You are on page 1of 16

13 novembro 2010 Pr Carlito Paes

UMA IGREJA QUE PREVALECE Entendendo a nossa cultura organizacional em um mundo de mudanas "Mas vs sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamaro ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das naes, e na sua glria vos gloriareis." Is 61.6 "Esqueam o que se foi; no vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela j est surgindo! Vocs no a reconhecem? Is 43.18-19 O propsito da igreja no pode ser a sobrevivncia, ou mesmo a prosperidade, e sim o servio. Erwin McManus INTRODUO:

Por que somos, como somos? NO EXISTEM MAIS IGREJAS COMO ANTIGAMENTE! PORQUE NAO EXISTEM IGREJAS PARA ANTIGAMENTE! Aproveitando ao mximo cada oportunidade, porque os dias so maus. Ef 5.16 Estamos na terra para ALCANAR & SERVIR, a Deus e as pessoas! Sabe por qu? Porque o corao de Deus est voltado para servir! no servio que a igreja encontra sua fora. A igreja que se recusa a servir comea a definhar, a entrar em decadncia.

A vida da igreja no pode ser separada da realidade do mundo sua volta Erwin McManus CRIATIVIDADE GRAA DIVERSIDADE CORAO MISSIONRIO e CONSTANTE MUDANA A igreja do Senhor Jesus a maior fora em rede espalhada em toda face da terra e para ser efetiva, neste movimento, a igreja precisa ser espiritual, Bblica, criativa, contextualizada, corao missionrio e celebrar a diversidade. A igreja em saudvel movimento gera um ambiente de se doar constantemente. natural que como seres humanos, gostamos do conforto e da segurana, todavia, uma igreja em movimento precisar vencer esta tentao. Nossa igreja no ser um lugar de satisfao de consumidores e sim um celeiro de servos, uma plataforma de envio de mensageiros. A nica maneira de esta igreja permanecer lotada e crescente nas prximas geraes se ela se mantiver comprometida em doar-se, viver para uma entrega pessoal a cada dia. Cada um de ns precisa entender que necessrio viver, morrer e nascer de novo, num ciclo permanente. Nossas convenincias, gostos, preferncias e tudo que nos faz sentir superiores, precisa ser colocado em segundo plano em nome do Reino. Se quisermos servir em nome do Senhor Jesus e estabelecer o Reino de Deus na vida das pessoas: A CADA 10 ANOS NOSSA IGREJA NO PODER SER MAIS A MESMA! Ilustrao: Inspiradora do ciclo de vida do Salmo. Pura doao! A natureza declara que a vida e a morte so inseparveis.

A IGREJA PRECISA ESTAR CONSTANTEMENTE DANDO A LUZ AO FUTURO! Nossa igreja nunca deve estar preparada para o passado! Na f crist e na igreja, a vida e a morte so inseparveis! Somente homens mortos podem seguir o Deus da Cruz. Mortos para si, e vivos para Deus. Por isto Paulo declarou: ...para mim o viver Cristo, e o morrer lucro. (Fp. 1: 21)

E para isto, precisamos de lderes que sejam tambm promotores de mudanas, artfices da alma humana, apaixonados por restaurao de vidas, promotores da vida, da cultura e da justia. Uma igreja que est em movimento, precisa viver de forma orgnica e saudvel. Que basicamente concentra-se nestes cinco pontos: 1. Antecipao e promoo de mudanas, Com o elemento novo da velocidade. 2. Renovao do ambiente, 3. Reproduo espontnea, 4. Ecossistema equilibrado (circuito vida), Com Deus, com as pessoas e com o mundo, 5. Inovao criativa no ministrio.

A IGREJA QUE NO SE MOVIMENTA E SERVE ATROFIA Pastor, e como isto acontece na prtica? Quando as pessoas se doam e vivem para alm de si mesmas. A igreja um organismo vivo, quando ela no se exercita, pratica o que sabe e cr, sabe o que acontece? Ela atrofia. Toda igreja precisa de movimento, exerccios que praticam a nossa f. Est escrito: Assim como o corpo sem esprito est morto, tambm a f sem obras est morta. Tg 2.26 E esta movimentao na igreja, hoje mais rpida do que nunca. Mudanas so inevitveis e so rpidas. Houve um tempo que foi possvel falar de trs geraes de uma nica vez;

