You are on page 1of 14

LNGUA PORTUGUESA So Bernardo (fragmento) 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 Faz dois anos que Madalena morreu, dois anos difceis.

E quando os amigos deixaram de vir discutir poltica, isto se tornou insuportvel. Foi a que me surgiu a ideia esquisita de, com o auxlio de pessoas mais entendidas que eu, compor esta histria. A ideia gorou, o que j declarei. H cerca de quatro meses, porm, enquanto escrevia a certo sujeito de Minas, recusando um negcio confuso de porcos e zebu, ouvi um grito de coruja e sobressaltei-me. Era necessrio mandar no dia seguinte Marciano ao forro da igreja. De repente voltou-me a ideia de construir um livro. Assinei a carta ao homem dos porcos e, depois de vacilar um instante, porque nem sabia comear a tarefa, redigi um captulo. Desde ento procuro descascar fatos, aqui sentado mesa da sala de jantar fumando cachimbo e bebendo caf, hora em que os grilos cantam e a folhagem das laranjas se tinge de preto. s vezes entro pela noite, passo tempo sem fim acordando lembranas. Outras vezes no me ajeito com esta ocupao nova. Anteontem e ontem, por exemplo, foram dias perdidos. Tentei debalde canalizar para termo razovel esta prosa que se derrama como a chuva da serra, e o que me apareceu foi um grande desgosto. Desgosto e a vaga compreenso de muitas coisas que sinto. Sou um homem arrasado. Doena? No. Gozo perfeita sade. Quando o Costa Brito, por causa de duzentos mil-ris que queria me abafar, vomitou os dois artigos, chamou-me doente, aludindo a crimes que me imputam. O Brito da Gazeta era uma besta. At hoje, graas a Deus, nunca um remdio me entrou em casa. No tenho doena nenhuma. O que estou velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado que endureci, calejei, e no

50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97

um arranho que penetra esta casca espessa e vem ferir c dentro a sensibilidade embotada. Cinquenta anos! Quantas horas inteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber pra qu! Comer e dormir como um porco! Como um porco! Levantarse cedo todas as manhs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas geraes. Que estupidez! Que porcaria! No bom vir o diabo e levar tudo? Sol, chuva, noites de insnia, clculos, combinaes, violncias, perigos e nem sequer me resta a iluso de ter realizado obra proveitosa. O jardim, a horta, o pomar abandonados; os marrecos de Pequim mortos; o algodo, a mamona secando. E as cercas dos vizinhos, inimigos ferozes, avanam. Est visto que, cessando esta crise, a propriedade se poderia reconstruir e voltar a ser o que era. A gente do eito se esfalfaria de sol a sol, alimentada com farinha de mandioca e barbatanas de bacalhau; caminhes rodariam novamente, conduzindo mercadorias para a estrada de ferro; a fazenda se encheria outra vez de movimento e rumor. Mas para qu? Para qu? No me diro? Nesse movimento e nesse rumor haveria muito choro e haveria muita praga. As criancinhas, nos casebres midos e frios, inchariam rodas pela verminose. E Madalena no estaria aqui para mandarlhes remdios e leite. Os homens e as mulheres seriam animais tristes. Bichos. As criaturas que me serviram durante anos eram bichos. Havia bichos domsticos, como o Padilha, bichos do mato, como Casimiro Lopes, e muitos bichos para o servio do campo, bois mansos. Os currais que se escoram uns aos outros, l embaixo, tinham lmpadas eltricas. E os bezerrinhos mais taludos soletravam a cartilha e aprendiam de cor os mandamentos da lei de Deus.
RAMOS, Graciliano. So Bernardo. 55 ed. Rio de Janeiro, Record, 1991, pp. 179-82.

