You are on page 1of 3

09/06/2012

2 Fase OAB/FGV Direito Civil Famlia


Professor Fabio Alves
fabio@ferreiraecamposadv.com

NOVO CONCEITO DE FAMLIA

Art. 5 Para os efeitos desta Lei, configura violncia domstica e familiar contra a mulher qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial: I - no mbito da unidade domstica, compreendida como o espao de convvio permanente de pessoas, com ou sem vnculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas; II - no mbito da famlia, compreendida como a comunidade formada por indivduos que so ou se consideram aparentados, unidos por laos naturais, por afinidade ou por vontade expressa; III - em qualquer relao ntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitao. Pargrafo nico. As relaes pessoais enunciadas neste artigo independem de orientao sexual.

09/06/2012

A FAMLIA NO CDIGO CIVIL

1) Diferencie alimentos provisionais de alimentos provisrios. Fundamente legalmente. R: Os alimentos provisionais so aqueles obtidos mediante a propositura da medida cautelar prevista nos artigos 852 e seguintes do Cdigo de Processo Civil. Esses alimentos tm como finalidade manter a parte que deles necessita durante o processo. Os alimentos provisrios so aqueles obtidos liminarmente, initio litis, na ao que segue o rito especial da Lei 5.478 de 1969, ou aqueles concedidos nas aes de separao contenciosa, nas de nulidade e anulao de casamento, na reviso de sentenas proferidas em pedidos de alimentos e nas respectivas execues, como autoriza o artigo 13 da mencionada Lei 5.478/68.

2) Pode o cnjuge culpado pela separao judicial pedir alimentos ao inocente? Justifique a resposta, aplicando artigos do Cdigo Civil. R: Sim, pode o cnjuge culpado pela separao judicial pedir alimentos ao cnjuge inocente, quando tiver necessidade dos alimentos e estes forem apenas os indispensveis sua subsistncia, conforme 2 do art. 1.694 do Cdigo Civil. Ver, ainda, o pargrafo nico do art. 1.704: Se o cnjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e no tiver parentes em condies de prest-los, nem aptido para o trabalho, o outro cnjuge ser obrigado a assegur-los, fixando o juiz o valor indispensvel sobrevivncia.

09/06/2012

3) possvel a converso da separao de corpos em divrcio? Justifique sua resposta. R: - A separao de corpos pode ser convertida em divrcio, nos termos do caput do art. 1.580 do C.Civil de 2002, ou seja, um ano aps a deciso concessiva da medida cautelar de separao de corpos. O divrcio tambm pode ser decretado diretamente, com a propositura de ao de divrcio, com a demonstrao de que o casal encontra-se separado de fato h mais de dois anos (art. 1.580, pargrafo 2).

4) Adroaldo tem 50 (cinqenta) anos e vivo. Edberto tem 30 (trinta) anos e casado com Ednalda, em regime de comunho universal de bens. Pode Adroaldo adotar Edberto? Justifique e fundamente a resposta. R: possvel a adoo j que as partes tem 16 anos de diferena. Todavia para vlida da adoo necessrio que os pais de Edberto autorizem ou que tenha sido destitudos do ptrio poder, bem como necessrio a autorizao de Edberto. (Arts. 1618, 1619 e 1621 do CCB)

5) luz do Cdigo Civil de 2002, diferencie Unio Estvel de Concubinato, com sua fundamentao legal. R: Unio estvel a convivncia pblica, contnua e duradoura entre um homem e uma mulher, com o objetivo de constituio de famlia, conforme prev o artigo 1.723 do CCivil de 2002. A lei somente reconhece como unio estvel as relaes que no sofrem quaisquer dos impedimentos do artigo 1.521, com exceo do inciso VI, podendo constituir-se a unio caso um ou ambos os companheiros estejam separados de fato ou judicialmente de seus cnjuges. O Concubinato, por sua vez, so as relaes no eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, pelo disposto nos incisos do artigo 1.521.

You might also like