You are on page 1of 4

Doze diferenas entre o verdadeiro amor e a paixo carnal (Valdenira Nunes de M. Silva adaptado de George B.

Eager)

1Cor 13:4-8: O amor sofredor, benigno; o amor no invejoso; o amor no trata com leviandade, no se ensoberbece . No se porta com indecncia, no busca os seus interesses, no se irrita, no suspeita mal; No folga com a injustia, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha...

1a Diferena O que mais a atrai na outra pessoa? PAIXO O que mais me atrai e desde o incio me atraiu foram os seus olhos. Logo ao primeiro olhar eu j percebi que aquele seria definitivamente o homem da minha vida. Voc sabe o que uma pessoa ter certeza de alguma coisa? Pois , isto aconteceu comigo logo que olhei para ele da 1a vez. Alm de seus lindos olhos azuis, ele tem um rosto que belo e um corpo musculoso, malhado, bronzeado que nunca vi igual! Sabe de uma coisa? Eu estou perdidamente apaixonada! COMENTRIO Quando s existe paixo, a pessoa s v no outro um rosto bonito, um corpo bem feito, um andar atraente ... No importa se ele vazio no seu interior, se descrente ... o que importa que o amo e fao loucuras por ele! Para as pessoas que esto apaixonadas o exterior o que est valendo naquele momento e o que a pessoa realmente , isto , o seu interior fica em segundo plano. AMOR O que mais me atrai na pessoa que realmente amo o seu carter. Eu o amo pelo que ele , pela beleza do seu interior, pelos momentos que passamos juntos compartilhando nossas alegrias, tristezas e nosso futuro. Eu o amo porque ele ama o Deus que eu amo e juntos caminhamos fazendo a Sua vontade em nossas vidas. COMENTRIO O verdadeiro amor no v apenas o rosto, no v apenas o corpo mas v a pessoa com toda sua autenticidade, sinceridade e beleza interior. A atrao existe mas apenas um dos aspectos da pessoa que o atrai. O amor v o fsico mas v tambm o interior da pessoa que ama.

2a Diferena Que caractersticas existem na outra pessoa que a atraem? PAIXO Fica at difcil de enumer-las, pois para mim ele o homem perfeito! Mas vejamos o que eu posso enumerar: 1) rosto lindo; 2) olhos azuis; 3) corpo malhado, musculoso (perfeito!);

4) o seu andar; 5) sua maneira de bocejar... Alm destas, existem um sem nmero de outras caractersticas que me deixam muito, muito e muito APAIXONADA! COMENTRIO A paixo no v a alma mas apenas o fsico. A pessoa pode ficar apaixonada pelo andar , pelo sorriso, pela maneira de falar, sem olhar para o que realmente a pessoa . AMOR Para eu conhecer as verdadeiras caractersticas do meu namorado, precisei conhec-lo aos poucos durante muitos meses. Hoje posso dizer que o amo e o admiro pelo que ele realmente : um homem de Deus que tem seu defeitos mas que tem uma beleza interior que me d a certeza que ele o rapaz que Deus escolheu para ser meu futuro marido. Ele carinhoso, meigo, terno, fiel, bom filho, bom irmo, bom amigo, bom aluno e acima de tudo um namorado que me ama e que amo de todo o meu corao. COMENTRIO O amor verdadeiro v a alma do outro. A pessoa ama seu namorado pelo que ele realmente ; pela sua maneira autntica de ser; pela maneira como trata seus pais, as crianas, os animais; pela maneira como a trata; pelo seu carter, atitudes e opinies.

3a Diferena Como tudo comeou? PAIXO Da maneira mais romntica que voc possa imaginar! Estvamos sentados na areia da praia eu, alguns amigos e amigas e... ele. Era uma noite de luar e cantvamos ao som de um violo. Ele estava sentado ao meu lado e me olhou como ningum jamais me olhou antes. Amei-o no 1o momento!!! Foi amor primeira vista! COMENTRIO A paixo comea muitas vezes logo no 1 o encontro. paixo primeira vista! No se pode dizer que amor primeira vista, pois o verdadeiro amor surge com o tempo. Algumas vezes, ouvimos jovens dizerem: Um simples olhar foi bastante para eu ficar apaixonado. Mesmo sem saber nada dele, j sinto que nasceu para mim! Isto paixo. AMOR Tudo comeou depois de um longo perodo de amizade. ramos apenas bons amigos, pois estudvamos juntos. Fazamos piqueniques, viagens e vrios tipos de passeios juntos com nossa turma do colgio. Ele era um amigo bem ntimo, pois sempre que havia teste escolar, ele ia minha casa para estudarmos juntos. Pouco a pouco fomos sentindo que tnhamos nascido um para o outro e ento decidimos namorar. Sempre o admirei mas precisei de tempo para descobrir que realmente o amava. COMENTRIO- O amor algo mais amadurecido. Leva tempo! Muitas vezes, comea com uma amizade, sem namoro. Com o passar do tempo, os dois descobrem que se amam e que no podem viver um sem o outro. Neste caso, o amor foi surgindo aos poucos. Ambos tiveram tempo de se conhecer, ver as boas e ms caractersticas que cada um possua. Quando resolveram namorar j sabiam que poderiam enfrentar juntos os bons e maus momentos da vida. Um namoro demorado bem melhor do que um namoro relmpago. No tenha pressa para se casar!