Veja um exemplo claro desta realidade para a vida dinmica da igreja. Quem no ouviu e citou a expresso Bblica Abrao, Isaque e Jac Isto refere-se a trs geraes de homens que viveram muitos anos. Abrao viveu 175 anos; Isaque, 180; Jac, 147. Total 502 anos. Fala-se deste perodo como nico. Tudo era muito igual, gente: so 500 anos! Todos morreram na mesma regio que nasceram e viveram toda sua vida. Abrao, Isaque e Jac usavam o mesmo tipo de roupa, comeram a mesma comida, ouviram o mesmo tipo de msica, receberam a mesma educao familiar, tinha a mesma crena, a mesma cosmo viso do mundo. Eles podiam entender bem a cultura um do outro. Agora pare e pense esta realidade nos dias atuais: imagine voc usando as mesmas roupas de seu av, de sua av, ou mesmo de seus pais, e a msica ser que mudou um pouco? Hoje em trs geraes, no compartilhamos nem sequer a viso poltica do mundo. Especialistas falavam a pouco tempo que cada gerao mudava a cada 40 anos, agora se fala em 10 anos, apenas uma dcada. A igreja est em meio a este processo. Vivemos a era da DESCONTINUIDADE, um perodo de grande turbulncia cultural. Mudanas sempre ocorreram e no so novidades, a questo hoje que ela est na velocidade da luz. Ilustr.: o pr. Carlos McCord diz a respeito de algumas igrejas: Se o sculo XX voltar, estamos prontos para comear! No passado os pastores foram treinados a preservar o passado, ao invs de preparem as igrejas para o futuro. Igrejas radicais no geram transformao, crentes legalistas no se santificam! Com a acelerao das mudanas o que muda na vida da igreja? Tudo que reforar a estabilidade, segurana, previsibilidade, padronizao, ficar desatualizado rapidamente. A igreja precisa sempre estar preparada para se movimentar, a igreja no um monumento e sim um movimento do Esprito Santo de Deus. NOSSA IGREJA PRECISA SER RESPONSVEL EM GERAR E DAR A VIDA UM FUTURO MELHOR!

Gosto muito do estilo de Paulo, ele no ingnuo quanto a situao do mundo, todavia, ele no se deixa vencer pelo negativismo, ele se torna estratgico e otimista. VER OPORTUNIDADE NAS DIFICULDADES! Nosso desafio como pastores, lideres e igrejas, pregar e viver uma mensagem que NUNCA muda, num contexto social, cultural, tecnolgico, relacional e religioso de um mundo que esta em constantes mudanas. Existe uma antiga expresso em latim que diz: Tempora mutantur et nos, mutamur in illis = Os tempos mudam e nos mudamos com eles. Hoje basicamente as igrejas podem ser enquadradas basicamente em 5 grupos, no que diz respeito a mudanas: - IGREJAS RETROATIVAS: Igrejas que tem medo de mudanas e esto na contramo da historia, e esto tomando posturas ainda mais conservadoras, geralmente lideradas por denominaes. - IGREJAS RESISTENTES: Resistem a todo custo a realizar mudanas e esto em pleno processo de estagnao e decrscimo. Seus lideres esto cada vez mais acuados e isolados. - IGREJAS REATIVAS: Elas lidam com mudanas somente depois que tudo ja aconteceu. - IGREJAS RESPONSIVAS: Elas fazem ajustes e transies enquanto as mudanas acontecem. - IGREJAS RENDENTORAS: Tentam ser proativas em sua misso, procuram ser mais rpido do que elas e tentam dirigir as mudanas. Estas so inovadoras, ditam as tendncias na cultura emergente. A vitalidade da igreja esta em sua versatilidade! Onde esta sua igreja? - Por que precisamos mudar, para continuar comunicando e transformando vidas? Porque o nosso negocio so pessoas! A Igreja hoje esta inserida numa sociedade, que passa por 6 problemas bsicos, e ela pode prevalecer a tudo isto com uma liderana bblica e saudvel:

1. PROBLEMA INTELECTUAL: A verdade objetiva e absoluta, perde espao para a sensibilidade pessoal e subjetiva. A racionalizao do pecado. A Bblia diz que pecado. E o individuo diz: Mas eu no acho! Quase dizemos no importa o que a Bblia diz, importa o que eu interpreto. Nunca racionalize o pecado. 2. PROBLEMA MORAL: O senso de autoridade bblica, da lugar a cultura das crenas e desejos pessoais do momento. A tica e a moral comunitria, da lugar, a moralidade do pos-moderna divulgada: Nike: Simplesmente faa - Coca-Cola/Sprite: Mate a sua sede Boticrio: Seja o que voc quiser. Fiat Mude seus conceitos. TIM Mente sem fronteiras Nunca relativize o pecado. Ilustr. Filme o Crepsculo! 3. PROBLEMA CULTURAL:A perda s senso de comunidade, para o culto ao individualismo. O homem o centro. 4. PROBLEMA ESPIRITUAL: A crise da Fe (O que cremos) e crise linguagem da f (como comunicamos). 5. PROBLEMA ECLESIASTICO: As estruturas no facilitam o ministrio e o cumprimento da misso. Precisamos ser fieis a Deus no tempo e contexto que vivemos. 6. PROBLEMA DE AUTORIDADE: Os donos de igrejas, bateram e desprezaram tanto seus pastores, que agora, estamos vivendo um efeito colateral, de abusos de poder, abusos espirituais dentro da igreja. Pastores que no prestam contas a ningum, e se sentem scios de Deus. Como encarar e resolver estas questes: MUDANDO A FORMA COMO A IGREJA V O MUNDO. Depravado, perdido, sem soluo, inimigo (nosso inimigo o diabo).

MUDANDO A FORMA COMO O MUNDO V A IGREJA. Moralista, individualista, arrogante, ditadora, irrelevante e prepotente. A Igreja s existe como igreja, quando ela relevante para os outros. Dietrich Bonhoffer - Seja uma igreja que oferea pes frescos, todos os dias para as pessoas, responda as perguntas que esto sendo feitas hoje! O que fazer? MANTENHA O CURSO! A igreja uma instituio divina! Instituda pelo prprio Senhor Jesus Cristo, ela prevalecer!!!!: E eu lhe digo que voc Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades no podero venc-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos cus; o que voc ligar na terra ter sido ligado nos cus, e o que voc desligar na terra ter sido desligado nos cus" Mt 16.18-19 A nenhuma outra instituio na terra foi dada tanta autoridade espiritual! A igreja de Cristo, no obstante ao seu local geogrfico de atuao, tempo marcado na histria, nome, tamanho; deve estar sempre lembrando que ela tem uma misso e uma agenda de trabalho, deixada pelo seu Mestre. E o texto que temos em mos nos fala desta misso e desta agenda de trabalho. O texto fala da Grande Comisso deixada por Cristo, a misso dos setenta discpulos, enviados para pregar o evangelho ao mundo, representando diretamente nossa misso e natureza da igreja atravs dos sculos.

EDIFICANDO IGREJAS QUE PREVALECEM


Disse Jesus: ...edificarei a minha igreja, e as portas do Hades no podero venc-la. - Mt 16.18 Assim as igrejas eram fortalecidas na f e cresciam em nmero cada dia. At 16.5 Fiel esta palavra: Se algum aspira o episcopado, excelente obra deseja I Tm 3.1 Nestes versos 3 princpios se destacam: - SUCESSO, - CRESCIMENTO, - EXCELNCIA. E a base para a excelncia, sucesso e crescimento o: EQUILIBRIO = Adorao, comunho, discipulado, servio e misses = SADE. Lder, desenvolva seu ministrio com esta convico no seu corao: Tenho em minhas mos uma obra excelente a realizar! A Bblia nos fala da excelncia.... 1. A Palavra de Deus Excelente: Pv 8.6 Ouvi vs, porque profiro coisas excelentes; os meus lbios se abrem para a eqidade.

2. A Criao de Deus Excelente: Gn 1.31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manh, o dia sexto.

3. O Projeto de Deus para Israel Excelente: Jr 2.21 Todavia eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, de vida estranha?

4. O Estilo de Vida que Deus deseja Excelente: I Co 12.31 Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente (O Amor). 5. A Adorao que Deus espera Excelente: Hb 11.4 Pela f Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifcio que Caim, pelo qual alcanou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. Ao encontramos nas Escrituras que... A Palavra Excelente, A Criao Excelente, O Projeto de Deus Excelente, O Estilo de Vida que Deus deseja Excelente, A Adorao que Ele espera Excelente, O Ministrio algo Excelente.

