You are on page 1of 35

APOSTILA 1

A PESQUISA CIENTFICA Milton Rosa CEAD/UFOP milton@cead.ufop.br Introduo A pesquisa cientfica a realizao de um estudo planejado, no qual o mtodo de abordagem do problema caracteriza o aspecto cientfico da investigao. A finalidade do projeto descobrir respostas para questes ou problemticas de pesquisa mediante a aplicao do mtodo cientfico. Nesse sentido, a pesquisa sempre parte de um problema, de uma interrogao ou uma situao para a qual o repertrio de conhecimento disponvel no gera uma resposta adequada para a problemtica a ser estudada. Para solucionar esse problema, so levantadas hipteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa. Portanto, toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigao a ser realizada. No entanto, necessrio enfatizar que essa uma avenida de mo dupla, pois a pesquisa pode, algumas vezes, gerar insumos para o surgimento de novas teorias que, para serem vlidas, devem apoiar-se em fatos observados e provados. Alm disso, at mesmo a investigao surgida da necessidade de resolver problemas prticos pode levar descoberta de princpios bsicos relacionados s essas investigaes. Contudo, para que as pesquisas sejam conduzidas adequadamente, existe a necessidade de identificarmos os vrios tipos de conhecimento, como por exemplo, o emprico e o cientfico.

Tipos de Conhecimentos Conhecer incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenmeno qualquer. O conhecimento no nasce do vazio e sim das experincias que acumulamos em nossa vida cotidiana, atravs de experincias, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. Os seres humanos so os nicos capazes de criar e transformar o conhecimento; so os nicos capazes de aplicar o que aprendem, por diversos meios, em uma situao de mudana do

conhecimento; so os nicos capazes de criar um sistema de smbolos, como a linguagem para registrar as prprias experincias e pass-las para outros seres humanos. Assim, ao criarmos um sistema de smbolos, atravs da evoluo da espcie humana, permitimo-nos tambm ao pensar e, por consequncia, a ordenao e a previso dos fenmenos que nos cerca. Dessa maneira, importante termos conscinica de que existem diferentes tipos de conhecimentos:

a) Conhecimento Emprico o conhecimento obtido ao acaso, aps inmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido atravs de aes no planejadas, muitas vezes por observaes. Esse conhecimento transmitido de gerao em gerao por meio da educao informal e baseado na imitao e na experincia pessoal. Por exemplo, A chave est emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) uma maneira de girar a chave sem emperrar.

b) Conhecimento Filosfico fruto do raciocnio e da reflexo humana. o conhecimento especulativo sobre fenmenos, gerando conceitos subjetivos, que busca dar sentido aos fenmenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da cincia. Por exemplo, "o homem a ponte entre o animal e o alm-homem" (Friedrich Nietzsche, 1844-1900).

c) Conhecimento Teolgico o conhecimento revelado pela f divina ou crena religiosa. No pode, por sua origem, ser confirmado ou negado, pois depende da formao moral e das crenas de cada indivduo. Esse tipo de conhecimento apoia-se em doutrinas que contm proposies sagradas, valorativas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural, inspiracional e, por esse motivo, tais verdades so consideradas infalveis, indiscutveis e exatas. um conhecimento sistemtico do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino. Est sempre implcita uma atitude de f perante um conhecimento revelado. O conhecimento teolgico parte do princpio de que as verdades tratadas so infalveis e indiscutveis, por consistirem em

revelaes da divindade ou do sobrenatural. Por exemplo, acreditar em milagres; duendes; reencarnao e espritos.

d) Conhecimento Cientfico o conhecimento racional, sistemtico, exato e verificvel da realidade. A sua origem est nos procedimentos de verificao baseados na metodologia cientfica. Podemos ento afirmar que o conhecimento cientfico racional e objetivo, atm-se aos fatos, transcende aos fatos, analtico, requer exatido e clareza, comunicvel, verificvel, depende de investigao metdica, busca e aplica leis, explicativo, realiza predies, aberto e til. Por exemplo, descobrir uma vacina que evite uma doena; descobrir como ocorre a respirao dos batrquios e descobrir uma nova metodologia de ensino de matemtica. Nesse direcionamento, o conhecimento cientfico tambm pode ser considerado: Real e factual, pois lida com ocorrncias, fatos, isto , toda forma de existncia que se manifesta de algum modo. Contingente, pois as suas proposies ou hipteses tm a sua veracidade ou a falsidade conhecida por meio da experimentao e no pela razo, como ocorre no conhecimento filosfico. Sistemtico, pois um saber ordenado logicamente, compondo um sistema de ideias e teorias. Verificvel, pois as hipteses que no podem ser comprovadas no pertencem ao mbito da cincia. Falvel, pois no definitivo, absoluto ou final. Aproximadamente exato, pois novas proposies e o desenvolvimento de novas tcnicas podem reformular o acervo de teorias existentes.

Classificaes da Pesquisa Cientfica A pesquisa cientifica objetiva fundamentalmente contribuir para a evoluo do conhecimento humano em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada de acordo com rigorosos critrios de processamento das informaes, sendo objeto de investigao planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodolgicas consagradas pela cincia. Os

trabalhos de graduao, para serem considerados como pesquisas cientficas, devem produzir cincia, ou ser derivado da cincia ou acompanhar o modelo de tratamento cientfico. A pesquisa cientfica pode estar baseada no raciocnio lgico, que tem por objetivo encontrar solues para problemas propostos, mediante a utilizao de mtodos cientficos. Esse procedimento racional e sistemtico e visa proporcionar respostas aos problemas propostos. Em outras palavras, uma atividade voltada para a soluo de problemas por meio do emprego de processos cientficos. As pesquisas podem ser classificadas de acordo com diversos critrios, como por exemplo:

Quanto natureza Essas pesquisas no se fundamentam nos mtodos adotados, mas sim nas finalidades da pesquisa. Quato natureza, as pesquisas podem ser:

a) Trabalho cientfico original Esse tipo de pesquisa realizado pela primeira vez e pode contribuir com novas conquistas e descobertas para a evoluo do conhecimento cientfico.

b) Resumo de assunto Esse tipo de pesquisa dispensa a originalidade, mas no o rigor cientfico. Fundamenta-se em trabalhos mais avanados, publicados por autoridades no assunto e que no se limita simples cpia de ideias. A anlise e interpretao dos fatos e ideias, a utilizao de metodologia adequada, bem como o enfoque do tema de um ponto de vista original so qualidades necessrias. Esse tipo de pesquisa mais comum nos cursos de graduao.

