You are on page 1of 3

Vantagens de empreender coletivamente

Maior possibilidade de conquista de novos mercados por meio de vendas coletivas ou compartilhadas. Trabalhando de forma cooperativa, os Empreendedores Individuais (EI) podem aumentar sua produo e, assim, atender a clientes que compram em maiores quantidades ou, ainda, participar de feiras, onde, em geral, h necessidade de mais produo.

Mais facilidades para compras de matrias-primas, insumos e materiais de consumo. Muitos fornecedores s vendem em grandes quantidades, dificultando a aquisio de produtos aos Empreendedores Individuais, quando compram sozinhos. Comprando juntos, os Empreendedores Individuais podem negociar melhores preos e prazos para pagamento, em funo da maior quantidade comprada.

Melhores oportunidades de compra de mquinas e equipamentos. Algumas mquinas e equipamentos caros que ficariam ociosos podem ser comprados e utilizados por vrios empreendedores.

Maior possibilidade de obter novas tecnologias. Novas tecnologias, em geral, so muito caras, o que inviabiliza sua aquisio por um s Empreendedor Individual. Quando vrios cooperam, podem dividir o valor para cada um, facilitando a obteno da nova tecnologia.

Maior possibilidade de implantar melhorias de produtos e servios. A soma de experincias e a disposio em cooperar facilitam o processo criativo, propiciando o surgimento de novas ideias.

Mais facilidade para conseguir participar de cursos especficos do setor. Nem sempre as instituies de ensino tm turmas abertas para atender a um nico Empreendedor Individual com necessidades especficas do seu ramo de atuao. Quando os Empreendedores Individuais com necessidades de capacitao comuns se renem, formando uma turma, mais fcil para as instituies de ensino fornecerem essas capacitaes.

Menores custos operacionais, tais como custos com transportes, controles de estoques e segurana.

Mais facilidade para divulgao dos seus produtos e servios. Possibilidade de elaborao conjunta de plano de marketing e rateio dos custos de propaganda.

Maior acesso a informaes do setor. A troca de conhecimentos e experincias permite que o Empreendedor Individual se atualize em relao a novidades e tendncias no seu ramo de negcio.

Mais facilidade de acesso ao crdito. Maior articulao nas instituies financeiras pelo aumento do poder de negociao.

Maiores oportunidades de desenvolvimento da comunidade. O desenvolvimento da comunidade resultado, dentre outros aspectos, do enriquecimento promovido pelos negcios que operam na comunidade.

Maior envolvimento com a comunidade, desenvolvendo a cidadania. Por meio da participao na comunidade, ocorre o aumento da busca de solues para problemas comuns, bem como o aumento da compreenso de que as

pessoas so diferentes e, por isso, podem complementar-se, gerando respeito mtuo, confiana e crescimento.

Possibilidade de criar formas de reduzir as desigualdades sociais. Os empreendimentos coletivos favorecem a gerao de trabalho, renda e melhoria de vida.

You might also like