You are on page 1of 4

Biologia e Geologia

Captulo 1

A Terra e os seus Subsistemas em Interaco


A Terra, tal como um organismo vivo funciona como um sistema.

Mas, o que um sistema?


Um sistema qualquer poro do Universo, com diferentes componentes em interaco, funcionando de um modo organizado. As inter-relaes dos sistemas com o meio circundante so diversas, permitindo dividir em trs tipos de sistemas:

Sistema aberto ocorre intercmbio de energia e de matria. Sistema fechado ocorre intercmbio de energia, mas no h nenhuma permuta de matria. Sistema isolado no ocorre nenhuma permuta de matria nem de energia. (Na Natureza no existem sistemas completamente isolados.)

Que tipo de sistema a Terra?

Energia

Matria

A Terra estabelece trocas energticas com o Universo. Recebe energia do Sol, que utilizada em vrios processos biolgicos e geolgicos, e transfere para o Espao sob a forma de energia trmica. Pequenas quantidades de hidrognio e de hlio sobem na atmosfera devido sua baixa densidade, e escapam para o Espao. Enquanto alguma matria proveniente de meteoritos ou de poeiras csmicas se juntam matria terrestre. O intercmbio de matria insignificante comparado com as dimenses do planeta, o que nos leva a concluir que, a Terra um sistema quase fechado.
A Terra e os seus Subsistemas em Interaco Pgina 1

Biologia e Geologia
Quais as implicaes da Terra ser um sistema fechado?

Captulo 1

1. A quantidade de matria finita e limitada os recursos naturais so o que temos na actualidade e para o futuro; 2. Os materiais poluentes resultantes da actividade humana acumulam-se no interior do sistema; 3. Alteraes num dos subsistemas afectam outros subsistemas, pois estes so abertos, dinmicos e interdependentes uns dos outros.

Que subsistemas constituem o sistema Terra? Hidrosfera: Corresponde totalidade de gua existente na Terra.
O maior reservatrio de gua doce encontra-se gelado. A % de gua disponvel para os seres vivos uma fraco muito pequena do subsistema. A gua movimenta-se na Natureza, passando sucessivamente de um reservatrio a outro. Este movimento faz parte do ciclo hidrolgico. Os grandes motores deste ciclo so a energia solar e a fora gravtica.

Atmosfera: Camada gasosa que envolve a Terra, com


aproximadamente 700 km de espessura.

Quais as principais funes da atmosfera? Principal regulador do clima:


reflete e absorve radiao solar; Protege a vida das radiaes ultra violetas; Protege a Terra do bombardeamento de partculas espaciais.

No passado, a atmosfera era composta por CO2, H2 e pouco N2. Atualmente existe maior quantidade de O2 e N2 e muito menor quantidade de CO2.
A Terra e os seus Subsistemas em Interaco Pgina 2

Biologia e Geologia

Captulo 1

Geosfera: Parte slida do planeta, constituda por rochas e os


seus produtos de alterao (como os solos).

o subsistema de maior dimenso.

Biosfera: Constituda por todos os seres vivos existentes na


Terra (pluricelulares ou unicelulares) e pela matria orgnica no decomposta (biomassa). Os seres vivos dependem do ambiente fsico e qumico para a sua sobrevivncia. Contudo, os seres vivos tambm exercem importantes influncias sobre esse meio. Sem os seres vivos, a geosfera, a atmosfera e a hidrosfera seriam bem diferentes daquilo que so.

A Terra e os seus Subsistemas em Interaco

Pgina 3

Biologia e Geologia

Captulo 1

Existem interaces entre estes subsistemas?


Atmosfera Geosfera: A precipitao de gua (no estado slido ou lquido) provoca alteraes nas rochas. Geosfera Atmosfera: Durante as erupes vulcnicas h libertao de gases para a atmosfera (ricos em vapor de gua, enxofre e dixido de carbono). Atmosfera Biosfera: A camada de ozono protege os seres vivos de raios ultravioletas que lhes provocam danos.
Biosfera Atmosfera: Os seres vivos fotossintticos vo utilizar o dixido de carbono da atmosfera e libertar o oxignio para a mesma, durante a realizao da fotossntese.

Biosfera Geosfera: Do metabolismo de muitos seres vivos resulta a formao de rochas (sedimentares) como o carvo. Geosfera Biosfera: A carncia de determinados sais minerais no solo afecta a distribuio das plantas. Atmosfera Hidrosfera/ Hidrosfera Geosfera: Esta interaco visvel atravs do ciclo hidrolgico. Biosfera Hidrosfera: A evapotranspirao das plantas contribui para o aumento da quantidade de vapor de gua na atmosfera.
Hidrosfera Biosfera: A carncia de gua no solo afecta o desenvolvimento e distribuio das plantas.

Hidrosfera Geosfera: A gua tem um papel importante na alterao das rochas. Geosfera Hidrosfera: A diferente composio qumica da gua subterrnea deve-se ao tipo de solo ou de rocha onde circula.

A Terra e os seus Subsistemas em Interaco

Pgina 4

You might also like