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

01. Com base na leitura global do romance So Bernardo (publicado em 1934) e, especificamente, no fragmento acima, correto afirmar que: a) O narrador tinha o objetivo de colocar suas memrias em um livro, mas no conseguiu faz-lo, pois no se entendeu com o jornalista que comeou a ajudlo. b) O narrador pretende descrever fielmente os fatos que vivenciou, mas acaba criando personagens fictcios e desordenando a ordem dos acontecimentos de sua vida. c) Usando uma linguagem muito erudita, o narrador escreve uma trama desconexa e acaba se distanciando de suas memrias. d) O narrador, atravs da escrita, revisita sua existncia, reflete sobre seus equvocos e passa a avaliar as atitudes da esposa sob um ngulo novo. e) O narrador, aps a morte da esposa, resolve escrever um romance contando os 50 anos de casamento com Madalena. 02. O principal objetivo que motivou o narrador a contar sua histria : a) Mostrar como se deu o crescimento da sua propriedade, cuja conquista havia se transformado em sua principal meta de vida. b) Refletir sobre as razes que contriburam para o trgico fim de Madalena e, por extenso, fazer uma reflexo sobre os principais fatos da sua vida. c) Relatar sobre os conflitos e tenses vividos no interior do nordeste brasileiro causados pela seca e pelas precrias condies de vida dos nordestinos. d) Avaliar suas conquistas materiais, deixando a mensagem aos futuros leitores de que necessrio esquecer alguns valores humanos para ascender socialmente e ser feliz. e) Dar sua verso acerca do crime que cometera contra sua mulher ao descobrir sua traio.

03. E Madalena no estaria aqui para mandar-lhes remdios e leite (L. 84). O contexto geral da narrativa s NO permite afirmar que: a) Madalena representava os valores humanos, em detrimento aos valores materiais representados pelo narrador. b) Madalena cuidava dos empregados de forma estratgica, visando maior produtividade e lucro da fazenda. c) Madalena, por seu carter humanitrio, tentava auxiliar os trabalhadores, os quais eram explorados pelo patro, assim representando um ponto de equilbrio capaz de harmonizar o ambiente da fazenda. d) Madalena opunha-se s injustias de Paulo Honrio, enfrentando-o na luta em prol dos trabalhadores da fazenda. e) Ao contrariar as expectativas de Paulo Honrio e assumir o propsito de combater seus excessos, Madalena passa a sofrer e acaba suicidando-se. 04. De acordo com o texto, a chegada aos 50 anos o momento em que Paulo Honrio: a) Reconhece que errou na conduo dos negcios da fazenda e resolve mudar de ramo. b) No consegue enxergar-se como velho, mas para e reflete acerca da sua trajetria. c) Constata que trabalhou exclusivamente para atender s necessidades de Madalena, que, por ingratido, sempre o afrontou. d) Reconhece seus equvocos ao lidar com as pessoas de forma rude, sobremaneira com Madalena, porm no consegue redirecionar sua vida. e) Analisa seu passado de forma positiva, haja vista ter conseguido a propriedade que sempre sonhara.

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

05. Paulo Honrio afirma que sua vida foi gasta a maltratar-me e a maltratar os outros (L. 47). Nesse sentido, ele percebe que sua maneira de lidar com as pessoas era desumana e agressiva. Assinale a alternativa que demarca a viso utilitria que Paulo Honrio tinha sobre as pessoas e que, por conseguinte, levava-o a agir assim: a) Havia bichos domsticos, como o Padilha, bichos do mato, como Casimiro Lopes, e muitos bichos para o servio do campo, bois mansos LINHA 89 b) A gente do eito se esfalfaria de sol a sol, alimentada com farinha de mandioca e barbatanas de bacalhau. LINHA 73 c) Assinei a carta ao homem dos porcos LINHA 16 d) Sou um homem arrasado LINHA 36 e) E as cercas dos vizinhos, inimigos ferozes, avanam LINHA 69 06. No 8. pargrafo, o narrador afirma sentir-se arrasado. A causa deste sentimento : a) A insatisfao com o resultado dos seus escritos, pois julgava sua linguagem muito rudimentar. b) O afastamento dos seus amigos, aos quais sempre se dedicou com afinco, inclusive permitindo-lhes gerenciar a fazenda com ele. c) O medo da morte, pois sabia que era vtima de grave enfermidade e restavalhe pouco tempo de vida. d) A frustrao por no ter conseguido realizar seu grande sonho de tornar-se proprietrio da fazenda. e) O peso da idade e a conscincia de que sua trajetria foi intil, pautada prioritariamente na obteno de bens materiais. 07. Acerca da estrutura do texto, pode-se afirmar que: a) Est escrito em versos e traz um narrador em 1. pessoa. b) Foi escrito em prosa e seu narrador no participa da trama.