4a Diferena No seu namoro, estvel o interesse mtuo? PAIXO Bem, na verdade difcil termos os mesmos interesses. s vezes, eu o encontro bem

humorado mas, outras vezes, ele muda como se fosse outra pessoa. Tentamos combinar os passeios, reunies, ... mas nem sempre tudo d certo. Ele um pouco instvel e faz com que nosso namoro no seja estvel mas mesmo assim eu o amo muito e sei que ele nasceu para mim. COMENTRIO Na paixo, o interesse no estvel. Hoje, o interesse do namorado pode estar em alta e tudo vai s mil maravilhas mas amanh pode estar em baixa e tudo muda. No h firmeza no interesse mtuo. Na paixo, a relao superficial, no tem firmeza. AMOR Sim, sempre nossos interesses so firmes e constantes. Posso dizer que, no nosso namoro, o interesse mtuo estvel. COMENTRIO O verdadeiro amor como a plantinha que est crescendo lentamente em terra frtil e cujas razes so profundas. No amor, os sentimentos so constantes, firmes e sinceros.

5a Diferena De que maneira o seu namoro est afetando a sua personalidade? PAIXO No sei se meu namoro est afetando a minha personalidade mas sei que, agora, sou uma pessoa diferente. Valorizo mais o meu namorado a ponto de no ter mais vontade de estudar, de comer, de dormir ... Sou outra pessoa, pois me dedico completamente a ele. No tenho mais tempo para amigas, para conversar com minha me ... COMENTRIO A paixo afeta, e muito, a personalidade da pessoa. Apaixonada, ela vive sonhando, se torna menos eficiente e responsvel. No quer ver os defeitos do outro mas vive pensando s no amor. AMOR Se meu namorada est afetando a minha personalidade , com certeza, para melhor, pois agora sou mais autntica, mais feliz. No sei, mas meu namorado diz que tenho boa ndole, sou boa filha e que ele me ama muito. Eu tambm o amo! COMENTRIO Quando se est amando aprende-se da pessoa que se ama todas as caractersticas boas. A pessoa se torna uma boa filha, uma boa irm, uma boa amiga. Quando se ama, a pessoa deixa transparecer as suas melhores caractersticas, a sua real personalidade que a tornam uma pessoa mais digna.

6a Diferena Agora, que voc est namorando, como o seu relacionamento com as outras pessoas? PAIXO Estou to apaixonada por meu namorado que o coloco em 1o lugar em minha vida. No tenho muito tempo para meus pais, meus irmos, minhas amigas que j no so as pessoas mais importantes para mim. Se estou estudando ou fazendo alguma coisa em casa e ele me convida para sair, deixo tudo para atend-lo imediatamente, pois ele tudo para mim. s vezes, fao at algumas coisas erradas mas somente porque o amo muito! COMENTRIO A paixo um sentimento que nos tira da realidade. Vive-se sonhando com fatos que no so reais. A pessoa se esquece que os pais, os irmos e os verdadeiros amigos s querem o seu bem e aquele namorado s algum que ela mal conhece e que, um dia, pode faz -la sofrer e talvez no seja o rapaz que Deus est preparando.

AMOR J faz algum tempo que o estou namorando. No incio, no podia am-lo, pois o conhecia muito pouco. Agora, quando j o conheo bastante, seus gostos pessoais, sua maneira de pensar, eu realmente o amo.Procuramos sempre compartilhar nossos pensamentos, desejos, ansiedades e j percebemos que o ficarmos juntos para ns um presente dado por Deus. Ns nos amamos muito mas nossos pais, irmos e amigos so para ns pessoas preciosas. Em nossas vidas, Deus est em 1o lugar e O amamos muito. Somos felizes e j pensamos em casar para termos nossos filhos e adicionarmos algo mais nossa felicidade. COMENTRIO - O verdadeiro amor no egosta. O namorado v a namorada como a pessoa mais importante de sua vida mas o seu relacionamento com os familiares e amigos continua o mesmo. A pessoa equilibrada e faz tudo para agradar a Deus e a seu namorado.

7a Diferena Diga, em poucas palavras, como os outros vem o seu relacionamento com o seu namorado. PAIXO As pessoas que vm me aconselhar, achando que estou demasiadamente apaixonada, no sabem o quanto ele maravilhoso. No estou interessada em conselhos de ningum, pois sei o que quero. Meus pais so contra o namoro mas eu estou decidida a no ouvir o que dizem de ns dois. COMENTRIO- muito importante ouvirmos os conselhos daquelas pessoas que realmente nos amam, pois como no so elas que esto apaixonadas, ento podem raciocinar com mais sabedoria e nos abrir os olhos. AMOR Dou graas a Deus por meus pais e futuros sogros que nos amam e aprovam o nosso namoro. Antes de dizer sim, procurei saber se meu namorado era um bom filho, um bom amigo. Hoje, somos noivos e nossos amigos nos chama de casal 20. COMENTRIO Com certeza Deus ir abenoar o casamento que est dentro da Sua vontade e que teve a aprovao dos pais.

8a Diferena O que aconteceu com seu namoro quando ele teve que viajar? PAIXO Sentimos que aos poucos a chama foi se apagando. No sei o porqu mas tanto eu como ele j temos outra pessoa em vista. COMENTRIO A distncia muito importante para voc testar se o que voc sente por seu namorado paixo ou verdadeiramente amor. Se havia s interesse fsico o relacionamento logo acabar. AMOR O namoro continuou firme, pois com a distncia sentimos muita falta um do outro. A saudade quase insuportvel e a conta do telefone aumentou muito! Sinto que falta uma parte de mim e sempre fico triste quando passa um dia sem eu falar com ele. COMENTRIO Com a distncia o verdadeiro amor s tende a aumentar. Chamo esta prova de prova de fogo. Se mesmo longe a pessoa sente falta do outro, sente falta da sua voz, da sua conversa, da sua presena ... ento, ela realmente ama.

You might also like