Quanto aos objetivos Quanto aos objetivos, as pesquisas podem ser classificadas como exploratria, descritiva e explicativa.

a) Pesquisa exploratria Constitui o primeiro passo de todo trabalho cientfico. Esse tipo de pesquisa visa, sobretudo, quando bibliogrfica, proporcionar maiores informaes sobre um determinado tema, facilitar a delimitao desse tema, definir objetivos, formular as hipteses da pesquisa ou descobrir um novo tipo de enfoque para o trabalho de investigao que se pretende desenvolver.

b) Pesquisa descritiva Os fatos so observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem que o(a) pesquisador(a) interfira nesses fatos. Incluem-se nesse tipo de investigao, a maioria das pesquisas desenvolvidas nas Cincias Humanas e Sociais, as pesquisas de opinio, as mercadolgicas, os levantamentos socioeconmicos e psicossociais.

c) Pesquisa explicativa Esse tipo de pesquisa o mais complexo, pois alm de registrar, analisar e interpretar os fenmenos estudados, procura identificar os seus fatores determinantes, ou seja, as suas causas. A maioria dessas pesquisas utiliza o mtodo experimental, o qual caracterizado pela manipulao e controle das variveis, com o objetivo de identificar qual a varivel independente que determina a causa da varivel dependente ou do fenmeno em estudo. Quanto ao objeto Quanto ao objeto, as pesquisas referem-se, principalmente, ao ambiente onde as investigaes so realizadas.

a) Bibliogrfica Esse tipo de pesquisa pode ser considerado como um trabalho independente ou a etapa inicial de uma pesquisa.

b) De laboratrio O(a) pesquisador(a) tem condies de provocar, produzir e reproduzir fenmenos, em condies de controle. Esse tipo de pesquisa no sinnimo de pesquisa experimental. As Cincias Humanas e Sociais tambm utilizam este tipo de pesquisa.

c) De campo Esse tipo de pesquisa no tem como objetivo produzir ou reproduzir os fenmenos estudados. A coleta de dados efetuada em campo, onde ocorrem espontaneamente os fenmenos. desenvolvida principalmente nas Cincias Sociais, como por exemplo na Sociologia, Psicologia, Poltica, Economia, Antropologia e, tambm, na Educao.

Quanto aos procedimentos tcnicos Com relao aos procedimentos tcnicos, as pesquisas podem ser:

a) Pesquisa bibliogrfica o tipo de pesquisa que utiliza material escrito ou gravado. So consideradas fontes bibliogrficas os livros de leitura corrente ou de referncia, tais como dicionrios, as enciclopdias e os anurios; as publicaes peridicas como os jornais, as revistas, os panfletos, as fitas gravadas de udio e vdeo, as pginas de web sites, os relatrios e os anais de simpsios, seminrios, congressos, conferncias e encontros.

b) Pesquisa documental Esse tipo de pesquisa utiliza fontes de informao que ainda no receberam organizao, tratamento analtico e publicao, como tabelas estatsticas, relatrios de empresas, documentos arquivados em reparties pblicas, associaes, igrejas, hospitais, sindicatos, fotografias, epitfios, obras originais de qualquer natureza, correspondncia pessoal ou comercial.

c) Pesquisa experimental Quando um fato ou fenmeno da realidade reproduzido de maneira controlada, com o objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que so produzidos por esses fatos ou fenmenos. So geralmente realizados por amostragem, onde se considera que os resultados vlidos para uma amostra ou conjunto de amostras sero, por induo, vlidos tambm para toda populao ou universo.

Pesquisa ex post facto Esse tipo de pesquisa significa literalmente a partir de depois do fato, pois se trata de uma pesquisa experimental na qual, aps o fato ou fenmeno ter ocorrido, tenta-se explic-lo ou entend-lo.

d) Pesquisa de levantamento o tipo de pesquisa que busca informao diretamente com um grupo de interesse a respeito dos dados que se deseja obter, utilizando questionrios, formulrios ou entrevistas. Os dados so tabulados e analisados estatisticamente. Por exemplo, esses tipos de pesquisas pode ser de opinio, motivao e comportamento.

e) Estudo de caso Quando se deseja estudar com profundidade os diversos aspectos caractersticos de um determinado objeto de pesquisa restrito.

f) Pesquisa-ao Quando os pesquisadores e os participantes envolvem-se no trabalho de pesquisa de modo participativo ou cooperativo, interagindo em funo de um resultado esperado.

g) Pesquisa participante Ocorre por meio do contato direto do(a) pesquisador(a) com o fenmeno observado para se obter informaes sobre a realidade dos atores sociais em seus prprios contextos.

Abordagens da Pesquisa Cientfica Quanto abordagem, a pesquisa cientfica pode ser qualitativa, quantitativa ou mista. Dessa maneira, uma vez definido o tema da pesquisa, deve-se escolher entre realizar uma pesquisa qualitativa, quantitativa ou mista.

Pesquisa Qualitativa As pesquisas qualitativas surgiram da necessidade da utilizao de novos mtodos investigativos, de abordagens diferentes das tradicionais e que permitissem entender melhor os problemas apresentados na rea das cincias humanas. Esse tipo de pesquisa foi influenciado por uma nova atitude de investigao que coloca o(a) pesquisador(a) no centro da cena investigada, participando ativametne desse cenrio. Essas pesquisas visam busca do significado que atribudo aos fenmenos estudados, o que nem sempre pode ser encontrado por meio da conduo de pesquisas quantitativas. Na abordagem qualitativa, a pesquisa tem o ambiente como fonte direta de coleta dos dados. O(a) pesquisador(a) mantm contato direto com o ambiente e o objeto de estudo, necessitando um trabalho mais intensivo de campo. Nesse caso, as questes so estudadas no ambiente em que se apresentam sem qualquer manipulao intencional do(a) pesquisador(a). Os dados coletados nessas pesquisas so descritivos, retratando o maior nmero possvel de elementos existentes na realidade estudada. Esse tipo de pesquisa preocupa-se muito mais com o processo do que com o produto. Na anlise dos dados coletados no h preocupao em comprovar hipteses previamente estabelecidas, porm, no eliminam a existncia de um quadro terico que direcione a coleta, a anlise e interpretao dos dados. Alguns exemplos de pesquisa qualitativa so: Pesquisa participante. Pesquisa-ao. Pesquisa etnogrfica. Estudo de caso.

A pesquisa qualitativa responde a questes muito particulares, pois se preocupa com um nvel de realidade que no pode ser quantificado, operando com um universo de significados, motivos, ocupaes, crenas, valores, atitudes, o que corresponde a um espao mais profundo

das relaes, dos processos e dos fenmenos que no podem ser reduzidos operacionalizao de variveis. As caractersticas bsicas da pesquisa qualitativa so: 1. O ambiente natural a fonte direta de coleta de dados e o(a) pesquisador(a) o seu principal instrumento. 2. Os dados coletados so predominantemente descritivos. 3. A preocupao sobre o processo maior do que com o produto. 4. O significado que as pessoas fornecem s coisas e sua vida so focos de ateno especial pelo(a) pesquisador(a). 5. A perspectiva dos participantes deve ser capturada pela pesquisa de acordo com a maneira como os informantes encaram as questes em foco. 6. A anlise dos dados tende a seguir um processo indutivo. Por exemplo, se quisermos estudar o problema da evaso e da repetncia no ensino da matemtica no 1 grau a nvel estadual, a melhor maneira de conseguirmos uma viso geral do problema por meio do levantamento de informaes junto aos estabelecimentos da rede escolar para a obteno dos dados quantitativos. Porm, se quisermos saber quais so as difculdades decorrentes da prtica pedaggica em sala de aula e, tambm, quais so os elementos que contribuem para aumentar a evaso escolar e a repetncia, o levantamento qualitativo nos permite compreender a trama intrincada do que ocorre nessa situao microssocial. Dessa maneira, torna-se necessria a obteno de dados qualitativos para que tenhamos, holisticamente, uma melhor compreenso da evaso e da repetncia escolar.