Naturalmente pesa sobre nossos ombros um claro princpio: Precisamos buscar a RELEVNCIA DA IGREJA e no da Bblia, porque a Bblia nunca ser irrelevante, mas o mundo est cheio de igrejas irrelevantes! Como? Seguindo estes princpios presentes em igrejas SAUDVEIS em todo mundo:

Igrejas que prevalecem... 1. TEM A BBLIA COMO A BASE DE TUDO QUE REALIZAM: Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo. - At 17.11 A prtica bblica no apndice na vida de uma igreja, e tambm no discurso para engabelar o povo, realmente base! T.B. Maston disse: Os cristos que viraram o mundo de cabea para baixo foram homens e mulheres que tinham uma viso em seus coraes e a Bblia em suas mos. Por isto uma igreja com propsitos: Ganhar- Celebrar- Incluir- Treinar- Enviar 2. SO LIDERADAS POR LDERES QUE EXERCEM O DOM DE LIDERANA: se exercer liderana, que a exera com zelo - Rm 12.8b Segundo Rick Warren, este o lder que exerce bem o dom de liderana, ele... a. Tem um sonho! Sabemos que nem todos os nossos sonhos se realizaram, todavia nada ser realidade at algum sonhe com isto. ...glria seja dada a Deus que por meio do seu poder que age em ns , pode fazer muito mais do que pedimos ou pensamos Ef 3.20 BLH Quero lembrar que geralmente cometemos dois erros comuns quando estabelecemos alvos: - Ns estabelecemos alvos baixos demais, - Tambm ns tentamos alcana-los rpidos demais, E no se esquea dito:

Daqui a 20 anos voc estar mais desapontado pelas coisas que no fez do que pelas que fez. Ento solte as amarras, veleje para alm do porto seguro. Veleje os bons ventos! Explore sonhe! V a lugares nunca imaginado! Mark Twain. b. Est disposto a pagar o preo e a arriscar e at mesmo falhar. ... que tm arriscado suas vidas no trabalho do nosso Senhor Jesus Cristo - At 15.26 Em Mateus 25 a palavra infiel = significa agir sem f. Infidelidade no s pecar, tambm no cumprir a misso de Jesus, por medo, covardia ou acomodao.

c. Espera que a sua igreja cresa. A diferena entre vencedores e perdedores ATITUDE POSITIVA. Veja o que Jesus nos disse: ...Ento seja feito como vocs crem! (Mt 9.29) Nunca deixe uma situao impossvel intimidar voc. Sua igreja pode ser pequena hoje, mas se ela for equilibrada e saudvel, creia ela crescer!

Deixe que as situaes difceis motive voc a orar mais, confiar mais, crer mais trabalhar mais, servir mais e compartilhar mais.

Satans tem uma frase predileta contra ns: Voc no vai conseguir! . Quero te dar uma dica, se isto vier acontecer com voc: Quando satans disser isto para ele, diga a ele: Voc o pai da mentira, se voc est dizendo que no vou conseguir, a Bblia diz em Romanos 8, que sou na verdade mais que vencedor, portanto vou conseguir. Acredite: O impossvel de hoje o milagre de amanh! d. Que nunca desiste! Jesus responde: Quem comea a arar a terra e olha para trs no serve para o Reino de Deus. - Lc 9.62 Esta uma de minha frases prediletas: No desista nas trevas do que Deus te deu na luz! - Rick Warren

3. SEGUEM CLARAMENTE A VISO DADA POR DEUS: Tendo ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei e lamentei por alguns dias... e estive jejuando e orando perante o Deus dos cus. - Ne 1.4 Neemias aps receber a viso de Deus! Depois da Bblia o lder precisa da viso de Deus. A verdadeira viso vem de Deus, e sem ela a igreja no avana, apenas sobrevive. Quando uma viso de Deus, voc no agarra a viso, ela agarra voc. Eduardo Arata 4. DESENVOLVEM UMA ATITUDE VIBRANTE: Vocs sairo em jbilo e sero conduzidos em paz; os montes e colinas irrompero em canto diante de vocs, e todas as rvores do campo batero palmas. - Is 55.12 Celebram vitrias e no fracassos! 5. SO EMPREENDEDORAS EM SUAS AES: Somente temam o SENHOR e sirvam-no fielmente de todo o corao; e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocs. - I Sm 12.24 6. SO DIRIGIDAS PELO ESPRITO SANTO: A igreja passava por um perodo de paz em toda a Judia, Galilia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Esprito Santo, crescia em nmero, vivendo no temor do Senhor. - At 9.31 R.T. Kendall disse: Se o Esprito Santo parasse de atuar no mundo 90% das igrejas continuariam fazendo a mesma coisa. 7. AVALIAM-SE FREQENTEMENTE: Assim diz o SENHOR dos Exrcitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram! Ag 1.7

