You are on page 1of 8

FACULDADE VALE DO IPOJUCA - FAVIP BACHARELADO EM DIREITO

HISTRIA DO SURGIMENTO DO DIREITO PENAL NO BRASIL

CARUARU 2013

LUCIANA VERUSKA LUNA DO NASCIMENTO MIGUEL ARCANJO DE LIRA NETO MARIA JACI SOARES SANTOS CARLOS ALBERTO SILVA

HISTRIA DO SURGIMENTO DO DIREITO PENAL NO BRASIL


Trabalho de Metodologia Cientifica II apresentado Como exigncia parcial para obteno de nota da N-1 do Curso de Bacharelado em Direito. Professor :Paulo Nilo

CARUARU 2013

RESUMO Este trabalho se destina a analisar o surgimento do direito penal no Brasil e suas principais influncias histricas enfatizando a evoluo da sociedade e suas formas de punio ,desde o direito consuetudinrio dos silvcolas onde no havia uma organizao jurdico-social estabelecida com leis transmitidas verbalmente at a chegada das primeiras leis positivadas lusitanas que comearam a vigorar desde 1446 passando pela instaurao do primeiro cdigo criminal do Imprio sancionado pelo Imperador D. Pedro I em 1930 sendo o primeiro cdigo autnomo da Amrica Latina at os dias atuais.

O Surgimento das Leis positivadas no Brasil Colnia

A partir do descobrimento do Brasil em 1500, passou a vigorar em nossas terras o Direito Lusitano, que iniciou-se com as ordenaes afonsinas publicadas em 1446 sob o reinado de Dom Afonsino V, consideradas como o primeiro cdigo europeu completo. Em 1521 foram substitudas pelas ordenaes Manuelinas, por determinao de Dom Manoel I que vigoraram at o advento da compilao de Duarte Nunes de Leo em 1569, realizada por determinao do rei Dom Sebastio. Os ordenamentos jurdicos no chegaram a ser eficazes, em razo das peculiaridades reinantes na imensa colnia. Na colnia, foi criada uma realidade poltica muito particular e catastrfica, pois o direito era aplicado de forma prtica com desigualdade pelos donatrios, pode-se afirmar que se instalou um regime jurdico desptico sustentado em um neufeudalismo lusobrasileiro com pequenos senhores independentes entre si e que distantes do poder da coroa possuam um ilimitado poder de julgar e administrar os seus interesses, de certa forma essa fase colonial brasileira reviveu os perodos mais obscuros e violentos da histria da humanidade vivido em outros continentes. Formalmente a lei penal que deveria ser aplicada no Brasil naquela poca era a contida nos 143 ttulos do livro V das ordenaes Filipinas promulgadas por Felipe II em 1603 que se orientava com severas punies, pena de morte e outras sanes cruis como aoite, amputao de membros etc. No se adotava o princpio da legalidade, ficando ao arbtrio do julgador a escolha da sano aplicvel, esta rigorosa legislao regeu a vida brasileira por mais de dois sculos. O cdigo filipino foi ratificado em 1643 por Don Joo IV e em 1823 por Dom Pedro I.

Surgimento do Primeiro Cdigo Positivado

Em 1830 Dom Pedro I sancionou o cdigo criminal sendo o primeiro cdigo autnomo da Amrica Latina, surgindo como um dos mais bem elaborados cdigos influenciando o cdigo penal espanhol de 1848 e o cdigo penal portugus de 1852 por sua clareza preciso conciso e apuro tcnico. Com o advento da repblica Batista Pereira ficou encarregado de elaborar um projeto de cdigo penal que foi aprovado e publicado em 1890 antes da constituio de 1891 , sendo feito de forma apressada no refletiu as mudanas doutrinrias do movimento positivista que aconteciam no mundo como por exemplo o cdigo de Zanardelli, apresentandose atrasado em relao a seu tempo, se fazendo necessrio uma substituio e reformulao de leis que resultaram na consolidao de leis penais de Vicente Piragiba promulgada em 1932. Vrias tentativas de se substituir o cdigo de 1890 ocorreram at finalmente o surgimento do Estado novo em 1937. A Lei n 7.209/84 que reformulou toda a parte geral do cdigo de 1940 humanizou as sanes penais e adotou penas alternativas priso, alm de reintroduzir no Brasil o sistema das multas, embora tenhamos um dos melhores elencos de penas alternativas a falta de vontade poltica de nossos governantes no dotaram de infraestrutura nosso sistema penitencirio tornando-se invivel a utilizao das penas alternativas, o que tem gerado grandes discusses sobre o tema nos dias atuais, quanto sua aplicabilidade nos crimes de menor potencial ofensivo, bem como sua importncia como alternativa no tocante substituio da pena privativa de liberdade.

Reformas Contemporneas do Cdigo Penal

Em 1937 Alcntara Machado apresentou um projeto do cdigo criminal brasileiro que apreciado por uma comisso revisora acabou sendo sancionado por decreto em 1940, como cdigo penal passando a vigorar desde 1942 at os dias atuais embora parcialmente reformados. Desde 19+40 dentre as vrias leis que modificaram nosso cdigo penal duas em particular merecem destaque, a lei n 6416 de 24 de maio de 1977 que procurou atualizar as sanes penais e a Lei n 7.209 de 11 de julho de 1984 que instituiu uma nova parte geral com ntida influncia finalista. O conhecido projeto Nelson Hungria de 1963 que pretendia substituir o cdigo penal de 1940 foi promulgado pelo decreto Lei n 1004 de outubro de 1969, retificado pela lei n 6016/73. O cdigo de 1969 como ficou conhecido teve sua vigncia sucessivamente postergada at final revogao pela Lei n 6.578/78, constituindo um exemplo tragicmico de mais longa vacatio legis de que se tem notcia.

Concluso

A evoluo do Direito deve acompanhar a evoluo da sociedade, bem como as penas, devem acompanhar o processo de humanizao e estarem inseridas num contexto de constitucionalidade, a punio deve existir para prevenir a possvel repetio do crime, segundo Foucault (Vigiar e Punir) preciso punir o suficiente para impedir a repetio do crime, a priso deve objetivar a reforma do mal e a conscincia do cidado de que existe um poder estatal atento delinquncia humana. Muito j evoluiuse desde o surgimento do Direito penal no Brasil com a chegada dos portugueses, que positivaram o direito antes, consuetudinrio, verbal e dominado pelo misticismo. Nos dias atuais, com a evoluo das sociedades surge a necessidade de atualizao nas formas de punio diante de uma nova realidade politica, social e jurdica.

You might also like