Pesquisa Quantitativa Esse tipo de abordagem est relacionado ao emprego de recursos e tcnicas estatsticas que visam quantificar os dados coletados. No desenvolvimento da pesquisa de natureza quantitativa devem-se formular hipteses e classificar a relao entre as variveis para garantir a preciso dos resultados, evitando contradies no processo de anlise e interpretao. Nessa perspectiva, as pesquisas quantitativas so mais adequadas para apurar opinies e atitudes explcitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados, como, por exemplo, os questionrios estruturados com perguntas claras e objetivas que permitam a uniformidade de entendimento dos participantes. Os questionrios so utilizados quando se

10

sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa, permitindo que se realizem projees para a populao representada. Nesse tipo de pesquisa, necessrio que as hipteses sejam levantadas, de maneira precisa, para que forneam ndices que possam ser comparados com outros indicadores. No entanto, a pesquisa quantitativa exige um nmero maior de participantes para garantir maior preciso nos resultados, que so projetados para a populao representada. O relatrio da pesquisa quantitativa, alm das interpretaes e concluses, deve mostrar tabelas de percentuais e grficos, que podem ser preparados de maneira cruzada e de acordo com os diferentes perfis da populao estudada. As etapas necessrias para a realizao de uma pesquisa quantitativa so: 1. Definio do objetivo da pesquisa. 2. Definio da populao e da amostra. 3. Elaborao dos questionrios. 4. Coleta de dados (campo). 5. Processamento dos dados (tabulao). 6. Anlise dos resultados. 7. Apresentao e divulgao dos resultados. A pesquisa quantitativa tem como objetivo identificar a presena e medir a frequncia e intensidade de comportamentos, atitudes e motivaes de um determinado pblico-alvo. Esse tipo de pesquisa gera medidas precisas, confiveis e que podem ser replicadas para o universo estudado, pois se baseia em uma amostra estatstica previamente determinada.

Pesquisa Mista A utilizao da abordagem qualitativa difere da quantitativa pelo fato de no utilizar dados estatsticos como o centro do processo de anlise de um problema, no tendo, portanto, a prioridade de numerar ou medir unidades. No existe um continuum entre o qualitativo e o quantitativo, pois o qualitativo trabalha com a intuio, a explorao e o subjetivismo e o quantitativo representa o espao cientfico que traduzido objetivamente para a linguagem matemtica. A diferena entre o qualitativo e o quantitativo est relacionada com a natureza de cada tipo de pesquisa, pois enquanto os cientistas sociais que trabalham com estatstica (quantitativo)

11

apreendem dos fenmenos apenas a regio visvel, ecolgica, morfolgica e concreta, a abordagem qualitativa aprofunda-se no mundo dos significados das aes e relaes humanas, um lado no perceptvel e no captvel pelas equaes, mdias e estatsticas. No entanto, o conjunto de dados quantitativos e qualitativos no se ope e se complementam, pois a realidade abrangida por essas abordagens interage dinamicamente, excluindo, dessa maneira, qualquer dicotomina.

Tipos de Pesquisa Cientfica A pesquisa cientfica pode ser de anlise terica, de anlise terico-emprica e de estudo de caso sobre um assunto pesquisado bibliograficamente. Embora esses trs tipos de pesquisa englobeem a maioria dos trabalhos de pesquisa cientfica, Takeshi e Mendes (1998) afirmam que existem trabalhos desenvolvidos fora desse contexto como, por exemplo, a resenha bibliogrfica e o inventrio bibliogrfico.

Pesquisa Cientfica de Anlise Terica Esse tipo de pesquisa analisa teoricamente um assunto pesquisado bibliograficamente. Pode ser caracterizada como: Uma simples organizao coerente de idias originadas de bibliografia de alto nvel, em torno de um tema especfico. Uma anlise crtica ou comparativa de uma obra, teoria ou modelo existente, a partir de um esquema conceitual bem definido. O desenvolvimento de uma pesquisa cientfica inovadora, a partir de fontes exclusivamente bibliogrficas. A pesquisa cientfica de anlise terica evidencia uma simples organizao coerente de idias, originadas de bibliografia de autores consagrados que escreveram sobre o tema escolhido. Esse tipo de pesquisa pode ser desenvolvido como uma anlise crtica ou comparativa de uma teoria, a partir de um esquema conceitual bem definido. Sugere-se que os pesquisadores evitem temas muito amplos ou ambiciosos e que se preocupem em desenvolver um trabalho acadmico simples. A pesquisa cientfica pode, ainda, ser o resultado de uma reviso de literatura criticamente articulada. Assim, a reviso de literatura no tem, portanto, um carter aditivo e

12

sim, de integrao de estudos sobre o tema abordado. Em sntese, a pesquisa cientfica pode ter como proposta a formulao de quadros de referncia e estudos de teorias.

Pesquisa Cientfica de Anlise Terico-Emprica A pesquisa cientfica de anlise terico-emprica um tipo de pesquisa desenvolvida em trabalhos de campo. Essa pesquisa pode ser caracterizada como: Uma simples anlise interpretativa de dados primrios, em torno de um tema, com apoio bibliogrfico. Um teste de hipteses, modelos ou teorias, a partir de dados primrios e secundrios. Um trabalho inovador a partir de dados primrios ou secundrios. Os dados primrios so as informaes obtidas diretamente no campo ou na origem dos eventos pesquisados. Os dados secundrios, por sua vez, so aqueles obtidos a partir de obras bibliogrficas ou de relatrios de pesquisas, que foram elaborados anteriormente sobre o tema. O trabalho cientfico pode ser considerado como a descrio dos resultados de teste de modelos ou teorias a partir de dados primrios e secundrios. Nesse tipo de pesquisa, o trabalho cientfico pode analisar a correspondncia entre um caso real, os modelos e as teorias. Nesse caso, so utilizadas tcnicas de coleta, tratamento e anlise de dados essencialmente quantitativas, que se caracterizam pela rigorosa aplicao metodolgica na busca da relao causal entre diferentes variveis.

Pesquisa Cientfica de Estudo de Caso Esse tipo de pesquisa sugere uma anlise especfica da relao entre um caso real, as hipteses, os modelos e as teorias. No estudo de caso, podem ser encontradas situaes devidamente caracterizadas em que se proponham alteraes ou modificaes que visam melhor-las. No estudo de caso se realiza a pesquisa com relao a um determinado indivduo, famlia, grupo ou comunidade, que tem como objetivo realizar uma indagao em profundidade para que se possa examinar um determinado ciclo de vida ou algum aspecto particular desse ciclo. importante ressaltar que, nesse tipo de pesquisa, a fundamentao terica e a caracterizao da organizao devem ser trabalhadas, direcionando, posteriormente, anlise e a

13

interpretao das informaes, para identificar deficincias visando elaborar programas de capacitao, distribuir tarefas e determinar normas.

Metodologias para o Desenvolvimento da Pesquisa Cientfica A pesquisa cientfica visa conhecer cientificamente um ou mais aspectos de um determinado assunto, devendo ser sistemtica, metdica e crtica, pois o produto da pesquisa cientfica deve contribuir para o avano do conhecimento humano. Na vida acadmica, a pesquisa um exerccio que permite despertar o esprito de investigao diante dos trabalhos e problemas sugeridos ou propostos pelos professores e orientadores. Os critrios para a classificao dos tipos de pesquisa variam de acordo com o enfoque dado, os interesses, campos, metodologias, situaes e objetos de estudo. Assim, a partir dos procedimentos tcnicos e metodolgicos utilizados, podemos determinar os seguintes tipos de pesquisa cientfica:

Pesquisa Bibliogrfica Essa pesquisa tem como objetivo explicitar e construir hipteses sobre o problema evidenciado, aprimorando as ideias e fundamentando o assunto em relao questo abordada na pesquisa. Esse tipo de pesquisa envolve o levantamento bibliogrfico, que realizado em diversas fontes visando consultar obras respeitveis e atualizadas sobre a temtica a ser pesquisada. A pesquisa bibliogrfica desenvolvida a partir de material elaborado, constituda principalmente por livros, publicaes em peridicos e artigos cientficos, que so denominadas fontes bibliogrficas. Nesse tipo de pesquisa importante que o(a) pesquisador(a) verifique a veracidade dos dados obtidos, observando as possveis incoerncias ou contradies que as obras possam apresentar. Em outras palavras, a pesquisa bibliogrfica baseada nas fontes de referncia, que tem por objetivo conhecer e analisar as principais contribuies tericas sobre um determinado tema ou problema. As pesquisas bibliogrficas tambm servem de base para outras pesquisas cientficas. Os demais tipos de pesquisa tambm envolvem o estudo bibliogrfico, pois todas necessitam de um referencial terico. No entanto, para a realizao da pesquisa bibliogrfica,

