You are on page 1of 2

Fsica

pH n 06
Nome: Ano: 3

No deixe de usar a monitoria pela Internet!


As respostas s sero vlidas com as devidas justicativas.
1) (UFJF 2009) Considere as seguintes armaes: I. Segundo a 1 Lei de Newton, necessria uma fora resultante para manter com velocidade constante o movimento de um corpo se deslocando numa superfcie horizontal sem atrito. II. De acordo com a 2 Lei de Newton, a acelerao adquirida por um corpo a razo entre a fora resultante que age sobre o corpo e sua massa. III. Conforme a 3 Lei de Newton, a fora peso e a fora normal constituem um par ao-reao. Assinale a alternativa que contm as afirmaes corretas: a) I e II. c) II e III. e) todas esto corretas. b) I e III. d) somente II. c) A parede fez uma fora sobre o carro, igual em mdulo fora que o carro fez sobre a parede, fazendo com que ele casse amassado. d) Como o carro estava andando ao chegar parede, o peso do carro esmagou sua frente contra a parede. e) A parede no fez nenhuma fora sobre o carro. O carro cou amassado simplesmente porque a parede estava em seu caminho.

4) (FUVEST/SP 2012) Um mbile pendurado no teto tem trs elefantezinhos presos um ao outro por os, como mostra a gura. As massas dos elefantes de cima, do meio e de baixo so, respectivamente, 20 g, 30 g e 70 g. Os valores de tenso, em newtons, nos os superior, mdio e inferior so, respectivamente, iguais a: a) b) c) d) e) 1,2; 1,0; 0,7. 1,2; 0,5; 0,2. 0,7; 0,3; 0,2. 0,2; 0,5; 1,2. 0,2; 0,3; 0,7.

2) (MACKENZIE/SP 2005) O corpo C , de dimenses desprezveis e massa 1,40 kg, est sujeito ao simultnea e exclusiva de trs foras coplanares de intensidades F1 = 12 N, F2 = 20 N e F3 = 40 N. A ilustrao abaixo mostra as foras, observando-se que F2 e F3 possuem mesma direo e sentidos contrrios entre si.

Desconsidere as massas dos os. Acelerao da gravidade g = 10 m/s2.

5) (UNESP 2009) Trs blocos, 1, 2 e 3, de massas respectivamente iguais a m1, m2 e m3, encontram-se sobre um plano horizontal, podendo se deslocar sem atrito. Os blocos esto sob ao da acelerao da gravidade g e de um fora F, como mostra a gura. Neste caso, o mdulo da acelerao do corpo : a) 1,2 . 102 m/s2 c) 12 m/s2 e) 40 m/s2 b) 2,0 . 102 m/s2 d) 20 m/s2 Determine a acelerao do sistema e a fora F23 que o bloco 2 exerce sobre o bloco 3, em funo de F, m1, m2 e m 3. 6) (UFJF ADAPTADA) Pedro foi passar as frias escolares na casa de seu tio, que tinha uma mercearia na zona rural. Chegando ao lugarejo, foi direto para a mercearia e encontrou o tio preocupado, porque a balana da mercearia, muito importante para pesar as mercadorias, estava quebrada. Como havia terminado a 1 srie do ensino mdio, disse ao tio que poderia resolver o problema, aplicando os conhecimentos de Fsica que havia estudado na escola. Pedro havia notado que, entre as coisas que o tio vendia, havia uma mola na qual estava escrita uma especicao interessante: 25 N/cm.

3) (UFJF 2004) Ao estacionar seu carro na garagem, o p do Sr. Joo escorrega do freio e pressiona acidentalmente o acelerador, fazendo com que o carro v de encontro parede, amassando a frente do carro. Marque o item abaixo que melhor explica por que o carro cou amassado: a) O carro fez uma fora sobre a parede e esta fez uma fora de reao menor sobre o carro. Como a fora da parede sobre o carro menor do que a fora do carro sobre a parede, o carro cou amassado. b) O carro fez uma fora sobre a parede e esta fez uma fora de reao maior sobre o carro. Como a fora da parede sobre o carro maior do que a fora do carro sobre a parede, o carro cou amassado.

Conra o raciocnio a ser utilizado para resolver cada questo na seo do site do pH na Internet: Caminho das Pedras

Fsica
pH n 06
Ano: 3

Ele sabia que aquele N era a unidade newton de fora e que cm era a unidade de comprimento centmetro. Para provar que estava certo, Pedro prendeu a mola no teto e dependurou na extremidade de baixo da mola um saco de rao em cujo pacote estava escrito o valor da massa. a) Faa o diagrama das foras que agem sobre o saco de rao, para a situao em que este se encontra em repouso, dependurado na mola. Identique cada fora indicada no diagrama. b) Se a mola esticou 4 (quatro) cm, calcule a massa do saco de rao que Pedro dependurou nela.

Um objeto de massa m = 225 kg, colocado na plataforma A, inicialmente em repouso no solo, deve ser levado verticalmente para cima e atingir um ponto a 4,5 m de altura, em movimento uniformemente acelerado, num intervalo de tempo de 3 s. A partir da, um sistema de freios passa a atuar, fazendo a plataforma A parar na posio onde o objeto ser descarregado.

7) (UNESP - MODIFICADA) Uma pessoa pesa um peixe em uma balana de molas presa no teto de um elevador. As foras externas atuando sobre o peixe so seu peso P e a fora T exercida pela balana. Responda os itens a seguir: a) Fazendo o balano de foras, verique em qual das situaes o peso aparente do peixe maior que seu peso real: quando o elevador est acelerando com acelerao para baixo ou para cima? b) Qual o peso aparente do peixe se o cabo que sustenta o elevador se romper? c) Analise a frase a seguir e julgue-a em verdadeira ou falsa justificando sua resposta: No caso do peso aparente do peixe ser maior que o peso real o elevador pode estar subindo ou descendo.

Considerando g = 10 m/s2, desprezando os efeitos do ar sobre o sistema e os atritos durante o movimento acelerado, a massa M, em kg, do corpo que deve ser colocado na plataforma B para acelerar para cima a massa m no intervalo de 3 s igual a: a) 275. d) 305. b) 285. e) 315. c) 295.

8) Um sistema formado por dois blocos 1 e 2 de massas, respectivamente, iguais a 2 kg e 3 kg, ligados por um o ideal que desliza por sob a polia sem atrito. A gura abaixo mostra o instante (t = 0) em que o conjunto fora abandonado, com o bloco 2 na posio A e o bloco 1 a uma distncia de 2 m do solo. Desprezando todos os atritos e os tamanhos dos blocos, determine:

10) (UFMG 98) Dois blocos iguais esto conectados por um o de massa desprezvel, como mostra a gura.

A fora mxima que o o suporta sem se arrebentar de 70 N. Em relao situao apresentada, assinale a alternativa correta: a) os mdulos da acelerao dos blocos 1 e 2 antes do bloco 1 chegar ao solo; b) o instante de tempo t que o bloco 2 passa pelo ponto B; a) O maior valor para o peso de cada bloco que o o pode suportar 35 N. b) O o no arrebenta porque as foras se anulam. c) O maior valor para o peso de cada bloco que o o pode suportar 140 N. d) O maior valor para o peso de cada bloco que o o pode suportar 70 N.

9) (UNESP 2012 - 1 FASE) Em uma obra, para permitir o transporte de objetos para cima, foi montada uma mquina constituda por uma polia, fios e duas plataformas A e B horizontais, todos de massas desprezveis, como mostra a gura.

You might also like