Booker T. Washington disse: O sucesso deve ser medido no pela posio que algum alcanou na vida, mas sim pelos obstculos que foram superados por ele. 8. ESTO DISPOSTAS A DESMONTAR E A MONTAR NOVAMENTE: Nesse meio tempo fomos reconstruindo o muro, at que em toda a sua extenso chegamos metade da sua altura, pois o povo estava totalmente dedicado ao trabalho. - Ne 4.6 9. TEM OS SEUS LEIGOS INTEGRADOS NA LIDERANA: Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistrios de Deus. - I Co 4.1 10. PRATICAM PERDO E ACEITAO: Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistrios de Deus. - Mt 5.7 11. EVANGELIZAM SEM EVANGELIZAR DA FORMA CONVENCIONAL: Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns. - I Co 9.22 Precisamos de CRIATIVIDADE no evangelismo! 12. SO COMUNIDADES DENOMINAO: AUTNOMAS E NO FRANQUIAS DE SUA

A igreja de Deus que est em Corinto, com todos os santos de toda a Acaia 2 Co 1.1b 13. MANTM AS TRADIES SEM SE TORNAREM TRADICIONALISTAS: Portanto, assim como vocs receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na f, como foram ensinados, transbordando de gratido. Tenham cuidado para que ningum os escravize a filosofias vs e enganosas, que se fundamentam nas tradies humanas e nos princpios elementares deste mundo, e no em Cristo. - Cl. 2: 6-8.

Algum j sentenciou: A tradio a f viva dos que j morreram, o tradicionalismo a f morta dos que ainda vivem. Igrejas que prevalecem mantm viva suas tradies, de forma sadia e natural. 14. SO FORTES NOS RELACIONAMENTOS ENTRE SEUS MEMBROS: Sirvam uns aos outros mediante o amor. - Gl 5.13b 15. ADAPTAM SUA LITURGIA A REALIDADE DOS SEUS MEMBROS: Ao pr-do-sol, o povo trouxe a Jesus todos os que tinham vrios tipos de doenas; e ele os curou, impondo as mos sobre cada um deles. - Lc 4.40 16. ENCARAM PRTICAS ESPIRITUAIS DIFERENTES DE FORMA INOVADORA: Todas essas coisas, porm, so realizadas pelo mesmo e nico Esprito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer. - 1 Co 12.11 17. TEM UMA PREGAO ENCORAJADORA E PRTICA: Alm de ser sbio, o mestre tambm ensinou conhecimento ao povo. Ele escutou, examinou e colecionou muitos provrbios. Procurou tambm encontrar as palavras certas, e o que ele escreveu era reto e verdadeiro. - Ec 12.9-10 18. INVESTEM NA FORMAO DE SUA LIDERANA: Assim, Paulo ficou ali durante um ano e meio, ensinando-lhes a palavra de Deus. At 18.11 19. ENVOLVEM SEUS NOVOS MEMBROS DE FORMA DIRETA NA VIDA DA IGREJA: Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias -Lc 12. 35

20. ATUAM COM MINISTRIOS E NO COM CARGOS & COMISSES: Com o fim de preparar os santos para a obra do ministrio - Ef 4.12

21. SEU PASTOR SENIOR PERMANECE NA IGREJA POR LONGOS ANOS MANTENDO O CURSO DA VISO: Tendo, pois, Davi servido ao propsito de Deus em sua gerao - At 13.36

22. O MINISTRIO LIDERADO EM EQUIPE: Escolheu doze, designando-os apstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar - Mc 3.14

23. PASTOREIAM A MEMBRESIA ATRAVS DE PEQUENOS GRUPOS: Partiam o po em suas casas, e juntos participavam das refeies, com alegria e sinceridade de corao, - At 2.46 Atravs dos Ciclos das Estaes: CULTIVO CUIDADO - CRECIMENTO e COLHEITA

24. TIRAM GRANDE PROVEITO DA MDIA: A mdia est ai sendo usada por todos! Escreva claramente a viso em tbuas, para que se leia facilmente. - Hc 2.2 25. DESENVOLVEM UM FORTE MINISTRIO SOCIAL: Ao ver as multides, teve compaixo delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Mt 9.36 Ministrio da justia, misericrdia e compaixo. Compaixo de Deus pelo mundo atravs da igreja prioridade. Concluso:

Lembrando ainda as palavras do grande estadista ingls Winston Churchill: Nunca, nunca, nunca, nunca desista. At que voc desista voc nunca ser um fracasso, portanto, faa os ajustes, mude o que for necessrio e siga em frente, o Senhor nosso Deus estar adiante de ti e ao teu lado. E lembre-se ainda: O elevador para o sucesso est quebrado. Voc ter que usar as escadas, portanto: um degrau de cada vez. (Joe Girard). Ah! Uma ltima palavra que no poderia jamais deixar de te lembrar... Se voc encontrar um caminho sem obstculos ele provavelmente no o levar a lugar algum. Frank A.Clark

You might also like