14

importante utilizar as fichas de leitura denominadas fichamentos, que facilitam a organizao das informaes obtidas durante a reviso de literatura.

a) As Fases da Pesquisa Bibliogrfica Determinar os objetivos. Elaborar o plano de trabalho. Identificar as fontes. Localizar as fontes e obter o material. Ler o material (leitura exploratria, seletiva e analtica). Elaborar apontamentos. Confeccionar as fichas de documentao (fichamentos). Redigir o trabalho.

b) Um Exemplo de Projeto de Pesquisa Bibliogrfica Um projeto de pesquisa que tenha por objetivo verificar como se desenvolveu o ensino de Matemtica no Brasil, poderia ser mostrado pelo seguinte projeto: 1. Introduo 2. O ensino da Matemtica na Escolas Normais e CEFANS 3. O ensino de Matemtica nos cursos de formao universitria 4. O ensino de Matemtica em cursos especficos 4.1. A regulamentao dos cursos de Matemtica 4.2. O desenvolvimento dos cursos de Matemtica 4.3. Situao dos cursos de Matemtica o 4.3.1. Na graduao presencial o 4.3.2. Na graduao a distncia o 4.3.2. Na ps-graduao 5. Consideraes Finais

Pesquisa Terica De acordo com Demo (2000), a pesquisa terica "dedicada a reconstruir teoria, conceitos, ideias, ideologias, polmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar

15

fundamentos tericos" (p. 20). Esse tipo de pesquisa direcionada no sentido de reconstruir teorias, quadros de referncia, condies explicativas da realidade, polmicas e discusses pertinentes por meio da discusso crtica do embasamento e da fundamentao terica de um determinado tema. No entanto, a pesquisa terica no implica na interveno imediata da realidade, pois o seu papel decisivo na criao de condies tericas para essa interveno. Nesse sentido, o conhecimento terico adequado acarreta rigor conceitual, anlise acurada, desempenho lgico, argumentao diversificada, capacidade explicativa (GIL, 1994). Em outras palavras, a pesquisa terica aquela que analisa uma determinada teoria, como po exemplo, analisa a teoria da Etnomatemtica de Ubiratan DAmbrosio ou a Teoria das Sete Inteligncias de Howard Gardner. Podemos afirmar que o objetivo da pesquisa terica buscar o conhecimento ou o aprofundamento da discusses em relao a uma determinada teoria, como a da Etnomatemtica. Tachizawa e Mendes (2006) afirmam que na pesquisa terica no existe a necessidade da coleta de dados e da pesquisa de campo, pois esse tipo de pesquisa busca a compreenso de uma determinada teoria por meio de discusses e debates sobre a sua fundamentao e embasamento terico-filosfico. O estudo bibliogrfico um mtodo bscio desse tipo de pesquisa.

Pesquisa de Campo A pesquisa de campo uma maneira de coleta que permite a obteno de dados sobre um fenmeno de interesse visando verificar como esse fenmeno ocorre na realidade estudada. Consiste, portanto, na coleta de dados e no registro de variveis presumivelmente relevantes, diretamente da realidade, para anlises ulteriores. A pesquisa de campo tambm abrange: a) A pesquisa bibliogrfica. b) A determinao das tcnicas de coleta de dados. c) A determinao da amostra. d) O registro dos dados e das anlises.

Podemos citar os seguintes tipos de pesquisa de campo:

16

Quantitativo-descritivo: pesquisa emprica1 cuja principal finalidade o delineamento ou a anlise das caractersticas de fatos ou fenmenos, a avaliao de programas ou o isolamento de variveis principais.

Exploratrio: pesquisa emprica cujo objetivo a formulao de questes ou de um problema, com tripla finalidade, isto , desenvolver hipteses, aumentar a familiaridade do(a) pesquisador(a) com um ambiente, fato ou fenmeno, para

realizao de uma pesquisa precisa; ou modificar, elucidar e clarificar conceitos.

Experimental: pesquisa emprica cujo objetivo principal o teste de hipteses relacionadas causa e efeito.

A grande vantagem da pesquisa de campo a obteno de dados retirados diretamente da realidade. Na pesquisa de campo, as teorias propostas podem ser validadas ou refutadas. Assim, com a utilizao de tcnicas de amostragem estatstica, a pesquisa de campo permite o acmulo de conhecimento sobre determinado aspecto da realidade, conhecimento esse que pode ser comprovado e utilizado por outros pesquisadores. A principal desvantagem da pesquisa de campo o pequeno grau de controle sobre a coleta de dados e a possibilidade de que fatores, desconhecidos para o(a) investigador(a), possam interferir nos resultados. No caso de pesquisas baseadas em questionrios, formulrios e entrevistas, outro limitador que o procedimento adotado pode apresentar um menor grau de confiabilidade pela possibilidade de os indivduos falsearem as respostas. H, entretanto, vrios recursos que podem ser utilizados para aumentar as vantagens e diminuir as desvantagens desse mtodo, como por exemplo, utilizar os pr-testes e uma completa instrumentao de coleta de dados.

Pesquisa Experimental A pesquisa experimental informa a maneira ou a causa pela qual um determinado fenmeno produzido. Esse tipo de pesquisa verifica a relao de causalidade que se estabelece
1

A pesquisa emprica est relacionada com a busca de dados obtidos por meio da experincia e da vivncia do(a) pesquisador(a) e dos pesquisados. Esse tipo de pesquisa colhe os dados a partir de fontes diretas, os sujeitos, que vivenciam, experienciam e tm conhecimento sobre o estudo a ser realizado.

17

entre variveis, isto , em saber se a varivel X (independente) determina a varivel Y (dependente), e, para isto, cria-se uma situao de controle rigoroso, procurando evitar que haja a presena de influncias alheias verificao que se deseja realizar. Depois, se interfere diretamente na realidade, dentro de condies que foram preestabelecidas, manipulando a varivel independente para observar o que acontece com a dependente. Nestas circunstncias, X (varivel independente) ser causa de Y (varivel dependente) se: a) Y no apareceu antes de X. b) Y varia quando h tambm variao em X. c) outras influncias no fizeram X aparecer ou variar. Assim, como exemplo imagine que desejamos verificar se em um determinado grupo de alunos, uma estratgia pedaggica para o ensino da matemtica (varivel independente) produz resultados satisfatrios no desempenho dos alunos nas avaliaes externas (varivel dependente). Para que a nossa resposta seja positiva, a estratgia pedaggica adotada causa bons resultados nas avaliaes externas. Nesse sentido, a pesquisa experimental estuda, portanto, a relao entre fenmenos distintos, procurando saber se um a causa do outro. Este tipo de pesquisa mais utilizado nas cincias naturais, por utilizarem o mtodo experimental, requerendo a utilizao de equipamentos, laboratrios, tcnicas e instrumentos que possam indicar um resultado concreto. Porm, essas pesquisas so utilizadas em estudos de grupos selecionados, pois possibilita o levantamento de situaes econmicas de uma determinada faixa do mercado consumidor. Cervo e Bervian (2004) afirmam que:
A pesquisa experimental se caracteriza por manipular diretamente as variveis relacionadas com o objeto de estudo. Neste tipo de pesquisa, a manipulao das variveis proporciona o estudo da relao entre as causas e efeitos de um determinado fenmeno. Atravs da criao de situaes de controle, procura-se evitar a interferncia de variveis intervenientes. Interfere-se diretamente na realidade, manipulando-se a varivel independente a fim de observar o que acontece com a dependente (p. 68).

A pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variveis que seriam capazes de influenci-lo, definir as maneiras de controle e de observao dos efeitos que a varivel produz no objeto. Os objetos de estudo podem ser os grupos sociais, como por exemplo; os alunos, os professores, os diretores e os supervisores bem como as investigaes relacionadas com o comportamento, aprendizagem e a produtividade. As trs variveis mais utilizadas na pesquisa experimental so:

18

a) Experimento apenas-depois, com dois grupos: o de controle e o de experimento Compara-se o grupo experimental, que sofreu o experimento, com o grupo de controle, que no sofreu o experimento.

b) Experimento antes-depois com um nico grupo O grupo nico comparado antes e depois do experimento (estmulo).

c) Experimento antes-depois com dois grupos O grupo experimental e de controle so medidos no incio e no fim do perodo experimental. O estmulo introduzido no grupo experimental. As medidas so obtidas por diferena entre os grupos.

O Experimento O experimento se diferencia da experincia e da observao. Se, por exemplo, um professor tem a ateno voltada naturalmente para um determinado aluno que est tendo um procedimento peculiar em sala de aula, est tendo uma experincia espontnea. Porm, se, de agora em diante, durante algum tempo, o professor tem o propsito de acompanhar esse aluno, prestando ateno no que ele faz, ento, ao cumprir o propsito, tem uma experincia intencional. Mas, se esta for planejada, ou pelo menos houver o objetivo de se registrar, para estudo, as informaes obtidas; ento o procedimento de observao cientfica. No entanto, se quisesse realizar um experimento, o professor deveria, planejadamente, interferir na realidade (varivel dependente) para observar a conduta do aluno (varivel dependente) ou interferir nesta (varivel independente) para observar um determinado resultado (varivel dependente). O experimento uma situao, criada em laboratrio, com a finalidade de observar, de acordo com o controle, a relao que existe entre fenmenos. O termo controle serve para indicar os esforos para se eliminar ou, pelo menos, reduzir ao mnimo possvel os erros que possam surgir numa experincia. Por exemplo, vamos considerar uma pesquisa na qual a hiptese que os professores que utilizam tcnicas de trabalhos em grupo nas aulas de matemtica tendem a ser avaliados de maneira mais positiva por seus alunos. De acordo com essa hiptese, para que o experimento possa ser realizado, torna-se necessrio manipular a varivel independente:

19

utilizao de tcnicas de trabalho em grupo. A figura 1 mostra o resultado da utilizao das tcnicas de trabalho em grupo.

Utilizao de Tcnicas de Trabalho em Grupo A1 Utilizam intensamente. A2 Utilizam moderadamente. A3 No utilizam.

Resultado na varivel dependente (avaliao dos professores pelos alunos)


Figura 1: Resultado da utilizao das tcnicas de trabalho em grupo

De um modo geral, o experimento representa o melhor exemplo de uma pesquisa cientfica, com destaque para o tipo antes-depois com dois grupos que, considerado rigidamente experimental. Por outro lado, por exigir relaes entre as variveis a serem estudadas, bem como o seu controle, torna-se praticamente invivel quando se trata de objetos sociais. As Fases de uma Pesquisa Experimental a) Formulao do problema. b) Construo da hiptese. c) Operacionalizao das variveis. d) Definio do plano experimental. e) Determinao dos sujeitos, f) Determinao do ambiente. g) Coleta de dados. h) Anlise e interpretao dos dados. i) Apresentao das concluses.

Pesquisa Descritiva Esse tipo de pesquisa descreve, constata e avalia relaes entre variveis medida que essas variveis se manifestam espontaneamente em fatos, situaes e condies existentes.

20

Assim, na pesquisa descritiva, pode existir o estudo da relao entre fenmenos, procurando-se conhecer se um causa do outro. Descrever narrar o que acontece. Nesse sentido, a pesquisa descritiva est interessada em descobrir e observar fenmenos procurando descrev-los, classific-los e interpret-los. Estudando o fenmeno, a pesquisa descritiva deseja conhecer a sua natureza, sua composio, processos que o constituem ou que nele se realizam. Para alcanar resultados vlidos, a pesquisa necessita ser elaborada corretamente, submetendo-se s exigncias do mtodo cientfico. Nesse sentido, o problema ser enunciado em termos de indagar se um fenmeno acontece ou no, que variveis o constituem, como classific-lo, que semelhanas ou diferenas existem entre determinados fenmenos, etc. Os dados obtidos devem ser analisados e interpretados e podem ser qualitativos, utilizando-se palavras para descrever o fenmeno como, por exemplo, em um estudo de caso. Esses dados tambm podem ser expressos mediante smbolos numricos, como por exemplo, o total de alunos em uma determinada posio da escala, em uma pesquisa de opinio referente metodologia utilizada no ensino da matemtica. A pesquisa descritiva pode aparecer sob diversas formas, como por exemplo, pesquisa de opinio, onde se procura saber que atitudes, pontos de vista e preferncias que as pessoas tm a respeito de um determinado assunto, com intuito, de geralmente, se tomar decises sobre esse assunto. A pesquisa de opinio ou a pesquisa de atitude abrange uma faixa muito extensa de investigao, realizada com o objetivo de identificar falhas ou erros, descrever procedimentos, descobrir tendncias, reconhecer interesses e valores enquanto que a pesquisa de motivao conduzida para determinar as razes inconscientes e ocultas que levam, por exemplo, os alunos a um determinado produto educacional.

Pesquisa Documental Na pesquisa documental, os documentos so investigados para que possamos descrever e comparar usos e costumes, tendncias, diferenas, etc. Esse tipo de pesquisa uma maneira de coleta de dados realizada a partir de documentos, escritos ou no, que visa caracterizar determinados eventos tal como aparecem nesses registros. Esses registros so denominados fontes documentais. As fontes documentais podem ser:

21

a) Fontes Primrias ou de 1 Mo Essas fontes so compostas por documentos localizados em arquivos de instituies pblicas e privadas, que ainda no foram trabalhados, investigados e pesquisados. Esses documentos incluem cartas pessoais, certides, dirios, fotos, gravaes, memorandos, ofcios, regulamentos, boletins, etc.

b) Fontes Secundrias ou de 2 Mo Essas fontes so compostas por documentos que, de alguma maneira, foram analisados, investigados e pesquisados, como por exemplo, os relatrios de pesquisa, os relatrios de empresas, os balanos, as tabelas, as estatsticas, os exerccios ou trabalhos corrigidos, etc. Os livros, as revistas, os jornais, as publicaes avulsas, as monografias, os trabalhos de concluso de curso, as dissertaes e as teses tambm so consideradas como fontes secundrias. Nesse contexto, os documentos so fontes de dados, fixados materialmente e suscetveis de serem utilizados para consulta, estudo ou prova. Os documentos podem ser classificados como: a) Manuscritos b) Impressos sem periodicidade, como por exemplo, os livros, os folhetos, os catlogos, os processos e os pareceres, etc. c) Peridicos, como por exemplo, as revistas, os boletins, os jornais, os anurios e demais documentos de divulgao peridica. d) Microfilmes e vdeos que reproduzem outros documentos. e) Mapas, plantas, documentos fotogrficos, documentos magnticos e informatizados.