c) No est escrito em prosa e apresenta um narrador em 3. pessoa. d) Foi escrito em prosa e possui narradorprotagonista. e) Estruturado em forma de versos, seu narrador onisciente. 08. Tentei debalde canalizar para termo razovel esta prosa (L.30). O vocbulo destacado pode ser substitudo, sem alterar o sentido, por: a) b) c) d) e) Inutilmente Sozinho Tambm Embora Definitivamente

09. Foi a que me surgiu a ideia esquisita de, com o auxlio de pessoas mais entendidas que eu, compor esta histria (L.05). O conectivo em destaque refere-se (o): a) Instante em que Madalena morreu. b) Momento em que o narrador escrevia a certo sujeito de Minas. c) Ocasio em que Paulo Honrio conquistou So Bernardo. d) Tempo que Paulo Honrio usar para dedicar-se escrita das suas memrias. e) Momento em que o narrador passou a sentir solido.

10. O vocbulo destacado encontra-se em sentido conotativo na seguinte passagem: a) b) Tentei debalde canalizar para termo razovel esta prosa LINHA 30 ...e nem sequer me resta a iluso de ter realizado obra proveitosa LINHA 65 E os bezerrinhos mais taludos soletravam a cartilha e aprendiam de cor os mandamentos da lei de Deus LINHA 95 Sou um homem arrasado LINHA 36 ouvi um grito de coruja e sobressalteime. LINHA 11

c)

d) e)

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

MATEMTICA

RASCUNHO

11. Se escolhermos expresso

, ento a

equivalente : a) b) c) d) e)

12. Uma loja percebeu que o lucro mensal , em reais, dado em funo do nmero de dias no trabalhados, onde a funo . Assim, correto afirmar que: a) Independente do nmero de dias no trabalhados, a loja no tem prejuzo. b) O maior lucro mensal ser de R$ 5.000,00. c) Se a loja fechar durante todo o ms, o prejuzo superior a R$ 2.500,00. d) O maior lucro mensal ser obtido se os dias no trabalhados for zero. e) O menor lucro mensal ser de R$ 4.840,00.

13._Considere

os

, e ento o resto da diviso de : a) 6 b) c) d) 53 e)

polinmios , por

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

14. Pedro e Joo foram a uma lanchonete e, inicialmente, ambos fizeram o mesmo pedido de lanche, entretanto Pedro no se saciou com o lanche e pediu um sanduche que custa R$ 6,00. Sabendo que a conta total foi de R$ 36,00. Quanto Pedro deve pagar? a) b) c) d) e) R$ 15,00 R$ 18,00 R$ 21,00 R$ 24,00 R$ 30,00

RASCUNHO

15. Em 10 dias de trabalho, 4 pedreiros constroem 80 m de muro. Portanto, para construir, em 20 dias, um muro de 2 metros de altura ao redor de um terreno retangular, com 20 m de largura e 50 m de comprimento, sero necessrios: a) b) c) d) e) 4 pedreiros. 5 pedreiros. 6 pedreiros. 7 pedreiros. 8 pedreiros.

16. Na figura a seguir .

Sabendo que e que ento podemos afirmar que igual a: a) b) c) d) e) 6 8 10 11 13

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

17. Na figura a seguir quadrado inscrito em um centrado em e de raio .

um crculo

20. A figura a seguir um tringulo retngulo, com catetos x e y.

Usando a figura, podemos afirmar que igual a: Considerando que , ento a rea da regio em cinza igual a: a) b) c) d) e) a) b) c) d) e)

18._Considerando a equao , correto afirmar que: a) A equao sempre tem soluo. b) Se a equao tem duas solues. c) O produto das razes . d) Se as solues da equao so positivas. e) Independente do valor de , a soma das razes da equao .

RASCUNHO

19. Considerando o sistema de equaes correto afirmar que: a) Se , ento o sistema no tem soluo. b) Se e , ento a soluo do sistema e . c) d) e)
Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

