You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS DE VIDEIRA CURSO: ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL 5 Fase PROFESSOR: IVORY RODOLFO KREUTZER

DISCIPLINA: HIDROLOGIA

TRABALHO - HIDROLOGIA

Videira SC, junho de 2011

TRABALHO DE HIDROLOGIA 1) Qual o volume de gua precipitado (em mm/m) sobre uma bacia de 400 km com uma chuva de 18 mm. R: P= 400000x18/18 = 400000mm/m2 2) Um pluvimetro de dimetro de 25 cm coletou em uma chuva 1,2 litros qual a lmina precipitada por m? R: Dimetro- 25/100 = 0,25m Raio- 0,25/2= 0,125 x 0,125 x 0,125= 0,04909 Volume de gua- 1,2 litros 1,2/0,04909= 24,4 --> 0,024mm/m2 3) - Em um pluvimetro de leitura manual: a) a preciso mxima alcanvel de 1 mm, porque esta a gradao que existe nas provetas pluviomtricas. b) quanto maior a frequncia da leitura pelo operador, maior ser a preciso. c) os melhores resultados so alcanados quando o instrumento instalado em mastros a 10 m de altura, acima dos obstculos naturais. d) as leituras devem ser feitas sempre nos mesmos horrios, para garantir a consistncia das medies. e) a evaporao entre as leituras estimada em 5% da altura de gua medida no aparelho. 4) A medio com pluvigrafos: a) requer a leitura manual dos dados a cada hora. b) elimina a necessidade de manuteno preventiva. c) requer o ps-processamento do registro pluviogrfico no escritrio. d) precisa ser feita em locais com rede de energia eltrica. e) precisa ser feita com um computador porttil. 5) Determine a altura pluviomtrica em um pluvimetro de abertura igual a 400 cm, sabendo que o volume medido na proveta no perodo de 24 horas de 0,2L. A) 50mm B) 40mm C) 20mm D) 5mm E) 200mm 6) . Em pluviometria, quais dos princpios a seguir so CORRETOS? I. A boca do pluvimetro deve ficar na horizontal.Na prtica, pode-se estimar o erro produzido por cada grau de inclinao do pluvimetro sobre a horizontal, desde que no exceda 10. Este erro positivo quando a inclinao do plano de abertura est dirigida para o vento e negativo caso contrrio. II. Pode-se sugerir que a altura de III. O erro de medio nos pluvimetros precipitao medida maior quanto menor for a rea de recepo do pluvimetro. diretamente proporcional velocidade do vento. A) Todos so corretos. B) Apenas I e III. C) Apenas I. D) Apenas III. E) Apenas II.

7) Para o hidrologista a precipitao , em geral, o termo usado para designar todas as formas de umidade proveniente da atmosfera e depositadas na superfcie terrestre, como a chuva, granizo, orvalho, neblina, neve ou geada, sendo correto afirmar que A) a umidade atmosfrica o nico elemento para a formao das precipitaes. B) o resfriamento dinmico ou adiabtico menos influente na condensao do que o resfriamento orogrfico. C) as precipitaes convectivas no ocorrem em regies tropicais. D) as precipitaes ciclnicas esto associadas ao movimento de massas de ar entre regies de baixa presso. E) as precipitaes orogrficas resultam de ascenso mecnica de correntes de ar mido sobre barreiras naturais. 8) Em relao a um aqfero, correto afirmar que A) quando se bombeia de um aqufero artesiano ao invs de uma superfcie livre para a gua se tem uma superfcie piezomtrica. B) nos aquferos freticos o armazenamento de gua no depende da porosidade do solo. C) o coeficiente de armazenamento de um aqufero medido em metros cbicos por segundo. D) quando se bombeia de um aqufero fretico ao invs de uma superfcie livre para a gua se tem uma superfcie piezomtrica. E) nos aquferos artesianos o armazenamento independe da porosidade do solo. 9) Em nossa regio comum a ocorrncia de duas formas de precipitao atmosfrica, quais so elas, em que poca do ano ocorrem e quais as caractersticas de cada uma delas? R: Os principais tipos de precipitao da nossa regio so as chuvas convectivas que so produzidas como resultado do aquecimento da camada superficial do ar. Esse ar mais quente, sendo menos denso, tende a subir, podendo ento tornar-se saturado, formando nuvens e dando origem precipitao. Freqentemente as chuvas torrenciais, localizadas, de curta durao e alta intensidade so do tipo convectivo. Essas chuvas so acompanhadas de descargas eltricas e se caracterizam como tempestades. A precipitao convectiva, que ocorre principalmente na estao do vero, caracterizada tambm por fortes ventos e, algumas vezes, pela ocorrncia de granizo, causado pelo rpido resfriamento da massa de ar quente em ascenso. Outro tipo de precipitao tambm muito comum em nossa regio a chuva frontal, comuns no inverno, com deslocamento horizontal, pequeno volume por hora e gotas de pequeno e mdio dimetro.

You might also like