Fontes Documentais Os arquivos pblicos abrangem os documentos oficiais, tais como leis, ofcios, relatrios, publicaes parlamentares, como, por exemplo, as atas, os debates, os projetos de leis e os documentos jurdicos, oriundos de cartrios, como, por exemplo, os registros de nascimentos e mortes, desquites e divrcios, escrituras de compra e venda falncias e concordatas e outros. Os arquivos particulares correspondem aos domiclios particulares nos quais se encontram as memrias, as autobiografias e os dirios e, tambm as instituies de ordem

22

privadas, tais como bancos, empresas, partidos polticos, igrejas, associaes, nas quais se encontram as atas, os registros, as memrias e os comunicados. Existem ainda outras fontes, como por exemplo, as instituies pblicas como as delegacias e postos voltados ao trabalho, as escolas e os hospitais, que possuem registros ou alistamentos.

Fontes Estatsticas As fontes estatsticas so realizadas por rgos especficos e especializados como o IBGE, o Instituto Gallup e o Instituto Brasileiro de Opinio Pblica e Estatstica (Ibope). Devemos considerar tambm os rgos especficos que mantm um banco de dados especializados, como por exemplo, a Bolsa de Valores de So Paulo (Bovespa), as Juntas Comerciais e outras, como os Conselhos federal e regionais de atividades profissionais regulamentadas e as Universidades.

Fontes Bibliogrficas As fontes bibliogrficas fornecem aos pesquisadores diversos dados, exigindo uma manipulao e anlises diferenciadas. Caracterizam-se como fontes desse tipo:

Imprensa Escrita

Essa fonte constituda por jornais e revistas, deve ser independente, ter contedo e orientao sem tendncia, bem como difuso e influncia, a anlise deve ser realizada de maneira independente e, por fim, deve-se verificar se h grupos de interesse envolvidos no processo de pesquisa.

Meios Audiovisuais

Esse tipo de mdia deve ser analisada com base nos mesmos itens especificados para a imprensa escrita.

Material Cartogrfico

Esses meios bibliogrficos so especficos, de acordo com a linha de pesquisa e atualizao no projeto, no havendo grandes restries quanto ao seu emprego.

23

Publicaes

Os livros, as teses, as dissertaes, as monografias, os trabalhos de concluso de curso, as publicaes avulsas, as pesquisas, entre outros, formam o conjunto de publicaes bsicas para as pesquisas cientficas.

As Fases da Pesquisa Documental Determinar os objetivos. Elaborar o plano de trabalho. Identificar as fontes. Localizar as fontes e obter o material. Tratar os dados. Confeccionar as fichas (fichamentos). Redigir o trabalho.

Distines entre Pesquisa Documental e Pesquisa Bibliogrfica A pesquisa documental assemelha-se muito pesquisa bibliogrfica. No entanto, a diferena essencial est na natureza das fontes, pois, enquanto a pesquisa bibliogrfica utiliza as contribuies de diversos autores sobre determinados assuntos; a pesquisa documental apia-se em materiais que no receberam ainda um tratamento analtico ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com o objeto da pesquisa, como por exemplo, os exerccios, as avaliaes e os trabalhos realizados para uma ou mais disciplinas de um determinado curso.

Pesquisa Ex-post-facto Na pesquisa ex-post-facto tem-se um experimento que se realiza depois que os fatos ocorrem. Assim, esse tipo de pesquisa analisa situaes que se desenvolvem naturalmente aps algum acontecimento. Nesse experimento, o(a) pesquisador(a) no tem controle sobre as variveis. Por exemplo, se em uma determinada cidade existem duas escolas com aproximadamente o mesmo tamanho, o mesmo tempo de fundao e caractersticas scioculturais semelhantes e numa delas se utiliza uma estratgia pedaggica diferenciada para o ensino da matemtica, as modificaes curriculares que a se produzirem podem ser atribudas a esse fato.

24

Esse tipo de pesquisa muito utilizado nas cincias sociais, pois permite a investigao de determinantes econmicos e sociais do comportamento da sociedade em geral. Estuda-se um fenmeno ocorrido para explic-lo e entend-lo.

As Fases da Pesquisa Ex-post-facto Formulao do problema. Construo das hipteses. Operacionalizao das variveis. Localizar os grupos para a investigao. Coletar os dados. Analisar e interpretar os dados. Apresentao das concluses.

Estudo de Caso O estudo de caso refere-se ao estudo minucioso e profundo de um ou mais objetos. O estudo de caso pode permitir novas descobertas de aspectos que no foram previstos inicialmente. Em outras palravas, o estudo de caso caracterizado pela investigao profunda e exaustiva de um ou de poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Por tratar de fatos ou fenmenos normalmente isolados, o estudo de caso exige do pesquisador um grande equilbrio intelectual e uma capacidade de observao maximizada, ou seja, um olho clnico, alm de parcimnia e moderao quanto generalizao dos resultados. A delimitao da unidade-caso no um tarefa simples, devendo ser observadas algumas regras, que permitem obter resultados significativos: Buscar casos tpicos, a melhor expresso do tipo ideal da categoria. Selecionar casos extremos, ideias dos limites dentro dos quais as variveis podem oscilar. Tomar casos marginais, pois permitem conhecer os casos normais e as possveis causas do desvio. O caso em estudo pode ser uma pessoa, uma famlia, uma comunidade, um conjunto de relaes ou processos, como o conflito no trabalho, a segregao racial em uma comunidade ou at mesmo uma cultura.

25

So caractersticas fundamentais do estudo de caso. Visar a descoberta. Enfatizar a interpretao em contexto. Retratar a realidade completa e profunda. Utilizar uma variedade de fontes de informao. Revelar uma experincia vicria e permitir generalizaes naturalsticas. Representar os diferentes e s vezes conflitantes pontos de vista presentes numa situao social. Utilizar uma linguagem e uma maneira mais acessvel do que os outros relatrios de pesquisa. Por exemplo, ao retratar o cotidiano escolar, em toda a sua riqueza, esse tipo de pesquisa oferece elementos preciosos para uma melhor compreenso do papel da escola e de suas relaes com outras instituies da sociedade.

As Fases do Estudo de Caso Fase exploratria. Delimitao da unidade-caso. A coleta de dados. A anlise sistemtica dos dados. Interpretao dos dados. A redao do relatrio. A prtica do estudo de caso.

Pesquisa-ao Esse um tipo de pesquisa, com base emprica, que concebida e realizada com uma estreita associao com a resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situao-problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo. A pesquisaao acontece quando h interesse coletivo na resoluo de um problema ou no suprimento de uma determinada necessidade. Pesquisadores e pesquisados podem se engajar em pesquisas bibliogrficas, experimentos, etc., interagindo em funo de um resultado esperado. Nesse tipo de pesquisa, os

26

pesquisadores e os participantes envolvem-se no trabalho de maneira cooperativa. Convm salientar que a pesquisa-ao no se refere a um simples levantamento de dados ou de relatrios a serem arquivados. Com a pesquisa-ao os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na prpria realidade dos fatos observados. A pesquisa-ao tende a ser desprovida de subjetividade que deve caracterizar os procedimentos cientficos. Esse tipo de pesquisa vem sendo recomendada, sobretudo pelos pesquisadores identificados por ideologias reformistas e participativas. Na pesquisa-ao, o grupo do qual o(a) pesquisador(a) participa auxilia a definir os objetivos e o andamento da pesquisa.

As Fases da Pesquisa-ao Fase exploratria: contato preliminar com o campo em que ser desenvolvida. Formulao do problema. Construo de hipteses ou questes de pesquisa. Realizao de seminrios: para recolher as propostas dos participantes e de especialistas convidados. Seleo da amostra. Coleta de dados. Anlise e interpretao dos dados: pode ser de maneira clssica ou por meio de novo seminrio. Elaborao do plano de ao. Divulgao dos resultados.