QUMICA 21. O gesso, mineral produzido a partir da gipsita e com ampla faixa de utilizao, constitudo principalmente por sulfato de clcio monohidratato (CaSO4.1H2O). Sua ampla disponibilidade no nordeste brasileiro e seu valor de mercado relativamente baixo fazem do gesso um produto de alta importncia econmica para o produto interno bruto dos municpios e contribuem para a diminuio dos custos das obras no setor de construo civil. A respeito das caractersticas qumicas do gesso, correto afirmar que: a) Sua composio qumica no apresenta tomos de oxignio. b) Ele um composto molecular. c) Sua frmula molecular CaS.1 H2O d) A estrutura de Lewis do nion sulfato (SO4-2) revela a presena de 32 eltrons. e) O clcio um metal alcalino pertencente ao grupo II da tabela peridica. 22. O poliestireno (I) um plstico resultante da polimerizao de unidades semelhantes do composto orgnico chamado estireno (II) e matria-prima para a fabricao de vrios produtos, com destaque para os copos descartveis, embalagens plsticas e o isopor. Os produtos obtidos desta matria-prima levam cerca de 50 anos para se degradarem na natureza e, por esse motivo, o consumo desses produtos deve ser moderado. A respeito das duas estruturas qumicas apresentadas, assinale a alternativa correta.

a) Todos os tomos que compem a molcula do estireno (II) fazem ligaes mltiplas. b) A molcula do poliestireno (I) formada aps a unio de vrias molculas de estireno (II), ligadas entre si atravs de ligaes qumicas covalentes simples entre tomos de carbono. c) Nenhuma das molculas possui tomos de hidrognio em sua composio qumica. d) O estireno (II) pode ser classificado como um composto inorgnico do tipo cido. e) O poliestireno (I) um cido de Arrhenius, pois tem a capacidade de liberar ons H+ em soluo aquosa. 23. O alumnio, metal de aplicao nos mais diversos setores de produo e de grande abundncia na crosta terrestre, obtido a partir da bauxita, que possui como principal componente o xido de alumnio (Al2O3). O Brasil o sexto maior produtor deste metal no mundo e possui a terceira maior jazida de bauxita do planeta. Seu destaque no cenrio de produo de metais se d hoje pela tecnologia avanada na reciclagem de seus derivados, fato que impulsiona o consumo sustentvel deste metal no nosso pas. A partir das informaes apresentadas e do seu conhecimento sobre as caractersticas dos elementos qumicos, assinale a alternativa correta.
Dados: N atmico do Alumnio: 13; N atmico do Silcio: 14.

H C C H H n (I) H C C H (II) H

a) O alumnio um elemento qumico de smbolo Al(Z=13), possui trs eltrons na camada de valncia e, ao ligar-se com o tomo de oxignio na estrutura do xido de alumnio, as ligaes formadas so do tipo covalente. b) O nmero de oxidao do alumnio no xido de alumnio +3. c) O alumnio no possui a capacidade de se ligar a outros metais para formar ligas metlicas. d) Ao comparar a eletronegatividade dos elementos alumnio (Al) e silcio (Si), podemos afirmar que o alumnio mais eletronegativo.

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

e) O gs nobre argnio (Ar, Z=18) possui o mesmo nmero de eltrons de valncia e nmero de camadas que o elemento alumnio. 24. O gs natural veicular (GNV) um combustvel fssil gasoso rico em hidrocarbonetos, destacando-se o metano (CH4), etano (C2H6) e o propano (C3H8) e muito utilizado no Brasil como alternativa aos combustveis etanol e gasolina. Seu processo de combusto gera menos dixido de carbono que a gasolina, sendo, por esse motivo, um combustvel menos poluente. Considerada a reao de combusto completa do GNV, marque a alternativa correta. a) A combusto completa do gs metano (CH4) produz apenas 1 molcula de dixido de carbono. b) O somatrio de todos os coeficientes da equao balanceada de combusto do etano (C2H6) igual a 9. c) Analisando a combusto completa dos gases metano (CH4) e etano (C2H6), podemos afirmar que o primeiro consume 7 molculas de oxignio (O2) e o segundo apenas 2 molculas. d) Todos os componentes do GNV so compostos inorgnicos, incluindo os hidrocarbonetos metano, etano e propano. e) A geometria molecular do gs metano (CH4) do tipo quadrado planar ou quadrtica. 25. As peroxidases so um grupo de enzimas fundamentais na desintoxicao celular, oxidando os substratos orgnicos utilizando o perxido de hidrognio (H2O2) como agente oxidante, convertendo-o em gua numa reao chamada de peroxidao. Sobre o perxido de hidrognio e a reao de peroxidao, correto afirmar que:

a) O perxido de composto inico.

