You are on page 1of 3

Governabilidade e globalizao

Fbio Wanderley Reis Como ocorre com credibilidade, usada como sinnimo de confiana, a expresso governabilidade (um atributo, naturalmente, daquilo que governado, a sociedade) tem sido distorcida para indicar um trao da mquina do Estado, aplicando-se capacidade governativa ou eficincia governamental. C como l, a confuso semntica interfere com cruciais problemas analticos. evidente a importncia de questes de eficincia, ou daquilo que alguns designam como a produo de efetivo poder coletivo, com a edificao de um Estado capaz de perseguir os objetivos compartilhados da coletividade. Mas a relevncia poltica desse aspecto advm de suas relaes tensas com a questo da distribuio de poder entre atores e interesses diversos, vale dizer, da democracia. Se a eficincia supe fins dados para que se possam dispor de maneira apropriada os meios para alcan-los, a democracia envolve justamente a problematizao dos fins, propostos por mltiplos atores e de difcil conciliao ou hierarquizao. E mesmo possvel dizer que, do ponto de vista da democracia, a capacidade governativa s interessa na medida em que se ligue com o desafio de criar governabilidade em sentido prprio: o de criar a sociedade que seja governvel por boas razes, isto , na qual o Estado seja reconhecido como o agente autntico de todos por diferentes interesses e opinies. As diversas formas em que o tema da governabilidade tem sido tomado permitem distinguir trs tipos de crise de ingovernabilidade: a pretoriana, em que instituies polticas dbeis favorecem um jogo de vale-tudo e o protagonismo militar; a de sobrecarga, em que um Estado aberto e sensvel diversidade de interesses se v submetido a demandas excessivas e eventualmente crise fiscal; e a hobbesiana, em que a intensificao da criminalidade e da violncia impedem o Estado de garantir adequadamente
1

sequer a segurana e a ordem. No plano nacional, foi a construo das instituies do Estado e do Estado socialmente sensvel que permitiu, em casos sucessivos, a erradicao do pretorianismo, articulada, de modos variados, da ameaa da violncia e insegurana. Essa construo se deu, porm, em condies em que o plano internacional se mantinha como uma espcie de terreno baldio, onde o vale-tudo seguiu imperando em larga medida. A meu ver, isso ajuda a explicar a especial indigncia, ainda quando comparada pobreza geral das chamadas cincias sociais, da disciplina dedicada ao estudo das relaes internacionais, presa como se acha aos meros interesses e ao seu jogo cru e de feio s vezes at pueril, embora, por isso mesmo, potencialmente catastrfico. Seja como for, o que vemos na atualidade, com a nova dinmica econmica e a globalizao, um pouco o refluxo das condies desse terreno baldio sobre o plano domstico dos Estados nacionais. Se o Estado social se v submetido a condies impostas pelo jogo duro do mercado mesmo em casos mais avanados e propcios, as consequncias so mais complicadas em circunstncias em que no se pode ter segurana quanto superao sequer das precariedades pretorianas, agora combinadas ao hobbesianismo. E preciso acrescentar ao quadro geral os efeitos do choque das civilizaes e das formas novas de violncia que produz. Dois desdobramentos podem ser apontados. O primeiro o dos possveis riscos para a democracia nos prprios pases de maior tradio democrtica, de que analistas atentos falam h muito. parte o comprometimento dos direitos civis nos EUA de George W. Bush em sua guerra ao terror, uma consequncia menos dramtica, mas talvez mais difusa, a provvel intensificao da insatisfao com a operao da democracia na medida em que as novas condies repem problemas bsicos de conflito distributivo e incorporao social em diferentes pases. A Frana de Sarkozy e as turbulncias previstas so o exemplo de agora, com a hostilidade de setores trabalhistas e de esquerda e com o Estado surgindo mais dramaticamente como agente antes de uns do que de outros aos olhos de imigrantes e etnias minoritrias.
2

O segundo aspecto envolve dificuldades com certeza maiores. Trata-se de que, nas circunstncias que se criam, vai bem alm dos inconvenientes do tradicional terreno baldio o desafio de superar a ingovernabilidade no plano internacional, isto , de produzir poder coletivo, capaz de operar no nvel do planeta como tal com a complicao, naturalmente, de assegurar que esse poder seja to democrtico quanto possvel. Wolfgang Reinicke, em Global Public Policy, formula a definio mesma de globalizao em termos de um processo microeconmico (no obstante a escala onde ocorre) em que se tem a reorganizao espacial das atividades das firmas ou corporaes como tal. As assimetrias a contidas so evidentes, dado que nada nesse processo assegura sensibilidade dimenso social, ou mesmo trabalhista, dos problemas envolvidos. Por outro lado, se o dinamismo recente da economia mundial nos tem feito esquecer as crises que a rondam na carncia de agentes efetivos de coordenao, os problemas ambientais que se transformam em urgncias, sem falar de velhas questes como a dos riscos trazidos pela proliferao dos armamentos nucleares, impem o tema do governo mundial, ou do equivalente funcional do Estado em nvel internacional. Na escala dos pases, a construo de Estados poderosos e sua eventual democratizao pde contar com um incio realista, em vrios casos, na hegemonia exercida por certas regies sobre outras. Tempos atrs pareceu possvel apostar em algo anlogo internacionalmente, que fosse alm de ONU e assemelhados: uma espcie de organizao do imprio de efeitos democratizantes (se o imprio inevitvel, quero votar em Washington!). Mas at essa abdicao supostamente realista parece s-lo cada vez menos.

Valor Econmico, 14/5/2007

You might also like