Plano de Ao A pesquisa-ao concretiza-se com o planejamento de uma ao destinada a enfrentar o problema que ser investigado. Esse plano deve conter: Os objetivos que se pretende atingir. A populao a ser beneficiada. A natureza da relao da populao com as instituies que sero afetadas. A identificao das medidas que podem contribuir para melhorar a situao.

27

Os procedimentos a serem adotados para assegurar a participao da populao e incorporar suas sugestes. A determinao Dos modos de controle do processo e de avaliao de seus consultores.

Pesquisas de Desenvolvimento Esse tipo de pesquisa estuda as mudanas ocorridas nas pessoas nas reas cognitiva, afetiva ou psicomotora. As pesquisas de desenvolvimento podem ser:

Transversais: estuda um aspecto do desenvolvimento do ensino-aprendizagem com a utilizao de grupos de alunos que estejam em diferentes estgios de desenvolvimento, como por exemplo, inteligncia, cognio, leitura e linguagem.

Longitudinais: acompanha um grupo de alunos durante um determinado perodo de tempo, propondo-se a estudar seus diferentes estgios de desenvolvimento.

Transculturais: estuda fenmenos em diferentes grupos culturais a fim de verificar as peculiaridades de cada um desses grupos e as e as possveis generalizaes.

Pesquisa de Levantamento Esse tipo de pesquisa caracteriza-se pela interrogao direta das pessoas cujo comportamento que se deseja conhecer. So coletadas informaes de um grupo de pessoas acerca do problema estudado, que so analisadas quantitativamente dados para posterior publicao das concluses. Quando todo o universo pesquisado fornece as informaes tem-se o censo. Por exemplo, em uma pesquisa, existe a necessidade de realizar um levantamento para conhecer o perfil scio-econmico-cultural dos alunos da rede municipal de ensino, ou de sua escola, ou da classe na qual voc trabalha. Esse levantamento importante para o planejamento do ensino e para elaborao de polticas pblicas educacionais.

As Fases da Pesquisa de Levantamento Especificar os objetivos.

28

Operacionalizar os conceitos e as variveis. Elaborar os instrumentos de coleta de dados. Pr-testar os instrumentos. Selecionar a amostra. Coletar e verificar os dados. Analisar e interpretar os dados. Apresentar os resultados.

Pesquisa Participante A pesquisa participante assim como a pesquisa-ao, caracteriza-se pela interao entre pesquisa e os membros das situaes investigadas. A pesquisa-ao e a pesquisa participante no so sinnimos, embora, s vezes, sejam tratadas como se o fossem. A pesquisa-ao supe uma um modo planejado, de carter social, educacional e tcnico enquanto que e a pesquisa participante envolve a distino entre a cincia popular e a cincia dominante, atividade que privilegia a manuteno do sistema vigente, comprometido com a minimizao da relao entre dirigentes e dirigidos. Por essa razo tem-se voltado, sobretudo, para a investigao junto a grupos desfavorecidos, tais como os constitudos por operrios, camponeses, indgenas, negros e alunos portadores de necessidades especiais. Na pesquisa participante, o(a) pesquisador(a) participa do grupo que est pesquisando.

As Etapas da Pesquisa Participante A pesquisa participante desenvolvida em quatro etapas:

1) A Montagem Institucional e Metodolgica Determinao das bases tericas. Determinao das tcnicas de coletas de dados. Delimitao da regio a ser estudada. Organizao do processo com a identificao dos colaboradores, a distribuindo das tarefas e a partilha de decises. Preparao dos pesquisadores. Elaborao do cronograma de atividades.

29

2) Estudo Preliminar e Provisrio da Regio e da Populao Pesquisadas Identificar a estrutura social da populao. Descobrir o universo vivido pela populao. Recensear os dados scio-econmicos.

3) Anlise Crtica dos Problemas Formao de grupo de estudo. Reformulao mais objetiva do problema: descrio, identificao das causas e formulao das hipteses de ao.

4) Elaborao e Aplicao do Plano de Ao A anlise mais adequada do problema estudado. A melhoria imediata da situao em nvel local. A melhoria, a mdio e longo prazo, em nvel local ou mais amplo.

Caractersticas da Pesquisa Participante caracterstica da pesquisa participante que os pesquisadores adotem preferencialmente tcnicas qualitativas de coleta de dados e tambm uma atitude positiva de escuta e de empatia. Essa abordagem implica em conviver com a comunidade, partilhar o seu cotidiano e ouvir. Nesse sentido, devemos: Ver em vez de tomar notas ou fazer registros. Observar em vez de filmar. Sentir, tocar em vez de estudar. Viver junto em vez de visitar.

Contudo, devemos tomar cuidado com a subjetividade, pois precisamos lembrar sempre de que lado estamos e buscarmos tcnicas estruturadas para adotar quadros tericos de anlise do assunto ou tema que est sendo pesquisado.

Pesquisa da Histria Oral No Brasil, h uma quantidade significativa de trabalhos que utilizam a Histria Oral como instrumento de pesquisa e como fonte documental nas cincias humanas. Entretanto,

30

existem ainda dificuldades no sentido de circunscrever, mais precisamente, as particularidades dessa metodologia de trabalho. O debate sobre a Histria Oral possibilita reflexes sobre o registro dos fatos na voz dos prprios protagonistas. Utiliza-se de metodologia prpria para a produo do conhecimento. Sua abrangncia, alm da pedaggica e interdisciplinar, est relacionada ao seu importante papel na interpretao do imaginrio e na anlise das representaes sociais. A Histria Oral um mtodo de pesquisa que utiliza a tcnica da entrevista e outros procedimentos articulados entre si, no registro de narrativas da experincia humana. A histria oral uma tcnica e uma fonte, por meio das quais se produz conhecimento. Camargo (1994) afirma que a Histria Oral uma fonte, um documento, uma entrevista gravada que pode ser utilizada da mesma maneira que uma notcia do jornal ou uma referncia em um arquivo ou em uma carta. De abrangncia multidisciplinar, a Histria Oral tem sido sistematicamente utilizada por diversas reas das cincias sociais, como por exemplo, a Histria, a Sociologia, a Antropologia, a Lingstica e a Psicologia, entre outras.

Pesquisa Etnogrfica A etnografia a descrio de um sistema de significados culturais de um determinado grupo. O trabalho etnogrfico aquele, que, quando lido pelas pessoas, elas conseguem interpretar aquilo que ocorre no grupo estudado to apropriadamente como se pertencessem ao prprio grupo. Por exemplo, uma abordagem etnogrfica do cotidiano de uma escola pblica de ensino fundamental nos permite entender o fracasso escolar em matemtica dos alunos dessa escola. A abordagem etnogrfica na pesquisa educacional pode ser definida como a descrio de um sistema de significados culturais de um determinado grupo cultural. Assim, a utilizao da etnografia em educao deve desenvolver uma preocupao em pensar o ensino e a aprendizagem dentro de um contexto cultural amplificado.

a) Os critrios para a utilizao da pesquisa etnogrfica so: O problema redescoberto no campo. O(a) pesquisador (a) deve realizar a maior parte do trabalho de campo pessoalmente.

