You are on page 1of 4

1 Teste de Gramtica Ficha de Avaliao de Gramtica de 6ano Nome:_____________________________________ Turma:____ Data:____/____/____ 1.L o poema com ateno.

Chuva Ca a chuva, ploc, ploc ___ ___________________ corre a chuva ploc, ploc ___ ___________________ como um cavalo a galope. ___ ___________________ Enche a rua, pls, pls ___ ____________________ esconde a lua, pls, pls ___ ____________________ e leva as folhas atrs. ___ ____________________ Risca os vidros, truz, truz ___ __________________ molha os gatos, truz, truz ___ __________________ e at apaga a luz. ___ ______________________ Parte as flores, plim, plim ___ __________________ maa a gente plim, plim ___ ___________________ parece no ter mais fim. ___ ___________________ Lusa Ducla Soares, A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca, Teorema 1.1.Pe letras nos traos que esto frente do poema que acabastes de ler seguindo o exemplo: Ex: Vs chamais-me moreninha a Mas eu morena no sou, b Sou to negra como a noite c E a estrada por onde vou. b 1.2.Identifica os tipos de rima no mesmo poema seguindo o exemplo: Ex: Vs chamais-me moreninha a Verso Branco/Solto Mas eu morena no sou, b Rima Cruzada Sou to negra como a noite c Verso Branco/Solto E a estrada por onde vou. b Rima Cruzada

2. Completa o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. Hoje domingo e o tempo bom. Por isso ns todos fora de casa. a passear beira-mar. agradvel passar um pouco de tempo ao ar livre ao fim de semana.

3. Completa as respostas das perguntas seguintes, substituindo as palavras sublinhadas por pronomes e pondo o verbo na forma correcta, segundo o exemplo: Onde tomas o caf? Tomo-o na esplanada. 1. Onde pes estes pratos? - no armrio da cozinha. 2. Quando visitaste as tuas amigas brasileiras? - nas ltimas frias. 3. O que que o namorado ofereceu Mariana? - um ramo de flores. 4. Quem pagou a conta do jantar? - os pais do Joo. 5. Vocs viram o Mrio ontem noite? Sim, - sada do cinema.

4. Completa o texto seguinte com a forma correcta do presente dos verbos entre parnteses. Normalmente, eu (dormir) bem noite e no (ter) problemas em adormecer, mas hoje no (conseguir) fechar um olho. (estar) na sala a ver um filme. Habitualmente, eu no (ver) muitos filmes na televiso, porque (preferir) v-los no cinema. O filme conta uma histria de uma menina que (ser) de uma pequena povoao, mas (querer) mudar para uma cidade grande. Eu no (saber) como acabar a histria porque de repente fiquei com sono e j (ir) para a cama outra vez. 5. Completa as frases seguintes com a forma correcta do PRETRITO IMPERFEITO (p. ex. cantava ou o PRETRITO PERFEITO SIMPLES (p. ex. cantou) dos verbos entre parnteses. 1. O Marco (ir) para Lisboa de avio, onde j (estar) os seus colegas da faculdade. 2. Como ele no (ter) muito dinheiro, os seus pais -no (ajudar) a pagar a passagem. 3. Quando o Marco .. (chegar) a Lisboa, os seus colegas j (conhecer) bem a cidade. 4. Os colegas do Marco (descobrir) que a rua da penso (estar) cheia de bares e discotecas. 5. Quando o Marco (fazer) a sua primeira viagem a Lisboa, no (haver) l tantos bares e discotecas.

6. Completa as frases seguintes com a forma correcta do artigo definido na sua forma simples (o, a, os, as) ou contrada com a preposio entre parnteses (do, da, no, na, etc.). O Jonh j esteve (em) Brasil duas vezes. A ltima vez que l foi, visitou capital (de) pas, Braslia, e Rio de Janeiro. (em) dia em que chegou (a) Rio, foi recebido (por) pais de uma amiga brasileira que tinha conhecido em Oslo. cidade pareceu-lhe enorme, com tanta gente e tanto movimento (em) ruas. Como o tempo estava bom, decidiram logo ir todos (a) praia. 7. Completa o texto com a forma correcta dos adjectivos entre parnteses. A Heike uma estudante (alemo) que anda a fazer um curso de lngua (portugus) na Universidade de Lisboa. O curso tem . (muito) disciplinas, mas ela considera a fontica e a gramtica as duas disciplinas mais (difcil). A Heike gosta de estudar e tira sempre (bom) notas. Aos fins de semana gosta de sair com os seus colegas (espanhol), (francs) e (alemo) que tambm estudam portugus em Lisboa. Quando faz bom tempo vo todos a uma praia muito (bonito) que fica perto de Lisboa. Todos eles gostam de tomar banho nas guas (azul) do Atlntico. 8. Complete o texto com uma das alternativas entre parnteses. Ontem, levantei-me s sete horas, lavei-me, vesti-me e tomei o pequeno-almoo. (depois, depois de, depois de que) tomar o pequeno-almoo sa para o trabalho. Normalmente vou (de carro, no carro, com o carro), mas ontem, (enquanto, quando, quanto) quis ligar o motor, o carro no funcionava. Lembrei-me de que me tinha esquecido de (manter, meter, montar) gasolina no depsito no dia anterior. Decidi, ento, ir (a p, de p, em p) at paragem para apanhar o autocarro. Na paragem havia uma fila enorme de pessoas que estavam espera porque havia uma (grave, gravata, greve) de transportes. Esperei uma meia hora at que finalmente veio o autocarro. Vinha cheio de gente e, como no havia lugares sentados, tive de viajar (a p, ao p, em p). Ao entrar no escritrio, vi que no estava l (algum, ningum, outrem). Lembrei-me, ento, de que havia uma reunio no gabinete do director! Apercebi-me tambm de que me tinha esquecido dos documentos que ia apresentar na reunio. Sa do escritrio a correr e fui (a casa, na casa, para casa) para buscar a (bolsa, mala, pasta) com os documentos. Depois voltei para o escritrio, entrei no gabinete do director e pedi desculpa pelo atraso. Estavam todos minha espera havia mais de uma hora. Que vergonha!

9. Completa a seguinte tabela com as Conjunes Coordenativas e com as suas funes. Conjunes Coordenativas Copulativas e, ______, ______ _____...mas tambm. Adversativas _______, porm, __________, contudo. Disjuntivas nem nem, ___... ___, quer quer, ____... ____, seja seja. Conclusivas Logo, _______, portanto. Funes Somam as frases Opem uma frase outra Uma frase alternativa da outra A segunda conclui o que diz a primeira

10. Completa o seguinte quadro com Conjunes Subornativas. Conjunes Subornativas quando, __________, ____________ ________, medida que, _____________ ________ ____________, pois, ___________ ________

Temporais

Causais

You might also like