hidrognio

um

b) Os substratos orgnicos oxidados agem como agente oxidante da reao de peroxidao. c) O perxido de hidrognio o agente oxidante da reao de peroxidao. d) A gua possui geometria molecular do tipo linear. e) A ligao perxido caracterizada pela ligao qumica do tipo dupla entre dois tomos de oxignio. 26. O betacaroteno um carotenoide de origem natural, com grande quantidade de tomos de carbono e propriedade antioxidante j comprovada cientificamente. A melhoria da viso noturna, aumento da imunidade, da elasticidade da pele e do brilho dos cabelos so alguns benefcios que o uso de betacaroteno pode trazer sade humana. Sobre a estrutura do betacaroteno, correto afirmar que:

a) A molcula do betacaroteno no possui nenhuma ligao dupla. b) O betacaroteno no possui nenhum elemento qumico da tabela peridica. c) Sua estrutura mostra que o betacaroteno no possui tomos de carbono. d) O betacaroteno pode ser classificado como composto inorgnico pertencente a funo xido. e) A figura mostra que o betacaroteno formado apenas por ligaes simples e duplas, onde todos os tomos da molcula possuem oito ou dois eltrons na camada de valncia.

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

FSICA 27. Uma criana, correndo, percorre 2,0 km com velocidade escalar mdia de 10 km/h. O tempo do percurso de: a) b) c) d) e) 60min. 20min. 10min. 12min. 5min.

RASCUNHO

28. Duas pequenas esferas eletricamente carregadas so afastadas uma da outra. A intensidade da fora da interao (F), varia com a distncia (d) entre elas de acordo com o grfico: a) b) c)

d)

e)

29. Os corpos eletrizados por induo, contato e atrito ficam carregados, respectivamente, com cargas de sinais: a) b) c) d) e) Iguais, iguais e iguais. Contrrios, contrrios e contrrios. Iguais, iguais e contrrios. Contrrios, contrrios e iguais. Contrrios, iguais e contrrios.

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

30. Uma placa de metal tem um grande orifcio circular no qual foi colocado um pino do mesmo metal, com grande folga. O pino e a placa so aquecidos de 400 C, simultaneamente. Podemos afirmar que: a) A folga ir aumentar, pois o dimetro do pino aumenta menos que o dimetro do orifcio. A folga diminuir, pois o pino dilata muito mais que o orifcio. A folga diminuir, pois o pino se dilata, e a rea do orifcio no se altera. A folga diminuir, pois aquecendo a placa, a rea do orifcio diminui. A folga ir aumentar, pois o pino ir contrair-se.

BIOLOGIA 33. A Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel (CNUDS), popularmente conhecida como Rio+20, contou com a participao de mais de cem chefes de estados que discutiram estratgias para o uso racional dos recursos naturais. Um dos pontos abordados durante esta conferncia foi a reduo da emisso de gases que provocam efeito estufa. Sobre o fenmeno do efeito estufa, marque a alternativa correta: a) O efeito estufa diminui a temperatura mdia do planeta Terra pelo aprisionamento de gases na atmosfera. b) A queima de derivados do petrleo tende a aumentar a temperatura do planeta durante o processo de combusto, sendo este fenmeno revertido aps alguns dias. c) O desmatamento contribui para a reduo do efeito estufa devido ao aumento da captao de gs carbnico pelos vegetais. d) O efeito estufa ajuda a manter o planeta aquecido. e) O efeito estufa um fenmeno provocado exclusivamente pela ao do homem. 34. O sistema digestrio humano responsvel pela digesto dos alimentos. Sobre esse processo, analise as afirmativas abaixo. I. Incio da digesto das protenas. II. Absoro de nutrientes. III. Incio da digesto do amido. Ocorrem no intestino delgado apenas os processos: a) b) c) d) e) I e II. I e III. II e III. Apenas I. Apenas II.

b) c) d) e)

31. Duas esferas metlicas idnticas carregadas com cargas -3Q e +2Q, inicialmente separadas por uma distncia d, atraem-se com uma fora eltrica de intensidade F. Fazendo contato entre as esferas e, em seguida, levando-as de volta para suas posies originais, a nova fora entre elas ser: a) b) c) d) e) Maior do que F e de atrao. Menor do que F e de repulso. Igual a F e de repulso. Maior do que F e de repulso. Menor do que F e de atrao.

32. Um navio faz uma viagem de 3000 km em 5 dias. Sua velocidade de cruzeiro de: a) b) c) d) e) 100km/h. 200km/h. 25km/h. 50km/h. 5km/h.