31

O trabalho de campo deve durar pelo menos um ano escolar. O pesquisador deve ter toda uma experincia com os povos de outras culturas.

b) A abordagem etnogrfica combina vrios mtodos de coleta: A observao direta das atividades. As entrevistas com os informantes.

c) O relatrio etnogrfico apresenta uma grande quantidade de dados primrios, alm de descries acuradas que inclui histrias, canes e desenhos. O(a) pesquisador(a) desenvolve a sua investigao passando por trs etapas: Explorao: o(a) pesquisador(a) seleciona e define o problema, escolhe o local, mantm contatos e realiza as primeiras observaes. Deciso: o(a) pesquisador(a) busca uma coleta de dados mais sistemtica e seleciona aquelas que sejam mais importantes para o estudos. Descoberta: o(a) pesquisador(a) tenta explicar a realidade, desenvolve teorias, analisa um contexto mais amplo, propondo solues e alternativas. Nesse tipo de pesquisa, o(a) pesquisador(a) deve ser: Capaz de tolerar ambigidades. Capaz de trabalhar sob sua prpria responsabilidade. Capaz de inspirar confiana. Pessoalmente comprometido e autodisciplinado. Sensvel a si mesmo e aos outros. Maduro e consistente. Capaz de guardar informaes confidenciais Solicitar que os sujeitos assinem o termo de consentimento de participao da pesquisa.

32

TERMO DE CONSENTIMENTO

Eu, ____________________________________________________________________, abaixo assinado, ciente dos objetivos da pesquisa intitulada ___________________________________ __________________________________________, conduzida por ______________________ _____________________________________________________________________________, aluno(a) do Curso de Licenciatura em Matemtica, do Centro de Educao Aberta e a Distncia (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e orientado(a) do(a) Prof.(a) _____________________________________________________________________, concordo em participar da referida pesquisa e permito a realizao de filmagens e demais registros em situaes previamente combinadas com a pesquisadora. Concordo, tambm com a divulgao dos resultados provenientes da pesquisa, com fins cientficos, sendo resguardado o direito de sigilo minha identidade pessoal e das demais pessoas participantes da pesquisa.

Cidade, Estado, Data ___________________________________ Assinatura

Estgio-pesquisa Uma das exigncias de alguns cursos o estgio a ser desenvolvido como parte das atividades dos alunos, que geralmente denominado de estgio supervisionado. De acordo com a legislao bsica que o regulamenta, o estgio supervisionado foi criado com o objetivo de aperfeioar o processo de ensino e aprendizagem, fornecendo aos alunos a oportunidade de desenvolverem atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e a extenso por meio da execuo de trabalhos prticos com a aplicao dos conhecimentos adquiridos no curso.

33

Planejamento de Estgio o planejamento preparatrio para direcionar as atividades dos alunos, permitindo o monitoramento de suas tarefas e possibilitando os ajustes que se fizerem necessrios para atingir os objetivos acadmicos e as necessidades da organizao que serve de campo de estgio. O plano de estgio deve ser formulado com flexibilidade para melhor se adequar s contingncias das situaes encontradas nas organizaes. A elaborao do plano de estgio o exerccio prtico do processo de planejamento, levando os alunos a realizarem uma reflexo dos seus propsitos no estgio e uma reviso das teorias pertinentes rea na qual pretende aprofundar os seus estudos. Portanto, o prprio desenvolvimento do plano de estgio contribui para o aperfeioamento da aprendizagem e resulta em uma oportunidade de utilizao correta das normas do trabalho cientfico. O estgio supervisionado pode ser desenvolvido na maneira de estgio-pesquisa na instituio escolhida, isto , elaborado a partir de um tema de interesse das partes, devidamente problematizado e desenvolvido dentro dos parmetros da pesquisa cientfica. uma ideiaproposta que pode ser apresentada pelos interessados e discutida com o(a) docente responsvel pelo estgio supervisionado. No estgio-pesquisa, o relatrio de trabalho normalmente institudo com o intuito de: Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa sobre um tema relevante em sua rea. Familiarizar os alunos com as exigncias metodolgicas da elaborao de um trabalho de iniciao cientfica. Proporcionar aos alunos a utilizao do referencial terico das disciplinas no estudo de problemas relevantes da sua rea. Metodologicamente, para o desenvolvimento desse relatrio, voltado para o cumprimento de obrigao acadmica, pode-se adotar um tipo de relatrio equivalente quele exigido no estgio supervisionado.

Consideraes Finais A pesquisa cientfica constitui-se em um conjunto de procedimentos que visam produzir um novo conhecimento e no reproduzir, simplesmente, o que se sabe sobre um dado objeto em um determinado campo do conhecimento humano. De acordo com esse enfoque, Demo (1987)

34

afirma que a "pesquisa a atividade cientfica pela qual descobrimos a realidade" (p. 23). Contudo, devemos observar que a realidade social o alvo de investigao das cincias humanas e sociais que esto relacionadas com o setor educacional. Quanto s operaes intelectuais envolvidas no processo de investigao, Salomon (2001) define a pesquisa como um "trabalho empreendido metodologicamente, quando surge um problema, para o qual se procura a soluo adequada de natureza cientfica" (p. 152). Diante dessa perspectiva, podemos afirmar que a pesquisa , portanto, a investigao de um problema (terico ou emprico) realizada a partir de uma metodologia (que envolve tanto modos de abordagem do problema quanto os procedimentos de coleta de dados), cujos resultados devem ser vlidos, embora a provisoriedade seja uma caracterstica do conhecimento cientfico. Ento, uma vez definida a pesquisa, precisamos indagar sobre quais so as razes para a sua realizao. De acordo com Richardson (1989, p. 16-17), os cientistas e pesquisadores sociais pesquisam para: a) Resolver problemas sociais. b) Formular novas teorias. c) Criar novos conhecimentos. d) Testar teorias existentes em um determinado campo cientfico.

As razes apontadas acima so vlidas para quase todas as cincias humanas e sociais. No entanto, devemos elencar as razes para se pesquisar em Educao: a) Gerar conhecimento sobre o processo de planejamento, organizao,

acompanhamento e controle que ocorrem nas escolas. b) Aumentar a eficincia e eficcia do projeto poltico pedaggico dessas instituies. c) Estudar intervenes pedaggicas que possam melhorar o nvel de aprendizado dos alunos em todas as disciplinas, principalmente aquelas relacionadas com a Educao Matemtica.

Contudo, o(a) pesquisador(a) no pode perder o seu foco dos aspectos que motivam toda pesquisa cientfica, ou seja, a melhoria das condies de aprendizado de todos os envolvidos no processo educacional bem como o desenvolvimento social desses indivduos.

35

Referncias ANDRADE, M. M. Introduo metodologia do trabalho cientfico. So Paulo, SP: Atlas, 2006. CAMARGO. A. Histria oral e poltica. In FERREIRA. M. de M. (Org.). Histria oral e multidisciplinaridade. Rio de Janeiro, RJ: CPDOC/Diadorim/FINEP, 1994. p. 78. CERVO, A.; BERVIAN, P. Metodologia cientfica. So Paulo, SP: Prentice Hall, 2004. DEMO, P. Pesquisa e construo do conhecimento: metodologia cientfica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro, RJ: Tempo Brasileiro, 1994. DEMO, P. Pesquisa: princpio cientfico e educativo. So Paulo, SP: Cortez, 1996. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. So Paulo, SP: Atlas, 1994. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 2007. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientfica. So Paulo, SP: Atlas, 2007. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Tcnicas de pesquisa. So Paulo, SP: Atlas, 2007. RICHARDSON, J. R. Pesquisa social: mtodos e tcnicas. So Paulo, SP: Atlas, 1989. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo, SP: Cortez, 2006. SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. So Paulo, SP: Martins Fontes, 1996. TACHIZAWA, T. e MENDES, G. Como fazer monografia na prtica. 12 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

You might also like