Nomenclatura popular

A nomeao dos seres vivos que compe a biodiversidade constitui uma etapa do trabalho de classificao. Muitos seres so "batizados" pela populao com nomes denominados populares ou vulgares, pela comunidade cientfica. Esses nomespodem designar um conjunto muito amplo de organismos, incluindo, algumas vezes, at grupos no aparentados. O mesmo nome popular pode ser atribudo a diferentes espcies, como neste exemplo:

ananas comosus

Ananas ananassoides Estas duas espcies do gnero ananas so chamadas pelo mesmo nome popular Abacaxi. Outro exemplo o crustceo de praia Emerita brasiliensis, que no Rio de Janeiro denominado tatu, e nos estados de So Paulo e Paran chamado de tatura.

Em contra partida, animais de uma mesma espcie podem receber vrios nomes, como ocorre com a onapintada, cujo nome cientfico Panthera onca.

Outros nomes populares: canguu, ona-canguu, jaguar-canguu Um outro exemplo a planta Manihot esculenta, cuja raiz muito apreciada como alimento. Dependendo da regio do Brasil, ela conhecida por vrios nomes: aimpim, macaxeira ou mandioca. Considerando os exemplo apresentados, podemos perceber que a nomenclatura popular varia bastante, mesmo num pas como o Brasil, em que a populao fala um mesmo idioma, excetuando-se os idiomas indgenas. Imagine se considerarmos o mundo todo, com tantos, com tantos idiomas e dialetos diferentes, a grande quantidade de nomes de um memso ser vivo pode receber. Desse modo podemos entender a necessidade de existir uma nomenclatura padro, adotada internacionalmente, para facilitar a comunicao de diversos profissionais, como os mdicos, os zologos, os botnicos e todos aqueles que estudam os seres vivos.

A Filognese dos Seres Vivos


Qual foi o ancestral dos rpteis (lagartos, cobras) que vivem na Terra atual? Essas e outras perguntas relativas origem dos grandes grupo de seres vivos eram difceis de serem respondidas at surgir, em 1859, a Teoria da evoluo Biolgica por Seleo Natural, proposta por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace. Com a compreenso de "como" a evoluo biolgica ocorre, os bilogos passaram a sugerir hipteses para explicar a possvel relao de parentesco entre os diversos grupos de seres vivos. Diagramas em forma de rvore - elaborados com dados de anatomia e embriologia comparadas, alm de informaes derivadas do estudo de fsseis - mostraram a hipottica origem de grupos a partir de supostos ancestrais. Essas supostas "rvores genealgicas" ou "filogenticas" (do grego, phylon = raa, tribo + gnesis = fonte, origem, incio) simbolizavam a histria evolutiva dos grupos que eram comparados, alm de sugerir uma provvel poca de origem para cada um deles. Como exemplo veja a figura abaixo.

O esquema representa uma provvel "histria evolutiva" dos vertebrados. Note que esto representados os grupos atuais - no topo do esquema- bem como os provveis ancestrais. Perceba que o grupo das lampreias (considerados "peixes" sem mandbula) bem antigo (mais de 500 milhes de anos). J cerca de 150 milhes de anos, provavelmente a partir de um grupo de dinossauros ancestrais. Note, ainda, que o parentesco existe entre aves e rpteis maior do que existe entre mamfero e rpteis, e que os trs grupos foram originados de um ancestral comum. Atualmente com um maior nmero de informaes sobre os grupos taxonmicos passaram-se a utilizar computadores para se gerar as arvores filogenticas e os cladogramas para estabelecer as inmeras relaes entre os seres vivos.

Estabelecendo Filogenias com os Cladogramas


Ao dispor de um grande nmero de caractersticas comparativas, mais confiveis - anatmicas, embriolgicas, funcionais, genticas, comportamentais etc. - os bilogos interessados na classificao dos seres vivos puderam elaborar hipteses mais consistentes a respeito da evoluo dos grandes grupos. Influenciados pelo trabalho de Wili Hennig - um cientista alemo, especialista em insetos - passaram a apresentar as caractersticas em cladogramas. Neste tipo de diagrama, utiliza-se uma linha, cujo ponto de origem - a raiz- simboliza um provvel grupo (ou espcie) ancestral. De cada n surge um ramo, que conduz a um ou a vrios grupos terminais. Com os cladogramas pode-se estabelecer uma comparao entre as caractersticas primitivas - que existiam em grupos ancestrais - e as derivadas - compartilhadas por grupos que os sucederam.

You might also like