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

10

35. As fanergamas, atualmente chamadas de espermatfitas, so vegetais que apresentam flores e sementes. Sobre as sementes desses vegetais, podemos afirmar que: a) Contm o embrio e substncias de reserva energtica. b) Possibilitam a colonizao de ambientes aquticos. c) So estruturas reprodutivas envoltas pelos frutos. d) Constituem o androceu, aparelho reprodutor masculino. e) Somente esto presentes nas angiospermas. 36. As plantas so fundamentais para a manuteno da vida na Terra. Esses organismos produzem molculas orgnicas assimilveis pelos animais a partir de gs carbnico, gua e energia luminosa. Esse processo chamado de: a) b) c) d) e) Respirao celular. Catabolismo. Fotossntese. Quimiossntese. Fermentao.

a) So representadas pelas bactrias. b) No apresentam organelas citoplasmticas. c) No apresentam ribossomos. d) So seres exclusivamente unicelulares. e) Possuem membrana plasmtica. GEOGRAFIA 39. De 1970 a 1980, a populao das cidades com mais de 20 mil habitantes aumentou de 37398842 para 60745403 habitantes, ou seja, houve um aumento da ordem de 60%. O aumento mdio da taxa de crescimento da populao das cidades de 1970 a 1980 foi de 111.53% e de 1980 a 1990 foi de 107.66%. A este processo damos o nome de: Adaptado de: O processo de urbanizao no Brasil. Sueli Terezinha Ramos Schiffer; CSABA Deak. Ed: Edusp, 125p. a) b) c) d) e) Ruralizao Urbanizao Favelizao Exploso demogrfica Crescimento urbano

40. Observando a rosa dos ventos abaixo, podemos marcar como pontos colaterais a alternativa:

37. Os animais so seres eucariontes pertencentes ao reino Animalia, conhecido por sua grande diversidade de espcies. Dentre os grupos citados abaixo, marque a opo que apresenta maior nmero de espcies. a) b) c) d) e) Cnidrios. Artrpodes. Aneldeos. Cordados. Moluscos.

38. As clulas so as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Existem dois grandes grupos de clulas, chamadas de clulas procariticas e clulas eucariticas. Sobre os organismos procariotos, marque a alternativa INCORRETA.

a) b) c) d) e)

N; S; E e O. NNE; SSE; SSO e ONO. NO; SO; SE e NE. N; NO; NNE e NNO. SO; SSO; OSO e S.

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

11

41. O registro do tempo para os seres humanos foi algo primordial. Desta noo suas aes foram planejadas. O conceito de dia foi de fcil demarcao, pois representava o contraste entre a luz e a escurido. E as semanas, so demarcadas a partir de que observao? a) b) c) d) e) Estaes do ano Movimento de translao As fases da Lua Equincio Solstcio

43. Levando em considerao as coordenadas geogrficas e o ponto A marcado no mapa munde, assinale a alternativa INCORRETA.

42. O climograma um registro bsico para se conhecer as condies de temperatura e precipitao de uma regio ao longo do ano. Analisando o grfico referente ao municpio de Cabaceiras, na Paraba, podemos constatar que:

a) O ponto localiza-se no hemisfrio sul e na longitude leste. b) O ponto encontra-se na latitude austral do planeta. c) O ponto encontra-se na longitude oriental. d) O ponto encontra-se no hemisfrio norte em zero grau de longitude. e) O ponto est abaixo do Trpico de Capricrnio. 44. Este instrumento de pesquisa um comparativo usado para classificar os pases pela estatstica composta a partir de diversos dados de condies de vida. O texto refere-se a: a) b) c) d) e) IDH PIB Expectativa de Vida PIB PER CAPITA Mdia de Vida

HISTRIA
Fonte:
http://conexaogeografia.hdfree.com.br/climasbrasil.htm

a) b) c) d)

Trata-se de um clima tropical mido Trata-se de um clima equatorial Trata-se de um clima tropical de altitude Trata-se de um clima temperado ocenico e) Trata-se de um clima semi-rido

45. A crise que vivemos mais profunda e bastante diferente da que conhecemos nos anos 1929 e 1930, afirma o professor Franois Houtart. Segundo ele, sua dimenso evidentemente est vinculada ao fenmeno da globalizao. Porm, ressalta que a atual crise no nova. No a primeira crise do sistema financeiro e muitos dizem que no ser a ltima. Houtart acredita que o mais

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

12

importante, e isso diferente dos anos 1929 e 1930, essa combinao com vrios tipos de crises. Assim afirma que a causa fundamental da crise financeira a lgica do prprio capitalismo. A crise financeira devida lgica do capital, que tenta buscar mais lucros para acumular capital, que , dentro dessa teoria, o motor da economia.
Revista Brasil de Fato Entrevista: Prof. Franois Houtart, 20/01/2012

46. Ao contrrio do que muitos pensavam, depois de anos, o julgamento do mensalo est acontecendo. As condenaes esto acontecendo como esperava a sociedade brasileira. Esse esquema de corrupo aconteceu no(s) governo(s) de: a) Fernando Collor de Melo. b) Luis Incio da Silva. c) Itamar Franco/Fernando Henrique Cardoso. d) Jos Sarney e) Dilma Rousseff. 47. As aes coletivas surgem quando as pessoas agem em conjunto para provocar ou resistir a mudanas na sociedade. Assinale a opo INCORRETA a respeito das aes coletivas na histria brasileira. a) O surgimento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) est associado ao contexto da abertura poltica que a sociedade brasileira experimentou com o fim do Estado Novo. b) O movimento dos Caras Pintadas, protagonizado pelos jovens da dcada de 1990, tinha como principal bandeira a luta contra a inflao e o congelamento dos salrios. c) A UDR (Unio Democrtica Ruralista) um movimento social que defende, no Brasil, a propriedade fundiria. Ele surgiu na dcada de 1980, como reao s lutas pela reforma agrria. d) Entre 1917 e 1920, ocorreram vrias mobilizaes operrias no Brasil, que reivindicavam, entre outros itens, a regulamentao do trabalho de mulheres e crianas e a revogao da lei que permitia a expulso de estrangeiros vinculados s lutas sindicais. e) No incio do sculo XX, a Revolta da Vacina aglutinou opositores do Estado oligrquico e setores urbanos populares contra o que fora entendido como uma interveno arbitrria do governo na vida privada das pessoas.

A crise mencionada acima teve como uma das causas principais: a) A crise de superproduo do final do sc. XIX. b) A crise de 1929. c) Crise do petrleo do comeo da dcada de 1970. d) A bolha imobiliria dos EUA. e) O escndalo do mensalo.

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

13

48. Uma das Bases do conjunto de prticas mercantilistas era a criao do chamado Antigo Sistema Colonial. Assinale a nica das caractersticas abaixo que NO corresponde a esse sistema: a) Produo colonial com um carter complementar produo metropolitana. b) Colnia servindo como mercado consumidor para os produtos metropolitanos. c) Proibio da entrada de manufaturas metropolitanas nas colnias, o que vigorou at a crise do sistema. d) Colnias com autonomia poltica, apesar da administrao colonial ser controlada pela Metrpole. e) Utilizao em larga escala, em algumas colnias, do trabalho compulsrio. 49. No processo de colonizao dos EUA, podemos afirmar que: a) Nas colnias do norte estabeleceu-se uma economia baseada na monocultura, grande propriedade rural e mo-de-obra escrava. b) Tanto a colonizao das colnias do norte quanto as do sul foram diretamente organizadas pelo Estado absolutista ingls. c) A Inglaterra utilizava os princpios do liberalismo poltico e econmico para governar as suas relaes com as treze colnias americanas. d) O capital comercial ingls no teve participao efetiva na colonizao dos EUA. e) A partir do sculo XVIII a Inglaterra adotou leis que visaram impedir o desenvolvimento manufatureiro das colnias e transferir mais renda para a metrpole, desgastada com a Guerra dos Sete Anos.

50. O desenvolvimento econmico da China continental, nos ltimos anos, decorreu da aplicao de polticas econmicas, como: a) privatizao das propriedades fundirias, estatizao do parque industrial e importao em larga escala de bens de consumo. b) democratizao poltica, produo macia de software e combate a burocratizao crescente do Estado. c) manipulao do padro monetrio, manuteno de baixos salrios e elevada taxa de exportao. d) desenvolvimento da indstria de guerra, expanso militar na sia e incorporao da economia coreana. e) fechamento do mercado interno, proibio de instalao de empresas capitalistas e promoo da igualdade social. Boa Sorte!

Exame de Seleo 2012/2 IFCE campus Juazeiro do Norte 09 de dezembro de 2012

14

You might also like